gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Aos sócios da ANSOL
Contribuído por vaf em 21-01-04 23:15
do departamento transparência
ANSOL É com um profundo desânimo mas também revolta que me dirijo aos sócios da ANSOL. A situação assim o impõe e lamento que assim tenha de ser. Qualquer pessoa imbuída de um mínimo de espírito democrático, ou apenas um pouco de escrúpulos, tomaria a atitude que hoje tomo.
Nos últimos dias tenho vindo a tomar conhecimento, por vias diversas, de alguns factos relacionados com a actividade da Associação, que tanto quanto me é dado a perceber, não são do conhecimento dos sócios. Pela sua importância e gravidade impõe-se a imediata divulgação a todos os sócios, coisa que ainda não foi feita.

Dia 4 de Janeiro, eu, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, recebo uma mensagem sms, provinda de um membro da Direcção, na qual era informado da sua necessidade de me falar. A partir daí aconteceu uma série de investigações e descobertas, cujos resultados aqui vos resumo, por ordem cronológica:

  1. Rui leite demite-se, por razões não divulgadas algures em Maio de 2003.
  2. A direcção não informa ninguém do sucedido, e despudoradamente reorganiza-se ficando com quatro elementos, em completo desrespeito pelos estatutos (Artigo nono, ponto 1) e pelo código civil. Esta situação só veio a ser descoberta mais tarde.
  3. A situação assim se mantém durante quase 8 meses, sem ninguém reparar, nem sequer o conselho fiscal.
  4. A uma certa altura, presumivelmente em Dezembro ou primeiros dias de Janeiro, a direcção recebe uma notificação relativa à não regularização das alterações aos estatutos aprovadas em Assembleia Geral.
  5. A respectiva coima é de €15000 (quinze mil euro), segundo o Presidente da Direcção.
  6. A Direcção decide apresentar defesa do caso. Contacta um advogado.
  7. O Presidente da Mesa da Assembleia recebe a 4 de Janeiro uma mensagem de telemóvel de um dos membros da Direcção em como precisam de falar com ele.
  8. Dia 8 (quatro dias depois) recebe um telefonema do Presidente da Direcção, a pedir o envio da acta da última assembleia geral, explicando o sucedido acerca da notificação e da multa.
  9. É-lhe (ao Presidente) enviada uma cópia assinada. O parágrafo relevante é:
    "Jaime Villate falou à assembleia sobre algumas alterações aos estatutos com base em indicações de alguns juristas. Essas alterações foram aprovadas por unanimidade, e tomarão efeito assim que forem publicadas em Diário da República, o que só acontecerá depois da ratificação e assinatura por um Cartório Notarial."
  10. O Presidente da Mesa da Assembleia, ao se aperceber do sigilo em relação à questão, envia um email à direcção -- e só à direcção --, a informar que a acta assinada já tinha sido expedida pelos correios e a exprimir a sua preocupação relativa ao facto de ainda não se ter informado os sócios, coisa que estaria "na altura" de se fazer.
  11. Em resposta ao dito email, o Presidente da Direcção respondeu apenas ao parágrafo sobre o envio da acta (houve problemas com os correios na zona do Porto), omitindo e ignorando o parágrafo sobre a preocupação expressa relativa à obrigação de informar os sócios.
  12. Por mero acaso, Vasco Figueira descobriu que no site da associação, na secção contactos, a direcção tinha apenas quatro nomes e não havia Vogal.
  13. Após rápida investigação concluiu que oito meses antes, a direcção alterara a secção "contacto" do site (por ocasião da demissão do Rui Leite), mais precisamente a 19 de Maio de 2003, "promovendo" Rúben Leote Mendes a Tesoureiro e Rui Miguel Seabra a Secretário, deixando de existir Vogal. Vide: diff.
  14. O Artigo nono, ponto 1 dos estatutos foi claramente desrespeitado:
    "Verificada, por qualquer motivo, uma vaga num dos Órgãos Sociais os restantes membros do órgão em causa escolhem, de entre os demais associados, um novo titular, que desempenhará o cargo até à realização da Assembleia Geral eleitoral seguinte."
  15. Nada disto foi comunicado aos sócios.
  16. De nada disto foi o Conselho Fiscal informado nem nada disto detectou.

Temos portanto duas situações. A primeira é relativa a uma demissão não comunicada e uma posterior reorganização da direcção à revelia da lei, dos estatutos e dos sócios. A segunda diz respeito a uma falha grave da direcção com a consequente notificação judicial, culminando num conluio para que os sócios de nada soubessem, não sabemos por quanto tempo.

Tais factos constituem um gravíssimo desrespeito pelos sócios, uma petulância e falta de sentido democrático inqualificáveis, e ainda ilegalidades grosseiras. Não se trata apenas de não agir de acordo com um ou outro artigo do regulamento ou dos estatutos, trata-se de não ter em mente que os titulares dos órgãos sociais, nomeadamente a direcção, são mandatados pelos sócios -- esses sim, a Associação -- com os quais se deve ter o mais fiel dos compromissos. Qualquer um dos assuntos que hoje aqui nos traz, deveria ter sido comunicado instantaneamente. Os meios para isso existem, podem e devem ser usados. Não há desculpas.

Esta direcção manifestou claramente não ter o mínimo respeito pelos sócios que a elegeram; o Conselho Fiscal mostrou não estar a par das actividades da associação. Nenhum destes dois órgãos tem condições para continuar a exercer as respectivas funções. Enquanto "representante" da Assembleia Geral da associação, é minha obrigação tomar uma atitude. Enquanto sócio. Enquanto cidadão.

Perante os factos, lamento que tenha sido este o destino dado à Associação, que nasceu da vontade colectiva de melhor organizar a comunidade de entusiastas e utilizadores de Software Livre em Portugal, e de promover uma melhor consciência de todas estas problemáticas com que lidamos quotidianamente. O seu papel não acaba, a sua função é preciosa. Não pode é continuar assim.

Embora ressalvando alguns pontos positivos, nomeadamente a capacidade de trabalho e dedicação do João Miguel Neves e a prestabilidade do Rúben Leote Mendes, não posso deixar de tristemente verificar que foram os mais empenhados e por vezes extremistas defensores das causas e objectivos da Associação aqueles que a trouxeram até esta grave situação. Os fins não justificam os meios. Não há um objectivo último para cujo atingimento tudo se torna válido. Não estamos à beira da guerra civil. Vivemos num estado de direito, democrático e temos de comportar-nos de acordo com isso. A Transparência e a liberdade de expressão não se subordinam a nenhuma circunstância.

Num âmbito mais prático, não me resta outra solução senão convocar uma Assembleia Geral Extraordinária que terá como ponto único na ordem de trabalhos a discussão destes assuntos. Informo ainda que apresentarei a minha demissão no final da dita assembleia. Assim que a Mesa souber a data, hora e local da Assembleia extraordinária, comunicá-lo-á aos sócios em sede de convocatória.

Melhores cumprimentos,

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANSOL

Vasco Leal Figueira

MikeRoweSoft.com vs Microsoft.com | SCO, a saga continua no Congresso  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • diff
  • Mais acerca ANSOL
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    ... (Pontos:4, Engraçado)
    por mvalente em 22-01-04 0:00 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    "Há muitos, muitos séculos, um imperador romano perguntou a um dos seus generais: - Então como é que são os povos dessa famosa Ibéria? - Senhor imperador - respondeu o general -, existe um povo tramado, os Lusitanos: não se governam nem se deixam governar." (ref.)

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:... (Pontos:2)
    por jneves em 22-01-04 2:02 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Obrigado. Há que tempos que andava à procura dessa referência. Por acaso não tens o jornal? É que o link para o site d' "O Independente" parece estar morto...
    Re:... (Pontos:2)
    por fhc em 22-01-04 12:05 GMT (#52)
    (Utilizador Info)
    É lei do tempo, Senhora,
    Que todos mandem agora
    E ninguém queira reinar.
    Quanto vale nesta hora
    Um vassalo bem sujeito,
    Leal e de homenage preito,
    E fácil de governar.

    Isto termina com «Anjos me hão-de governar». É do Almeida Garret e está no folhas caídas, e poderia escrever muitas folhas sobre o que estas duas estrofes fazem cair no sexo oposto.

    No entanto, esta é a situação de Portugal. E para vossa informação, a ;-)) encontra-se nas crónicas de Estrabão, historiador lusitano romanizado ´do século I. É original, portanto, e não mudámos nada.

    Mas o Almeida Garret comoteu um erro. Nem anjos nos conseguem governar.

    Francisco Colaço


    Re:... (Pontos:1)
    por secameca em 22-01-04 16:48 GMT (#96)
    (Utilizador Info)
    Mas o Almeida Garret comoteu um erro. Nem anjos nos conseguem governar.

    Já viste algum anjo? Eu ainda não. :-)

    Re:... (Pontos:2)
    por Psiwar em 22-01-04 13:00 GMT (#56)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Deve ser qualquer coisa na água da serra da estrela... ou do caramulo...
    Re:... (Pontos:3, Interessante)
    por André Simões em 22-01-04 22:21 GMT (#122)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    A que lusitanos se referiria ele? Aos que viviam no actual território português? Ou aos que viviam (a maioria) no actual território espanhol, onde foi estabelecida a sua capital, duranto o Império, em Emmerita Augusta (actual Mérida)? Para quem gosta destas coisas, aqui vai um artigo de um dos mais notáveis investigadores vivos.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Ainda bem que avisam... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por [Cliff] em 22-01-04 0:50 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    estava a pensar em largar lá uns tostões, sendo assim ficam para o tabaco.

    ---
    Conformity is the jailer of freedom and the enemy of growth.
    --John F. Kennedy
    Re:Ainda bem que avisam... (Pontos:1)
    por m16e em 22-01-04 7:02 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.m16e.com

    Como já te disse, podes largar os tostões que são bem empregues. Afinal não terá sido mais do que uma confusão relacionada com a distância e a deficiente circulação da informação.

    Isso está, neste momento, a ser discutido no local certo: a lista de sócios da ANSOL.


    Re:Ainda bem que avisam... (Pontos:2)
    por mlopes em 22-01-04 9:58 GMT (#38)
    (Utilizador Info)

    Afinal não terá sido mais do que uma confusão relacionada com a distância e a deficiente circulação da informação

    Isso significa o q? Que os mails que deveriam ter sido enviados para as mailling-lists se recusaram a precorrer a distância necessária para por lá aparecerem?

    "Se um dia, a vida te der as costas... apalpa-lhe o cu."

    Re:Ainda bem que avisam... (Pontos:2)
    por Arrepiadd em 22-01-04 12:30 GMT (#54)
    (Utilizador Info)

    Afinal não terá sido mais do que uma confusão relacionada com a distância e a deficiente circulação da informação.

    Deficiente circulação de informação? Um email chega, mais tardar umas horas depois de ser enviado à caixa de correio do destinatário. Uma carta de correio normal, não demora mais que 3 ou 4 dias (na pior das hipóteses, uma semana) a chegar ao destinatário. Ora, se passaram quase 8 meses, tinha dado para enviar muita informação aos sócios. Não se trata de deficiente informação. Trata-se de informação INEXISTENTE.

    O dinheiro pode ser bem empregue na associação. No entanto com problemas destes, que não são assim tão pequenos (a direcção foi reduzida em 20% e alteraram o posto de dois dos antigos 5 elementos), não parecem merecer a confiança. Se a direcção faz o que quer neste caso, que a ser devidamente falado com os sócios não passaria de um pequeno incómodo (com a eleição de alguém para o cargo), o que fará quando forem coisas mais importantes.

    Há certamente coisas mais interessantes a fazer com o dinheiro do que comprar cigarros. Dado que o tabaco não faz propriamente bem, há certamente algo que se pode fazer com esse dinheiro que pelo menos não seja tão prejudicial.


    Re:Ainda bem que avisam... (Pontos:2)
    por higuita em 22-01-04 15:22 GMT (#87)
    (Utilizador Info)
    le as respostas todas antes de assumires como correcto o que foi publicado

    dar juizos de opiniao sem ouvir os dois lados corre-se o risco de nao saberes do que falas

    Higuita
    Não sendo lança-chamas (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 0:57 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Porque é que isto é feito assim no Gildot?
    O presidente da mesa não tem uma forma mais eficaz de comunicar isto aos membros? Nem todos devem andar no Gil.

    Além de que soa um bocado a "comadres" desta forma...


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Não sendo lança-chamas (Pontos:3, Esclarecedor)
    por Lameiro em 22-01-04 1:19 GMT (#7)
    (Utilizador Info) mailto:lameiro[at]fastmail[dot]fm
    Acredito que nem todos os sócios da ANSOL sejam leitores assíduos do Gildot mas, por outro lado, acho que os "gildotianos" tem um mínimo de interesse pelas actividades da ANSOL mesmo que não sejam sócios da mesma.

    É o meu caso e julgo não estar só!...

    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Re:Não sendo lança-chamas (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 4:33 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    mas este tipo de coisas não se trás a público desta maneira. é falta de profissionalismo.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Não sendo lança-chamas (Pontos:3, Interessante)
    por mlopes em 22-01-04 10:01 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Não? E porquê? O único motivo que vejo para que numa associação sem fins lucrativos as coisas não sejam resolvidas em público é para facilitar a corrupção (não estou a insinuar que exista neste caso, só estou a afirmar que este tipo de mentalidade é promovida em favor da corrupção disfarçada de profissionalismo).

    "Se um dia, a vida te der as costas... apalpa-lhe o cu."

    Re:Não sendo lança-chamas (Pontos:3, Informativo)
    por dINAMItE em 22-01-04 10:21 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Eu vejo outro motivo: não deixar que uma clivagem interna afecte a imagem e a credibilidade da mesma associação.
    Re:Não sendo lança-chamas (Pontos:2)
    por mlopes em 22-01-04 10:41 GMT (#44)
    (Utilizador Info)
    A credibilidade só é afectada se o assunto não for esclarecido públicamente. Penso que se leres o artigo e as respostas dos membros da direcção, e se ainda assim não estiveres esclarecido consultares o histórico das mailling lists vais perceber que isto não afectou a credibilidade da associação.

    "Se um dia, a vida te der as costas... apalpa-lhe o cu."

    Re:Não sendo lança-chamas (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 16:27 GMT (#91)
    (Utilizador Info)
    pois. ou então não. numa coisa que se chama mundo profissional, as questões têm que ser resolvidas internamente para a credibilidade se manter. Tal como os partidos políticos, se precisas de um exemplo. E também são públicos...
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Uma tempestade num copo de água (Pontos:4, Interessante)
    por joaorf em 22-01-04 1:27 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Depois de ler o teu longo arrazoado fiquei, primeiro, com a clara sensação que estavas a fazer uma tempestade num copo de água. Depois de uma segunda leitura, verifico que é pior do que isso. Estás a levar para a praça pública assuntos relativos ao funcionamento interno de uma associação e que apenas interessam aos sócios dessa associação.

    Há assuntos internos de uma associação que merecem vir para a praça pública quando os os princípios fundadores dessa associação estiverem a ser corrompidos. Porém, isto não me parece aplicar-se ao caso que relataste.

    Presumo que a Ansol tenha uma mailing-list ou que tu tenhas acesso aos Emails de vários sócios. Esse devia ter sido o canal adequado para veículares a tua opinião. Ao fazê-lo em público, estás manchar a imagem de uma associação cujos princípios e propósitos se mantêm altamente válidos, independentemente de eventuais irregularidades burocráticas internas. E como dano colateral, estás a comprometer o crescimento de uma associação que poderia vir a tornar-se o primeiro lobby organizado pró-Linux em Portugal.

    A Microsoft não faria melhor...

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2, Interessante)
    por liberdade em 22-01-04 1:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Numa organização que defende que tudo deve ser open source os problemas internos também devem ser debatidos de forma "open". Contudo, talvez assim chegue à conclusão que há ocasiões em que o "open source" não é a solução mais adequada ;-)
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Init em 22-01-04 2:00 GMT (#15)
    (Utilizador Info)

    O cu nada tem a haver com as calças, software é software, a gestão de uma associação é a gestão de uma associação.

    Já agora antes de iniciarem os vossos linxamentos privados tentem saber o que realmente se passou, oiçam mais que um dos lados envolvidos.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1, Despropositado)
    por Gamito em 22-01-04 2:07 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.startuxcode.com/
    Ao fazê-lo em público, estás manchar a imagem de uma associação cujos princípios e propósitos se mantêm altamente válidos
    É o chamado princípio das mulheres a dias que varrem o lixo para debaixo do tapete.

    Mário Gamito
    www.startuxcode.com
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1, Lança-chamas)
    por henrique em 22-01-04 2:39 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Mais uma bojarda do editor-troll do Gildot.
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 4:35 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    infelizmentem às vezes é preciso ser rude...
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1, Despropositado)
    por ^magico^ em 22-01-04 10:49 GMT (#46)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    de uma associação que poderia vir a tornar-se o primeiro lobby organizado pró-Linux em Portugal

    Ahhhhh então afinal é isto! A ideia é criar um lobby. Ó por favor, se há coisa que eu não apoio são lobbies quaisquer que eles sejam!

    Vou continuar o meu apoio ao opensource da forma mais honesta que conheço que é divulgar, argumentar e respeitar a liberdade dos outros sem ter de usar 'lobbies'.

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por coder em 22-01-04 13:31 GMT (#59)
    (Utilizador Info)
    a ignorância de algumas pessoas é impressionante...
    "lobby" é um grupo de pessoas que tentam persuadir o governo ou outra organização para fazer algo. não há nada de incorrecto ou imoral neste procedimento.
    pelo contrário, é uma característica das sociedades democráticas mais avançadas. não é mais do que PR (Public Relations).
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por ^magico^ em 22-01-04 14:26 GMT (#75)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    O problema do "lobby" não é o acto em si, mas o resultado. Por exemplo, criar um lobby para persuadir o governo ou alguma organização para impor algo que vai retirar a liberdade de escolha numa sociedade democrática não é propriamente algo correcto ou moral.


    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 16:35 GMT (#93)
    (Utilizador Info)
    mas necessário, já que a democracia é como o comunismo: não existe.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 17:11 GMT (#101)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    ?


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 20:22 GMT (#112)
    (Utilizador Info)
    se todos pudessemos, e quisessemos, votar em no que nos interessa ou eleger alguém que o faça, tava tudo óptimo. Como não pudemos, têm de aparecer pressões de todos os lados para a coisa se equilibrar.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 23:54 GMT (#126)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    E porque é que não podes?


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 23-01-04 5:15 GMT (#139)
    (Utilizador Info)
    porque no sistema actual ou fazes compromissos e votas em alguém que vai ter poder, ou votas em quem não vai ter e desperdiças e voto.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por Branc0 em 23-01-04 10:20 GMT (#143)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Talvez com um circulo eleitoral nacional em vez de varios distritais se conseguisse resolver o problema... mas isto já way off topic :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por being em 23-01-04 11:00 GMT (#144)
    (Utilizador Info)

    Se todos pensassem como tu ninguém votava por exemplo no bloco de esquerda ou outro partido qualquer minoritário, simplesmente porque "iam desperdiçar um voto". Ao não votarem passam a fazer parte do tal outro partido que "vai ter poder" porque (secalhar) muita gente pensou como tu e decidiu que ia votar naquele, simplesmente pq tinha mais hipóteses de ganhar.

    Desculpa, nao tem lógica alguma a tua argumentação.

    Be different, think for yourself.

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 24-01-04 2:12 GMT (#154)
    (Utilizador Info)
    pois, não tem... mas é assim que funciona.
    e eu tenciono considerar o BE muito antes dos outros partidos...
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:1)
    por Init em 22-01-04 16:45 GMT (#95)
    (Utilizador Info)

    O objectivo dos lobys não é forçar decisões é apenas informar quanto às suas consequências.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 13:54 GMT (#62)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Ó por favor, se há coisa que eu não apoio são lobbies quaisquer que eles sejam!

    Duh!

    Vou continuar o meu apoio ao opensource da forma mais honesta que conheço que é divulgar, argumentar e respeitar a liberdade dos outros

    Se fizeres isto sozinho chama-se "fazer figura de urso" que ninguém importante o suficiente te liga, se juntares umas quantas pessoas chama-se "lobby"... mas como tu és contra isso talvez seja melhor ires convertendo individuo a individuo do que tentares abrir a mente de quem manda a outras alternativas.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por ^magico^ em 22-01-04 14:31 GMT (#77)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    .

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 15:16 GMT (#83)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Que bonito...

    Tens uns argumentos muitos bons... devem vir do mesmo sitio onde aprendeste o que era um lobby.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Uma tempestade num copo de água (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 15:21 GMT (#85)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Oops... i clicked too fast.

    Sorry ^magico^ :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Processo (Pontos:4, Esclarecedor)
    por jneves em 22-01-04 1:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Em relação aos comentários apresentados pelo sócio Vasco Figueira emrelação ao processo em tribunal convém esclarecer o seguinte:

    1. Existe um processo contra João Miguel Neves, Jaime Villate e RubenMendes devido a um conjunto de ilegalidades nos estatutos da ANSOL.

    2. João Miguel Neves recebeu a notificação desse processo a 21 deDezembro de 2003.

    3. O valor desse processo é de 14 963,95 euros. Este valor não temqualquer relação com uma possível coima (ver ponto 9).

    4. As ilegalidades em causa foram apresentadas na última Assembleia-Geral Ordinária e as mudanças necessárias aprovadas porunanimidade.

    5. Não foi possível marcar até hoje a escritura no cartório, por faltada acta assinada da Assembleia Geral Ordinária.

    6. Ainda em Dezembro de 2003 a Direcção contactou um advogado de uma associação de colectividades do Porto, sem resultados práticos.

    7. Entretanto a Direcção pediu ao Presidente da Mesa da Assembleia Geralpara apresentar a acta assinada o mais rapidamente possível.

    8. O Presidente da Direcção, Jaime Villate, marcou uma escritura para se fazer a actualização dos estatutos a 14 de Janeiro de 2004.

    9. De acordo com uma consulta realizada com um advogado (Dr. Pedro Santos) no dia 13 de Janeiro de 2004, temos duas hipóteses de acção: 1) não fazemos nada e somos automaticamente dados como culpados ou 2) corrigimos a situação e comunicamos ao Ministério Público a correcção. Em qualquer dos casos ficamos com os encargos das custas dos processosque devem rondar os 200 euros.

    10. A não chegada da acta assinada obrigou a que fosse desmarcada aescritura marcada para dia 14.

    11. Actualmente, e compreensivelmente, o Cartório recusa-se a marcar qualquer data sem toda a documentação entregue (neste caso a acta referida acima).

    12. Actualmente apenas existe uma acta assinada pelo Presidente da Mesada Assembleia Geral que se espera que chegue a Lisboa, hoje, dia 22 de Janeiro de 2004, de forma a que esta chegue aos outros membros da Mesada Assembleia Geral.

    13. Membros da direcção pagaram todas as despesas necessárias para contactar o Presidente da Mesa da Assembleia que se encontra fora do país por um período alargado e a Direcção decidiu pagar todas asdespesas necessárias para a acta ser enviada em correio urgente para Portugal.

    No que toca a este processo não encontro quaisquer ilegalidades na nossa actuação.
    Demissão do Rui Leite (Pontos:4, Esclarecedor)
    por jneves em 22-01-04 1:51 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Em relação à situação actual do Tesoureiro, segue o texto do email queficou aprovado enviar aos sócios a 4 de Junho de 2003. Na reunião semanal da Direcção que decorreu na quinta-feira, dia 5 de Junho de 2003, combinámos enviar uma breve apresentação do Daniel Leite em conjunto com e pareceque isso foi o que levou a que este email se perdesse.

    Assunto: Remodelação da Direcção

    Caros Associados da ANSOL,

    Por motivos de falta de tempo para dedicar à associação, o Rui Leite pediu à direcção a demissão do cargo de tesoureiro. A direcção aceitou o seu pedido e quer agradecer ao Rui todo o trabalho que desenvolveu.

    De acordo com o ponto 4 do artigo 9.º dos Estatutos, compete aos restantes elementos da direcção escolher, de entre os restantes associados, um novo membro para completar a direcção.

    Foi dirigido um convite ao Daniel Leite, que aceitou integrar a direcção. O nosso agradecimento ao Daniel pela sua disponibilidade. Aproveitamos este momento para efectuar uma pequena remodelação na direcção que passa a ter a seguinte composição:

    Presidente: Jaime Villate
    Vice-Presidente: João Neves
    Tesoureiro: Rúben Mendes
    Secretário: Rui Seabra
    Vogal: Daniel Leite

    Pela direcção da ANSOL,

    -- Rúben Leote Mendes - ruben@nocturno.org
    Anarquistas... (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 1:52 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Se há anarquistas confessos na Direcção, por que é que haviam de respeitar os estatutos?... ;-)
    Re:Anarquistas... (Pontos:1)
    por Init em 22-01-04 2:02 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    E a violação dos estatutos está mesmo em quê?
    Que tal dizeres qual o estatuto violado e como?


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Anarquistas... (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 9:16 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Não conheço os estatutos da ANSOL mas já pertenci a algumas associassões e nunca conheci nenhuma em que uma remodulação da direcºão fosse feita por e-mail. Se bem que até pode estar nos Estatutos que é assim que se faz...

    No entanto, o que interessa é que não faço puto de ideia o que está para aqui a ser discutido e continuo a discutir porque o vaf decidiu trazer isto para a praça publica, é desmentido pelo João e depois nem diz nada... em que é que ficamos?

    Não ficamos em nada, é mais uma peixeirada made in .pt


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Anarquistas... (Pontos:2)
    por Cyclops em 22-01-04 11:50 GMT (#50)
    (Utilizador Info)
    O smiley pode sugerir uma piadola, mas para quem não a entender:

    A anarquia depende do respeito mútuo para poder funcionar (aliás, o motivo pelo qual é muito complicado conseguir é que há sempre alguém disposto a dar punhos debaixo do cinto).

    Os estatutos é algo com o qual eu me comprometi a respeitar, e não algo a que sou obrigado a respeitar por uma autoridade superior.
    Re:Anarquistas... (Pontos:1)
    por Lucifugo em 22-01-04 14:08 GMT (#70)
    (Utilizador Info)
    O anarquismo implica valores morais mais elevados. Trabalhar em equipa é um deles.
    Antes de se lavar a roupa (Pontos:2, Interessante)
    por Init em 22-01-04 1:56 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    Antes de se loupa convinha ver se ela precisa de facto de ser lavada.

    Sou socio da ANSOL, e sabia desde a sua demissão que de facto o Rui Leite se havia demitido, isso nunca me foi ocultado pela direcção. Também sabia e sei que o Daniel Leite havia sido nomeado para Vogal.

    Quanto à questão da coima, se a direcção diz que ainda não havia recebido a acta eu acredito nisso, pois tenho-os como pessoas de bem. Alias o problemas relacionados com a não apresentação em notário das alterações parecem recais exclusivamente nos ombros dos membros fundadores da Associação e não na associação

    Parecem-me a mim vergonhosos alguns dos comentários aqui vistos no gildot, tendo em conta que julgaram sem ter os factos todos. É sempre triste que há gente ainda não percebeu nada a respeito de principios basicos de justiça, como a presunção de inocência, o direito de encarar o acusador e o direito a um "julgamento" justo em detrimento de linxamentos e outras formas nojentas de justiça popular.

    Também não percebo a necessidade de este assunto vir a público e não compreendo como é que não houve uma tentativa séria de exclarecimento de duvidas internamente antes de eventualmente tornar o assunto público.
    Como é que se pode afirmar que os socios não sabem de algo se nem se quer lhes perguntaram se sabiam???


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Antes de se lavar a roupa (Pontos:2)
    por ^magico^ em 22-01-04 10:56 GMT (#47)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    Também não percebo a necessidade de este assunto vir a público e não compreendo como é que não houve uma tentativa séria de exclarecimento de duvidas internamente antes de eventualmente tornar o assunto público.

    Quem não deve não teme! Mas se calhar por eu ser aberto para com as pessoas e não precisar de esconder nada, acho que o facto de esta situação vir a público foi a melhor.

    Vê as coisas por este prisma, se tudo for esclarecido devidamente a ANSOL ganha o respeito das pessoas por tudo ficar em pratos limpos. Por outro lado se ficar tudo varrido debaixo do tapete, de que serve ter uma associação que não assume as suas responsabilidades publicamente?!

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Antes de se lavar a roupa (Pontos:2)
    por Cyclops em 22-01-04 13:15 GMT (#58)
    (Utilizador Info)
    Quem não deve não teme! Mas se calhar por eu ser aberto para com as pessoas e não precisar de esconder nada, acho que o facto de esta situação vir a público foi a melhor.
    Foi quanto mais não seja muito reveladora. Contudo devo salientar que é sempre má política bradar "lobo! lobo!" sem sequer uma tentativa de esclarecer os factos (afinal, que iríamos fazer, lançar uma 'jihad' para o fazer desaparecer caso não ficasse satisfeito com o esclarecimento?).

    Um dia, ainda pode surgir uma Direcção mal intencionada que ludibrie os sócios no período eleitoral, e depois já ninguém acredita quando o lobo vier.
    Re:Antes de se lavar a roupa (Pontos:2)
    por ^magico^ em 22-01-04 14:38 GMT (#79)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    Sim, concordo contigo!
    Apesar de achar que "quem não deve não teme", é óbvio que o assunto que se expoe deve ter conteudo veridico para ser exposto.

    Ora o que acontece é que se for provado o contrário quem fica mal visto é o autor da noticia (que expos o caso), não achas?

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Antes de se lavar a roupa (Pontos:3, Interessante)
    por Branc0 em 22-01-04 13:57 GMT (#64)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    ê as coisas por este prisma, se tudo for esclarecido devidamente a ANSOL ganha o respeito das pessoas por tudo ficar em pratos limpos.

    Sim Senhor... tu tens jeito para a politica e para o controlo das massas. As opções aqui são as seguintes:
    1 - O presidente da mesa da ANSOL fez figura de urso.
    2 - A direcção da ANSOL está numa grande embrulhada.

    Consegues explicar-me em que é que isto benificia a instituição? É a mesma coisa que dizer que ainda bem que o Carlus Cruz está acusado de pedofilia, assim se ele não for condenado sabemos todos que ele não é pedófilo...


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Antes de se lavar a roupa (Pontos:1)
    por Init em 22-01-04 13:58 GMT (#65)
    (Utilizador Info)

    Acusações destas não podem ser feitas de animo leve, muito menos publicamente.
    A ANSOL tem uma lista privada apenas para os socios, é la que este assunto deveria ter sido tratado e nunca em forma de acusação, mas no maximo num humilde pedido de exclarecimentos, respeitando todos os outros, por parte deste representante de um dos orgãos sociais.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    O meu comentário (Pontos:4, Esclarecedor)
    por jneves em 22-01-04 2:00 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Espero que os comentários acima, cópia dos enviados para a mailing-list de sócios da ANSOL, para onde o texto do Vasco foi também enviado permitam esclarecer os assuntos em questão.

    Não tenho problemas em admitir erros. E um dos nossos problemas, desde o início tem sido comunicação. Estamos a trabalhar para resolver isso. Quem quiser ajudar é bem-vindo.

    Já agora, sim, no site está a composição errada da direcção desde Junho de 2003. Ficou de se fazer com o comunicado e esse já sabemos que ficou esquecido. Eu até mudava agora, mas quem não soubesse que o site estava em CVS até nos podia acusar de tentar alterar as "provas".

    Vasco, da próxima vez que sentires necessidade de convocar uma Assembleia Geral, lembra-te de ir ver os estatutos. Depois de tanta acusação de ilegalidades, cometes uma? Afinal só a Direcção, Conselho Fiscal ou um quinto dos sócios podem pedir essa convocação. Neste caso bastava teres pedido à Direcção, há um par de meses que estamos a falar que está na altura de convocar a Assembleia Geral.

    Cumprimentos a todos o que adoram as politiquices nacionais.

    Sem mais assunto de momento, vou dormir.
    Whatever... (Pontos:0, Despropositado)
    por Perky_Goth em 22-01-04 4:55 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Vou presumir que isto não é dor de cotovelo nem inveja de fazer algo e que foi só inesperiência.
    Sugiro que a notícia desapareça...

    Enfim, de qualquer modo a ver se nos próximos dias me inscrevo na Ansol...
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Whatever... (Pontos:0, Despropositado)
    por liberdade em 22-01-04 5:17 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Sugiro que a notícia desapareça
    És um fascista/comunista.
    Re:Whatever... (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 9:19 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    És um fascista/comunista

    Existem dois tipos de fascistas: Os fascistas e os anti-fascistas.

    E não, não sou a favor da censura nem que o artigo desapareça.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Whatever... (Pontos:1)
    por being em 23-01-04 11:04 GMT (#145)
    (Utilizador Info)

    Bem apontado. :)

    Be different, think for yourself.

    Re:Whatever... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 20:24 GMT (#113)
    (Utilizador Info)
    ou então tenho vergonha na cara e acho que muita gente devia ganhar juízo antes de nos fazer a todos fazer figura de parvos.
    tu inclusivé.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Whatever... (Pontos:2)
    por ^magico^ em 22-01-04 11:00 GMT (#48)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    Sugiro que a notícia desapareça...

    Espero que já tenhas escolhido seguir politica! Tens mesmo muito jeito para isso...

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:Whatever... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 16:41 GMT (#94)
    (Utilizador Info)
    Já pensei nisso já...
    Ideologias é muito bonito, mas com estragos desta magnitude não resulta.
    O problema é que os editores deviam ter tido o bom senso de não ter aceite roupa suja, coisa que os prejudica tanto como a ANSOL. E julgo ser do interesse de (quase) todos nós que tal não se passe. Ou estou enganado?
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Resposta de um membro da Direcção da ANSOL (Pontos:2)
    por ruben em 22-01-04 6:33 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.nocturno.org/ruben
    Como o Vasco Figueira (vaf), abusando da sua posição como editor do Gildot, teve a indelicadeza (para ser simpático) de tornar este assunto público sem previamente consultar a direcção da ANSOL ou os seus sócios, vejo-me obrigado a responder também em público. O que se segue é uma cópia da mensagem que enviei para a lista de sócios da ANSOL.

    Exmo. Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral,
    Caros sócios da ANSOL,

    Escrevo como membro da direcção e um dos visados na mensagem do senhor
    Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

    Estou perplexo com o que acabo de ler! Não pelas críticas que foram
    feitas, umas sem quaisquer justificação, outras com razão de ser,
    mas sim pela forma e tom utilizado. Os sócios ao lerem o teu mail,
    com palavras como "conluio", "à revelia da lei", ..., devem ficar com
    a impressão que os elementos da direcção são uns criminosos que
    os enganaram todo este tempo. Felizmente que o Xerife estava atento
    e desmascarou os bandidos. Desculpa que te diga, mas parece que a
    tua ida para Itália te faz ver mafias em todo o lado (sem qualquer ofensa
    aos Italianos).

    Estou muito ofendido com as acusações que fazes aos elementos da
    direccção e a mim em particular. Podias ter evitado toda esta situação
    se desses contas das tuas dúvidas à Direcção, que te responderia
    prontamente, como sempre fez a todos os que o silicitaram.

    Mas muito pior que qualquer tipo de ofensa pessoal foi teres levado
    assuntos internos da ANSOL para a praça pública, colocando esta mesma
    mensagem no Gildot. Uma pessoa com um mínimo de bom senso teria
    discutido primeiro o assunto internamente e, se daí não obtivesse os
    esclarecimentos necessários, então aí sim poderia justificar-se
    a divulgação pública da mensagem. O que fizeste prejudica a ANSOL e
    o Software Livre.

    Concordo contigo apenas num ponto. Que a comunicação Direcção -> Sócios
    não funciona da melhor maneira, e por isso assumo a minha quota de
    responsabilidade. Mas será que isso é razão para tamanho alarido,
    com ameças de convocação de uma AG extraordinária e chamando, directa ou
    indirectamente, criminosos aos membros da direcção?

    Relembro que somos todos voluntários aqui e é normal que hajam falhas,
    atrasos, omissões, descuidos e mesmo baldas! Porque partes logo do princípio
    que estamos com más intenções? Será que pedir o benefício da dúvida é pedir
    de mais? Não esperava isto de ti!

    Como já tenho alguma experiência associativa sei que ao aceitar integrar
    a direcção de uma associação é conveniente vestir a armadura pois vao
    começar a chegar marretadas de todas as direcções. Espero sinceramente
    que os restantes elementos da direcção não desanimem pois o seu trabalho
    tem sido incansável e a ANSOL e o software livre só têm a perder.
    Pela minha parte continuo com a motivação que sempre tive. Tenho a
    consciência tranquila, pelo que continuo disponível para integrar esta
    e futuras direcções. Quero aliás sublinhar que foi e é para mim uma
    honra e um previlégio fazer parte desta direcção e de colaborar com
    todos os seus elementos, sem excepção.

    O João Neves já esclareceu em mensagens anteriores os dois principais
    problemas levantados, nomeadamente as alterações na constituição da
    direcção e o processo em tribunal devido aos Estatutos. De qualquer forma
    vou dar em baixo mais alguns esclarecimentos para que não surjam dúvidas
    quanto a estes e os restantes assuntos focados.

    On Thu, Jan 22, 2004 at 12:51:28AM +0100, Vasco Leal Figueira wrote:
    > É com um profundo desânimo mas também revolta que me dirijo aos sócios
    > da ANSOL. A situação assim o impõe e lamento que assim tenha de ser.
    > Qualquer pessoa imbuída de um mínimo de espírito democrático, ou apenas
    > um pouco de escrúpulos, tomaria a atitude que hoje tomo.

    Sem comentários.

    > Nos últimos dias tenho vindo a tomar conhecimento, por vias diversas, de
    > alguns factos relacionados com a actividade da Associação, que tanto
    > quanto me é dado a perceber, não são do conhecimento dos sócios. Pela
    > sua importância e gravidade impõe-se a imediata divulgação a todos os
    > sócios, coisa que ainda não foi feita.

    Os sócios merecem sem dúvida ter conhecimento dos factos relacionados com
    a actividade da associação. Mas será esta a melhor forma de o fazer?
    A mim parece-me mais que é a pior forma de o fazer!

    > Dia 4 de Janeiro, eu, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, recebo uma
    > mensagem sms, provinda de um membro da Direcção, na qual era informado
    > da sua necessidade de me falar. A partir daí aconteceu uma série de
    > investigações e descobertas, cujos resultados aqui vos resumo, por ordem
    > cronológica:

    Posso acrescentar que esse membro da direcção fui eu. Tinha acabado de
    tomar conhecimento pelo João Neves do dito processo. Como era urgente
    termos a acta da AG de 29 de Março de 2003, de modo a ir ao notário
    regularizar a situação, tentei entrar em contacto telefónico com o
    Vasco Figueira, Presidente da Mesa da AG. Não tendo ele atendido o
    telefone deixei-lhe uma mensagem SMS a perguntar se estava em Portugal,
    pois precisava falar urgentemente com ele. Passadas umas horas recebo um
    SMS dele a indicar que estava em Itália e dando-me o seu contacto
    telefónico de lá (eu tinha ligado para o telemóvel .pt) e o seu email.
    De seguida enviei esses dados para a mailing-list da direcçao e o
    Jaime Villate entrou em contacto com o Vasco.

    > 1. Rui leite demite-se, por razões não divulgadas algures em Maio de
    > 2003.
    >
    > 2. A direcção não informa ninguém do sucedido, e despudoradamente
    > reorganiza-se ficando com quatro elementos, em completo desrespeito
    > pelos estatutos (Artigo nono, ponto 1) e pelo código civil. Esta
    > situação só veio a ser descoberta mais tarde.

    Presumo que te referes ao Artigo Nono, ponto 4. Como foi referido pelo
    João Neves a direcção não ficou com 4 elementos pois o Daniel Leite
    (também conhecido por "higuita") integrou a Direcção. Logo não ouve nenhuma
    violação dos Estatutos. O que houve sim foi um lapso na comunicação desse
    facto aos sócios.

    > 3. A situação assim se mantém durante quase 8 meses, sem ninguém
    > reparar, nem sequer o conselho fiscal.

    Vários sócios da ANSOL estavam a par do sucedido pois isso foi falado
    no irc. Além disso o presidente do Conselho Fiscal estava a par da situação.
    Não existiu pois nenhuma tentativa maquiavélica de esconder esse facto aos
    sócios. Foi um simples lapso do qual estás a fazer um filme de terror.

    >
    > [...]
    >

    > 10. O Presidente da Mesa da Assembleia, ao se aperceber do sigilo em
    > relação à questão, envia um email à direcção -- e só à direcção --, a
    > informar que a acta assinada já tinha sido expedida pelos correios e a
    > exprimir a sua preocupação relativa ao facto de ainda não se ter
    > informado os sócios, coisa que estaria "na altura" de se fazer.
    >
    > 11. Em resposta ao dito email, o Presidente da Direcção respondeu apenas
    > ao parágrafo sobre o envio da acta (houve problemas com os correios na
    > zona do Porto), omitindo e ignorando o parágrafo sobre a preocupação
    > expressa relativa à obrigação de informar os sócios.

    O Presidente não se referiu à obrigação de informar os sócios provavelmente
    porque o Vice-Presidente já o tinha feito. Passo a citar:

    From: Joao Miguel Neves
    To: Vasco Figueira
    Cc: direccao@ansol.org
    In-Reply-To:
    References:
    Message-Id:
    Date: Thu, 08 Jan 2004 10:21:12 +0000

    Olá Vasco,

    Espero que esteja tudo bem contigo. Como anda Itália?

    A Qui, 2004-01-08 às 02:06, Vasco Figueira escreveu:
    > Viva,
    >
    > A encomenda pedida já foi expedida para Portugal. Deve chegar aí amanha
    > ou depois. Disseram-me que nao adiantava mandá-la por correio urgente,
    > pois chegaria no mesmo dia.
    >
    > Julgo que estaria na hora de informar os associados da presente matéria.

    Enquanto o quero fazer o mais depressa possível, nao o quero fazer antes
    de perceber, com um advogado, o impacto disto. Assim que souber,
    garanto-te que tratarei dessa informaçao.

    --
                                                                                                    Joao Miguel Neves

    Fim de citação. A encomenda referida pelo Vasco é a acta assinada.

    > 12. Por mero acaso, Vasco Figueira descobriu que no site da associação,
    > na secção contactos, a direcção tinha apenas quatro nomes e não havia
    > Vogal.
    >
    > 13. Após rápida investigação concluiu que oito meses antes, a direcção
    > alterara a secção "contacto" do site (por ocasião da demissão do Rui
    > Leite), mais precisamente a 19 de Maio de 2003, "promovendo" Rúben Leote
    > Mendes a Tesoureiro e Rui Miguel Seabra a Secretário, deixando de
    > existir Vogal. Vide: diff.
    >
    > 14. O Artigo nono, ponto 1 dos estatutos foi claramente desrespeitado:
    > "Verificada, por qualquer motivo, uma vaga num dos Órgãos Sociais os
    > restantes membros do órgão em causa escolhem, de entre os demais
    > associados, um novo titular, que desempenhará o cargo até à realização
    > da Assembleia Geral eleitoral seguinte."

    Mais uma vez suponho que te referes ao ponto 4 e não ao 1.
    Já respondi em cima a esta acusação.

    > 15. Nada disto foi comunicado aos sócios.

    Correcto. Falhou a comunicação. Não vejo a razão para esta peixeirada.

    > 16. De nada disto foi o Conselho Fiscal informado nem nada disto
    > detectou.

    Esta é que eu acho incrível! Em primeiro lugar, como afirmas que o CF
    não foi informado? Contactaste-os a perguntar? Parece-me que não
    pois pelo menos o Presidente do CF tinha conhecimento de ambas as
    situações e estava a ajudar a resolvê-las. Ao contrário de ti que
    em vez de ajudares a resolver os problemas estás a inventar problemas
    onde eles não existem!

    Em segundo lugar, eu próprio no dia 21 de Janeiro de 2003 enviei um mail
    para a mailing-list da Mesa da Assembleia Geral e do Conselho Fiscal
    a convidar os respectivos elementos para assistirem às reuniões semanais
    da direcção. Apenas o André Esteves, presidente do CF, frequenta as reuniões,
    o que explica que ele esteja a par das situações e eventualmente os
    restantes elementos, tu incluido, não estejam. Se não estão é porque
    não querem estar. Podes confirmar nos arquivos da lista, na tua própria
    mailbox e perguntando aos restantes elementos da Mesa, que enviei esse
    convite. Aqui fica uma cópia para referência:

    From: Ruben Leote Mendes
    To: mesa.assembleia@ansol.org, conselho.fiscal@ansol.org
    Cc: direccao@ansol.org
    Subject: Reunioes da Direcçao
    Date: Tue, 21 Jan 2003 15:27:51 +0000

    Caros Colegas da Mesa e do Conselho Fiscal,

    Em nome da Direcçao da ANSOL quero informá-los que esta reúne semanalmente
    às terças-feiras, pelas 21h00, no canal IRC #ansol do servidor irc.gnu.org.

    Aproveito para os convidar a assistir a estas reunioes, embora sem direito
    a voto, conforme estabelecido no artigo Sétimo do Regulamento Interno.

    Um abraço.
    --
    Rúben Leote Mendes - ruben@nocturno.org

    Fim de citação.

    > ------------ // -------------
    >
    > Temos portanto duas situações. A primeira é relativa a uma demissão não
    > comunicada e uma posterior reorganização da direcção à revelia da lei,
    > dos estatutos e dos sócios. A segunda diz respeito a uma falha grave da
    > direcção com a consequente notificação judicial, culminando num conluio
    > para que os sócios de nada soubessem, não sabemos por quanto tempo.

    Penso que já foi esclarecida a "falha grave" da direcção no caso dos
    Estatutos, mas convém realçar mais uma vez que o problema em parte
    existe porque a acta da AG de 29 de Março de 2003 não se encontra
    assinada pelos membros da Mesa da AG, da qual és Presidente. Se essa acta
    estivesse assinada e nãs mãos da direcção provavelmente o assunto
    teria sido resolvido atempadamente e o Ministério Público não nos teria
    movido qualquer processo. A haver ilegalidade parece-me que é por parte dos
    elementos da Mesa da AG.

    >
    > [Vários parágrafos com insultos gratuitos apagados.]
    >
     
    > Num âmbito mais prático, não me resta outra solução senão convocar uma
    > Assembleia Geral Extraordinária que terá como ponto único na ordem de
    > trabalhos a discussão destes assuntos. Informo ainda que apresentarei a
    > minha demissão no final da dita assembleia. Assim que a Mesa souber a
    > data, hora e local da Assembleia extraordinária, comunicá-lo-á aos
    > sócios em sede de convocatória.

    Se apesar dos esclarecimentos já prestados e que venham a ser prestados
    no futuro ainda achares que deves convocar a AG extraordinária, vai em
    frente. No entanto como se aproxima a data da AG ordinária, e se achares
    que não é perigoso para a saúde pública que esta direcção continue mais
    dois meses em exercício, eventualmente aproveitando esse tempo para a
    destruição de provas do crime, podes incluir a discussão destes temas na
    convocatória da AG ordinária. Como também é altura de eleições para os
    Órgãos Sociais, os sócios podem aproveitar para correr com estes vigaristas
    da direcção e aprovar uma resolução para os levar à barra dos tribunais
    pelos crimes cometidos no desempenho das suas funções. E podes aproveitar
    para apresentar a tua lista, embora duvide que alguém a queira integrar,
    depois de te teres ridicularizado publicamente.

    Depois de ter lido e escrito isto tudo ainda me custa a acreditar que esta
    mensagem seja real. Tive de verificar duas vezes que não era nenhuma
    partida de primeiro de abril.

    Vasco, tinha-te em muita boa consideração, mas o que acabaste de fazer
    é algo que não vou esquecer tão cedo. As pessoas que fazem parte da
    direcção e a própria associação no seu todo mereciam um pouco mais de
    respeito!

    Cumprimentos cordiais,
    --
    Rúben Leote Mendes - ruben@nocturno.org

    Ruben
    Segurem-me! (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 12:45 GMT (#55)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Olha pra este: "Eu não gosto de peixeiradas mas se o gajo quer peixeiradas vai tê-las! Segurem-me que eu vou-me a ele!"
    Re:Segurem-me! (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 13:59 GMT (#66)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Se a peixeirada for feita só de um lado, as pessoas ainda podem ficar a pensar que a peixeira tem razão e os outros até têm medo de se defenderem.

    Acho que é uma posição normal quando estás a ser difamado em praça publica também te defenderes em praça publica.

    E antes que alguém tenha ideias, não sou associado da ANSOL nem conheço nenhum dos seus dirigentes pessoalmente.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    E porque não na TVI? (Pontos:1, Interessante)
    por m16e em 22-01-04 6:55 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.m16e.com

    Não percebo como é que uma coisa que só diz respeito aos sócios da ANSOL vem parar aqui.

    Já o tom do mail que enviaste para a lista de sócios não era bonito mas, pelo menos, colocaste a questão no sítio certo. Mas aqui? E porque não na TVI?


    6666 bytes na cont. (Pontos:0)
    por tag em 22-01-04 10:17 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://taggat.no.sapo.pt
    BTW, este artigo é O MAL::

    tem (6666 bytes na cont).
    666 -> The number of the beast.
    LOL... se calhar é melhor não me rir muito alto porque ELE pode ouvir.
    FEAR!!!!
    Carago! (Pontos:3, Engraçado)
    por leitao em 22-01-04 10:36 GMT (#43)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Isto da ANSOL e' uma organizacao valente! ¤15000 de coimas, mete advogados, o Diario da Republica...

    Carago! Isto e' organizacao a serio!


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Carago! (Pontos:2)
    por higuita em 22-01-04 15:18 GMT (#84)
    (Utilizador Info)
    de referir para quem nao sabe que o valor referido, dos 15000euros e' o valor maximo da coima, cabe ao juiz definir qual o valor correcto.

    algo tipo as penas de prisao, pode ir ate' X anos para os casos muito graves, para quem cometeu a ilegalidade acidentalmente, sem saber geralmente esta fica-se pelo valor minimo


    Higuita
    Re:Carago! (Pontos:2)
    por McB em 28-01-04 22:24 GMT (#157)
    (Utilizador Info)
    Qualquer organização, por muito reles que seja, quando é reconhecida no notário aparece posteriormente no Diário da República!

    It's the law!

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Abusos (Pontos:3, Interessante)
    por Karlus em 22-01-04 11:02 GMT (#49)
    (Utilizador Info) /dev/null
    É por estas e por outras que eu ando a dizer à n tempo, "Um editor nunca deveria aprovar artigos da sua autoria". É um a promover os seus sites e agora este para(tenha razão ou não) vir relatar factos internos de uma associação que a muitos pode não dizer nada. Depois obriga, como obrigou, a virem os visados tb responder em público.
    `Why can't we all get along...' (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jmce em 22-01-04 11:55 GMT (#51)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Não tenho mais dados do que os que foram apresentados publicamente, nem tenho mandatos de representação para defender qualquer das partes. Mas, mesmo sem conhecer bem pessoalmente qualquer dos envolvidos e independentemente de algumas diferenças de opinião, tenho bastante respeito pelo trabalho de todos e suspeito que, por mais deficiências de comunicação que tenha havido, não terá havido má fé de qualquer dos lados.

    Quanto à forma de comunicação escolhida pelo Vasco, parece-me ser uma reacção de "cabeça quente" e ir um bocado contra o que sinto ser uma atitude habitualmente muito mais ponderada e sensata. Dele estou habituado a bastante melhor, mas enfim, coisas destas acontecem(-nos) a quase todos de vez em quando.

    Espero que isto se resolva depressa e seja reduzido à sua real importância perante problemas muito mais sérios que há para resolver. Seja como for, acho que no fundo terá sido mais um sintoma de um problema crónico por cá: falta de mão de obra para fazer as coisas em vez de ficar à espera que um abstracto e distante "quem de direito" as faça. A sobrecarga de alguém, algures, é de esperar.

    o melhor comentario daqui (Pontos:2)
    por higuita em 22-01-04 17:03 GMT (#99)
    (Utilizador Info)

    parabens pelo teu comentario, e' o melhor de todos

    e' esta atitude que se deve ter face a um problema assim, tentar perceber as razoes e continuar em frente

    obrigado pelo comentario

    Higuita
    truca (Pontos:1, Despropositado)
    por Pensador em 22-01-04 13:12 GMT (#57)
    (Utilizador Info)
    E os gajos da administração nao são pedófilos?
    Estes editores (Pontos:2, Redundante)
    por humpback em 22-01-04 13:36 GMT (#60)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Quando é que os editores do gildot passam a perceber que é falta de bom tom aprovar as suas proprias notícias?


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Estes editores (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 22-01-04 21:57 GMT (#120)
    (Utilizador Info)
    Falta de CHÁ, meu caro, falta de CHÁ!...

    Ou a ricáa ainda nôm percebêue que já nôm tá na moda dizer "falta de bom tôooom"?
    já não deve faltar muito (Pontos:1)
    por grumpy bulgarian em 22-01-04 15:02 GMT (#80)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    NEWSFLASH!!!

    ANSOL implicada no caso de pedofilia na Casa Pia!


    Grumpy B)

    Re:já não deve faltar muito (Pontos:1)
    por Init em 22-01-04 16:59 GMT (#98)
    (Utilizador Info)

    Devias éra ter dito: afinal, quando não arranjo lama para atirar invento.

    Para quem usa o nick Liberdade, não achas que já chega de libertinagem?


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:já não deve faltar muito (Pontos:2)
    por leitao em 22-01-04 17:34 GMT (#103)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Para quem usa o nick Liberdade, não achas que já chega de libertinagem?

    Nao achas que ja' estas na idade de ter algum sentido de humor e nao levar tudo a serio ?


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:já não deve faltar muito (Pontos:1)
    por higuita em 22-01-04 19:01 GMT (#108)
    (Utilizador Info)
    8)

    desculpa la' leitao, mas esta frase vinda de ti tem a sua piada, tu por vezes tambem levas as piadas a serio... embora mas tenho que dizer que nos ultimos anos melhoraste e levas as coisas agora mais na brincadeira

    Higuita
    Re:já não deve faltar muito (Pontos:2)
    por racme em 23-01-04 1:06 GMT (#133)
    (Utilizador Info) http://vendetta.guildsoftware.com
    LOL! :)



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    mailing list dos socios (Pontos:3, Esclarecedor)
    por higuita em 22-01-04 15:13 GMT (#82)
    (Utilizador Info)
    Uma vez que as respostas estao a ser dada na mailing list dos socios, mas e' aqui que o pessoal esta' a ler sobre o assunto, sou obrigado tambem a publicar a minha resposta no gildot:

    Boas

      On Thu, 22 Jan 2004 00:51:28 +0100, Vasco Leal Figueira wrote:
      > 2. A direcção não informa ninguém do sucedido, e despudoradamente
      > reorganiza-se ficando com quatro elementos, em completo desrespeito
      > pelos estatutos (Artigo nono, ponto 1) e pelo código civil. Esta
      > situação só veio a ser descoberta mais tarde.
      >
      > 3. A situação assim se mantém durante quase 8 meses, sem ninguém
      > reparar, nem sequer o conselho fiscal.

              Venho aqui contrapor estes pontos.

              A quando da demissão do Rui Leite fui convidado para entrar
              para a direcção, e dado que estava menos dentro dos assuntos
              da direcção da ANSOL, ficaria no cargo de vogal.

              Apesar de andar ocupado, aceitei o convite e foi-me pedido uma
              breve introdução sobre mim para ser enviado para a mailing-list
              juntamente com o anuncio das alterações na direcção.

              Fiz um texto que, para o que era pedido, ficou grande demais e
              foi-me pedido para fazer uma versão mais resumida.

              Dado que estava ocupado com vários assuntos de foro profissional
              deixei para fazer isso mais tarde. Ora infelizmente o trabalho
              em vez de diminuir foi aumentando, o tempo foi passando e o
              refazer do email acabou por ser esquecido por mim. Sem este
              email o envio da notificação das alterações na direcção acabou
              também por fica esquecido com a chegada das problemáticas
              das alterações do sistema de patentes europeu.

      > 12. Por mero acaso, Vasco Figueira descobriu que no site da associação,
      > na secção contactos, a direcção tinha apenas quatro nomes e não havia
      > Vogal.

              Como e' do domínio publico, precisamos de ajuda para actualizar
              todo o site. Esta pagina é apenas uma das que estão desactualizadas
       
      > 13. Após rápida investigação concluiu que oito meses antes, a direcção
      > alterara a secção "contacto" do site (por ocasião da demissão do Rui
      > Leite), mais precisamente a 19 de Maio de 2003, "promovendo" Rúben Leote
      > Mendes a Tesoureiro e Rui Miguel Seabra a Secretário, deixando de
      > existir Vogal. Vide: diff.

              Por essa altura fui contactado pela direcção para saber se
              estaria disponível se fosse convidado, ao que respondi que
              apesar da carga de trabalho que provavelmente aceitaria.
              Passado uns dias foi-me feito convite propriamente dito.

              Durante o tempo desde a demissão do Rui e a minha entrada
              o cargo de vogal permaneceu aberto, pelo que o site deve
              ter sido alterado durante esse período, mas depois nunca
              actualizado.

      > 14. O Artigo nono, ponto 1 dos estatutos foi claramente desrespeitado:
      > "Verificada, por qualquer motivo, uma vaga num dos Órgãos Sociais os
      > restantes membros do órgão em causa escolhem, de entre os demais
      > associados, um novo titular, que desempenhará o cargo até à realização
      > da Assembleia Geral eleitoral seguinte."

              Os estatutos foram respeitados, apesar da falta de anuncio das
              alterações.
       
      > 15. Nada disto foi comunicado aos sócios.
      > 16. De nada disto foi o Conselho Fiscal informado nem nada disto
      > detectou.

              Assumo todas as responsabilidades sobre estes pontos, uma
              vez que foi a minha falha em realizar uma apresentação sobre
              mim próprio que bloqueou o comunicado ate' este ter sido
              esquecido por outros assuntos.

              Em nenhuma altura se quis esconder as alterações, apesar de
              visto de fora infelizmente possa assim parecer.

              As preocupações sobre este assunto acabam por ter lógica
              uma vez que o comunicado nunca foi enviado, mas felizmente
              não se verificam.
       
      > Temos portanto duas situações. A primeira é relativa a uma demissão não
      > comunicada e uma posterior reorganização da direcção à revelia da lei,
      > dos estatutos e dos sócios. A segunda diz respeito a uma falha grave da
      > direcção com a consequente notificação judicial, culminando num conluio
      > para que os sócios de nada soubessem, não sabemos por quanto tempo.

              Como já foi visto, a reorganização da organização correu
              de acordo com os estatutos.
              Sobre o processo, obviamente não é intenção de ninguém esconder
              a situação, mas dado que é um assunto que só a direcção pode
              resolver, de nada adianta lançar um comunicado alarmista para
              os sócios sem que se tenha toda a informação sobre o assunto e
              sem que a situação esteja minimamente encaminhada.
              Isto precisamente para não criar alarme para além do necessário.

              Já no passado existiram outros problemas administrativos que não
              foram comunicados imediatamente aos sócios, mas que foram sempre
              expostos na assembleia geral, assim como os respectivos valores
              das multas quando as houveram.

              Sendo assim acho que é claro que não existe nenhum "golpe
              de estado" na direcção da ANSOL, apenas poucos recursos
              humanos, com menos tempo disponível do que seria desejável.

              De referir também que a mensagem do Vasco Figueira acaba
              por ser algo de bom, já que para alem de mostrar preocupação
              e desejo que tudo esteja bem na ANSOL, algo que todos desejamos,
              vem acordar toda a sua população numa altura importante...

              A nível Nacional temos a EUCD aprovada pelo conselho de
              ministros, indo agora para parlamento para ser discutida.

              A nível Europeu temos a alteração das do sistema de patentes
              europeu, vulgo as patentes de software, pronta para ser
              discutida e aprovada pelo conselho dos ministros europeus

              Ambas precisam de colaboração dos sócios (e não sócios) para
              impedir que o pior aconteça.

              Contactar os deputados do parlamento e explicar os perigos
              da EUCD e a necessidade da introdução de excepções validas.

              Contactar os partidos políticos, principalmente os do governo,
              assim como este directamente, para explicar os perigos das
              patentes de software e que as alterações introduzidas pelo
              parlamento europeu para as impedir não devem ser alteradas,
              pelo contrario, devem ser reforçadas.

              Contactos a nível europeu para alertar as populações dos perigos
              também são bem vindas (ou seja, amigos e imprensa).
              Basicamente todos devem publicitar os assuntos para lhes dar
              a importância que precisam.

              Saudações cordiais

      Daniel Mota Leite


    resumindo, vamos aplicar as nossas energias onde sao precisas e deixar a adrenalina para os jogos ou para o desporto

    Higuita
    Re:mailing list dos socios (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 15:23 GMT (#88)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    resumindo, vamos aplicar as nossas energias onde sao precisas e deixar a adrenalina para os jogos ou para o desporto

    Acho bem, mas para tudo isso que disseste na tua mensagem não é precisa uma associação para nada.

    Assim com estas palhaçadas e com a infantilidade de todas as partes a tratar das obrigações legais de uma associação só causam descrédito às iniciativas que lançam. Para este espectáculo mais vale fecharem de vez a ANSOL e tratarem das coisas individualmente.
    Re:mailing list dos socios (Pontos:3, Esclarecedor)
    por higuita em 22-01-04 17:55 GMT (#106)
    (Utilizador Info)
    ora tenta marcar uma reuniao com algum politico ou deputado a titulo individual e depois diz se ainda pensas da mesma forma em relacao a necessidade da ANSOL

    a ANSOL nao e' a entidade que vai fazer tudo, assim como a FSF nao faz os programas todos GPL, mas da' o apoio e da' a cara para as questoes que um individuo sozinho nao teria "forca" suficiente para gerir e tenta ser uma media dos diferentes pontos de vista dos seus socios

    o que achas que tem mais efeito, uma loja receber uma carta a exigir a reparacao de algo a titulo individual ou uma da DECO

    a individual muitas vezes sao ignoradas, da DECO poucos se arriscam, nem que fosse pela publicidade

    mas a forca da DECO esta' nos seus socios
    uma vez que a ANSOL, pelo menos para ja', e' uma associacao pequena tecnica e pouco conhecida, precisa ainda mais da ajuda dos socios para a dar a conhecer, mas isso nao invalida a necessidade da ANSOL

    fazer e gerir uma associacao com tempo livre de voluntarios inexperientes nos assuntos associativos e' logico que se pode ter varios contratempos, tal como em tudo que e' burocratico e que nao conhecemos

    Higuita
    Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:3, Interessante)
    por leitao em 22-01-04 17:39 GMT (#105)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Isto e' uma pergunta seria... afinal a ANSOL tem feito o que em termos de software livre (alem de espalhar a palavra aos mais incautos que possam estar ao lado na paragem de autocarro) ?


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:2)
    por higuita em 22-01-04 18:54 GMT (#107)
    (Utilizador Info)
    infelizmente a lista nao e' muito grande, mas a ANSOL ja' tem feito varias coisas

    -uma data de conferencias sobre sobre software livre, em varios eventos, do norte ao sul do pais
    -contacto com os varios partidos politicos sobre a utilizacao de software livre na administracao publica (nomeadamente por causa do celebre pacote do bloco de esquerda em que a ansol deu um parecer tecnico)
    -contactos com eurodeputados sobre as patentes de software
    -contactos a nivel nacional com varias entidades, entre as quais o INPI, sobre as patentes de software (relembro que a posicao sobre o INPI iria ser decisiva sobre a intencao de voto de varios eurodeputados portugueses e que felizmente, acabou por ser a favor a' intruducao de limitacoes a' proposta original)
    -contactos com a FFII para coordenar as accoes a nivel europeu sobre as patentes
    -organizar as conferencias do stallman a portugal
    -contacto com politicos e responsaveis de institutos ou empresas sobre os restantes assuntos entre maos (EUCD, utilizacao de software livre, formatos livres nos documentos, etc)
    -responder a questoes e apoio a todos que queriam promover a utilizacao de software livre e do linux, nomeadamente com contactos aos seus superiores ou por conferencias

    devem haver mais algumas, mas nao me lembro agora

    podes sempre aparecer na assembleia geral que ira' ocorrer aproximadamente dentro de 2 meses e ouvir o relatorio de actividades
    e quem diz tu, diz todos os que quiserem ir

    Higuita
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:2)
    por Cyclops em 22-01-04 20:35 GMT (#115)
    (Utilizador Info)
    Se tivessemos mais sócios com disponibilidade para ajudar com um boletim informativo, seria mais fácil esclarecer toda a gente.

    Não te queres inscrever e ajudar?
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por leitao em 23-01-04 0:11 GMT (#128)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Nao me quero inscrever, porque ja' tentei ajudar e cheguei 'a conclusao de que a ANSOL e' liderada por um monte de idealiastas que se veem num pedestal de superioridad e moral infinita, mas que na realidade percebem tanto de IT (note-se, IT, nao "computadores") como da criacao de coelhos.

    Mas ja' agora, o tipo da ANSOL que me pareceu ser mais educado e equilibrado e' o Joao Miguel Neves... quanto aos outros (em particular o Jaime Villate), e' melhor nao dizer...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:1)
    por liberdade em 23-01-04 1:00 GMT (#132)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Leitão: exactamente! +1 Esclarecedor.
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:2)
    por Cyclops em 23-01-04 9:45 GMT (#142)
    (Utilizador Info)
    Mas que belo exemplo de educação que acabaste de dar :)
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:2)
    por higuita em 23-01-04 18:12 GMT (#148)
    (Utilizador Info)
    cada um tem a sua visao e a visao da ansol e' a media das visoes dos socios e da direccao (que e' eleita pelos socios)

    a tua, a do villate, a minha, etc sao apenas as nossas opinioes no meio das outras todas...

    o objectivo primario da ansol e' promover o software livre (comercial ou nao), a forma de o fazer varia com as pessoas

    ja' agora, rele este post e vais ver que tambem acabaste por provocaste a reacao que acusas...
    talvez sejas um "realista que se ve num pedestal de superioridade e moral infinita, mas que na realidade percebes tanto de 'lutar por ideais' como da criacao de coelhos"

    cada um tem as suas opinioes e defende os seus pontos de vista o melhor que pode, nao ha' certos nem errados.

    Higuita
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:1, Engraçado)
    por tonidosimpostos em 22-01-04 23:38 GMT (#123)
    (Utilizador Info)
    TROUXERAM UM GAJO QUE SE PEIDA NAS CONFERENCIAS !
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:2)
    por Gamito em 23-01-04 0:50 GMT (#131)
    (Utilizador Info) http://www.startuxcode.com/
    Eheheh!

    Mário Gamito
    www.startuxcode.com
    Re:Mas afinal a ANSOL tem feito o que ? (Pontos:1)
    por liberdade em 23-01-04 1:06 GMT (#134)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    E, desde que eu não esteja lá, isso é mau?
    Vai contribuindo para a produção de bio-gás... :-)
    Palhaçada (Pontos:1, Redundante)
    por nmarques em 22-01-04 19:04 GMT (#109)
    (Utilizador Info) http://www.the-kult.net/kampfhund/
    Pah, esta foi a melhor oferta que tive para assistir a um numero de palhaços... Tenho todo o respeito por uma pessoa referida em cima, e essa pessoa sabe bem quem e'. Se o objectivo era denegrir a boa imagem de pelo menos uma pessoa (Ruben Mendes), então meu caro, falhas-te redondamente, porque esse tipo assuntos nao deveria ser discutido aqui. Quanto ao povo em geral, sinceramente... era mesmo preciso chegar a este ponto ? Ou alguem apenas pensou, 'lanço isto a publico, armo o escabeche, e com sorte safo-me aos 15.000¤ ?' Sinceramente, eu recomendo o seguinte, peguem no raio da AK e mandem um tiro na cabeça, a maior parte de nos vai agradecer nao ter que gramar com estas baixezas de futuro. Este post e artigo auto aprovado, na minha opiniao valoroso artigo que tem por base a difamaçao de algumas pessoas de bem, so prova, que nao mereces o respeito de ninguem, e que se pudesse empalava-te no Marquês. Ruben, o povo está contigo! Alguma coisa, tens o meu numero.
    --
    With the lights out, it's less dangerous
    Re:Palhaçada (Pontos:1)
    por jamaica em 22-01-04 19:54 GMT (#111)
    (Utilizador Info) http://pbandalarga.no.sapo.pt/
    AK?? larga o CS.. vá lá :)
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti
    Re:Palhaçada (Pontos:2)
    por nmarques em 22-01-04 21:31 GMT (#118)
    (Utilizador Info) http://www.the-kult.net/kampfhund/
    nao jogo CS... e pessoalmente preferia uma HK G36K... mas foi AK apenas porque e' do conhecimento comum... a arma dos pobres, compras uma AK por 40 contos em portugal, mas compras umas G36 por perto de 500... e' apenas por uma questao de ser mais acessivel a AK.
    --
    With the lights out, it's less dangerous
    Re:Palhaçada (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 22-01-04 23:38 GMT (#124)
    (Utilizador Info)
    Onde se compra uma ?
    Re:Palhaçada (Pontos:2)
    por nmarques em 23-01-04 1:54 GMT (#137)
    (Utilizador Info) http://www.the-kult.net/kampfhund/
    ainda existem crentes ? er... fdx... nao tens um acampamento de ciganos a 5 Km de casa ?
    --
    With the lights out, it's less dangerous
    Re:Palhaçada (Pontos:1)
    por liberdade em 23-01-04 2:13 GMT (#138)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Já compraste alguma?
    Conheces alguem que tenha comprado? Mesmo sem identificar, podes explicar minimamente quem é ou o que faz?
    Re:Palhaçada (Pontos:1)
    por liberdade em 23-01-04 19:02 GMT (#149)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    O gajos agora já não vendem AKs, passaram para os misseis terra-ar. Eu há dias comprei 3, podem dar jeito para qq coisa, mais vale comprar enquanto o dólar está barato.

    Para as AKs é melhor as mercearias de bairro, têm sempre meia dúzia em stock até porque as usam para se defenderam dos marmanjos que aparecem com o lança-rockets para levar de graça a couve-flor.
    Re:Palhaçada (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 23-01-04 5:19 GMT (#140)
    (Utilizador Info)
    sim, tenho a certeza que a maioria das pessoas nota a difenreça quando leva um tiro.

    ;)
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:Palhaçada (Pontos:2)
    por leitao em 22-01-04 23:57 GMT (#127)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Sinceramente, eu recomendo o seguinte, peguem no raio da AK e mandem um tiro na cabeça,

    Bom, obviamente nunca pegaste numa espingarda de assalto (que e' o que uma AK47 e') -- eu ja' (no Canada estranhamente) e ate' disparei uns 30 rounds em modo semi-automatico. Posso-te dizer que se alguem conseguir der um tiro na propria cabeca com uma AK47 ou e' contorcionista ou e' um gajo com uns bracos muito longos.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Palhaçada (Pontos:3, Esclarecedor)
    por nmarques em 23-01-04 1:54 GMT (#136)
    (Utilizador Info) http://www.the-kult.net/kampfhund/
    Ok, para ti, usa entao uma AK 74Su, já es capaz de conseguir... eu nao mencionei uma AK47, até porque ha anos que nao sao usadas desde 74 que ela foi substituida pela AK74 que e' exactamente igual mas nao usa 7.62 Sov usa 5.52 Sov (ou 5.56 nao estou certo). Eu usei uma expressao generica... com uma 74su e' possivel ;)
    --
    With the lights out, it's less dangerous
    A treta do Gildot (Pontos:0, Redundante)
    por liberdade em 22-01-04 19:52 GMT (#110)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/

    Quando é que no Gildot se começam a dar lições de ética aos "editores". Este sr. Vasco Leal Figueira, ao escrever e aprovar um artigo pessoal, está a aproveitar-se do Gildot para interesses próprios.

    O mais interessante é que ficará para todo o sempre(tm) registado na Web o nível ético que existe por esse lado... Só agora reparei que é apenas uma criança: 1981!!!

    Só serve de lição para o pessoal da ANSOL... "adolescentes imaturos" só para programar.. :)


    Re:A treta do Gildot (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 20:44 GMT (#116)
    (Utilizador Info)
    tipo...
    Marcelo Tosatti?

    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:A treta do Gildot (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 21:28 GMT (#117)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/

    A excepção faz a regra - este caso, infelizmente, provou a regra.

    Mais excepções.


    Re:A treta do Gildot (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 21:53 GMT (#119)
    (Utilizador Info)
    isso não faz sentido nenhum...

    mais um...
    aqui!
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:A treta do Gildot (Pontos:2, Engraçado)
    por liberdade em 23-01-04 8:29 GMT (#141)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/

    então enganei-me...

    a regra é existirem "geniosinhos" de 15 anos, e o Vasco Leal Figueira é a excepção... ;)


    Re:A treta do Gildot (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 24-01-04 2:17 GMT (#155)
    (Utilizador Info)
    a regra é avaliar cada um pelo seu valor. é assim que se progride, e não a enfiar cada um onde se presume que pertence.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:A treta do Gildot (Pontos:1)
    por being em 23-01-04 11:15 GMT (#146)
    (Utilizador Info)

    Nao me parece correcto julgares o nivel de maturidadede de uma pessoa pela idade que tem.
    Com tantos insultos que tens visto aqui por pessoas com mais de 25 anos( 25 parece-te ja aceitavel ? ), ja devias ter mudado de opiniao. :P

    Be different, think for yourself.

    Re:A treta do Gildot (Pontos:1)
    por liberdade em 23-01-04 14:04 GMT (#147)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    obviamente que nao e' a idade que determina a maturidade, mas sim atitudes como esta. geralmente os jovens sao mais imaturos, mas este poderia muito bem ser a excepcao /e assim devem ter pensado quem o convidou/
    que por esta hora ja' deve ter pensado duas vezes e da proxima vez que lhe aparecer um miudo de 18 anos vai pensar 3 :>
    parabéns (Pontos:0, Despropositado)
    por coder em 23-01-04 0:20 GMT (#130)
    (Utilizador Info)
    parabéns pela tua atitude, vasquinho. o teu artigo é um exemplo a seguir.
    de ora avante qualquer rumor ou suspeita que surja nas empresas em que nós trabalhamos, nas escolas onde estudamos, nas associações a que pertencemos, devemos imediatamente revelá-lo no Gildot!
    todos precisam de saber. é altamente relevante.
    e nem pensar em tentar esclarecer previamente o assunto com outras pessoas da mesma organização. isso é uma perda de tempo e pode-se até ser alvo de pressões inaceitáveis. divulguem o mais rapidamente possível!
    aliás, democracia é isto mesmo: julgamentos públicos e sumários.
    esclarecimentos (Pontos:2)
    por vaf em 23-01-04 21:48 GMT (#151)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/

    Gostaria de esclarecer alguns pontos, que me parecem ser alvo de mal-entendidos. Posteriormente fazer uma revisão dos factos, tal como foram contrapostos. Vou tentar ser sucinto para não acrescentar confusão ao debate.

    1. Nada disto é pessoal. Embora perceba que é muito difícil as relações pessoais ficarem na mesma, quero que saibam que isso não me agrada nem diverte um bocadinho que seja. Do ponto de vista pessoal preferia mil vezes não ter sabido de nada disto. Qualquer tentativa de personalizar esta questão será tida em conta no plano pessoal.
    2. Nada disto é motivado por interesses obscuros. Não quero nenhum cargo na direcção, não quero fazer política barata. Quero apenas que a associação se paute por um bom comportamento democrático. E quero que a associação continue a desempenhar o seu bom trabalho, mas com uma postura diferente, para bem daquilo em que acreditamos.
    3. Aceito a crítica segundo a qual poderei ter sido demasiado vigoroso na forma como expus a situação, mas não no seu conteúdo. Foi uma questão de sentimento a que, como humano, não sou alheio. Compreenderão decerto que o facto da situação ter sido descoberta por diligência própria sem qualquer indício por parte da Direcção, não ajuda à calma que convém sempre ter. De qualquer forma, as minhas desculpas neste ponto.
    4. O envio desta (a primeira) comunicação era indispensável. A verdade não é algo que se possa circunscrever a alguns círculos. Quem não deve, não teme que a informação se propague. Se ela vai errada, assiste sempre o direito de resposta. Da discussão nasce a luz, e é isso que se pretende. À luz deste princípio a sua publicação aqui é benéfica. Ninguém linchou ninguém, como se viu. Apenas ajudou a esclarecer.
    5. Em nenhuma altura critiquei a falta de tempo, ou a quantidade de trabalho. Somos todos voluntários. Apenas critiquei, com base em factos, a postura. Nem sequer considerei isso uma questão de má fé. A esse respeito não fiz juízos de valor, apenas critiquei as acções, não as intenções.
    6. O Presidente da Mesa não tinha nem tem a obrigação de frequentar as reuniões regulares da Direcção. E a existência de um canal de comunicação IRC, divulgado, não sanciona a falta de comunicação aos sócios.
    7. A direcção alega que a Mesa da Assembleia tem responsabilidades na não aprovação dos estatutos, na medida em que não entregou a acta assinada à direcção. A verdade é que a mesa não tinha de o fazer. A mesa redigiu a acta, assinou-a, e manteve-a em sua posse. Sempre que lha foi solicitada, foi prontamente enviada. Houve um envelope que se atrasou bastante algures a caminho do Porto, e houve uma encomenda DHL posterior, que espero tenha chegado em boas condições a Lisboa. É um facto que a direcção se mostrou disponível para pagar os custos das encomendas, mas eu entendi que me cabiam a mim, dado ser eu que estou ausente do País.
    8. De facto, em relação ao processo movido pelo Ministério Público, não houve, como diz o João Miguel Neves, nenhuma ilegalidade. Nunca disse que aí tinha existido. O que alego é que esse assunto foi mantido deliberadamente fora do conhecimento dos sócios.
    9. Os membros da direcção prestaram alguns esclarecimentos de facto que importa ter em conta. A saber:
      • A Direcção afinal escolheu um associado para integrar a direcção, mas não para o mesmo cargo do membro que se demitiu. Continuou sem dizer nada aos sócios, e decidiu efectuar "uma pequena remodelação". Ainda bem que a Direcção não ficou a funcionar só com quatro elementos. Mas não respeitou integralmente o artigo competente dos estatutos, não avisou os sócios, e remodelou-se sem legitimidade.
      • O Conselho Fiscal sabia de tudo. Eu presumi que o Conselho Fiscal não sabia, justamente porque não me pareceu correcto assumir que estaria a pactuar com práticas contra-estatutárias. Mas, se calhar devia ter pensado que o CF estaria também em falta e portanto verificá-lo. Peço desculpa por isso, mas apenas assumi a correcção do CF.
      • O valor de 15000 EUR (ou quase) não tem qualquer relação com a coima que a associação pode eventualmente vir a ter de pagar. Ainda bem, isso é um alívio. Mas não é esse o cerne de toda esta questão.

    As alterações à matéria de facto resumem-se a: o famigerado ponto 4 do Artigo nono, foi infringido apenas parcialmente, mas o Conselho Fiscal disso sabia. Quanto à comunicação com os sócios, mantém-se o que já foi dito.

    Enquanto associado, isto é matéria suficiente para requerer uma Assembleia Extraordinária, e para votar favoravelmente uma moção de censura à Direcção. Não vou argumentar mais. Cada um de nós tem capacidade para olhar para os factos e formar uma opinião. A minha já está formada, e é ligeiramente diferente da que era anteontem, mas apenas ligeiramente (e obviamente, está sujeita a futuras alterações, desde que justificadas).

    Enquanto Presidente da Mesa da Assembleia, se houver mais de 7 pedidos de realização de uma Assembleia Extraordinária (um quinto dos sócios), convoca-se a Assembleia, senão não. São os sócios que decidem.


    Re:esclarecimentos (Pontos:1)
    por coder em 23-01-04 22:48 GMT (#152)
    (Utilizador Info)
    O envio desta (a primeira) comunicação era indispensável. A verdade não é algo que se possa circunscrever a alguns círculos. Quem não deve, não teme que a informação se propague. Se ela vai errada, assiste sempre o direito de resposta. Da discussão nasce a luz, e é isso que se pretende. À luz deste princípio a sua publicação aqui é benéfica. Ninguém linchou ninguém, como se viu. Apenas ajudou a esclarecer.

    ainda pensei que neste momento fosses fazer mea culpa. mas não. por detrás dessas frases pomposas e dessa redacção cheia de cuidados está um indivíduo imaturo que ainda não aprendeu uma coisa simples sobre a psicologia de massas: um rumor ou uma suspeita lançada para público, mesmo que venha a ser provado falso, provoca danos dificilmente reparáveis. há pessoas que só ligam às manchetes. não se dão ao trabalho de acompanhar o desenvolvimento com a devida atenção. na cabeça dessas pessoas apenas ficará uma ideia: «a ANSOL não é uma associação em que devamos confiar». este pensamento pode ser simplista, mas não duvides que é o que acontecerá com muitos. o meme vai durar.

    a publicação e auto-aprovação do artigo foi uma irresponsabilidade. quiseste armar-te em paladino dos valores democráticos, quando a tua atitude não teve mais nenhum efeito prático senão o de criar, na mente de muitos, anticorpos em relação ao associativismo. esta foi provavelmente a discussão com mais comentários da história do Gildot. conseguiste esse grande feito que foi pôr toda a gente a falar da ANSOL, mas pela pior das razões!

    a atribuição que te fizeram do estatuto de editor no Gildot foi um erro. não só por causa da idade. afinal de contas há um outro editor que já anda a meio dos trinta e já demonstrou quase tanta irresponsabilidade como tu...

    nunca te conheci pessoalmente, mas já conheço a tua fama do pt.internet.usenet. fazes parte daquele tipo de pessoas muito interessadas pelos procedimentos, pelas regras. aposto que no secundário deves ter pertencido àqueles agrupamentos onde os miúdos brincam aos adultos: as associações de estudantes. és um burocrata nato. no pt.internet.usenet discutiste ad nauseum a questão da moderação, como se poderia implementar, que cuidados ter, quem deveria ser responsável, etc., etc. até um dia, em 1999, em que resolveste abandonar o barco para nunca mais voltar. resultados práticos da tua passagem por lá? nenhuns. claro que a hierarquia pt lá continua, animada, e até com menos spam do que no teu tempo. e isto devido ao contributo de algumas pessoas de mentalidade mais pragmática. ou seja, pessoas "com menos paleio, e mais acção".

    tal como aconteceu antes com os newsgroups, agora chegou a vez de dizeres adeus à ANSOL e, possivelmente, ao Gildot. o teu problema é o teu empenho esgotar-se nos procedimentos e nas regras. os objectivos últimos são esquecidos para, no final, depois de tudo espremido, sobrar o nada. imagino-te com potencial para fazeres uma brilhante carreira na JS e, daqui a uns anos, ires para o parlamento. pelo país não vais fazer nada, mas vais proferir uns bons discursos.

    Re:esclarecimentos (Pontos:1)
    por Init em 24-01-04 14:16 GMT (#156)
    (Utilizador Info)

    Ignorando tudo o resto, por momentos...

    A Direcção afinal escolheu um associado para integrar a direcção, mas não para o mesmo cargo do membro que se demitiu. Continuou sem dizer nada aos sócios, e decidiu efectuar "uma pequena remodelação". Ainda bem que a Direcção não ficou a funcionar só com quatro elementos. Mas não respeitou integralmente o artigo competente dos estatutos, não avisou os sócios, e remodelou-se sem legitimidade.

    Vamos lá ver uma coisa:
    CAPÍTULO III

    (Funcionamento)
    Artigo Nono

    (Órgãos Sociais)
    [...]
    4. Verificada, por qualquer motivo, uma vaga num dos Órgãos Sociais os restantes membros do órgão em causa escolhem, de entre os demais associados, um novo titular, que desempenhará o cargo até à realização da Assembleia Geral eleitoral seguinte.


    Este ponto não dá legitimidade à direcção?
    Onde é que neste ponto está escrito que tem de haver uma notificação aos socios? É que não estando a direcção só tem que o fazer tal como fáz em relação às outras actividades, isto claro do ponto de vista legal, mas tal como tu, eu também não sou um advogado.

    De facto, em relação ao processo movido pelo Ministério Público, não houve, como diz o João Miguel Neves, nenhuma ilegalidade. Nunca disse que aí tinha existido. O que alego é que esse assunto foi mantido deliberadamente fora do conhecimento dos sócios.
    Sendo o processo movido contra pessoas e não contra a associação, eles não têm qualquer obrigação de o fazer.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:hmmm (Pontos:4, Interessante)
    por mvalente em 22-01-04 0:50 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Nao confundamos as coisas. O fenomeno do open source ou do software livre é uma coisa. Os problemas da ANSOL (ou de qq outra organizacao) é outra.

    Mas uma coisa é certa: já o Nobel-premiado Hayek postulava no seu livro "The Road to Serfdom" (versão condensada; versão em desenhos [para o caso ver 5,8 e 9]) que o colectivismo/socialismo está a curta distância do nazismo/fascismo.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:hmmm (Pontos:2)
    por jmce em 22-01-04 1:49 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    ... e colectivismo/socialismo/nazismo/fascimo são aqui referidos a propósito de... ?


    Re:hmmm (Pontos:4, Engraçado)
    por jneves em 22-01-04 2:04 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    O Mário sempre teve uma alergia (admito que não completamente infundada) a qualquer movimento composto por mais de uma pessoa. Sabendo isto o comentário não é estranho.
    Re:hmmm (Pontos:2)
    por jmce em 22-01-04 3:11 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Essa alergia também sempre tive em fortes doses, mas não me ocorreria um comentário assim. Diferenças bibliográficas, talvez. :-) Bom, vou mas é ver se trabalho...
    Re:hmmm (Pontos:3, Engraçado)
    por ^magico^ em 22-01-04 10:42 GMT (#45)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    a qualquer movimento composto por mais de uma pessoa.

    Isso significa que ele é solteiro?!

    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:hmmm (Pontos:2)
    por mvalente em 22-01-04 14:08 GMT (#69)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Nao, mas quem decidiu casar fui eu, individualmente, nao me foi imposto por consenso (aka alucinação colectiva)

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:hmmm (Pontos:2)
    por ^magico^ em 22-01-04 14:27 GMT (#76)
    (Utilizador Info) http://fsilva.online.pt/
    hehehehe

    como deves ter reparado (até pela moderação) tava a brincar contigo, pq eu percebi perfeitamente a tua posição!


    Este comentário foi publicado ao abrigo de leis internacionais "How to handle a Troll".
    Re:hmmm (Pontos:2)
    por mvalente em 22-01-04 14:05 GMT (#67)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    ... a proposito de q qualquer movimento associativo top-down (i.e. colectivista) aos quais tenho de facto aversao, por oposicao a movimentos de associacao bottom-up (entre individuos, i.e. de indole individualista), aos quais nao tenho nada a opor, caiem inevitavelmente na confusao e na desordem, fruto dos interesses individualistas legitimos mas encapotados por um altruismo hipocrita. Eventualmente caiem em soluções totalitaristas, i.e. "estes assuntos nao sao para a praça publica, devem ser discutidos internamente, etc, etc".

    Os termos politicos como colectivismo, socialismo ou fascismo nao se aplicam só ao governo das nações; aplicam-se também a qualquer tipo de organização humana.

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:hmmm (Pontos:1)
    por Lucifugo em 22-01-04 14:23 GMT (#74)
    (Utilizador Info)
    Para uma pessoa que foge sempre para trabalhar, parece que tens muita lábia ideológica... Tens tempo para ler ou é lavagem externa?
    Re:hmmm (Pontos:2)
    por mvalente em 22-01-04 15:21 GMT (#86)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Para uma pessoa que foge sempre para trabalhar

    Deves estar-me a confundir com outra pessoa...

    Tens tempo para ler ou é lavagem externa?

    Your point being ? Ou: o que é que isso tem a ver com a conversa ? Ou ainda: o que é que tens a ver com isso ? Ou melhor ainda: que merda de argumento é esse ? (nota: eu sei qual é; é o argumento usual dos colectivistas/socialistas "como a discussão nao me interessa vou levar isto para um nivel metafisico"; tb conhecida como a estratégia Manuel Maria Carrilho)

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:hmmm (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 16:31 GMT (#92)
    (Utilizador Info)
    Mário, viva.
    Pagam-te para isto? Para quê responder?
    Mas enfim, a educação é pública, fazes a tua parte.
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:hmmm (Pontos:2)
    por Branc0 em 22-01-04 17:16 GMT (#102)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Tu às vezes até tens piada :)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:hmmm (Pontos:1)
    por plexar em 22-01-04 23:38 GMT (#125)
    (Utilizador Info)
    Os termos politicos como colectivismo, socialismo ou fascismo nao se aplicam só ao governo das nações; aplicam-se também a qualquer tipo de organização humana.

    Todas as organizações humanas têm algo em comum, quer seja por um objectivo "comum" (imposto ou não), quer seja por coincidências de objectivos individuais. Se as primeiras podem cair em totalitarismos e na confrontação, as segundas podem rapidamente desaparecer por desencontro de interesses.

    Seja como for, e quer eu goste ou não, ambas fazem parte da humanidade, pois o ser humano é egoísta, mas ao mesmo tempo, vive em sociedade e depende desta. Portanto, ideias como altruísmo e ambição não me repugnam. É a minha opinião, apenas!

    Cumprimentos
    Plexar.
    Re:hmmm (Pontos:1)
    por Lucifugo em 22-01-04 14:20 GMT (#72)
    (Utilizador Info)
    hmmm...
    Quando é que finalmente começas a dizer em público:
    Nossa Senhora Cheia de Graça, Seja feita a nossa vontade, tanto na terra como nos céus...

    Conseguir certas coisas em certos departamentos é "obra de deus"...

    Afinal.. Quem é que têm a extrema-direita a oferecer-lhe coisas...
    Re:hmmm (Pontos:2)
    por mvalente em 22-01-04 15:24 GMT (#89)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Sugestão: elimina os cogumelos com pintinhas vermelhas da tua dieta.

    São bons para o fim de semana e para as rave parties, mas têm efeitos nefastos na coerência das conversas...

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Dicotomias caducas (Pontos:1)
    por macTeK em 22-01-04 22:00 GMT (#121)
    (Utilizador Info)
    Coitado do Mário Valente...

    Parou no tempo... Todos os comentários dele são acompanhados de citações de Ayn Rand, Hayek e outros conservadores de fato e gravatinha com mais de 70 anos ou já mortos há décadas. Por isso, em cada crítica vê o fantasma vermelho dos comunas herdeiros do estalinismo.

    Arranja ideias-memes novos, rapaz!!! Lê Manuel Castells, Pierre Lévy (todos, sobretudo o "Cibercultura"), Steven Johnson ("Emergence"), Hakim Bey ("TAZ") e, já agora, um clássico, Teillard de Chardin ("O Fenómeno Humano").

    O open-source e o software livre apenas pode ser compreendido na sua essência e filosofia por quem ler estes autores. Inteligências colectivas potenciam formas de conhecimento nunca antes alcançáveis. Auto-organização, emergência e complexidade são os termos que dão acesso e controle das redes.
    Re:Dicotomias caducas (Pontos:4, Interessante)
    por mvalente em 23-01-04 19:58 GMT (#150)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Lê Manuel Castells, Pierre Lévy (todos, sobretudo o "Cibercultura"), Steven Johnson ("Emergence"), Hakim Bey ("TAZ") e, já agora, um clássico, Teillard de Chardin ("O Fenómeno Humano").

    Já li o Castells (vários) e o "Emergence" do Steve Johnson. Os outros não. Em contrapartida li e recomendo o "Digital Darwinism" do Schwartz, o "Cluetrain Manifesto", o "Complexity" do Roger Lewin, o "Ubiquity" do Mark Buchanan, o "Tipping Point" do Malcolm Gladwell, o "Hacker Ethic" do Peka Himanem e o "Code" e o "The Future of Ideas" do Lessig (acabei de ler este ultimo). Todos relacionados com a auto-organizacao, a emergencia e a complexidade.

    Mas, e este *mas* é muito importante para deconstruir o teu equivoco, li também o "Individualism and Economic Order"; nem mais nem menos do "caduco" Hayek...

    Inteligências colectivas potenciam formas de conhecimento nunca antes alcançáveis.

    Pois aqui é que está o teu equivoco e a tua (deliberada?) falácia.

    É um facto o q afirmas: o processamento colectivo de informação alavancam ganhos (network effects) q de outra forma não se alcançavam. Mas a falácia está em equacionar isso com uma pretensa moralidade do colectivismo. Nada mais errado...

    O facto é que essas "inteligencias colectivas" são o resultado não de um colectivismo qualquer (seja ele de foice vermelha ou de suastica negra) mas de interesses individualistas de cada um dos membros desses mesmo colectivos. Há uma *enorme* diferença: em Portugal sou membro do PC *se* quiser e saio do colectivo quando quiser (mais ou menos...), pelo que a capacidade de individualismo se mantêm; na URSS, na China ou na Coreia do Norte era/sou obrigado a pertencer ao colectivo. BIG difference...

    Idem no fenomeno open source/software livre. Os participantes contribuem e colaboram por interesses individualistas como a reputação e o retorno dos referidos network effects, com resultados no colectivo. Mas são livres em qq altura de fazer um fork a um projecto e/ou de voltarem ao modelo de software proprietário. Isto apesar dos inevitaveis Stalinistas, oops desculpa, Stallmanistas que querem enfiar o modelo pela goela abaixo de quem quer que seja. Porque, moralmente, estao "do lado do bem"...

    Portanto, ao contrário da tua fraca tentativa de equacionar "open source e software livre" com "colectivismo is a good thing" e "os conservadores são maus" (quando a propria palavra "conservadores" é uma tentativa mal amanhada de demérito; quando muito chama-lhes neoliberais...), a verdade é que os actuais fenómenos de network effects, complexidade, emergencia e auto-organização são resultado de um individualismo cada vez maior. E ainda bem q assim é: esses efeitos já eram estudados e previstos pelo "caduco conservador falecido" Hayek no "Individualism and Economic Order".

    Escuso-me obviamente a tentar criticar o tipico "golpe baixo" do "caduco, conservador, 70 anos, mortos, fato e gravata". É um caracteristico argumento colectivista à lá Manuel Maria Carrilho; bastará dizer q nem eu uso "fato e gravata" (excepto qd estritamente necessario) nem o facto de o Newton estar morto há muitos anos aboliu a lei da gravidade...

    Mas não resisto a sublinhar uma parte do que dizes q é demonstrativo do pensamento colectivista e da sua tentativa de apropriação do bem do individualismo: "Auto-organização, emergência e complexidade são os termos que dão acesso e controle das redes". Está tudo dito. O individualismo está na génese dos ditos "termos"; o colectivismo e os colectivistas estão interessados no "acesso e controle das redes". Nem Estaline nem Hitler o teriam dito melhor...

    Cumprimentos

    Mario Valente

    PS - Depois também podia "salpicar" aqui e ali com uns derisórios comentários tipo "coitado do Mactek", "lavagem ao cerebro", "demodé", "falacioso", etc e tal para tentar fortalecer o argumento, mas não vale a pena...

    Re:Vergonhoso (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 3:04 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Não percebeste nada do que se passou...
    Re:Vergonhoso (Pontos:0, Despropositado)
    por henrique em 22-01-04 13:38 GMT (#61)
    (Utilizador Info)
    Deves ser daqueles que segue com muito interesse todas as notícias sobre o caso "Casa Pia"...

    A atitude do Vasco Figueira foi porca e, quanto mais tempo passa, mais a esta convicção se reforça.

    Re:Vergonhoso (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 13:55 GMT (#63)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    És mesmo bronco! Não foi ele que colocou o caso em tribunal...
    Estou a ser acusado de quê, afinal? (Pontos:2)
    por jneves em 22-01-04 3:47 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Se me disseres onde a Direcção não respeitou os estatutos, agradecia.
    Re:Estou a ser acusado de quê, afinal? (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 3:50 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    Não és tu pessoalmente, é a associação toda que deu muito mau exemplo. :-(
    "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és", conheces?
    Re:Estou a ser acusado de quê, afinal? (Pontos:1)
    por Lucifugo em 22-01-04 14:34 GMT (#78)
    (Utilizador Info)
    "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és"

    Queres generalizar aos editores do Gildot?

    Poderás até encontrar a obra de Deus...
    Re:Vergonhoso (Pontos:2)
    por fhc em 22-01-04 12:21 GMT (#53)
    (Utilizador Info)

    Desculpa lá, o caso Lewinski não era nenhuma ninharia. A tipa é feia como um bode. Até com a Hillary o tipo ficava mais bem serivido, temos que conceder isso.

    É que não foi a Marilyn Monroe, como o Johnny. Foi com uma estagiária assídua frequentadora do McDonalds, como as banhocas geologicamente acumuladas deixam parecer.

    Pergunta-se portanto: será que uma nação como os Estados Unidos, de onde veio a Vivian Leigh, merece um reles como o Clinton, que nem uma tipa boa sabe tomar como amante? Esta é a verdadeira questão.

    Assim, mais vale ser como o Bush, que de putas nada se sabe (e desconfio que a mulher lhe dava cabo do canastro se soubesse). Ao menos o nosso presidente pode escolher qualquer mulher, o que será de todo e a nossos olhos compreensível.

    Sinceramente, podemos falar mal do Berlusconi, mas já o imaginam a enrolar-se com uma tipa como a Mónica? Qual quê!, em o fazendo, arranja uma como aquelas apresentadoras da RAI que nos chegam pela cabo! Isto shim, shenhor, é bom primeiro-ministro. Ao menos, se for apanhado, será a inveja e não a chacota do público.

    Francisco Colçao


    Re:Irresponsabilidade (Pontos:0, Despropositado)
    por henrique em 22-01-04 14:08 GMT (#68)
    (Utilizador Info)
    Junta-te ao Gamito e façam uma associação... de trolls.
    Re:É curioso... (Pontos:0, Despropositado)
    por coder em 22-01-04 14:20 GMT (#73)
    (Utilizador Info)
    não me admiraria nada que daqui a 2 anos o vasquinho estivesse a trabalhar como evangelhista na microsoft portugal.
    Re:É curioso... (Pontos:2)
    por vaf em 24-01-04 1:25 GMT (#153)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Essa assunção injustificada a par do "Vasquinho", permita-me que te diga, fica um pouco irritante.

    Nunca trabalharia para eles, qualquer que fosse o ordenado, regalias, etc... Não enquanto continuarem a ter a postura que têm, fazerem o que fazem e representarem o que representam.
    Re:É curioso... (Pontos:2)
    por MacLeod em 22-01-04 16:19 GMT (#90)
    (Utilizador Info)
    Também é curioso que se viu nesta discussão uns quantos parolos associarem a palavra Microsoft a um problema numa associação de Software Livre.

    Está visto que é a Microsoft a culpada de tudo! Vá lá Vasco, diz lá quanto te pagaram!

    Porra de marretas, já irritam.

    Re:Irresponsabilidade (Pontos:1)
    por Init em 22-01-04 16:54 GMT (#97)
    (Utilizador Info)

    Não fales do que não sabes, para não cometeres o mesmo erro que cometeu o Vasco.

    Já vi que és daqueles que critica os anarquistas, mas gosta de julgamentos populares, daqueles que diz que se tá a cagar para o segredo de justiça, mas quando é para o proteger, aqui d'el Rei que estão a montar uma cabala contra mim, ou mesmo daqueles que concorda com milicias populares.
    Tem vergonha na cara!

    Isto porque claro acusár as pessoas de fazer algo sem sequer ter acesso a todos os factos é muito melhor do que fazer aquilo que acusas a ANSOL de fazer. Vai aprender o que é democracia, estádo de direito e mesmo liberdade.
    Que o pessoal já tá farto de tipos como tu que só têm lugar na TVI e em outros antros do genero.


    «They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)
    Re:Irresponsabilidade (Pontos:1)
    por reversed em 23-01-04 1:47 GMT (#135)
    (Utilizador Info)
    E tu já aprendias a colocar bem os assentos nas palavras. ;)
    Re:Vergonhoso (Pontos:1)
    por liberdade em 22-01-04 17:05 GMT (#100)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org/
    ninharias?
    A mulher tinha o casaco todo cagado!
    Estavas à espera que fosse ela a pagar a conta do 5-à-sec,não??
    Re:É curioso... (Pontos:2)
    por mvalente em 22-01-04 17:36 GMT (#104)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    Coincidências?...

    Não é mais coincidencia do que o facto de, cada vez que há problemas, os comunas anti-capital arranjarem um bode expiatório, de preferência uma cabala; e remeterem qualquer discussão para o "foro interno" (leia-se: censura). Hayek já o previa: slide 12 do "Road to Serfdom em desenhos".

    Cumprimentos

    Mario Valente

    Re:É curioso... (Pontos:1)
    por Perky_Goth em 22-01-04 20:26 GMT (#114)
    (Utilizador Info)
    essa passou-me ao lado...
    queres explicar?
    ---

    Que Bush vos abençoe.
    Re:É curioso... (Pontos:2)
    por leitao em 23-01-04 0:12 GMT (#129)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Dude, nesta estou 90% do teu lado (o que e' raro).


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:É curioso... (Pontos:2)
    por McB em 28-01-04 22:27 GMT (#158)
    (Utilizador Info)
    Essa dos lacaios da M$ é linda...

    Mais uns quantos a precisar de reality check....

    Enfim.... *sigh*

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]