gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Publicidade nos Jogos
Contribuído por scorpio em 25-10-04 20:03
do departamento (C)(R)(TM)
News netcrash escreve "Quem foi à mcp2004 e viu o torneio de Quake III, deve ter notado a publicidade às empresas que patrocinaram o evento.
Nos Estados Unidos (Nova York) certa empresa serve agora conteúdos publicitários para jogos. A empresa já têm parcerias com editoras de jogos bastante conhecidas. Encontrado no /.
Caso para dizer que estavamos quase lá, só faltava a empresa. "

Competições de programação | Abriu a iTunes Musicstore para Portugal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gildot
  • Encontrado no /.
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Fantástico... (Pontos:3, Interessante)
    por covarde_anonimus em 26-10-04 12:21 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Software houses fazem dinheiro atravéz de publicidade, e as empresas de marketing têm uma nova área para explorar e arrecadar receitas, e as empresas interessadas em publicitar o seu produto têm acesso directo ao consumidor.
    Toda a gente fica a ganhar... excepto o consumidor, além de ter pago o que sempre paga por jogos, vai ter que aturar publicidade, com o potênçial de arruinar a experiênçia de jogo.
    Nem tentem responder com um "as receitas que fazem da publicidade são investidas de volta no jogo", porque isso não é verdade.

    Deixem-me ser o primeiro a queimar a minha atari 2600 em protesto. Felizmente deixei os jogos ha muito, apesar de ainda jogar de vez em quando.

    Quem mais notou na publicidade a uma marca de desodorizantes de homem no NFSunderground?

    Re:Fantástico... (Pontos:2)
    por Init em 26-10-04 12:37 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Não faças esse disparate, isso é uma peça de valor histórico, poucos serão os que a compraram e que ainda a têm, muito menos serão as máquinas em condições de funcionamento.

    Queres fazer alguma coisa quanto a isso, boicota os jogos e passa a palavra. Se de facto achares merecedor disso.
    Daqui a nada andam a queimar livros...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Fantástico... (Pontos:3, Engraçado)
    por grumpy bulgarian em 26-10-04 12:54 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    Eu estou muito satisfeito com a relação qualidade-preço do Eudora, registado como "sponsored mode". Tendo em conta que até à data só comprei jogos originais quando os encontro na prateleira dos ¤20... isto parece-me uma boa ideia.

    Os jogos da EA Sports já têm anúncios há algum tempo e não chateiam nada. Se antes de cada jogo online estivermos à espera 2 segundos para se puxar o painel publicitário "As cenas de inenarrável violência que se seguem têm o patrocínio de Cérelac", que seja. Agrada-me mais isso que um pay-per-view ou pay-per-play...

    Isto para mim é um problema que se resolve sozinho, com bons exemplos como o da malta que fez o Eudora: quem quer o programa 100% puro, só com coisas úteis no ecran, paga; quem quer borlas, ou fica com a versão light, ou então tem um canto do ecran com publicidade.

    ps: deves andar muito devagarinho no NFS... hehehehe até vês os anúncios na paisagem :)
    Grumpy B)

    ainda o Need for Speed Underground (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 26-10-04 20:05 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    pus-me para aqui a pensar... o NFSU é capaz de nao ser o melhor exemplo de jogo "comercialmente neutro"... Os carros são modelos reais; os acessórios de xuning têm marcas reais, com placards de publicidade espalhados pelas ruas; os autocolantes têm logotipos reais; quando se ganha reputação, aparece-se em capas de revistas reais... ehehehe mau exemplo :)
    Grumpy B)
    Reverso da medalha (Pontos:3, Interessante)
    por Moebius em 26-10-04 13:24 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    E no entanto também existe um outro reverso da medalha, a atribuição de licenças a determinadas distribuidoras "mata" qualquer boa competição entre produtos. Como exemplo desta situação, neste momento a Sony é detentora dos direitos comerciais do Campeonato do Mundo de Formula1, o que faz com que jogos (principalmente para PC) desse mesmo desporto não sejam desenvolvidos, porque não são atraentes para o cliente final comprar algo sem menção ao que se passa na realidade, sem poder correr com Schumachers, Raikkonens, Montoyas, sem ver os carros com as cores que vêem nas TVs de Domingo a Domingo.

    De que me lembre, a primeira publicidade mais atrevida num jogo de computador que eu vi foi no saudoso FIFA 94, em que cada vez que marcavamos um golo aparecia um painel com "Corporate Sponsors". Para mim isso tornava o jogo mais real, fazia lembrar os ecrãs gigantes dos estadios de futebol, quando qualquer golo é marcado, é sempre seguido de publicidade.

    Claro que tudo tem limites, como disse um outro utilizador, Coca Cola num jogo da idade média não pega mesmo...
    "You should never underestimate the predictability of stupidity" - Bullet Tooth Tony
    Re:Fantástico... (Pontos:2, Engraçado)
    por netcrash em 26-10-04 17:31 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Se vissem num jogo publicidade ao SapoADSL de certeza que reparavas, ou à ONIduo, TVtel, etc. De certeza que o jogador reparava e de certo modo sentia mais empatia pelo produto(tudo teorias).
    Acho que o publico ainda não está habituado a este tipo de publicidade por isso ainda não repara.
    Outro detalhe que não devemos esquecer é que na minho campus party só quem estava a assistir ao jogo é que viu a publicidade pois os jogadores tinham as texturas e muitos outros detalhes desligados.
    Enquanto apenas colocarem uma imagem do produto/marca no jogo estamos bem, o problema será quando começarem com mensagens subliminares.
    No futuro será graças a este método que eventos ao estilo da mcp2004 irão crescer monetariamente e criação de novos produtos de internet especificos para Portugal com empresas portuguesas a servir publicidade para jogadores portugueses.
    Até lá de certeza que muita pedra vai rolar e leis também.

    Re:Fantástico... (Pontos:3, Engraçado)
    por blacksheep em 26-10-04 22:45 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    O gajo que escreveu o site ao qual apontas em mensagens subliminares só pode ser maluco. Olhem-me só para as coisas descritas na secção Disney:

    Cinderela:
    - Logo após esta cena, acontece um diálogo entre a Cinderela e o cachorro (Bruno) que acabara de ter um pesadelo com o gato (Lúcifer). Ela tenta convencê-lo que Lúcifer é bom, e diz: "...Lúcifer tem o seu lado bom..." Isto traz confusão na mente das crianças, pois quando os pais estiverem ensinando a respeito de Satanás, o filho que tem a cena gravada no seu inconsciente, diz a si mesmo: "Ora, mas ele tem o seu lado bom".

    Aladdin:
    - Quando Aladdin vem voando num tapete mágico, diz muito rápido: "Crianças boas e adolescentes, tirem suas roupas !".
    - Quando ele vem voando num tapete ele toma a espada e diz muito rápido: "mate-se, suicide-se". São mensagens muito rápidas, só percebidas se prestarmos muita atenção ou congelarmos as imagens.


    A Pequena Sereia:
    - Na capa do Vídeo existe uma imagem subliminar, ou seja a imagem da coluna do palácio em segundo plano, na realidade é um órgão sexual masculino.
    - Quando a música ( Beije a moça) toca no fundo, há um grupo jamaicano falando palavras africanas, lançando maldições para as crianças que assistem.
    - É um filme pornográfico infantil.
    - O padre que celebra o casamento de Ariel fica excitado.


    Rei Leão:
    - Recentemente, no Rio de Janeiro, um jovem foi preso por matar sua própria mãe. No cabo de seu revólver havia um adesivo do Rei Leão. Coincidência?
    - A música "Can you feel the love tonight" é de Elton John, homossexual assumido.


    Pocahontas:
    - POCA = significa Espírito.
    - HONTAS= significa "Do Abismo".
    - Logo as junção das duas significa "espírito saído do abismo".
    - Uma criança em Minas Gerais, depois de comer os biscoitos da Pocahontas durante um certo tempo, teve seus dentes apodrecidos, no ano de 1996.


    :D
    Re:Fantástico... (Pontos:2)
    por |The-Crow| em 26-10-04 23:33 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.soundream.org
    Por falar em mensagens subliminares em jogos, ainda me lembro de jogar o Endorfun, para além de ter cerca de 100 mensagens subliminares continha uma musica muito jungle, o qual se tornava bastante hipnotico, muito bom para se jogar depois de um chá de ervas naturais :)
    Podem sacar nos Underdogs.
    Muito bom.
    Re:Fantástico... (Pontos:1)
    por Semaforo em 27-10-04 3:11 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Eu não me preocuparia com as mensagens subliminares.

    "'...anos de pesquisas resultaram na demonstração de alguns efeitos muito limitados do estímulo subliminar' e em nenhuma confirmação da sua eficácia na modificação do comportamento (Hines, 312)."

    http://brazil.skepdic.com/subliminar.html
    Re:Fantástico... (Pontos:1)
    por Coronel em 27-10-04 20:13 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    O need for speed underground 2 tem um sistema no modo de andar a passear pela cidade, em que se recebem SMSs com avisos. Esse sistema tem o logo/nome da cingular, além de haver placards de publicidade a esta empresa espalhados pela cidade. Ou seja, é mais que publicidade, é algo que acaba por fazer parte do gameplay.
    Boa ideia (Pontos:1)
    por Mbo Mbongo em 26-10-04 13:02 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Não vejo qual seja o problema. Aliás, ate acho que contribui para o realismo do jogo. É muito mais interessante ver publicidade real do que uma qualquer inventada. À que ter é bom senso e não começar a meter publicidade em tudo o que é sítio. Um jogo passado nos tempos medievais com um anúncio da Coca Cola ficava bem mal...
    Re:Boa ideia (Pontos:1)
    por gildot1 em 26-10-04 17:04 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    nao podeia estar menos de acordo. se jogar algum jogo (o que e' raro) espero por algum tempo afastar-me deste mundo onde por todo o lado so se ve publicidade, acho uma invasao da minha privacidade e destruicao do ambiente de diversao estar a jogar algo com o objectivo de fazer publicidade seja ao que for. sou completamente contra.
    Enter the Matrix (Pontos:1)
    por Coronel em 26-10-04 17:53 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    O jogo Enter the Matrix tinha alguma publicidade, nomeadamente à Intel. Nas paredes do aeroporto lá apareciam uns logos e afins.

    É preciso é saber usar a publicidade e não tornar aquilo em anuncios tipo punch the monkey - que abriria um browser in game com ligação ao site :). E também não se vai meter publicidade dum jogo em andamos com o Indiana Jones pelo meio da selva...

    Já visto (Pontos:1)
    por gits em 26-10-04 19:10 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Há muito tempo, já o WipeOut 2097 na playstation tinha publicidade da RedBull por todo o lado, até nos loadings. O Wipeout Fusion para a playstation 2 tem publicidad à Kappa. Parece-me que publicidade nos jogos não é nada novo, novo é talvez essa publicidade vir indirectamente da empresa de publicidade e não da empresa publicitada.
    nim (Pontos:3, Interessante)
    por [Cliff] em 26-10-04 23:39 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    eu cá acho que se está a fazer uma tempestade num copo de água. actualmente, ao lançar um jogo o mais provável é apanhar-se com o logo da ATI ou da Nvidia (da Nvidia o que me salta à memória é o UT2004). Na minha opinião, não é bom nem é mau. Parece-me que este tipo de publicidade deve pegar mais nos jogos online e nesses, se no ecrã de carregamento passar publicidade ninguem nota. Se no meio de um jogo também lá estiver publicidade contextualizada, mais uma vez, ninguém nota... e até vão achar engraçado. Consigo imaginar um cenário qualquer na Times Square ou em Picadilly Circus em que a publicidade visual está sempre a rodar... fucking genious I say. Dá uma maior percepção de dinamismo e permite um pouco mais de imersão, ao invés dos bitmaps estáticos... quem sabe até publicidade dinâmica (videos, etc). Para mim, é uma coisa boa e nada chata se a aplicarem com criatividade.

    ---
    Este espaço pode ser seu...
    A indústria agradece sempre... (Pontos:1)
    por @|7 em 27-10-04 0:57 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    É já uma prática corrente, o uso de publicidade a empresas no interior dos videojogos. Temos o caso do Burnout 3, do FIFA 2005, do novíssimo GTA: San Andreas que têm publicidade a marcas. Por exemplo o Sims Online tinha a possibilidade de abrir McDonalds.

    O desenvolvimento de um videojogo custa hoje em dia muito dinheiro, para pagar aos programadores, as licenças dos programas, os desenhistas, o marketing, etc. A inclusão de publicidade nos videojogos apenaa vem ajudar as produtoras de jogos e permitir que as mesmas tenham sossego para o bom desenvolvimento dos seus jogos.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]