gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Netcabo Wireless
Contribuído por AsHeS em 23-02-05 10:18
do departamento sem fios para todos
wireless maurice escreve "Farto de ver cabos a passar pelo chão o meu pai resolveu fazer-me uma surpresa e ofereceu-me um Kit Wireless com um modem Thomson e um Router Wireless Linksys comprado à Netcabo. O técnico chegou a casa instalou o equipamento, et voila, temos internet.
Chego a casa, o meu pai apresenta-me a surpresa. Como seria de esperar estava tudo configurado sem WEP Key, Macfilters e o login de acesso administrativo continuava o default. Até aqui tudo Ok, como o meu pai sabe que sou paranoico pediu para deixar tudo intacto. Passado uns tempos, vou instalar um router wireless a casa de um dos administradores da minha empresa. Quando ligo a placa wireless ao PC, mais uma surpresa. Alem da rede que configurei, vejo mais uma rede sem fios Linksys sem wep, macfilters e com o default login (ISP -> Netcabo)."
[Continua...]

Hoje, fui dar assistência a uma filial da minha empresa em Famalicão.

Abro o portatil para fazer um relatorio e novamente uma rede sem fios Linksys sem wep, macfilters e com o default login (ISP -> Netcabo).

Será que a Netcabo anda a disponibilizar os Routers dos clientes para fazerem Hot Points? "Ou então, contrario ao que publicitam na TV, não existe uma politica de segurança nem formação aos seus colaboradores para estarem a par das configurações de segurança base das redes sem fios?

E caso o trafego de um dos clientes for excedido por acesso licito ou ilicito (dependendo do ponto de vista - uma rede sem chave e segurança é uma rede abertaao público) de quem é a responsabilidade?

Mais algum de voces detectou esta situação? "

Microsoft "preocupa-se" com Segurança | Oferta de trabalho : programador  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca wireless
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Linksys (Pontos:1)
    por aros em 23-02-05 10:35 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    ja em vfx o q n faltam sao linksys assim :O
    Sim... (Pontos:2)
    por jpgm em 23-02-05 10:45 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Já por duas vezes, em locais diferentes da área de Lisboa, encontrei as tais redes Linksys sem wep, e com a password default no router linkssys. Custa-me a crer que a politica de instalação seja essa, tal o grau de irresponsabilidade que isso demonstra, mas de facto não é um só caso.
    Cumprimentos! zp
    Pois.. (Pontos:2)
    por 4Gr em 23-02-05 10:52 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/~ei02069/blog
    Aqui em casa é o pão nosso de cada dia.

    $ iwscan

    devolve uma lista razoável de redes linksys sem qualquer protecção. É bem porreiro, porque do meu quarto a algumas zonas da casa não apanho do meu AP.. vou pelos outros :-)

    Paradoxo do ano: Microsoft Works!
    Dominus vobiscum
    Re:Pois.. (Pontos:1)
    por pires em 24-02-05 11:17 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    isso dá direita a uma visita ao xadrez :)
    After all, we're all alike!
    Re:Pois.. (Pontos:2)
    por biduxe em 24-02-05 19:29 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Porquê ? Com certeza que o PC encontra a rede sozinho, e ele nem seque sabe que está a usar o AP do vizinho... Aliás acho que quem fez o post foi um inimigo dele só para o compromenter.


    ------ EOFim.
    Re:Pois.. (Pontos:1)
    por pires em 24-02-05 21:39 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    Pq? Pq acidentalmente ou não, está a aceder a uma rede à qual não tem permissão legal :)

    E pela minha interpretação do post dele .. é bem propositado ;)


    After all, we're all alike!
    Re:Pois.. (Pontos:2)
    por biduxe em 24-02-05 23:42 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Bem acidentalmente ou não o AP do vizinho está a aceder ilegalmente ao PC dele. E pelas features descritas do AP... é bem propositado ;)

    ------ EOFim.
    Re:Pois.. (Pontos:2)
    por Init em 25-02-05 22:45 GMT (#49)
    (Utilizador Info)

    Não havendo qualquer autenticação, ou qualquer aviso, ou tentativa de evitar acessos não autorizados, é normal assumir que a rede do visinho é de acesso público, afinal de contas as redes de computadores existem com o propósito de partilhar recursos, logo a utilização dele é feita tendo em conta a natureza e comportamentos normais para uma rede de computadores.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    "Acaros da Internet"! (Pontos:2)
    por alguem em 23-02-05 12:04 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    E é assim que a Netcabo nos quer salvar dos "Acaros da Internet"! Se gastassem menos dinheiro em publicidade cretina e mais na formação de técnicos de instalação dos seus produtos...

    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Quando mais tráfego....melhor!! (Pontos:1)
    por EFRS em 23-02-05 12:09 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.xsecurity.ws
    Não sei se é uma politica deles,mas quantos mais acessos sem protecção existirem melhor. Isso possibilita ás pessoas que sabem da situação aproveitar esses acessos e originar tráfego em excesso por conta do utilizador. Em muitos casos só se apercebe quando recebe a factura.
    Infelizmente ainda andamos nisso.


    "Acta simulato substantiam veritatis mutare non possunt"
    Re:Quando mais tráfego....melhor!! (Pontos:1)
    por pfem em 24-02-05 1:27 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.sourceinside.net
    É uma maneira de ver as coisas mas... se o tráfego é efectuado de maneira ilegal, não devia ser o utilizador a pagar a factura. É pena que a maoria do utilizador comum não saiba como proteger-se, neste e noutros casos. O que incide no facto que a Netcabo deve ser tomada como responsável para tal insegurança das redes por si próprias configuradas.
    Mais formação (Pontos:2, Interessante)
    por jcma em 23-02-05 12:40 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Na 2ºfeira um técnico da netcabo foi a minha casa para tentar verificar se tinha um problema de sinal ou não.

    O gajo do sinal até percebia, mas de PC's é que nem por isso.

    Para fazer um refresh à pagina do modem ele fechava o IE , abria e colocava lá o link novamente. Ao todo deve ter feito isto umas 15 /20 vezes.
    IE porquê? Porque ele não estava a conseguir ler os valores do sinal do modem no elinks.
    Lá tive que ligar o modem a um cliente windows para ele estar mais "em casa". Ainda abri o mozilla, mas depois do 1º "refresh" foi direitinho ao ícone do IE.

    Acho que ele nem sabia reiniciar uma ligação no Windows (só deve saber fazer reboots). Viu-me a fazer um "disable -> enable" da ligação e comentou: "epá, você percebe disto".

    Isto é o problema das empresas quererem poupar dinheiro ao colocar possoal só para "calar os clientes" e com muito pouca formação.

    Ele trabalhava em regime de "freelancer" (foi o que me disse).

    Enquanto lá esteve fartou-se dizer muito mal da netcabo mas não me soube responder a questões sobre o serviço, nomeadamente sobre as zonas piloto.
    Re:Mais formação (Pontos:2)
    por MacLeod em 23-02-05 13:09 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Isso parece mesmo uma experiência que tive há tempos com técnicos da netcabo. Ainda os tentei por a usar o Mozilla, mas depois de não funcionar ia inevitavelmente ao IE, para continuar a não funcionar. Um deles depois começou a disparatar nos settings do IE, do género disable cookies, como se isso fosse alterar o problema do sinal no cabo...

    E já agora, sou só eu ou quando tentam relatar um problema para a netcabo (do género 2 horas sem acesso) a primeira coisa que querem fazer é enviar uma equipa lá a casa? Como se não fosse mais simples verificar no sistema deles se existe algum problema. Ou então o típico "não temos registo de nenhuma ocorrência na sua zona", quando não há TVcabo na rua inteira.

    Re:Mais formação (Pontos:1)
    por jcma em 23-02-05 13:34 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    a ligação à noite e durante as happy hours estava uma boa bosta e a solução deles foi enviar-me um técnico a casa. É claro que a ligação ficou tal que qual como estava antes. Por acaso desde à 3/4 dias que consigo ter uma ligação decente à noite.
    Re:Mais formação (Pontos:3, Esclarecedor)
    por alguem em 23-02-05 15:01 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    Só há uma solução para ti: - das duas uma: Ou deixas tu a Netcabo ou convenceres os teus vizinhos a deixarem a Netcabo! :) Por tudo que li até hoje o grande problema da Netcabo é terem muitos «clientes» por «caixa». Ora como cada «caixa» tem uma largura de banda fixa, à medida que o número de clientes aumenta a ligação piora.

    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Re:Mais formação (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 23-02-05 17:09 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    homem, a tvcabo instalou em frente a minha casa filtros para melhoria do sinal.
    o problema? o filtro funcionava à mesma frequência que o sinal de registo do modem.
    -----
    Windows isn't done until Lotus won't run.
    Re:Mais formação (Pontos:1)
    por stack em 24-02-05 10:05 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    "não temos registo de nenhuma ocorrência na sua zona"

    Já me aconteceu ter-me chateado com um tipo desses que me deu essa resposta, depois de lhe ter desligado o telefone na cara, liguei para lá outra vez passado umas 3 horas e o colega desse indivíduo em 2 minutos disse "ah e tal... realmente temos um problema na sua zona" e eu digo "ah, e tal não... vocês falam, falam, falam e não fazem nada" :P

    Um conselho, evitem ligar para o apoio a cliente da netcabo, é perda de tempo. Esse primeiro fulano que me atendeu começou por me perguntar qual era o meu sistema operativo, respondi, e ele disse-me "só damos assistência ao sistema operativo windows, instale o windows e ligue para cá novamente". Eu lá lhe disse calmamente, "olhe mas eu só quero saber se há algum problema na minha zona...", ao que ele respondeu que não mas que eu tinha de instalar o windows ou não me davam apoio. Eu ao tentar explicar que o problema tinha de ser do lado deles falei em router, e ele "ah, tem um router! então desligue o modem do router e ligue directamente a um pc", e digo eu, "olhe, o meu router é um pc", e ele "faça o que eu digo, desligue o modem do router e ligue a um pc", e eu "olhe, ouviu o que eu disse? o meu router é um pc!", "faça o que eu digo, não é a mesma coisa", bem lá me comecei a passar e a falar com uma voz alterada até que lhe pergunto "afinal o que quer saber para que eu ligue o modem directamente a um pc" e ele, "ah, quero saber o seu IP e se você tiver o modem ligado ao router não consegue ver", bem chamei-lhe burro com as letras todas e desliguei o telefone, enfim. Talvez não tenha sido muito correcto, mas não há paciência para isto :(
    Re:Mais formação (Pontos:1)
    por Woody Allen em 24-02-05 2:00 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Não chamem técnicos por favor! Os trabalhadores da Portugal Telecom trabalham em regime de mercenário (e são _muito_ mal pagos).

    A Netcabo foi-me à carteira e Zzt...

    Netcabo? (Pontos:1)
    por map em 23-02-05 13:47 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ja' li por aqui diversas barbaridades, no entanto o ponto fulcral da conversa e' a ma' configuração dos routers instalados pela Netcabo. Reparo na minha zona que existem dezenas de AP's sem qualquer tipo de segurança, mas de diversos ISP e não so' da Netcabo. Referindo o caso especifico da Netcabo, a responsabilidade da segurança da rede/máquinas do cliente e' da responsabilidade do mesmo. E esta questão esta' revista no contrato. De acordo ou n ? Não interessa, interessa o que legalmente os clientes assinam. WEP, MACFilter o cliente e' que devera' configurar isso, se ele mais tarde quer adicionar uma máquina, sabe la' colocar o MAC para ser autorizado tambem na rede...... e' um pau de 2 bikos
    Re:Netcabo? (Pontos:2, Interessante)
    por Mamede em 23-02-05 21:59 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Se a responsabilidade é do cliente então a Netcabo excusa-se de fazer publicidade enganosa.
    finalmente! (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 23-02-05 17:11 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    depois de ter feito uma vez wardriving, só para experimentar, quis procurar a password por defeito dos routers mas não encontrei...
    obrigado Gildot!

    o problema n é só em portugal, mas com os nossos limites de tráfego é uma violência...
    -----
    Windows isn't done until Lotus won't run.
    Perguntas Estúpidas (Pontos:2, Engraçado)
    por danii em 23-02-05 17:30 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Não são so os técnicos que não percebem nada do que estão a fazer, o apoio ao cliente também é de bradar aos céus... Acho que uma das perguntas mais estúpidas que ouço quando ligo paro o apoio da NetCabo, Bragatel e afins, é se ao desligar o modem se foi da ficha, sinceramente não sei qual é a p*** da diferença entre desligar o transformador da ficha ou simplesmente desliga-lo do modem... Whatever Contudo o melhor foi quando a NetCabo em minha casa deixou de funcionar durante uma semana por causa de um filtro do prédio que queimou! Não imaginam a minha cara e a dos técnicos ao verificar que a ligação de cabo do exterior para a distribuição da casa tinha sido feita CABO com CABO... Um dos técnicos até me perguntou várias vezes se eu alguma vez tinha tido Net
    Re:Perguntas Estúpidas (Pontos:2)
    por MacLeod em 23-02-05 17:46 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    sinceramente não sei qual é a p*** da diferença entre desligar o transformador da ficha ou simplesmente desliga-lo do modem...

    Eu também pensava assim até que o meu modem (um tal Elsa) muito ocasionalmente começou a crashar. Fica congelado, com as luzes acesas. Um desligar no botão não faz rigorosamente nada, tem mesmo de ser à bruta. Curiosamente isto só acontece quando fico horas seguidas sem netcabo.

    Re:Perguntas Estúpidas (Pontos:1)
    por pires em 24-02-05 11:21 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    acho q ele queria questionar a diferença entre dsligar o transformador da parede e o desligar o transformador do modem.

    na verdade, dsligar no botão é puramente desligar os LED's :)


    After all, we're all alike!
    Re:Perguntas Estúpidas (Pontos:2)
    por Ancestor em 01-03-05 9:00 GMT (#50)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    Existe diferença entre uma operação e outra. Quando ligas o alimentador em vazio (sem carga), normalmente o condensador de compensação de ripple é carregado à capacidade máxima. Quando ligas o alimentador ao dispositivo, existe um pico de tensão provocado pela descarga do condensador, que eventualmente poderá danificar o circuito. Quando ligas o alimentador com o circuito em carga, tal pico não ocorre. Claro que isto é característico de alimentadores simples, com rectificação convencional. Alimentadores activos e/ou comutados normalmente não sofrem destes males.
    Re:Perguntas Estúpidas (Pontos:1)
    por rnbc em 24-02-05 16:42 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente isso faz sentido:

    O meu modem se desligares o transformador da ficha e voltares a ligar não arranca como deve ser. Mas se ligares primeiro o transformador à ficha e depois ao modem já funciona...

    Tem a ver com má filtragem no transformador durante o regime transitório. Ou seja: após uma falha de energia nunca arrancava.

    Resolvi isso comprando um transformador decentemente rectificado e mandando o deles para o lixo.
    vis.... (Pontos:1)
    por polido em 23-02-05 18:05 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://localhost
    Boas...

    trabalhei um ano como coordenador de equipas de piquete da TVCabo e também de equipas "normais", por assim dizer...
    Deixem que vos explique uma coisa...
    Os técnicos têm um determinado período de tempo para executar uma tarefa, seja instalação de internet, tvcabo, etc...
    Há duas situações, se for uma equipe de pikete a instalar a netcabo, o que é raro mas não impossivel, o técnico tem precisamente 4 horas a partir do instante que o coordenador lhe passa a ordem de serviço, nessas 4 horas muita coisa pode acontecer, inclusivé, o coordenador voltar a telefonar ao técnico para lhe dar mais 2 ou 3 trabalhos...
    Onde quero eu chegar com isto...
    Eles querem é despachar o serviço...
    E além disso, temos que ver que nem todos são gurus da informática, os clientes querem é ver aquilo instalado rapidamente, e querem depois posteriormente "adicionar" mais máquinas à rede sem se preocupar com nada... muito menos andar a configurar WEP, chaves etc...
    Além disto... temos que ver o tipo de técnicos que são contratados, julgo que 80% deles não teve qualquer curso de informática, apenas uma breve formação dada pelo empreiteiro da TVCabo tipo, CME, Visabeira, etc... ou pela própria TVCabo.
    Sou utilizador do forum wireless.com.pt e quando comecei a perceber mais qq coisa de wireless, curiosamente foi essa a questão que coloquei aos técnicos, sobre o WEP, etc...
    Apenas UM me disse que sabia o que isso era :D
    E estamos a falar num universo de 5 zonas (Leiria, Viseu, Lisboa, Porto, Coimbra)... cada zona com as suas equipas, cada equipa com 2 técnicos ;)
    Só um deles saber o que é WEP... bem... é complicado ;)
    Por isso deixo este conselho...
    Visitem o forum do Movimento Wireless Português, http://wireless.com.pt
    Aprendam, configurem vocês mesmo as vossas redes...
    O saber não ocupa lugar ;)

    Cumprimentos,
    Ya_Ba @ PTNet


    Ya_Ba - There's no such thing as right or wrong, only fun and boring...
    Re:vis.... (Pontos:2)
    por 4Gr em 23-02-05 18:27 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/~ei02069/blog
    Obviamente que o problema não se prende connosco mas com outros clientes que querem a confidencialidade dos seus dados, assim como a protecção da sua linha contra mitras, sem terem de saber o que é o WEP. Enfim, a política que a Microsoft adicionou à ideia de uma casa, um pc.

    Paradoxo do ano: Microsoft Works!
    Dominus vobiscum
    Re:vis.... (Pontos:0)
    por Pensador em 24-02-05 1:28 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    O wep tbem nao adianta de mto mas pronto..
    Re:vis.... (Pontos:1)
    por Woody Allen em 24-02-05 2:18 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Isso ainda agrava mais a situação. No meu ponto de vista se a Portugal Telecom quer fornecer serviços para os quais não está habilitada então o melhor é ir aprender primeiro. Como tu dizes o saber não ocupa lugar... Mas afinal o que interessa é o lucro fácil. É a mesma história dos dentistas brasileiros, dos canalizadores...
    E são mal pagos. Em França a generalidade dos emigrantes portugueses trabalham na construção cívil e nas limpezas. Qualquer francês que queira uma obra, contrata imediatamente um português. O operário da construção civil português em França é tido tipicamente como competente. E ganha um salário à altura. Depois não venham dizer que os portugueses são uns incompetentes e uns preguiçosos. São é mal pagos e os resultados estão à vista.

    Por fim um técnico é alguem que tem formação técnica, coisa que muito poucos (ou nenhuns?) trabalhadores dessa empresa têm.


    A Netcabo foi-me à carteira e Zzt...

    Re:vis.... (Pontos:2)
    por Ancestor em 24-02-05 6:45 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.norteglobal.com
    A questão é que o cliente não está a comprar um produto, está a adquirir um serviço. Não sou advogado mas parece-me que quem instala (mal) tem responsabilidade legal sobre o serviço prestado. O utilizador que contrata o serviço não é obrigado a ser técnico. A empresa que se responsabiliza pela instalação é que é obrigada a prestar um serviço competente. Isto sem, claro, referir a publicidade enganosa da Netcabo no que toca a segurança.

    Eu até sou capaz de compreender que o pessoal de helpdesk não tenha conhecimentos mais avançados (se os tivessem provavelmente estavam a trabalhar noutro lado), mas é inaceitável que as instalações não sigam um padrão mínimo de segurança. Todas as instalações que vi efectuadas pelos "técnicos" da netcabo (clientes windows) tinham, por exemplo, os bindings de "clientes para redes microsoft" e "partilha de ficheiros e impressoras" activo (excepção feita as ligações usb).

    Por acaso no outro dia também reparei numa gira dos modems do Sapo... O speedtouch vem agora com um configurador todo pipi que se encarrega de criar a respectiva ligação de rede. Ora, como a ligação só é criada pelo programa aquando o primeiro dial, o firewall do windows fica por defeito desactivado na ligação recém-criada... Viva os kits de auto-instalação :P

    Re:vis.... (Pontos:1)
    por stack em 24-02-05 10:17 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    wireless.quem?

    esse forum tem muitos utilizadores, muitos posts mas sumo nem vê-lo, aliás, em cinco minutos vemos logo que o forum está cheio de supostos gurus que adoram o insulto, inclusivamente moderadores.
    Sim, sim, muito pior que o gildot. Enfim, naquele forum não se aprende é nada! Lá é só netstumbler(s) w4driv3rz de fim de semana, façam lá uma pergunta mais técnica que mandam-vos logo para o google ou para o motor de busca do forum com aquele ar de "és mesmo noob e não sabes o que é o google". Lá nem uma chave wep te sabem dizer como configuras em *nix, acho que nem vale a pena dizer mais nada.

    Se clicarem num link aleatoriamente a probabilidade de verem insultos, do tipo "vai mamar", "chupa-mos" e semelhantes é de 3/4
    A melhor coisa do forum é o compra e venda, onde não raras vezes aparecem lá fotos de supostos trafulhas, enfim, é só rir. Sob esse prisma aconselha-se a visita ao forum :-)
    Re:vis.... (Pontos:2)
    por elcastigador em 24-02-05 10:46 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    esse forum tem muitos utilizadores, muitos posts mas sumo nem vê-lo, aliás, em cinco minutos vemos logo que o forum está cheio de supostos gurus que adoram o insulto, inclusivamente moderadores.

    Foi o que te aconteceu? Mas quem é que adora o insulto? Tomas um caso ou dois como o geral.

    Enfim, naquele forum não se aprende é nada! Lá é só netstumbler(s) w4driv3rz de fim de semana, façam lá uma pergunta mais técnica que mandam-vos logo para o google ou para o motor de busca do forum com aquele ar de "és mesmo noob e não sabes o que é o google"

    Gostaria que me desses um exemplo, de uma situação igual a essa. Pergunta mais técnica e mandam-te para o Google, yeah, right.

    A melhor coisa do forum é o compra e venda, onde não raras vezes aparecem lá fotos de supostos trafulhas, enfim, é só rir. Sob esse prisma aconselha-se a visita ao forum :-)

    Não são raras as vezes? Epá, sinceramente, para denegrires a imagem do forum não há melhor. Que me recorde aconteceu uma vez e a situação já foi esclarecida.

    Resumindo, se chegas lá e perguntas como é que configuro a placa XPTO? Claro que te vão responder RTFM ou googla. Agora não venhas para aqui mandar postas de pescada só porque alguém te respondeu torto e não gostaste.

    Re:vis.... (Pontos:1)
    por stack em 25-02-05 15:30 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Foi o que te aconteceu? Mas quem é que adora o insulto? Tomas um caso ou dois como o geral.

    Não, mas como disse não é preciso muito para alguém se deparar com isso, sem a minha ajuda chegas lá de certeza, a não ser que não queiras.

    Gostaria que me desses um exemplo, de uma situação igual a essa. Pergunta mais técnica e mandam-te para o Google, yeah, right.

    Tens a certeza que estás a falar do mesmo forum que eu? não me parece.

    Não são raras as vezes? Epá, sinceramente, para denegrires a imagem do forum não há melhor. Que me recorde aconteceu uma vez e a situação já foi esclarecida.

    Só uma vez? eu não sou visitante assíduo do forum e acho que nem preciso de dizer porquê... mas tu também não deves ser.

    Resumindo, se chegas lá e perguntas como é que configuro a placa XPTO? Claro que te vão responder RTFM ou googla. Agora não venhas para aqui mandar postas de pescada só porque alguém te respondeu torto e não gostaste.

    Caro colega, nunca fiz lá nenhuma pergunta e já ajudei lá um tipo ainda muito recentemente que fez meia dúzia de perguntas no forum linux e aquilo descambou logo em insultos. Queres o link? oh si, vai ao forum de linux e procura por "LINUX a partir do ZERO :)" e "Kismet - eth0 -> wlan0".

    Eu não disse nenhuma mentira, quem quiser que navegue pelo forum e tire as suas conclusões!
    Enfim, -g-
    Falta de segurança, falta de tudo... (Pontos:2, Engraçado)
    por Woody Allen em 24-02-05 0:43 GMT (#18)
    (Utilizador Info)

    Posso-te dizer, que já ouvi (ninguem me contou) um operador de call center dessa empresa questionado acerca da forma de proteger uma ligação activando a encriptação, dizer que se funcionava o melhor era não mecher mais.

    No dia em que meterem técnicos a trabalhar e não miudos que são explorados a um terço do que a minha emprega doméstica ganha à hora talvez as coisas sejam diferentes.

    Outra história: Instalei uma cópia do windows home edition no escritório de um cliente e como o acesso à internet era inexistente, peguei no telefone e liguei para o call center da Microsoft através do número indicado. Atendeu-me uma brasileira, que protamente me perguntou se eu estava à frente do computador. Eu disse que sim, e estava. Ela pediu-me a senha, para me dizer a contra-senha. Eu apontei num papel e pedi-lhe: "Pode aguardar só um momento?" ao que ela me responde, "Não, não posso!"


    A Netcabo foi-me à carteira e Zzt...

    Re:Falta de segurança, falta de tudo... (Pontos:1)
    por Woody Allen em 24-02-05 0:44 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    mexer. desculpem o erro.

    A Netcabo foi-me à carteira e Zzt...

    Sapo ADSL Wireless (Pontos:2, Informativo)
    por NecroMancer em 24-02-05 9:09 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Aqui há tempos fui a casa de um senhor que eu conheço na vila de Cernache (cerca de 10km de Coimbra) e qual não foi a minha surpresa quando reparei que vinha com WEP pré activado e com SSID sem ser em broadcast. Também vi que era necessário consultar um plaquinha colocada por baixo do router para saber o SSID e a chave WEP. Fiquei quase a mudar de ideias sobre a política de segurança da Telepac.

    Mas só foi quando vi com olhos de ver a etiqueta, esta tinha sido colocada pela própria Alcatel (o fabricante do router).

    Além do mais, assim que se entra pela primeira vez no interface Web de administração do router, somos logo obrigados a colocar uma password nova (obrigatoriamente diferente da original).

    Isto serve tudo para dizer que deveriam ser os fabricantes do equipamento a forçar esse tipo de configurações.

    Seria de esperar que a Linksys, sendo uma divisão da Cisco (empresa tão conceituada no mercado da segurança de redes informáticas) deveria colocar essas configurações por defeito. Já não falo em MAC Filters, pois isso seria impossível de pré-configurar, mas acho que a segurança básica em Wireless implica desligar o broadcast do SSID e uma chave WEP.

    Se todos os equipamentos viessem como esse Alcatel, os ISPs seriam obrigados a dar formação aos técnicos de instalações nesses tópicos.

    Re:Sapo ADSL Wireless (Pontos:1)
    por gEoTa em 24-02-05 10:43 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Só tenho uma pergunta, ambos os valores parecem-te aleatórios o suficiente para se perceber que não são placas iguais para todos??
    A Alcatel é o fornecedor de quase todos os ISPs, mas é preciso esperar que essa versão do equipamento venha na próxima remessa. Por enquanto há que esgotar os modelos que estão em stock... :P
    Depois só é preciso que o técnico que se desloca a casa tenha tempo e paciência de explicar como tudo funciona e demonstrar num pc, e noutro... e já agora noutro ainda... e faz em todos para o cliente lhe dar uma gorjetazinha - que acaba por não vir muitas das vezes, por acharem que essa é a obrigação do técnico - depois o cliente compra mais um pc para o gato, que ainda só tinha um 386 sem ligação à net, e não sabendo como "instalar" a internet no novo pc porque não percebeu nada do que o técnico lhe fez e explicou, telefona para o apoio técnico que por sua vez pouco sabe e manda fazer resets e coisas tão parvas quanto verificar se o aparelho tem pó...
    Para haver esta chatice toda mais vale estar quieto e fazer a instalação o mais básica e aberta - já alguém viu o quão maravilhoso é o uPNP?? - possível do router, configurar um pc e agora "assine aqui, e vá lá você fazer melhor no router e configurar os restantes pc's para aprender qualquer coisa, que eu tenho mais 8 instalações para hoje e o cliente a seguir não quer saber porque cheguei atrasado nem se preocupará muito em me reter lá o máximo de tempo possível para lhe resolver todos os problemas informáticos que tenha, caso se aperceba que eu pesco alguma coisa desta cena..."
    Re:Sapo ADSL Wireless (Pontos:1)
    por NecroMancer em 24-02-05 13:11 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Se me recordo, o SSID era qualquer coisa como "SpeedTouch56ac42", i.e., o modelo do router seguido de um número hexadecimal. Além do mais, juntamente com o kit vem documentação produzida pela própria Telepac (sei disso, pois tinha copyright da Telepac e o logotipo do Sapo em todas as páginas). Nessa documentação dizia que se tinha que consultar essa tal etiqueta.

    Acho que se o SSID e a chave WEP fosse igual para todos os kits, faria sentido incluir esses valores na documentação e isso não acontece. Não achas?

    Re:Sapo ADSL Wireless (Pontos:2)
    por jazzy em 24-02-05 10:53 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    Pois, mas já pensaste que pode ser precisamente por isso que eles usam Linksys?


    --
    Jazzy
    wireless (Pontos:1)
    por vorg em 24-02-05 12:18 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    boas, essas redes sao aos montes... nao sei se conheces, mas instala um programa que se chama netstumbler (windows) ou Kismet(linux), esses progamas servem para detectar redes wireless e acredita, vais encontrar MUITAS!!! em relaçao aos tecnicos da netcabo, nao me admiro, quanto menos trabalho melhor... cumprimentos
    wep não é a melhor solução (Pontos:1)
    por sagi7ario em 24-02-05 17:35 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Se quem ter redes wireless mais seguras, chaves wep não chega, existe software que estando a escutar pacotes durante 5 minutos, conseguem saber a chave wep, estando a rede comprometida.

    Eu estou a fazer o meu projecto final sobre wireless, e a melhor solução que encontrei para redes wireless, é utilizar um servidor de autenticação RADIUS, ou seja a solução da norma 802.11i.

    Por alto o funcionamento é o seguinte:
    O cliente contacta com o access point, que lhe envia a chave publica do servidor radius, o cliente envia o username e a password encriptados com a chave publica para o servidor radius, o servidor RADIUS verifica, e caso autentique envia uma informação ao access point autorizando o cliente (dando acesso a rede).Só então é que o cliente wireless tem acesso a rede usando um chave simétrica dada pelo servidor radius que vai mudando periodicamente.

    O Windows xp sp1 já tem incluído cliente 802.11i para suportar o método de autenticação PEAP/mschapv2, não sendo necessário nenhum cliente(software) adicional.
    Para Linux é necessário usar um Xsupplient (www.open1x.org).

    Como servidor RADIUS estou a utilizar o freeradius (www.freeradius.org).

    Já agora se alguém precisar de alguém para implementar soluções wireless (mais) seguras, para part-time ou freelancer.

    o meu mail é antonio.carola arroba gmail.com
    Re:wep não é a melhor solução (Pontos:1)
    por QuickZero em 24-02-05 19:08 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    E impressao minha ou a rede e-U é baseado nesse sistema de autenticaçao?
    Re:wep não é a melhor solução (Pontos:2)
    por biduxe em 24-02-05 20:00 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Da única vez que usei em Aveiro, a connexão à rede wireless era transparente (nem WEP sequer), para sair dá era com PPTP (irra!)

    ------ EOFim.
    Re:wep não é a melhor solução (Pontos:2)
    por Mindstorm em 25-02-05 0:42 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Sim, é a recomendação da UMIC e pelo menos na rede do IST-alameda é utilizada.

    Mindstorm
    Re:wep não é a melhor solução (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 25-02-05 2:57 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    e wpa? diz-se q é seguro qb. pricipalmente pq os IV são muito mais aleatórios e não a estupidez em WEP (weak encription privacy? :)
    -----
    Windows isn't done until Lotus won't run.
    Ironias á parte... (Pontos:0)
    por rcsantos em 24-02-05 18:26 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    já deram uma vista de olhos ao Teksapo de hoje?
    Re:Ironias á parte... (Pontos:2)
    por xeon em 24-02-05 22:03 GMT (#44)
    (Utilizador Info) http://cat.afraid.org
    Nao ... Nao visito sites com "conteudos exclusivos".

    Podem meter a exclusividade onde o sol nao brilha :)

    --
    Whatever
    Mesmo a calhar... (Pontos:1)
    por Gothic em 24-02-05 18:59 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://www.ClusterCube.com
    Microsoft e TV Cabo promovem segurança na Internet por cabo

    Na sequência das iniciativas desenvolvidas pela Microsoft Portugal na área de segurança, os clientes da NetCabo vão receber em Março a primeira newsletter de segurança produzida em parceria entre a empresa de software e a TV Cabo. As 500 mil newsletters a enviar têm um cariz formativo e informativo e são semelhantes às já produzidas pela Microsoft Portugal em parceria com o BCP.

    Marco Santos, responsável da Microsoft Portugal para a Área de Segurança e Concorrência, explica que a empresa pretende alargar esta iniciativa a outros ISPs portugueses e já está em conversações com a PT.Com, responsável pelo serviço de Internet do SAPO.

    "Tínhamos que começar por algum lado e a TV Cabo é uma empresa com a qual temos relações de proximidade", justifica Marco Santos. As duas empresas pretendem desta forma criar um ambiente mais seguro e vão distribuir também com os pacotes NetCabo um folheto de informação sobre segurança e um CD-ROM com o Service Pack 2 para Windows.

    Certificação de parceiros
    Ainda no âmbito das várias iniciativas de segurança, a Microsoft tem vindo a reforçar o seu trabalho com a rede de parceiros e certificou já três empresas nesta área. Os parceiros que já receberam a certificação são a ParaRede, Unisys e Novabase, mas a Tecnidata, Compuquali e KPMG estão na recta final do processo, garantiu Marco Santos.

    No mês de Abril terá início uma campanha de sensibilização para o cliente final no qual serão promovidas as soluções e serviços dos parceiros como recursos especializados e com competências certificadas.

    A Microsoft está ainda a preparar um roadshow sobre segurança que deverá ter início nos próximos meses e que levará a 11 cidades a informação sobre as soluções da empresa e dos seus parceiros.

    Characteristic of life style...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]