gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Patentes de Software ameaçam o Linux
Contribuído por joao em 24-01-04 1:19
do departamento dos-gurus
News WZ|Dunadan escreve "Numa entrevista concedida à BBC por Bruce Perens, o principal autor do Open Source Definition, o manifesto do movimento "open source", e porta-voz defensor do Linux e do movimento "open source" há mais de uma década, este referiu a ameaça que uma eventual legislação por parte do Parlamento Europeu no que diz respeito às patentes de software pode ser mais prejudicial ao desenvolvimento desde sistema operativo do que uma acção legal por parte da SCO.

A entrevista prossegue num tom optimista, fazendo um balanço dos progressos e das boas expectativas para 2004.


E os caros gildotianos, acham que o PE vai aprovar a legislação ou arrumá-la na gaveta? E quais as expectativas do Linux para cada um de vós, utilizador ferrenho, para 2004? "

Computadores antigos | Nova Ordem no XFree86  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • WZ|Dunadan
  • entrevista
  • Mais acerca News
  • Também por joao
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Hmm (Pontos:2, Interessante)
    por 4Gr em 24-01-04 1:36 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    E os caros gildotianos, acham que o PE vai aprovar a legislação ou arrumá-la na gaveta?

    É muito simples: se já não existe bom senso, então sim, vai ser aprovado. Isto é um projecto inequívoco onde não há duas respostas: há uma inexorável, o resto é demência mental. Ponto.

    E quais as expectativas do Linux para cada um de vós, utilizador ferrenho, para 2004?

    Não quero pensar só no GNU/Linux mas sim na força motriz disto: o Software Livre. Acredito que haverá mais sensibilização de uma forma gradual e cada vez mais a noção de Software Livre irá ser expandida. Mas é preciso ainda mais tempo.

    Quanto ao GNU/Linux, objectivamente, acredito que este ano irá conquistar um espaço importante no desktop, mas não será derradeiro.

    Na minha opinião o projecto que irá tomar cada vez mais importância em 2004 é o OpenOffice.org


    Dominus vobiscum

    "I may have invented control-alt-delete, but Bill Gates made it really famous", David Bradley, IBM Engineer
    ... (Pontos:1, Informativo)
    por tonidosimpostos em 24-01-04 3:04 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    "Microsoft reported record revenue for the last quarter Thursday due to increased sales of personal computers. Analysts were impressed with the company's overall performance, however they expressed concern about the continuing drop in unearned revenue, reflecting Microsoft's difficulty in signing up customers for long-term, sustainable business contracts. The $400 million drop in unearned revenue was less than the drop in the last quarter but still exceeded many analyst's expectations. The company's continuing problem in gaining long-term contracts is generally attributed to growing security concerns among customers and company's unwillingness to go along with Microsoft's 'Software Assurance' upgrade subscription plan."
    Prof Dr ToniDosImpostos Economista Doutoramento em Fisica Teorica Pos Graduacao em Psicologia Comportamental
    Situação Actual das Patentes de Software (Pontos:4, Informativo)
    por jneves em 24-01-04 10:48 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Felizmente, o Parlamento Europeu conseguiu tapar a maior parte dos buracos na proposta de directiva. Infelizmente uma directiva comunitário é um "compromisso" entre o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros da União Europeia. A posição deste última é a posição dos gabinetes de patentes (a quem um alargamento da definição de patentes para da indústria para a área de serviços resultaria num lucro jeitoso).

    O processo de conciliação foi adiado para a próxima legislatura. Depois do resultado com este Parlamento Europeu, o Conselho de Ministros achou que se arriscava a ter de fazer o processo de conciliação duas vezes por falta de tempo.

    O que há a fazer? Duas coisas: convencer o nosso governo que as patentes de software são más para o país e levantar o assunto na campanha para as eleições europeias a decorrer em Junho.

    Sugestões e ajuda são sempre bem vindos. Está criada uma mailing-list para coordenação de trabalho em http://lists.ffii.org/mailman/listin fo/pt-parl. Considerem-se convidados ;).

    Abaixo assinado (Pontos:3, Interessante)
    por Lameiro em 24-01-04 13:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info) mailto:lameiro[at]fastmail[dot]fm
    Abaixo assinado: Por uma Europa Livre de Patentes para Software em http://petition.eurolinux.org/.

    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Pois, pois (Pontos:3, Interessante)
    por CrLf em 24-01-04 14:24 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Um bom exemplo de como as patentes de software são perniciosas é o facto da Microsoft estar a tentar obter patentes dos novos formatos XML do Office. Isto impediria o OpenOffice.org (por exemplo) de ler estes formatos, quanto mais gravá-los...
    Se ainda há alguém que ingenuamente acredita que a Microsoft não tenta activamente eliminar a interoperabilidade entre os seu software e o de terceiros, isto é capaz de ajudar.

    -- Carlos Rodrigues

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]