gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Entrevista com a NVIDIA
Contribuído por BladeRunner em 14-11-04 21:00
do departamento nvidia
Linux CrLf escreve "No linuxquestions.org está uma entrevista com a NVIDIA, acerca do suporte ao Linux por parte desta empresa.

«(...)we use [Linux] for many things internally from developing drivers to designing and verifying our chip design. We use Linux substantially for software development, testing, as well as having the largest Linux data center for chip simulation in the industry!»

«Around 15-20% of our workstation users ship with Linux. Some industries in the workstation business are 100% Linux. We have users using our Linux OpenGL drivers for things like designing automobiles, operating medical equipment, broadcasting television, and creating the latest special effects in movies.» "

Trabalhar na indústria dos jogos é duro | Novo Sun Solaris 10 - Open and Free  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • CrLf
  • linuxquestions.org
  • entrevista
  • NVIDIA
  • Mais acerca Linux
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Nvidia driver opensource? (Pontos:2, Esclarecedor)
    por andyrock em 14-11-04 23:23 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://paginas.fe.up.pt/~ec99090
    O que me chateia nestas entrevistas, é que passam a vida a implorar que a nvidia torne o driver open source... ja se sabe qual a resposta, mas passam a vida a pedir. Em 13 perguntas nesta entrevista, 3 estão relacionadas com o driver open source... cerca de 23% das perguntas a bater nessa tecla.

    Não me parece que 23% dos utilizadores nvidia&linux tenham como objectivo um driver opensource... Querem é que ele funcione, e como se pode provar de diferentes formas, é o melhor que existe no mercado.

    Gostava eu que todo o hardware tivesse um suporte desta qualidade.

    Não estou a dizer que um driver opensource é mau (sei que há provas do contrário).. Tou a dizer que _este_ é closed, funciona assim, vai ficar assim, não adianta passar a vida a bater no mesmo.
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:2)
    por CrLf em 14-11-04 23:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Eu preferia que o driver fosse open-source, mas acho que não vem mal nenhum ao mundo por ser closed-source, dado que o suporte tem sido de primeira qualidade (com aquela falha temporária durante a fase das 4K_STACKS).

    Existem duas razões que levam as pessoas a pedir um driver opensource:
    1. O receio de que o suporte da nvidia possa reduzir-se ou ser terminado algures no futuro. Este é um receio válido, já que as condições do mercado e a orientação da empresa pode mudar por razões que hoje não se imaginam. Um driver open-source daria garantias de que continuaria a ser mantido pela comunidade. Com a velocidade a que evolui o Linux, um driver parado rapidamente se tornaria inútil. E existe por aí muita peça de hardware que rapidamente perdeu todo e qualquer suporte por parte do fabricante, curiosamente para Windows. Exemplos disto são muitos dos chipsets da S3.
    2. A falta de suporte fora do x86{-64}. Um driver open-source permitiria suportar o hardware da nvidia noutras plataformas, como o PowerPC, que não são interessantes para eles. Não esquecer que a nvidia dá suporte para Linux por causa dos clientes das áreas científicas e da engenharia, que têm bastante peso e gastam bastante dinheiro, não por causa dos clientes domésticos (apesar de isto ser um efeito secundário bem vindo, já que no segmento de utilizadores de Linux eles simplesmente derretem a ATi[1]).


    --
    Carlos Rodrigues
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:1)
    por null em 15-11-04 12:56 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Não foi o caro CrLf que comentou aqui há uns tempos serem aceites artigos em inglês? :-P
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:2)
    por blacksheep em 15-11-04 18:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Vamos ser justos. O artigo não está em inglês. Apenas cita parte do artigo ao qual se está a referir que, por sua vez, é em inglês.
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:1)
    por null em 15-11-04 18:36 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Meio meio, mas era só uma pequena provocação :-)
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:2)
    por higuita em 15-11-04 18:20 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    uerem é que ele funcione, e como se pode provar de diferentes formas, é o melhor que existe no mercado.

    pois, mas com sistemas nao x86 nao funcionam, com muitos patchs para o kernel tambem nao e para corrigir um bug simples temos de esperar meses pela proxima versao ou voltar para a versao anterior (e aturar outro bug qualquer...)

    claro que todos adorariam drivers livres no mesmo nivel de velocidade dos fechados, mas o que o pessoal pede principalmente sao drivers livres com suporte 3D, mesmo que muito mais lento que os closed... e para isso sao preciso especificacoes que nem assim a nvidia da'
    o objectivo era ter realmente algum controlo sobre o que temos, nao ficar dependente da politica da nvidia, que pode mudar de um dia para o outro (tipo caldera->SCO) e deixar MUITOS productos totalmente pendurados sem qualquer saida
    eu considero que nao se esta' a pedir muito, 90% das pessoas usariam os drivers close source, mas os opensource seriam sempre a saida de emergencia e tambem os unicos drivers que muita gente seria capaz de usar

    os drivers da ATI livres sao muito mais lentos que os closed source, mas pelo menos temos a liberdade de escolher entre uns e outros (pelo menos ate' a 9200) e nao estou a ver a ATI preocupada que lhe roubem o desenho da ati9200 apenas pelos drivers livres
    Os drivers livres tambem estao a aumentar de velocidade de versao para versao, pelo que podem nunca chegar a velocidade dos drivers da ATI, mas podem chegar a ser rapidos o suficiente para quase todos os usos

    quer a nvidia, quer a ati sabem bem que qualquer concorrente pode-lhes roubar ideias fazendo o reverse engineering dos drivers e placa, pelo que usar o argumento de proteger a tecnologia e' falso...
    dizem as mas linguas que o objectivo e' esconder o uso de patentes de outros concorrentes nos seus productos, mas mais uma vez, o suporte basico 3D duvido que tenha alguma patente e em vez de tentarem ganhar 'a concorrencia por patentes deviam ganhar por capacidade tecnica, pelo que deviam lutar por politicas de licenciamento de patentes cruzadas ( e ja' agora tambem, permissao para projectos opensource ) e acabar com esses medos


    Higuita
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:2)
    por 4Gr em 16-11-04 13:17 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Vantagens da driver da NVIDIA ser FOSS:

    - Podes compilar livremente, e decidir como optimizar para a tua máquina;
    - Extender as plataformas suportadas;
    - Disponibilizar as drivers em _todas_ as distribuições, sem que seja necessário estar a fazer fetch por scripts ranhosos e desnecessários;
    - Eventualmente participar no desenvolvimento das mesmas.

    Mas, para qualquer dos efeitos, já não é nada mau ter um driver :-) Ao menos já posso jogar nesta máquina..

    Paradoxo do ano: Microsoft Works!
    Dominus vobiscum
    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:2)
    por fhc em 16-11-04 13:29 GMT (#8)
    (Utilizador Info)

    E uma quinta:

    Ter as drivers a reflectir as necessidades do X.org, e o X.org a perceber melhor os drivers e a optimizar-se para estes.

    Francisco Colaço


    Quem não faz, ensina; quem não faz nem ensina, faz metodologia. Quem não faz nem ensina nem faz metodologia, faz futurologia.

    Re:Nvidia driver opensource? (Pontos:2)
    por CrLf em 16-11-04 16:26 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    A nvidia parece estar atenta ao X.org. O README da última versão dos drivers já faz referência ao Xcomposite, apesar de ainda não ser suportado para o 3D (o Xcomposite confunde as aplicações OpenGL, portanto os drivers desligam o Direct Rendering quando este está activo).

    Do lado do X.org, acho que eles não se devem preocupar em optimizar nada para os drivers. O que deve fazer (e esse trabalho está em curso, segundo li) é reformar o XAA e criar uma API nova baseada na que o kdrive usa. É claro que isto ainda vai demorar tempo, e a API antiga provavelmente terá de ser mantida para não quebrar os drivers existentes.

    --
    Carlos Rodrigues

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]