gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Isto é que é o verdadeiro espírito livre
Contribuído por BladeRunner em 19-06-04 23:09
do departamento TB-L
News HELSINKI, Finland (AP) -- Tim Berners-Lee, who received a €1 million ($1.2 million) cash prize for creating the World Wide Web, says he would never have succeeded if he had charged money for his inventions.

"If I had tried to demand fees ... there would be no World Wide Web," Berners-Lee, 49, said Tuesday at a ceremony for winning the first Millennium Technology Prize. "There would be lots of small webs."

The prize committee agreed, citing the importance of Berners-Lee's decision never to commercialize or patent his contributions to the Internet technologies he had developed, and recognizing his revolutionary contribution to humanity's ability to communicate.

(...) Pekka Tarjanne, chairman of the prize committee, said "no one doubts who the father of the World Wide Web is, except Berners-Lee himself."

Clicar aqui para ler a notícia completa.

Saiu o Mozilla 1.7 + ThunderBird 0.7 | MSFT Magazine com Paulo Azevedo (Sonaecom)  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • CNN
  • Clicar aqui para ler a notícia completa.
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinheiro. (Pontos:1)
    por voxvirus em 20-06-04 13:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Se não fosse este senhor, não haveria amazons (generalize-se e leia-se sites de vendas), nem googles (de igual modo leia-se motores de busca) nem qualquer outro nicho de negocios ligados à web.

    ---
    Apostem nos serviços, não nas 'royalties'.
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por [Cliff] em 20-06-04 13:36 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    eu não percebi a ligação que pretendes criar entre a WWW e o F/OSS. Se falasses de que as patentes são desnecessárias, ainda vá.

    ---
    Este espaço pode ser seu!
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por MacLeod em 20-06-04 13:39 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Claro. Com uma rede com o potencial da internet (que mesmo na altura do início da web já tinha ftp, gopher, usenet, etc.), o resto do mundo reduzido à sua ignorância seria obviamente incapaz de criar algo como livrarias online, motores de busca, etc.
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:1, Redundante)
    por humpback em 20-06-04 15:49 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    A questão é que todas as coisas que acabaste de referir eram completamente impracticas para esse fim E ele ao criar algo que permitiu essas coisas NAO cobrou nada pela idea.

    Gustavo Felisberto
    (HumpBack)
    Web: http://dev.gentoo.org/~humpback

    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:3, Interessante)
    por CrLf em 20-06-04 15:50 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    A questão é que se isso tivesse partido de empresas, hoje teríamos webs incompatíveis.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por MacLeod em 20-06-04 16:02 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Provavelmente. Mas o meu comentário ia no sentido de contrariar a afirmação anterior que "se não fosse o Berners-Lee, hoje não haveriam esses tipos de serviços" (noutras palavras, claro). Seria inventada, mais dia menos dia, uma tecnologia que permitiria esses serviços. Se eram incompatíveis/pagas, não era essa a minha questão.
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 20-06-04 16:09 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/fueg0/
    Resumindo, só querias ser do contra...

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://mynews.yournews
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por Kmos em 21-06-04 8:07 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Essa já foi uma boca pro KDE/Gnome e não só :P hehe.. Acho que deviam também lembrar-se que foi no CERN (cern.ch) que ele trabalhou, parece ser uma empresa interessante para todos aqueles que têm vontade de inovar, e de trabalhar com outras pessoas interessantes, mas também saem de lá cromos e outros convencidos (não me interessa tar aqui a fazer a lista).

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por Init em 21-06-04 12:10 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    Se continuarem a usar SWF e afins, e a utilizar tecnologias com DRM, vais ver que ainda é isso que acontecem. Porque o problema não é so cobrar é liberdade de utilizar e criar segundo standards bem definidos e de livre acesso/implementação.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:2)
    por vaf em 21-06-04 14:23 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Não necessariamente.

    Das duas uma, ou as empresas acordariam em estabelecer uma base comum de standards e plataformas livres onde depois competir com valores acrescentados (o que só aconteceria num estádio evolutivo do capitalismo bem mais avançado no qual os empresários perceberiam e saberiam usar outros modelos que não a pirâmide empresarial); ou os governos tomariam medidas e regulariam os mercados de forma pouco intrusiva para assegurar a livre iniciativa das empresas mas ao mesmo tempo a interoperabilidade, ou seja, a concorrência (o que só aconteceria num estádio evolutivo da democracia bem mais avançado em que os governos de facto defendem e sabem defender o verdadeiro interesse comum/público).
    Re:Venham agora dizer-me que o F/OSS não dá dinhei (Pontos:3, Interessante)
    por leitao em 20-06-04 18:10 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Se nao fosse o Edison nao havia lampadas electricas... your point being ?


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    M$ Network (Pontos:2)
    por mpinho em 20-06-04 20:18 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Pelos planos do Bill Gates para uma rede mundial de computadores, ela não usaria TCP/IP, não seria multiplataforma e teríamos que pagar uma taxa para usá-la.

    Graças a Deus ele quebrou a cara e depois de um tempo percebeu que a internet e browsers eram importantes e populares e correu atrás do prejuízo, ao embutir o TCP/IP no Windows e o Internet Explorer.

    Re:M$ Network (Pontos:0)
    por mrmv em 20-06-04 22:33 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Não digas asneiras, o win95 já tinha tcp/ip desde o inicio, alias já existia uma stack para windows e ms-dos...


    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por CrLf em 20-06-04 23:11 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Durante quantos anos mesmo foi o protocolo NetBIOS a base do SMB?

    -- Carlos Rodrigues
    Re:M$ Network (Pontos:1)
    por schneider em 21-06-04 4:12 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    NetBIOS desde o que o windows NT 3.1 foi lançado(1993) rodava sobre TCP/IP, IPX/SPX ou NetBEUI.

    Além de que quem possui a especifição do NetBIOS é a IBM (ele foi desenvolvido para a IBM por uma empresa chamada Soltek em 1983), e é de especificação aberta.
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por CrLf em 21-06-04 4:54 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Sim, mas se não estou em erro, apenas no Windows 2000 o TCP/IP passou a ser o default para o SMB, antes era NBT (NetBIOS sobre TCP/IP). Lembro-me que na altura a Microsoft anunciou isso com grande pompa e circunstância, quase que parecia que tinham acabado de inventar o TCP/IP.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por Kmos em 21-06-04 8:12 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    A Microsoft quando aproveita algo feito pelos outros parece ser sempre que ela que inventou, mas na realidade acabou de copiar e inovar um pouco mais, para mais tarde acabar por destruír essa implementação. Vamos ver futuramente o caso do XAML/XML no Avalon e essas "grande inovações" do Corno-Grande!

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por Kmos em 21-06-04 8:13 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Fica aqui mais qualquer coisita...

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:M$ Network (Pontos:0)
    por mrmv em 21-06-04 10:31 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    "Lembro-me que na altura a Microsoft anunciou isso com grande pompa e circunstância, quase que parecia que tinham acabado de inventar o TCP/IP."

    Achas? Só mesmo tu para achar uma coisa dessas, NetBIOS-less foi uma evolução natural.


    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por CrLf em 21-06-04 19:08 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Não fui só eu que achei sabes? Mas é natural que tu não concordes...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:M$ Network (Pontos:1)
    por Ancestor em 21-06-04 4:21 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Já agora, durante quantos anos a Novell promoveu o IPX/SPX, e durante quantos anos a Apple promoveu o AppleTalk? Ou como não são Microsoft, e até são empresas com nome no mundo do Open Source, já é um caso diferente?
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por CrLf em 21-06-04 4:58 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Sabes o que é um "non sequitur"? Ninguém aqui está a falar do IPX (obsoleto faz séculos) nem do AppleTalk, nem sequer da Apple ou Novell serem ou não empresas com nome no Open Source. Que até não são, a Apple tem uma atitude mais "venha a mim" e a Novell só aparece na cena porque comprou a SuSE e a Ximian. O tópico é Internets alternativas, como a ideia original da MSN e a AOL.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:M$ Network (Pontos:1)
    por Ancestor em 21-06-04 16:50 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    O tópico é Internets alternativas, como a ideia original da MSN e a AOL.

    A ideia é que falar de Netbios quando o tema é internet é misturar batatas e laranjas. O Netbios, tal como o IPX e o AppleTalk, são protocolos de utilização em LAN, e não em WAN. Não foram concebidos para ligar milhares de máquinas, mas sim dezenas delas. Desde cedo que todos os fabricantes mencionados incluíram suporte TCP/IP nos seus produtos de servidor, destacando-se a IBM com o OS/2 Warp 3, que incluía suporte TCP/IP nativo bastante robusto, isto em 1993.

    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por edsonmedina em 21-06-04 15:15 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Não digas asneiras, o win95 já tinha tcp/ip desde o inicio, alias já existia uma stack para windows e ms-dos...

    A história da MS Network é anterior ao windows95.

    Não me espantava que essa stack para ms-dos tambem fosse posterior à do windows 95.

    Lembra-te que a internet só chegou ao grande público em 1994.
    Re:M$ Network (Pontos:0)
    por mrmv em 21-06-04 15:54 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    A história do MS Network foi pensada para sair com o Windows 95, já não te lembras chegaram a incluir um cliente do msnetwork com o 95...

    A stack já existia muito, mas muito antes do 95, para tua informação tb o wfw incluia tcp/ip...

    Lembro-me como se fosse hoje ;o)


    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por mpinho em 21-06-04 15:45 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Asneira quem diz és tu. Estou falando de coisas que aconteceram antes do win95.

    O win3.x não vinha com TCP/IP. Ainda me lembro de ter que usar o Trumpet winsock para me conectar à internet.

    Vejam isso

    http://www.theregister.co.uk/1999/01/27/ms_claims_plans_for_browser/

    Allchin provides detailed factual testimony concerning the lengthy history of networking, including Internet, development at Microsoft. "Microsoft's decision to integrate strong Internet support, including Web browsing functionality, into its operating system software actually pre-dates any awareness within Microsoft of Netscape as a competitor. Indeed, when Netscape was little more than a gleam in the eyes of its founders, Microsoft had already decided that future versions of its operating system software should include Web browsing capabilities and that those capabilities should be unified with other information viewing resources." Somewhat dangerously, the release (get real, people, any report you read within the next few hours won't be based on the full document) cites internal Microsoft documentation as proving that these plans were in place (we'll get back to this), and comes up with a handy timeline explaining how it all happened.

    Allchin's stuff is in normal, The Register's comments in italics:

      1990 - Bill Gates outlines Microsoft's vision of "Information at Your Fingertips"-the ability to access information anywhere. But how? Is "Dr." Jim trying to tell us Bill invented the Internet in 1990? Well, no actually. As Allchin's biog in the very same Microsoft release says: "For example, in 1991 the Microsoft campus was going to be networked with OSI ISO TP4 (an alternative to TCP/IP). Dr. Allchin convinced the MIS group to instead use TCP/IP - the basis for the Internet." So Bill was pointed in the wrong direction in 1990.

    Dec. 7, 1993 - Microsoft President Steve Ballmer suggested in an e-mail that Microsoft "could really help popularize [C]hicago," which was the code name for Windows 95, if we could position the operating system as the "greatest front-end to the Internet." A suggestion in an email, as Allchin trenchantly tells us. Had Ballmer's suggestion been acted on, Allchin would no doubt have some rather firmer documentation.

      1993 - Microsoft ships TCP/IP, FTP and Telnet client support Revolutionary stuff, eh? Well no, a bit late really, and not exactly that much different from what a lot of other outfits were doing.

      Jan. 17, 1994 - David Cole, then general manager of Windows 95, stated that Windows 95 should appeal to customers because "it's the best system for connecting to other devices; like the Internet, Compuserve, Online America…" Note the source and the "should." Ballmer had an idea a whole month ago, but we still don't have any executive-level approval, just suggestions.

      April 6, 1994 - At a day-long technical "offsite," the operating systems group determined that "World Wide Web" support should be added to Windows 95. Documentation Jim, we need documentation. We know there were junior staff at MS evangelising this in 1994, but we've seen no proof that their pitches were accepted - the reverse, actually.

      April 1994 - Microsoft's 3-year plan for operating systems includes a slide called "Integrated Net Browsing in Explorer." This is our favourite. One slide seems to be the best we can do, and its title suggests we're talking about integrating browsing in Explorer, rather than the OS. The obvious implication here is that we're planning to integrate other things as well, right?

      April 1994 - Netscape incorporated. As he hasn't proved anything yet, this hinders Jim, rather than helping.

      Aug. 1994 - Windows NT 3.1 and Windows for Workgroups 3.11 both include TCP/IP, the de facto standard for Internet communications Yo! We shipped a network protocol!

      Oct. 1994 - Netscape releases beta test version of its first Web browser. Development work on Internet Explorer is underway at Microsoft.

      Dec. 1994 - Netscape released its first commercial Web browser Netscape goes to a product, whilst Microsoft is beginning development of something that won't see the light of day. Microsoft actually bought in browser technology as the basis of the IE that shipped the following year.

      May 26, 1995 - Bill Gates' "Internet Tidal Wave" memo stated that "over time the shell and the browser will converge and support hierarchical/list/query viewing as well as document with links viewing." At this point (and for all we know, today) Bill thinks MS protocols should be rolled out across the Web. The Tidal Wave paper (it's bigger than a memo, Jim) shows how unaware Bill actually was of realities. (How Gates discovered the Web)

      Aug. 24, 1995 - Windows 95 launched with Internet Explorer We have a copy of the first Windows 95 CD. It does not include, or indeed mention, Internet Explorer.
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por CrLf em 21-06-04 19:26 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Informativo...

    -- Carlos Rodrigues
    Re:M$ Network (Pontos:0)
    por mrmv em 21-06-04 19:46 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Repara TCP/IP 1993 bastante antes do Win95 que foi o que eu tinha dito... mas eu ia jurar que tinha saido algures em 1992, vou ver se encontro referências.


    "There is no reason for any individual to have a computer in his home." - Kenneth H. Olson , President of DEC, Convention of the World Future Society, 1977
    Re:M$ Network (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 21-06-04 11:50 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Xarup oh viadao !

    Fighting Ignorance @ Gildot.org since 2004 !
    Gildot Negative Karma Champion !
    And more to come...
    Beat me, Kill Me, Moderate Me, but you can'
    Re:M$ Network (Pontos:2)
    por mlopes em 21-06-04 12:07 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://cosmos.oninetspeed.pt/mlopes/
    Chama-lhe antes "tonidosimpostos", é mais ofensivo e comem pelo mesmo buraco!

    "Para mim a tecnologia é como as tangerinas, na medida em que não consigo fazer uma analogia decente sobre nenhuma das duas neste momento" Scott Adams

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]