gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux@PME@PT - Realidade ou nem por isso?
Contribuído por BladeRunner em 17-12-03 13:46
do departamento PMEs
News gass escreve "este artigo vem no seguimento de um outro, mas lanço a duvida, a questão a nivel local, não das grandes empresas, mas das PMES portuguesas, que levam com orçamentos absurdos e com serviços prestados que metem vergonha e caros como tudo.
A minha pergunta vai para onde está a alternativa?

Se eu quiser implementar uma rede em linux, a quem me posso dirigir?
existe alguma cobertura abrangente de prestação de serviços tendo por base o linux?
Vai havendo um projecto aqui e ali, sobretudo servidores, e com satisfação.
Na minha zona, por exemplo, muitas lojas afirmam que ninguém usa linux. O meus fornecedores habituais recomendaram-me a NÃO utilizar e afirmaram ainda que muitos haviam mudado para linux e retornaram a windows, porquê? Má prestação?

muito se fala sobre a adopção de linux em institutos públicos, em empresas, mas ... já alguém se movimentou nesse sentido? Propos alternativas directas?
Como vai o projecto caixa mágica linux@pme? e soluções nacionais para linux?
Se o linux é assim tão bom, porque é que raramente nos aparece como alternativa?
Acreditem que existem várias empresas à espera de soluções, mas existe muita gente que se queixa e não tem razão.
Tem havido movimentos, é certo, mas ... A minha questão é: "Se eu quiser serviços de instalação e manutenção de uma pequena rede 100% linux, eu consigo?".

cumps-
gass"

Nova versão do guia Foca Linux | Inforpor está morta?????  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • outro
  • Mais acerca News
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    uma vez eu perguntei +/- isso (Pontos:2)
    por grumpy bulgarian em 17-12-03 14:09 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    e foi aqui, no gildot
    Grumpy B)
    Publicidade ! (Pontos:1)
    por brandon em 17-12-03 14:17 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Boas,

    Sou uma das pessoas contra a publicidade barata no gildot incluindo 'Caixas mágicas' e afins, por isso não vou fazer explicitamente publicidade aqui.

    A nossa empresa fornece todo o tipo de serviços em linux, desde instalação, manutenção bem como aplicações à medida. Apesar de no nosso site ainda não estar divulgado os nossos novos produtos fornecemos também soluções completas de Appliances linux com aplicações de gestão etc.

    Tenho conhecimento que existem algumas empresas no nosso país que fornecem os mesmos serviços que nós, penso que só não as encontram por falta de procura ou se calhar por falta de publicidade.

    Não vou deixar aqui qq informação da empresa para evitar a tal publicidade barata mas deixo o meu email pessoal para quem necessitar de mais informações: rui@ngen.org

    a minha .sig já aceita euros:
    just my 0.1€'s.
    Re:Publicidade ! (Pontos:1)
    por gass em 17-12-03 19:47 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    no fundo, que aplicações dão assistência, fornecem? O caso que me aconteceu foi relativo a um escritório de contabilidade, englobando contabilidade, salários e imobilizado, todos interligados.

    Não se trata de publicidade, mas de alguém que um dia procure no google e encontre esta página e daqui possa obter soluções que a mim não apareceram. Que essas empresas façam publicidade, o merketing vende (ver microsoft).


    Cumps- Gass
    Re:Publicidade ! (Pontos:1)
    por brandon em 17-12-03 20:57 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Envia-me um email com dados mais detalhados que logo forneço mais informações.

    Abraços,

    a minha .sig já aceita euros:
    just my 0.1€'s.
    Linux é uma alternativa válida (Pontos:1)
    por Tyler Durden em 17-12-03 14:23 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A resposta é simples: SIM! Existe muitas empresas PME em Portugal a dar suporte para aquilo que quer. Agora, a resposta típica dos seus fornecedores, que dizem que não aconselham, é mais que esclarecedora. Ou seja, ou não percebem nada de Linux e desconhecem as suas potêncialidades e por isso não aconselham, ou querem simplemente ganhar algum dinheiro em sistemas proprietários. Não estou a dizer que Linux ou uma variante de UNIX sejam a melhor solução para todos os tipos de necessidades, apenas estou a afirmar que é uma alternativa válida. Isto leva-me a outro assunto, que é os pseudo-administradores de sistemas Windows, que se julgam grandes conhecedores do sistema e depois têm como resultado um sistema vulnerável. E é claro volta-se à discussão das falhas dos sistemas Windows, quando a culpa é na realidade dos administradores. Resumindo: Pura e simplesmente ignorância da realidade actual.
    "You have to know, not fear, that someday you are going to die. Until you know that and embrace that, you are useless." Tyler Durden
    Se eu quiser implementar uma rede... (Pontos:1)
    por lbruno em 17-12-03 16:50 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://republico.estv.ipv.pt/~lbruno/
    Se eu quiser implementar uma rede em linux, a quem me posso dirigir?


    Se eu quiser implementar uma rede, a quem me posso dirigir? Sera' que eu conheco linux? Sera que eu tenho algum genero de conhecimentos de informatica?
    A nossa experiência... (Pontos:2)
    por Tintim em 17-12-03 18:44 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Antes de mais alguns esclarecimentos...
    Quem já contactou com a Caixa Mágica, sabe que não damos consultoria nem manutenção informática. Apenas fazemos desenvolvimento, integração em grandes projectos e formação.
    Assim, vemos as empresas (pequenas ou grandes) de consultoria em Linux como parceiras e não como aliadas.

    Posto isto, da nossa experiência sinto que:
    1.- O software livre (Linux, apache, OpenOffice) é muito util às PMEs portuguesas e as que começam a utiliza-lo ganham vantagens competitivas na segurança, robustez e economia em relação às outras.

    2.- Por vezes, muitas PMEs tentam migrar para Software Livre com ânimo (demasiado) leve. Uma migração é uma migração e tem sempre os seus custos. Custos que geralmente são compensados com o deployment de soluções de mais baixo custo. Temos desencorajado a aquisição do pacote Linux @ PME por empresas que não estejam preparadas ou não se queiram preparar (investir na formação de RH ou adquirir consultoria).

    3.- As PMEs são activas na procura de novas soluções. Temos tido um bom feedback da RdC que é frequentada por colaboradores de PME's. Eles gostam de estar informados e temos recebido contactos interessantes.
    Reparamos, por exemplo, que apesar de termos escolhido o WebServer, MailServer e Firewall como 'target applications' do Linux @ PME, existem muitas empresas que o querem também como File Server. Isto levou-nos a produzir este documento como resposta.

    4.- Tirando casos muito especificos, o Linux está a ter tanta dificuldade na penetração do segmento Desktop, como facilidade no segmento servidor. O OpenOffice, por outro lado, está a entrar muito bem nas PMEs.

    IMHO, a taxa de utilização por PMEs em Portugal está a ter um bom crescimento mas ainda está no "vermelho" quando comparado com "lá fora". Conheço o caso das Baleares em que existe uma grande sensibilização das PMEs para o SL, por exemplo...
    Re:A nossa experiência... e a minha publicidade .. (Pontos:1)
    por gass em 17-12-03 19:40 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Coloquei este post, por me ter acontecido isto , ou seja, uma passagem de software proprietário para software livre com acrescimo de produtividade. (já havia colocado a referência noutro post do gildot)
    O que se passou é que quem fornece as aplicações principais (no caso, de contabilidade e etc) vende Microsoft (nem me foi aconselhado a continuação de novell e vim depois a saber que me ficava bastante mais barato). As aplicações são feitas em visual fox pro, mas com recurso à ODBC das estações de trabalho (falsas aplicações cliente/servidor).
    Porém, com os conhecimento que tenho de linux (poucos) fui na aventura de substituir o servidor (atenção, apenas o servidor) por linux + samba, que deu um excelente resultado (retirando o factor custo).

    A questão é a que as ditas páginas amarelas está curta e a redea da formação (porque um dos fornecedores disse que ainda à pouco tempo um empregado tinha tido não sei quantas horas de formação de win 2003 server) ainda não chegou à minha zona, para que me possam dar qualquer tipo de oferta, ou que mme possam oferecer qualquer tipo de aplicação.

    É verdade que apache, OpenOffice dá produtividade, em empresas que só utilizem esse sistema, por aqui bastou samba para dar outro alento, e outro tanto foi dado pelo gateway (squid/apache/proftp/postfix).

    não só a produtividade, mas também a versatilidade das configurações conseguidas que vão colmatando todas as falhas, "apenas" por telefone e ssh, em qualquer lugar (sim ... o escritório é em Beja e eu estudo em Aveiro e daqui satisfaço qualquer coisa).

    No entanto, por lá, não existe mais espaço de manobra para o linux, já não tem mais por onde ir, porque não oferece mais soluções.

    São essas soluções que estão a demorar a aparecer e que eu gostava de saber se há alguma empresa que as tenhas, em comercialização ou desenvolvimento, seja open source ou não (penso que software deste tipo tem todo o sentido em ser pago).

    Linux tem bastantes vantagens, isso sabemos nós, mas apenas nós (e agora também o pessoal lá do escritório).

    O Pessoal da caixa mágica tem tido um grande papel no desenvolvimento deste software por cá, agora gostaria de ver era projectos comerciais, daqueles que a realidade precisa (porque acho que não é necessário vender o pacote com auto-instalação, muita gente fica melhor servida se lhe tirarem esse trabalho)


    Cumps- Gass
    Re:A nossa experiência... e a minha publicidade .. (Pontos:2)
    por Tintim em 18-12-03 9:21 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    O caso de estudo é interessante.
    Concordo que era util ver mais empresas a prestar e "prescrever" utilização de software livre.
    Penso que ambas as áreas, desenvolvimento e serviços, têm de ter uma boa oferta. Nós tentamos na nossa fazê-lo e há quem esteja a fazer o mesmo nos serviços.
    Por outro lado, concordo contigo quanto às aplicações. Principalmente software de gestão.
    Continua a parecer-me que as software houses tinham uma boa oportunidade de negócio em oferecer os seus produtos sobre Linux (do lado do servidor). "Comiam" o layer do "2003 Server" + "SQL server" à Microsoft.

    Re:A nossa experiência... e a minha publicidade .. (Pontos:1)
    por Antonio Manuel Dias em 18-12-03 19:39 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net

    Olá.

    "Comiam" o layer do "2003 Server" + "SQL server" à Microsoft.

    Penso que queres dizer que poderiam apresentar produtos ligeiramente mais caros que os equivalentes para windows (o que, em princípio, poderia significar mais lucro), mas que poderia querer dizer uma solução global mais barata para o cliente final. Nunca tinha pensado nisto desta forma... alguém o devia dizer a algumas software houses portuguesas ;)

    Cumps.


    - hold fast to the one noble thing -
    Pergunta para o Sr Engenheiro Paulo Trezentos (Pontos:1)
    por apm em 18-12-03 0:39 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://apm.pyramid-rp.org
    Tenho uns amigos que usam caixa magica, e reparei num pormenor interessante no sistema, existem muito poucos updates de segurança, inclusive faltam alguns que resolvem problemas muito graves (tipo root holes).
    Isto é normal ? É suposto ser assim ? A Suse não vos alertou ?

    Já agora existe alguma caixa magica security team ? ou algo semelhante para onde possam ser feitas comunicações de segurança ?


    Ao contrário do Brandon... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 17-12-03 19:42 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    eu vou aproveitar mesmo para fazer publicidade.
    Não vou dizer que a empresa da qual sou sócio é expert em tudo quanto é matéria mas sei que temos uma muito boa bagagem no que diz respeito a assistência/manutenção de redes Linux (QMail, Apache, bases de dados, SAMBA), também julgo que - eu pessoalmente porque estou envolvido no projecto L10N - podemos dar uma boa assistência/formação ao nível de OpenOffice, redes Windows (ActiveDirectory, IIS, Exchange Server, MS SQL Server) + PHC e Primavera - apesar de não sermos parceiros de nenhuma destas duas empresas - e redes Novell (eDirectory, Netware).
    Este é o core-business.
    Também desenvolvemos/fazemos manutenção de aplicações à medida para Windows/Linux em Java, .Net, e C++.

    Caso alguém esteja interessado pode entrar em contacto comigo pessoalmente para cpinto@yimports.ppp.com (tirar o ppp).

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:Ao meu comentário (Pontos:1)
    por gass em 17-12-03 20:39 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    se leste toda a thread, trata-se também de saber soluções linux disponíveis .... a publicidade deve ser feita com um sentido, não a abandalhar!! Não cumpriste os requisitos minimos


    Cumps- Gass
    Re:Ao meu comentário (Pontos:2)
    por [Cliff] em 17-12-03 23:33 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Soluções nacionais só conheço uma que é bastante útil a uma PME, o Evaristo da Memória Persistente que está disponível no Caixa Mágica.
    Apesar de preencher uma lacuna, ainda tem algumas falhas que espero conseguir resolver com o Carlos Correia.
    Já agora, a Memória Persistente dá suporte a Linux também :)

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:Ao meu comentário (Pontos:1)
    por gass em 17-12-03 23:54 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Eu conheço o caso memória persistente ... aonda não testei, peço desculpa ... tb ainda num tive falta ... experimentei um que é o facturalux (espanhol ...blergh) que vem na distribuição debian - unstable...

    gostava de ver essa pagina na sourceforge desenvolvida e, não é criar menos, mas em inglês, senão morre, tal como o projecto facturalux.


    Cumps- Gass
    O que se pretende (Pontos:1)
    por gass em 18-12-03 0:05 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    aquilo que se pretende não é apache + samba + aquilo que seja!
    isso já trabalha muito bem, mas ...

    Aquilo que não há é, p.e., phc e primavera em linux.

    não há programas de contabilidade (aquelas contas todas do P.O.C (plano oficial de contas)), imobilizado (tb dentro da contabilidade, para contar os carros, as secretárias, os cestos de papel que cada um tem e amortiza por ano um x), programa de salários ( para vocês receberem a "grana" têm que assinar um papelinho, não?), gestão de stocks (axo que o phc faz isso), etc, etc, etc ...

    vocês sabem quanto pode render um programa de contabilidade, por ano? em actualizações e contratos de assistência??? eu sei que custa construí-lo ... mas ...

    A esse escritório, os programas até foram oferecidos ... sim ... oferecidos...

    é isto que faz falta

    é certo também, que já ouvi falar nos pos em linux!? e pouco mais ...


    Cumps- Gass
    Re:O que se pretende (Pontos:2)
    por [Cliff] em 18-12-03 0:09 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Se tiveres disposto a comprar uma licença de Oracle... podes usar o Compiere. Parece que aquilo é o supra-sumo desse tipo de aplicações para Linux.
    Em Portugal, desconheço qualquer coisa desse estilo.

    Sobre o quanto pode render. É muito de facto, mas nem é o trabalho de o fazer... é a responsabilidade de fazer um programa que mexe no dinheiro dos outros. Eu não gosto muito...

    ----------
    -1: Redundante!
    Re: Curioso (Pontos:1)
    por gass em 18-12-03 2:55 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    venho quase de hora em hora ver este forum, porque, realmente tenho alguma expectativa ...
    agora vim aqui por acaso

    Cliff ... Existem vários programas de contabilidade de ... que mexem com dinheiro dos outros, em win, porquê não construir um para linux? responsabilidade a mais? O linux não é seguro, estavel, fiavel? porquê não pegar em alguns desses programas (ou 1 só) e transportá-los (palavra suave para copiá-los) para linux? ou *nix?

    De certo o gildot é visitado por muitos curioso, mas também por muita gente cheia de massa cinzenta, e com responsabilidade e confiança!

    Mas afinal ... para quê é que evolui o linux? Para openoffice + Apache + samba? Ou para muito mais que isso? Que fazem as grandes empresas que "vendem" linux? Só apostam nisto e em servidores?
    Então qualquer necessidade extra será uma impossíbilidade para quem adequirir o SO de tão famoso pinguim!!!

    Criem soluções, alguém estará cá para as comprar.


    Cumps- Gass
    Re: Curioso (Pontos:2)
    por [Cliff] em 18-12-03 9:28 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Não percebeste o que eu queria dizer... quando falo de responsabilidades quero dizer: "eu não gosto de fazer programas que mexem com o dinheiro dos outros"... mas se tiver de ser não seria o primeiro.
    Um programa como o PHC não se desenvolve do pé para a mão e muito honestamente, começando hoje, com uma equipa de 5 pessoas, talvez no próximo natal tivesses no sapatinho um programa tipo PHC para Linux.


    ----------
    -1: Redundante!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]