gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
AV numa ATM perto de si
Contribuído por AsHeS em 21-10-04 10:10
do departamento das maquinas do dinheiro
News Gimp escreve "Bem, mais cedo ou mais tarde, este mercado tinha que ser inventado. Mesmo que as máquinas ATM estejam isoladas (nos dias de hoje, até que ponto?), o facto de começarem a ser equipadas com XP embedded, leva a que as empresas de AV avancem com productos na esperança de apanhar alguns patos bravos. Isto é que é ir de encontro às "necessidades" dos clientes. Hilariante! Mais no The Register. "

Internet: O exemplo do primeiro mundo | Internet sem fios gratuita no Faial  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais
  • Mais acerca News
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Fora de Serviço. (Pontos:2, Engraçado)
    por Bogomips em 21-10-04 10:53 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Em desinfestação. Por Favor, dirija-se ao comentário mais próximo.
    Re:Fora de Serviço. (Pontos:2)
    por seven em 21-10-04 11:34 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    É verdade. Já apanhei algumas ATM's da CGD nessa situação por várias vezes. Normalmente acontece pela madrugada de segunda feira, entre as 2am e as 3am, e é ve-las bloqueadas ou em "hibernação".
    Nada de novo.
    Sempre (Pontos:2, Interessante)
    por Cirruz em 21-10-04 11:11 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Na verdade, em Portugal as máquinas ATM sempre correram sistemas operativos da Microsoft, mesmo nos modelos originais com interfaces em modo de texto. Em Espanha acontece o mesmo (até penso que a grande maioria das máquinas corre MS-DOS, uma vez que os terminais gráficos não são muito vulgares).

    Gostemos ou não, todos concordamos que, até à data, o XP é o sistema operativo mais seguro da Microsoft. Se não ocorreu nada de muito grave até agora, penso que vamos continuar seguros...

    Só mais um reparo ao artigo: o autor considera "hilariante" que se instale software anti-virus nas ATMs... É a típica atitude do puto rebelde que não tem qualquer responsabilidade no assunto. Se acontecesse mesmo qualquer coisa e as máquinas ficassem paradas uns dias por causa de uma worm, tenho quase a certeza que tínhamos um artigo do mesmo autor, mas a criticar a empresa responsável por nunca se ter lembrado de fazer uma coisa tão simples como instalar um anti-virus nas ATMs...

    Cirruz

    Re:Sempre (Pontos:2, Informativo)
    por Init em 21-10-04 11:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Já aconteceu as ATM's em Portugal (pelo menos em Lisboa), pararem por causa de um worm, a noticia não foi muito divulgada, mas aconteceu.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Sempre (Pontos:1)
    por Moebius em 21-10-04 12:24 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Como também já deu para ver umas poucas com BSD - Blue Screen of Death. Apesar de na minha opinião essa maquina provavelmente tinha problemas de hardware.
    "You should never underestimate the predictability of stupidity" - Bullet Tooth Tony
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por pcardoso em 21-10-04 12:09 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.insomni.org/pedro/
    Tenho a impressão que o OS/2 foi utilizado nas primeiras ATM em portugal e só depois é que migraram para NT4.

    Não posso garantir, mas penso de que foi assim.

    Ah, OS/2... Saudades...


    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por blacksheep em 21-10-04 18:59 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    Eu posso confirmar que o OS/2 já foi usado, pois já vi, há uns bons anos, uma máquina a crashar e a arrancar num OS/2 Warp.
    Re:Sempre (Pontos:0, Despropositado)
    por Gimp em 21-10-04 12:15 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Vai chamar puto rebelde ao car**! Se não percebeste porque acho hilariante é porque não leste o texto em condições! Pra mim é hilariante porque o que é suposto funcionar, poderá ter que contemplar um programa que não é suposto levar. IRRESPONSÁVEL são aqueles que constroem máquinas com software de merda e mais AQUELES que as compram http://www.windowsfordevices.com/news/NS6438545389.html

    O autor "puto rebelde" NUNCA iria perguntar porque não se instalou um AV mas sim porque raio, e caindo na repetição, uma coisa que é suposto funcionar, tem que levar com um software extra. O autor "puto rebelde" iria perguntar aos IRRESPONSÁVEIS porque raio se lembraram de colocar um software de controlo numa central nuclear no Ohio, conhecido pelos problemas de segurança. Só aconteceu porque a rede não estava 100% isolada? Quem tem RESPONSABILIDADE tem que saber com que se coze. Se as ATMs param é porque algo está mal, e no meio disto tudo, o que está mal é o facto de não levaram com um AV?!


    "No comments"

    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Mindstorm em 21-10-04 12:36 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Tens algum trauma de infância com antivirus para te importares tanto (parece até que tens medo) que os instalem? Sabes que os antivirus não te comem certo?

    Uma ATM não está feita para desempenho, está feita para segurança (e supostamente estabilidade e uptime), o antivirus faz todo o sentido, e se não for por mais nada, just because.

    Mindstorm
    Re:Sempre (Pontos:1, Despropositado)
    por Gimp em 21-10-04 12:48 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    É o último hoje...

    Segurança, estabilidade e uptime (e não é supostamente). Percebes agora porque é que o uso de Windows, mesmo que XP, é um contra-senso? É o mesmo que teres que pensar que uma coisa que é suposto funcionar, como é o caso duma central telefónica, porque estão a ser integradas com redes IP, provávelmente acrescentar-se medidas de segurança que não era suposto serem necessárias. Foram impostas! Percebeste agora?


    "No comments"

    Re:Sempre (Pontos:1)
    por chambas em 21-10-04 15:09 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Eu nao percebi, será que podes expecificar? Eu utilizo linux e windows e em termos de estabilidade o XP esta muito bom. Acho que se queres dizer que o windows nao é estavel deves ao menos utilizar para comprovares isso, a minha experiencia demonstrou estar bastante estavel. E como me parece que a ATM esta apenas de correr um programa não me parece que o XP não aguente.
    Re:Sempre (Pontos:2, Engraçado)
    por [Cliff] em 21-10-04 15:18 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    indeed é estável... o problema do Windows, para mim, é não fazer o que eu quero e como eu quero, tenho de ser eu a fazer o que ele quer e como é suposto.
    Para coisa com vontade própria já me bastam os gatos.

    Mas isto são outras conversas :)

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Sempre (Pontos:1, Despropositado)
    por Init em 21-10-04 15:59 GMT (#30)
    (Utilizador Info)

    Também tenho utilizado o XP nas aulas, e não concordo.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Sempre (Pontos:1)
    por chambas em 21-10-04 22:15 GMT (#53)
    (Utilizador Info)
    Mas não concordas com o que? Não achas estavel?
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Drune em 21-10-04 22:22 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Nao sei o teu conceito de estavel, mas parece me que nao sabes bem o que é! Ser estável nao é abrir uma aplicacao e estar ali o dia inteiro com ela aberta e no fim do dia desligar. Estamos a falar de máquinas que se pretende que estejam meses ou anos sucessivamente ligadas 24 sobre 24h e que se mantenham com uma gestao de memoria/cpu BOA.Ora se bem conheces o Windows XP, gestao de memoria nao é com ele e ao fim de alguns dias começa a ter vontade própria, para além dos consequentes reboot depois de meter uma patch qualquer


    ..may the source be with you =)

    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Mindstorm em 21-10-04 17:19 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Estranho, eu tambem! Devemos ser casos unicos...

    Mindstorm
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por [Cliff] em 21-10-04 22:06 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    De facto, o XP não crasha (aliás, já nem me lembro de ver um bluescreen - woooppss lembrei-me agora de um no NT4 há muito muito tempo) mas... olha, a máquina que uso no trabalho tem 1 mês, tem menos software que o que tenho em casa com Linux, e o XP é mais lento... e menos costumizavel... e buéeee feio.
    Mas do feio já estou a tratar, que devo espetar-lhe lá o mui famoso litestep mais dia menos dia...

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Mindstorm em 21-10-04 22:32 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Eu concordo com tudo o que disseste. Mas vejamos, isso numa ATM não é propriamente importante, ninguem vai ver a desktop, nem precisa de performance estonteante, nem de grandes costumizações. Precisa de algo que funcione, se possível bem.

    Talvez o windows não seja o ideal, afinal tem muitos (e frequentes) problemas de segurança, mas tambem convem notar que não é o unico OS com falhas, todos as tem, ainda que alguns (OpenBSD, for instance) tenham muito poucas.

    Agora se os responsáveis decidiram usar Windows (que até nem é instável), parece-me que só fazem é bem em "melhorar" a segurança e usar um antivirus, por muito discutível que seja a sua necessidade.

    Mindstorm
    Re:Sempre (OFFTOPIC) (Pontos:2, Interessante)
    por osirispt em 22-10-04 12:34 GMT (#75)
    (Utilizador Info)
    nao pensem que estou a "implicar" mas em Portugal temos "desempenho" em vez de "performance" e "personalizações" em vez de "customizações".

    é pena que se esteja a destruir a nossa lingua como vemos acontecer ao portugues do brasil.
    sim, destruir em vez de evoluir.

    cumprimentos.
    Re:Sempre (OFFTOPIC) (Pontos:2)
    por Mindstorm em 22-10-04 18:08 GMT (#83)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Tens toda a razão, mas depois do esforço que tive de fazer para não escrever em inglês, não me peças agora para escrever em português puro..

    Mindstorm
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por seven em 22-10-04 3:08 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    Experimenta correr uns 200 processos, varios programas, e depois... vais ver o q é estabilidade sem reboot.
    Re:Sempre (Pontos:1)
    por Dokic em 22-10-04 14:26 GMT (#77)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho um computador portátil Pentium III 1.0 e com apenas 256 de RAM e no entanto corro um numero de processos impensável ao mesmo tempo, programas pesadíssimos, jogo e ponho gadgets e no entanto chego a ter o portátil vários dias ligado sem qualquer problema e no entanto... corre windows XP!
    Re:Sempre (Pontos:1)
    por Dokic em 22-10-04 1:32 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    Isto até dá vontade de rir! Dava um bom guião para filme! Pelo que me estou a aperceber, estamos perante um "anti-microsoft" que pretende a todo o custo defender a sua teoria infudamentada a todo o custo! Prometo ser breve até porque já me pesam os olhos: 1º Na minha opinião, melhor do que o WinXP só mesmo o Win2000 (grandes OS); 2º Não são unica e exclusivamente os OS da Microsoft que dão problemas. Os OS Open Source dão bastantes problemas principalmente a nivel de segurança só que o que é fashion é atacar a Microsoft ao invés de procurar os erros em distros de Linux (por exemplo) e depois resolve-los; 3º Até gostava que me explicassem o motivo das afirmações feitas pelo "menino rebelde que é contra anti-virus". Deve ser o tipico "não uso anti-virus porque a mim nada ataca" e na semana seguinte o PC já nem se mexe de tantos virus que têm lá alojados! *Peace*
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Gimp em 22-10-04 11:16 GMT (#72)
    (Utilizador Info)
    Assim como tu, houve mais pessoas que não perceberam. O que é usado numa ATM para funcionar é indiferente. O que não é razoável é que para se manter em funcionamento tenha que começar a incluir-se um software que não era suposto ser isso mesmo, incluído. Nem é uma questão de segurança, um anti-birús não é uma firewall. Eu não estou a defender nada a todo custo, estás a confundir as coisas, e quanto ao "menino rebelde que é contra anti-virus", eu não sou contra, acho que é um castigo merecido a quem usa windows, legal ou não.
    Quanto a esta frase "Deve ser o tipico "não uso anti-virus porque a mim nada ataca" e na semana seguinte o PC já nem se mexe de tantos virus que têm lá alojados!", já paraste para pensar que quem usa SO não-Microsoft não se tem que preocupar muito com bírus? Olha, há aqui muito pessoal que usa uma coisa muito "fashion" chamada MacOSX...


    "No comments"

    Re:Sempre (Pontos:1)
    por Dokic em 22-10-04 14:33 GMT (#78)
    (Utilizador Info)
    Eu falei em "coisa muito fashion" referindo-me a Open-Source. Não sou contra isso mas digam o que disserem, WinXP é algo bastante bom. Não critico MacOSX porque também considero muito bom mas não compares as coisas. Agora explica-me: os problemas de segurança (e virus também são um problema de segurança visto não ser nada seguro ficar sem parte do trabalho que ainda não tinha sido submetido a backup por causa de um virus) só existem no Windows??? Que grande novidade! Já pensaste que provavelmente por um maior número de pessoas utilizarem Windows acaba por se tornar mais notável as falhas nesse mesmo OS!? Mas isto já está muito off-topic. Vou rematar deixando mais uma vez a minha opinião (e note-se que é a minha opinião) bem presente: Não vejo problema nenhum no uso de Windows nas ATM's e muito menos no uso de um anti-virús!
    Re:Sempre (Pontos:1)
    por assassino de spam em 21-10-04 20:07 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Um sistema realmente seguro não precisa de antivírus. Era engraçado que o sistema operativo do vaivém da NASA tivesse de correr um antivírus. "Estamos agora em directo do Cabo Canaveral, Os astronautas aguardam que o Mcafee/Norton/insiram um antibirus aqui acabe de secanear o disco duro antes de entrar no vaivém" Um pequeno passo para o Homem, um grande passo para quem vende antibírus lol.
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:38 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Se tens que instalar AV numa ATM já perdeste. É simples.
    Re:Sempre (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Cirruz em 21-10-04 14:56 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Vai chamar puto rebelde ao car**!

    Um tipo que responde como tu, só pode ser um... Puto rebelde! Isto porque só um puto rebelde é que considera existirem sistemas de software 100% perfeitos e seguros, de preferência os "seus"...

    Um anti-virus é um sistema de software como outro qualquer. Tal como mencionei, por não existir software 100% perfeito, vão existir sempre anti-virus, ou sub-sistemas que limitam determinadas funcionalidades (por exemplo, portos, acesso a alguns ficheiros, etc.) ou procuram determinados padrões.

    Entendeste ou queres que eu faça um desenho?

    Cirruz

    Re:Sempre (Pontos:3, Interessante)
    por gass em 21-10-04 15:24 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://otiliamatos.ath.cx
    Bem ... eu tou só aki para opinar, mas parece-me algo racional no comentário do GIMP. não sou da área, mas parece-me que ter que instalar um sistema de AV nas atm é uma precaução, mas gera mais uma dependencia, upgrade, esforço que provoca ainda mais lentidão no sistema.

    Além disso, a existência de um AV não garante segurança, é apenas mais um meio para reduzir as probabilidades.

    Sabemos nós que o windows tem falhas graves, do ponto de vista da segurança e que, desde logo por isso, deveria ser riscado deste panorama, apenas não o é, pelo seu custo inicial (menor que uma solução similar em linux, por não haver suporte para ele) e pelos problemas não acontecerem - tipo ... se agora durante 2 meses, de 15 em 15 dias as ATM portuguesas sofressem um apagão, queria ver como iriam reagir.

    Os servidores principais do sistema financeiro não estão em bases microsoft (pelo menos dakilo que conheço), mas tudo o resto está, porque é "barato" e é o melhor que existia no mercado, pois as restantes soluções, ou são demasiado caras, ou ainda não estão maduras, ou ainda não existem (sabemos que o linux ainda n tem um ambiente de trabalho grafico a 100% - estamos neste momento a 90% - penso eu - e que há 1 ano, esse ambiente não era concorrente com o windows).

    Durante anos de utilização e manutenção em windows, daria demasiado trabalho, não custo, mudar tudo para outro SO ( front ends demasiadamente testados, backoffices, manutenção, formação, etc) e os bancos preferem não mexer e estar tudo ok, do que mudar e dar algum tipo de barraca.

    Além disso, a empresa que vende os sistemas já deve ser participada pelo proprio banco, pelo que está "tudo em casa".

    Será assim?
    Cumps-
    Gass
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Gimp em 21-10-04 16:14 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Mudaram de OS/2 para NT não mudaram? E para aqueles mais ferrenhos, também há ATMs em linux. Em segurança não se devem contar os tostões.


    "No comments"

    Re:Sempre (Pontos:2)
    por leitao em 21-10-04 21:08 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Sabemos nós que o windows tem falhas graves, do ponto de vista da segurança e que, desde logo por isso, deveria ser riscado deste panorama, apenas não o é, pelo seu custo inicial (menor que uma solução similar em linux, por não haver suporte para ele) e pelos problemas não acontecerem - tipo ... se agora durante 2 meses, de 15 em 15 dias as ATM portuguesas sofressem um apagão, queria ver como iriam reagir.

    Qualquer sistema operativo tem problemas graves de seguranca -- se levares as coisas a este extremo, nem Linux nem XP nem o raio que o parta devia estar a correr num ATM.

    Se pensares assim, provavelmente as ATM's nem deviam sequer correr em Plan9 -- alias, nao deviam correr sistema operativo nenhum, apenas umas linhas em assembler que fazem as transaccoes que o cliente pede.


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    Re:Sempre (Pontos:2)
    por seven em 22-10-04 3:12 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Eu acho o VxWorks muito estável.
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Maeglin em 22-10-04 11:16 GMT (#71)
    (Utilizador Info)
    E o mais curioso ,é que ja correm Windows à não sei quantos anos e até agora isso não foi problema :)

    Quantos problemas é que houveram ?

    Get a life :)


    1- "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." -(Albert Einstein)
    2- "O cu também." -(Clodovil)
    Re:Sempre (Pontos:2, Interessante)
    por Dokic em 22-10-04 1:23 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Que vergomha! Vem uma pessoa a um site como o Gildot para ler barbaridades destas!? É concerteza suposto as ATM's funcionarem mas não vejo problema nenhum na instalação de software adicional! Nos dias que correrm, mais vale prevenir do que mais tarde ter que remediar! Vamos lá ver se nos moderamos naquilo que dizemos e se colocamos a cabeça entre os ombros para pensar um pouco. Vejamos um exemplo um pouco fora do contexto mas que transmite a ideia principal: Quando compramos para uso pessoal um computador novo, é suposto ele funcionar. No entanto, não é por isso que deixamos de colocar software adicional. Pode não ter sido o melhor exemplo mas acho que dá para perceber perfeitamente a ideia q pretendo transmitir! *Peace*
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por Gimp em 22-10-04 10:30 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
    Tens razão, muitíssima razão. Gosto especialmente deste software adicional que a Diebold tinha numa ATM na universidade Carnegie Mellon. É muita "cool"!


    "No comments"

    Re:Sempre (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:42 GMT (#65)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Pensava que tavamos a falar sobre ATMs ... ?
    Re:Sempre (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:36 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    O MSDOS é infinitamente mais seguro para uma ATM que WXP.
    av (Pontos:2, Esclarecedor)
    por ruben dig em 21-10-04 11:28 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    será assim tão dificil escrever Antivirus ...
    obrigaram-me a ler o artigo só para perceber o que era a noticia ...

    Re:av (Pontos:2)
    por The CodeMaker em 21-10-04 12:04 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    É verdade. Também eu só percebi a notícia depois de seguir o link. Era preferível que os artigos fossem mais explícitos.

    --
    CodeMaker
    Re:av (Pontos:2)
    por André Simões em 21-10-04 12:08 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    É a mania de abreviar tudo. Eu também fiquei sem saber do que se tratava, embora para isso também tenha comtribuído o "avançem", que não há muito tempo daria chumbo na 4ª classe.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:av (Pontos:1)
    por Cricket em 21-10-04 22:56 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    "contribuído"

    .:Q:.
    Re:av (Pontos:2)
    por André Simões em 22-10-04 0:24 GMT (#57)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    "touché" ;)

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:av (Pontos:2)
    por Gimp em 21-10-04 12:19 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Não, não era difícil. Mas como o artigo é do The Register, e tiveste que ler a notícia, pelo menos o mesmo teve um retorno com a tua visita.


    "No comments"

    Re:av (Pontos:1)
    por sena em 21-10-04 14:54 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://smux.net/
    O quê?
    Re:av (Pontos:1)
    por gibberling em 21-10-04 15:15 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Por momentos pensei que os multibancos iam começar a passar audio e video, filmes curtos (pr0n) enquanto se espera que a operação termine...
    Re:av (Pontos:2)
    por Anonimus Cobardis em 21-10-04 15:41 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Exactamente o mesmo que pensei, Audio/Video.

    Acho que é o meu subconsciente a dizer-me para deixar de ser preguiçoso e começar a construir o tal HTPC...


    --
    © 1982 Sinclair Research Ltd
    Re:av (Pontos:2)
    por Gimp em 22-10-04 10:57 GMT (#70)
    (Utilizador Info)
    Ok, prá próxima digo anti-birús. Mas já pensaram que A/V não é usado para AV?


    "No comments"

    Re:av (Pontos:2)
    por mlopes em 21-10-04 15:54 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Também pensei o mesmo, só que os filmes curtos que me ocorreram em vez de "pr0n" foram "PUB", o que eu dispensava perfeitamente.

    "Para mim a tecnologia é como as tangerinas, na medida em que não consigo fazer uma analogia decente sobre nenhuma das duas neste momento" Scott Adams

    Re:av (Pontos:1)
    por gibberling em 21-10-04 18:40 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Estava só a sugerir uma ideia à SIBS para agradar um sempre fiel cliente das suas excelentes máquinas cof cof... Acho que já não deve faltar muito para levarmos com vídeos de publicidade no MB.
    Re:av (Pontos:2)
    por rsantos em 21-10-04 18:40 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://gil.di.uminho.pt/membros/rsantos

    É o problema do costume, aqui no Gildot, e outros sites do género. As pessoas submetem os artigos e estes deveriam ser revistos.

    Isso não acontece, pelo menos com a frequência necessária. A resposta é simples e pragmática: não há tempo. Mas a verdade é que sem qualidade, não há quantidade que resista.


    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!
    Re:av (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:45 GMT (#66)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Independentemente da qualidade do artigo em si ou do fundamento da notícia por vezes os artigos são aprovados simplesmente porque são tópicos de discussão. Parece que este é um bom exemplo disso.
    Tipo forum TSF ;)
    avançem (Pontos:1, Despropositado)
    por seven em 21-10-04 11:58 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    A consoante "ç" só é usada antes das vogais; "a", "o" e "u". Jamais nas Vogais Anteriores: "i" e "e".
    Sigam a manada (Pontos:2, Interessante)
    por CrLf em 21-10-04 12:31 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Que o Windows seja preferido no desktop, e até no servidor em alguns casos, até são situações que podem ser argumentadas com este ou aquele argumento, mais ou menos válido. Agora, dispositivos embebidos?

    Eu gostava que alguém tentasse argumentar a favor do Windows numa máquina ATM, ou de venda de tabaco (havia pelo menos uma no CC Colombo a correr DOS+Windows 3.1), é que eu não conseguigo inventar nenhuma razão a não ser a grande probabilidade de quem as desenvolve não conhecer mais nada para além da Microsoft e não considerar sequer as alternativas...

    A quem achar que eu estou aqui a defender o Linux nestas máquinas (e na verdade estaria no topo da minha lista de sistemas a considerar) também pode ser considerado da manada, visto que existem por aí imensas alternativas para além dele. Por exemplo, o QNX.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por Gimp em 21-10-04 12:34 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    "Por exemplo, o QNX"

    Amém!


    "No comments"

    Re:Sigam a manada (Pontos:2, Interessante)
    por blitzman em 21-10-04 14:16 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Um justificativo para a adopção do "windows embedded" talvez seja a facilidade de encontrar device drivers (fornecidos pelos fabricantes) para a miríade de acessórios que os ATM hoje em día têm lá dentro:
    dispensador de notas, leitor de cartões, câmara, impressora, teclado seguro, leitor de impressões digitais, placas de rede, placas gsm, placas de som.

    O facto de depois ficar exposto às vulnerabilidades do windows é talvez o preço a pagar pela redução de custos de desenvolvimento obtida na adopção de uma plataforma genérica.
    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por CrLf em 21-10-04 19:10 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Os fabricantes de acessórios só fazem drivers para o Windows porque sabem que é o que os fabricantes das ATMs vão usar. É um ciclo vicioso, mas neste caso sabe-se quem o começou: os fabricantes de ATMs. Porque uma ATM não é um PC de consumo, quem as fabrica influencia o que os fabricantes de acessórios fazem.

    Basta ver que essa justificação não pega em muitas outras áreas de sistemas embebidos, como os access points, leitores de dvd (há imensos com Linux, mais do que as pessoas pensam), sistemas de comunicações, etc.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:49 GMT (#68)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    "Estamos a montar uma rede com 20000 ATMS. Precisamos que o dispositivo X funcione com a nossa versão modificada do CP/M"
    "Vamos já começar a tratar disso!"

    É mais ou menos assim que estas conversas seguem quando estamos a falar dos números de unidades envolvidos em redes ATM.
    Re:Sigam a manada (Pontos:1)
    por Cirruz em 21-10-04 14:59 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Eu gostava que alguém tentasse argumentar a favor do Windows numa máquina ATM, ou de venda de tabaco

    99% dos POS correm sistemas operativos da Microsoft. Queres melhor argumento do que esse?

    Cirruz

    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por gass em 21-10-04 15:10 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://otiliamatos.ath.cx
    humm ...
    A situação dos POS tem a haver também com a situação dos ATM.

    Como já alguém referiu, é importante ter em mente que os fabricantes de hardware constroem o seu suporte para plantaformas microsoft e não para *nix, daí que touchscreens e etc, e principalmente mais recentes, são dificeis de configurar em linux. - ESTA É UMA GRANDE VANTAGEM.

    Por outro lado ... ver um POS a fazer reboot não é nada raro.
    Bem sabemos que quando aquilo começa a dar erros, não tarda nada ficamos sem SO. - daí que, em estabilidade, fica akém das expectativas, porém, no campo comercial, são relativamente baratos e abundantes ( para quem vende - sempre se ganha em licenças de windows, etc, etc). Para quem compra ... nem sabe o que compra ... chega à loja e diz : "quero um POS".

    Claro que não vão ficar ligados à internet, mas será um windows xp home edition, no qual 3 mexidas por "experts" lixam o sistema todo.


    Cumps-
    Gass
    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por mlopes em 21-10-04 15:55 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Isso é um facto, não um argumento.

    "Para mim a tecnologia é como as tangerinas, na medida em que não consigo fazer uma analogia decente sobre nenhuma das duas neste momento" Scott Adams

    Re:Sigam a manada (Pontos:1)
    por assassino de spam em 21-10-04 20:25 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Agora já percebo porque de vez em quando aparece o raio do boneco a mandar-me bugiar, é um écran azul, mas com cores diferentes lol.
    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por joaorf em 21-10-04 21:06 GMT (#47)
    (Utilizador Info)
    Felizmente há alguns (e bons) contra-exemplos.
    Fugir à manada é possível, normalmente. Basta querer (e saber).
    Re:Sigam a manada (Pontos:1)
    por hybriz em 21-10-04 18:44 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    qnx? meu deus.
    netbsd ou linux suits any (of those) needs.

    numa ATM não vejo uma unica vantagem que possa existir em usar Windows, mas lá está, se calhar sou eu que tenho uma visão encurtada.


    Re:Sigam a manada (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:46 GMT (#67)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Eu apoio as máquinas de venda de tabaco correrem winMe.
    AV em ATM (Pontos:1, Interessante)
    por karamelo em 21-10-04 12:51 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Mas as máquinas em portugal já têm antivirus... Ainda no outro dia vi uma a fazer boot e após arrancar o NT4 arrancou o mcafee vshield... Agora não me lembro se era uma daquelas da CGD ou se era uma multibanco...
    Re:AV em ATM (Pontos:2)
    por Kmos em 21-10-04 18:12 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Mcafee ? que fraca escolha ;-) Ou Panda Antivirus ou Norton Antivirus.. a Mcafee desde há muitos anos que deixa muito a desejar e não acompanha as evoluções como a Norton.

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:AV em ATM (Pontos:2)
    por blacksheep em 21-10-04 19:02 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://rpmcruz.planetaclix.pt/
    O Panda também não é grande escolha... A FEUP teve há um par de anos problemas com uma worm que não era detectada por este software que tinha sido comprado há muito pouco tempo por umas boas centenas de contos. Lá tiveram que pagar mais umas centenas há Norton.
    Re:AV em ATM (Pontos:1)
    por karamelo em 21-10-04 21:36 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    Panda é um grego :P

    Gosto muito do AVG, antes usava o norton mas arrastava-se completamente comparado com o AVG...
    Re:AV em ATM (Pontos:1)
    por The CodeMaker em 21-10-04 19:10 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Porque é que este comentário está marcado como despropositado? A mim parece-me um comentário informativo e que tem tudo a ver com o assunto em questão! Também tenho a impressão que já vi o vshield no systray de uma máquina multibanco. No centro do ecrã estaria uma caixa de erro. :)

    --
    CodeMaker
    Alguém se andou a divertir... (Pontos:2, Interessante)
    por CrLf em 21-10-04 19:13 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Reparem bem nas pontuações dos comentários deste artigo. Contem o número de despropositados e tomem atenção aos que têm "Interessante" ou "Informativo" sem ultrapassarem a pontuação inicial do autor.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Alguém se andou a divertir... (Pontos:1)
    por Zlib pt em 21-10-04 19:37 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Isto tem sido sempre assim...
    Todo e qualquer comentario leva um despropositado (o mesmo k este vai levar)

    Ja agora... o codigo do gildot nao permite mais que 3 pontos? E' k sou usuario do gildot a pouco tempo mas sigo o site a bastante, e comentarios 3 sao raros... 4 penso k nunca vi
    Re:Alguém se andou a divertir... (Pontos:2)
    por chbm em 22-10-04 10:52 GMT (#69)
    (Utilizador Info) http://chbm.net/
    Os comentários mostram uma pontuação máxima de 5 pontos.
    Re:Alguém se andou a divertir... (Pontos:2)
    por joaorf em 21-10-04 21:15 GMT (#49)
    (Utilizador Info)
    Nos últimos dias isto tem andado infestado de mouse engineers. Essa é a razão.

    A propósito de moderação mal aplicada: a meta-moderação acabou?

    Re:Alguém se andou a divertir... (Pontos:3, Informativo)
    por Gimp em 22-10-04 17:13 GMT (#82)
    (Utilizador Info)
    Nada como uma boa leitura para lhes ajudar na ressabiadela :-).

    HTML
    http://www.theregister.co.uk/security/security_report_windows_vs_linux/

    PDF
    http://www.theregister.co.uk/2004/10/22/security_report_windows_vs_linux.pdf


    "No comments"

    Vírus (Pontos:1)
    por Carnelian em 21-10-04 20:00 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://www.alface.de
    Esta versão do MS Windows supostamente não era afectada pelos vírus, dai muitas empresas terem escolhido este sistema.
    Só vos digo, muitas horas extra foram pagas por este Portugal fora, na altura do Sasser!

    pxes.sf.net - durante um estágio consegui trocar vários Windows Embedded por este PXES Linux, o único defeito é dar um pouco de trabalho para escrever aquilo num disco. Nada que uma floppy-dist com dd não resolva :X

    Windows Embedded 160MiB, PXES ficou com menos de 16MiB!! Suporte técnico, poweroff, poweron! Vírus??

    Tirem as vossas conclusões...


    The Stone Dance of the Chameleon :)

    Re:Vírus (Pontos:2)
    por CrLf em 21-10-04 21:45 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://tudo-sobre-nada.blogspot.com
    Não sei bem se o PXES seria adequado a máquinas multibanco. Por um lado não sei se uma solução thin-client seria ajustada ao caso, e por outro lado as ligações daquilo não são especialmente rápidas, provavelmente não seriam suficientes para aguentar o tráfego X11/XDMCP ou RDP...

    -- Carlos Rodrigues
    E... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por tonidosimpostos em 21-10-04 20:29 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Porque razao nao teria uma ATM um antivirus ? Se estao ligadas em rede estao sujeitas a problemas, mesmo que seja rede privada... Quando nao ha nada para criticar inventa-se ;)

    [japc] arai, FDX, es muito LERDO, desde quando e' que um DoS e' um problema de seguranca ?!
    Re:E... (Pontos:3, Interessante)
    por Gimp em 22-10-04 11:22 GMT (#73)
    (Utilizador Info)
    Enfim...
    Como não é suposto abrir-se ficheiros infectados numa ATM, o que é que instalas mais depressa, uma firewall ou um anti-birus? É só curiosidade da minha parte...


    "No comments"

    Re:E... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 22-10-04 16:39 GMT (#80)
    (Utilizador Info)
    Estou a pensar em worms e nao em abrir ficheiros... Firewall e AV sao camadas diferentes de proteccao. Uma firewall nao te protege completamente duma worm (well temos agora mariquices novas com anti virus de network, coisa que sinceramente nao me inspira confiança).
    E depois existem sempre falhas, enganos, etc, um dia alguem por erro ou ignorancia liga uma maquina à rede da ATM, enfia um worm e gera-se o caos, até porque afinal, se é uma rede ATM e privada, nao precisa dos ultimos patches ne ? Mesmo que seja Linux ou Windows...

    [japc] arai, FDX, es muito LERDO, desde quando e' que um DoS e' um problema de seguranca ?!
    Re:E... ( solução) (Pontos:2)
    por gass em 22-10-04 16:58 GMT (#81)
    (Utilizador Info) http://otiliamatos.ath.cx
    Debian na coisa - maquina/router com repositorio de pacotes e actualizações periodicas e ...... já tinhamos atm's on the rush ...

    Kem diz debian, diz rpm based, que no fundo já se consegue fazer o mesmo.
    Cumps-
    Gass
    Re:E... ( solução) (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 22-10-04 20:15 GMT (#84)
    (Utilizador Info)
    Nos modems velhinhos das ATM's ? :)

    [japc] arai, FDX, es muito LERDO, desde quando e' que um DoS e' um problema de seguranca ?!
    Re:E... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 22-10-04 11:38 GMT (#74)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    tens acesso ao código do antivirus? O que te garante que o antivirus não está a gravar as informações que digitas (tipo... o código MB?).
    Eu sei, já é demasiada teoria de conspiração mas... quem diz AV, diz omq.

    ---
    MS Windows, há 10 anos que a taskbar no topo do ecrã gera um bug.
    Re:E... (Pontos:3, Interessante)
    por Gimp em 22-10-04 12:51 GMT (#76)
    (Utilizador Info)
    Sem ter muita informação à mão, acho que o digitas no teclado é imediatamente codificado por hardware e independente do SO. Quem vende muito disso é a IBM.


    "No comments"

    Re:E... (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 22-10-04 16:37 GMT (#79)
    (Utilizador Info)
    Saiu um artigo (sinceramente ja nao sei aonde :( ) sobre a imposicao da VISA relativamente aos standards impostos nas ATM. E eram bastante duros. Como disse o gimp, a informação é logo cifrada no keypad... Essa teoria da conspiracao nao serve ;)

    [japc] arai, FDX, es muito LERDO, desde quando e' que um DoS e' um problema de seguranca ?!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]