gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Wi-FI Tracker
Contribuído por scorpio em 29-12-03 10:06
do departamento war-driving
wireless vd escreve "A Nacional Scientific Corporation, uma empresa publica nos EU na área das tecnologias móveis, anunciou este mês que está em conjunto com a Ekahau e o seu Positioning Engine, um protótipo que permite saber com exactidão (com poucos metros de margem de erro) a localização de ligações wireless, o Wi-Fi Tracker.

A NSC pensa em tornar este prototipo comercial, para o comum mortal e dará certamente jeito para, 1) descobrir lá na empresa o marmelo que anda com ligações não autorizadas, 2) para a criançada se divertir lá no bairro aos espiões, 3) para que empresas de segurança possam efectuar com precisão uma analise de ligações wireless. "

2.6 Scheduler e MySQL 5.0 | Wikipedia precisa de ajuda  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Nacional Scientific Corporation
  • Ekahau
  • Positioning Engine
  • Wi-Fi Tracker
  • Mais acerca wireless
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Ah sim... (Pontos:2)
    por vd em 29-12-03 12:14 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt/~vd
    De acordo com a PCWORLD, uns suburbios de LA, onde não chega a banda larga, possui agora permissão para usar candeeiros e postes de transito para instalar antenas para, (pasmem-se) 50.000 subscritores.

    Detalhes aqui:
    http://www.pcworld.com/news/article/0,aid,114002,00.asp

    //vd
    Mapeamento de Posição (Pontos:1)
    por dmaster em 29-12-03 14:58 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Já me interroguei como se poderia fazer uma triangulação de um hotspot fazendo várias leituras em vários locais e através destes chegar à posição exacta da fonte. Isto claro iria requerer saber algo sobre a relação sinal/perda do ambiente que estamos a explorar o que parece-me ser algo não trivial mas este software parece fazer exactamente isso. Ou será que temos de usar forçosamente antenas direcionais e claro está tornar tudo isto muito mais fácil?
    Re:Mapeamento de Posição (Pontos:1)
    por taf em 29-12-03 15:30 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Com antenas direccionais basta apenas 2 medições para saber a localização.
    Já agora ... (Pontos:1)
    por Esqueleto em 29-12-03 16:08 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.tusofona.com
    Viva pessoal...

    Esta coisa do Wireless me deixa um pouco a pensar sobre esta coisa das intrusões nas redes e gostaria de saber o que vcs acham.

    Partindo do presuposto que, um AP emite em Broadcast vou tentar desenvolver um pensamento.

    Seu eu emito em Broadcast haverá gente que recebe a frequencia sem a ter solicitado, por isso, a pode usar como bem entender. Receber com uma placa que o descodifique por exemplo.
    Este exemplo é bem diferente de uma ligação telemóvel que é ponto a ponto. Eu quando pretendo falar com alguém, é estabelecido uma ligação com o meu destinatátio final, logo, tanto o emissor como o receptor são conhecidos. Quando alguém tenta apanhar essa transmissão, (um terceiro receptor), sem previa autorização, está claramente a transgredir.

    Voltado ao exemplo de Broadcast, como pode ser uma intrusão na rede wireless de alguém, se, esse alguém esta a transmitor em Broadcast e possivelmente sem protecções (e se calhar mesmo com protecções), pois, o sinal é do domínio publico???

    Vejamos outro exemplo:
    TVCabo e os canais codificados. Como todos sabem, necessitamos de um circuito fornecedido pela TVCabo para vermos esses canais, mas, nada me impede de olhar para a SportTV o dia todo com a imagem baralhada (ou então SexyHot para quem perferir), se posso fazer isso, quer dizer que a TVCabo me esta a fornecer um sinal que EU NÃO solicitei, logo, posso perfeitamente usar um mecanismo meu para descodificar esse sinal (que a TVCabo me esta a fornecer).
    Até que ponto isto é ilegal.

    Penso que a ilegalidade disto está em estarmos a estragar as Boxes, que alugamos à TVCabo, e "flasharmos" como novas BIOS.

    Gostaria de saber um pouco dos GolDotianos o que acham desta problemática do Broadcast e das ligações ponto-a-ponto, e até que ponto acham dentro da legalidade ou iligal.

    (())
    Esqueleto
    Re:Já agora ... (Pontos:2)
    por moonrider em 29-12-03 16:55 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    Seu eu emito em Broadcast haverá gente que recebe a frequencia sem a ter solicitado, por isso, a pode usar como bem entender.

    Quanto a recebe-la, estamos de acordo... agora a poderes usa-la como entendes, se calhar não é bem assim... eu não sou advogado, mas penso que as ondas de rádio também são classificadas como propriedade, tal como qualquer outra coisa e desde logo estás a infringir a lei quando as estás a usar indevidamente...
    Eu posso ter a janela do meu quarto aberta e tu podes ( ? ) olhar, mas se estiveres com binóculos ou a filmar, certamente que depende da minha boa vontade para que o faças...
    Uma das questões mais complicadas é o que pode ser classificado como público ou privado, a partir daí, se estás a usar algo que é considerado privado, estás a infringir a lei... A protecção para este tipo de situações está ao cargo da encriptação, para não variar, o que acontece nos telemóveis...

    nada me impede de olhar para a SportTV o dia todo com a imagem baralhada

    Tu podes ver a imagem assim, apenas porque o operador te permite que o faças... e é o que podes fazer com essa imagem, ou seja, o que o dono ( TVCabo ) das mesmas te permita fazer... e esses limites estão especificados no contrato que assinas com o mesmo e está claro quando é que estás a quebrar esse contrato e a entrar na ilegalidade...
    A legalidade não é o que tu podes fazer com o que tens ao teu alcance, mas sim o que te permitem fazer...
    Re:Já agora ... (Pontos:2)
    por raxx7 em 29-12-03 17:11 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    No caso do WiFi, a banda é livre, logo qualquer um pode receber e transmitir sinais nessa banda (mas há limites legais à potência radiada).
    Contudo, apesar da banda ser livre, as redes são privadas (com a privacidade a ser garantida por técnicas criptográficas) logo a intrusão é ilegal (tal como é ilegal a intrusão num computador, mesmo que esteja ligado à Internet pública).
    No caso dos telemóveis, as bandas são restritas. É ilegal transmitir sem autorização da ANACOM, não sei bem sobre a recepção. Mas mesmoq que a recepção seja legal, as redes também são privadas (de novo através de criptografia) logo é ilegal qualquer tipo de intrusão.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Re:Já agora ... (Pontos:2)
    por ruben dig em 29-12-03 17:13 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    se o sinal e' de broadcast e' publico
    , se o sinal da tvcabo chega a tua casa 'e teu
    mas compreendo que do outro lado(ignorant user,TV Cabo) nao pensem assim.
    Re:Já agora ... (Pontos:2)
    por moonrider em 31-12-03 9:43 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    mas compreendo que do outro lado(ignorant user,TV Cabo) nao pensem assim.

    O que provavelmente não compreendes é se o "ignorant user" é aquele que tenta saber e cumprir as leis, ou o outro que não quer saber e que manda "postas de pescada" !
    Re:Já agora ... (Pontos:1)
    por dmaster em 29-12-03 18:48 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Bem, em rádio-transmissões ligações ponto-a-ponto são meras estruturas lógicas pois TSF é por definição algo em Broadcast, ou seja nada me impede de interceptar um sinal rádio qualquer e fazer dele o que bem entender.

    Legal ou ilegal o que acontece é que alguém enviou ondas hertezianas para o ar e alguém as vais receber.

    Poluição herteziana é um problema grave, e os SMS são o equivalente dos spam-mail com a quantidade de banda desperdiçada que causam! :]

    Se pensarmos só no que anda aí pelo ar até mete impressão.
    Re:Já agora ... (Pontos:2)
    por McB em 30-12-03 23:04 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Seu eu emito em Broadcast haverá gente que recebe a frequencia sem a ter solicitado, por isso, a pode usar como bem entender. Receber com uma placa que o descodifique por exemplo.

    Check this:

    "The transmission frequencies are determined by a spreading, or hopping, code. The receiver must be set to the same hopping code and must listen to the incoming signal at the right time and correct frequency in order to properly receive the signal."

    Agora se conseguires descobrir o código que está a ser utilizado na altura, dou-te uma prenda! :P

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Re:Já agora ... (Pontos:2)
    por raxx7 em 30-12-03 23:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Ahm.. descobrir esses códigos é fácil. Aliás, esses códigos têm a ver com a técnica de modulação, não com privacidade. A privacidade deveria ser assegurada por técnicas criptográficas, embora as standard (WEP) se tenham revelado demasiado fracas. Na prática, só com VPNs sobre WiFi é possivel ter uma privacidade aceitável.

    Remember to be the Killer, not the Victim! (Nuklear Girl)
    Esclarecimento.. (Pontos:1)
    por gass em 29-12-03 16:44 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://otiliamatos.ath.cx
    Eu não sou da área ... vou apenas especular os meus poucos conhecimentos ...

    Se eu tiver uma antena e fizer broadcast, como diz o esqueleto, posso utilizar a antena como modem e daí partir para um servidor e fazer a autenticação de utilizador/maquina (dhcp) ... como se de um switch se tratasse ... Agora ... é possível que essa mensagem privada que é feita entre 2 pc's (servidor e cliente) possa ser descodificada pelo meio (3º utilizador do exemplo do esqueleto)? Pela transformação da nossa ligação privada em publica, devido ao broadcast?

    No fundo, seria como cortar um cabo de rede e colocar lá uma maquina extra entre as 2 originais?

    Os canais da tvcabo é possível descodificar ... e até que ponto se consegue descodificar uma ligação wireless? Será este o cerne da questão?
    Ou basta o meu sistema de codificação (exemplo dhcp) para autorizar acessos ao ponto ou entre pontos?

    Cumps-
    Gass
    Re:Esclarecimento.. (Pontos:2)
    por moonrider em 29-12-03 16:58 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    gass, isto é um reply ao esqueleto, devias usar o botão de "responder", caso contrário temos as respostas fora do thread e vários threads sobre os mesmos assuntos... o que não abona muito nem à discussão nem à organização...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]