gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Cábulas na net portuguesa
Contribuído por vd em 26-06-04 10:12
do departamento kids-dont-try-this-@-home
Teenagers com demasiado tempo livre... Coronel escreve "É um assunto off-topic mas achei engraçado e sempre vai dando para ver a evolução dos conteudos portugueses pela net :). Existe um site português "especializado" em cábulas. Os utilizadores enviam para lá cábulas de diversas disciplinas (textos formatados com determinado tamanho de letra, etc) e até partilham técnicas de cabulanço, algumas deveras imaginativas. "

Nota do Editor: E os direitos de autor? E o site bem formatado para mozilla ? E as cábulas em sxw? ... E já agora quem nunca fez cábulas que escreva o primeiro post :)

Skype para Linux | Grupo bate recorde de velocidade na Internet a 500  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • site português "especializado" em cábulas
  • Mais acerca Teenagers com demasiado tempo livre...
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Útil (Pontos:3, Interessante)
    por PRE em 26-06-04 11:19 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Eu por acaso nunca usei cábulas, mas sempre fiz uns resumos das matérias. Talvez por estudar por esses resumos nunca precisei delas nos testes, pois já sabia quase tudo de cor.

    Por isso, pondo à parte as cábulas como batota num teste, ter um conjunto de resumos pode ser muito útil a muita gente. Vou lá já ver se têm coisas para economia! :-)

    Além disso, eu não sei como é nas outras faculdades, mas no ISEL quase todos os testes são com consulta. Os que não são, normalmente permitem levar uma folha manuscrita com o que quisermos. Já não me lembro de ter tido um teste daqueles dos secundário onde tinhamos de decorar uns capítulos... o que era sempre muito útil.
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog

    Re:Útil (Pontos:3, Interessante)
    por CrLf em 26-06-04 15:05 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Além disso, eu não sei como é nas outras faculdades, mas no ISEL quase todos os testes são com consulta.

    Na FCT/UNL, muitos dos exames de cadeiras do departamento de informática são com consulta, o que já não é verdade nas cadeiras que apanhamos do departamento de matemática, onde raras são aquelas em que dão ou deixam levar formulários, quanto mais consultar seja o que for...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Útil (Pontos:1)
    por liberdade em 26-06-04 19:22 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Deve ser na tua faculdade porque aqui temos de saber as bíblias de tras-para-a-frente e os rascunhos não são premitidos. Isso, assim dever ser só grandes notas. Grandes sortudos.


    Eu não sou o mesmo "liberdade" que escreveu antes.
    Re:Útil (Pontos:3, Esclarecedor)
    por PRE em 26-06-04 21:40 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Achas mesmo que tem alguma coisa a ver? Em vez de termos testes de copy paste mental, temos testes em que temos de usar a cabeça. E por acaso nem há muito boas notas. Eu não sei o teu curso, mas o meu é relacionada com informática e acho que, pelo menos nesta área, estar a fazer os alunos decorar biblias não tem nada a ver com ensino...
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog
    Re:Útil (Pontos:3, Interessante)
    por 4Gr em 27-06-04 19:43 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Nem mais, até porque a informática é tão volátil que o que é paradigma hoje, é antiguidade amanhã.

    Enquanto que a disciplina de Anatomia, que é leccionada em Medicina, são conhecimentos quase imutáveis, uma espécie de linguagem inter-médicos, as bíblias da informática são, regra geral, livros que rapidamente se desactualizam. A adicionar o facto de qualquer dúvida de informática, basta consultar o Google, enquanto que o cirurgião não vai estar a consultar qual a artéria que passa ao lado do fígado quando está a operar o doente :-)

    Dominus vobiscum
    Não necessidade (Pontos:2, Esclarecedor)
    por DrSmoke em 26-06-04 11:48 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.systemsecure.org
    Muitas das vezes no secundário recorri a cabulas, feitas em computador letra 5 ou 6 e metia no bolso, estes pequenos resumos. O curioso, é que nunca chegava a utiliza-las, isto porque ao fazer o resumo para as cabulas, estava a decorar e a perceber a materia. Este ritual, continuava, e nunca chegava a usa-las. Cada um tem o seu método de estudo, este era o meu, e digamos que não era nada mau.


    I disagree that disagreeing is disagreeable
    Será o uso de cábulas grave? (Pontos:4, Interessante)
    por The CodeMaker em 26-06-04 12:26 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    O que me preocupa nesse site, não é a disponibilização de cábulas ou de dicas para enganar os professores. Até porque, e como já alguém disse, muitas vezes o próprio acto de fazer as cábulas pode levar o aluno a aprender alguma coisa.

    O que me preocupa mais à a forma como escrevem os utilizadores desse site. Para resolver esse problema, não há cábulas que os ajudem. Pensei que fosse uma forma de escrever passageira mas começo a ver os autores desses textos em pseudo-português, a chegar às universidades e a continuar a escrever dessa maneira.

    --
    CodeMaker
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:2, Interessante)
    por Mindstorm em 26-06-04 13:09 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Também reparei nisso, uma pessoa chega à secção de dicas e... Só espero que não façam as cábulas assim.

    Mas as cábulas em si também me preocupam. Não tanto a disponibilização destas em sites, mas mesmo a atitude de grande parte dos professores, que simplesmente não lhes dão importância. Apesar de não ter queixas, nunca fiz cábulas mas sempre tive as notas que queria, acredito e sei que é muito frustrante e injusto para certas pessoas que se esforçam para estudar em vez de copiar, e quando chegam às candidaturas não entram porque à sua frente estão 300 pessoas que passaram sem esforço.

    Mindstorm
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:2)
    por 4Gr em 27-06-04 19:45 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Não é questão de esforço, mas há coisas que é absolutamente ridículo e desprezável estar a decorar. Lixo mental, não obrigado.

    Por acaso julgo que foi rara a vez que usei cábulas e, se o voltar a fazer, é porque o que me estão a pedir para armazenar no cérebro de pouco ou de nada vale.

    Dominus vobiscum
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:2)
    por bgravato em 26-06-04 14:45 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    De facto hoje em dia escreve-se muito mal português, vê-se erros absolutamente inacreditáveis, e o mais grave é que não são pessoas só com a 4ª classe que os dão...
    Ainda ontem fiz este comentário a criticar isso.

    E sinceramente não consigo perceber porque é que isto está a acontecer.

    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:2)
    por Kmos em 26-06-04 18:25 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    É uma realidade, mas conheço pessoas com a 4ª classe que sabem muita coisa (umas que até trabalham nas finanças), e até mais que alguns universitários não só a Português, mas a um nível geral. Acho que isso tem a ver com o percurso escolar, professores que cada um teve e até a maneira de pensar quando se está a escrever. É preciso ver que aqui na Internet é uma coisa (a preocupação com isso é muito menor), no papel ou documentos importantes é outra, apesar de eu não ser muito bom a Português, tento fazer os possíveis para melhorar, rever as coisas que escrevo e até dizer quando alguém escreve uma calinada. Mas como se sabe, nada é perfeito =)

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:3, Interessante)
    por bgravato em 27-06-04 2:51 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Mas porque raio é que na internet há-de ser uma coisa diferente? Porque é que existe tanto essa ideia de que na internet se deve escrever com erros e fora da internet não? Eu sinceramente não compreendo...

    É que não faz sentido nenhum... é uma ideia completamente absurda!

    E quem escreve palavras como "aconteçe", "preçisa", e outras que tais, não me venham dizer que é por "ser na net" que dão esses erros e que quando escrevem no papel não os dão.

    E continuo a não entender qual é o interesse de escrever com erros "na internet"...
    Alguém que me explique por favor, que eu gostava de entender...
    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:2)
    por 4Gr em 27-06-04 19:50 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Nas cábulas até compreendo, visto que escrever "kero" em vez de "quero", agora multiplicando por 300, isto é, a frequência que vais fazer tal substituição nas diversas palavras que usem "qu", já dá uma poupança significativa de espaço.

    De resto, estou inteiramente de acordo contigo em relação aos erros de Português. É inaceitável a frequência com que ocorrem e muito pior que isso, o desprezo total de quem os dá, desculpando-se por estar a escrever na net, e tal..

    Dominus vobiscum
    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por secameca em 26-06-04 22:44 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Lembra-te que agora até ao 9º ano só chumbas se os teus pais concordarem com o professor que deves repetir o ano. Conheces alguns pais que gostem de ver o filho a marcar passo? Claro que existem sempre alunos com bom conhecimento da matéria, mas em média não é supreendente que os conhecimentos reais sejam piores.

    Mais uma ideia genial dos nossos políticos para diminuir as taxas de reprovação e fazermos boa figura vs outros países. Uma verdadeira política de trafulhice. Bem, basta olharem para como estão a reduzir o défice, com expedientes, a vender a prata da casa. Quando não ouver mais nada para vender quero ver como é que é.

    Não sei porque não lhes dão logo o diploma do 9º ano quando entram na escola. Sempre saia mais barato.

    Re:Será o uso de cábulas grave? (Pontos:2)
    por bgravato em 27-06-04 2:44 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Desconhecia isso e se é mesmo assim é uma verdadeira bosta para não dizer outra coisa...

    Isso não faz sentido nenhum, mas enfim, é o governo que temos e a culpa é de quem vota neles...

    Já estava na altura de haver alguem com coragem para fazer o que é preciso na educação em Portugal.

    Uma coisa que realmente não entendo é como é possível que num país em que existe uma elevada taxa de desemprego entre professores, se continuem a fechar escolas, e a ter turmas demasiado grandes (algumas com mais de 30 alunos), quando está mais do que provado que com turmas pequenas (até cerca de 15 alunos no máximo) se conseguem resultados muito melhores...

    Resolviam-se 2 problemas de uma vez só... os alunos tinham um ensino melhor, melhor aproveitamento e muitos mais professores deixavam de estar no desemprego...

    E não me venham com histórias de que não têm dinheiro para pagar a mais professores... Está visto que em portugal arranja-se dinheiro para se fazer o que se quer... arranjou-se dinheiro para fazer 10 estádios de futebol, também se arranja dinheiro para pagar a mais umas centenas de professores se for preciso...

    Como ainda há dias alguem dizia na televisão, o problema da educação em portugal não é a falta de dinheiro, porque parece que até somos dos países da europa que mais dinheiro gasta com a educação, o principal problema é haver uma (muito) má gestão do dinheiro e recursos...

    Por outro lado o que o governo se calhar quer é um povo cada vez mais ignorante que continue a votar neles... daqui a uns anos os jovens de hoje poderão pensar "estes gajos são porreiros quando eu estava na escola inventaram uma lei porreira pra eu poder passar sempre até ao 9º por isso agora vou votar neles"

     
    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    não é bem assim.... (Pontos:2)
    por blind em 27-06-04 10:41 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    ainda não chegamos a esse ponto....
    embora existam algumas coisas caricatas, como no 11º ano um aluno poder passar uma disiplina terminal com *6* pois faz media com o ano anterior....
    so encontrei isto. .. mas deve ser suficiente para esclarecer a questão que levantaste...

    best regards
    blind
    doc (Pontos:3, Informativo)
    por 4Gr em 26-06-04 14:38 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Bem, vou enviar um mailzito a vêr se eles convertem aqueles *.doc para *.pdf, para não restringirem o uso do site a quem não usa Word ;-)

    De resto, o site está porreiro e pelo que vi, os resumos parecem precisos! Um bom auxílio para quem anda com exames e com um livro de 500 páginas, com 200 de pura palha!

    Dominus vobiscum
    Re:doc (Pontos:1)
    por Mindstorm em 26-06-04 23:06 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.mndnet.org/
    Não pode ser txt?

    Os PDF tem uma capacidade incrivel de me encravar o firefox...

    Mindstorm
    Re:doc (Pontos:0)
    por mrmv em 27-06-04 23:57 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    ;o) qq artista pode utilizar o wordviewer para ter acesso ao documento, sem qq tipo de restrição, e até pode imprimir...

    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Re:doc (Pontos:3, Engraçado)
    por 4Gr em 28-06-04 12:29 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Sim, vou fazer isso em Linux com o MS WordViewer for Linux (TM).

    Give me a break...

    Dominus vobiscum
    Re:doc (Pontos:0)
    por mrmv em 29-06-04 16:07 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    tens sempre o wine...

    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Re:doc (Pontos:0)
    por mrmv em 29-06-04 16:28 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    É engraçado como és sempre tão criativo na tentativa de encontrar soluções para tudo e um par de botas, e depois cenas simples que não te interessam és incapaz de as evitar mencionar em público, embora tenhas pensado nela... oh well és muito previsivel.

    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    . (Pontos:2)
    por André Simões em 26-06-04 19:50 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Eu sou de opinião de que se um teste for bem feito dificilmente as cábulas servirão de alguma coisa, se o aluno souber alguma coisa da matéria. Por outro lado, se souber a matéria não necessita delas. Claro que há sempre aqueles testes / exames feitos por "amadores" em que é perfeitamente possível usá-las...

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    ohh... (Pontos:1)
    por covarde_anonimus em 26-06-04 20:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Tenho que imprimir, lêr e depois escrever no teste?...


    *silêncio*


    ...será que não podem fazer o teste por mim?

    Re:ohh... (Pontos:1)
    por soska em 26-06-04 22:03 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Não vale a pena fazer testes a trolls.


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Ponta do iceberg (Pontos:2)
    por hununu em 26-06-04 23:29 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    As cábulas sem ser em tempo real já são coisas do passado :-) . Em conversa com os meus primos novatos, q andam no 9 e 10º ano, fiquei a saber como o mundo escolar hoje em dia está no submundo dos alunos cabuladores e perguiçosos em geral. Tudo começa com a recepção no telemovel de imagens (sms) do teste que algum colega teve antes e continua com fotos em sms de respostas de alunos para alunos...durante o teste. Isto é que é a 3ª geração... do cabulanço :)

    http://www.absolutbsd.org/
    Re:Ponta do iceberg (Pontos:2)
    por MacLeod em 27-06-04 21:56 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Só falta mesmo uma video-chamada em conferência ligada ao telemóvel do "cromo" lá do sítio ;-)
    EU! (Pontos:3, Engraçado)
    por Init em 27-06-04 3:24 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    Eu, nunca usei cabulas, nem nunca copiei...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:EU! (Pontos:2)
    por André Simões em 27-06-04 15:15 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Não entendo porque está classificado como "engraçado" o anterior. Será que há alguém a quem não passe pela cabeça não copiar nem usar cábulas? Eu em 16 anos de estudo (secundário e universitário) nunca usei cábulas nem copiei, e não acho que isso seja nada extraordinário. E, sempre vivi a minha vida, e nunca tive cadernos a sério.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:EU! (Pontos:2)
    por Init em 27-06-04 22:53 GMT (#26)
    (Utilizador Info)

    Eu estava a falar a sério...


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:EU! (Pontos:2)
    por leitao em 28-06-04 0:10 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Entao parabens, fazes parte dos 0.0001% de alunos em Portugal que nunca usou cabulas nem nunca copiou.


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    Re:EU! (Pontos:1, Despropositado)
    por PRE em 28-06-04 8:31 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Ele também só ia copiar caso o teste do colega do lado estivesse sob uma licença de software livre, tipo a GPL. :-)
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog
    Re:EU! (Pontos:0)
    por mrmv em 28-06-04 10:23 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    ;o) parabéns esta fez-me sorrir

    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Cábulas (Pontos:1)
    por Coronel em 29-06-04 17:26 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    As cábulas até podem ser um bom método de estudo (ler e resumir a informação é estudar), mas isso só acontece quando se fazem as próprias cábulas.

    Quem pede as cábulas aos colegas está a perder essa possibilidade de realmente ficar a saber alguma coisa da matéria, pois, além de perderem o processo de leitura e filtragem do livro, onde se aprende alguma coisa, muita gente nem sequer as vai ler, limitando-se a levar aquilo para dentro da sala. O mesmo pode acontecer a quem saca as cábulas da net.

    O uso de cábulas, ou melhor, a sua fabricação, até deveria ser promovida pelos professores. Passem algum tempo a ensinar as pessoas a retirar informação dos livros, a filtrar essa informação e a organizar a mesma. Isto é, ensinem a estudar, porque muita gente não o sabe fazer de forma eficaz.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]