gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Grandes jogos vão chegar ao Linux
Contribuído por scorpio em 06-12-03 18:15
do departamento gamerz
Jogos WZ|Dunadan escreve "Hugo Pereira na G4mers escreve:
A TransGaming Technologies e a SUSE LINUX anunciaram uma parceria com o objectivo de tornar possível o acesso, aos utilizadores de Linux, aos mais recentes "blockbusters" do mundo dos jogos.
O SUSE LINUX Wine Rack é um "add-on" que permite aos compradores de SUSE 9.0 Personal ou Professional melhorar o seu sistema operativo, ao ser-lhes permitido correr um grande número de aplicações Windows no Linux incluindo os melhores jogos.
A TransGaming lançou recentemente o WineX 3.2, permitindo aos utilizadores de Wine Rack jogar os mais recentes jogos tais como Max Payne 2, Battlefield: 1942, Grand Theft Auto: Vice City, Diablo II, WarCraft III e centenas de outros títulos no Linux.

Isto poderá significar um futuro melhor e mais simples para os utilizadores do Linux, poderem jogar os seus jogos favoritos, sem serem obrigados a fazer "reboot" para poderem entrar no Windows. "

Ma$$a Crítica :-) | Servidor FTP da Savannah comprometido  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • WZ|Dunadan
  • G4mers
  • Mais acerca Jogos
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    smoothness (Pontos:1)
    por shore em 06-12-03 19:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ora aí está uma grande notícia. Se os conseguirem por a correr mais "smooth" então a coisa vai ainda mais longe.
    Re:smoothness (Pontos:1)
    por ktorn em 06-12-03 19:50 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.ktorn.com
    Pois eh, lembro-me de correr o HL/Counter-Strike num velho 2x PIII-800 com uma placa grafica Voodoo 5. Dava pra jogar com o Wine a cerca de 30fps, mas nao se compara aos 60fps que conseguia com o Windows XP no mesmo PC. E tinha um bug nas texturas com invisibilidades (tipo o espacos entre os degraus das escadas apareciam pretos, em vez de poder ver atravez dos mesmos)

    Mesmo assim ja foi bom ter conseguido ter matado saudades do CS quando faltava ah mao um PC com Windoze. Eh pena o EverQuest nao funcionar.
    E então? (Pontos:2)
    por Branc0 em 06-12-03 19:22 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Não percebi quais vão ser os jogos que vais poder passar a correr e que já não podias correr antes com o WineX existente...


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Mas... (Pontos:4, Interessante)
    por 4Gr em 06-12-03 20:05 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente, e como já disse, salvo erro, o CrLf, isto é deveras prejudicial para a plataforma GNU/Linux na sua forma nativa para correr jogos. Se o WineX for funcionando, então as editoras de jogos cada vez têm menos razões para fazer um jogo portado para Linux ou, não pedindo tanto, um jogo em OpenGL.

    O que sucede actualmente é que a Microsoft exece uma forte pressão para que seja usado o motor de rendering deles, DirectX, o que, obviamente, e como seria de esperar vindo da Microsoft, prejudica todos os outros.

    Portanto, para mim, embora seja bom poder jogar os jogos em Linux, reconheco o grave erro que é a existência da Transgaming e do Wine, que aliás já têm uns inimigos por aí..


    Dominus vobiscum
    Re:Mas... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jpgm em 06-12-03 20:49 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Sem querer levantar demasiado a questão, acho que isso não é um argumento assim tão óbvio...
    Se o WineX for funcionando, então as editoras de jogos cada vez têm menos razões para fazer um jogo portado para Linux ou, não pedindo tanto, um jogo em OpenGL.

    Não me parece que as editoras não editem nativamente para linux por já existirem, ou não, emuladores. Acho antes que editam maioritariamente para windows simplesmente porque ganham mais dinheiro com isso, porque o público alvo é, incomparavelmente, maior.... e porque é mais fácil saber exactamente para que kernel se está a desenvolver... e porque os drivers das placas gráficas são bem melhores, etc....
    Como tal não vejo que seja assim tão "arriscada" a existência destes emuladores!
    Esta questão lembrou-me de outra, mais ou menos semelhante já vivida pelo linux, Há muitos anos atrás, no século passado vejam bem :-), não existiam muitas aplicações para linux, e entre outras coisas não existiam runtimes de muitas linguagens, nem grandes motores de bases de dados, por outro lado existia tudo isso para um outro sistema chamado SCO, e os binários para SCO podiam correr emulados em linux. Na altura lembro-me de ter andado a pesquisar sobre essa emulação afim de colocar um oracle e um runtime de cobol, nativos de sco, a correr num servidor linux, e na altura, já existia essa discussão se seria bom ou não a emulação... Hoje em dia o oracle já corre nativo em linux, o tal runtime de cobol tb já corre nativo em linux e a tal SCO tenta sobreviver de outras maneiras menos dignas!
    No dia que houver mais pessoas a usar linux que windows as editoras vão produzir maioritariamente para linux, ponto.
    Cumprimentos! zp
    Re:Mas... (Pontos:2)
    por jpgm em 06-12-03 20:50 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Esqueci-me de acrescentar que me tenho divertido MUITO a jogar call of duty em linux, com recurso ao winex!!!! e que só estou a espera do max payne II para gastar mais processador e espaço em disco! :-)
    Cumprimentos! zp
    Em defesa do OpenGL (Pontos:4, Interessante)
    por CrLf em 06-12-03 20:53 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    como já disse, salvo erro, o CrLf

    Boa memória ;)

    não pedindo tanto, um jogo em OpenGL.

    Ora aí está um ponto fulcral. A questão aqui não é só desmotivar o desenvolvimento de jogos nativos (quem diz jogos diz aplicações) mas também desmotivar o desenvolvimento em OpenGL. Nos últimos anos tem proliferado a ideia «OpenGL sux, DirectX rulz» ou «OpenGL está morto, DirectX é que é o futuro, já ninguém faz aplicações em OpenGL» (esta ouvi eu de um professor) que está absolutamente errada. O OpenGL não fica a dever nada ao DirectX. É moderno, extensível e multiplataforma e bem suportado pelos fabricantes de hardware relevantes (e até pelos irrelevantes) e tem até várias vantagens em relação ao DirectX: aplicações antigas poderem tirar partido de avanços no hardware subjacente sem modificações (o exemplo maior foi a chegada do T&L mas existem muitos outros) e a compatibilidade futura que é (diria eu) perfeita, por exemplo, muitos jogos DirectX antigos não funcionam ou funcionam mal com versões novas do DirectX e/ou placas recentes o que já não acontece com os jogos OpenGL. Infelizmente as pressões da Microsoft já têm tido algum sucesso, havendo já alguns modeladores 3D a usar DirectX (é claro que estes também têm interesses nisto, se o programa funcionar mal é uma razão para justificar o upgrade para uma nova versão, é o modelo proprietário em acção).

    Mas nem tudo é negro, pelo menos na área do som parece haver uma certa tendência para o aparecimento de jogos baseados em OpenAL, é pena é que não haja suporte de hardware em Linux, ficando-se pelo software. A creative bem que podia dar o exemplo visto que é umas das principais promotoras do OpenAL (ou a nVIDIA).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Em defesa do OpenGL (Pontos:2, Interessante)
    por dmaster em 06-12-03 21:41 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    CrLf, Boa defesa do nosso API preferido, a verdade é que com o advento dos pixel shaders e a partir da versao 8.1 do DX o OpenGL começou a ficar para trás no que respeita a suporte de features no API base. Dito isto, o GL é o único dos dois APIs com suporte para extensões de funcionalidades quer formalizadas pelo ARB quer específicas de cada fabricante de hardware; a inovação em termos de novas capacidades do harware de nova-geração poderem ser prontos a utilizar pelos programadores pertence a este, para não falar na óbvia portabilidade.

    Agora, aos Srs. Professores que naturalmente apreciam os Microsoft Day's e seu respectivo "buffet" e tecem comentários acerca de que o OpenGL está a morrer sugiro que usem o Internet Explorer para examinarem com atenção este URL.

    Sim, é verdade OpenGL 2.0, quem estiver por dentro destes assuntos e examinar as especificações verá qual é o "API de futuro"
    Re:Em defesa do OpenGL (Pontos:1)
    por nectarine em 06-12-03 22:04 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Pois, esse será sempre um dos grandes "problemas" do opengl... O facto de cada fabricante de hardware poder desenvolver as suas próprias extensões significa que nos programadores vamos ter que(pelo menos por agora) desenvolver de forma diferente para placas diferentes... o que origina codigo muito feio e dificil de desenvolver perdendo-se ai toda a portabilidade do Opengl.
    Espero que as coisas fiquem um pouco melhor com o aparecimento dos shaders na api base do gl2.

    De resto concordo com tudo o que disseram :)

    Quando o óptimo não é possível... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 07-12-03 1:44 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    o bom basta.
    Eu não percebo o porquê de tanta falta de visão por isso vou tentar explicar de forma simples, com um exemplo de uma conversa fictícia em que o mundo é cor-de-rosa:
    Amigo 1: Epá, instalei agora o Linux e estou espantado com aquilo... tens de experimentar também!
    Amigo 2: Pois pá, não sei... não percebo muito disso mas já me disseram que a aplicação de contabilidade que uso e os jogos dos miúdos não podem ser executados nisso.
    Amigo 1: Oh homem, não te preocupes que existem emuladores do Windows para Linux. Traz-me os jogos dos miúdos e a tua aplicação de contabilidade que experimentamos pôr isso a trabalhar.
    Amigo 2: Ok, vamos lá ver isso então...
    <lickty clickty>
    Amigo 1: Ora vamos lá instalar os jogos com o WineX/Point2Play... e agora a aplicação com o Wine.
    <clickty clickty> Amigo 1: vês? Eu não disse que isto corria?? :) Agora já não tens desculpas ;)
    Amigo 2: Epá, tens razão, vou já substituir o Windows pelo Linux! :D <esboça largo sorriso e surge um brilho nos dentes, à lá anuncio de TV e faz um thumbs up em direcção ao nada>

    História terminada! Multiplique-se este exemplo pelo número que se achar necessário para criar uma user-base que migrou de Windows para Linux, de forma a ser olhada com agrado (e com $$$ para gastar) pelas software-houses de jogos, programas, whatever, porque usou o Wine(X).
    Sei que para vocês é aberrante o uso deste tipo de coisas... se não houvesse procura eles (software) de certeza não andavam aí.
    Eu prefiro que este seja o caminho para criar uma user-base extensa em Linux, do que não haver caminho algum para bater o Windows no desktop... e quando isso acontecer, não vai ser de certeza pelos lindos olhos do Pinguim.

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:Quando o óptimo não é possível... (Pontos:1)
    por cyborgas em 07-12-03 2:17 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.justoweb.com
    Eu também penso da mesma forma que tu. Formar uma user-base de Linux através de emuladores poderá ser uma boa maneira de envangelização.
    O problema está na maneira como esses programas/jogos correm sobre emulação. Qualquer programa que corra não-nativamente num qualquer sistema não pode ter a mesma performance.
    Desta forma e aproveitando a conversa virtual, vou escrever o resto do diálogo:

    ...
    Amigo 2: Pronto já tenho um belo Linux a correr nas minhas máquinas, só que... isto é mais lento pá! Os programas/jogos correm mais lento?!
    Amigo 1: Tens razão, é porque os programas/jogos não são nativos do linux.
    Amigo 2: Bolas!!! Enganaste-me!! Desta forma como posso aproveitar as vantagens de velocidade do Linux que falaste? Vou ter de instalar o Xispe novamente, certo?
    ...

    --------------
    Só há 10 tipos de pessoas. As que conseguem perceber piadas em código binário e as que não conseguem.
    Re:Quando o óptimo não é possível... (Pontos:1)
    por Antonio Manuel Dias em 08-12-03 0:33 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://maracuja.homeip.net
    Exactamente.

    Na verdade, nunca percebi esta de usar emuladores de windows. Se o que eu quero é correr jogos e programas de windows, o melhor é mesmo corrê-las sobre o seu ambiente nativo. Qual a vantagem de fazer o contrário?

    Ou seja, seria uma grande notícia se da parceria resultasse o desenvolvimento dos últimos blockbusters em jogos nativamente para linux. Assim... não vale a pena.

    Cumps.
    - hold fast to the one noble thing -
    Re:Mas... (Pontos:1)
    por Uranus em 10-12-03 19:48 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://uranus.urbanterrorpt.net
    Discordo completamente. Não podemos pensar que os developers sao tao noobs ao ponto de pensarem que usar o wine(x) é a mesma coisa que um jogo nativo. Tamos a chama-los de burros. Toda a gente sabe que nao é a mesma coisa... o simples facto de ter mais uma "camada" de software por cima, por mais optimizada que esteja, nunca vai ter a performance dum jogo nativo.

    O problema é que o linux ainda não esta mto aceite no "gaming", e como tal muitos developers nem poêm em causa uma "port". É aqui que entra o winex. Mas não só... tás-te a esquecer dos jogos que já foram lançados e já nao tem ninguem a trabalhar neles. Acham mesmo que os devs vao pegar outra vez naquilo so pra fazer uma "port" pa linux? gastar tempo e dinheiro pa nao receber nenhum?
    loki... (Pontos:1)
    por von em 06-12-03 21:31 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    ...anyone?
    Re:loki... (Pontos:1)
    por Huxley em 07-12-03 0:09 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Que belo trabalho que eles fizeram! =)
    Pena que tenham fechado devido a dificuldades económicas...
    Mas o importante é que a cada dia que passa, uma empresa que venha a fazer o que eles faziam, tem mais possibilidades de sobreviver economicamente.

    "To avoid situations in which you might make mistakes may be the biggest mistake of all."
    --Peter McWilliams
    Jogos nativos... (Pontos:2)
    por blacksheep em 06-12-03 23:09 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    aqui!
    poix, ja tou a ver isso (Pontos:1)
    por linooks em 07-12-03 16:39 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.ajcm.pt.vu
    já tou a ver todos esses jogos fabulosos, que sugam até ao tutano as placas gráficas, a correr no X com o seu espectacular suporte para 3D (obs. tou a ser sarcastico)

    ___________________________________

    (linooks (at) zmail (dot) pt)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]