gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Competições de programação
Contribuído por scorpio em 24-10-04 10:19
do departamento code-korner
Teenagers com demasiado tempo livre... gits escreve "Decorreu a 16 de Outubro a MIUP 2004, uma competição a nível nacional onde as equipas têm de resolver vários problemas de programação dentro de um tempo limite. Os melhores da MIUP estão agora a preparar-se para a SWERC, um torneio onde concorrem alguns países europeus e de onde sai uma equipa para a final mundial, organizada pela ACM e patrocinada pela IBM. Está já a preparar-se a MIUP 2005 em Aveiro e preparei uma página de introdução para quem desconhece estes concursos.

Este ano decorreu também a TIUP, uma prova mensal semelhante para treino que vai voltar a arrancar em Janeiro. Estes concursos são muito divertidos para quem gosta de programação e aprende-se imenso; podem consultar e resolver problemas tipo no arquivo da Universidade de Valladolid.

Existem mais concursos, como a CeNPL, e pergunto à comunidade se conhece/participa nestes ou noutros eventos, e se acham que valeu a pena e se a experiência adquirida foi útil ou não? "

COMTEC | Publicidade nos Jogos  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • gits
  • MIUP 2004
  • SWERC
  • final mundial
  • ACM
  • página
  • TIUP
  • arquivo
  • CeNPL
  • Mais acerca Teenagers com demasiado tempo livre...
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    India (Pontos:4, Engraçado)
    por leitao em 24-10-04 11:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Da-lhe mais uns anos e a organizacao destes eventos vai ser "outsourced" para Bangalore :)


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    Re:India (Pontos:2)
    por 4Gr em 24-10-04 21:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    É, neste momento, o local onde vão buscar mais programadores.

    Mas o local com os melhores programadores (pelo menos os que ganham sempre esses concursos) é na China/Japão.

    Paradoxo do ano: Microsoft Works!
    Dominus vobiscum
    Re:India (Pontos:2)
    por CrLf em 24-10-04 23:32 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Por acaso até não, o ICPC normalmente é dominado pelos canadianos da universidade de Waterloo ou pelos russos.

    --
    Carlos Rodrigues
    TopCoder (Pontos:4, Informativo)
    por wizeman em 24-10-04 14:33 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Aproveito já agora para convidar o pessoal que gosta disto a participar nas competições semanais do TopCoder.
    Estes torneios são muito interessantes pois para além de resolver os problemas, os programadores podem também tentar fazer com que o código dos outros falhe, ficando assim o adversário com 0 pontos :D

    Para além dos SRM semanais, ainda há outras competições, em que inclusivé se pode vir a ganhar dinheiro. Uma delas é o famoso Google Code Jam, mas há outras.
    Só para verem, neste momento os 3 coders com maior rating, já ganharam respectivamente $75175.00, $12619.00 e $25411.00 (dólares) só em competições algorítmicas (tambem há as de design e as de desenvolvimento).

    Gostava de ver mais portugueses a participar, pois de acordo com as estatísticas ainda nem somos 10, e ainda só encontrei 1...
    Re:TopCoder (Pontos:1)
    por wizeman em 24-10-04 15:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Ainda relacionado com o TopCoder, quando se registam têm direito a 210 salas com 3 problemas cada (1 fácil, 1 médio e 1 difícil) onde podem praticar com um juíz automático (e onde podem ver as soluções de outros coders, o que é muito útil!).

    Já agora, não há prai 2 cromos da Nova que queiram fazer equipa comigo? :D

    É que o pessoal com quem eu me dou não é lá muito adepto destas coisas..
    Re:TopCoder (Pontos:1)
    por erebrus em 25-10-04 21:28 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Na volta até há aqui alguém interessado sim... Já lá vai um tempo desde AED2...mas esta até é uma area que me interessa bastante.
    Re:TopCoder (Pontos:1)
    por yellowC49 em 26-10-04 10:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Fiz AED2 ainda há mais tempo que o erebrus mas gostava de experimentar essas competições que penso poderem servir para avaliarmos melhor as nossas capacidades, refrescarmos a mente e darmos um pouco mais de exercício aos neurónios.

    Se não estiveres a pensar entrar em competições limitadas a estudantes, conta comigo.
    Por acaso (Pontos:3, Informativo)
    por Coronel em 24-10-04 14:46 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Por acaso, um dos meus passatempos ocasionais é resolver problemas de programação no UVA, e uma vez participei num concurso local da minha univ.

    Estes concursos/competições não são para toda a gente, pois alguns dos problemas são baseados em estruturas de dados e algoritmos que o joe coder da esquina provavelmente não conhece (p.e grafos e o Dijktra's path finding algorithm), embora existam problemas cuja solução não necessita de nenhum algoritmo "especial".

    É por isso que os juízes online como o UVA se tornam uma boa ferramenta de estudo/prática para quem gosta de programar, pois permitem resolver e submeter problemas a qualquer altura, o que possibilita que alguém chegue, leia um problema e vá investigar algoritmos para o resolver, se não conhecer nenhum.

    O problema destas competições é poderem ir contra as boas práticas - os problemas têm de ser resolvidos num único ficheiro. Pode-se fazer o desenvolvimento "normalmente", mas como o tempo conta, muita gente ser tentada a enfiar o código todo no mesmo ficheiro logo de início (o que em alguns problemas não será mau, mas em outros pode ser). Se for alguém viciado nos concuros pode apanhar esse hábito.

    Re:Por acaso (Pontos:2)
    por CrLf em 24-10-04 14:53 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Eu já participei em alguns: duas MIUPs, uma SWERC, neste último TIUP e em provas locais. Uma coisa te digo, não é verdade per se que estes concursos forçarem más práticas, mas é verdade que normalmente não se tem tempo para usar boas práticas.

    Mas no final de tudo, o importante para ter boas prestações nestes concursos é praticar muito para se conhecerem as soluções chave, porque os problemas (os complicados) giram sempre em torno da mesma meia dúzia de algoritmos. Quem pratica pouco fora dos concursos (como eu) vê-se muitas vezes confrontados com problemas em que se está mesmo a ver a solução mas os promenores do algoritmo necessário estão esquecidos. Pode-se sempre levar documentação (em papel), mas mais uma vez a questão do tempo não permite perder tempo com pesquisas em livros, ou se sabe na ponta dos dedos ou perde-se muito tempo.

    --
    Carlos Rodrigues
    Re:Por acaso (Pontos:2, Interessante)
    por playerx em 25-10-04 22:05 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Não será bem assim, ja participei em bastantes concursos de programação, entre eles as ONIs e IOIs (Olimpiadas Nacionais de Informatica e Internacionais) e os problemas lá têm todos base algoritmica, no entanto, isso não chega, e não creio ke decorar os problemas chave vá resultar numa boa prestação nestes concursos. É preciso conhece-los mas nao só, há que ter criatividade, capacidade de raciocinio.. e sorte.. entre outros factores para que um concurso corra bem. Cumprimentos.
    Re:Por acaso (Pontos:3, Informativo)
    por CrLf em 28-10-04 17:45 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Não se trata de decorar os problemas chave, mas sim saber alguns algoritmos e soluções tipo que podem ser usadas com apenas algumas massagens (aí entra a criatividade). Normalmente apenas um ou dois problemas em cada concurso são realmente diferentes, os outros normalmente caem sempre dentro de um determinado grupo.

    Já agora, as olimpíadas (nas quais eu nunca participei) funcionam segundo regras diferentes, neste concursos não há pontos por bom comportamento, o júri é automático e só passam os programas que resolvem o problema a 100% e correm dentro dos limites apertados de memória e tempo de execução.

    --
    Carlos Rodrigues

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]