gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
IE e os Standards
Contribuído por scorpio em 01-06-05 7:55
do departamento M$-bashing
Internet Explorer gEoTa escreve "Depois de cuidadosamente ler este artigo do team leader do IE fiquei com a impressão que o IE era uma bomba e cumpria quase todos os standards que por aí andam... Mas depois de ver a diferença dum teste aos standards dos browsers e dos comentários ao artigo fico com a impressão ainda mais marcada que a Microsoft prega muito e faz pouco.

Gostei ainda mais da conclusão dada pelo autor: "Microsoft does respond to customer demand; web developers are our customers." Que parte do "todos os web developers gostariam que o IE cumprisse mais os standards" é que eles ainda não ouviram??"

" Custará assim tanto dedicar uns 10% do tempo de programação a este trabalho específico... e ainda assim conseguir (a proeza de) tornar o browser mais seguro? Aliás... pergunto-me é porque é que ainda não mostraram interesse, de facto, nisso.
Mas pronto, fica a ideia que não tiveram ainda tempo de pegar nisto porque, todo o batalhão de programadores que por lá vive (ainda) está a dedicar-se a tornar o browser... eerrr.. seguro(!).
[editor's note: o Firefox também não se tem relevado o produto mais seguro do mundo, mas ainda está relativamente longe da história de problemas do IE.] "

Nokia aposta em Linux | Choque tecnológico e os maus exemplos do "Estado"  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • artigo
  • teste
  • Mais acerca Internet Explorer
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Lock-in (Pontos:2)
    por null em 01-06-05 8:55 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Podes estabelecer um paralelo entre as "optimizações" que a M$ fez na sua implementação do Java e a "implementação" dos standarts no IE.
    Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Mindstorm em 01-06-05 10:06 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Que parte do "todos os web developers gostariam que o IE cumprisse mais os standards" é que eles ainda não ouviram??"

    Parecem-te ser mesmo todos? Eu continuo a ver grande parte (senão a maioria) dos sites feitos apenas a pensar no IE e sem se importar com nenhums standards. Duvido que os seus autores tenham pedido muito à microsoft para os cumprir... Uma formulação mais correcta seria "todos os bons web developers", mas são tão poucos os que por aí andam...

    Mindstorm
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 01-06-05 11:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com/
    Como disse noutra thread, há muito tempo que não encontro um site que não funcione perfeitamente (isto é, sem perda de funcionalidade, e sem andar a martelar id strings, o que aliás me recuso a fazer) no Firefox.

    E (fui quase flamado por isto, mas... paciência) parece que, das poucas vezes que encontrei um, nos últimos meses, era sempre um site português (e não, Leitão, não browso "sobretudo em sites portugueses", muito pelo contrário. Nem ando só num grupo restrito de sites).

    Os web developers *estão* a ficar melhores. Parece incrível :) mas é verdade.


    You should know better than to pick up a duck in a dungeon. Lose 2 levels.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por bêbado em 01-06-05 12:03 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    "Os web developers *estão* a ficar melhores."

    Duvido. Acredito que as ferramentas que estes usam estejam a ficar melhores. Mas os web developers que conheço continuam tão despreocupados como dantes. Desde que a coisa funcione no IE tudo está bem.

    E mais: como a Microsoft não se contenta em fazer erros apenas uma vez, existe um IE para Mac que tem mais problemas que o IE do Windows. Como muitos designers usam Macs com o IE, imagina o que é desenhar um site que seja visualmente muito parecido em IE/Mac e IE/Win, só para referir esses dois.

    A preocupação continua a ser: "funciona no meu computador? fixe!".

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Init em 01-06-05 12:10 GMT (#6)
    (Utilizador Info)

    O firefox para window$, também tem muitos mais problemas que o firefox para GNU/Linux.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por bêbado em 01-06-05 13:16 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Acredito que sim. No entanto nunca reparei em diferenças no render das páginas entre um e outro. A não ser, claro, diferenças com tipos de letra que possam existir numa plataforma e não na outra. Ao nível do HTML/XHTML/CSS/JavaScript sempre me pareceram exactamente iguais.

    Podes dar um ou outro exemplo sobre tags/propriedades/javascript/css/etc. suportadas de forma diferente em ambos? só para minha referência futura.

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Init em 01-06-05 13:53 GMT (#9)
    (Utilizador Info)

    Acredita que pelo menos o 1.0.3 tinha algumas diferenças devido a bugs na implementação de CSS, mas como pouca gente usa CSS a fundo, acredito que sejam em features que praticamente não sejam usadas na WWW. Eram poucas, mas existem, ainda tenho de arranjar tempo para ver se persistem.

    Não me recordo das diferenças que encontrei, mas se tentar fazer de novo o que fiz de certeza que as encontro. Só me lembro de uma em CSS que tem a ver com borders, mas só se verifica quando se utiliza bastantes borders (uma delas, a mais orientada à direita deixa de ser ver na totalidade na versão para window$).


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Mindstorm em 01-06-05 21:19 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Acredito plenamente, mas por alguma razão é daqueles programas que prefiro (sem qualquer comparação) em windows. Por incrível que parece até é mais estável em windows do que em linux - não digo que a culpa não seja minha.

    Mindstorm
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 01-06-05 13:48 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Eu fiz este site:

    http://www.lojahuno.com

    e ele funciona em IE, Mozilla e Safari. Posso-vos dizer que basta ter apenas um pouco de cuidado com o desenvolvimento do código para que funcione em qualquer um dos browsers que referi. Relativamente ao firefox... só queria que fosse possível fazer o databinding de nós de XML com objectos html no firefox!

    HTTPRequest's Rules!

     

    "É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo."
    Sócrates

    O programador

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 01-06-05 14:21 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Ui, ui.
    Também deixa lá.
    Montar um site desses é em 5minutos. Cheio de tabelas e flash e imagens.
    Já agora, tu não devias seguir o exemplo da microshit e devias cumprir as normas da w3c ao fazeres o html do teu site :P
    Nível de acessibilidade = 0
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 01-06-05 14:51 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Não é 5 minutos, não.

    Quem dá uma resposta como a tua não percebe nada de programação nem tem experiência no assunto.

    Mesmo assim, e caindo no erro de estar a responder a uma néscia pessoa, informo-te de que apesar do aspecto ter sido desenvolvido por uma ferramenta eu tive que o adaptar o código html para funcionar bem em IE e firefox. A maior parte das pessoas não tem esse trabalho.

    Em relação ao nível de acessibilidade = 0... prefiro ter poucas funcionalidades e funcionar em vários browsers do que ter muitas funcionalidades e funcionar em apenas 1. O que é que vês no site que não seja acessível ou que não funcione?

    "É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo."

    Sócrates
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 01-06-05 15:40 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Amigo, tenho 6anos de muita experiência em web. Tu tens quantos mesmo?
    Sabes o que é acessibilidade? Sabes do que estou eu a falar? Um site que cumpra com as normas de acessibilidade é bastante mais provavel que funcione em todos os browsers porque utiliza markups simples do que os que não cumprem.
    Os 5minutos a que me referi eram os 5 do html. se estas a falar também da programação então acho que uns 2 dias no máximo chegam. Isto claro, para uma pessoa experiente.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 01-06-05 16:11 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Como eu não "desenho" páginas em ferramentas WYSIWYG, não posso falar nos 5 minutos que demorarias a "desenhar" a página.

    Mas se tivesses que adaptar o html gerado por uma ferramenta para funcionar em IE e outros browsers, tenho a certeza que não demoras 5 minutos!!!

    E muito menos acredito que fizesses a programação em 2 dias. Se tens "6 anos de muita experiência em web" devias saber isso.

    É que um site destes tem que ter um backoffice onde se possa gerir os produtos, categorias, marcas, modelos, imagens, utilizadores, newsletter, etc, etc. Estas coisas demoram o seu tempo a desenvolver e têm que estar a funcionar em pleno senão o cliente não paga.

    Acho que fazes uma avaliação dos prazos muito softy... e acho que precisas de pelo menos mais 6 anos de muita experiência para chegares à conclusão que fazes a programação no dobro do tempo.

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 01-06-05 16:34 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    WYSIWYG? WTF? Achas que eu monto páginas com dreamweavers ou tretas dessas?
    O código do teu site é que parece ter sido feito no Frontpage. És tão bom programador que para uma treta básica destas usas uma ferramenta qualquer e martelas por cima até funcionar.
    Enfim. Ainda bem que tens a moral alta, ao menos deves ser feliz.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por DeadKill em 01-06-05 18:47 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://pcoelho.no.sapo.pt
    Troll.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por blacksheep em 01-06-05 17:22 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Como eu não "desenho" páginas em ferramentas WYSIWYG, não posso falar nos 5 minutos que demorarias a "desenhar" a página.

    Percebo qual é o problema com algumas ferramentas WYSIWYG, mas não com as ferramentas WYSIWYG. Por exemplo, o Quanta Plus é um editor web que suporta simultâneamente edição nos ficheiros de texto e WYSIWYG.
    Editores como o NVU e o Amaya são conhecido por respeitarem os standards. Aposto como fazias um site mais standard compliant do que esse aí que dá 64 erros no teste de validação.

    Já agora, o teu site tem um pequeno problema no Konqueror 3.3: link. Para além de o tamanho não se ajustar à janela. Também é impossível de navegar com o Lynx, pois usas o Flash para navegar no site, sem alternativa.

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Ancestor em 01-06-05 20:36 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Sem querer "entrar" na discussão, na olhada rápida que dei ao código do site (curiosidade motivada pela discussão) deu para ver que a página inicial tem referências ao ImageReady. Aliás, a página parece ter sido toda desenhada em photoshop/imageready e exportada para slices. Não que isso seja bom ou mau, mas daí a ser um "bom exemplo de compatibilidade" vai uma grande distância.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 02-06-05 12:52 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    [snip] Amigo, tenho 6anos de muita experiência em web
    se estas a falar também da programação então acho que uns 2 dias no máximo chegam [/snip]

    Porreiro. És tão webdeveloper/whatever quanto um saco de batatas. Se tivesses UM ano de "experiência" em web (se calhar estás a contar browsing como experiência) não te atrevias a dizer que se programa um site (no próprio sentido da palavra, e não apenas uma coisa com vários textos) em 2 dias, e "5 minutos de HTML".

    Bah, mais um trollarilas. Estamos a ser invadidos.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 03-06-05 15:13 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Ó meu palhaço. Queres as minhas referências? Tenho 6 anos de experiência a desenvolver sites, ao dizer sites são sites mesmo, não páginas de lojas da esquina!!!!
    Experiência em "browsing" tenho qualquer coisa como 11anos.
    Um site de m£rd@ como o que o teu querido amigo mostra faz-se em dois dias ou pouco mais, se for apenas martelar um cms qualquer como o gajo diz, apenas para o html funcionar no mozilla.
    Mete o saco de batatas no cú e corta o bigode, pode ser que fiques um bocado mais inteligente.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 03-06-05 21:18 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Bem... fartei-me de rir com o teu post!

    Fizeste-me lembrar o artista desta história!

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 04-06-05 23:27 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Se soubesses quem sou eu não terias coragem de dizer isso!
    Queres fazer-me passar por tótó quando o tótó aqui és tu.
    Se quiseres umas dicas de como fazer sites pede, agora não faças esse triste papel de tentar inverter as coisas.
    Tu nem sequer sabes o que é acessibilidade. És triste. Tás bem aqui que tens gajos ao teu nível a defenderem-te.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 05-06-05 1:25 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Quem és tu?

    "Conhece-te a ti mesmo."

    Sócrates
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por mlopes em 06-06-05 11:49 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    É o único web-designer que sabe o que anda a fazer com quem alguma vez trabalhei! E olha que já trabalhei com muita gente.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por mlopes em 06-06-05 11:53 GMT (#50)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    Acho que eles estão a falar de programação de suporte para as páginas dinâmicas, não do HTML em si! De qq maneira nenhum deles é programador, o "softly" sei porque o conheço e apesar de ele dar uns toques a programar é definitivamente um designer, o "programador" porque dá para ver pelo que ele diz que não tem a mínima noção do que anda a fazer.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 06-06-05 15:17 GMT (#51)
    (Utilizador Info)
    > porque dá para ver pelo que ele diz que não tem a mínima noção do que anda a fazer.

    Dá um exemplo, por favor.

    Pelos vistos tu deves ser mais uma pessoa que acha que a programação de um site, como o que eu indiquei, se faz em 2 dias (ponto que sempre discuti e insisto em que dês a tua opinião sobre o assunto).

    Desafio-te a releres os meus comentários e que me digas, e justifiques, porque é que eu não tenho a mínima noção do que ando a fazer. Afinal de contas, eu não tenho receio de pôr um trabalho que fiz aos olhos dos utilizadores do gildot. Pelo que tenho visto aqui, uma parte das pessoas que lêem um comentário de outra pessoa respondem logo com comentários depreciativos.

    Mais uma vez digo, que apenas fiz a programação do site que indiquei. O html foi feito por outra pessoa (eu apenas tive a preocução adaptar o html para ver o site a funcionar em IE, firefox e Safari).

    Além do mais, e para concluir, gostava de saber porque é que dizes eu não sou programador. Por acaso viste o código das minhas páginas? Viste outros trabalhos meus? Como é que podes fazer uma crítica desssa? Viste alguma página com erros de programação?

    Felizmente para mim, tenho cabeça para pensar; o teu comentário bem que pode "> /dev/null" porque não tem conteúdo nenhum.

    Desafio-te a responder, justificando a tua opinião, caso contrário peço que te cales.

    "Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."

    Sócrates
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por mlopes em 06-06-05 15:46 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    Vou então começar, tal como me desafiaste a fazer:

    • O primeiro comentário na sua totalidade
    • Em relação ao nível de acessibilidade = 0... prefiro ter poucas funcionalidades e funcionar em vários browsers do que ter muitas funcionalidades e funcionar em apenas 1. O que é que vês no site que não seja acessível ou que não funcione?
    Para além disto não há mais nada a não ser insultos mutúos e opiniões sobre prazos, aquilo que tu fazes em 10 minutos eu posso fazer em 5 ou em 15 por isso é subjectivo.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 06-06-05 16:35 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    Então foi por leres o meu primeiro comentário e por ter dado a minha opinião que ficaste a saber que eu não sou programador (ou que não percebo nada de programação)?

    Se não partilhas a minha opinião porque é que não argumentas em vez de dizeres que eu não sou programador? Por acaso conheces-me, para poderes estares a dizer isso?

    Eu insultei alguém? Onde é que leste um insulto meu?

    Para finalizar; a opinião sobre prazos é importante, pois mostra a realidade que uma pessoa tem sobre um assunto. Não é um assunto subjectivo. Se me perguntares quanto tempo demora a pintar 100m2 de uma parede eu não sei, contudo se me perguntares quanto tempo demora a fazer um backoffice em php/mysql ou asp/sql server, um programa em C, ou uma classe em java eu sei quanto tempo demora. A ideia que cada pessoa tem sobre determinado assunto, mostra o quanto conhece sobre o assunto.

    Na troca de comentários com o teu amigo softly, eu percebi logo que ele não era programador e também achei que ele exagerou quando disse que fazia uma página "daquelas" em 5 minutos. Daí eu ter tirado de esforço a opinião dele.

    Quando as pessoas não sabem determinado assunto, ou tomam uma abordagem depreciativa, devem aprender a ficar caladas, pois não benefeciam ninguém que leia este ou qualquer outro forum.

    "A eloqüência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes."

    Sócrates

    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por mlopes em 07-06-05 9:54 GMT (#54)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/

    Então foi por leres o meu primeiro comentário e por ter dado a minha opinião que ficaste a saber que eu não sou programador (ou que não percebo nada de programação)?

    Não foi pela tua opinião, foi pelos pressupostos que partes e pelo (des)conhecimento que demonstraste ao dá-la.

    Se não partilhas a minha opinião porque é que não argumentas em vez de dizeres que eu não sou programador? Por acaso conheces-me, para poderes estares a dizer isso?

    Nem toda a gente que programa são programadores, e hoje em dias isso é cada vez mais verdade! Não te conheço mas como te disse, a avaliação é feita pelos conhecimentos demonstrados, se te dás mal com isso azar! Deves ter passado um mau bocado quando eras (se é que não és ainda) estudante!

    Se não partilhas a minha opinião porque é que não argumentas

    Porque já percebi que não vale a pena apresentar argumentos, não os vais perceber (essa conclusão tirei-a quando estavas a discutir web-design e demonstraste não saber o que são coisas como "acessibilidade").

    Para finalizar; a opinião sobre prazos é importante, pois mostra a realidade que uma pessoa tem sobre um assunto. Não é um assunto subjectivo.

    E depois de dizeres isto queres mesmo que eu não tire a conclusão que de programação não percebes nada?

    achei que ele exagerou quando disse que fazia uma página "daquelas" em 5 minutos

    O HTML não duvido que o fizesse em 5 ou 10 minutos e sem recurso a ferramentas visuais, e já agora em vez de HTML ainda o fazia em XHTML!

    Quando as pessoas não sabem determinado assunto, ou tomam uma abordagem depreciativa, devem aprender a ficar caladas, pois não benefeciam ninguém que leia este ou qualquer outro forum.

    Devias-te ter lembrado disso antes de pores o primeiro comentário.

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 07-06-05 13:31 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Não foi pela tua opinião, foi pelos pressupostos que partes e pelo (des)conhecimento que demonstraste ao dá-la.

    Desculpa-me por estar a abordar a questão contigo de outro modo, mais ao teu nível, mas tu devias de ir para médium, pois consegues ver pelos pressupostos das pessoas se percebem ou não de programação.

    Desafiei-te a responder com ARGUMENTOS, e não com respostas como esta "E depois de dizeres isto queres mesmo que eu não tire a conclusão que de programação não percebes nada?". Mais uma vez nota-se um vazio na tua maneira de escrever e uma falta de respeito pelas pessoas e pelo que fazem.

    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por mlopes em 07-06-05 15:26 GMT (#60)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/
    whatever!

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 01-06-05 15:45 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Não percebo qual é a dificuldade de meter um sitezinho destes a funcionar no mozilla e no explorer. Ainda por cima montado como está. Faço o html disso e meto a fucionar à primeira sem precisar de testar.
    Há muita gente a fazer sites muito mais complexos a funcionar nos "major browsers" em PT. Exemplos não faltam, a começar pelos portais mais conhecidos: sapo.pt, clix.pt, iol.pt
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 02-06-05 1:08 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    eu só sei q fazer um site n envolve programação nenhuma...
    -----
    Windows: Agora com ecrãs azuis... vermelhos...
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por kaser em 01-06-05 14:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://kaser.nsk.yi.org
    Forma fantastica de fazer publicidade :P

    Hugs
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 01-06-05 14:55 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Apesar de poder passar por isso digo-te que não foi com esse intuito.

    Apenas disponibilizei o link para mostrar que há pessoas Portuguesas que se preocupam em por os sites funcionais para vários browsers...
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por bêbado em 01-06-05 15:15 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Utilizar o Macromedia Flash em menus para navegar no site, sem que exista alternativa, é uma prática nada recomendada. Quem não tem/não quer/não pode ter o plugin correcto não brinca no site :-)

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 01-06-05 15:35 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Concordo plenamente... mas não consegui convencer o "patrão" a não usar flash.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por bêbado em 01-06-05 17:03 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    "mas não consegui convencer o "patrão" a não usar flash"

    Infelizmente, isso acontece com muita frequência.

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por gass em 01-06-05 15:22 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.otiliamatos.ath.cx/~gass
    Viva a Pub ... mas este é igual em ambos .... IE/mozilla em qualquer plantaforma http://www.h-causa.com
    Cumps-
    Gass
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 07-06-05 10:47 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    Epá, para mim esta discussão nem sequer existiu. Nasceu morta.
    Título do thread "IE e os Standards" e vem um gajo auto-intitulado de programador mandar um endereço de um site maravilhoso que apenas tem os css válidos, e , e ...
    http://validator.w3.org/check?verbose=1&uri=http%3A//www.lojahuno.com/
    http://www.contentquality.com/mynewtester/cynthia.exe?rptmode=2&url1=http%3A//www.lojahuno .com/
    Eu errei mais do que ele, perdi o meu valioso tempo a discutir com alguém que de tão teimoso que é tem a capacidade de assimilação de novos conhecimentos bastante limitada.
    Enfim, é com os erros que se aprende.
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 07-06-05 13:25 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    A tua capacidade de dialogar, argumentar, parlamentar é que é nula porque não és capaz de trocar ideias ou dar sugestões. Limitas-te a dizer: Ha!!!! Eu fazia isso em 5 minutos!!!

    O modo de escreveres faz-me lembrar o modo das crianças falarem:
    - "Eu faço isto melhor que tu!";
    - "Hiii! És mesmo feio!";
    - "Eu tenho 11 anos de browsing e tu não!!!" (lol)

    Ninguém te proíbe de o fazeres. Faz!
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por softly em 07-06-05 13:55 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Sou bem capaz.
    Queres um conselho bastante útil? Adiciona este endereço aos teus favoritos: http://www.alistapart.com/
    Lê especialmente estes artigos: Depois então até podes vir para aqui dizer umas coisas acertadas. Agora por favor evita falar de assuntos, dos quais não percebes, tais como o cumprimento de standarts.

    PS: Eu sou um webdesigner, (in)felizmente sou obrigado a fazer muito trabalho de programador.
    Quando disse que o teu site se programava em 2 dias (com base num cms) e o html em 5minutos fui um bocado optimista mas não fugi muito à realidade.

    Então e gajas?
    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 07-06-05 15:16 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Bem... eu quase que gostava do teu comentário. Por pouco quase que conseguiste parecer uma pessoa séria.

    Acho que este comentário era completamente desnecessário:
    "Depois então até podes vir para aqui dizer umas coisas acertadas. Agora por favor evita falar de assuntos, dos quais não percebes, tais como o cumprimento de standarts."
    Quase que eras capaz de dar um comentário sem teres carácter depreciativo, hem! Já estás a melhorar. Parabéns!

    Informo-te de que vou ler os artigos a título de curiosidade. Interesso-me sempre por seguir os standards e por aprender mais.

    Agora diz-me onde é que eu, como programador, não segui os standards.

    programador

    P.S. Eu sou programador, e felizmente tive a preocupação de pegar no html que o meu webdesigner deu e adaptei-o de forma a funcionar em vários browsers. Não segui os standards? Na programação segui; podes acreditar que segui!

    P.S.2 Vindo de ti, dizeres que tiveste uma visão optimista em relação aos prazos é um grande progresso. Novamente... Parabéns!

    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por mlopes em 07-06-05 16:00 GMT (#61)
    (Utilizador Info) http://seixopaulo.blogspot.com/

    Não segui os standards? Na programação segui; podes acreditar que segui!

    LOL!!!!!

    Vou-te contar uma história, num portal/ISP onde trabalhei há uns anos estavamos a avaliar maneiras de reduzir o peso das páginas do portal, alguém sugeriu que se cortasse os espaços no HTML e se retirasse as aspas nos sítios onde estas não fossem necessárias (para tua informação o standart HTML diz que quando o valor atribuido ao atributo é exclusivamente alfa-numérico não se usa aspas), sabes qual foi a resposta da chefe dos Web-designers? Foi que o problema do peso eram os espaços e aspas que os programadores punham na linguagem de programação (que na altura era o PHP)!

    Depois desta tua afirmação eu começo a ficar com dúvidas sobre se tu não dirias algo do género!

    "The greatest obstacle to discovery is not ignorance -- it is the illusion of knowledge."
    Daniel J. Boorstin

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Programador em 07-06-05 16:33 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    Depois desta tua afirmação eu começo a ficar com dúvidas sobre se tu não dirias algo do género!

    Eu pelo contrário não tinha dúvidas. Eu tinha a certeza que irias dar um comentário como o que atrás deixaste. Totalmente despropositado e sem sumo.

    Cumprimentos,
    O Programador

    Re:Todos mesmo? (Pontos:1)
    por Grizzly em 01-06-05 14:25 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Como muitos designers usam Macs com o IE
    Depois que saiu o Safari, a maior parte dos designers que usam Mac, usam o Safari. Os que não usam o Safari usam o Firefox ou o Camino (que é no fundo o Gecko com um interface mais integrado no OSX), ou o Omniweb, apesar deste último ter perdido utilizadores para o Safari.
    A preocupação continua a ser: "funciona no meu computador? fixe!"

    Depois do IE do Mac ter morrido, essencialmente a preocupação é (pelo menos a minha e a dos developers que conheço) que funcione bem no IE e no Firefox.

    Porque se funciona bem no Firefox Windows, funciona bem no Firefox Mac (e Camino), e há 99% de probabilidades de funcionar bem no Safari (aparte alguns bugs que ainda vai tendo, especialmente na nova versão 2.0).

    Por mim, desenvolvo usando o Firefox como browser principal, alterando depois à medida das necessidades para IE 6.
    Algumas das extensões do Firefox já são me demasiado essenciais para não o usar como browser de desenvolvimento (Webdeveloper e Greasemonkey, para dar dois exemplos).

    E já que falamos nos standards, a MS bem que podia implementar o :hover em todos os elementos de html , para facilitar a vida a quem desenvolve.
    Sempre que quero desenvolver um menu ou fazer um rollover em puro CSS lá tenho que meter um <a> só porque o IE 6 não suporta :hover a não ser no elemento <a> (link ou anchor)...

    Já para não falar em PNG's com alpha ou com as cores certas... (finalmente acho que vão implementar isso no IE7)...


    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Ancestor em 01-06-05 15:12 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    O que a meu ver existe é um pouco mais de exigência por parte dos clientes. Apesar de diminuta, a quota de browsers não IE tem crescido a olhos vistos - e nesse grupo incluem-se também algumas plataformas móveis. Os supostos "webdesigners" já não se podem dar ao luxo de ignorar a compatibilidade.

    Quanto ao IE para mac, penso que isso foi descontinuado já há uns anos (IE 5.0 acho). Pelo pouco que usei (em MacOS 9.x) era realmente uma bela bosta. Já agora, a título de curiosidade, existia também uma versão para UNIX (HP-UX e Solaris), que morreu na versão 5.


    Why do you Linux and drive when you can BSD and fly?

    Re:Todos mesmo? (Pontos:2)
    por Mindstorm em 01-06-05 21:17 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Rest assured que eu não te vou flamar por isso :) Até fico contente por saber, mas a minha experiência é algo diferente.

    Não digo que a situação não tenha vindo a melhorar (e muito) nos últimos anos, mas os casos continuam a existir.. Claro que principalmente em sites mais pequenos e... em Portugal.

    Mindstorm
    eu já só queria ... (Pontos:1)
    por linooks em 01-06-05 10:57 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ajcm.pt.vu

    ... que eles corrigissem o bug com o nivel do Zbuffer das Dropdowns!!

    Ter um bug onde as dropdowns sobrepostas sobre qualquer div é um bug chato, já para não dizer estupido !!


    ___________________________________

    (linooks (at) zmail (dot) pt)

    Re:eu já só queria ... (Pontos:1)
    por softly em 01-06-05 14:14 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Eu só queria um suporte um bocadinho menos "buggy" de css no internet explorer. Não é muito simpático ver conteúdo das páginas a desaparecer quando se faz "scroll" das páginas e ter que inventar mil truques para funcionar bem. Também não é muito agradável ter que usar técnicas manhosas para que os paddings, borders, margins, widths e heights funcionem de forma igual em todos eles só porque o IE não cumpre as normas. Quem monta sites com css2.0 concerteza que sabe do que estou a falar.
    Re:eu já só queria ... (Pontos:2)
    por jazzy em 01-06-05 14:40 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    Eu só queria saber a chave do euro-milhoes do próximo fds...


    --
    Jazzy
    WTF? (Pontos:1)
    por Bogomips em 01-06-05 14:40 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Corri o teste com o Firefox... e também não deu... o render do smile saiu coxo. A minha versão é: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.7.8) Gecko/20050511 Firefox/1.0.4 Sou eu ou o Firefox também não passa no Acid2?
    Re:WTF? (Pontos:2)
    por bêbado em 01-06-05 15:21 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Confesso que não sou entendido na matéria, mas parece-me que a CSS da página do teste tem erros.

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    Re:WTF? (Pontos:2)
    por blacksheep em 01-06-05 17:27 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Parace que nem o Validator da W3C tem suporte para o teste acid2. Ao que parece, o Safari é o único que passa o teste.

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Re:WTF? (Pontos:2)
    por bêbado em 01-06-05 19:05 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Pois, era como eu dizia:

    "Note: some 827 people (rough estimate, contents may have settled during shipping) have written to point out that the CSS used in the test is invalid. This is deliberate, as a means of exposing the ability of user agents to handle invalid CSS properly."

    Webstandadrs

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    Re:WTF? (Pontos:2)
    por null em 01-06-05 23:22 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    O Safari só passa no acid2 martelado (assumido pelos programadores do Safari) mas que quebra muita coisa. Ou seja, foi só golpe publicitário.
    Re:WTF? (Pontos:2)
    por blacksheep em 05-06-05 14:33 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Talvez, o facto é que o Konqueror (renderer KHTML) usou esse patch para passar no teste. link

    Religion, the only confort left in a world splited by religion. (The Daily Show)
    Todos? (Pontos:2)
    por rsantos em 01-06-05 19:58 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/membros/rsantos

    ... Que parte do "todos os web developers gostariam que o IE cumprisse mais os standards" é que eles ainda não ouviram??"

    Não me parece que sejam todos. Aliás, pelo que se vê por aí, ainda há muitos que nem se interessam pelos standards.

    No entanto, esquecer os problemas do IE e simplesmente cumprir os standards significa fazer um site que, provavelmente, não estará completamente acessível a mais de 80% dos utilizadores. Pode um profissional esquecer isso? Julgo que não.

    Parece-me que podemos dizer que um web developer que se preze gostaria que o IE cumprisse os standards.


    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!
    Re:Todos? (Pontos:1)
    por lfrodrigues em 02-06-05 10:23 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Parece-me que podemos dizer que um web developer que se preze gostaria que o IE cumprisse os standards.

    Meu amigo isso é uma completa treta. Se uma pessoa realmente percebe aquilo que está a fazer consegue fazer um site completamente "standart compilant" e que funcione em todos os browsers (desde o firefox até ao lynx).

    Queres um exemplo: http://alantejo.uevora.pt/2005/
    O site é "Valid XHTML 1.0 Transitional" e funciona em IE, firefox, Konqueror, etc
    --------
    _LR_

    Re:Todos? (Pontos:2)
    por rsantos em 02-06-05 14:17 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/membros/rsantos

    Eu não disse que não é possível. Era o que faltava !!!

    O que digo, e volto a dizer, é que não se pode esquecer os problemas de compatibilidade dos browsers com os standards, sobretudo o IE.

    Mas também não se pode querer vender a ideia de que é fácil, é só ter olhos na cara, etc. Não é fácil, é preciso empenho e muita paciência para tornar o design de um site de grande dimensão compatível com todos os browsers, respeitando os standards. Quem disser o contrário está, no mínimo, a ser ingénuo.

    O problema dos bugs de CSS do IE, para além de serem muitos, é que se trata de uma caixa preta. Apenas podemos estudar o comportamento.

    Isso de responder a comentários sem os ler não ajuda muito, de facto...


    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!
    O que se passou uns dias depois (Pontos:1)
    por sergiol em 02-06-05 9:27 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    No dia 17 de Março, Hakon Wium Lie, o CTO da Opera faz um desafio à Microsoft, como se pode ver no artigo Opera challenges Microsoft e continuação na página da Ziff-Davis Network Australia.
    O artigo diz-nos começa a dizer para não termos esperanças e acaba com recomendações à Microsoft.
    Sérgio
    Speaking of standards... (Pontos:1)
    por quantum em 02-06-05 15:15 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Parece que é desta que o Office vai adoptar um formato aberto baseado em XML: Microsoft adopts web file styles... Será?
    Re:Speaking of standards... (Pontos:2)
    por bêbado em 03-06-05 3:56 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    By late 2006 all the files created by users of its Office suite of software will be formatted with web-centred XML specifications

    O que quer dizer que até 2007 os ficheiros criados com o MS Office não estarão formatados segundo as especificações do(a) XML.

    Parece que ainda não é desta.

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]