gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Um "rato" chamado "cavalo"
Contribuído por AsHeS em 31-01-05 10:35
do departamento de rato para cavalo
Hardware tca escreve "Na Europhysics News (2004) Vol. 35 No. 6 saiu um artigo intitulado A new computer mouse called Horse que descreve uma modifição, bastante original, a um dos componentes que mais usamos no computador: o rato. A ideia desta metamorfose é baseada no facto de uma grande parte dos utilizadores de computadores (20 % segundo o artigo) se queixar frequentemente de dores na região pescoço-ombro-braço, e consiste em modificar a maneira em como a mão controla o rato. Basicamente, neste novo rato que se passa a chamar cavalo, a mão deixa de estar elevada e não é mais necessário levantar os dedos para clicar nos botões. A mão passa estar completamente acente no cavalo. Um artigo com imagens muito claras e ilustrativas. Para quando um rato/cavalo nas lojas? "

Software para estúdio de TV | Encontro Nacional de Estudantes de Informática  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • tca
  • Europhysics News
  • A new computer mouse called Horse
  • Mais acerca Hardware
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Então mas... (Pontos:1)
    por Hafssol em 31-01-05 11:38 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Esta notícia não faz sentido aqui, afinal, os geeks não utilizam rato certo?

    PS: Eu tinha que mandar este projecto de piada, eu tinha mesmo...
    humm...nah (Pontos:1)
    por radaway em 31-01-05 12:24 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://radaway.no-ip.com
    Parece uma imitação rasca do meu logitech mx1000, acho que não quero isso.

    O Windows tem um problema de design, é como umas calças com a breguilha na parte de trás, por muitos cintos que metam nunca ficam seguras. - radaway
    corrector ortográfico (Pontos:2, Esclarecedor)
    por grumpy bulgarian em 31-01-05 12:38 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    onde se lê "acente", leia-se "assente". O gralhómetro também acusou falta de letras em "modifição"
    Grumpy B)
    s é bom para a saúde (Pontos:1)
    por pires em 31-01-05 14:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.evoluzion.org
    isto fez-m lembrar aquele filme, o existenz ...

    fora isso, creio q comprava um! não quero propriamente um rato q embeleze o meu computador, mas uma ferramenta q me ajude no meu trabalho, sem me lesionar :)
    After all, we're all alike!
    Re:s é bom para a saúde (Pontos:2)
    por blacksheep em 31-01-05 14:13 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Eu estava a pensar completamente o contrário: tenho um conjunto de hardware preto e o rato iria destoar. ;P

    <shame>Houve menos abstenção no Iraque do que a que há em Portugal.</shame>
    Not new (Pontos:2)
    por raxx7 em 31-01-05 14:12 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Há uns 8 anos talvez também por ai apareceram uns ratos ergonómicos de formas igualmente radicais.

    Nah (Pontos:2)
    por CrLf em 31-01-05 16:04 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Os ratos actuais não têm grandes problemas, as pessoas é que não os sabem utilizar. O rato pega-se com a ponta dos dedos, com o pulso assente na mesa (sempre no mesmo local), e não com a palma da mão assente no rato e o braço no ar.

    Enquanto as pessoas não aprenderem estes conceitos simples, qualquer modificação ao design é irrelevante.

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:Nah (Pontos:1)
    por pns em 31-01-05 17:55 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    O rato pega-se com a ponta dos dedos, com o pulso assente na mesa (sempre no mesmo local), e não com a palma da mão assente no rato e o braço no ar.
    Não, muito pelo contrário, o movimento do uso do rato deve ser feito com o braço todo e nunca, mas nunca apoiar o pulso na mesa, e esta regra aplica-se também para o teclado. Ao apoiares o pulso na mesa, estás a constringir os vasos sanguineos bem como os nervos, e o facto de manteres o teu pulso/braço estáticos fazes com que a circulação sanguínea seja muito baixa.

    E não é assim tão simples... existem mais factores a ter em conta.
    Re:Nah (Pontos:2)
    por CrLf em 31-01-05 18:12 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Não, muito pelo contrário, o movimento do uso do rato deve ser feito com o braço todo e nunca, mas nunca apoiar o pulso na mesa, e esta regra aplica-se também para o teclado. Ao apoiares o pulso na mesa, estás a constringir os vasos sanguineos bem como os nervos, e o facto de manteres o teu pulso/braço estáticos fazes com que a circulação sanguínea seja muito baixa.

    Porque é que existem os apoios para os pulsos que se agarram aos teclados? Porque os movimentos repetitivos do pulso causam aquilo que é chamado o "síndrome do túnel cárpico" em que os tendões do pulso incham e comprimem os nervos, causando danos. Se mantiveres o braço no ar, estás a impor esforço nos músculos do braço e das costas, bem como a obrigar o pulso a mover-se constantemente. Se assentares o pulso na mesa e movimentares o rato com as pontas dos dedos, esforças-te menos.
    Não estou a tirar isto só da minha cabeça, já passaram pelas minhas mãos alguns panfletos médicos que dizem o mesmo.

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:Nah (Pontos:2)
    por [Cliff] em 31-01-05 18:48 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    ou então, como o toni sugeriu e parece-me que muitíssimo bem, usam um trackball... eu já tenho um em vista que me parece ser bem porreiro: L ogitech Cordless TrackMan Optical
    tem é um monte de tretas que dispensava (óptico+wireless) mas nem tudo é perfeito.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Nah (Pontos:1)
    por pns em 31-01-05 21:28 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Manténs os braços nesses descansos quando não estás a usar o teclado ou o rato e não quando teclas/usas o teclado/rato. Mas o melhor mesmo é descansares os braços ao lado do teu corpo quando não estás a usar o teclado e o rato. E esses descansos existem porque durante algum tempo se pensou que poderiam fazer algum bem. Mas isso não é verdade.

    Se mantiveres o braço no ar, estás a impor esforço nos músculos do braço e das costas, bem como a obrigar o pulso a mover-se constantemente. Se assentares o pulso na mesa e movimentares o rato com as pontas dos dedos, esforças-te menos.

    Eu disse que deverias fazer os movimentos com o braço levantado, e com o braço todo, ou seja dirigir todo o aparelho motor do braço a fazer o movimento e não apenas os pulsos/dedos. Mais uma vez isso é um erro, ao manteres os braços quietos a circulação quase que não acontece, e crias tensões no pescoço/ombros/braço e antebraço, que comprimem os nervos e os tendões. Ao manteres o pulso quietinho e devidamente comprimido contra a mesa, arriscas-te a contrair tendinites ou o "síndrome do túnel cárpico" (CTS) e todo um conjunto de sindromes associados. Pode parecer-te estranho mas como já sofro de alguns destes sintomas há mais de um ano, já me informei bastante bem acerca de sintomas, das doenças, do que fazer para evitar que piorem/apareçam e das terapias combinadas que podem curar. E a ergonomia é apenas umas das variáveis, e mesmo aí vão existindo opiniões discordantes.

    Um exemplo, em portugal quando me dirigi a um ortopedista e disse-lhe quais os meus sintomas, ele receitou-me uns punhos para usar o teclado. Depois, quando comecei a informar-me acerca da minha condição aprendi que nos países que estão na linha da frente no combate destas doenças, esses punhos eram completamente desaconcelhados conjuntamente com o teclado. Deveriam quando muito ser usados há noite em repouso, e nunca quando se usa o teclado. E os ortopedistas continuam a receitá-los, até já vi uma reportagem em que apareciam pessoas a usá-las durante o trabalho, e isso é um erro. É apenas um exemplo.

    Cumprimentos,
    Pedro.
    Re:Nah (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 01-02-05 0:54 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Eu estou numa de "wait and see". Por mais que se tente, ainda não se encontrou um teclado/rato/whatever 100% ergonómico... porque tal coisa "não é possível"!

    Quero com isto dizer que cada pessoa tem a sua postura e modo de movimentação. Uns são mais correctos do que outros, mas posso com segurança dizer que se estar muitas horas a bater teclado repetidamente pode dar cabo dos braços, o rato é bem pior, porque obriga-te a usar o braço todo (se usares só a mão/pulso parece-me pior, mas como nunca fui desses hábitos... até porque para levantar e puxar o rato é preciso o braço todo). Nestes últimos dias, por coincidência, tenho vindo a sentir o braço direito preso (do rato do PC, mind you, poupem as piadas), e aquele "cavalo" parece dar uma posição mais natural, embora tenha um aspecto... foleiro?

    Não estou a dizer que acredito nesta "novelty" que encontraram agora, mas fico aberto à possibilidade de que possa realmente ser melhor para as mãos do que os habituais ratos. E sim, já existem no mercado ratos muito bons e muito confortáveis, ao invés das habituais talochas de tuta-e-meia disponíveis no supermercado junto ao atum enlatado.
    Re:Nah (Pontos:2)
    por blacksheep em 01-02-05 16:27 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Quero com isto dizer que cada pessoa tem a sua postura e modo de movimentação.

    Se isso for verdade, porque não haver ratos e teclados em que seja possível elevar a altura dos mesmos e etc através de um sistema similar ao das cadeiras... Boa ideia?

    <shame>Houve menos abstenção no Iraque do que a que há em Portugal.</shame>
    Rato por rato... (Pontos:2)
    por Presley em 31-01-05 18:21 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.diasatlanticos.com
    Eu queria é um sistema como o Tom Cruise usa no Minority Report. Ao menos fazia exercicio enquanto o usava...
    Re:Rato por rato... (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 01-02-05 0:56 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    E estar a ver pr0n podendo mexendo nas fotos directamente com as mãos sempre pode dar mais largas à imaginação... :p
    um "rato" chamado "cavalo" (Pontos:1)
    por gildot1 em 31-01-05 23:24 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    desde quando e que o pessoal do gildot usa rato? hehehe
    Re:um "rato" chamado "cavalo" (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 01-02-05 0:57 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Quero-te ver a jogar Q3 sem rato... :)
    Re:um "rato" chamado "cavalo" (Pontos:2)
    por racme em 01-02-05 12:36 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://tinyurl.com/2zvku
    ou doomIII ou warcraft ou cod ...

    mas realmente da q pensar pq raio um gajo q usa linux (90%) e fbsd(10%) tem investidos 20 contos so em tapete+rato...

    deve ser pro geek factor, mas ainda nada consegue bater isto xD muahhh

    "It reduces friction between you and the mousing surface (for speed) and ithelps keep your wrist aligned..."





    se virem o pai natal digam-lhe que a mae natal dormiu ca em casa.
    2.6.10 #1 Sat Dec 25 13:30:34 WET 2004

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]