gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
The Internet Operating System
Contribuído por BladeRunner em 09-04-04 18:59
do departamento dos-artigos-de-fim-de-semana-do-mário-valente
Rapidinhas mvalente escreve "Sinais de uma nova plataforma (novo sistema operativo, novo paradigma de programação): Cumprimentos

Mario Valente "

Novell vai combinar Gnome e KDE | Fedora Core 2 / SELinux  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • mvalente
  • Peer-to-Peer Networking, Web Services, and the Emergent Internet Operating System
  • Google as Platform
  • Papers written by Googlers
  • Active Widgets
  • isto
  • isto
  • What is Service-Oriented Architecture?
  • GrandCentral Communications (Integration as Service)
  • Google Platform OS
  • Mais acerca Rapidinhas
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Wow! Google (Pontos:3, Interessante)
    por dmaster em 09-04-04 22:08 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Mais uma vez o nosso caro Mario Valente nos presenteia com uns belos links de fim de semana. Bravo!

    Os artigo sobre o Google são impressionantes, é realmente esmagador pensar na capacidade de processamento daquele pessoal, e a ideia de tornarem-se uma plataforma que albergue cada vez mais o que até agora era do âmbito do S.O. parece-me bastante razoável.

    Basta ver o que se passa com os sobrevalorizados application servers que ultimamente têm se entregue ao mercado como batatas quentes. A Oracle limitou o seu suporte nativo de Java no servidor a favor de uma amostra de tecnologia no seu AppServer e foi forçada a tal pelo abuso do "middle teer" que hoje impera como modelo -- mais motivado por questões de mercado do que que efectividade, mas isso agora não interessa nada.

    Ou seja, a transferência de poder de processamento dos servidores de base de dados para outro sistema foi efectuada com sucesso.

    Parece-me que estou a divagar um pouco, o que quero salientar é que o paradigma client/server e a respectiva distribuição de processamento entre estes dois pólos, apesar de não parecer, está em constante mudança.

    Quando o Network PC foi apresentado há uns anos quase que ouve um linchamento público, como se atrevem a propor que os meus preciosos dados pessoais fiquem armazenados num servidor remoto? Nunca! Blasfémia! Jamais!

    E agora? Aparece o espectro de ter um gigazito sem encargos e de repente um conceito atroz torna-se em algo por demais atraente....
    concorrência (Pontos:3, Interessante)
    por joao em 10-04-04 0:29 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Pois. A concorrência vem sempre dos locais mais inesperados e de repente diz-se que o Google vai substituir o Windows. Nem Mac, nem Linux, nem os tribunais e as leis anti-monopólio, nem a política, nem os activistas, mas ... um motor de busca.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:concorrência (Pontos:3, Engraçado)
    por mvalente em 10-04-04 16:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Nem Mac, nem Linux, nem os tribunais e as leis anti-monopólio, nem a política, nem os activistas, mas ... um motor de busca.

    Excepto se pensarmos q o "motor de busca" na realidade e para todos os efeitos é o Linux :-).

    E que o MacOSX não é mais do q um exemplo (e não o 1o: NeXT) de uma "cara bonita" (ie desktop) para um sistema Unix (ie GoogleOS)

    Como costumo dizer a amigos quando comentam "ah, eu nao uso Linux...": "Nao? Nao usas o Google todos os dias? Entao usas Linux..." :-)

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:concorrência (Pontos:2)
    por Kmos em 10-04-04 21:47 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Gostei especialmente dessa, tá boa :D tenho de começar a mandar umas dessas aos fanáticos do Windows :-)

    I'm a lost soul in this lost world...
    Re:concorrência (Pontos:2)
    por jmce em 11-04-04 9:58 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Não é naturalmente verdade que o motor de busca seja só por si e "para todos os efeitos" o Linux, mas lá que é parte importante e interessante da solução, é. Por outro lado, e a propósito do aparente "recado aos activistas" duas mensagens acima, pode-se recuar ainda mais e recordar que no berço do Linux e do NeXT estava, por exemplo, o GCC. Resta saber como teria sido a chegada ao Google numa paisagem informática onde tivesse estado de todo ausente algum "activismo" -- particularmente, claro, o "activismo" que se mexe e é capaz de fazer código do bom. Às vezes, a concorrência vem dos sítios mais inesperados, especialmente se se estiver desatento...
    Re:concorrência (Pontos:2)
    por joao em 11-04-04 12:28 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Nada contra os activistas que fazem código. Tudo contra os activistas que só fazem política. Os primeiros acreditam nas virtudes competivas do software livre. Os segundos só acreditam nas virtudes competitivas da política. O problema é que a política é a negação da competição e só recorre a ela quem não tem argumentos técnicos. E a próxima vítima da política será ... o Google. Já se notam algumas movimentações nesse sentido.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Googlemania! (Pontos:3, Engraçado)
    por Od em 10-04-04 2:19 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Pegando na questão de até onde vai o Google, a Wired tem este artigo de sugestivo nome Googlemania,onde se fala na questão da entrada em bolsa , das Adwords, Froogle e afins.
    Gosto particularmente deste ponto onde mostram 4 possiveis cenarios para o seu futuro e de onde se ve facilmente a associação a Netscape,Yahoo,eBay e Microsoft. O ultimo, onde se compara a possivel evoluçao à historia da Microsoft é um must.


    Od Mjollnir Voight Dagmar

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]