gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Microsoft Windows AntiSpyware (Beta) já saiu
Contribuído por AsHeS em 08-01-05 21:39
do departamento mata-bicho
Microsoft Gothic escreve "Microsoft Windows AntiSpyware (Beta) é uma tecnologia de segurança que irá ajudar os utilizadores do Windows a remover o spyware e outro tipo de software indesejado. O spyware conhecido será detecado e facilmente apagado do seu computador, para assim reduzir os efeitos secundários do spyware que todos nós conhecemos hoje em dia. A questão está, porque é que eles preferiram comprar a tal empresa que tinha este sistema anti-spyware ao invés de gastarem dinheiro a desenvolver um Internet Expolorer novo e não esperarem até 2006 para lançar o novo browser com o novo sistema operativo Longhorn !? É o que se chama.. dinheiro mal gasto, mas não me parece que com isto irão conseguir parar o crescimento dos outros browsers, como o Mozilla Firefox e o Opera. Mais informações em página "

HP aposta em produtos para o lar | SUSE 9.2 - DVD ISO e instalação FTP disponíveis  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Gothic
  • página
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Sei lá (Pontos:4, Informativo)
    por Mindstorm em 08-01-05 22:03 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    A questão está, porque é que eles preferiram comprar a tal empresa que tinha este sistema anti-spyware ao invés de gastarem dinheiro a desenvolver um Internet Expolorer novo e não esperarem até 2006 para lançar o novo browser com o novo sistema operativo Longhorn !? É o que se chama.. dinheiro mal gasto, mas não me parece que com isto irão conseguir parar o crescimento dos outros browsers, como o Mozilla Firefox e o Opera.
    Porque são coisas diferentes: nem todo o spyware é instalado por falhas de segurança do IE.

    Anyhow, as primeiras reviews parecem ser bastante positivas

    flexbeta
    microsoft inside

    Também instalei o programa e posso dizer que fiquei com uma boa impressão, para além de ter um ambiente gráfico e uma usability que o tornam bastante mais fácil para a maioria dos utilizadores tech-unsavvy. Claro que um programa de subscription num panorama doninado por freeware não me parece ter grande futuro..

    Mindstorm
    Re:Sei lá (Pontos:2)
    por [Cliff] em 08-01-05 22:42 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    ergh, desde quando é que software de remoção de spyware é fácilmente utilizável por leigos (Joe SixPack)?
    WTF, não são as mesmíssimas pessoas que não dão com as coisas se lhes mudarem o ícone de sítio?
    Ou a literacia informática não se aplica à MS-magic?

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Sei lá (Pontos:2)
    por Mindstorm em 08-01-05 22:52 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Peço desculpa mas não percebi que mensagem querias passar...

    Mindstorm
    Re:Sei lá (Pontos:1)
    por al3xandr3 em 08-01-05 23:17 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://havox.no.sapo.pt
    Tambem não percebi "Claro que um programa de subscription num panorama doninado por freeware não me parece ter grande futuro..." oh so true.
    Re:Sei lá (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-01-05 0:57 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    A mensagem que eu quero passar é que falar da usabilidade para tech-unsavies num programa de remoção de spyware é um pouco contraditório... um tech-unsavy não faz ideia do que é o spyware, senão nunca lá tinha instalado aquilo para começar!

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Sei lá (Pontos:2)
    por leitao em 09-01-05 1:18 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    O utilizador "tech-unsavy" nao e' frequentemente quem administra o PC, e mesmo os que sao nao precisam de antever todo o spyware para utilizar uma ferramenta que o procura evitar.


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    Re:Sei lá (Pontos:2)
    por Mindstorm em 09-01-05 1:21 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Sim, tens razão nesse aspecto, mas ainda assim há uma grande diferença entre usar o MS AntiSpyware e o Spybot, por exemplo. E quanto à awareness, talvez o marketing da MS ajude nalguns casos. Claro que não vai haver uma iluminação geral na mente das pessoas que as leve a deixar de instalar weatherbugs e coisas do género, mas quem sabe se isto não virá integrado de origem no Longhorn...

    Mindstorm
    Re:Sei lá (Pontos:1)
    por Zarluk em 11-01-05 3:14 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    mas quem sabe se isto não virá integrado de origem no Longhorn...

    o quê? o spyware? isso iria poupar imenso tempo aos utilizadores a descarregá-lo ;-D


    Re:Sei lá (Pontos:1)
    por Gothic em 09-01-05 13:42 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.ClusterCube.com
    O caravela já respondeu mais abaixo:
    " Entao Pagas o Windows e já agora Pagas (a Mesma empresa) por um programa que limpa software que a principal causa de se instalar é falhas de Segurança no Windows. Cá a mim isso chama-se ser Tanso. "

    Eu não disse que outros programas não instalam, mas eles só instalam por causa de ser Windows, vês alguma coisa dessas ou parecida para outro SO ? eu não... E claro que é óbvio que nem todo o spyware/adware aparecer através do IE, acho que nem precisavas de falar nisso.

    Characteristic of life style...
    Re:Sei lá (Pontos:2)
    por alguem em 10-01-05 10:54 GMT (#53)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    Também instalei o programa e posso dizer que fiquei com uma boa impressão, para além de ter um ambiente gráfico e uma usability que o tornam bastante mais fácil para a maioria dos utilizadores tech-unsavvy. Claro que um programa de subscription num panorama doninado por freeware não me parece ter grande futuro.. Mindstorm Se já tivesses testado o Antispyware da Giant Software só notavas estas duas diferenças: 1-Agora tem o nome microsoft em vez de Giant 2-Agora é beta e antes não o era A microsoft limitou-se a mudar o parcialmente o logo e a fazer umas operações de cosmetica só para não aparecer a marca inicial da empresa que foi comprada. O resto é exactamente igual sem tirar nem por!

    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Tá muito bom (Pontos:2, Interessante)
    por Overclocking em 08-01-05 23:37 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://ninf.ubi.pt/~overclocking/
    O programa está muito bom, a nível de usabilidade está muito á frenre dos principais programas do género, o SpyBot e o Adware, e oferece um nível de protecção geral do sistema bastante agradável do ponto de vista do utilizador regular de windows. Quanto ao facto de poder vir a ser pago, meus caros, trata-se da microsoft, e eles não dão nada a ninguém. Mas também quem é que se importa em pagar cerca de ¤25 por um bom programa e com assistência garantida (é bom que não custe muito mais que isso, senão a pirataria sobrepõe-se num instante).
    Re:Tá muito bom (Pontos:1)
    por caravela em 08-01-05 23:52 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Entao Pagas o Windows e já agora Pagas (a Mesma empresa) por um programa que limpa software que a principal causa de se instalar é falhas de Segurança no Windows. Cá a mim isso chama-se ser Tanso.
    Re:Tá muito bom (Pontos:3, Engraçado)
    por [Cliff] em 09-01-05 1:00 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    k, nova buzzword no gildot: usabilidade.
    Para remoção de spyware, deixo aqui um utilitário infalível e com uma usabilidade incomparável:

    (drum roll)

    format c:

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Tá muito bom (Pontos:1)
    por Overclocking em 09-01-05 12:04 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://ninf.ubi.pt/~overclocking/
    Vocês aqui no Gildot, de um modo geral, têm a mania de ser altruistas e a mania que sabem de tudo e que o resto do mundo, que usa na sua grande maioria windows, é constituido por pessoas estúpidas e que não percebe nada de computadores. E já agora, vamos todos usar cópias piratas do windows, e em casos como eu, na área do design gráfico, vamos usar todos cópias piratas da suite Corel, da Macromedia e da Adobe. Grande ideia !! Porque a Microsoft é blablablabla .... tenham vergonha. Qual é o mal de pagar meia dúzia de tostões por um bom programa (se realmente o programa vier a ser mesmo bom) ?
    Re:Tá muito bom (Pontos:2)
    por Cyclops em 09-01-05 13:22 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Eu não vejo mal nenhum, mas o que estou a comprar em troca? Exijo que a licença me permita correr o programa para fazer seja o que for, que me permita estudar e modificá-lo consoantes as necessidades, distribuir cópias para os meus amigos trocarem informação comigo, e publicar versões modificadas, pois as que me deram jeito podem dar a outros também.

    Por isso, se a licença não me permitir estas coisas, nem pago nem grátis. Parafraseando:
    Software Proprietário? Não, obrigado!
    Re:Tá muito bom (Pontos:2)
    por Lowgitek em 09-01-05 13:38 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Tá bem tá...

    Ok tas no teu direito! MAs lembra-te nem toda gente gosta de se armar em czinheiro e prefere comida já feita que basta só aqecer nomicroondas, estão a execer o mesmo direito que tens.

    Não gostas, põem para o lado do prato e não comas, mas não exijas que o teu menu seja o menu de todos!

    Enfim... quem tiver dinheiro para pagar e queira pagar e não esteja com pachorra para ter que andar a perder tempo com um monte de linhas de código que não lhe dizem absolutamente nada então que pagem!

    Por muito que meta impressão a certas pessoas, a quem viva realmente disso! Chamar a isso extorsão, roubo, etc etc... só fica bem a quem tiver dor de cotovelos.

    Enfim...


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:Tá muito bom (Pontos:1)
    por Overclocking em 09-01-05 14:04 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://ninf.ubi.pt/~overclocking/
    Repara que eu não estou a tentar impor nada a ninguém. Cada um vive a vida que tem e que pode ter, e se eu tenho necessidade de trabalhar com software proprietário e de código fechado, e ter que pagar umas pequenas fortunas por ele, tenho que me conformar e seguir em frente. Agora só não acho certo virem para aqui única e exclusivamente "cascar" na Microsoft e seus produtos, sem ter em conta o resto do mundo. Porque o que aqui realmente se está a falar é um programa anti-spiware que a Microsoft está a desenvolver, e que a meu ver, e de muita gente ( já foram feitas análises ao programa por experts na área ) até está bastante completo e muito bom. Só isso :) .
    Re:Tá muito bom (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-01-05 16:38 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    Acho bem que pagues pequenas fortunas pelo software que usas, se não consegues achar uma alternativa mais barata que faça o mesmo (ex nr. 2: o Dreamweaver é altamente e vale certamente o preço que se paga por ele).
    Nada a dizer a respeito disso.
    Aliás, acho bem que pagues pelo software que utilizas!


    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Tá muito bom (Pontos:2, Esclarecedor)
    por deathontwolegs em 09-01-05 15:32 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.ilumination.web.pt/
    Também não vejo mal nenhum em pagar uns trocos valentes por um bom software, mas já não me agrada a ideia de pagar (1 cêntimo ou 10000 euros) por um software que não precisaria se inicialmente o software que realmente preciso estivesse bem escrito (ou a maior parte do spyware não aproveita buracos do windows?)!

    (Felizmente, para uso pessoal, não preciso de um nem do outro)

    "The only way of discovering the limits of the possible is to venture a little way past them into the impossible."
    Sir Arthur C. Clarke

    Re:Tá muito bom (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-01-05 16:36 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    Acordámos com os pés fora da cama???
    Eu não disse que há mal em pagar meia dúzia de tostões por um bom programa (ex: estou a preparar-me para pagar meia dúzia de tostões pelo Robin Hood que saiu há umas semanas para Linux e está altamente).
    Não critiquei sequer a Microsoft, nem afirmei que era para mandar para o lixo. Disse (e vou ser mais explícito) que a solução 100% imbatível e infalível para spyware é o format.
    E já vem com o sistema operativo.

    Eu não sei, nem quero saber tudo, não percebo nada de computadores e sim, também quero ser estúpido no que toca à utilização de um.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    format? (Pontos:1)
    por tool em 10-01-05 0:59 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Vai lá então à linha de comandos fazer um format a ver se ele te deixa! :P
    Re:format? (Pontos:1)
    por Zarluk em 11-01-05 3:20 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    fdisk?
    Re:Tá muito bom (Pontos:1)
    por caravela em 09-01-05 17:31 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    eu nao me importo de pagar se um progama for bom e se nao ouver outra alternativa. E já agora se "a grande maioria" se atira-se a um poço tu tambem ias atras ? E sim a "a grande maioria" mal sabe usar o Word,quando mais o resto.
    Tá muito mau! São erros a mais ;-( (Pontos:1)
    por Zarluk em 11-01-05 3:27 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    s/ouver/houver/
    s/atira-se/atirasse/

    Quanto menos souberem do Word mais fácil se torna adaptarem-se ao OOo! Dos 8 aos 80 anos (literalmente!).

    Surpreendente, não?


    Re: deves ter a mania ... (Pontos:1)
    por Overclocking em 09-01-05 12:27 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://ninf.ubi.pt/~overclocking/
    Já agora, que me esqueci do teu comentário verdadeiramente de 3º mundo, e como nunca é tarde nem cedo para aprendermos, deixo-te uma prendinha para leres quando te apetecer, sem compromissos. "buzzword por ti referida", troll
    Re: deves ter a mania ... (Pontos:1)
    por jorgelaranjo em 09-01-05 13:44 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://thetaoofwebdesign.tk/

    Eu até gosto dos assuntos da "Usabilidade" mas ela (a palavra) nao consta nem dos Dicionários da Porto Editora nem da Priberam.
    Será que existe noutro?
    Portanto... Ey! Simões! Diz lá de tua justiça...



    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    The Tao of Webdesign
    Que engraçado! (Pontos:3, Interessante)
    por Drune em 08-01-05 23:43 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Isto faz me lembrar uma certa analogia.Imaginem agora que são fabricantes de uma marca de pneus e a marca tem problemas na qualidade dos pneus e furam-se frequentemente. Ora então o que se faz para resolver o problema?! Vende-se os remendos, em vez de melhorar o pneu!

    Isto só visto..
    ..may the source be with you =)
    estranho (Pontos:3, Engraçado)
    por André Simões em 09-01-05 0:51 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    "microsoft" e "anti-spyware" na mesma frase não soa assim um pouco estranho?

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:estranho (Pontos:1, Redundante)
    por raxx7 em 09-01-05 1:05 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    How so?

    Re:estranho (Pontos:2)
    por Perky_Goth em 09-01-05 1:19 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    não...

    "porra, lá tenho o windows fdd, toca a instalar anti-spyware. fdx para a micromerda"
    perfeitamente normal... hehehe
    -----
    You can't take the sky from me...
    artigo do slashdot. (Pontos:2)
    por seven em 09-01-05 1:28 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    http://it.slashdot.org/it/05/01/08/196234.shtml?tid=172&tid=201&tid=218 Não sei se alguem reparou naquela parte em q o antispyware da MS acabava por detectar mais spy/ad wares no final dos testes. Eu cá fiz a experiencia, mas ao contrário, primeiro o MS AntiSpyWare e depois o ad-ware e o spy bot... admirem-se mas ficaram mais de 40 spywares e malwares por detectar... estranho nao?
    Re:artigo do slashdot. (Pontos:2)
    por raxx7 em 09-01-05 2:30 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Se tivesses lido o link do /., vias que eles fizeram exactamente o mesmo e tiveram exactamente o mesmo resultado.

    Billy (Pontos:2)
    por Huxley em 09-01-05 3:49 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Li aqui há tempos uma entrevista onde o Bill Gates admitiu que usava o Ad Aware.
    Deve ser por isso que eles resolveram cop... criar o tal o programa.

    Será que ainda ninguém lhe aconselhou a instalar um Linux, ou pelo menos o Firefox??


    "As you know, these are open forums, you're able to come and listen to what I have to say."
    --George W. Bush
    Re:Billy (Pontos:1)
    por tool em 10-01-05 1:01 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Não cop... criaram nenhum programa. Compraram-o.
    Re:Billy (Pontos:1)
    por jKosh em 10-01-05 9:53 GMT (#48)
    (Utilizador Info)
    Aí não há novidade nenhuma. Penso que já deveriam estar habituados ao facto da M$ ter $$$ para comprar know-how e tecnologia.

    Diga-se de passagem, que geralmente é quando faz melhor figura, ou seja, quando compra feito, se bem q tb já lhe teem saido alguns perús valentes.

    A M$ compra, muda o nome (ou não) e dps vende.

    Já é assim desde o (m$)-DOS, quando o Paul Allen e o Bill Gates tiveram q desencantar urgentemente alguém com um OS para Intel, pois já tinham dito à IBM q o tinham... os manhosos ;P

    \\\c
    Re:Billy (Pontos:1)
    por jKosh em 10-01-05 10:42 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    Duvidas q a M$ por esta altura, não teria já comprado o Linux se fosse algo "comprável" ?

    Eles andam fulos da vida e completamente desorientados simplesmente pelo facto de lhes ter aparecido à frente algo q não podem atirar para fora da estrada facilmente, nem podem encurralar com tácticas comerciais, nem sequer (ultimo recurso!) *comprar*.

    Quando a Internet começou a dar mostras de ser algo que afinal não era uma moda passageira, o Bill lá se virou pró assunto, espreitou e disse "epá... temos q nos meter naquilo também" e pum, nasce o IE.

    Alias, acho q a M$ só sabe *reagir* à inovação dos outros (não estou com isto a dizer q um anti-spyware é inovação... realmente é apenas um remendo).

    Senão vejamos:

    OS: MS-DOS uma reacção ao DR-CP/M; MS-Xenix uma tentativa de entrar no mundo unix, vendido depois à (now infamous) SCO.

    GUI: MS Windows 1.0 uma reação do Bill ao Lisa/Mac GUI do Steve Jobs (que por sua vez tinha baseado a coisa a partir do WIMPs GUI feito na Xerox, e essa foi precisamente a desculpa que o Bill usou quando o Steve o acusou de copiar o GUI da Apple).

    office: MS-Word uma reacção ao Wordstar, MS-MultiPlan reacção ao VisiCalc, MS-Excel reacção ao Lotus 1-2-3

    lan: ms-lan/NT services reacção à Novell

    net: Internet Explorer reacção ao Netscape.

    programming: .NET reacção ao JAVA (se bem q aqui se misture um pouco de zanga de comadres, e aproveitaram para melhorar alguns conceitos... kudus pra eles, mas... é M$ ...felizmente desta vez houve uma reacção ao contrário e apareceu o MONO).

    (n meti links pq escrevi isto à pressa, sorry... usem o google!)

    \\\c
    para quê? (Pontos:1)
    por hybriz em 09-01-05 10:26 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    sinceramente acho que este género de software não é uma solução mas sim um remendo. o problema dos spywares é bem simples a nivel conceptual e um dos pontos de entrada, o via internet, é facilmente mitigavel pela separação de privilégios. porque é que o tal Windows não implementa um GUI mais agradável e mais auto-explicativo a dona de casas para utilizar melhor a granularidade de permissões que são permitidas, ou como quem já não pede muito, ao menos que viessem 'bem' definidas por default.

    se ao invés de fazerem um software novo, conceptualmente inutil[*], a m$ pegasse no IE e no Outlook e implementasse restrições pelo RBAC a coisa mudava muito de figura...

    [*] é minha opinião que um software que apenas verifica assinaturas de virus/spyware/whatever é pura e simplesmente inutil, visto que não mitiga os outros X% de software desconhecido que no caso do spyware são normalmente a vanguarda do problema.



    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:para quê? (Pontos:1)
    por Overclocking em 09-01-05 12:13 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://ninf.ubi.pt/~overclocking/
    Não é por nada, mas tu, e como eu já referi, mais de 90 % dos posters do Gildot, têm a brutal tendência para "cascar" na microsoft. Agora o problema é que caso não saibas, e é o que parece pelo teu post, o spyware, em muitos casos, a nível do utilizador comum de windows ( SIM, NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTAMOS A COMENTAR UM PROGRAMA QUE É PARA WINDOW !!! ) advém de programas instalados e não da internnet e por utilizar o IE e não o Firefox etc etc. Exzemplos como o Kazaa, entre muitos outros, instalam coisas no computador que nem dá para acreditar, e é isso que estes programas têm que combater ( sim, há realmente pessoas que usam o kazaa, quer queiram quer não, e por incrível que possa parecer :) ). Não estou a dizer que o IE não precise de ser melhorado, mas o que realmente era a cura para todo o spyware era uma lavagem cerebral ás dezenas de milhões de pessoas que usam windows sem nenhuma consciência do que quer dizer a palavra Spyware, e que usam e abusam de programas que instalam spyware no pc para nunca de mais lá sair.
    Re:para quê? (Pontos:1)
    por Gothic em 09-01-05 13:49 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.ClusterCube.com
    Acho que não é por serem contra Windows, ou por gostarem de falar mal da M$, mas por compararem outros sistemas melhores com o Windows, em que lhe falta mesma coisa, desde uma "home" onde tudo pode ficar separado do sistema, como em Linux, entre outras coisas mais que não preciso dizer que já se sabe. E também por coisas destas estarem sempre a acontecer.. http://it.slashdot.org/article.pl?sid=05/01/09/0737248&tid=172&tid=113&tid=218

    Characteristic of life style...
    Re:para quê? (Pontos:1)
    por hybriz em 09-01-05 14:47 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    bom... deves estar equivocado. eu linux zealot?
    sim claro. alias pelos meus posts todos vês isso...
    que fique claro que eu não defendo nem a microsoft nem o FLOSS nem a mae do zé cardoso!

    no máximo respeito o FLOSS não só pelos ideais mas também pelo que me deu ao longo do tempo.

    quanto ao spyware, a massificação do mesmo como problema surgiu principalmente via outlook e internet explorer. isso é factual, não me interessa se o outlook ou o IE têm mais ou menos bugs que o firefox ou o opera ou o raio do lynx, facto é que browsers e MUA's são grandes pontos de entrada não só para spyware como para virus e também código menos 'mecanico'...

    se lêres o meu post outra vez, reparas que não defendo o uso do firefox pelo IE ou vice versa ou raio que o parta, para mim firefox ou IE é igual, ha spyware que utilizam os dois como meio de entrada, estou-me a marimbar pra isso. defendo sim a separação de privilegios nesse género de software, o que é relativamente facil de implementar tendo em conta as estruturas já existentes no kernel NT.

    quanto às questões Kazaa, MsnPlus, bla bla bla, sinceramente mantenho a mesma opinião, isto é, que um signature check não é solução. talvez passe pela consciencialização das pessoas, ou por uma especie de verified exec (*coff* eu não disse isto) com signature da microsoft (*coff* *coff* argh..)... mas isso sai um bocado fora da ideia que eu quis manifestar.

    e olha la, usar o botão Antever não te fazia mal nenhum...



    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:para quê? (Pontos:2)
    por raxx7 em 09-01-05 15:57 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Estás a tapar o sol com a peneira.
    O problema com o Spyware não são as falhas na segurança do Windows. É mesmo a estupidez dos utilizadores (muitos dos quais já estão no ponto de aceitar spyware para ter software grátis). E nenhum modelo de segurança resolve isso.

    Re:para quê? (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-01-05 16:43 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    Exactamente!
    E dada a estupidez dos utilizadores, é indiferente se o programa anti-spyware tem ou não uma interface simples de utilizar porque eles se estão nas tintas e nem fazem ideia do que é o anti-spyware.
    Quando chegam as perguntas difíceis, independentemente da interface amigável, liga-se para o amigo do amigo.

    Agora, virem para aqui dizer: epá, o programa está altamente e tem uma interface super simples de utilizar por nhurros é altamente incompatível com a função do programa.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:para quê? (Pontos:1)
    por hybriz em 09-01-05 17:33 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    sinceramente acho que não :) mas lá está, eu só estava a olhar mais para o contexto empresarial, onde o utilizador é efectivamente um utilizador, isto é, o seu diametro de acção no sistema é definido e limitado pelo administrador do sistema.

    quanto a home users, bom acho melhor ficar calado visto que sou algo extremista nesse aspecto ("mas ó mano, o msgplus é mais giro!" "hummm, não.").



    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:para quê? (Pontos:2)
    por raxx7 em 09-01-05 18:26 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Não estás a dizer nada ai..

    Re:para quê? (Pontos:2)
    por bêbado em 10-01-05 10:15 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    "mais de 90 % dos posters do Gildot, têm a brutal tendência para "cascar" na microsoft"

    90% ainda é pouco!! Vamos lá pessoal! Mais um esforço e chegamos aos 100%! :-D

    "mas o que realmente era a cura para todo o spyware era uma lavagem cerebral ás dezenas de milhões de pessoas que usam windows"

    Se é para lavar, que se lave a fundo e se acabe com o Windows. É que se não existe este problema noutro sistema operativo, então o problema é do Windows. Não é do utilizador.

    ~~~ O vinho é q'induca e o fado é q'instrói ~~~
    O problema é justamente ser da Microsoft (Pontos:1, Despropositado)
    por mpinho em 09-01-05 13:37 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Problemas que vejo:

    1- Esse produto provavelmente não vai detectar os spywares da própria M$, da CIA e nem dos "parceiros" da M$.

    2- Como um produto que pretende procurar softwares ocultos (spywares) pode ser fechado ? Quem garante que ele próprio não é um spyware ?

    3- Como será um produto M$ e, por isso mesmo, será usado por mais de 90% dos idiotas da face da terra, é muito provável que ele seja o alvo número 1 de todos os vírus e worms do mundo. Basta fazer um código que desligue ou inutilize esse programa anti-spiware, assim como já existem vírus que desligam o firewall do Windows XP SP2.

    Enfim, se existem alternativas não-M$ e muitas gratuitas PARA QUE usar a versão M$ ?
    Re:O problema é justamente ser da Microsoft (Pontos:2)
    por Lowgitek em 09-01-05 13:50 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Deixa la que a CIA precisa mesmo de spyware para fazer o que fazem... rotfl, e já agora a Microsoft! buahah

    O teu segundo ponto é a origem da famosa teoria da conspiração... "tão todos contra mim tou é tramado!"

    O terceiro ponto chamar de idiotas todos os que usam windows é um tanto rebuscado da tua parte mas ok..

    Em relação a tua famosa pergunta, poderia se dizer...

    Falta de people verdadeiramente especializado na área de suporte, para os tais sistemas "gratuitos" por exemplo ? Preço a pagar pela manutenção de todo os sistemas (ver ponto anterior), falta de divulgação e promoção das ditas alternativas que sejam convincentes como a que os "maufeitores" da Microsoft possuem?... etc etc...

    Enfim... continua lá com as vendas nos olhos, com grandes cartazes a dizer que a Microsoft e os EUA são o verdadeiro cancro do mundo... que acho que fazes muito bem!


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:O problema é justamente ser da Microsoft (Pontos:1, Redundante)
    por 4Gr em 09-01-05 20:14 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Enfim... continua lá com as vendas nos olhos, com grandes cartazes a dizer que a Microsoft e os EUA são o verdadeiro cancro do mundo... que acho que fazes muito

    Parece-me que quem anda com vendas há bastantes anos és tu, desculpa que te diga. Ou então andamos a observar Microsoft's e EUA's diferentes.

    Disclaimer: não sou anti-americano. Agora, que aquilo é uma autêntica _selva_, com autênticos macacos a acharem que nos encontramos na idade média e se invadem países para obter recursos naturais.. não!

    Paradoxo do ano: Microsoft Works!
    Dominus vobiscum
    Re:O problema é justamente ser da Microsoft (Pontos:2)
    por Dehumanizer em 10-01-05 10:25 GMT (#50)
    (Utilizador Info) http://www.midnightcreations.org
    Bem, no Civilization 3 isso funciona. :)


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:O problema é justamente ser da Microsoft (Pontos:2)
    por Psiwar em 10-01-05 11:48 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Got Iron?
    - Yes, continue.
    - No, pray.

    Got Gunpowder?
    - Yes, continue.
    - No, beg!

    Got Oil?
    - Yes, conquer.
    - No, invade!

    Comparação... (Pontos:3, Engraçado)
    por Dehumanizer em 09-01-05 19:25 GMT (#39)
    (Utilizador Info) http://www.midnightcreations.org
    Uma empresa faz uma torradeira que ocasionalmente pega fogo... mas, em vez de fazerem uma torradeira melhor, dão (com a possibilidade de passarem a vender, no futuro) um extintor de incêndio.

    (não é minha, vi na discussão sobre isto no slashdot, mas acho que diz tudo).


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:Comparação... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-01-05 23:35 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com/~cpinto
    Mas a usabilidade do extintor do fabricante de torradeiras não tem comparação com a do extintor de outro fabricante qualquer, por isso não faz mal... ainda bem que lançaram o extintor.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:Comparação... (Pontos:2)
    por Drune em 10-01-05 0:36 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    É exactamente o que disse acerca da analogia dos pneus! :) Penso que isto bateu no fundo..
    ..may the source be with you =)
    Re:Comparação... (Pontos:1)
    por rncp em 10-01-05 2:37 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Pessoalmente acho que tanto uma como a outra (analogias) são más, pois não há que esquecer que a GRANDE parte da equação cuja solução é spyware é o utilizador. O utilizador é que carrega em "Next" sem ler, o utilizador é que carrega em "Yes" quando aparece uma prompt (mais uma vez sem ler), o utilizador é que instala isto e aquilo porque é giro. Antes de se começar a dizer que a culpa é de "a" ou "b", eduque-se o utilizador.
    Re:Comparação... (Pontos:2)
    por CrLf em 10-01-05 3:19 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Essa é sempre uma boa argumentação quando se quer tapar o sol com uma peneira e fingir que os problemas não existem.

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:Comparação... (Pontos:2)
    por null em 10-01-05 10:41 GMT (#51)
    (Utilizador Info)
    Queres um exemplo dum gajo no States que está a levar com um processo em tribunal por instalar spyware sem conhecimento do utilizador?
    Re:Comparação... (Pontos:2)
    por null em 10-01-05 11:45 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    O exemplo

    http://www.theregister.co.uk/2005/01/05/wallace_spyware_case/

    o caso em tribunal

    http://www.theregister.co.uk/2004/10/11/ftc_targets_spyware/

    e os WMA

    http://www.theregister.co.uk/2004/12/31/p2p_adware_threat/

    Re:Comparação... (Pontos:1)
    por Zarluk em 11-01-05 3:46 GMT (#61)
    (Utilizador Info)

    Caixa de diálogo abre-se à frente da janela do konqueror e pergunta:
    Tenho aqui uma coisa que queria instalar na sua máquina e que me vai permitir sacar os dados dos seus cartões de crédito. Deixa?

    Resposta do utilizador.
    Sim

    Abre-se nova caixa de diálogo em cima da anterior que diz:
    Não tem permissões para executar esta operação!"

    FIM!


    Update (Pontos:2)
    por null em 10-01-05 9:41 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Também remove o windows update?
    Hummm... (Pontos:1)
    por HoliGgan em 10-01-05 11:59 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Sou um utilizador assíduo do "trio maravilha" nestas coisas: o Ad-Aware, o Spybot e o Spyblaster (para quem não conhece este último, funciona como vacina para o spyware, à semelhança da opção "imunize" do Spybot, mas mais completo).

    Nunca olhei muito para outros programas de limpeza de spyware porque, das duas, uma: ou porque se revelavam sinceramente maus e ineficazes, ou porque simplesmente há qualquer coisa na ideia de pagar por um sofware para limpar spyware que me soa mal. Quando soube que há software desse que ele próprio instala spyware foi a gota de água: não uso nada além do trio que, para além de bom, é grátis.

    Por isso, nunca cheguei a testar o tal software da empresa que a Microsoft comprou. No entanto, pelo que já vi da versão da Microsoft, o software parece-me bastante completo e eficaz.

    Tem, no entanto, algumas "falhas", nomeadamente tomar decisões em nome do utilizador. Um exemplo? Há determinados componentes que, ou porque estão associados à Microsoft de alguma maneira, ou porque são de "fonte segura", têm carta branca para passear pelo sistema. Ou quando o programa apenas diz: "olha e tal, eu autorizei aki uma cena que eu sei que não tem problemas e tal e coiso".

    Acho que devia de haver um maior controlo por parte do utilizador, devia de ser mais "binário", ou seja, "detectei A, B, C e D, o que queres fazer? eu sugiro X" e aí a pessoa se quiser bloqueia tudo, se quiser autoriza tudo, se quiser faz o tal X, um pouco à semelhança do que passa com as firewalls (que são umas chatas e perguntam tudo e ainda bem, porque não quero cá que "assumam" coisas por mim).

    À parte destas questões, como já referi, o software parece-me bastante interessante. A data de validade que o mesmo tem é devido ao facto de ser uma versão beta (como já é habitual na Microsoft), apesar de haver rumores de um serviço de segurança (apelidado A1 ou lá o que é) que a Microsoft vai lançar (a pagar, claro) e que vai incluir a parte de antivirus e, eventualmente, de anti-spyware.

    De qualquer forma, temos sempre o "trio maravilha", que faz um trabalho muito bom e que (até ver) é grátis!

    Spyware só em SO M$... (Pontos:1)
    por Gothic em 10-01-05 16:00 GMT (#57)
    (Utilizador Info) http://www.ClusterCube.com
    A empresa de segurança Secunia está a avisar os utilizadores do Internet Explorer 6 acerca da existência de um novo exploit que se aproveita de vulnerabilidades já conhecidas daquele browser da Microsoft para executar programas de spyware e pornografia, mesmo com o SP2 instalado.

    As falhas envolvidas são conhecidas há mais de dois meses, mas as técnicas de exploração anteriores requeriam interacção por parte do utilizador, enquanto este novo exploit é completamente automático, necessitando apenas da visita a uma página Web, explica a Secunia.

    A empresa está a aconselhar os utilizadores a desactivarem o suporte Active X do IE como uma medida de prevenção até que a Microsoft apresente o respectivo patch do problema. Sugere igualmente o recurso a um outro browser, em alternativa.

    A Secunia está igualmente a avisar acerca de outra vulnerabilidade no controlo HTML Help que, quando usada em combinação com outra falha drag-and-drop, poderá permitir o acesso a um PC, embora neste caso seja necessária interacção por parte do utilizador.

    A Microsoft tinha conhecimento acerca das vulnerabilidades há pelo menos dois meses e, em declarações à C|Net, responsáveis da Secunia dizem estranhar que ainda não tenham surgido os respectivos patches.

    Por sua vez, a fabricante de software justifica o atraso afirmando que quer assegurar a efectividade total dos códigos de correcção.

    Ai que giro ;-)

    Fonte: TEK SAPO

    Characteristic of life style...
    Re:Spyware só em SO M$... (Pontos:1)
    por hybriz em 11-01-05 14:01 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    spyware só em m$? isso não é bem assim.
    só dá dinheiro em m$.
    se desse dinheiro em outro SO qq achas que não existia? vais-me dizer que nunca viste spyware que aproveita vulns do firefox? enfim... mania de cascar na m$.
    vulns toda a gente tem, se fosse outro sistema operativo o mais utilizado (como quem diz, com a maioria da massa utilizadora idiota), não faltavam ai problemas desses...

    alias, já têm feito umas coisas bonitas com o firefox :) de realçar a early release da advisory do amigo Paul da isec.pl referente ao problema da uselib() que segundo consta, deveu-se ao cliph não ter o firefox actualizado. outra de realçar que ainda "não tem patch" (como quem diz, o binario que é distribuido pra Windows ainda não colmata esta falha [va lá, não peguem no comentário aqui, dêm-me desconto]), é um pseudo esquema de phishing relacionada com esta vuln.

    a meu ver o que causa este genero de fenomenos não é o codigo de má qualidade em si (que isso está em todo o lado :b basta olhar à salganhada que é o código do firefox e perceber porque é que muitas pessoas pura e simplesmente desistem de o auditar), mas a questão do software que é mais utilizado, de modo que o 'ataque' tenham a maior afecção possivel. Meios há em todos os browsers, se chateiam mais o IE em grande parte é porque mesmo muita gente o usa (e dá muito jeito teres 20 vulns conhecidas, publicas, exploradas "on the wild" e sem patch...para lembrar aquela lista do pivx.com).


    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]