gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Thunderbird 1.0 is out!
Contribuído por scorpio em 07-12-04 12:18
do departamento releases
mozilla O Thunderbird 1.0 está cá fora, pronto para mastigar as vossas mailboxes. De acordo com o Changelog, algumas das modificações incluem as "saved search folders", integração de feeds RSS, classificação de mensagens em grupos e suporte melhorado a migração de mailboxes de outros clientes (goodbye Outlook, anyone?). A notícia está no Mozillazine, e podem começar a puxá-lo daqui.
[scorpio: A minha experiência com o Thunderbird é excelente - 6.9GB de email, plugins para GPG e afins. O melhor é a possibilidade de partilhar a mailbox entre Linux e Windows (para quem precisa), desde que esteja numa partição FAT. BTW, no slashdot ainda nem sombras da notícia...]

Governo Português apoia software aberto | Licenças MySQL  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • gildot
  • Thunderbird 1.0 está cá fora
  • Changelog
  • Mozillazine
  • daqui
  • Mais acerca mozilla
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 07-12-04 13:25 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    não é o melhor da classe.
    Retiraram o suporte LDAP? É que é melhor retirá-lo que deixar lá aquilo que não é nada...

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:1)
    por vegeta em 07-12-04 15:17 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://core.turquel.com
    Então qual é? queria trocar o outlook por uma cena OS, pensei neste era uma boa solução...


    PoWeREd bY TuRQueL HaRdCoRe, bJeCa StYLe!!!!
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 07-12-04 15:43 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Gostava de recomendar o Evolution, mas não consigo... a integração com LDAP também não é nada famosa. E a 2.0 tem menos features que a 1.4.
    O next-in-line seria o KMail/Kontact. É caso de dar uma espiadela e ver se gostas...
    O Kontact tem um ponto a favor: integra com eGroupware,phpGroupware,Open-Xchange e acho que com o MS Exchange também. Só pelos dois primeiros já leva vantagem para uma solução SOHO (é tão, mas tão bonito este chavão).

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 07-12-04 18:58 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    A minha experiência com o KMail é péssima. Experimentei o KMail precisamente pela integração no Kontact mas deparei-me com uns bugs chatos e problemas de integração com o gpg. Quanto ao gpg, não encontrei onde se coloca a passphrase e também não gostei da forma como são mostrados os emails cifrados e/ou assinados. Quanto aos bugs, o mais visível era olhar para a lista de emails (subjects), selecionar um com o rato e assim que clico nele, o subject muda e o email selecionado é outro (o acima ou abaixo não me lembro). É como se a lista de emails fizesse um shift sempre que selecionava um email e nunca obtinha aquele que queria.

    --
    CodeMaker
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por blacksheep em 07-12-04 22:10 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    O problema do Kontact é que ainda está em desenvolvimento, tendo atingido o 1.0 apenas recentemente. Mesmo o Kmail está sempre em constante desenvolvimento.
    Pessoalmente, nunca tive nenhum dos bugs que mencionaste. Experimenta a última versão do Kontact e seus componentes.
    Quanto aos Kmail não mostrar os emails com o aspecto que desejas, lembra-te que este, para o bem ou para o mal, é muito, mas muito configurável. Podes tentar navegar um pouco pelos menus e diálogos a ver se encontras algo te satisfaça.
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 07-12-04 22:22 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Eu uso Gentoo e tenho-o sempre actualizado. Portanto as últimas versões estão todas instaladas. Mas isso também pode ser um problema. Podem ser versões demasiado novas ;).

    Mas se alguém me souber dizer onde raio se insere a passphrase do gpg, eu volto concerteza a experimentar o kmail. Até porque tenho a sensação que o outro bug que eu experimentei, acontecia quando eu tentava ver um email encriptado com gpg, o qual não conseguia decriptar porque não localizei nenhum sítio para inserir a passphrase.

    --
    CodeMaker
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 07-12-04 22:29 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    pass do GPG, não é no kwallet? pensando nisso, é capaz de fazer sentido porque eles querem unificar isso...

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 07-12-04 22:44 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Não é que agora está a funcionar!! Agora quando clico numa mensagem encriptado o tipo pede-me a passphrase! E nem sequer tenho o kwallet activado! Bem... vamos lá experimentar isto por uns tempos. Já tenho usado a agenda e esta integração interessa-me. No entanto confesso que vai ser difícil mudar para o kmail depois de tanto tempo a *adorar* o thunderbird. Mesmo que mude, não vai ser por ter deixado gostar o thunderbird. Vai ser mesmo por causa da integração do kontact com vários componentes do KDE.

    Entretanto tenho que pensar numa forma de portar todos os meus emails do thunderbird para o kmail...

    --
    CodeMaker
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por Antonio Manuel Dias em 07-12-04 22:54 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net

    Entretanto tenho que pensar numa forma de portar todos os meus emails do thunderbird para o kmail...

    Na última vez que usei o KMail ele conseguia ler e importar ficheiros mbox (o tipo das caixas de correio do Mozilla/Thunderbird), pelo que em princípio não deves ter que fazer nada.


    "mudem de rumo, já lá vem outro carreiro"
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 07-12-04 23:10 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Fixe!

    Infelizmente deitei foguetes antes da hora. O gpg continua a funcionar mas o outro bug de não aparecerem os emails correctamente listados voltou :(

    --
    CodeMaker
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 07-12-04 16:59 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    A pergunta a seguir não é ironia mas mesmo curiosidade, qual é o problema com o IMAP ?

    Obrigado.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:2)
    por Mindstorm em 07-12-04 18:56 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Penso que ele falou de LDAP e não IMAP...

    Mindstorm
    Re:É um bom programa, mas... (Pontos:1)
    por Lowgitek em 07-12-04 20:50 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Sorry my mistake ;)


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Já agora ... fica a pergunta... (Pontos:1)
    por Esqueleto em 07-12-04 14:51 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://wiki.online-na.net
    Já uso o Thunderbird à alguma tempo .... ainda usava o Mozilla e logo que foi separado em FireFox e ThunderBird, passou a ser o meu cliente de email de eleição.

    Uma pergunta:
    Eu tenho diversas regras de movimentação de emails para diversas pastas e ainda regras de SPAM. Como faço, se eu quizer instalar o Thunderbird noutra máquina levar essas regras? Que ficheiro(s) tenho que levar para a nova instslação?

    Alguém ???

    (())
    Esqueleto
    Odivelas - Portugal
    ------------------------------ Visit me in: http://wiki.online-na.net
    Re:Já agora ... fica a pergunta... (Pontos:2)
    por ruben dig em 07-12-04 15:05 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    no sitio onde estao os ficheiros guardados deves ter este ficheiro com um nome suspeito :
    msgFilterRules.dat
    não tenho certeza mas deve ser este ...
    já agora uso num portatil Firefox 0.9 em Win e Mozilla Mail 1.6 em Linux com os mails a serem guardados numa particao Fat e nunca tive problemas ,pelo sim pelo nao vou guardando uns backups não vá o diabo tecê-las :P
    Re:Já agora ... fica a pergunta... (Pontos:1)
    por tool em 07-12-04 19:12 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Se calhar não te vou ajudar em nada mas acabei de formatar o computador e fiz o que está neste site: aqui. Funciona com o Firefox também, embora com as diferentes pastas que ele usa (tudo explicado no site).
    Re:Já agora ... fica a pergunta... (Pontos:1)
    por tool em 07-12-04 19:14 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Antever! Antever!

    Aqui está o link correcto: aqui!

    atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:4, Informativo)
    por hybriz em 07-12-04 15:18 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    o thunderbird guarda os mails num unico ficheiro, tenham cuidado quando o vosso anti-virus detectar qualquer coisa no ficheiro, porque se o eliminarem o resultado é obvio, se o repararem também trará problemas.
    este aviso fica tanto pra windows como pra unixes, seja onde quer que usem anti-virus com o thunderbird.

    era bom haver algum genero de integração pois que eu tinha o thunderbird em maquinas de trabalho e eles usam norton por lá, a default rule era apagar o ficheiro, la se foram 2 gigas de email... e o norton quando apaga, faz um wipe...so no retrieval.

    regards,
    hybriz

    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:1)
    por hybriz em 07-12-04 15:23 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    já agora fica aqui o link da mozilla zine com dicas para esta situação.

    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por MacLeod em 07-12-04 15:27 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Não é exactamente verdade. Se for como o Mozilla Mail (o que uso), ele não guarda os emails todos num ficheiro. O que acontece é que cada pasta de emails (Inbox, Sent, Junk, etc) é um ficheiro. Se guardares os emails noutra pasta que não a Inbox (ou moveres/apagares o email com virus no Thunderbird), esse problema não se põe.

    Como uso IMAP geralmente não tenho esses problemas. Se for necessário apagar, ele apaga a cópia do email que foi descarregado.

    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2, Interessante)
    por hybriz em 07-12-04 17:15 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    thing is, ele tem um ficheiro por pasta.
    nao consegues apagar o e-mail antes que o AV (antivirus) o detecte e logo entre em funcionamento a politica default que tem, seja quarantine, delete, deny access, whatever...
    no link que meti no segundo comentário aconselham a alterar as policys do AV mas isso nem sempre é possivel. não haver integração não deixa de ser um problema :\ eu não me tinha deparado com este problema pois na empresa usa-se norton antivirus e ele tem uma especie de sniffer que faz scans a trafego pop3,smtp e imap... o problema surgiu quando se começou a utilizar esses protocolos sobre ssl e o norton não surtia efeito nenhum...


    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 07-12-04 19:04 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Eu guardo os ficheiros noutras pastas e o que acontece é que cada uma destas pastas é um ficheiro (ou 2) e os emails dessa pasta estão todos dentro desse ficheiro. Como obviamente não vou criar uma pasta por ficheiro, o problema mantem-se. Não para mim que não uso anti-virus no linux e apago todos os ficheiros que possam ter virus de qualquer das formas. Mas continua a ser um problema para implementações genéricas.

    --
    CodeMaker
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por MacLeod em 07-12-04 20:02 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Se não tiveres o hábito de manter as mensagens no Inbox, o problema não se põe. Mas concordo que o Thunderbird devia ter a opção para outro tipo de armazenamento, por exemplo Maildir.
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por Antonio Manuel Dias em 07-12-04 22:18 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net
    É a única coisa de que sinto falta desde que mudei do KMail...
    "mudem de rumo, já lá vem outro carreiro"
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 07-12-04 23:39 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Ou eu não estou a entender o que queres dizer ou tu não entendeste o que eu escrevi...

    --
    CodeMaker
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por MacLeod em 08-12-04 9:06 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Estava a partir do princípio que o AV só actuava nos ficheiros de emails acabados de receber - ie, na "pasta" inbox.
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:1)
    por hybriz em 08-12-04 17:55 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    pois, mas a questão é que o AV manifesta-se se houver actividade no ficheiro ou mesmo num scan normal a pastas. e é na questão generalista que surge o problema.

    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por CrLf em 07-12-04 18:33 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    A solução para isto seria simples: meter uma extensão .mbx nas mailboxes. A maioria dos antivirus já excluem esta extensão da lista de ficheiros a examinar. Mas vai lá bater na cabeça dos tipos do Thunderbird, eu já me fartei de reclamar acerca disto (no meio da guerra que vai na mailing-list de localização, com quase toda a gente a achar que o Thunderbird não está ainda pronto para ser 1.0) mas ninguém ligou nenhuma (tal como não ligaram ao bug que está aberto à séculos e onde as respostas são a culpar os antivirus por isto).

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:3, Interessante)
    por Antonio Manuel Dias em 07-12-04 22:46 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net

    Determinar o tipo de ficheiro pela sua extensão não é muito inteligente e, neste caso, ainda menos, já que o formato mbox é suficientemente conhecido para que todos os antivírus o pudessem identificar ao analisar. Assim, penso que neste ponto o pessoal do Thunderbird tem razão.

    Uma solução elegante seria implementar as pastas de correio no formato Maildir, em vez do mbox, já que assim os antivírus eliminariam apenas a mensagem infectada, o que seria um bónus. Isto teria ainda o benefício de tornar a caixa de correio mais segura contra outros problemas que tenham como efeito corromper ficheiros.

    Por outro lado, o ideal seria, penso eu, que os antivírus se tornassem suficientemente inteligentes para reconhecer um mbox ao analisar um ficheiro e, de preferência, ser capaz de eliminar uma mensagem infectada lá contida sem o inutilizar.


    "mudem de rumo, já lá vem outro carreiro"
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:2)
    por CrLf em 07-12-04 23:04 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    A extensão pode não ser a melhor forma de excluir ficheiros, mas o formato mbox também não tem nenhum "magic" que o torne detectável...

    O que é certo é que o Thunderbird está aqui a lutar contra uma data de "virus scanners" diferentes, todos com o mesmo comportamento. O que é que é mais fácil, convencer as Symantecs e McAfee's a implementar um esquema manhoso para reconhecer ficheiros "mbox" ou meter uma extensão no ficheiro?

    Nem sequer seria preciso mudar de formato, o que daria uma trabalheira dos diabos, bastava acrescentar a extensão.

    No estado em que está, as pessoas perdem o mail e culpam o Thunderbird. Eu já vi isto acontecer várias vezes (agora já estou escaldado e crio sempre uma excepção para o profile do Thunderbird sempre que convenço alguém a usá-lo) e explicar que a culpa é do antivirus e garantir que já não volta a acontecer não é suficiente para que os utilizadores não ganhem uma permanente desconfiança em relação a ele. Afinal de contas, o Eudora que eles usavam (é uma praga no DQ/FCT-UNL) sempre foi fiável.

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:3, Informativo)
    por Antonio Manuel Dias em 07-12-04 23:55 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net

    o formato mbox também não tem nenhum "magic" que o torne detectável...

    O ficheiro mbox é um ficheiro de texto simples composto por mensagens em que cada uma começa por uma linha com o seguinte formato:

    From - Www Mmm dd hr:mn:ss yyyy

    Penso que não é difícil detectar um ficheiro deste tipo... principalmente para companhias que fazem software para detectar vírus dentro de ficheiros. Mas tens razão num ponto: alterar a extensão dos ficheiros de .mbox para .mbx era o mais simples!!!


    "mudem de rumo, já lá vem outro carreiro"
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:1)
    por hybriz em 08-12-04 17:57 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    acho que era mais vantajoso a todos os niveis, especialmente na questão dos virus scans se o formato Maildir fosse adoptado :)
    mesmo a nivel de organização e migração, é muito aceitavel :)
    aponto para a Maildir como a solução para este e outros problemas que possam surgir relativamente a mailboxes.


    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Re:atenção para o pessoal que usa anti-virus (Pontos:1)
    por hybriz em 08-12-04 17:56 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    pois mas também não creio que essa seja uma solução apropriada, visto que abre um ponto de falha :| o antivirus não é suposto ignorar nada alem de quarantined files, pelo menos no meu entender...


    --
    patrocionado por: Kmos, o criminoso!
    Integração (Pontos:1)
    por karamelo em 07-12-04 16:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Quando ele fizer sync com o meu PDA, Telefone e multiplos clientes de mail então eu mudo :P
    Por agora fico pelo outlook
    Re:Integração (Pontos:1)
    por null em 07-12-04 17:18 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    De repente deu-me um zzt e pareceu-me ler sobre isso na página do Thunderbird.
    Re:Integração (Pontos:1)
    por null em 08-12-04 1:20 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Para já só para Palm.
    Re:Integração (Pontos:2)
    por MacLeod em 07-12-04 20:05 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    O que é fazer sync com múltiplos clientes de email? O Thunderbird é um cliente de email, não é um calendário. Se queres o calendário tens o Mozilla Calendar (ou o standalone Sunbird). Não faz sync com PDAs e afins (ainda), mas suporta iCal, o que para mim é suficiente.
    Re:Integração (Pontos:1)
    por karamelo em 08-12-04 23:39 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Sync do meu outlook em casa, no trabalho e no portatil... Era isto que eu queria dizer :) sorry..
    Re:Integração (Pontos:2)
    por CrLf em 07-12-04 21:06 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Se tiveres um Palm. ..

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:Integração (Pontos:2)
    por Tintim em 08-12-04 5:03 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Pena (aparentemente) ser só para Windows...
    Re:Integração (Pontos:1)
    por karamelo em 08-12-04 23:39 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    iPaq :(
    Re:Integração (Pontos:1)
    por karamelo em 08-12-04 23:40 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    E esse só faz sync do address book pelo que vi...
    Re:Integração (Pontos:3, Engraçado)
    por joaorf em 08-12-04 0:56 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Por agora fico pelo outlook

    Esse é excelente a fazer sync com virus...

    Re:Integração (Pontos:2)
    por Gamito em 08-12-04 18:01 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://gamito.startux.org
    LOL :)

    Mário Gamito
    gamito.startux.org
    Re:Integração (Pontos:1)
    por karamelo em 08-12-04 23:39 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Nunca me aconteceu tal :)
    Re:Integração (Pontos:2)
    por Duke em 09-12-04 6:37 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www.urban.homelinux.org
    Posta aí o teu mail e espera uns dias!
    God is NoWHere...
    Re:Integração (Pontos:1)
    por karamelo em 09-12-04 8:09 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    O meu pail está postado em muito lado e não é por isso que recebo vírus que me afectem...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]