gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Dificuldades de gestao num projecto Open Source
Contribuído por BladeRunner em 07-03-04 18:50
do departamento estou-sem-ideias
News lbruno escreve "Descobri na oreillynet.com uma entrevista aos autores de um projecto open-source que fechou a source devido à dificuldade em gerir várias pessoas:
  • "One of the reasons for going closed was so that there wasn't a large team of people to manage."
  • "A few months later, though, [...] most just didn't have the time. The main developers remained and everybody else just didn't respond."
Gostava de ouvir(eheh) comentarios acerca destas ou de outras historias semelhantes. "

XI Semana Informática do IST | Já não se podem copiar DVDs...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • lbruno
  • oreillynet.com
  • entrevista
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    E que tal uma contraria? (Pontos:2, Interessante)
    por Uranus em 07-03-04 19:10 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://uranus.pr0n.net
    Aqui ah uns tempos eu tava a curtir bue MUDs (Multi User Dungeons), mas no linux nao ha software *grafico* tao bom como o zMud ou o SimpleMU. O kmuddy nao é mau, mas eu gosto de gnome. Entao resolvi ajudar no gnome-mud. O projecto tava completamente estagnado ja ah uns meses. Eu comecei a mandar patches pa arranjar bugzitos, fiz um patch pra meter um icon no notification tray, mais umas coisitas pra melhorar o interface e tal. Neste momento tou a implementar MSP (se bem que com o começo das aulas ja tou atrasado). A partir dai os dois developers do projecto começaram a tar mais activos, e agora tao tb mais uns dois ou tres gajos a contribuir como eu. :)
    Re:E que tal uma contraria? (Pontos:1)
    por Uranus em 07-03-04 19:12 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://uranus.pr0n.net
    oops wtf... li o artigo todo mal... o meu comment nao tem nada a ver! Tenho que começar a beber menos :)
    Re:E que tal uma contraria? (Pontos:2)
    por Cyclops em 07-03-04 19:17 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Tendo em conta a valente merda que é a command prompt do Windows, compreendo perfeitamente que se pense que o gue é gráfico é que é bom.

    Qual é o problema de um tf? :)
    Re:E que tal uma contraria? (Pontos:1)
    por WZ|Dunadan em 08-03-04 9:43 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.G4mers-Zone.net
    TinyFugue rulava nas horas! :D Poder estar no PortugalVirtual ou no Lost Eden ou no Transylvania ou no Portugal dos Biciados ou no Virtual Praxis ou noutro talker qualquer... :P

    O bom mesmo eram os comandos automatizados para os MUDs, isso sim. ;)


    G4mers
    Forum-Zone
    Maus gestores há em todo lado... (Pontos:4, Interessante)
    por Cyclops em 07-03-04 19:14 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    ... especialmente aqueles que acham que estão certos nas suas decisões técnicas, mesmo que literalmente todos os outros dos quais ele dependa achem que não. Lendo o artigo tranparece uma parte onde o tipo principal achava que se devia utilizar xml em tudo, mas mesmo tudo, enquanto que todos os developers que não eram da sua empresa discordavam.

    Quando se trabalha com Software Livre deve-se manter em mente que se trabalha com uma comunidade e não com assalariados. A diferença é que os segundos fazem o que lhes manda quem lhes paga, os primeiros têm de ser convencidos, e para isso é necessário mais do que a crença pessoal de um suposto "lider".
    Re:Maus gestores há em todo lado... (Pontos:1)
    por Vx em 08-03-04 23:25 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.valfreixo.org
    Bom, eu tb trabalho com assalariados e nas minhas decisões ha sempre a opinião de todos. Quando ha impasses eu decido pq nao me posso dar ao luxo de perder demasiado tempo com discussões. Isso não é do 'open source' e 'closed source'. Tem apenas a ver com técnicas de gestão. Se alguem quer contribuir para o meu projecto (seja ele open ou closed source) tem de seguir estabelecidas pelo grupo inicial. Essas regras podem alterar se se juntificar mas o corpo inicial está sempre la.
    Re:Maus gestores há em todo lado... (Pontos:3, Interessante)
    por Cyclops em 09-03-04 14:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    A questão não é essa. Os assalariados não têm escolha, num projecto de Software Livre podem sempre fazer um fork e deixar-te sozinho com as tuas ideias, levando o _teu_ projecto a um potencial fracasso. Por isso num projecto de Software Livre não faz muito sentido posições como a que tu dizes que por vezes tomas, sendo mais valorizado convenceres o maior número possível de core-programmers da tua razão.
    Move along, nothing to see here (Pontos:4, Interessante)
    por CrLf em 07-03-04 19:23 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Boa, os tipos começaram a receber muitas contribuições (o que muitos projectos gostariam e não conseguem) e vai na volta e fecham a source "porque assim têm menos pessoal e é mais fácil gerir"... Sinceramente, is this news? Começaram a ter sucesso e toca a fechar a source a ver se um dia destes a Nintendo se decide a comprá-los e eles ganham um bom carcanhol...

    -- Carlos Rodrigues
    É uma questão de organização (Pontos:2, Interessante)
    por TaQ em 08-03-04 11:18 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://beam.to/taq
    É interessante notar nesse caso também qual a experiência do desenvolvedor-chefe e do time de desenvolvedores em um projeto de software livre.

    Eu sou o mantenedor do phpreports e nunca tinha administrado um projeto de software livre. Muitas vezes ficamos maravilhados com tudo o que podemos encontrar em uma situação como essa e acabamos por utilizar muitos recursos e situações que não estamos familiarizados apenas por que são muito bons (e que podem ser muito diferentes de trabalhar com um bando de pessoas do seu lado!).

    No caso do phpreports, como é meu primeiro projeto do tipo, fui bem cauteloso em me conservar como o único desenvolvedor recebendo algumas sugestões e interfaces para acesso à banco de dados, e ainda nem comecei a usar o CVS!
    Agora, com a nova versão que está em beta (que inclusive só foi disponibilizada para os assinantes da lista) é que estou mais confortável de jogar o código no CVS e abrir mais o projeto, pois me familiarizei com todo o processo envolvido. Antes ter uma linha mais dura de gerenciamento no começo do que tentar crescer muito depressa.

    Na minha opinião mesmo que você seja um mago em todos os aspectos do gerenciamento e da programação, se nunca fez um projeto de software livre, o negócio é levar seu primeiro projeto de uma maneira bem segura no começo para que não o sufoque e ele acabe definhando.

    Abraços ...
    Usuário GNU/Linux 224050
    Re:É uma questão de organização (Pontos:2)
    por ^magico^ em 08-03-04 11:50 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    Bom projecto. Parabéns!

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:É uma questão de organização (Pontos:1)
    por TaQ em 08-03-04 12:05 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://beam.to/taq
    Obrigado! Mês que vem deve sair a versão nova. :-)
    Usuário GNU/Linux 224050

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]