gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Reutilizar Informações da Web
Contribuído por joao em 03-02-04 9:27
do departamento pi
perguntas crash escreve "Viva! Imagine-mos um site de metereologia, que não está "syndicated", e que está proibida qualquer tipo de reprodução da informação contida neste mesmo site. Poderei ter problemas legais se criar uma aplicação que extraia a informação do site e a processe? Não poderemos encarar, esta aplicação como sendo uma forma diferente de aceder à informação disponibilizada pelo site? E se eu distribuir esta aplicação sem fins lucrativos para mim? Gostaria de ouvir os vossos juizos sobre o problema. Obrigado! "

All your metadata are belong to us | SCO muda de DNS e não só...  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • crash
  • Mais acerca perguntas
  • Também por joao
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Pergunta-lhes (Pontos:1)
    por PRE em 03-02-04 9:40 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Se calhar o melhor é enviares um mail a fazer essa pergunta aos autores. Se eles não se importarem então não há mal nenhum. ;-)
    _____________________
    Pedro Santos :: psantos.net :: blog
    opinião... (Pontos:2)
    por moonrider em 03-02-04 9:45 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Eu não sou advogado, mas penso que se dizem que não podes reproduzir a informação noutro local, deve significar "noutro local que não o nosso website"... e se assim for, mesmo que estejas a utilizar a informação deles, não estás certamente a faze-lo no mesmo site que eles, logo estás a "pisar o risco"...
    Porque não perguntas aos responsáveis pelo site ?... Aqui podes encontrar conselhos, mas apenas eles te podem indicar o que podes ou não fazer com a informação que disponibilizam... E se estás com receios que a resposta deles seja "não", não é por encontrares respostas diferentes aqui que o devas fazer...
    Um Caso Real (Pontos:4, Interessante)
    por dmaster em 03-02-04 11:45 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Na empresa onde trabalho detectou-se um belo pico de acessos numa determinada página disponibilizada que permitia o acesso a informação de crédito.

    Uma rápida análise levou à conclusão que informação que estava acessível publicamente, contudo usando critérios de pesquisa e espera-se lida por um utilizador de forma pontual conforme as necessidades, estava agora a ser "lida" de tal forma que em vez de "page hits" na ordem das centenas estas agora entravam na ordem dos milhares, concretamente por volta de 65 mil.

    Ora, como podem calcular isto levou a uma onda de consternação dentro da empresa e depois do primeiro impacto "Estamos a ser roubados!! Bloqueem o IP!", a seguir surgiu uma bela pergunta instuticional que é a de "Estaremos a ser roubados?..."

    Será licito extrair informação para todos os efeitos pública, seja em rajada ou a conta gotas, para usar depois essa informação noutro contexto e certamente num comercial? Será roubo, extorsão, abuso?

    E aqui permanece a dúvida, por nossa parte limitámos o número de registos acessível a partir de uma sessão de modo a evitar que um processo automático, um "spider", deliberadamente programado para o efeito, possa retirar uma massa substancial da nossa informação disponibilizada para o público ou seja o vulgo utilizador de internet.

    Ou será que um "spider" é um vulgo utilizador de internet ? :-)
    Por enquanto é legal (Pontos:2)
    por jneves em 03-02-04 12:39 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Mas não por muito mais tempos. É só até implementarem a EUCD em Portugal (a proposta de lei 108/IX vai tratar disso).
    MetOffice (Pontos:3, Interessante)
    por [Cliff] em 03-02-04 15:09 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Bom, isto é um caso real. Quando estive a trabalhar em Londres, a .com para a qual trabalhava achou piada a um projecto WAP que indicava as previsões metereológicas para uma determinada área.
    Essas informações teriam de ser "roubadas" do site do MetOffice itself.
    Aqui o je, achou por bem contactar o pessoal de lá para ver se não se chateavam muito com isso e a resposta deles foi: não usem isso! preferimos que usem os mesmos ficheiros .csv que nós usamos para o feed da base de dados.
    Moral da história, pergunta e pode ser que em vez de teres de fazer um parser de HTML tenhas acesso à informação base que podes processar como quiseres.

    ---
    Conformity is the jailer of freedom and the enemy of growth.
    --John F. Kennedy
    XMLTV (Pontos:1)
    por Mulder3 em 03-02-04 17:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Talvez o caso mais flagrante seja o "roubar" as informações de programas da TV para o formato XMLTV... Muitos sites mudam constantemente o layout dos seus sites por causa disso. Depois usam um conversor XMLTV->TiVo e tem um Tivo á borlix... No entanto também dá imenso geito, por exemplo, para as nossas mini-atx da sala com MythTV/Feevo/etc, um TV Guide gratuito, ha uns tempos que ando para escrever um parser para "roubar" a programação da tvcabo.pt e meter nem feed xmltv para dpois usar na minha MythTV, alguem ja fez isso? assim popam-me trabalho...
    Ética (Pontos:2)
    por taf-7arte em 03-02-04 17:44 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://taf.net
    Há dois casos distintos.

    1) A informação é disponibilizada com o objectivo de ser divulgada o mais possível para promover um produto ou serviço qualquer de quem a produz. Exemplo: publicidade à Renault feita pela Renault Portuguesa. (Não lhes perguntei, mas presumo que sim.)

    2) Informação que custou a produzir e que é disponibilizada no âmbito de um serviço online. Exemplo: programação das salas de Cinema em 7arte.net. Nesse caso retirar a informação sem autorização é pura e simplesmente roubar trabalho alheio de recolha e organização.

    Como regra geral eu diria: perguntar sempre à fonte e respeitar a sua resposta!
    ;-)
    Perguntar Primeiro. (Pontos:1)
    por ctype- em 03-02-04 19:00 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Boas, eu por acaso há pouco tempo, passei por uma situação mais ou menos semelhante, trabalho numa empresa de conteúdos de internet, e temos um cliente (clube naval) que gostaria de possuir no seu site informação do estado do tempo, das fases da lua e das marés. Encontrei três boas fontes: Instituto Hidrográfico, Observatório Astronómico de Lisboa e Instituto Meteorologico Português, enviei um email a explicar a situação (colocar links para as zonas dos sites que me interessavam) e rápidamente obtive respostas positivas, todos me disseram que podia usar as suas previsões/dados sem nenhum problema.

    Portanto Perguntar não custa nada.
    just ask... (Pontos:1)
    por polido em 03-02-04 22:27 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://yaba.homelinux.net
    A mim aconteceu-me uma situação parecida, comprei um livro (PHP), akilo trazia uns exemplos todos engraçados, e kiz usar num site meu, mandei um mail a perguntar, e a resposta foi positiva :P just ask... :P
    Ya_Ba - Theres no right or wrong, only Fun and boring...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]