gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Voyerismo Público com Telemóveis
Contribuído por scorpio em 03-12-03 21:17
do departamento tele-pics
telecom vd escreve "Desde algum tempo esta parte, era "giro" ter um telemóvel azul, diferente do verdinho habitualmente conhecido. Depois com toques polifónicos e ecrãs a cores. Era o inicio de novos tempos para os nossos terminais móveis. Agora com o natal a aproximar-se e com declarações públicas de responsáveis (Horta e Costa da PT), a afirmarem que querem ver cada cliente de telemóvel com câmara.

Assim tenta-se dar um presente envenenando para as "massas" consumidoras do último grito da tecnologia, por forma a acelerar o processo do UMTS...."
" Pois bem, mas estes telemóveis tem servido para tudo que não seja falar, mandar sms, ou simplesmente servir de despertador.
Sites repletos de imagens tiradas por estes aparelhos florescem que nem cogumelos e quase todos apontam para o mesmo, voyerismo público e gratuito.

Torna-se assim fácil fotografar o rabo daquela colega marota, as pernas da secretária do Sr. Eng., ou até numa ida ao ginásio, umas quantas fotos dos presentes.

A pensar nisso a YMCA e outros clubes, proibem o uso e entrada destes dispositivos nos seus balneários.
Já num pais Asiático (não me recordo qual) todos os novos terminais são obrigados a emitir um som, com um numero adquado de décibeis, aquando tiragem da fotografia, não sendo de forma alguma desligável.

Por cá e sendo frequentador de um ginásio e possuidor de um destes terminais, não tenho reparado, nem sequer tomado atenção a este problema de privacidade. A verdade é que uma coisa que devia servir para uso pessoal, está-se a tornar na ferramenta pública de voyerismo.

Referências: CNET e Chosum "

Estado das ligações internet mundiais | Mapa colorido da internet  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • News.com
  • CNET
  • Chosum
  • Mais acerca telecom
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Onde está o leite? (Pontos:2, Interessante)
    por PRE em 03-12-03 23:39 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://psantos.net
    Belo artigo. Para ser sincero nunca tinha pensado nas coisas dessa maneira. Mas para mim o telemóvel sempre foi um instrumento de comunicação e pouco mais. Defacto, uma das coisas que me dá muito jeito é o despertador (configurável por dia, etc :).

    No outro dia ia no comboio com um colega que comprou um telemóvel recente. E chegámos à conclusão que quando compramos um telemóvel é tudo maravilhoso! Sacamos montes de músicas, mondes de imagens, de jogos, andamos todos entretidos a ver as novas funcionalidades do telemóvel e da interface com o PC, etc. Esse meu amigo até andou a ver a API do java para fazer umas coisas... Contudo, passado umas semanas... já não há nada disto, perde-se este fulgor, e vemos o instrumento como o que de facto ele é: um meio de comunicação.

    Sinceramente, para mim um telemóvel tem de fazer chamadas, mandar sms (escrita inteligente sff), vibrar e ter um despertador fixolas. Tudo o resto? É supérfulo e não uso. Não me vejo a dar mais de 300 euros por um telemóvel só por ele ter câmara e mms...
    _____________________
    Pedro Santos «psantos.net»
    "Si minor plus est ergo nihil sunt omnia..."

    Re:Onde está o leite? (Pontos:2)
    por Lameiro em 04-12-03 0:36 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://lesi.di.uminho.pt

    A parte pior para o utilizador que apenas quer um telemóvel que dê para fazer chamadas, enviar SMS's, despertador, agenda para 500 nomes é que brevemente não encontrará nenhum telemóvel que faça apenas isso...


    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Re:Onde está o leite? (Pontos:4, Interessante)
    por Dehumanizer em 04-12-03 11:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.dehumanizer.com
    Sem querer aqui entrar em grandes discussões, já ando há tempos para comentar esta questão... sempre que se fala de um telemóvel que faz isto ou aquilo, há sempre meia dúzia de pessoas que (legitimamente, diga-se!) dizem que o telemóvel é só para falar, tudo o resto são "mariquices" desnecessárias. Já vejo isto há anos, e não só aqui - mesmo entre amigos, colegas de trabalho, etc..

    Depois de alguns anos, FINALMENTE o pessoal já começou a incluir os SMS nas "funcionalidades úteis". Outras coisas como relógio ou despertador não são normalmente mencionados, mas isso é porque há anos que o telemóvel mais básico as tem.

    Mas... será que sou o único a achar que afirmações tipo "o telemóvel só serve para falar" fazem tanto sentido como "o PC só serve para processamento de texto"?

    Claro que um telemóvel é (ainda!) muito mais limitado do que um PC, se bem que cada vez mais os modelos de topo de gama são mais PDAs com GSM do que simples telemóveis - e PDAs *são* computadores, não são calculadoras ou brinquedos.

    Mas *há* quem use coisas tipo infravermelhos, acesso à internet, câmera, MMS e coisas assim. E não é só nas 2 primeiras semanas depois de se comprar o brinquedo. Nem é só para mostrar aos amigos. :)

    O meu telemóvel actual é bastante básico, porque tenho o Palm Zire 71 para o resto, quando estou fora de casa, mas mesmo assim já me foi útil para, por exemplo, ver o mail por WAP (!), ao passar dias fora de casa, em férias. Outro caso divertido foi quando estava para comprar o referido Zire 71 - estava num centro comercial, vi aquilo, fiquei fascinado, mas queria saber as características todas, ver uma review... o que consegui fazer pelo telemóvel, usando o gateway de HTML->WML do Google! :)

    Não tenho câmera no telemóvel, como disse, mas a do Palm já me foi útil imensas vezes - até em matéria de trabalho, por exemplo para "apontar" fotograficamente informação sobre localizações num datacenter. Ou tirar fotos em jantares, festas de anos, etc.. Ou em viagem (um cartão de memória de 64Mb dá para umas 1000 fotos...).

    Hmm, acho que já falei demais. Foi um desabafo, sorry. :)


    "It is every citizen's final duty to go into the tanks and become one with all the people."
    - Chairman Sheng-ji Yang, "Ethics for Tomorrow"
    Re:Onde está o leite? (Pontos:1)
    por Mulder3 em 04-12-03 20:35 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Exacto, no meu Nokia 6600 uso praticamente todas as mariquices: auricular blutooth, transferencia para o pc via bluetooth, quando tou sem fazer nada vou ao IRC, tenho cliente de email(dá muito geito), cliente VPN, MP3 player para ouvir umas musiquitas, carradas de jogos e emuladores e claro, gosto de me diverir com a API daquilo para fazer umas coisas engraçadas, na minha opinião axo os 560euros muito bem gastos neste bixo...
    Re:Onde está o leite? (Pontos:3, Interessante)
    por cgd em 04-12-03 11:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://cgd.sdf-eu.org/
    Para ser sincero nunca tinha pensado nas coisas dessa maneira.

    Este assunto tem sido bastante discutido, nomeadamente pela nossa querida comunicação social. O problema da privacidade foi logo levantado com o surgimento de telemóveis com capacidade de tirar fotografias. De resto, durante este verão quentinho, já deu para reparar (pelo menos eu reparei) nalguns artistas a fingir que viam as horas nos tlms. com estes convenientemente apontados para as partes mais curvilíneas de moças bafejadas pela sorte dos genes.

    Os ginásios que proíbem o uso de tlms. fazem-no por regra da casa, mais do que pelo facto destes já poderem tirar fotos. Exemplo, o Holmes Place sempre proibiu o seu uso/posse (nos balneários não é proibido).

    Mas de resto é um bom assunto, este da privacidade, extremamente tecnológico e relacionado com linux, para ser discutido no gildot.

    Re:Onde está o leite? (Pontos:1)
    por jadrian em 04-12-03 16:46 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente, para mim um telemóvel tem de fazer chamadas, mandar sms (escrita inteligente sff), vibrar e ter um despertador fixolas. Tudo o resto? É supérfulo e não uso. Não me vejo a dar mais de 300 euros por um telemóvel só por ele ter câmara e mms...

    E anti-choque! :)
    Re:Onde está o leite? (Pontos:1)
    por jadrian em 04-12-03 23:43 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Opss acho que não se percebe muito bem, a ideia era:

    Sinceramente, para mim um telemóvel tem de fazer chamadas, mandar sms (escrita inteligente sff), vibrar e ter um despertador fixolas.

    E anti-choque! :)
    Acho... (Pontos:1)
    por temujin em 04-12-03 10:17 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Já num pais Asiático (não me recordo qual) todos os novos terminais são obrigados a emitir um som, com um numero adquado de décibeis, aquando tiragem da fotografia, não sendo de forma alguma desligável. Coreia do Sul, acho eu...
    Ui (Pontos:3, Engraçado)
    por Gimp em 04-12-03 12:05 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Mas quem raio quereria fotografar o meu rabo peludo?


    "No comments"

    Re:Ui (Pontos:1, Engraçado)
    por liberdade em 04-12-03 12:14 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://gildot.org
    Vai perguntar ao bibi
    Re:Ui (Pontos:0, Despropositado)
    por Gimp em 04-12-03 12:37 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Há gajos que o stress é tanto que só podemos aconselhar que esgalhem o pessegueiro para que a coisa passe rápido.


    "No comments"

    Telemovéis nos balneários! (Pontos:1)
    por mad em 04-12-03 13:32 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Viva,
      ainda bem que este tema foi abordado, pois é muito importante e as pessoas só se lembram após as coisas acontecerem. Eu pessoalmente, devido à minha formação e a sensibilização que me foi incutida para temas como privacidade e confidencialidade que podem ser transpostas para a vida social, levantei logo esse problema no meio dos meus colegas após o aparecimento dos primeiros telemóveis com máquina fotográfica.
      Em determinadas situações, podem-me chamar "picuinhas", mas sinto-me bastante incomodado com esse tipo de utensilios. Passo a descrever duas situações pessoais, a primeira foi na casa de banho de um bar, estava eu a fazer o que tinha a fazer e entram meia dúzia de marmanjões bêbados e a tirar fotos a eles, não fui alvo dessas fotos mas a situação em si incomodou-me por razões óbvias.
      A segunda foi a pior, nuns balneários de umas piscinas, entro nesses balneários onde se encontrava um grupo de adolescentes, fiquem estupefactos, a tirar fotos a tomar banho!!!! Pois é! Incomodado com a situação dirigi-me ao senhor que deveria estar a vigiar os balnearios e relato-lhe a situação, o que ele me disse :
      - "Traga-me aqui a pessoa em causa!"
    De ficar tolo, ele que deveria lá estar para estas situações nao acontecer é que me manda a mim apreender a pessoa. Não satisfeito dirigi-me à secretaria, já todo fodid*, para reclamar dissendo que não deveria ser permitido a entrada de máquina de fotografar nem de filmar em bálneários porque tralalalala.... e diz-me a senhora:
    - "Tirava-lhe o telemóvel e vinha aqui trazê-lo!"
    outra:
    -"Pois é! A culpa é dos pais!"

    Incrédulo, desisti e fui-me embora!

    Pergunto eu, há de facto legislação em Portugal que proiba o uso de máquinas de filmar e fotografar em balneários? Porque se não há isto vai muito mal!


    Cumprimentos
    mad
    voyeurismo (Pontos:3, Interessante)
    por bgravato em 04-12-03 14:31 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Voyeurismo já existe há muito tempo não é coisa que tenha aparecido só agora com os telemóveis. Muito antes de haver telemoveis com camera incluída já havia cameras de tamnho bastante reduzido que permitem tirar fotografias de forma bastante dissimulada e a preços bastante baixos até, veja-se o caso das GSmart mini da Mustek.

    Talvez com os telemóveis mais pessoas tenham ficado com acesso a este tipo de tecnologias que de outra forma talvez não se interessassem ou gastassem dinheiro em adquirir. Mas é uma questão que não é de agora e que não acho que seja criando regras e restrições aos telemóveis que se evitem.
    Acho que isto dos telemóveis foi apenas um meio de as pessoas repararem mais no assunto e consciencializarem-se que onde quer que vão estão-se inevitavelmente a expor aos olhares alheios.
    Mas se se preocupam assim tanto o melhor é mesmo não sair de casa e não abrir as janelas...


    Re:voyeurismo (Pontos:2)
    por MacLeod em 04-12-03 17:31 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Eu acho que o problema não é tão ser dissimulado, mas a facilidade com que se pode disseminar a informação fotográfica. No caso de uma máquina fotográfica, tens sempre a hipótese de ir atrás do autor da foto ofensiva/limpar as fotos da dita máquina/etc. Com um telemóvel essa pessoa com meia dúzia de toques envia essa foto para quem quiser. Outra questão importante é que ninguém anda sempre com a máquina fotográfica atrás (talvez os voyeurs, não sei), mas toda a gente anda sempre com o telemóvel.

    E também há a questão da legalidade. Não tenho a certeza, mas provavelmente deve ser ilegal andar a tirar fotos de pessoas que não deram o seu consentimento para a publicação/exposição/uso de qualquer tipo das mesmas.

    ? (Pontos:2)
    por André Simões em 05-12-03 16:27 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Adolescentes a tirarem fotos enquanto tomam banho, e outros a tirarem-se uns aos outros na casa de banho não me parece muito heterodoxo. Se calhar alguns minutos depois já estavam na rua a mandar piropos às meninas e com as tiradas homofóbicas do costume. Mas entretanto lá levavam no telelé as fotos dos amigos no duche. Haja coerência.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]