gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
China adopta Desktop Linux fornecido pela Sun
Contribuído por vd em 19-11-03 16:47
do departamento de-ficar-com-os-olhos-em-bico
Sun pv escreve "Scott McNealy, CEO da Sun Microsystems, anunciou na COMDEX que o Governo da China vai instalar cerca de 1 milhão de computadores utilizando o Java Desktop System, uma distribuição baseada em Suse com Gnome, Mozilla, Evolution e StarOffice. Foi efectuado um acordo com a China Standard Software Co., um consórcio de companhias suportado pelo governo chinês,segundo o qual será feita uma primeira instalação de entre 5000.000 a 1 milhão de sistemas até ao final do próximo ano. O número poderá depois subir até 200 milhões de sistemas. ( página ) ( página ) "

Tvtel sem limites no adsl | Abandonware legal nos EUA  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • pv
  • página
  • página
  • Mais acerca Sun
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Ora.. (Pontos:2)
    por 4Gr em 19-11-03 16:55 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ora se a China será a maior super-potência daqui a uns anos, aproximadamente 10 segundo as contas de diversos analistas, então fazendo grosseiramente as contas podemos concluir que o Windows será destronado em 3/4 desse tempo, se tudo correr bem!

    7.5 anos para o extremínio da subjugação de software da Microsoft. Ah, liberdade...


    Dominus vobiscum
    Re:Ora.. (Pontos:2)
    por leitao em 19-11-03 18:57 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    A China a maior superpotencia daqui a 10 anos ? Podes-me dizer que analistas e' que dizem isso ?

    Se a Microsoft for subjugada acredita que nao vai ter nada a ver com a China...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Ora.. (Pontos:1)
    por gibberling em 19-11-03 20:03 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Todos... Não me admiro daqui a uns anos quando for velhinho os meus netos falarem chinês...
    Re:Ora.. (Pontos:2)
    por pmsac em 19-11-03 20:05 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://2130706433/
    Nomes e moradas ?

    -- pmsac.oO(Cogito sumere potum alterum)
    Re:Ora.. (Pontos:2)
    por Psiwar em 19-11-03 21:24 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Quando o mandarim for a lingua oficial em todas as escolas deste país depois quero-te ver a dizer...

    "Ah, liberdade..."
    Re:Ora.. (Pontos:1)
    por seg_fault em 20-11-03 1:32 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Nos anos 50 e 60 eram os americanos que iam tomar conta de tudo. Nos 70 os japoneses começaram a dar cartas, e nos 80 eram esses que certamente iam governar o mundo. Agora são os chineses... tenham noçao. E o mandarim é apenas um dos muitos dialectos que existem na china. Nem todos os chineses falam isso. Se eles parassem com com o genocidio no Tibete e abandonassem esse país é que faziam bem. E os nossos governantes, se tivessem vergonha na cara não iam andar a fazer acordos comerciais com a China enquanto pediam ao resto do mundo para boicotar a Indonésia. Desculpem ter-me alongado, mas odeio mesmo *o governo* chinês.
    Re:Ora.. (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 20-11-03 2:10 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    O Mandarim é, efectivamente, uma das muitas línguas faladas na China, mas é também, efectivamente, a língua mais falada no mundo. Ao todo são cerca de 885 milhões de falantes, distribuídos por vários de países, a saber: África do Sul, Brunei, Cambodja, China, Estados Unidos da América, Filipinas, Indonésia, Malásia, Mongólia, Singapura, Taiwan, Tailândia.

    Para estas contas entram todos os países que tenham, pelo menos, 1% de população residente que fale Chinês Mandarim como primeira língua.

    Em segundo lugar aparece o Castelhano, com cerca de 332 milhões de falantes; em terceiro o Inglês com 322 milhões; em quarto o Árabe com 235 milhões; em quinto o Bengali com 189 milhões; em sexto o Hindi com 182 milhões; em sétimo o Português com 170 milhões; em oitavo o Russo com 170 milhões; em nono o Japonês com 125 milhões; em décimo o Alemão com 98 milhões.

    A título de curiosidade, entre as 50 línguas mais faladas no mundo aparecem 8 dialectos chineses -- o Mandarim em primeiro, o Wu em décimo primeiro (77.2M), o Yue (cantonês) em décimo oitavo (66M), o Min Nan em vigésimo terceiro (49M), o Jinyu em vigésimo quarto (45M), o Xiang em vigésimo nono (36M), o Hakka em trigésimo primeiro (34M), e finalmente o Gan em quadragésimo quinto (20.6M).

    Quanto à invasão e ocupação ilegal do Tibete, não poderia concordar mais contigo. Mas o que também é facto é que a China já é, actualmente, um factor a ter em conta e poderá fácilmente vir a ser uma superpotência dominante, num futuro não muito distante. Condições para isso não faltam, quer a nível de recursos naturais quer a nível de recursos humanos.

    Todo o continente asiático tem uma palavra muito grande a dizer quanto ao futuro deste mundo. Não só a China como também, por exemplo, a Índia.


    --
    © 1982 Sinclair Research Ltd
    Re:Ora.. (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 20-11-03 2:16 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Só mais uma curiosidade, o Chinês Mandarim é falado por /tanta/ gente que só perderia o estatuto de língua mais falada se se somasse o Castelhano, o Inglês e o Árabe -- prefazendo esses sensívelmente mais 4 milhões do que os que falam Mandarim. Esmagador, sem dúvida.


    --
    © 1982 Sinclair Research Ltd
    Re:Ora.. (Pontos:1)
    por seg_fault em 20-11-03 11:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info)

    Os números são realmente impressionantes. Eu não acredito é que tal como os EUA e o Japão a China consiga manter o mesmo ritmo durante muito tempo.

    É óbvio que será (e já o é) uma grande potência a nível mundial. Quanto aos números da população, mantém a India debaixo de olho. Têm um crescimento muito superior e não têm uma política de natalidade. Na realidade mesmo que tivessem ser-lhes-ia muito dificil implementá-la pois o governo da India não é propriamente uma ditadura comunista.

    Acho também imensa piada ao facto de um país que nunca teve grandes tradições desportivas, ter-se transformado em 10 anos ou pouco mais numa das principais potências olimpicas (às vezes com atletas femininas que até já desenvolviam algo parecido com testículos)

    Até dá para muita gente esquecer que aquele governo destrui de forma irremediavel milhares de anos de cultura com uma brilhante reforma cultural

    Gostava sinceramente de saber quanto do desenvolvimento da China não é feito à custa do sofrimento da população em geral, e até que ponto essa mesma população beneficia desse desenvolvimento.


    Quem é que no Brasil não fala Português? (Pontos:2)
    por fhc em 20-11-03 23:10 GMT (#15)
    (Utilizador Info)

    Se eu não estou em engano, Só o Brasil tem 160 milhões de pessoas. Se somares Portugal, tens 170. Falta Angola (14), Moçambique (12), Guiné (não me lemro), Cabo Verde, emigrantes...

    Verifica-me esses números, ou desconfia da fonte. Somos uma língua de mais de duzentos milhões e a sexta no Mundo. Ouvi isso na Antena 1 e já me lembro de o ter lido no Público.

    Francisco Colaço


    [OT] Re:Quem é que no Brasil não fala Português? (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 21-11-03 0:15 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Tens razão. Por acaso o Brasil até tem mais de 160 milhões. De acordo com a estimativa do CIA Fact Book para Julho de 2003, o Brasil tem 182,032,604 habitantes.

    Quanto às fontes, pelo menos 3 sítios diferentes as confirmavam, mas passei a suspeitar imenso, porque entretanto andei à procura em vários outros sítios e há grandes variações: em 6º (atrás do mandarim, hindi, castelhano, inglês e bengali, por essa ordem), em 8º (atrás do mandarim, inglês, hindustânico, castelhano, russo, árabe e bengali, por essa ordem).

    Há grandes discrepâncias que não consigo perceber, de facto. Por exemplo, o Ethnologue, (Barbara F. Grimes, Summer Institute of Linguistics, ISBN 1556711050) 13ª edição, datado de 1997 apresenta o português em 8º lugar com cerca de 194 milhões de falantes, mas vários outros estudos posteriores mencionam o português com um número substancialmente inferior. O facto de em data posterior se estimar um número inferior ao de 1997 deixa-me algo confuso. Só posso concluir que estarão ambos algo errados, um deles por uma margem bastante apreciável. Fazendo um cálculo grosseiro com base no CIA Fact Book, o português teria, teóricamente, 220 milhões de falantes, só que esse é um número absolutamente sintético e sem veracidade nenhuma. Tanto em Angola como em Moçambique (que são os países africanos de expressão oficial portuguesa mais representativos, em termos de população bruta com 10.7 e 14.7 milhões de habitantes, respectivamente) a grande maioria da população não fala o português como primeira língua, apesar de ser a língua oficial. Na realidade o português só é falado nas cidades grandes, e pouco mais. O número do Ethnologue, 194 milhões, é o que me parece mais perto da verdade: os cerca de 180 milhões de brasileiros, mais os cerca de 10 milhões de portugueses e mais uns quantos milhões dispersos pelo resto do mundo. O que acaba por apontar para um número entre os 195 e os tais 200 milhões. Faz sentido.

    Afinal de contas ainda somos uns quantos :).


    --
    © 1982 Sinclair Research Ltd
    Não fales em liberdade... (Pontos:2)
    por fhc em 20-11-03 23:04 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    se não sabes quem vão ser os próximos senhores. Atenta que a libertação da tirania do Império Romano trouxe a Idade Média.

    Francisco Colaço


    Se a Sun pensa que é por isso que escapa... (Pontos:2)
    por fhc em 19-11-03 16:58 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    Anda muito mal.

    Como gosto destes tipos. Ora gostam do Linux, ora o rejeitam, ora o consideram um brinquedo, ora é uma maravilha da tecnologia... já tenho vergonha de admitir que a melhor workstation que utilizei na vida foi uma sparcstation... com Solaris. (além de ser a única que nunca consegui ver quebrada.)

    Francisco Colaço


    Re:Se a Sun pensa que é por isso que escapa... (Pontos:1)
    por moonrider em 19-11-03 18:21 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    A Sun, tal como muitas outras grandes empresas ( IBM, HP, Oracle, you_name_it ), não teve opção senão dar apoio ao Linux, obviamente com finalidade de obter lucro e de acompanhar o mercado... a única coisa em que a Sun errou no meio de tudo isto foi ter-se atrasado em relação à concorrência, facto que já foi admitido pelo Scott McNealy.
    Eles não consideram o Linux uma maravilha da tecnologia, é mais uma maravilha do mercado... :-) Os clientes querem, eles tentam dar... Não percebo é onde entra a parte da vergonha do meio disto...
    Willy Nilly. (Pontos:2)
    por leitao em 19-11-03 19:42 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/
    Isto so' confirma a minha opiniao de que a Sun esta' pra ir com as couves (combustivel para 5 anitos talvez).

    E' que as pessoas olham para estas coisas, mas esquecem-se o que a Sun diz publicamente..., por exemplo, entrevista 'a eWeek, o Schwartz (o CTO da Sun) diz:

    "Also, let me really clear about our Linux strategy. We don't have one. We don't at all. We do not believe that Linux plays a role on the server. Period. If you want to buy it, we will sell it to you, but we believe that Solaris is a better alternative, that is safer, more robust, higher quality and dramatically less expensive in purchase price. How much is the nearest competitor's cheapest enterprise offering? And it doesn't come with a portal server, application server, Web server messaging, calendaring, clustering, high availability services and directory services provisioning. Give me a break. Ours is $100 an employee. How much is theirs? Bring it on."

    Portanto, a Sun nao tem uma estrategia em relacao ao Linux ? Nao acha que o Linux nao tem lugar em servidores ? Entao porque raio e' que havia de comprar o Java Desktop ?!?

    Nesse caso vou comprar servidores da Dell a 1/3 do preco, e instalo Windows 2000 que corre tanto em servidores como no Desktop...

    Please...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Willy Nilly. (Pontos:1)
    por pv em 19-11-03 21:21 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Sempre ouvi dizer que os actos contam mais que as palavras..... E ninguem te obriga a comprar o Java Desktop, podes instalar o qualquer versão do Linux gratuita em Dell, IBM, Triudus, o que quiseres. Agora se queres contribuir mais para o pobrezinho do Bill, faz favor, desde que o faças com o teu dinheiro.
    Vamos lá entender uma coisa... (Pontos:1)
    por grilo em 21-11-03 1:15 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    A despeito da estrutura financeira da Sun, isto é o que pode ser chamado de uma Boa Notícia(tm).

    A China é, simplesmente, o país com maior população do mundo... e podem agora imaginar o número de contribuintes para o Software Livre e, mais concretamente, GNU/Linux?

    Acredito que hajam outras razões pelas quais a China adopte um paradigma ideológico como o Software Livre, já que este implica alguns valores que algumas pessoas confundem como Comunismo (no fundo, são a base da Democracia - igualdade de oportunidades - mas não quero inferir sobre questões políticas), mas isto não deixa de ser muito bom a níveis práticos.

    Mais contribuições, garanta de suporte Unicode eficaz, entre outros benefícios, onde eu poderia discorrer várias linhas. Deixo à vossa descrição e creatividade a delineação dos mesmos.

    Um dos mais importantes, que eu não quero deixar de mencionar, é o da perspectiva de mercado. Com aquele índice populacional (dar-vos-ia números precisos, mas estou com preguiça de verificar e palpito um número como 3 Biliões), os arquitectos de software, não vão querer deixar este potencial mercado passar ao lado, e é muito natural que algumas empresas tais como a Macromedia comecem a criar aplicações trans-plataforma com maior celeridade.

    Mais um pequeno passo para a Liberdade e fraternidade mundial.


     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]