gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Estaremos a perder os nossos direitos de privacidade
Contribuído por AsHeS em 12-07-05 8:39
do departamento big brother
Europa @|7 escreve "Charles Clarke, ministro do interior inglês, pretende levar até Bruxelas um projecto que vai trazer polémica a todos os países europeus. Ele pretende, ver liberalizado o acesso das autoridades a todos os registos de chamadas telefónicas e mensagens electrónicas dos cidadãos europeus. Podem ler a noticia completa aqui. A proposta de Clarke é a seguinte:"


"1 – Retenção de todos os dados de telefonemas e comunicações por ‘e-mail’ dos cidadãos europeus por seis a 12 meses.

2 – Facilitar o acesso a bases de dados europeias com informações confidenciais sobre os cidadãos.

3 – Aumento da quantidade e qualidade da informação fornecida à Europol.

4 – Troca de informação mais rápida e rigorosa sobre o extravio ou o roubo de materiais explosivos e armas para criação de uma base de dados europeia.

5 – Aperfeiçoamento das informações obtidas sobre o financiamento do terrorismo.

6 – Criação de padrões comuns para os aspectos de segurança dos bilhetes de identidade dos países europeus.

7 – Rápida e rigorosa troca de informações sobre o desaparecimento e roubo de passaportes, para impedir que terroristas se apropriem de documentos de pessoas inocentes.

8 – Partilha de todas as informações sobre passageiros de aviões entre agências de segurança dos estados da UE.

9 – Criação de um programa comum de protecção de infra-estruturas vitais.

10 – Programa de exercícios antiterroristas destinados a preparar a reacção após um atentado.

A adaptação do actual terrorismo internacional às novas tecnologias, os sofisticados métodos de detonação das novas bombas, muitas delas temporizadas com telemóveis, a utilização de gelatina encrustada de pregos que os bombistas suicidas utilizam em Israel e a utilização da Internet para divulgar as suas acções, levam a perguntar se para além de estarmos a perder a nossa privacidade, se realmente estaremos seguros nas nossas casas e como a comunidade informática pode ajudar as autoridades a combater estes novos terroristas. "

5ª OpenBSD .PT meeting | BBC cria espaço dedicado ao Software Livre  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • aqui
  • Mais acerca Europa
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Gamblit em 12-07-05 9:00 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Rapidamente concordaria com todos os pontos a partir do 3, aqueles que me parecem capazes de aumentar a segurança relativa da UE _SEM_ invasão de privacidade. Certamente será possivel ter mais medidas do genero.

    A segurança é uma desculpa para um sistema de Orwell. Se quisesse isso ia para os US...

    Por outro lado, não opinei na ultima thread sobre o assunto, mas o UK sabia bem no que se estava a meter quando se aliou aos US. Tanto que sabiam que estavam "preparados" para o que aconteceu. Quem anda à chuva, molha-se.
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 12-07-05 9:50 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    No caso do ponto 1) também não vejo problemas, pois diz respeito a logs e não a conteúdos.
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Mind Booster Noori em 12-07-05 10:35 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://marado.magicbrain.biz
    Desculpa?

    "Retenção de todos os dados de telefonemas e comunicações por �e-mail� dos cidadãos europeus por seis a 12 meses."

    "Retenção de todos os dados de comunicações por e-mail" não é "retenção de logs", é retenção de "todos os dados". Além disso, mesmo que fossem logs, ninguém tem de saber que e-mails é que eu envio ou para quem os envio, e saberem isso é invadir a minha privacidade.

    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por null em 12-07-05 13:52 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Nem me preocupo (até certo ponto, claro), as empresas vão fazer tamanho berreiro por causa dos custos e complexidade, que os senhores políticos levam um banho de realidade rápidamente.
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 12-07-05 16:07 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Fazes ideia do que seria guardar uma cópia de todos os telefonemas e emails trocados durante um ano? É simplesmente incomportável.
    E é óbvio que se refere a logs, pois actualmente não há política bem definida a nível nacional, quanto mais a nível europeu.
    Quanto a ninguém ter que saber os email que envias só a partir dos logs, nesse caso, se discordas, o melhor é parares de usar a internet. Imagino que até o gildot guarde logs dos teus posts que, numa situação extrema, poderiam ser pedidos pela polícia para te investigar.
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 12-07-05 16:24 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Já agora, aqui fica uma clarificação oficial:

    Mr Clarke stressed that the compulsory scheme would not mean spying on the content of any email or text message: "Telecommunications records ... which record what calls were made from what number to another number at what time are of very important use for intelligence. I am not talking about the content of any call but the fact that a call was made." Much of the data are kept for billing purposes, but only for a short period.


    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Init em 12-07-05 15:21 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    Eu vejo!!!

    É tornar todos os cidadãos sob escuta e suspeitos de todos os crimes. É uma grosseira violação do principio da presunção de inocência. Que queiram colacar suspeitos sob escuta com controlo por parte dos tribunais, concordo, mas guardar informação sobre esse pretexto de cidadãos que não são suspeitos, é inaceitável!!!

    Para além disso é irracional do ponto de vista económico para as empresas de telecomunicações.

    Partilhar informações sobre a utilização de transportes de todos os cidadãos sem serem suspeitos de qualquer tipo de crime também é inaceitável.

    Exijo ser tratado como um cidadão respeitador da lei enquanto o for.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 12-07-05 16:08 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Isso por causa dos logs??? Mas já fazem isso actualmente (só varia o período de retenção) qual é o teu problema quanto a isso?
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Init em 12-07-05 19:22 GMT (#24)
    (Utilizador Info)

    Fazem isso por motivos de facturação e ao fim de algum tempo (dois ou três meses) é apagado (trabalho numa empresa de telecomunicações sei como funciona isso). Os dados que são guardados actualmente a-number, b-number e duração, não são mantidos por muito tempo por motivos tão absurdos como preservação de prova sobre um crime que não se sabe se vai acontecer. O meu problema quanto a isso, é a violação do principio da presunção de inocência, que é um direito fundamental consagrado na Carta dos Direitos Humanos.

    Para além disso tais registos não podem servir como prova!!! Só o conteúdo das conversas é que pode. Por isso estes registos só serviriam para criar elementos de prova sem valor. Isto num país livre, democrático e com um estado de direito, não serve para rigorasamente nada no combate ao crime. Que vigiem/escutem individuos suspeitos especificos para os quais já hajam outros elementos válidos para suspeita, sob controlo/direcção de magistrados com autoridade para isso, tudo bem, apoio totalmente isso, que combatam o financiamento, fontes de armamento, campos de treino, que lhe neguem abrigo pela força ou de outras formas, que combatam as formas de recrutamento dos terroristas evitando criar nas populações sentimentos de desespero, o isolamento civilizacional, iliteracia e pobreza.

    Vigiar cidadãos que não são suspeitos de crimes é uma violação de direitos humanos!!! Tirando reprimir a liberdade dos cidadãos, ou prejudicar/decreditar o bom nome desses cidadãos com a divulgação de informação sobre a sua vida pessoal (fugas de informação mais ou menos discretas, mais ou menos legais, como a que aconteceu com o Ferro Rodrigues), não existem motivos reais para vigiar esses cidadãos.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 13-07-05 1:30 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Fazem isso por motivos de facturação e ao fim de algum tempo (dois ou três meses) é apagado (trabalho numa empresa de telecomunicações sei como funciona isso).

    Sério ? Faz-me lembrar o caso da Via Verde, em que supostamente tb eram apagados e no fim, a Brisa tem carradas e carradas de tapes com as passagens na Via Verde... Ou se calhar já nao tem desde que isso veio a público...

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!

    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 13-07-05 13:16 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Quem é que te disse que serviam como prova? São usados como ajuda às investigações, para estabelecer elos e criar pistas que são muitas vezes chave para resolver investigações. Sem estarem englobados numa investigação mais abrangente são, practicamente, inúteis e não servem de prova alguma.

    Agora, se andarem a investigar um suspeito e verificarem que tu falas muitas vezes ao telefone com esse suspeito (ou trocas muitos emails) o mais certo é vir um mandato de escuta para ti. Depois de ouvidas as conversas compete a alguém decidir se também passas a ser suspeito ou não.

    Não vejo aqui nada de ofensivo à liberdade dos cidadãos.

    Obviamente, que as escutas feitas têm de ser absolutamente confidencias e eliminadas de imediato, caso se verifique a sua irrevelância para a investigação. Se isso não acontecer alguém deve ser fortemente responsabilizado por isso, que infelizmente no caso do Ferro Rodrigues ainda não vi acontecer (e sim, isso revolta-me).

    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Init em 13-07-05 20:07 GMT (#37)
    (Utilizador Info)

    Estabelecer elos com base em algo do qual não se sabe o conteúdo, é circunstâncial e é por isso um disparate.

    O investigador não cria provas, o investigador descobre-as, o que é completamente distinto.

    Se andam a investigar um suspeito e têm razões para acreditar que ele utiliza o telefone ou qualquer outro meio de comunicações para conspirar no que toca a actividades criminosas então ele deveria estár sob escuta, não se deveria estár apenas a registar com quem é que ele comunica, por isso registar as datas e as pessoas com quem ele fala é inutil, até porque certamente o crimonoso falará com pessoas sem ser para realizar actividades ilicitas, colocar todas as pessoas que falam com sob escuta apenas porque falaram com ele é disparatado (colocar apenas os que falaram muito é errado ele poderá não ter conspirado muito por telefone ou por qualquer outro meio de comunicação). Saber que se falou com o suspeito é algo meramente circunstâncial e por isso duvido que qualquer magistrado aceite isso como motivo para autorizar qualquer escuta, se o fizer ficarei bastante precocupado.

    Os criminosos poderam utilizar meios de comunicação sequestrados, etc... O que faz de guardar esses registos algo completamente inutil. Não existe qualquer razão suficientemente credivél para guardar tál informação com propósitos como estes.

    Saber quem falou com quem é ofensivo aos direitos humanos e é muito obvio, que assim seja.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 13-07-05 21:14 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Entao nesse caso insurge-te com o que existe actualmente, que não é diferente daquilo que é proposto, excepto no período de retenção.
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Init em 13-07-05 22:53 GMT (#39)
    (Utilizador Info)

    Actualmente os dados que são guardados são guardados por motivos de facturação, para poder respeitar o direito do consumidor a ter facturas detalhadas, e apenas os de chamadas telefónicas são guardados, para e-mails e outras formas de comunicação não há qualquer retenção de dados.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 13-07-05 23:44 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Dizes tu... A realidade é outra.
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Init em 14-07-05 12:04 GMT (#45)
    (Utilizador Info)

    Trabalho numa empresa de telecomunicações que tem serviços de voz, dados e tv, garanto-te que nessa empresa não o fazem, e pelo que sei nas outras não o fazem até porque seria um desperdicio de recursos sem qualquer utilidade, alias duvido mesmo que alguém conseguisse guardar tal quantidade de informação. Se tens provas do contrário por favor apresenta-as, caso contrário deixa de fazer acusações ridiculas.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:1)
    por quantum em 14-07-05 14:51 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Sem utilidade? Não digas disparates. Só se não fizeres administração de sistemas é que podes ignorar a utilidade dos logs. Experimenta teres um help desk com clientes a ligar a dizer que "perdemos" o email que ele enviou há duas semanas e depois diz-me se não arranjas logo espaço para os logs.

    Para além disso, a "quantidade" de informação não é tão grande quanto isso. Estamos a falar de aproximadamente uns 10 GB diários (SMTP num ambiente ISP digno desse nome), que arquivados em alguma forma de compressão (estamos a falar de text-files) representam não mais de 2 GB/dia, ou seja, 60 GB/mês. Até no meu PC podia guardar 2 meses de tráfego, sem problemas.

    Re:Nao é só invasão de privacidade (Pontos:2)
    por Init em 14-07-05 17:36 GMT (#51)
    (Utilizador Info)

    Não disse que não se faz logs, mas podes crer que não se faz logs de todos os emails que os clientes enviam, só se faz logs de problemas, não se vigia as comunicações dos clientes.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    andam a dormir? (Pontos:2)
    por bêbado em 12-07-05 9:59 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Os pontos 3 a 10 fazem-me pensar se estes tipos andarão a dormir!... Se não têm vindo a fazer isto o que é que têm feito??

    "Facilitar o acesso a bases de dados europeias com informações confidenciais sobre os cidadãos."

    Eu gostava de saber o que são "informações confidenciais sobre os cidadãos". Em Portugal, à excepção do segredo de Estado, do sigilo bancário e do segredo de justiça não estou a lembrar-me de nada que seja confidencial. E mesmo estes 3 "segredos" são o que são... Já nem Fátima tem segredos por revelar!

    "Retenção de todos os dados de telefonemas e comunicações por e-mail dos cidadãos europeus por seis a 12 meses."

    O ECHELON está desligado? Para que é que querem guardar informação durante 12 meses se eles já a podem analisar (quase) em tempo real?

    Acima de tudo, estas declarações servem para encapotar a incompetência e desgoverno dos governantes.
    O Reino Unido tem poderosos aparelhos burocráticos e tenológicos para espiar os cidadãos e manter a segurança dos Estado e não consegue evitar que 4 bombas rebentem em simultâneo em plena capital.
    Os EUA têm das mais sofisticadas agências de "inteligência" e não conseguem evitar que uma acção terrorista da dimensão do 11-9 seja planeada e executada dentro das suas fronteiras.

    Será que as medidas que tentam implementar são para reforçar a segurança dos cidadãos ou para reforçar a segurança do regime?

    "September the 4th, 2001, I stood in the ruins of the Twin Towers. It's a day I will never forget."
    George W. Bush
    Ponto 5 (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 12-07-05 10:28 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    Creio que o Ponto 5 está bem ao nível da promessa do ex-candidato a Presidente da República, Manuel João Vieira, que consistia em "proibir o crime".

    De resto, nada de novo. Em momentos de crise e de terror, é mais fácil convencer as pessoas a sacrificar a sua liberdade em troca de uma promessa de segurança. Foi por isso que o Bin Laden disse que nunca mais no Ocidente se iria viver sem constantemente se olhar por cima do ombro. cabrãozão.
    Grumpy B)

    Re:Ponto 5 (Pontos:1)
    por daem0n1x em 13-07-05 1:27 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Eles nunca vão implementar o ponto 5, porque isso implicava inevitavelmente o desmantelamento dos paraísos fiscais que existem à volta do globo, que servem tanto para os nossos empreendedores banqueiros fintarem o fisco como para os terroristas e traficantes de droga.

    Logo, esta "guerra ao terrorismo" não passa de conversa de merda, serve-lhes de pretexto para espiarem quem eles entendem. Soube que recentemente, nos EUA têm infiltrado agentes em sindicatos e grupos pacifistas. Se eles estivessem realmente a pensar nos terroristas não desperdiçavam recursos desta maneira!

    Enquanto o agente do FBI assiste às reuniões do Sindicato dos Torneiros Mecânicos do Norte, o Bin Laden diverte-se a lavar dinheiro nas ilhas Vanuatu com ajuda de sorridentes banqueiros do Ocidente.


    Se vierem uns subsidiozinhos para HW ... (Pontos:2)
    por xeon em 12-07-05 10:29 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://cat.afraid.org
    Será que este senhor faz uma pequena ideia do tráfego diário de email num ISP de média dimensão (já para não falar nos de grande dimensão) ???

    Bem ... pode ser que haja uns subsidiozinhos da EU para comprar storages ... MUITAS storages ...

    (para ler com uma pitada de sal).

    --
    Whatever
    Re:Se vierem uns subsidiozinhos para HW ... (Pontos:1)
    por bigs em 15-07-05 16:26 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Não seria (será) armazenado o conteúdo, mas apenas origem, destino, data, hora e afins.
    Ou seja, apenas informações dos cabeçalhos. Mesmo assim é muito Giga.

    Além do mais, esta medida parece-se com os paraísos fiscais: e as contas de email colocadas em sítios extravagantes, fora da UE? Iria estar vigente a lei desse país, ou a lei de onde estás a navegar?

    ==========
    Nuno Pereira
    Estudante de Engenharia de Sistemas e Informática
    Universidade do Minho
    Re:Se vierem uns subsidiozinhos para HW ... (Pontos:2)
    por Init em 15-07-05 17:11 GMT (#60)
    (Utilizador Info)

    Se fosse só isso... Desde quando é que os ISP têm monopólio dos servidores de e-mail? Qualquer pessoa pode ter um...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Se vierem uns subsidiozinhos para HW ... (Pontos:2)
    por Init em 15-07-05 17:19 GMT (#61)
    (Utilizador Info)

    É uma medida disparatada de vários pontos de vista.

    Os clientes de IM devem ser pelo menos quase tão utilizados quanto o email, também isso vai ficar sobre vigilancia? E as redes P2P que podem ser utilizadas para trocar os ficheiros com os esquemas dos alvos? E a venda de luvas que podem ser utilizadas para ocultar impressões digitais? Os preservativos que podem ser utilizados para ocultar provas de violações? E a venda dos titulos de transporte utilizados pelos criminosos para se deslocarem?

    Francamente, quem não vê, o quão estupida, sobre os mais diversos pontos de vista, seria essa medida, precisa de ser internado.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Obviamente, isto é impossível... (Pontos:2)
    por joaobranco em 12-07-05 10:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    O problema não está apenas nas propostas, que são nitidamente invasoras da privacidade, mas nas limitações técnicas que impõe.

    Guardar todos os e-mails e telefonemas vai apenas significar que quem quiser privacidade vai optar pelos sucedâneos seguros dos mesmos (o preço de encriptar mails é praticamente nulo, o de encriptar telefonemas perto disso).

    Logo, para poder ter alguma hipótese de funcionar, apenas impedindo a criptografia (e já agora, a esteganografia) é que iriam lá...

    Mas para garantir que essa lei estava a ser seguida era preciso...

    Cumps, JB

    .. acusaram-O de pirataria, por ter duplicado uma cesta de pão e cinco peixes, e disseram: crucifiquem-No .. (Biblia do Século XXI)

    Re:Obviamente, isto é impossível... (Pontos:2)
    por Cyclops em 12-07-05 11:06 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Logo, para poder ter alguma hipótese de funcionar, apenas impedindo a criptografia (e já agora, a esteganografia) é que iriam lá...
    Já praticamente aconteceu:

    Encryption as Evidence of Criminal Intent
    An appeals court in Minnesota has ruled that the presence of encryption software on a computer may be viewed as evidence of criminal intent.

    I am speechless.

    Re:Obviamente, isto é impossível... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 12-07-05 11:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    uh-oh, pobres diabos que dão uso ao openssh e ao gnupg.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Obviamente, isto é impossível... (Pontos:2)
    por fhc em 12-07-05 13:05 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Em França, mesmo aqui ao lado, a cifragem é considerada uma tecnologia militar, e só pode ser utilizada com a anuência do Presidente da República. Houve recentemente uma proposta para permitir o uso de cifragem leve para propósitos de pagamentos, mas sinceramente nem sei onde isso chegou a ir.

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Obviamente, isto é impossível... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 14-07-05 12:20 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    alguém que os avise que não podem usar encriptação quando fazem operações no banco...
    -----
    Windows: Agora com ecrãs azuis... vermelhos...
    Apenas 20 % das medidas me preocupam (Pontos:1)
    por linooks em 12-07-05 11:53 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.ajcm.pt.vu

    Apenas me preocupam o ponto 1 e 2 , pq de resto as outras medidas já deviam estar implementadas à muito

    Não existe segurança sem informação e controlo e sem segurança não hà Liberdade ...


    ___________________________________

    (linooks (at) zmail (dot) pt)

    Re:Apenas 20 % das medidas me preocupam (Pontos:2)
    por Cyclops em 12-07-05 12:14 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Devias preocupar-te mais:
    3. Aumento da quantidade e qualidade da informação fornecida à Europol.
    Qual é a definição de quantidade e qualidade?

    5. Aperfeiçoamento das informações obtidas sobre o financiamento do terrorismo.
    Qual é a definição de terrorismo? Nos EUA um hacker é considerado um terrorista (desde um recente "Act")
    Qual é o aperfeiçoamento? Guilty by association?

    6 Criação de padrões comuns para os aspectos de segurança dos bilhetes de identidade dos países europeus.
    São poucos os países com bilhete de identidade. Aliás, o BI é um reminiscente dos tempos da ausência de liberdades civis, onde era necessário haver um controlo apertado sobre os cidadãos...
    Em Inglaterra nem sequer há BI, se eu disser como me chamo assumem que sou honesto e não um mentiroso que necessita de um documento do estado a confirmar. E quando expira, deixas de ser cidadão?

    8 Partilha de todas as informações sobre passageiros de aviões entre agências de segurança dos estados da UE.
    Oh, mas neste momento já dão para os EUA, como é possível que entre estados-membros não seja possível?

    Brr...
    Re:Apenas 20 % das medidas me preocupam (Pontos:2)
    por [Cliff] em 12-07-05 12:18 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    Em Inglaterra nem sequer há BI,
    De facto, até o cartão ATM serve para identificação, no entanto, para obteres um cartão ATM precisas de apresentar (se fores inglês AFAIK), a certidão de nascimento ou cartão de condução (que depende de Certidao de Nascimento >= 1.0) ;-)

    Aí o Leitão que está lá desterrado pode confirmar isso.

    Voltando à questão, em países como os EUA ou o UK a sensação que tenho é de que o povo nem quer ouvir falar de bilhetes de identidade.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Apenas 20 % das medidas me preocupam (Pontos:1)
    por linooks em 12-07-05 12:24 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.ajcm.pt.vu

    Como prendentes que se combata o terrorismo e a grande criminalidade ??

    Boa vontade por si só não chega ...


    ___________________________________

    (linooks (at) zmail (dot) pt)

    Re:Apenas 20 % das medidas me preocupam (Pontos:2)
    por Cyclops em 12-07-05 12:52 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    E essas medidas fazem o quê, para além de prejudicarem 99.99999999% dos utilizadores por não serem terroristas?

    É que estes estão-se pouco marimbando para os registos, especialmente se forem morrer num atentado-suicida de qualquer das formas.

    Em que é que este benefício negligenciável compensa o malefício significativo de um Estado que espia os cidadãos?
    Re:Apenas 20 % das medidas me preocupam (Pontos:2)
    por Init em 12-07-05 15:30 GMT (#20)
    (Utilizador Info)

    Explica lá como é que proteges a liberdade se acabares com ela? Na guerra contra o terrorismo perdes mais quando tomas medidas que diminuem a liberdade do que quando morre gente. O terrorismo deve ser combatido sim, mas não à custa dos ideais que supostamente definem a nossa sociedade.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Que tal fazermos alguma coisa? (Pontos:2)
    por fhc em 12-07-05 13:01 GMT (#16)
    (Utilizador Info)

    Perante as declarações do ministro Inglês, já pensei em criar um sítio chamado We Are not Afraid, no qual dizíamos que a troca de liberdade por uma miragem de segurança torna os cidadãos ainda mais inseguros. E para os terroristas, islâmicos, anti-sistema, ou regionalistas, diria que estamos preparados para lutar esta guerra com brio e honra, e que não temos medo deles.

    A troca de liberdade por segurança ou benesses económicas precedeu sempre as ditaduras mais férreas. O nazismo, o comunismo, o corporativismo e a autocracia fluem e grassam num terreno onde um homem, pressionado pelo medo ou pela fome, julga mais importante ser protegido e alimentado do que viver livre. Como dizia um amigo meu, norte americano por sinal, «quando a liberdade se perde, só com sangue humano se reconquista.»

    Se é verdade que na Europa as liberdades estão de algum modo em perigo, não creio que isso vá ajudar à causa da luta antiterrorista. Primeiro, porque, sabendo o terrorista que está a ser vigiado, finta os meios, usa estenografia e ilude os censores. Depois, porque o segredo não é por si mau. Quando o Kissinger chamou Cabra à Indira Ghandi, fê-lo em privado. Esses memorandos nunca deveriam ter sido divulgados. Afinal, o que diria a Indira Ghandi do Kissinger ou o Brejznev do Reagan dentro de portas?

    Não creio que vigiar todas as conversas possa beneficiar senão a espionagem económica. Se vigiarem as minhas comunicações podem saber que a minha empresa pensa fazer um preço de mil para determinado concurso internacional e avisar o meu concorrente da sua nação. Isto é:

    1. Que garantias tenho eu de que as comunicações fora do âmbito da luta antiterrorista não irão ser usadas contra mim?
    2. Como conseguirão pescar as mensagens dos terroristas, sabendo que podem estar escondidas tão inocentemente como na venda de um carro de um classificado de um jornal diário?

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Que tal fazermos alguma coisa? (Pontos:2)
    por |The-Crow| em 12-07-05 20:48 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.soundream.org
    É isso mesmo! Vamos derramar uns bons decilitros sangue humano para recuperar a nossa liberdade!
    Como fizemos... por exemplo... no nosso 25 de Abril *not*

    Isto vai indo num bom caminho... ai vai vai.. vaiiii....

    ;)
    Re:Que tal fazermos alguma coisa? (Pontos:1)
    por pires em 13-07-05 14:43 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    falas assim pq elas aqui não estoiram (Nossa Sra. de Fátima protege-nos)
    After all, we're all alike!
    Re:Que tal fazermos alguma coisa? (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 13-07-05 23:38 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Em Israel elas estoiram com frequencia, e nao é por isso que deixam de viver... Andam de metralha debaixo do braço e tal, but life goes on...

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!
    Re:Que tal fazermos alguma coisa? (Pontos:2)
    por fhc em 15-07-05 12:43 GMT (#58)
    (Utilizador Info)

    Já agora, o que é que pensas fazer quando (repara que não digo se) elas estoirarem? Convertes-te ao Islão? Obrigas a tua mulher a usar chador? Colocas o Bin Laden nos livros de história nacional como herói da nação?

    É claro que detesto a ideia de um dia circunstantemente me ver debaixo da Terra sem ter feito mais do que ser o objecto de ódio de uns desiquilibrados. Pior, que isso aconteça à minha mulher ou aos meus três filhos.

    Isso é no entanto razão para amochar e fazer o que os islamitas querem? Se nem os muçulmanos moderados os podem ver, porque raio é que deveríamos nós de modificar o que temos de bom (liberdade, tolerância religiosa) por causa de uns tipos que dizem mater em nome de Deus?

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Que tal fazermos alguma coisa? (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 14-07-05 12:27 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    quando alguém se aperceber que também se vai andar em cima dos políticos, que não podem ser excepção, a ideia vai sofrer uma asfixia muito rápida...
    acho curioso como é que é as pessoas acham que viver numa democracia que se porte como tal não vale mais uma milionésima de mortes por ano...
    -----
    Windows: Agora com ecrãs azuis... vermelhos...
    ... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 12-07-05 23:43 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Agora é que eu quero ver os lobbies dos cidadãos zelosos, que andaram mt preocupados com as patentes.

    Curti a cena dos pregos... Até parece que pregos e vidros nas bombas é novidade, que temporizadores e remotes sao coisas novas. Tou mesmo a ver, o sistema a detectar uma bomba, faltam 10 segundos, vai um MiB a correr para a antena onde tao a apanhar o cellphone, saca o machado anti fogo, e corta o cabo de power da antena !!! Pufffff 1 sec left, no communications, no bomb !! YUPIIIII !!!
    O terrorismo é actualmente a melhor desculpa que se encontrou para se invadir a privacidade da malta. Já era de prever, que a maioria dos Estados andavam em pulgas para deitarem a mão aos novos sistemas de comunicação, dado que estarem cegos e surdos não é nada bom ! Como a coisa andava com problemas em introduzir-se, deixa la arranjar-se uns atentandos para a malta ficar borrada de medo, e assim termos the perfect excuse... E siga... Camaras em todo o lado, bases de dados de tudo, telemoveis, email, www, carros, bancos, etc.
    Para quem duvida que isto é um problema de storage, que é impossivel, começava a mudar de ideias. Os Estados hoje em dia nao podem estar cegos nem mudos, faz-se o que for preciso para retomar o controlo da informação. Já é assim desde ha milhares de anos, porque raio haveria de ser diferente agora ?
    As leis contra a criptografia nao surgiram apenas pq é bonito, mas sim pq é feio não saberem o que fazemos.

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!

    Ainda achas que é por segurança que isto se faz? (Pontos:2)
    por fhc em 13-07-05 8:34 GMT (#29)
    (Utilizador Info)

    Por exemplo, sabias que a primeira classe dos aviões da Air France estava a ser escutada durante anos? E para mim ainda deve estar, se calhar de outra fora. Pois é, os nossos amigos empresários viajavam nos nossos aviões e reviam notas dos negócios que iriam apresentar em concursos públicos franceses a tempo de se avisar os concorrentes da Nação.

    Creio que o motivo para isso é a espionagem económica. Só o Reino Unido e a França conseguem de um dia para o outro infraestrutura para essa escuta. Ora, quando as Confecções do Minho estiverem em concorrência com a Textile de France, num concurso europeu, isso é de somenos importância e provavelmente nem será grande coisa. Mas quando a Airbus estiver em concorrência com a Boeing no fornecimento de aviões para a Espanha...

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Ainda achas que é por segurança que isto se faz (Pontos:1)
    por @|7 em 13-07-05 13:18 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Ainda bem que só ando em executiva e económica :)

    Mas viajar na Air France dá-me jeito, sobretudo agora que tenho o cartão de ouro e upgrade automático para a classe executiva o:-)

    Re:Ainda achas que é por segurança que isto se faz (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 13-07-05 23:13 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Não sabia dessa, mas não me admirava nada ! Mas também depois daquele caso em que os avecs estavam a sacar os telemoveis dos bifes (ou era ao contrário ?), já não me admira nada. E era pura espionagem económica, tanto que os executivos (agora já nao sei de que lado, mas acho que eram os bifes as vitimas), foram proibidos de falar dessas coisas aos telemóveis !


    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!
    Re:Ainda achas que é por segurança que isto se faz (Pontos:2)
    por fhc em 16-07-05 10:44 GMT (#62)
    (Utilizador Info)

    O melhor serviço de informações do Mundo é neste momento a Sureté, sem dúvidas e sem contestação.

    Até se dão ao luxo de alimentar um movimento de libertação de Casamansa para nos lixarem a Guiné Bissau. Ou de fornecer armas ao MPLA e imunidade aos seus dirigentes pelo petróleo de Cabinda.

    Fossemos nós iguais...

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:... (Pontos:2)
    por null em 13-07-05 9:40 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Eu vou fazer pressão contra esta ideia dos ingleses, não quero que ninguém tenha que passar pelo martírio que seria espiolhar a tua privacidade, o/a desgraçado morria de tédio, sem dúvida! :-)
    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 13-07-05 23:11 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Então isso é muito bom sinal, mostra que a estratégia está a resultar :)

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!
    Re:... (Pontos:2)
    por null em 13-07-05 12:36 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Ó toni, como é que te safaste disto enquanto não houve patch? Tenho a certeza que o teu user nem chega a poweruser certo? :-)
    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 13-07-05 23:10 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    Muito simples, não vejo sites maliciosos, o outlook nao faz display de html emails e nao sou tricked a visitar sites ;) Ah, o meu user é o Administrator, gosto de controlar tudo!

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!
    Re:... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 14-07-05 12:29 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    como é q sabes q não são maliciosos, ou que não foram infectados?
    a tua lógica é surpreendente...
    -----
    Windows: Agora com ecrãs azuis... vermelhos...
    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 14-07-05 13:24 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    Lucky guess ? :) Da mesma maneira que nao sabes se ao sacares o ultimo apache de um mirror qq, nao sabes se está infectado ou não, a nao ser que efectues alguma due diligence. Os checkums são inuteis, a nao ser que faças essa due dilligence.
    Depois, são muitos anos a brincar com isto para topar as coisas à distância, ou também conhecido, como paranoía. Ainda há dias, tava entretido a experimentar as novas mariquices do MSN 7, e fui sacar um wink ai a um site qq. Hum... um exe... Aposto que isto tem spyware... Clicky clicky (as administrator of course...)... Bang !! Spyware :)
    Ora um spywarezito para alegrar a noite. Descobre-se o nome, pergunta-se a um amigo se o conhece, o amigo responde que viu-se à nora para tirar aquilo (basicamente nao conseguiu com os adawares e afins). Cool, já tenho qq coisa para me divertir... Clickly clicky aqui e ali, load dois ou 3 programas, pimba... fim do spyware... Reboot... No spyware... Mas ainda esta um file no registry que tenta arrancar mas ja foi ah vida... clickly clickly, foi-se... Máquina como nova...
    Que garantias tenho eu que a máquina ficou direita ? Maybe a lucky guess ? Ou entao meia dúzia de ferramentes que permitem isso, o conhecimento do comportamento da máquina, etc... Resume-se a I know what the fuck I do =) ... No entanto sou apenas um economista ;)

    Passando a coisas sérias, o elemento humano é ao mesmo tempo o elo mais fraco e mais forte. As máquinas ainda não sao dotadas de inteligencia suficiente para perceber as nuances, para "cheirar" problemas à distância. Pela minha recente introdução ao estudo da Inteligência Artificial (no sentido teórico, puro, nada de redes neuronais e afins, que são implementações), duvido muito que isso algum dia seja possível. Para já sou bastante céptico no que respeita a poder criar um verdadeiro cerebro artificial, enquanto se julgar que a resposta está na matemática. E enquanto isso nao acontecer, serão os humanos a detectar aquilo que é malicioso ou não, é tudo uma questão de treino, prática, atenção e alguma inteligência :)

    P.S.: Sou um grande adepto da lógica, mas muitas vezes é ultrapassada por aquilo que se pode definir por sentido, sense, sensibility (hummm esta tendência de me virar para o inglês não é nada bom !!!).

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!

    Re:... (Pontos:1)
    por linooks em 14-07-05 18:17 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://www.ajcm.pt.vu
    Não fazes mais nada na vida, pois não ?!!

    ___________________________________

    (linooks (at) zmail (dot) pt)

    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 15-07-05 11:01 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Nao, passo o dia fechado a olhar para o registry do Windows e a decorar as keys todas...Quando estou mesmo bored, vou decorar os ficheiros no system32 e da /usr/lib... Dá sempre muito jeito para descobrires spyware, rootkits e afins =)

    Qual a razao desse comentario ? Uma pessoa pode tirar um curso de Economia e dar uns toques na informática ;) O mundo da informática nao se reduz à programação como muita gente julga (yeah, I hate it!).
    Nao se deve tirar conclusões só porque um gajo se diverte a armar a confusão num fórum. As iludências aparudem ;)

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!

    Re:... (Pontos:2)
    por null em 14-07-05 20:12 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    Mas tu afinal instalas coisas impróprias?! Tsc, tsc, tás a ficar caduco! :-)
    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 15-07-05 10:57 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Claro que instalo, debuggers, disassemblers, hex editors, file monitors, registry monitors, e por ai fora =)

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!
    Re:... (Pontos:2)
    por null em 15-07-05 10:18 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    "P.S.: Sou um grande adepto da lógica, mas muitas vezes é ultrapassada por aquilo que se pode definir por sentido, sense, sensibility (hummm esta tendência de me virar para o inglês não é nada bom !!!).

    Mas tu não usas o anti-spyware da Micro, certo? :-)

    http://www.theregister.co.uk/2005/07/15/microsoft_claria/

    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 15-07-05 10:56 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    Nao, usei ontem pela primeira vez... Curiosamente, e por pura coincidencia, envolvia o lixo da Claria. Tava flagged como moderate ou la o que era, no entanto limpou tudo sem qualquer problema... Eram 2 da manha, o dia com 4h de sono, 200kms feitos, nao havia grande paciencia para tirar à mao, até porque o computador em questão nao era meu ;)
    Tenho a dizer que fiquei impressionado com o antispyware da MS, limpou o lixo que o Adaware deixou a meio...

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!
    Re:... (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 17-07-05 2:43 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    e os vírus q têm um dia e ainda n foram apanhados? sem falar naqueles que primeiro que se limpe é o cargo dos trabalhos...
    security through lazyness :) eu faço o mesmo em windows (eh, nem tanto agora), mas tu é q afirmas q estás seguríssimo! e por acaso a única vez q tive qq coisa foi quando liguei o ASUS M6N novo à rede... ops, o router tava desligado... e windows n tinha o SP2...
    ah, memórias :P o system restore ajudou, surpreendentemente.
    -----
    Windows: Agora com ecrãs azuis... vermelhos...
    Re:... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 18-07-05 16:19 GMT (#64)
    (Utilizador Info)
    Se os virus nao foram apanhados, o anti-virus nao serve de nada certo ? Portanto o trade-off ai nao é muito elevado. É tudo uma questão de probabilidades... Se bem que tens muitos sinais de que podes estar infectado. É preciso é reconhece-los, ou seja, experiência. Eu não estou segurissimo, dado que isso ia contra o meu principio de que nada é seguro ! A minha forma de actuar difere é um pouco da normalidade ;)
    Não curto o SP2, aquele serviço do DCOM process launcher não me trás grande confiança :)

    P.S.: Os antivirus sao uma grande treta, depois de veres os logs dos virus a passar num grande banco português ;) O que vale é que tem varios layers de anti-virus, que vao apanhando o que sobra (ou nao...)!!!

    Happy Birthday, Amiga ! Oh well, I miss those Guru Meditations... 20 years.. geez !!!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]