gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Status Report: MCP2k4
Contribuído por scorpio em 09-08-04 13:40
do departamento mcp
Minho Campus Party bofh escreve "Já lá vão uns dias, portanto o pessoal já deve ter tido tempo de repor as horas de sono. Mais do que o que estava a acontecer no momento, gostava de saber qual é o status report do estado da "festa tecnológico-geek" do Minho, que se tem tornado na festa de todo o país.
O que é que ficou melhor, o que é que ficou/continuou pior? A linha sempre colou, as competições e apresentações foram decentes? "

Ca$h anyone...? | (re)descobrimentos  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Minho Campus Party
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Gajedo (Pontos:3, Engraçado)
    por BugMeNot.com em 09-08-04 13:50 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    O que ficou melhor? Sem dúvida a gaja do bar!
    Re:Gajedo (Pontos:2, Engraçado)
    por 4Gr em 09-08-04 13:54 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    E pela tua moderação, parece que o namorado da gaja anda por aí...

    Dominus vobiscum
    Re:Gajedo (Pontos:0, Gozão)
    por gits em 09-08-04 14:09 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Ya! As gajas do bar eram bem fixes! :D
    Re:Gajedo (Pontos:0, Lança-chamas)
    por Perky_Goth em 09-08-04 20:20 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    e isto é pq ng nos leva a sério...
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Gajedo (Pontos:0, Despropositado)
    por BugMeNot.com em 09-08-04 22:44 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Diz lá que não querias saltar-lhe para a espinha?
    Ai não que não.... comia a gaja toda :>
    MCP Rul3z!!
    Re:Gajedo (Pontos:0, Despropositado)
    por Perky_Goth em 10-08-04 3:11 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    n fui. e n keria, namoro :P
    pelo menos tenho q dizer que não ;)
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Gajedo (Pontos:0, Redundante)
    por cyborgas em 09-08-04 15:02 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.justoweb.com
    A gaja do Stand onde davam revistas BGamer e se podia jogar Xbox também era uma forte candidata à melhor!

    --------------
    Be a good person, adopt a tux!!
    Re:Gajedo (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Maeglin em 09-08-04 16:11 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Conclusao : O que para o ano faz falta é um consurso de strip-tease como na concentração de motos em faro... :-))


    1- "A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." -(Albert Einstein)
    2- "O cu também." -(Clodovil)
    Re:Gajedo (Pontos:2)
    por fhc em 10-08-04 11:11 GMT (#30)
    (Utilizador Info)

    Vão agora tirar as caixas aos computadores?

    Francisco Colaço


    Portugal é constituído por duas nações: o país (de Setúbal ao Carregado, de Cascais ao Montijo), e o Portugal Profundo, que já se afundou.

    Re:Gajedo (Pontos:1)
    por BugMeNot.com em 10-08-04 0:37 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    A Cáudia é sempre candidata a melhor, tb já levava uma xapadinhas naquelas nalgas :>>
    Re:Gajedo (Pontos:1, Despropositado)
    por SUp3rFM em 09-08-04 18:22 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://phalanx-ut.com
    Se bem que causou alguma polémica... Se a melhor era a loura ou a morena. ;)

    A minha anterior assinatura era ainda pior que esta.
    As palestras e conferências (Pontos:2, Informativo)
    por cyborgas em 09-08-04 14:59 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.justoweb.com
    As Palestras e conferências foram muito melhores e preencheram melhor o calendário.
    O pior é que não podíamos estar a ouvir palestras e a concorrer em concursos ao mesmo tempo :(

    Mesmo assim o meu clan trouxe dois prémios na área Linux: 1º prémio (ASCII-Art) e 2º em CODE-Ruler...
    Desculpem mas tinha de puxar a brasa a nossa sardinha ;)

    LXTechDudes!!!

    --------------
    Be a good person, adopt a tux!!
    Re:As palestras e conferências (Pontos:2, Interessante)
    por sena em 09-08-04 16:59 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://smux.net/
    Por que raio é que ASCII Art é da "área Linux"? E o que é o CODE-Ruler?
    Re:As palestras e conferências (Pontos:1)
    por rncp em 09-08-04 20:53 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Por que raio é que ASCII Art é da "área Linux"? E o que é o CODE-Ruler?

    Pelo nome, CODE-Ruler deve ser alguma régua feita de código (ou código feito à régua, whatever :) )

    Em relação ao ASCII, só o Linux devido a ter uma consola "l33t" é que permite que se guarde texto em ASCII (NOT!)
    Re:As palestras e conferências (Pontos:2)
    por Esqueleto em 10-08-04 13:20 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com/esqueleto
    réguas .. LOLOLOL parece bem ...

    (())
    Esqueleto
    ------------------------------ Visit me in: http://www.tusofona.com/esqueleto
    Re:As palestras e conferências (Pontos:1)
    por cyborgas em 10-08-04 20:03 GMT (#38)
    (Utilizador Info) http://www.justoweb.com
    Olha quem é ele... o esqueleto, o fazedor do 2º prémio de réguas. lol

    --------------
    Be a good person, adopt a tux!!
    Re:As palestras e conferências (Pontos:2)
    por Esqueleto em 12-08-04 17:13 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com/esqueleto
    sim .. é verdade... olha... temos ke cada 1 em casa andarmos a brincar com o CodeRuler a ver kem faz o melhor código .. ke achas ??
    ------------------------------ Visit me in: http://www.tusofona.com/esqueleto
    Re:As palestras e conferências (Pontos:1)
    por cyborgas em 10-08-04 9:55 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.justoweb.com
    Concordo contigo que no windows também se pode fazer ascii-art, mas duvido que consigas fazer animações por exemplo no DOS.

    Em relação ao CODE-ruler, foi uma prova de programação em JAVA no IBM Eclipse.
    O objectivo era programar a inteligencia artificial para um campo de batalha virtual. Com camponeses e cavaleiros. Tipo Age of Empires, mas as movimentações e ataques eram decididos por IA.
    Se não entendeste, esquece que respondeste a esta thread...

    --------------
    Be a good person, adopt a tux!!
    Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:3, Interessante)
    por Esqueleto em 09-08-04 15:04 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com/esqueleto
    Devo dizer que fiquei muito contente com a MCP2004, mas, houve pontos negativos ...

    - Falta de protecções na rede para roubos de IPs (problema recorrente já do ano passado)
    - Apesar de ter ficado pouco tempo na fila (cerca de 5h)do Chekin, este poderia ter sito claramente melhor, pois o local ajudava a isso.
    - os concursos de programação foram todos uns em cima dos outros, deixando pouco tempo para participarmos em dois ou mais ou menos tempo.
    - Sobreposição entre os concursos de Programação e de Segurança Linux. Na quinta feira quase não houve nada, e depois tudo foi entregue ou na sexta ou no sábado.
    - Havia algum desconhecimento de alguns concursos e das suas plataformas, por exemplo, o concurso sobre Mobilidade onde tinhamos que desenvolver algo para PocketPC e Telemoveis série 6600 não havia toolkits disponiveis, nem as pessoas sabiam como poderiamos participar no concurso. Havia umas toolkits para os Telemoveis em Java que necessitava de montes de dependências como o Borland Enterprise e o Visual Studio 2002/2003.
    - Falta de conhecimento dos organizadores na área de jogos, nomeadamente em Counter Strike, sobre o jogo em si, pois quando lhes foi pedido para alterarem o "C4 time" de 45s para 35s que é o tempo oficial, foi-nos feita a bela questão: "O que é o C4 Time?". Alguém que estivesse à frente deste jogo deveria saber estas coisas.
    - Grandes problemas com o Som geral onde a MCPTV tece grandes problemas em colocar os seus trabalhos no ar.
    - Apesar de achar que eles fizeram o seu melhor, o trabalho da MCPTV (quanto a mim) foi fraco, com pivôts fracos, sem muita intervenção no próprio evento, limitando-se a ser institucional. Penso que esta imagem foi a que a organização pretendia da MCPTV, mas, para os participantes foi uma participação fraca.
    - Só na ultima refeição quente é que colocaram duas filas a servir. Nas alteriores refeições demorava-se tempo desnecessário para comer.
    - Não foi servido o snack a meio da noite como no ano passado.

    e também houve pontos positivos
    - Excelente instações de uma forma geral.
    - Excelentes balneários sempre com água quente.
    - Melhor qualidade dos concursos relacionados com a programação.
    - Rede com capacidade incrivel tanto internamente com externamente.
    - Limitação na largura de banda para cada utilizador, isto é, não foi possivel montar um Proxy ou um servidor de FTP nas máquinas dos participantes.
    - Muitas gajas .... neste evento houve muitas mulheres que é sempre algo de interessate para os olhos.
    - Debates muitos interessantes no Chillout.

    Penso que apontei tudo.. caso me recorde de alguma coisa escrevo aqui.

    (())
    Esqueleto
    ------------------------------ Visit me in: http://www.tusofona.com/esqueleto
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por pcardoso em 09-08-04 15:37 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    - Havia algum desconhecimento de alguns concursos e das suas plataformas, por exemplo, o concurso sobre Mobilidade onde tinhamos que desenvolver algo para PocketPC e Telemoveis série 6600 não havia toolkits disponiveis, nem as pessoas sabiam como poderiamos participar no concurso. Havia umas toolkits para os Telemoveis em Java que necessitava de montes de dependências como o Borland Enterprise e o Visual Studio 2002/2003.

    Concorri neste e fiquei em 1º lugar. Ainda faltam prémios (o telemovel e o jogo editado) a mim, e ao 2º lugar (um amigo meu), mas espero que a situação se resolva. No entanto, o desenvolvimento era para telemoveis em geral (e o que usei para testes da MCP era um 3650). Usei j2me normalmente no meu iBook, sem nenhum software adicional. Os toolkits da nokia eram distribuidos como um .EXE. Nem me dei ao trabalho de ver o que lá estava dentro. Fiz o build com o ant, o SubEthaEdit como editor de texto e o emulador midp da sun para testar. Tudo software gratuito, disponível na net. Vamos lá ver o que vou fazer ao Visual Studio .Net 2003 Pro que lá ganhei :)

    Para concorrer no concurso, e as regras, havia no site interno (http://www) informação na area de mobilidade. Para enviar o programa era só fazer o upload para o ftp.

    - Só na ultima refeição quente é que colocaram duas filas a servir. Nas alteriores refeições demorava-se tempo desnecessário para comer.

    Não posso precisar, mas acho que fizeram quase sempre as 2 filas, e nunca esperei muito tempo para almoçar. Tudo bem que não era chegar e comer, mas nunca esperei mais de 10 minutos. Não sei se das horas a que ia.. Podia ser.

    -- pedro
    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.

    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por Esqueleto em 10-08-04 13:18 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com/esqueleto
    Num sabia que sequer tinha havido alguém a concorrer ... mas eu tive algumas dificuldades e instalas as toolkits, 1º porque não tinha windows e logo estava limitado às toolkits da M$, depois que mesmo numa máquina com windows para instalar a toolkit de Java necessitava do Borland que por sua vez necessitava do Visual Studio.
    Confusão e acabei por desistir...

    Já agora .. que fizeste tu ???

    (())
    Esqueleto
    ------------------------------ Visit me in: http://www.tusofona.com/esqueleto
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por pcardoso em 10-08-04 14:51 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    Olá,

    Deram avisos pelo sistema de som sobre a deadline do concurso. Inicialmente sábado às 14h, passou para as 18h, o que deu mto jeito para ir almoçar e tomar uma banhoca :)

    Fiz um joguito, com o objectivo de apanhar numa praia objectos trazidos pelo mar. Nada de mto sofisticado, mas aparentemente gostaram. Concorri apenas por concorrer e só depois é que soube o que eram os prémios. Um deles é ter este jogo editado pela mobicomp e colocado no portal da TMN. Vamos lá ver, era bom que isto fosse um pontapé de saída para voos mais altos. Ando farto do meu trabalho como professor e quero evoluir.

    Sobre o jogo, esta semana ainda vou colocá-lo no meu site (www.insomni.org/pedro). Podem experimentá-lo num telemovel a sério ou no emulador da sun.

    Fiz quase directa de 6a para sábado, e em simultâneo programei o jogo e reaprendi a programar em java, em que já não tocava há mto tempo, e que de qq forma nunca programei muito. Foi um crash-course em java e j2me. Um amigo meu deu-me um esqueleto do programa e parti daí.

    Quem quiser programar em j2me no mac os x, aqui existe alguma informação q segui,assim como aqui. Para windows, encontrei isto que deve dar jeito.

    Cumps,
    pedro
    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.

    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por Esqueleto em 10-08-04 17:01 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com/esqueleto
    Adorava ter participado neste concurso... era o concurso mais inovador que estava na ementa da MCP .. mas não consegui ...

    És professor de ke ?? onde ???

    Em relação a voos mais altos.. penso que o mercado de aplicações para PDAs e Telemoveis está complesmente em aberto.
    Se pensamos que a pub da Vodafone à 3G de telemoveis é muitos vasta, como poder renovar os BI no telemovel ou ainda pedir certidões nos PDAs, e essas aplicações ainda n estão desenvolvidas, podemos ver que há imenso mercadop nesta área.

    É necessário sim alguma investigações e até mesmo algum investimento, mas, penso que temo toda a massa critica necessária para podermos sermos pioneiros nesta área na europa e inventivos o suficiente para podermos transformar a "massa cinzenta" do nosso cerebro em PIB como tão bem se faz noutros paises.

    Penso que nos falta claramente vontade e coragem de arriscar em algo que não temos a certeza de como se vai comportar no futuro.

    Eu pessoalmente, na MCP, adorei ter participado no Code-Rules de onde sacamos um honrosso 2º lugar, pois é uma área que me interessa muito: Programação de agentes inteligentes num universo.
    Este projecto era bem simples, mas, se pensamos que podemos complicar as decisões destes mesmo intervinientes, dando comportamentos cada vez mais humanos, nem sequer o céu é o limite.

    Penso que a programação de agentes inteligentes é a evolução clara da programação OO. Temos modulização e retuilização de funcionalidades.. que queremos mais???

    Bem .. esta é a pergunta de 1.000.0000 de Euros ..

    (())
    Esqueleto
    ------------------------------ Visit me in: http://www.tusofona.com/esqueleto
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por pcardoso em 10-08-04 20:00 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    Olá,

    O meu colega queria entrar no code ruler mas n houve tempo, infelizmente. O concurso de mobilidade ocupou-nos (e desgastou-nos) completamente. Ficámos com um 1º e um 2º lugar o que compensou um bocado as coisas :)

    Sou professor de programação e bases de dados numa escola em Viseu. Até é um bom trabalho, tenho encontrado alunos muito bons (e muito maus tb) que é um prazer ensinar, deixa-me muito tempo livre mas não consigo evoluir. Preferia estar das 8 às 18 em frente ao computador a produzir alguma coisa.

    O que me falas do mercado móvel ser grande já não é novidade, e gostaria de ter a minha fatia desse mercado. Estou seriamente a considerar abrir um tasco qualquer e começar a fazer software, seja para o que for. Até VB, se for mmo preciso.

    Com o 3g, acho que tem potencialidades, se não for estrangulado à nascença como o wap e o gprs. Tecnologias que podem abrir completamente novos mercados, mas que aos preços a que são colocados são curiosidades, fora do alcançe do utilizador comum (36 escudos por minuto de wap? nao, obrigado). As operadoras prefererem vender (e o triste é que têm mercado) para inutilidades como imagens e toques.

    E que mercado pode ter um outsider, sem ligações a nenhum operador?

    Que é preciso arriscar, tb sei, enfim... Daqui a 5 anos mais vale arrepender-me de que algo tenha corrido mal do que lamentar-me de nunca o ter tentado.

    Pena que neste país nem todos sejamos sobrinhos do Tio Cunha.
    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por Esqueleto em 11-08-04 8:56 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com/esqueleto
    Entendo essa frustação sobre o estrangulamento do mercado com o WAP e GPRS. Sâo claramente tecnologias inferiores que não dignificaram o serviço.

    Penso que os comuns utilizadores ficaram desiludidos com os preços praticados pelas operadores que por suas vez colocaram os preços muito acima do esperado para refriar o mercado e consequentemente a utilização do serviço.

    Por exemplo no Japão o uso de telemoveis está generalizado, pois, telefonemas dentro da mesma célula são grátis, se não me engano, em qualquer operador, o que fez com que quase todos os habitantes tivessem mais do que 1 telemovel e usassem mais do que 1 operadora.

    Cá em portugal houve uma clara falta de coragem na implementação destas praticas ou então não há capacidade, por parte das redes dos operadores, para um crescimentos tão grande do acesso ás infraestruturas de rede dos operadores.

    Penso que é por esta razão que não temos um grande serviço móvel em portugal. Um serviço pelo menos aproximado, em termos de qualidade, do resto do mundo.

    O mesmo se passa com os serviços de WAP e GPRS, são caros se calhar pelo facto de as operadoras não quererem invistir o suficiente para ter uma rede que suporte milhões de acessos diários, então, montam uma rede de centenas de acesso e colocam os preços no TOPO, muito caros.

    Temos vários exemplos, mesmo no nosso mercado, como as chamadas a 5$00 pela optimus quando apareceu e a TMN tinha valores de 100$00 por minuto.

    Estas atitudes são muito dificeis de ententer e o pior de tudo é que a entidade que regula o mercado deveria estar do lado dos consumidores colocando um tecto de preços nos diversos serviços.

    Tenho fé que cheguemos lá ....

    (())
    Esqueleto
    ------------------------------ Visit me in: http://www.tusofona.com/esqueleto
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por blackTiger em 09-08-04 16:04 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Não te esqueças de falar do puré :).
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por ruben dig em 09-08-04 16:47 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Nessa refeição ,tava eu a almoçar com o pessoal do Startux.org no Naco da Pedra em Braga ...
    Tu não devias tar lá ??? ;)
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por blackTiger em 09-08-04 20:58 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Se leres a mailing list sabes porque é que eu não fui, sorte a tua em teres ido porque não tiveste de comer aquilo ;).
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por ruben dig em 09-08-04 23:44 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    ups, foi mesmo grande sorte, parece que o puré até colava cientistas ao tecto :)
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por Kmos em 10-08-04 9:56 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Ainda não devem ter ouvido falar em juntar leite ao puré para o desprender mais.. cozinheiros de fim-de-semana :D

    I'm a Lost Soul in this Lost World...
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:0, Gozão)
    por BugMeNot.com em 10-08-04 1:24 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Despropositado?!

    Tao mas... um gajo dá umas dicas para acrescentar à lista de "500 coisas a fazer quando estiver em Braga" e ainda tratam assim? :(

    Para a próxima não vos digo NADA!

    Geeks e mal agradecidos! *humpf*
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 10-08-04 3:13 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    epah, lol, tem a ver c a linguagem. a gente já é retratada como rebarbados, feios, sem maneiras e sabe-se lá mais o quê, agora convém fazer de conta q n somos assim a quem vier ao site ;)
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por taf-7arte em 10-08-04 16:28 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://taf.net/opiniao/
    "Aquelas duas torres cinzentas lá ao lado são basicamente 2 casas de putas gigantes, divididas por apartamentos."
    "lista de "500 coisas a fazer quando estiver em Braga""


    O sexo só tem interesse quando o desejo é mútuo. Pelo que percebi dos teus posts não tens tido muita sorte, já que aparentemente precisas de pagar para o ter... :-(

    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por André Simões em 09-08-04 23:21 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Pouco tempo na fila 5 horas? Livra! Deixa-me apontar aqui na agenda "não ir nunca à MCP".

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por ruben dig em 09-08-04 23:46 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Eu demorei menos de 5 minutos a fazer o check in, bastou chegar depois do jantar na quarta, tinha 1 pessoa à minha frente ...
    E como observação geral esta foi a melhor lan party de sempre ...
    Parabéns à organização !
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 10-08-04 3:14 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    eu é mais a parte de:
    we don't need no stinking organization, the assholes pay just the same. :P

    mas enfim, talvez vá porque só se é novo pouco tempo :)
    -----
    Microsoft has funded 13 studies over the past year comparing Linux with its own products. Guess what: All of them come out in favor of Microsoft.
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:1)
    por presidente em 11-08-04 19:18 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Interessante foi os ccna como o scorpio só começarem a fazer "Duplicate IP/MAC discovery" no penultimo e ante-penultimo dia do evento ou seja só quando começaram os concursos de segurança. Foi engraçado tirar-mos o cd do phlak e dizer-mos "cof mas eu só uso windoze cof :'-(" e brincar-mos as escondinhas. tsk tsk
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por scorpio em 12-08-04 22:19 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://eurotux.com/
    ccna como o scorpio? subi de posto?
    não deves ter reparado na consola de gestao ligada desde o primeiro dia, a recolher dados...
    Re:Houve melhor qualidade .... mas!!!! (Pontos:2)
    por scorpio em 13-08-04 8:52 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://eurotux.com/
    ccna como o scorpio? subi de posto?
    não deves ter reparado na consola de gestao ligada desde o primeiro dia, a recolher dados... De qualquer forma, fica notado o comportamento dos participantes - no proximo ano, on_duplicate_mac_or_IP,
    conf t
    interface faX/Y
    shut
    ^Z

    Afinal de contas, estamos ali para ignorar estas brincadeiras e fazer com que toda a gente possa utilizar a rede sem problemas... mas se os participantes se portam como miudos mal-educados, passam a ser tratados como tal.

    mcp 2004 (Pontos:1)
    por QuickZero em 10-08-04 14:21 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Bem... esta foi a minha primeira mcp, portanto n posso compara-la com as ediçoes anteriores, mas as minhas principais criticas vao para a inexistencia de um multibanco nas redondezas... resultado: tive que cravar algum guito aos meus colegas e ao vizinho do lado! Tambe houve uma certa desorganização nos concursos da area de segurança, a Keep the Flag que era para começar as 14:00 se bem me lembro, so começou as 3:00! So tenho isto a apontar... a comida era boa (para mim era... fanaram-me o saco da minha bucha, quando ia almoçar/jantar tava c1 fome q akilo era 1 manjar dos deuses parar mim), e os balnearios eram mt bons... as filas eram grandes mas despachava-se na boa! tive cerca de 40 minutos no check-in! portanto na minha opiniao... valeu a pena!
    Re:mcp 2004 (Pontos:3, Interessante)
    por Gamblit em 10-08-04 23:44 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Concordo com a questão do multibranco. Nunca pude ir ao bar porque nao tinha carcanhol, não havia multibranco nas redondezas e eu não tinha carro... Seria talvez um pequeno detalhe a notar na próxima organização.

    Em relação ao Keep The Flag, eu fui o organizador este ano, a pedido do organizador dos concursos de segurança (Prof. Vitor Fontes). Houve atrasos sucessivos, alguns culpa minha, outros culpa da organização.

    Inicialmente foi-me dito que me seria entregue um único computador ainda na 5ª feira de manhã para que se pudesse começar o concurso à tarde. Na realidade, e após sucessivos atrasos com a entrega da máquina (houve problemas a conseguir arranjar maquina acabando por se utilizar um desktop emprestado com RAM emprestada de outro PC), eu tive ainda alguns problemas com a instalação das máquinas virtuais.

    Tentando tornar o concurso mais activo que a edição de 2k+2, optou-se por ter um sistema base antigo e igual para todos, leia-se, Slackware 4.0. O problema é que usar Slack 4 com um kernel recente dá barraca grossa com as PTY's, que no Slack 4 eram num formato, e em kerneis recentes são noutro. Após ter identificado o problema, o Luciano do GiL (peço desculpa mas não sei apelido...) deu uma ajuda preciosa martelando o kernel 2.6.7 até este funcionar com as PTY's antigas.

    Depois tivemos ainda a discussão de 1 hora (deviam ter sido 10 minutos) sobre regras do concurso. Tivemos ainda as equipas que nunca ouviam as chamadas para o concurso e vinham sempre depois dos outros, obrigando a explicar tudo de novo. Isto tudo entre inúmeros outros atrasos.

    De qualquer das formas, penso que o KTF deste ano foi um concurso com boa aceitação, em que pelo menos 4 equipas eu sei que se divertiram imenso, em que , ao contrário da edição anterior, houve 0wN's atrás de 0wN's às tantas da manhã, em que houve vários serviços exploitados, onde maquinas ficaram fora de jogo por um elemento da equipa fazer reboot enquanto o outro fazia uma chroot para o telnet, onde se substituiu o sistema slack 4 inteiro por Gentoo sem rebootar a máquina, onde praticamente se perdeu o acesso à máquina e se recuperou tudo enviando ficheiros via mail para o sendmail da maquina, etc.

    Para mim, foi uma grande competição, se bem que durante metade do concurso apenas duas equipas pontuaram (Foobar e Segfault) tendo os Ketic começado a pontuar um bocado mais tarde.

    A luta entre Foobar e Segfault foi renhinha até ao final sendo que a pontuação acabou em 120 - 118, respectivamente. Sabendo que os Ketic vinham em 3º com 49 pontos, declarou-se um empate entre Foobar e Segfault. Os meus parabéns às duas equipas.

    Mudando de assunto, em relação ao morfes... Dei uma pontuação de 3 no inquérito interno final, mas apenas porque gostaria que dessem mais atenção a isso. Na realidade não era intragável de todo, as doses não eram mal servidas, havia quase sempre sobremesa/fruta, etc. Não me parece que tenha sido grande melhoria em relação a outros anos, mas nunca achei que a alimentação fosse o maior dos problemas das MCP's.

    O check-in podia ser muito mais rápido. Houve uma GRANDE melhoria em relação ao ano passado, mas convém não esquecer que o pessoal está todo a comer pó ao sol e com máquinas à espera para entrar. Atenção, eu acho que o check-in foi um ponto positivo na MCP deste ano mas, como tudo, podia ser melhorado e é um ponto prioritário.

    As casas de banho/chuveiros eram fenomenais. Como já alguém disse a água quente era uma constante e regra geral estavam muito utilizaveis. Digo regra geral porque às vezes estavam já um bocado porcos. Limpeza mais frequente seria uma Good Thing(tm). Apenas a assinalar que no último dia de manhã (Domingo, 10h) já estava tudo uma barrasquice gigante. Grandes nacos de merda na borda das retretes e o chão dos chuveiros preto...

    O espaço por pessoa era gigante! Havia espaço para tudo e ainda para deixar os meus caixotes proximos de mim, sobrando ainda espaço mais que suficiente para as pessoas passarem sem me incomodarem.

    A rede estava (pelo menos para mim) ultra estável e rápida. Muito bom trabalho da organização, congrats!

    Workshop's e conferências. Humm... Assisti a muitos, gostei de todos. Boas apresentações, muitas apresentações, muito debate de alguma qualidade. Another Good Thing(tm)

    Coisas diferentes para se fazer/ver como sejam por exemplo o touro mecânico da Microsoft e os carrinhos Bluetooth.Good Thing(tm)

    Penso que o único ponto negativo da coisa foi o pessoal de linux e/ou segurança ter ficado mais uma vez todo espalhado pelos diferentes cantos do recinto. Houve equipas do KTF que eu nunca cheguei a encontrar... Possível e desejável melhoria aqui!

    Regra geral, penso que correu tudo muito bem. Gostei tanto da organização e das condições deste ano que fiz questão de o dizer pessoalmente ao Dr. Eduardo Beira (porque estou cá para dizer mal quando necessário e dizer bem quando merecido).

    Espero com ansiosidade a próxima edição!
    sapo mcp2k4 (Pontos:2)
    por pcardoso em 11-08-04 0:07 GMT (#40)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    alguém sabe como ficou o concurso do sapo de php/perl?

    o mcp2004.sapo.pt continua com um redirect para a inscrição...

    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:sapo mcp2k4 (Pontos:1)
    por cyborgas em 11-08-04 19:32 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://www.justoweb.com
    Eu vi o concurso e pareceu-me mais um caça contactos que um concurso... provavelmente nem houve vencedor.

    --------------
    Be a good person, adopt a tux!!
    Re:sapo mcp2k4 (Pontos:2)
    por Gamblit em 11-08-04 23:59 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    Pois... Eu pessoalmente ainda estou à espera do mail a dizer o que devo fazer... Inscrevi-me lá na página, aquilo disse que eu ia receber um mail com mais instruções ou o proprio desafio (ja n me lembro) e até hoje ainda n recebi nada...
    Re:sapo mcp2k4 (Pontos:2)
    por pcardoso em 12-08-04 13:11 GMT (#45)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    eu fiz a inscrição com o meu email (do meu domínio insomni.org), esperei e nada.. fiz novamente com um endereço meu da netvisão e chegou..

    filtragem de emails por .pt e não-pt? lá se vai o pessoal todo que usa hotmail.com e yahoo.com,entre outros.
    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]