gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
GULDEI divulga linux nas escolas do Grande Porto
Contribuído por vd em 11-07-04 13:04
do departamento linux-para-crianças
Portugal BlueNote escreve "O Grupo de Uitlizadores de Linux do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto (GULDEI) anda a promover sessões de divulgação de Linux junto das escolas básicas e secundárias do Grande Porto. As sessões incluem demonstrações ao vivo de Linux e das aplicações disponíveis correspondentes à procura do público visado.

A notícia no site do GULDEI. Também saiu uma notícia no TekSapo. Eu tomei conhecimento através de um apontador no ItJobs.pt o que não deixa de ser uma vergonha para o gildot ;-)


(Permitam-me um comentário: uma iniciativa espectacular, especialmente agora que os GUL aparentam estar todos praticamente mortos. Mesmo os que deveriam dar o exemplo, como aqueles a que pertencem pessoas da dita ANSOL como o Reino Linux da FEUP.) "

Nota do Editor: Houve dois artigos submetidos, pelo "GULDEI-ISEP" e "Karlus", referentes ao que o leitor divulga, contudo passaram despercebidos. As nossas desculpas.

Mozilla com "share" em alta | Políticas à parte ... o que vai ser feito ....  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Grupo de Uitlizadores de Linux
  • Departamento de Engenharia Informática
  • Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • GULDEI
  • TekSapo
  • ItJobs.pt
  • Mais acerca Portugal
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    os GUL aparentam mortos??? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Init em 11-07-04 13:58 GMT (#1)
    (Utilizador Info)

    Talvez...
    Mas meter a ANSOL no mesmo saco é injusto.
    A ANSOL tem realizado eventos e participado em outros, não o faz mais porque não tem a capacidade...

    Ainda à pouco tempo a ANSOL participou na organização da Festa do Software Livre na Moita e realizará ainda mais eventos este ano e participará ainda mais. Para além disso a acção da ANSOL é muita vez de outro tipo como por exemplo participação em acções de esclarecimento de políticos, colaboração com outras entidades a nível europeu, reuniões com entidades a nível nacional, criação e manutenção de documentos no wiki, etc... E nem sempre isso é visível.

    A melhor forma de saberem oque realmente a ANSOL faz é inscreverem-se nas suas mailing-lists...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:os GUL aparentam mortos??? (Pontos:1, Lança-chamas)
    por [Cliff] em 11-07-04 21:44 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    A LIP da Moita, do meu ponto de vista, foi um fracasso. Nunca vi evento mais amador... BTW, ainda continuo à espera que alguém me avise que me iam cancelar a palestra em cima da hora.

    ---
    Este espaço pode ser seu!
    Re:os GUL aparentam mortos??? (Pontos:2)
    por Init em 11-07-04 23:50 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    És o unico que lá foi que me disse isso. Todos os outros me disseram precisamente o contrário.
    A LIP foi um sucesso, infelizmente por falta de voluntários e por considerar-mos mais util fazer instalações e dar umas dicas a quem por lá aparecia, não foi possível realizar todas as palestras previstas.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:os GUL aparentam mortos??? (Pontos:2)
    por [Cliff] em 12-07-04 10:54 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    em termos de instalações, às tantas haviam mais instaladores que "clientes" a quem instalar. não foi por falta de voluntários.

    ---
    Este espaço pode ser seu!
    Re:os GUL aparentam mortos??? (Pontos:2)
    por Init em 12-07-04 12:31 GMT (#20)
    (Utilizador Info)

    Não é bem assim o problema é que a maior parte das pessoas que queriam fazer instalações apareceram quase todas à mesma hora, e infelizmente pelo menos dois voluntários tiveram que sair por motivos profissionais e quando isso aconteceu deixou-se de conseguir dár resposta à procura e foi por isso que deixou-se de conseguir fazer o resto.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:os GUL aparentam mortos??? (Pontos:2)
    por [Cliff] em 12-07-04 12:43 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    oh Init, estás a tentar dar-me baile de certeza. Também lá estive desde a montagem até às 9 da noite (sei que aquilo foi terminado pouco depois) e vi o pessoal que saiu e o pessoal que foi chegando. Vi também que andavam por lá bastantes curiosos (o que é bom) mas que o pessoal que lá estava para ajudar nas instalações era mais que as máquinas que haviam para ser instaladas.
    Enfim, havia muita gente com perguntas e isso sim foi bom.

    ---
    Este espaço pode ser seu!
    Re:os GUL aparentam mortos??? (Pontos:2)
    por Init em 15-07-04 10:52 GMT (#32)
    (Utilizador Info)

    Não estou a dar baile estou a dizer o que vi.

    Deves tár a confundir a quantidade de voluntários com os que deveriam ir fazer instalações, ou então tás mesmo a confundir a quantidade de voluntários com os amigos que por lá passaram...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Uma frase vacuosa... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por 4Gr em 11-07-04 15:03 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Mesmo os que deveriam dar o exemplo, como aqueles a que pertencem pessoas da dita ANSOL como o Reino Linux da FEUP

    Ora aqui está um exemplo perfeito de uma frase vacuosa. Até terias razão, caso o Reino Linux ainda existisse, o que não se sucede.

    O que existe agora é um projecto mais vasto, FreeFEUP, mas cujo alvo é, numa fase piloto inicial apenas a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Temos uma folha de encargos que foi aprovada pela Direcção pela qual temos de nos guiar e respeitar. A este nível, e também podes consultar a nossa página em http://www.fe.up.pt/freefeup , já efectuamos uma experiência piloto num dos departamentos da Faculdade, substituindo o MS Office e o IE pelo Mozilla, pelo que o relatório da experiência, com os factos positivos e também os negativos, estará disponivel brevemente no nosso site.

    Estamos agora a preparar uma Oficina de instalação de GNU/Linux, cuja estreia será feita com uma Free Software Reception Party em meados de Setembro, quando voltarem as aulas (e os alunos ;-), para não excluirmos quem quer manter o Windows e conhecer as alternativas livres, como por exemplo o OpenOffice.org. Também mais detalhes serão facultados.

    Estamos ainda em negociações para outros projectos, paralelos à folha de encargos mas de relevo, que, em caso positivo, serão devidamente anunciados aqui! Também tentamos sempre auxiliar quem nos contacta para ajuda, nunca ignorando o pedido.

    Tentaremos mantêr o nosso site mais actualizado com notícias do projecto e do Software Livre em geral. Sugestões são bem vindas, força! :-)

    Dominus vobiscum
    Re:Uma frase vacuosa... (Pontos:2)
    por BlueNote em 11-07-04 16:18 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Então o mínimo que podiam fazer era:
    • emitir um comunicado na mailing list do reinolinux a assumir que o dito cujo morreu (tem/tinha?! muitos assinantes fora da FEUP)
    • desactivar o website do reino linux ou pelo menos afixar lá um comunicado

    Re:Uma frase vacuosa... (Pontos:2)
    por 4Gr em 11-07-04 19:23 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    emitir um comunicado na mailing list do reinolinux a assumir que o dito cujo morreu (tem/tinha?! muitos assinantes fora da FEUP)

    Aproveitamos a mailing list exactamente por isso, por ter muita gente também exterior à FEUP.

    desactivar o website do reino linux ou pelo menos afixar lá um comunicado

    Não desactivamos porque somos um projecto distinto, com pessoas distintas (poucas em comum com o Reino Linux) que em nada têm poder para desactivar ou activar o website do Reino Linux.

    Dominus vobiscum
    Re:Uma frase vacuosa... (Pontos:3, Informativo)
    por higuita em 12-07-04 20:10 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    o reinolinux nao morreu totalmente, apenas tem falta de sangue novo

    por vezes na mailing list vao aparecendo perguntas, mas nota-se que e' sempre o mesmo pessoal mais antigo, nao aparece pessoal novo

    depois de a maioria do pessoal ter acabado o curso, ter ganho ja' bastante experiencia com linux, acaba por nao fazer perguntas uns aos outros e claro, como trabalha durante a semana, e' mais dificil organizar eventos no reinolinux

    o pessoal novo da faculdade e' quem falha, nao se juntam ao reinolinux, nao fazem perguntas, nao organizam eventos
    professores e antigos alunos teem mais projectos nas maos pelo que o reinolinux acaba por nao podem ser eles a ser a principal maquina atras do reinolinux

    eu e muitos ainda estamos na mailing list, sempre a espera de perguntas

    lembro e' que o reinolinux nunca foi um exclusivo da FEUP, muito pelo contrario, a ideia era para ser uma LUG da cidade do Porto, pelo que a culpa de nao entrar sangue novo nao e' exclusivamente dos alunos "novos" da FEUP

    forums de linux por tudo quanto e' lado, dado que ha' mais gente a usar linux, ha' mais amigos e conhecidos a quem perguntar coisas, instalar distribuicoes ja' praticamente nao levanta problemas, problemas (burocraticos) com o site e mailing list do reinolinux com a mudanca para as novas instalacoes/rede e muitos outros factores acabam por fazer com que o reinolinux nao recebesse sangue novo

    basta que entre pessoal e comece a fazer perguntas, que o pessoal acorda outra vez

    Higuita
    como? (Pontos:1)
    por stack em 11-07-04 19:51 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Houve dois artigos submetidos, pelo "GULDEI-ISEP" e "Karlus", referentes ao que o leitor divulga, contudo passaram despercebidos.

    Fiquei curioso, como é que dois artigos passam despercebidos?
    Re:como? (Pontos:0, Despropositado)
    por Perky_Goth em 11-07-04 20:34 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    deve ter algo a ver com aprovar os próprios artigos...

    (sim, flame, mod me down)
    -----
    Quem quiser ajudar à conversão a Slackware e FreeBSD, que esteja à vontade.
    Re:como? (Pontos:1)
    por aspx em 12-07-04 2:24 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    É, o cão comeu.


    O melhor que o gildot.org tem é a opção de não mostrar as pontuações dadas pelos moderadores.
    Re:como? (Pontos:2)
    por vd em 11-07-04 20:36 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    Fiquei curioso, como é que dois artigos passam despercebidos?

    Das ínumeras razões em que os editores deste site podem apontar, eu, pessoalmente não notei no "Linux On School Tour 2004" - artigo proposto pelo "GULDEI-ISEP" - e no "Utilizadores Linux do ISEP divulgam open source na" - do "Karlus". Sendo o primeiro um press-release e o segundo uma nota noticiosa apenas, optei pela publicação deste como meio termo entre os dois.

    //vd
    Re:como? (Pontos:2)
    por Karlus em 12-07-04 14:51 GMT (#25)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Atenção meninos... agora não chega ser obrigatório citar fontes e links nos "artigos"... tb não podem ser apenas notas noticiosas. Btw... e não metam titulos muito grandes pq o formulario de submissão de artigos come os títulos.
    Enfim, qualquer dia não há mesmo ninguem a meter artigos.
    Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:2, Interessante)
    por werewolf em 11-07-04 23:40 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://gul.dei.isep.ipp.pt/
    O que aconteceu a este projecto??
    http://www.ansol.org/ansolwiki/ProjectoEscolaLivre

    Estava com esperanças que este projecto coordenado pla Ansol, trouxesse beneficios a todos os GULs escolares.
    Seria possivel trabalhar-se à distancia, mas todos pelo mesmo.
    Parece-me que a falta de comunicação entre GULs não traz beneficios a ninguem.

    Será que ai ser possivel reatar este projecto??

    Fico à espera
    NCarvalho (GULDEI-ISEP)
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - GULDEI-ISEP (http://gul.dei.isep.ipp.pt)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:2)
    por Init em 11-07-04 23:58 GMT (#11)
    (Utilizador Info)

    Não falo em nome da ANSOL, mas como sócio penso que sim, o problema é mesmo falta de mão de obra... Porque na ANSOL, vivemos do trabalho voluntário...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:2, Interessante)
    por stack em 12-07-04 0:12 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    essas questões devem ser colocadas na mailing list da ansol e não aqui!
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:1)
    por werewolf em 12-07-04 0:24 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://gul.dei.isep.ipp.pt/
    Este projecto e o nome da Ansol apareceram aqui devido ao tema, nao vejo "grande" mal em se abrir o jogo aqui. Surgiu a questão, nao houve "espionagem"... ;) NC
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - GULDEI-ISEP (http://gul.dei.isep.ipp.pt)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:2)
    por Init em 12-07-04 0:41 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    Porque aqui pode eventualmente passar despercebido à direcção da ANSOL, no meio de tantos posts, já na mailing list seria muito dificil isso acontecer...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:1)
    por werewolf em 12-07-04 0:57 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://gul.dei.isep.ipp.pt/
    Mesmo com tantas respostas fiquem sem saber o que realmente se passa com o projecto!!

    E' so' falta de mão de obra??
    E ideias há!?!? E pessoal com vontade de se pôr a mexer??

    Não quero parecer que estou a criticar, apenas gostava de saber o desenvolvimento do projecto!!
    Vou acompanhando as Listas da ANSOL :P

    NC

    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - GULDEI-ISEP (http://gul.dei.isep.ipp.pt)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:2)
    por Init em 12-07-04 7:25 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Eu ou não sei, ou não me lembro, o que se passa... Contacta a pessoa que está a coordenar isso, ele deve saber responder-te.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:1)
    por stack em 12-07-04 8:36 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Mais uma vez se queres saber o que se passa realmente pergunta na mailing list da ansol. Porque é que achas que alguém da direcção da ansol perde tempo vindo ver isto ao gildot???

    Se vais acompanhando as listas da ansol, já não me parece que acompanhes o gildot, caso contrário sabias que este não era o local indicado para fazer essas perguntas por várias razões!
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:1)
    por werewolf em 12-07-04 14:30 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://gul.dei.isep.ipp.pt/
    Passei agora a estar atento as listas da Ansol, para tentar obter respostas, que (se calhar) podiam ter sido dadas aqui.

    Quanto ao que se passa entre Ansol vs. Gildot, não quero saber nada sobre isso,pois nao me diz respeito, e isso sim seria um post desnecessário.

    A minha pergunta inicial foi unicamente de encontro ao ProjectoEscolaLivre, que achava (continuo a achar) que era um assunto do interesse de todos...

    Até breve
    NC
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - GULDEI-ISEP (http://gul.dei.isep.ipp.pt)
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:1)
    por stack em 12-07-04 16:17 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Passei agora a estar atento as listas da Ansol, para tentar obter respostas, que (se calhar) podiam ter sido dadas aqui.

    aqui? o que te faz pensar que respostas que dizem respeito a uma associação em concreto devam ou possam ser dadas aqui? Que eu saiba o gildot não é porta voz de ninguém, mas já nem digo é nada.

    Quanto ao que se passa entre Ansol vs. Gildot, não quero saber nada sobre isso,pois nao me diz respeito, e isso sim seria um post desnecessário.

    Eu disse que se passava alguma coisa entre ansol e gildot???
    Acho que estou a falar português
    Se quiseres saber o horário das camionetas não vais perguntar ao aeroporto!! É difícil de perceber?

    Para que não haja posts desnecessários pergunta pelas coisas certas nos sítios certos, fizeste a pergunta e eu disse onde encontrar a resposta, mas pelos vistos não estás interessado na resposta.
    Re:Ansol.org - ProjectoEscolaLivre (Pontos:2)
    por higuita em 12-07-04 20:25 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Quanto ao que se passa entre Ansol vs. Gildot

    nao se passa nada

    uma boa parte da administracao da ANSOL nao vem ao gildot ou vem pouco (quando tem tempo...)

    se fazes aqui uma pergunta para a ANSOL, pode passar varios dias ate' alguem da ANSOL a ler, se chegar a ler (eu tenho dias que so' leio os titulos do gildot) e entretanto ja' 4 pessoas responderam e talvez ate' ja' tenha iniciado uma flamewar linux/windows, free software/open source/software fechado, etc

    se perguntares na mailing list, quase sempre existe alguem da administracao que ve e pode responder... as vezes ate' socios ou ate' nao socios sabem e respondem (que era o ideal que acontecesse sempre 8)

    logo nao e' ser "mal encarado" ou "guerrinhas", pura e simplesmente o Gildot != ANSOL, se perguntares aqui arriscas-te que que ninguem que saiba veja a pergunta e fiques apenas com respostas de "ouvi dizer algo mas nao me lembro o que"

    sobre a tua pergunta, eu pessoalmente nao sei de nada, mas dado os problemas das patentes e do EUCD, os outros projectos ficaram para tras e este assumo que tambem, ja' que a administracao nao tem tempo para tudo

    estes projectos e outros sao optimos para qualquer pessoa (socio ou ate' nao socio) pegar neles e ajudar

    Higuita
    Quem morreu? (Pontos:2)
    por rsantos em 12-07-04 14:03 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    Se acusas os grupos de estarem praticamente mortos, o melhor é dizer quais são.

    São todos?? Isso é mentira.


    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!
    Re:Quem morreu? (Pontos:1)
    por werewolf em 12-07-04 14:18 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://gul.dei.isep.ipp.pt/
    Viva...

    De facto nem todos os GULs bateram a bota...
    O GULDEI (origem desta noticia) continua bem vivo ;)

    Acredito que outros estejam bem vivos, e já agora gostava de saber que GULs são esses, que ideias tem, que pretendem fazer nos proximos tempos.
    O GULDEI-ISEP tem vontade de trabalhar, por vezes mais vontade que mão de obra, mas lá se vai fazendo algumas coisas :)

    Podiamos, nós GULs, juntar ideias e trocar opiniões...
    Tentar encontrar ideias comuns e desenvolve-las...
    Em vez de andarmos com "guerrinhas entre GULs", puxarmos todos para o mesmo lado...

    Isto enquanto que o ProjectoEscolaLivre não volta a acção...

    Fico à espera (eu e o GULDEI)
    NCarvalho


    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - GULDEI-ISEP (http://gul.dei.isep.ipp.pt)
    Re:Quem morreu? (Pontos:2)
    por higuita em 12-07-04 20:31 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    nao queres pegar no projecto 8)

    nao sei quais as ideias originais, mas assim de repente juntar as mailing lists de todos os GULs numa so', com um filtro qualquer a remover as perguntas locais (talvez por keywords no subject) acho que era uma boa ideia

    assim tambem se teria uma forma rapida e eficaz de informar o que cada GUL anda a fazer e os outros podem dar dicas...

    Higuita
    Renascer... :) (Pontos:1)
    por werewolf em 13-07-04 12:22 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://gul.dei.isep.ipp.pt/
    agora sim... isto e' uma discussao que nao e' pra ter aqui
    :) :) :) :)
    higuita vou lancar o tema na ML Ansol!

    vemos nos lá...

    NC
    - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - GULDEI-ISEP (http://gul.dei.isep.ipp.pt)
    Re:Quem morreu? (Pontos:2)
    por rsantos em 13-07-04 14:55 GMT (#31)
    (Utilizador Info)

    O GIL está activo. Tem vários projectos, e tem organizado e colaborado com diversas acções de divulgação do Linux.


    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]