gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
E não só: Portugal!
Contribuído por BladeRunner em 13-06-04 20:30
do departamento do-ópio-do-povo
Portugal 4Gr escreve "Os ânimos andam quentes: Microsoft, patentes e ainda o Sousa Franco monopolizam o vínculo informativo do Gildot. Ora, como tal, sugiro fazer uso do ".. e não só" e falar de futebol que, quer queiramos quer não, joga inerentemente com a imagem e bom nome de Portugal e com o objectivo de, saudavelmente, partilharmos algumas opiniões.
O que marca, indubitavelmente, a actualidade, é mesmo a derrota no jogo de inauguração no Dragão contra a Grécia, onde perdemos por 1-2, e sendo eu um amante de futebol, e joguei durante muito tempo, gostava de exercer o meu papel de treinador de bancada e comentar não só a equipa como a prestação do treinador:
Comentário

Um analista desportivo da SIC referiu que as derrotas e má prestação Portuguesa nos jogos amigáveis e de preparação para o Euro eram suportados com a desculpa de que, afinal, eram jogos de preparação e havia falta de pressão. Desta vez, parece que houve pressão a mais...

Scolari nunca convenceu: a sua atitude arrogante para com alguns jogadores, nomeadamente um dos melhores, senão o melhor, guarda redes portugues, Victor Baía, inaugurou os atritos entre o treinador da selecção portuguesa e alguns homens notáveis do futebol português, entre os quais jogadores. Felizes também não foram as apostas de Scolari para o jogo da Grécia: deu preferência a jogadores velhos, cansados, que embora experientes, perdem em detrimento da frescura e dinamismo dos nossos pupilos. Condeno, então, a presença de Rui Costa e Fernando Couto.
Portugal não jogou de forma coesa. Melhor, não jogou como uma equipa, elemento chave para uma boa exibição. Simplesmente, limitou-se a deixar as "estrelas", ou aquilo que quisermos apelidar, jogar, e o resultado estava patente. Aquela que podia ser a melhor defesa do Euro 2004 não o foi por erro do Scolari: Paulo Ferreira, Jorge Andrade e Ricardo Carvalho fariam um trio bem mais defensivo e unido, por força das circunstâncias (dois deles jogarem sempre juntos) do que a inclusão de Fernando Couto, que já deu muito à selecção, mas agora é imagem gasta e detriorada.
O meio campo também fraquejou: Costinha assumiu demasiado funções defensivas, e Rui Jorge, outra péssima escolha de Scolari, fazia melhor quando não tocava na bola do que quando tocava. Ou seja, o meio campo estava desamparado e não ligava correctamente com o ataque.
O ataque também falhou, muito por culpa da ligação defesa/meio-campo: não havia sequência na jogada, e quando havia, a fome de exibição individual, como se sucedeu várias vezes com Rui Costa e Luis Figo, quebravam o elo que os ligava ao grupo. Simão Sabrosa teve uma má exibição, muito àquem do que nos tinha habituado. Pauleta não jogou melhor por força das circunstâncias: como ponta de lança, o trabalho dele é marcar, finalizar, executar. No entanto, dado que as bolas não chegavam a ele, pouco podia fazer.
As substituições, tardias mas correctas, vieram trazer dinamismo e côr a uma equipa gasta e envelhecida. A raça de Deco e a finalização de Nuno Gomes, e ainda a frescura de Cristiano, que embora novo, revelou-se empenhado e com força para lutar. Deco trouxe aquilo que Rui Costa já não trazia há muito tempo, mesmo em Itália: jogo, dinamismo, um elo de equipa. Cristiano Ronaldo desde cedo se responsabiliziou pela rapidez no ataque, o que se verificou pela quantidade de centros que realizou, não aparecendo ninguém ao segundo poste. Nuno Gomes, à semelhança de Pauleta, pouco pôde fazer quando os outros elementos da equipa não encaixam como deveriam encaixar naquilo que Portugal, uma vez mais, não foi: uma equipa.

Geek lyrics | Voto Electrónico em Portugal  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    e desde quando... (Pontos:1, Despropositado)
    por [Cliff] em 13-06-04 20:49 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    é que os portugueses conhecem o conceito de equipa?

    ---
    Este espaço pode ser seu!
    Há que aprender com os erros.. (Pontos:3, Interessante)
    por Drune em 13-06-04 20:57 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    É complicado saber responsabilizar as pessoas nestas alturas, mas acho que tens toda a razão. O Fernando Couto está velho, e temos dos melhores centrais da Europa no banco o Ricardo Carvalho. O Rui Costa e O Figo idem, trazem os dois mochilas as costas, o Figo falhou inumeras fintas, perdeu imensas bolas enfim... O Rui Costa não se viu, jogou mais o Deco em 10 min que o Rui Costa em 45, está velho, perdeu a velocidade e um número "10" precisa de velocidade. Depois temos o Ronaldo, um génio com a bola nos pés, rápido, decisivo e quanto a mim TITULAR no próximo jogo. Por fim uma pequena inspiração do Nuno Gomes tal qual o último Europeu era bem bom..

    Portugal não jogou coeso, não foi equipa, espero que o "Filipão" perceba isso tal como todos os Portugueses perceberam..

    Há que sobretudo aprender com os erros
    ..may the source be with you =)

    Re:Há que aprender com os erros.. (Pontos:1)
    por secameca em 13-06-04 21:06 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Concordo que o Figo e o Rui Costa já estão gastos. Quanto à defesa, um pouco de experiência não lhe faz mal, dado que os outros defesas são bastante jovens. Na defesa a experiência tem mais peso...

    O que falhou mesmo foi o jogo de equipa. Aquela táctica esquisita do "Filipão" que já tinhamos visto no jogo amigável também não ajudou nada, a maior parte do tempo estavam dois bacanos a defender em situações algo perigosas... e depois admiram-se de apanhar porrada no contra-ataque. Só se os defesas fossem o papa-léguas é que aquilo resultava.

    E este Inglaterra França? Aquilo é que foi uma surpresa no fim do jogo hein?

    Re:Há que aprender com os erros.. (Pontos:2)
    por Kmos em 14-06-04 11:23 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Scolari não soube escolher uma equipa para o jogo da grécia, parece os antigos treinadores com a mania de apenas um ponta de lança e uma porcaria de táctica e preparação para os jogos. Deco e C. Ronaldo deviam jogar de início, e nuno carvalho na defesa.. isto entre outras coisas que já foram aqui ditas!

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:Há que aprender com os erros.. (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 11:35 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Quando dizes Nuno Carvalho, suponho que te estejas a referir ao Nuno Valente e ao Ricard Carvalho, um dois em um :-)

    Dominus vobiscum
    Re:Há que aprender com os erros.. (Pontos:2)
    por Kmos em 14-06-04 22:26 GMT (#67)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    É isso Nuno Valente! obrigado pela corecção...

    I'm a lost soul in this lost world...
    Woah! (Pontos:1)
    por mullog em 13-06-04 21:02 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    "e quando havia, a fome de exibição individual, como se sucedeu várias vezes com Rui Costa e Luis Figo, quebravam o elo que os ligava ao grupo. Simão Sabrosa teve uma má exibição, muito àquem do que nos tinha habituado. "
    O figo foi uns dos poucos que se esforçou(como costume). Simão não teve uma má exibição, apenas viu-se pouco.

    " senão o melhor, guarda redes portugues, Victor Baía,"
    O quê??? Deves ser do FCP tu...

    E o Rui Jorge jogou bem, e o Costinha não fez nada.

    ----- Some places are like people: some shine and some don't.
    Re:Woah! (Pontos:1)
    por secameca em 13-06-04 21:16 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    O Figo esteve vários furos acima do costume é verdade, mas ainda acho que era melhor mais juventude naquele sítio.

    Não digas mal do Víctor Baía. :) Ele pode estar velho, mas como se viu na final da Liga dos Campeões está em grande forma. Não penso que valha a pena substituir o Ricardo por ele de momento, até porque o Víctor Baía não vai durar para sempre e há que ir treinando o substituto já, mas penso que sempre era uma 2ª escolha mais válida que o Quim. O Quim pode ser bom, mas a forma física e mental é muito importante.

    Re:Woah! (Pontos:2)
    por 4Gr em 13-06-04 21:18 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    O figo foi uns dos poucos que se esforçou(como costume).

    Parece que não vimos o mesmo jogo.

    " senão o melhor, guarda redes portugues, Victor Baía,"
    O quê??? Deves ser do FCP tu...


    Não é verdade? Então quem é o melhor guarda redes? O Sr. Ricos-Frangos?

    E o Rui Jorge jogou bem

    Bem, eu estou a falar do Euro 2004, não do Euro 2000 nem do jogo contra a Inglaterra!

    O Rui Jorge jogou mal e porcamente. Opinião unânime dos analistas de futebol, não é só minha..

    Dominus vobiscum
    Re:Woah! (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 13-06-04 21:41 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    O baia ? Lol.... Nas equipas fracas eh que se ve quem eh bom guarda redes ou nao. Nao eh numa equipa onde o baia eh rara a vez que tem que fazer. Fez mutio bem o scolari em despachar o gajo, so falta era despachar rui costas, figos e as outras pseudo estrelas que andam ali a nao fazer nada.

    .!.
    Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:3, Engraçado)
    por leitao em 13-06-04 21:09 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Convocam-se os jogadores todos do FC Porto e mete-se o Mourinho a seleccionador.

    Job done.


    I can live with doubt and uncertainty and not knowing. I think it is much more interesting to live not knowing than to have answers that might be wrong.

    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:2)
    por Psiwar em 13-06-04 23:02 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Nem era preciso tanto. Basta jogarem os 6 campeões europeus que percebem alguma coisa de sucesso e não encravam sobre pressão e juntar 5 jogadores que não se arrastem. Mas sim... um dia destes o Mourinho pega na selecção e poderemos finalmente ganhar alguma coisa.
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por bigs em 16-06-04 14:43 GMT (#84)
    (Utilizador Info)
    E o que é que fez o Paulo Ferreira? Fez o "passe" para o primeiro golo da Grécia e não jogou muito mais. Eu sou benfiquista e na minha escolha não entrava um jogador do Benfica (bem, talvez o Moreira, mas a verdade é que um jogo do Europeu não é o melhor sítio para fazer a primeira internacionalização A, mas a verdade ele é o Guarda-Redes que mostra estar em melhor forma).

    ==========
    Nuno Pereira
    Estudante de Engenharia de Sistemas e Informática
    Universidade do Minho
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por seven em 14-06-04 3:28 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    E o treinador principal para Presidente da FPF...

    Quem?!?

    o Pinto da Costa meu...
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por cfriacas em 14-06-04 7:27 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://cfriacas.home.sapo.pt
    Pah, mas voces bebem, ou que?
    Para fazer merda ja bastou o paulo ferreira e o costinha, que com dois passes que nem os juvenis devem fazer enterraram a equipa!
    A verdadeira burrice foi acreditar que os campeoes europeus da treta ganham alguma coisa sem as ajudas do trio de arbitragem. E depois o scolari meteu agua ao ter dito a equipa na vespera e a atirar-se para a frente fazendo o triangulo do meio campo somente com um elemento para tras. Com o petit em vez do maniche, mesmo com os passes transviados das vedetas, o segundo elemento recuado do meio campo teria ido buscar o adversario, nem que para isso lhe atirasse uma pantufada -- fora da area, diga-se!

    ./Carlos "Networking is Fun!"
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 11:21 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Peço-te imensa desculpa em nome do leitão.

    É que tinhamos esquecido que afinal o Porto comprou o trio de arbitragem contra o Manchester, contra o Deportivo, contra o Marselha...

    campeões europeus da treta

    Aposto que fala alguém que está de barriga vazia há 8 anos. Um típico benfiquista que tem um clube que não faz nada nem dignifica o nome de Portugal e que no entanto acha que é a melhor equipa do mundo.

    Meu caro, de presunção, estamos todos fartos.

    Dominus vobiscum
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:2)
    por Kmos em 14-06-04 11:26 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Há benfiquistas e benfiquistas.. isso deves remeter-lhe para a opinião pessoal dele, e não em nome de um clube. Essa mania de atirarem pedras aos outros clubes, é triste e vergonhosa.. quando joga o meu clube (benfica) com outro, claro que gosto que ganhe, mas quando é um clube português lá fora, gosto que esse clube ganhe, porque é o nome de Portugal que lá vai..

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 11:31 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Olha, então digo-te que estou espantado, porque todos os benfiquistas que conheço, entre os quais amigos meus, gostam mais quando o Porto perde do que quando o Benfica ganha...

    Dominus vobiscum
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por seven em 14-06-04 12:27 GMT (#46)
    (Utilizador Info)
    Falaste do Benfiquista tipicamente tipico...
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por mullog em 14-06-04 12:05 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Já eu sou contra clubes de aldeia ganharem em nome de Portugal.

    O benfica já ganhou bem mais do que vocês, e eu respeitava-vos bem mais se não se achassem invulneráveis à derrota. Ninguém ganha para sempre e a bola é redonda.

    O mourinho é um grande estratega, mas também tem tido sorte de não ter jogadores lesionados, ter a arbitragem a jogar com ele e as equipas já terem um "medo" de jogar contra o porto.

    O porto é só mafia...mas tinha realmente uma boa equipa...e digo que tinha porque no próximo campeonato cheira-me que as coisas vão ser diferentes.

    ----- Some places are like people: some shine and some don't.
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 12:42 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Já eu sou contra clubes de aldeia ganharem em nome de Portugal.

    Como dizem os nossos amigos brasileiros, "Graças a Deus né", é que se não existisse este clube de aldeia então Portugal não saía mesmo dignificado. Este clube de aldeia ganhou uma taça UEFA e uma Liga dos Campeões em dois anos consecutivos.

    Como costumo dizer, Porto é Portugal.. e Portugal é o PORTO!

    e eu respeitava-vos bem mais se não se achassem invulneráveis à derrota

    Não somos invulneráveis à derrota. A questão é que é mesmo raro perder..

    ter a arbitragem a jogar com ele

    Quando jogava ténis, uma vez um amigo meu jogou com um gajo de uma equipa de Ermesinde. Quando perdeu, o outro disse que a culpa era do chão.

    Moral da história: essa, já não cola.

    e as equipas já terem um "medo" de jogar contra o porto.

    Foi um medo que o Porto criou graças à sua excelência e o seu bom futebol.

    O porto é só mafia

    Tens razão. E por isso mesmo acabamos de contratar o Vale e Azevedo para resolver isto..

    mas tinha realmente uma boa equipa

    Bons técnicos, bons sócios, bons adeptos, enfim, tudo de bom.

    digo que tinha porque no próximo campeonato cheira-me que as coisas vão ser diferentes.

    Felizmente que ouço isso todos os anos. E o resultado é o benfica a oscilar entre a segunda e a terceira posição. Este ano, é para a quarta?

    Dominus vobiscum
    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por being em 14-06-04 11:53 GMT (#38)
    (Utilizador Info)

    Acho que foi um dos posts mais comicos no Gildot que li... com que então fomos ajudados pelos arbirtos na liga dos campeões... pera... ahahahahhahahahaha.

    Eu não sou anti-benfica nem anti-sportinguista. E digo sem remorços que o petit nao é jogar de selecção, nem de um grande clube. Passa mal e faz faltas. Posto isto, se o petit jogava em vez do costinha,rui costa, maniche, figo,etc..., algum tinha dado uns goles a mae ao almoço.

    Be different, think for yourself.

    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por being em 14-06-04 11:54 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    damn it.

    "Alguem tinha dado uns goles a mais ao almoço" ( ali nas caves...

    Be different, think for yourself.

    Re:Solucao para a seleccao portuguesa (Pontos:1)
    por mullog em 14-06-04 11:58 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    E depois vão só os tripeiros ver os jogos e o euro é um fiasco, porque nem um estádio enchem e porque porto não é representativo de portugal(clube de aldeia rings the bell??).
    Se ganharem como ganharam a Taça...coff, coff. lol

    O porto que se habitue a perder...
    E o mourinho pode ser grande estratega, mas se pensa que vai para Inglaterra fazer o que fazia aqui, acho que vai ser rapidamente recambiado...

    ----- Some places are like people: some shine and some don't.
    E a outra equipa? (Pontos:2)
    por elcastigador em 13-06-04 21:35 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://pedroclaro.no.sapo.pt
    Concordo com algumas análises aqui deixadas. Mas também nos esquecemos que a Grécia ganhou o seu grupo de apuramento e como ficou demonstrado não é pera doce. A questão é: se já se sabia que a Grécia é uma equipa super defensiva e virada para o contra-ataque, o porquê daquela equipa? O Nuno Gomes devia ter entrado de inicio em conjunto com o Pauleta. Mas, fico à espera de Quarta-Feira, tal como o resto dos portugueses.. e talvez aí a ilusão se dissipe totalmente, ou então, pelo contrário, ficaremos orgulhosos de ter aquela bandeira lá fora (que parece que toda a gente tem) e cantemos de vitória à espera dos nossos vizinhos.
    Pedro Claro
    Re:E a outra equipa? (Pontos:2)
    por Kmos em 14-06-04 11:28 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Há pessoas já tiraram as bandeiras, mas isso só demonstra as fracas pessoas que são, porque apenas com uma derrota, esquecem logo tudo e acabou-se. Isto não acontece em outros países, parece que é só aqui no burgo.

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:E a outra equipa? (Pontos:2)
    por elcastigador em 14-06-04 19:25 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://pedroclaro.no.sapo.pt
    É a questão do pseudo patriotismo. Hoje estava num café que tem uma bandeira na vitrine. Ouve-se um comentário de um cliente para o dono do café:"Então ainda não tiraste a bandeira?" ao que o dono responde: "Eu ainda não, mas já tiro porque eu estou pela França, sempre estive". Paguei com ar triste, estupefacto pela merda de cidadãos que temos.
    Pedro Claro
    Re:E a outra equipa? (Pontos:2)
    por Kmos em 14-06-04 22:32 GMT (#68)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    "Paguei com ar triste, estupefacto pela merda de cidadãos que temos."

    Agora é que disses-te tudo.. vamos por exemplo à França, Suiça ou Alemanha ver as diferenças.. Aqui só gostam das pessoas quando lhe interessam, depois é "adeus", neste caso, perde um jogo já é merda.. pah.. tentaram o melhor, quero ver agora a Espanha também =) A Suécia hoje rulou.. akele larsson é de mais com 32 anos, mas sempre foi assim, desde os outros dois mundiais que vi na TV =)

    I'm a lost soul in this lost world...
    Pq é que não me admiro... (Pontos:0, Despropositado)
    por Karlus em 13-06-04 21:52 GMT (#11)
    (Utilizador Info) /dev/null
    ... de um artigo que só pode ser comparado com a 'discussão do sexo dos anjos' tenha sido aprovado pelo editor que foi ?
    A overdose futebolística (Pontos:4, Engraçado)
    por joaorf em 13-06-04 22:06 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Se fosse possível executar um top aos cérebros dos portugueses, veríamos que o processo futebol está a ocupar muito processamento. Além disso, nos últimas semanas alguns cérebros fizeram um renice -20 futebol.
    Como é sabido, a consequência disto é os restantes processos estarem a correr muito lentamente.
    E como se isso não bastasse, o processo futebol faz uso de um algoritmo de paging que recorre muito a dispositivos de memória virtual designados de Bola, Record, Jogo e SportTV. As estatísticas actuais indicam que, diariamente, há mais de 100 mil acessos a cada um dos dispositivos mencionados.
    Acontece que o acesso repetido a estes dispositivos faz reduzir a performance do sistema cerebral a médio/longo prazo.
    Têm sido propostos upgrades de firmware para os cérebros portugueses no sentido de atribuir mais prioridade a outros processos, mais relevantes para o progresso do país, mas os especialistas ainda não chegaram a um consenso.
    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por 4Gr em 13-06-04 22:15 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Então conte-me lá caro amigo, que deveriam estar todos os europeus a fazer ao contrário do hobbie futebolístico?

    Essas vísceras verbais anti-futebol são desnecessárias, até porque em pouco se coadunam com a realidade. Que há pessoas que realmente olha mais para o futebol que para o resto, é um facto, mas são uma minoria, desprezável.

    Eu gosto de futebol, e não me identico com nada do supra-citado. Futebol é um desporto saudável e constitui um hobby para muito boa gente. Olha, talvez muitos dos que ficam 24h à frente do computador fossem jogar à bola de vez em quando, teriam uma vida mais saudável..

    Dominus vobiscum
    Re:A overdose futebolística (Pontos:3, Engraçado)
    por joaorf em 13-06-04 22:43 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Eu gosto de futebol, e não me identico com nada do supra-citado. Futebol é um desporto saudável e constitui um hobby para muito boa gente. Olha, talvez muitos dos que ficam 24h à frente do computador fossem jogar à bola de vez em quando, teriam uma vida mais saudável..

    Atenção Linus Torvalds, Andrew Morton, Dave Miller e Steven Tweedie! Vocês passam demasiado tempo em frente ao computador! Prestai atenção às palavras do 4Gr, e ide jogar futebol. É uma vida muito mais saudável!

    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por fhc em 14-06-04 9:30 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Pelo menos têm família (o Linus vai já no terceioro filho), o que os coloca uns pontos para além da maioria. Ele tem de levar os filhos ao parque e de lhes ensinar futebol.

    Francisco Colaço, cuja terceira criança nascerá, se tudo correr bem, em Dezembro.


    Em Portugal nada se conclui acerca da existência de vida inteligente no Planeta Terra.

    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 11:23 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Mario Lopes, que sugere a Francisco Colaço que vá jogar umas futeboladas bem saudáveis com os seus filhos ;-)

    Dominus vobiscum
    Re:A overdose futebolística (Pontos:1)
    por soska em 14-06-04 15:52 GMT (#55)
    (Utilizador Info)
    Soska, que implora a Francisco Colaço que não molde as ideias políticas dos filhos :P


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por bgravato em 14-06-04 14:07 GMT (#51)
    (Utilizador Info)
    Mas será que o futebol é o único desporto que é saudável?

    Eu também considero que a febre do futebol é excessiva...

    É muito saudável praticar desporto e toda a gente o devia fazer, mas o futebol não é o único desporto que existe...

    Natação, atletismo, etc... também são igualmente saudáveis...

    E para quem gosta de andar a correr atrás de uma bola, também existem muitos mais desportos com bola... basquetebol, voleibol, ténis, etc...

    Porque será que não se vê esta febre do futebol com os outros desportos?


    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 14:33 GMT (#52)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Talvez porque o futebol é o desporto rei :-)

    Dominus vobiscum
    Re:A overdose futebolística (Pontos:1)
    por soska em 14-06-04 15:54 GMT (#56)
    (Utilizador Info)
    Eu cá só gostava de saber quantas pessoas souberam que o último Campeonato Mundial de Andebol foi em Portugal.
    E saber porque raio é que a DSF passou os jogos (quase) todos e a RTP/SIC/TVI/SportTV quase nada.

    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por bgravato em 14-06-04 18:02 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Se calhar porque não dava tantas audiências como as telenovelas, ou os jogos de futebol do campeonato nacional...
    _______________
    "When the only tool you have is a hammer, every problem starts to look like a nail."
    Re:A overdose futebolística (Pontos:1)
    por soska em 15-06-04 0:53 GMT (#70)
    (Utilizador Info)
    Pois.Mas se calhar poderiam passar os resumos, nem que fossem às 5 e meia da manha.

    Discutir para que?
    Neste país, Fátima, Fado e Futebol, desde 1928.


    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    espírito de manada (Pontos:1)
    por grilo em 15-06-04 10:37 GMT (#72)
    (Utilizador Info)
    tenho dito
    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por edsonmedina em 14-06-04 2:25 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Então conte-me lá caro amigo, que deveriam estar todos os europeus a fazer ao contrário do hobbie futebolístico?

    Er... a trabalhar?

    Essas vísceras verbais anti-futebol são desnecessárias, até porque em pouco se coadunam com a realidade. Que há pessoas que realmente olha mais para o futebol que para o resto, é um facto, mas são uma minoria, desprezável.

    Claro que são. Conta o numero de carros que encontras nas estradas durante o jogo. Devem estar todos a fazer outra coisa útil qualquer.

    Eu gosto de futebol, e não me identico com nada do supra-citado. Futebol é um desporto saudável e constitui um hobby para muito boa gente.

    Ver futebol é um desporto saudável? Sempre pensei que as bjecas engordassem.

    Olha, talvez muitos dos que ficam 24h à frente do computador fossem jogar à bola de vez em quando, teriam uma vida mais saudável..

    O mesmo se aplica para quem se senta em frente à televisão a ver futebol.

    Re:A overdose futebolística (Pontos:2)
    por coder em 13-06-04 23:23 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    eh eh eh... no meio destes informáticos subitamente transformados em treinadores de bancada, a tua mensagem atingiu o âmago do problema: o país atribui demasiados time slices mentais ao futebol!
    o que é isto..? (Pontos:3, Engraçado)
    por CrLf em 13-06-04 22:14 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Estão a tentar fazer um merge do Gildot com o Relvado?

    -- Carlos Rodrigues
    Re:o que é isto..? (Pontos:2)
    por Karlus em 13-06-04 22:18 GMT (#15)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Se calhar... os "acionistas" são os mesmos. ;-)
    Re:o que é isto..? (Pontos:2)
    por 4Gr em 13-06-04 22:23 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Bem, o meu propósito era mesmo questionar aqueles com quem diariamente troco impressões, onde tu te incluis, sobre a prestação de algo que nos diz, invariavelmente, quer queiramos quer não, respeito a todos: Portugal.

    Portanto, se quiseres contribuir és bem vindo :-)

    Dominus vobiscum
    Re:o que é isto..? (Pontos:2)
    por CrLf em 13-06-04 22:24 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    As minhas impressões quanto a isto são simples, torço pela selecção como qualquer bom português (até tenho uma bandeira à janela e tudo) mas não gosto genéricamente de futebol, portanto também não tenho grande coisa para dizer.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:o que é isto..? (Pontos:2)
    por Karlus em 13-06-04 22:38 GMT (#20)
    (Utilizador Info) /dev/null
    ...sobre a prestação de algo que nos diz, invariavelmente, quer queiramos quer não, respeito a todos: Portugal.

    Nem te atrevas a misturar a performance de uns quantos atletas mimados convocados para facturar uns premios e representar Portugal numa competição Europeia com uma coisa completamente diferente que é o País!
    É que nem a vitoria/derrota da equipa pode ser misturada com a organização do evento. São coisas estanques!
    Era só o que me faltava, indexar as virtudes e defeitos do País à qualidade de um selecionador brasileiros e uns quantos atletas. Andas com as perspectivas trocadas!

    Re:o que é isto..? (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 14:34 GMT (#53)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Tens a vista muito curta, troca lá o dispositivo no /dev.

    A questão é que se Portugal for bem representado no Euro 2004, vamos ser bem vistos lá fora, quer tu queiras quer não. Se não formos, então vamos continuar despercebidos, além mar num canto da Europa..

    Dominus vobiscum
    Re:o que é isto..? (Pontos:3, Interessante)
    por joaorf em 14-06-04 17:19 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    A justificação mais inocente que se dá para a importância da vitória da selecção portuguesa num torneio de futebol, é a do suposto "prestígio" e visibilidade acrescida para o país.
    Mesmo que a selecção portuguesa ganhe o Euro2004, isso é irrelevante em termos de prestígio internacional do nosso país.
    O Brasil é uma super-potência do futebol mundial. Em contrapartida, a Suiça e o Japão têm selecções apagadas (a Suiça conseguiu qualificar-se para o Euro2004, vá lá, mas não deverá passar aos oitavos). E internacionalmente quem tem mais prestígio, o Brasil ou a Suiça? O Brasil ou o Japão?...

    Não brinquemos, meus amigos. Portugal poderia até ganhar o campeonato do mundo de futebol que daí não viria nenhum prestígio acrescido. Todas as pessoas do mundo ouviriam a palavra "Portugal" mais vezes durante o período de 3 ou 4 semanas. E depois? Passariam a comprar produtos portugueses em vez de outros de provável melhor qualidade? Passariam a visitar mais Portugal do que outros países com melhores atrações turísticas?...

    +1 Insightful (Pontos:1)
    por grilo em 15-06-04 10:51 GMT (#74)
    (Utilizador Info)
    .
    Também quero falar acerca do jogo que ... (Pontos:3, Interessante)
    por faustino em 13-06-04 22:26 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    na televisão em que eu vi o jogo a única coisa em que estou de acordo é que se aquilo era uma equipa eu em conjunto com 10 de vocês também somos uma equipa.

    Começando pelo guarda redes o Ricardo foi chamado a intervir praticamente só em dois lances e nos dois pouco mais poderia fazer.

    Rui Jorge durante a primeira parte pouco trabalho e lá foi combinando alguma coisa como seu colega lá mais à frente o Simão.

    Jorge Andrade alguns nervos à flor da pele e uma ou duas asneiras que poderiam ter saído caras.

    Fernando Couto desculpem mas na televisão em que vi o jogo não o vi acusar nem falta de ritmo nem lentidão de pensamento.

    Paulo Ferreira, dois passes errados nos primeiros cinco minutos sem ter sido perturbado por nenhum jogador da Grécia, aos 7 minutos mais uma asneira em que para azar dos portugueses e desta vez sem deixar os portistas com um sorriso nos lábios como no jogo do Benfica-Inter Karagounis inaugura o marcador, depois disto ainda mais passes falhados e subidas pelos flancos a medo e sem aquela garra que normalmente mostrava no Porto, nesta altura o Abrahamovic deve estar a pensar e dei eu 20 milhões de euros por aquele gajo.

    Costinha Uma sombra do que costuma ser nem nos nem nas dobras esteve ao seu nível.

    Maniche - A ideia de jogar com maniche e costinha era boa pois supostamente eles conhecem o jogo um do outro mas quem não soubesse que eles jogavam no mesmo clube também não se apercebia disso não apoiou o colega de posição nem transportou o jogo como necessitavamos.

    Figo- Afinal a que posição estava ele a jogar? Se era na ala porque é que nunca passsou pelo nabo do Fyssas que os grandes entendidos do futebol em Portugal têm sempre catalogado de fraco lateral esquerdo, se era no centro quem fazia o lado direito?

    Rui Costa - apenas se viram alguns passes longos ao seu nível de resto apagado, mas também passar a quem cada vez que estava na esquerda e tentava solicitar uma subida do lateral direito esse encolhia-se e jogava para trás ou para dentro em vez de ir para cima do Fyssas.

    Simão - Foi o jogador que mais gostei na primeira parte e dos seus pés saiu a jogada de maior perigo, e não fosse o árbitro o "Grande Colina" e talvez tivessem existido mais faltas e alguns cartões amarelos porque entradas de pé em riste ao tornozelo são passivéis de cartão amarelo e falta e nem uma coisa nem outra.

    Pauleta - Eu na cadeira onde estava , por vezes sentado, recebi tantas bolas como ele e está tudo dito.

    Substituições:

    Deco - Esperava mais magia e mais jogo de equipa mexeu com o meio campo mas nessa altura acho que já toda a gente mexia pois a grécia já só esperava para fazer mais um golo de contra-ataque.

    Ronaldo - expliquem ao puto que os colegas também jogam, que o Rui Jorge também sabe rematar uma bola, quantas vezes ele tentou fintar os gregos e ir para o meio quando o Rui Jorge esperava pela bola na lateral, o erro dele não implica jogar sozinho.

    Nuno Gomes - depois de tudo perdido mais uma coisinha de carne para assar, um ponta de lança sem bola para rematar não marca golos.

    Quanto ao Careca, não foi por ele que perdemos mas podia mostrar- me pela primeira vez que é o melhor a nível mundial os penaltis contra a Grécia são para se marcar, entradas de pé em riste ao tornozelo são faltas e são púniveis com cartão amarelo, nem sempre que um grego cai é falta e os cartões são para os dois lados. Se o Colina é o melhor árbitro valha-nos Deus.

    Desculpem lá a seca mas se tantos parvos escrevem nos jornais tanta m*rda acho que também posso c*g*r umas linhas.
    Eu gostava de ter uma assinatura gira.

    Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por smsp em 14-06-04 10:16 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    A meu ver, houve dois grandes problemas que minaram à partida qualquer hipótese de uma boa exibição:
    • A colocação do Simão a jogar ao centro, posição que não é a dele e que, para além disso, obrigava o pobre do Rui Jorge a fazer todo o corredor esquerdo, o que deu origem a que fossemos "papados" por aquele lado algumas vezes. O Simão rende muito mais na lateral, para onde foi depois o Cristiano. Para piorar, todas as bolas começaram a passar pelo Cristiano Ronaldo - qualquer jogador (à excepção do Deco) que agarrava a bola procurava-o e era para lá que a metia. Se o Simão, a jogar no sítio certo tem recebido tantas bolas como recebeu o Cristiano Ronaldo, talvez tivessem havido mais hipóteses de golo.
    • A inclusão do Costinha como titular, quando um segundo ponta-de-lança teria sido bastante mais precioso - principalmente se tivermos em conta que Costinha fez um jogo miserável. Depois, e para complicar mais as coisas, a sua substituição foi tardia (talvez mesmo de um timing tenebroso - porquê tirar o Simão antes da entrada de um segundo ponta de lança?) E não me refiro necessariamente ao Nuno Gomes, até poderia ser o Postiga, ou o Quim para a frente, qualquer coisa, mas tinha de entrar um segundo ponta-de-lança, ou até um terceiro! Não se pode estar a perder o jogo de abertura por 2-0 e continuar com aquela postura defensiva!
    Além disto, acredito ainda que o Miguel é mais jogador do que o Paulo Ferreira, mas há quem diga que apenas penso assim por ser Benfiquista...

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 11:30 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Além disto, acredito ainda que o Miguel é mais jogador do que o Paulo Ferreira, mas há quem diga que apenas penso assim por ser Benfiquista...

    Assim pensas por ser benfiquista :-)

    É inacreditável, depois do jogo da Grécia, todos os benfiquistas com quem falei só sabem culpar o Paulo Ferreira e o Costinha.

    A exibição deles não foi boa, é verdade, depois de uma época a ganhar tudo, campeonato e liga dos campeões, eles estão exaustos, mas mesmo assim, nunca se negaram a ajudar a selecção.

    Agora, o que é lamentável é que o verdadeiro prazer dos benfiquistas é culpar o Paulo Ferreira e o Costinha.

    Bem, já dizia o Miguel de Sousa Tavares: "ser benfiquista é assim mesmo: não ganhar nem jogar nada, viver na sombra do passado, mas, no entanto, estar convicto que são os melhores do mundo".

    Perdoa-me a crítica, mas sinceramente, todos os benfiquistas se limitaram a criticar o P. Ferreira e o Costinha, quando a culpa esteve, em grande parte, nos veteranos de guerra que deviam estar a assistir ao jogo da bancada.

    Dominus vobiscum
    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por smsp em 14-06-04 12:06 GMT (#42)
    (Utilizador Info)
    Não não não, percebeste mal.
    Todos os Benfiquistas com quem falei, bem como o meu pai que é Portista, e a minha irmã Sportinguista, criticam o Costinha. Quanto ao Paulo Ferreira, como pensei ter deixado claro, é uma opinião minha...
    O verdadeiro problema foi o Simão ter jogado no meio e, devido a isso, o Rui Jorge ter feito o corredor inteiro sozinho! Não me venhas cá com clubismos, que isto é um facto! O Rui Jorge correu que se fartou...

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 12:43 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    O Costinha e o Paulo Ferreira não estiveram nos seus dias, como já referi.

    Quanto ao Rui Jorge, ele jogou execravelmente mal, mas tudo bem..

    Dominus vobiscum
    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por smsp em 14-06-04 15:03 GMT (#54)
    (Utilizador Info)
    Engraçado, dois Portistas "não estiveram nos seus dias", mas um Sportinguista "jogou execravelmente mal"... Coisas da vida? :-)

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:1)
    por vegeta em 15-06-04 12:07 GMT (#77)
    (Utilizador Info) http://core.turquel.com
    O Simão fugia para o meio, não era suposto jogar lá. Esse era o trabalho do Rui costa. É um facto que o Costinha não jogou ao seu nivel, mas dai até ser culpado de tudo.... O Paulo Ferreira é o melhor defesa direito que a seleção tem desde há muitos anos, mas teve azar, jogos assim acontecem. Agora dizeres que o Miguel é mais jogador que o Paulo Ferreira, é mesmo de seres Benfiquista....

    E mais, o Rui Costa nunca era titular, nunca, basta ver o que se atacou quando o deco entrou, até o Figo se lembrar de ir para o lugar dele.


    PoWeREd bY TuRQueL HaRdCoRe, bJeCa StYLe!!!!
    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por smsp em 15-06-04 21:58 GMT (#80)
    (Utilizador Info)
    Ya, ok, e tu não és completamente Portista. E aparentemente também sabes o que se passa nos treinos, para dizeres que o Simão fugiu para o meio (coisa que nunca tinha feito em anos de carreira, mas enfim) e não foi lá colocado.

    Eu, ao menos, admito que possa ser clubista, mas não digo disparates.

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:1)
    por vegeta em 16-06-04 9:19 GMT (#82)
    (Utilizador Info) http://core.turquel.com
    Por acaso até sou Spotinguista, e também realista, mas ok. E a questão do Simão, só não vê quem não quer, ele jogou os jogos de preparação todos a extremo, todos os jornais o disseram......a faz muito isso, pois lá não há ninguém nessa posição.

    PoWeREd bY TuRQueL HaRdCoRe, bJeCa StYLe!!!!
    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por smsp em 16-06-04 11:12 GMT (#83)
    (Utilizador Info)
    Precisamente, é o que estou a tentar dizer... ele é um extremo, mas foi colocado a jogar no meio! Devo estar a falar grego... (no pun intended)

    «You cannot steal a gift, which is what code released under the BSD license is.»

    Re:Dois grandes problemas. (Pontos:2)
    por faustino em 15-06-04 13:54 GMT (#78)
    (Utilizador Info)
    Para quem não sabe o Quim começou a ponta de lança e segundo o treinador dele na altura até nem era nada mau.
    Eu gostava de ter uma assinatura gira.
    Viva a Grécia... (Pontos:2, Engraçado)
    por cao_negro em 14-06-04 11:52 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    e espero que Portugal perca no proximo jogo.
    Re:Viva a Grécia... (Pontos:1)
    por mullog em 14-06-04 12:20 GMT (#45)
    (Utilizador Info)
    Percebo o teu ponto de vista...

    ----- Some places are like people: some shine and some don't.
    A minha consideração pelo Gildot (Pontos:1)
    por rcruz em 14-06-04 12:10 GMT (#43)
    (Utilizador Info)
    Devo dizer que, depois de ler este artigo, a minha consideração pelo Gildot desceu. A forma como a inserção dos artigos é feita devia ser revista para evitar certos exageros e despropósitos como este.

    Ricardo Cruz

    Re:A minha consideração pelo Gildot (Pontos:3, Esclarecedor)
    por 4Gr em 14-06-04 12:47 GMT (#50)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Se o Gildot é um projecto não remunerado, se o Gildot é um local para o pessoal mandar umas postas de pescada, se o Gildot não tem de prestar contas a absolutamente ninguém, porque não falar de uma tema que afecta, invariavelmente, todos: Portugal e o Euro 2004?

    A mim não desce a consideração, pelo contrário. Revela que aqueles que discutem diariamente assuntos relacionados com a informática também têm uma vírgula a colmatar em outros assuntos, nomeadamente, futebol.

    Claro, se isto fosse um news.com, aí era surpreendente ver futebol. Como isto são um conjunto de notícias enviadas por quem visita o site, ou seja nós, acho perfeitamente legítimo dar um pouco de cor ao Gildot, que ultimamente só se fala de Microsoft, patentes e pouco mais..

    Dominus vobiscum
    Re:A minha consideração pelo Gildot (Pontos:1)
    por grilo em 15-06-04 10:49 GMT (#73)
    (Utilizador Info)

    É muito simples, por que se isto continua, uns quantos de nós vão dedicar-se a fundar um novo "gildot", e nota-se mais uma divisão da comunidade, só por que uns tónis gostam de football, e colocam notícias sobre esse desporto num local completamente despropositado como é este espaço que, em teoria, está relacionado com informática.

    Adianto que falar sobre o novo jogo da EA, o FIFA 2103945, seria bem mais propositado que esta aberração.

    Aliado a isso, o facto de nunca ter visto um ponto de moderador à frente, ver comentários moderados das formas mais aberrantes e desconhecer completamente o espírito dos editores (que já demonstraram umas coisas menos bonitas), também me aborrece.

    A informática é um campo tão vasto, com tantos temas relacionados, que nem percebo de onde surge a necessidade de alguém que tem o bichinho do football colocar aqui uma notícia relacionada com isso? E um editor aprova? Francamente...


    Re:A minha consideração pelo Gildot (Pontos:2)
    por 4Gr em 15-06-04 14:58 GMT (#79)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Temos uma secção chamada 'Portugal'. Dado que não é ocupada com notícias relacionadas com a informática, não me parece de todo ser populada com noticias relacionadas com o Euro 2004, e, se quiseres especificar, com o jogo contra a Grécia, uma total desilusão.

    Dominus vobiscum
    Re:A minha consideração pelo Gildot (Pontos:2)
    por Gamito em 16-06-04 2:52 GMT (#81)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org/
    É muito simples, por que se isto continua, uns quantos de nós vão dedicar-se a fundar um novo "gildot", e nota-se mais uma divisão da comunidade, só por que uns tónis gostam de football, e colocam notícias sobre esse desporto num local completamente despropositado como é este espaço que, em teoria, está relacionado com informática.
    Estás à espera de quê ?
    Ovelha que berra é bocado que perde, lá diz o ditado.

    Registar um domínio custa meia dúzia de euros e o alojamento está ao preço da uva mijona.

    Fico à espera desse guru's site.

    Mário Gamito
    www.startux.org
    O que me parece mais triste... (Pontos:1)
    por mullog em 14-06-04 12:19 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    ...é que o Euro 2004 é uma oportunidade de ouro na continuação do Rock in Rio e os prémios do desporto para provar que Portugal é um bom país para eventos.

    Ontem li qualquer coisa sobre a possibilidade dos MTV music awards serem aqui, e de a madonna querer gravar o dvd no atlantico para fazer a promoção a nivel mundial.

    Parece-me a mim que no ano em que tudo acontece em Portugal, este tem que se portar bem em tudo...e parece-me que(opiniões futebolisticas e clubistas à parte) os jogadores têm que dar o seu melhor para continuar a dar boa imagem de Portugal, porque estes eventos são sempre bons para o país ser reconhecido lá fora.
    Pelo menos na net, só por causa do Europeu tenho ouvido já muita gente comentar...


    ----- Some places are like people: some shine and some don't.
    Re:O que me parece mais triste... (Pontos:2)
    por 4Gr em 14-06-04 12:44 GMT (#49)
    (Utilizador Info) http://www.fe.up.pt/freefeup
    Subscrevo, subscrevo..

    Dominus vobiscum
    Re:O que me parece mais triste... (Pontos:1)
    por soska em 14-06-04 15:58 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    Mas a Madonna não grava nada pois nas datas em que a menina quer gravar (e não são discutíveis, para ela), a Igreja Maná já tem o seu congresso/encontro marcado á meses.

    "Everyone has the right to be stupid. Some just abuse the privilege"
    Re:O que me parece mais triste... (Pontos:2)
    por joaorf em 14-06-04 17:24 GMT (#60)
    (Utilizador Info)
    ln -s resposta
    Pensamento "nacional" (Pontos:1)
    por liberdade em 14-06-04 16:49 GMT (#58)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/

    "Portugal não vai passar da primeira fase mas pelo menos o FCP não está em maioria na selecção"

    Infelizmente esta é a atitude mais vulgar neste nosso país. Eu sou portista mas quero é que a selecção ganhe.. e se o SLB tivesse sido campeão europeu com 9 titulares portugueses não tinha problema nenhum em ver uma selecção 80% benfiquista. É este o nosso fado.

    Minhas sugestões para o 11 inicial:

    • Sai Rui Costa e entra Deco
    • Sai Fernando Couto e entra Ricardo Carvalho
    • Sai Rui Jorge e entra Nuno Valente


    Re:Pensamento "nacional" (Pontos:1)
    por temujin em 14-06-04 18:06 GMT (#62)
    (Utilizador Info)
  • Sai Costinha e entra Petit
  • Sai Paulo Ferreira e entra Miguel
  • Sai Ricardo e entra outro qualquer...
  • Portugal não é um país quadrado, é rectangular (Pontos:3, Engraçado)
    por coder em 14-06-04 18:09 GMT (#63)
    (Utilizador Info)
    Sem dúvida. Portugal não é um país quadrado, é rectangular - como um estádio. Resolvendo Olivença e tapando umas reentrâncias, era igual.

    Os portugueses são muito inteligentes - a prova disso é conseguirem construir extensas filosofias em torno dos jogos de domingo. As obras de todos os filósofos alemães juntos não chegam a um décimo do que escrevemos sobre futebol em três meses.

    Os portugueses têm também uma admirável memória, pois conseguem decorar toneladas de resultados de futebol. Retóricos brilhantes, da craveira de um Cícero, nos programas desportivos. Enfim, coisas que toda a gente sabe desde nascença, porque são genéticas. O nosso destino é redondo.

    Tacitamente, o futebol é a causa máxima da Nação. Temos prova disso quando os nossos governantes faltam ao seu trabalho para ir ver os jogos (no fundo não faltam, estão a cumprir o nosso objectivo máximo), ou quando, por coincidência (mas não há tantas coincidências), são também dirigentes desportivos.

    Virá a Hora em que a esfera harmilar da bandeira será substituída pela Bola. Nessa Hora Portugal realizará o profetizado Império do Futebol. A copa do mundo brilhará sobre o Arcanjo Miguel, no alto dos Jerónimos. Quem diria que as profecias do Bandarra seriam resultados desportivos?

    Esclarecedor... (Pontos:2)
    por cao_negro em 14-06-04 20:22 GMT (#65)
    (Utilizador Info)
    é que não tenho pontos para te dar, se não dava-te todos.
    +1 Hilariante (Pontos:1)
    por grilo em 15-06-04 10:53 GMT (#75)
    (Utilizador Info)
    :D
    Viva... erm... w/e (Pontos:2)
    por Psiwar em 14-06-04 21:42 GMT (#66)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Já Salazar tinha descoberto o grande poder do futebol para mesmerizar os portugueses. Daí o grande investimento que fez no seu clube (Benfica) que permitiu à selecção nacional ganhar uma espinha dorsal para o Mundial de 66. Até se pode teorizar que abandonamos a ditadura pelo facto de o Benfica e Portugal terem deixado de ser grandes e o povo querer outra realidade.

    Mas nas sombras esperava outro "ditador". Alguém que usou uma região como arma de arremesso enquanto trabalhava arduamente para que o futebol fosse feito à moda do Porto. E chegamos a este estado, em que um clube de sucesso transforma novemente em zombies fanáticos milhões de Portugueses, ansiosos com a esperança de ver novamente uma grande selecção como a de Eusébio em 66.

    Vemos bandeiras nas janelas, unhas pintadas e gente na TV decorada com cascóis. Nacionalismo apaixonante e cego perante o facto de esta selecção só fazer merda durante 2 anos. Quando corre bem (por sorte) vamos ser campeões do mundo! Quando corre mal, volta a depressão, a clubite e de repente a culpa é de todos (os do outro clube, do árbritro, etc), menos nossa e nunca ninguém é responsável. E de repente Portugal volta a mediocridade, a sentir-se rebaixado perante o restante cidadão europeu.

    Mas quem sabe... aparentemente nós somos os reis disto. E de repente... após quarta-feira... voltam as bandeiras... até domingo...
    Re:Viva... erm... w/e (Pontos:2)
    por faustino em 14-06-04 22:47 GMT (#69)
    (Utilizador Info)
    Quarta - feira arrumam-se as bandeiras e só voltam a sair daqui a dois anos? Não porque em vez de uma equipa nacional queremos é uma equipa do FCPorto, ou do Benfica, ou do Sporting ou do raio que o parta tem é que ser do nosso clube porque ganharam tudo a nível de clubes ou porque ganharam a Taça ou porque no berlinde a minha equipa é a melhor.

    Sou apologista de que o Paulo Ferreira não tem sido bom lateral na selecção e não é de agora, no jogo com a Albânia ele ficou sempre nas covas, todos os lances que ele perde na selecção nunca corre para recuperar como no FCP, espera sempre que outro resolva o problema, o Ricardo Carvalho neste momento é o melhor central Português por isso devia jogar, não por jogar no FCP, o Petit deveria ter jogado ao lado Costinha não por ser do Benfica mas para termos um meio campo de choque, de que servem os pontas de lança sem bola e onde é que se ganham a maioria das bolas é no meio campo normalmente naqueles jogadores que jogam mais feio mas que dão sempre o litro para estar lá e esses são o Petit e o Costinha que no jogo com a Grécia esteve uns furos abaixo do que nos habituou,até porque para mandar bolas para as nuvens o Petit também sabe, temos outros jogadores para o choque para a este tipo de jogo? Joguem com eles não me interessa se sabem fintar, precisamos não é de fintar e fazer jogo bonito com muitos rodeios e muitos passes para trás, precisamos é de eficácia e trabalho, de entre ajuda, e já agora se uma defesa tem jogadores a mais, quanto mais formos para o meio pior será, mais facilmente temos pernas na frente para travar remates, sempre ouvi dizer que para abrir uma defesa compacta só jogando pelas alas e obrigar dois ou mais jogadores a virem à lateral e os jogadores a se espalharem pela largura do campo todo mas para isso é necessário precaver contra os contra ataques e para isso precisamos de capacidade de choque e pernas rápidas a recuperar.

    Ainda não vi mais nenhum jogo em que uma defesa se conseguisse fechar tanto na área como a Grécia, e até agora a única equipa a que Portugal talvez conseguisse dar luta talvez seria a Bulgária.
    Eu gostava de ter uma assinatura gira.

    trintões (Pontos:2)
    por André Simões em 15-06-04 1:01 GMT (#71)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    A mim por acaso faz-me muita confusão (mas afaga-me o ego) ver meia equipa constituída por rapaziada da minha geração. E eu já tenho cabelos brancos e entrei há algum tempo na casa dos 30...

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Mais simples..... (Pontos:1)
    por vegeta em 15-06-04 12:02 GMT (#76)
    (Utilizador Info) http://core.turquel.com
    Era tudo muito mais simples se o Felipão não tivesse acordado com medo e não tivesse montado uma equipa de contenção....

    Quanto ao jogo não há muito a dizer.... Continuam a jogar os nomes em vez de quem está em melhor forma, estava esperançado que com a vinda do Felipão isso fosse mudar,mas não....

    Em relação aos jogadores, o onze inicial devia ser, IMHO, o onze que acabou o jogo com a Grécia. Era a equipa mais de ataque e com mais soluções. Com um senão, o figo devia jogar na direita e só na direita. Portugal é a unica seleção que conheço que tem jogadores que podem jogar onde querem, quando querem.....


    PoWeREd bY TuRQueL HaRdCoRe, bJeCa StYLe!!!!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]