gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linux chegou aos telemóveis.
Contribuído por caf em 05-11-03 18:50
do departamento -teléés-do-futuro
News Depois dos anúncios 1 2 aqui à uns tempos que a Motorola iria lançar um telemóvel com Linux a Motorola não falhou e apresentou o seu primeiro telemóvel com SO Linux, de mencionar que é um terminal de gama alta com características técnicas muito boas como um processador Intel PXA262(200Mhz), tecnologia Java, dois slots para memória StrataFlash e 256MB de memória. Outro pormenor é que esta pequena maravilha foi apenas lançada na China e que dependo do sucesso que lá tiver a Motorola vai estudar o lançamento ou não deste equipamento noutros países. E agora Microsoft e Symbian ? O Linux chegou como vai ser ? Cada vez caminhamos mais para altura em que vamos poder escolher o SO que queremos ter no nosso telemóvel eu espero por esse dia ansiosamente e vocês?.
Podem ver a notícia aqui também.

O futuro do software e do programador | Bugzilla versus outros  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Intel
  • 1
  • 2
  • aqui
  • Mais acerca News
  • Também por caf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    telelés (Pontos:3, Informativo)
    por [Cliff] em 05-11-03 19:13 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Pois, eu acho que esse dia ainda está longe... de qualquer das formas, já vi demasiados anuncios a pedirem Montavista Linux (acho que é o usado pela Motorola) por isso já estou a fazer o download do SDK :-)

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:telelés (Pontos:1)
    por bigbug em 11-11-03 22:43 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~sfbs
    Era giro era poderes ser tu a codar o SO do telemovel ou pelo menos a interface. assim era completamente personalizável :) por acaso ha mt q penso nisso e se fosse possivel era mt bom :)
    Olhos em bico (Pontos:2)
    por Gimp em 05-11-03 20:23 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    É como eu fico ao lembrar-me que tudo fica pendente dos chinese...


    "No comments"

    Re:Olhos em bico (Pontos:2)
    por 4Gr em 05-11-03 22:48 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    E qual vai ser o teu estado quando a China for a maior super-potência mundial daqui a 10 anos :-) ?


    Dominus vobiscum
    Re:Olhos em bico (Pontos:3, Engraçado)
    por Gimp em 06-11-03 1:49 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Um mestre do kung-fu :-D.


    "No comments"

    10 anos? (Pontos:2)
    por joaobranco em 06-11-03 10:02 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    A China tem o potencial de ser a maior economia mundial daqui a algum tempo, mas duvido muito que seja daqui a dez anos.

    Se virem bem, i.e., se forem aos valores "per capita", a China está a crescer (pelo menos segundo os valores oficiais) de forma absurda, mas ainda continua enormemente atrasada em relação às grandes economias (EUA, Japão, Europa). O importante nestas economias não é apenas que o valor agregado é grande, é que o valor "per capita" é também bastante grande. Obviamente se a China conseguir um valor de PIB "per capita" de 1/10 da Alemanha vai aparentar ter uma economia maior do que a Alemanha em valores agregados. Mas será isso verdade?

    Por outro lado, o crescimento demográfico existente ainda na China (mesmo com o sucesso das politicas de controlo demográfico) significam que a China terá de crescer bastante anualmente só para conseguir manter a riqueza por indivíduo.

    Isto não quer dizer que a China (e também a Índia) não tenham potencial de serem grandes potências económicas (isso "aparecerá" ainda mais porque o mecanismo de controlo centralizado existente permitirá alocar recursos a "obras" muito visiveis). No entanto, a "maior super-potência mundial" no futuro previsivel continuará a ser os EUA.

    Cumps, JB

    Re:Olhos em bico (Pontos:1)
    por CREMAToRIO em 06-11-03 13:48 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Acho que enquanto na China não houver liberdade, o crescimento da economia estará sempre estrangulado (mesmo que agora esteja em crescimento e mesmo com um numero esmagador de habitantes). Espero que a liberdade de expressão chegue rapidamente.
    Ó editores... (Pontos:2)
    por taf-7arte em 05-11-03 20:35 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://taf.net
    "à tempos"?!

    Façam lá um esforço e corrijam os bugs antes de publicar. Acrescentem o "h" que falta. Se nos comentários posteriores é compreensível, nos artigos é mais grave.

    Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa (Pontos:2)
    por Duke em 05-11-03 23:49 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.urban.homelinux.org
    Eu quero 1!!!! Buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! No ebay já anda à venda pelo magnifico preço de 949 US$. Que mega exagero... Acho que o meu magnífico Siemens S45 (com 1 ano e meio de vida) vai continuar a durar...
    God is NoWHere...
    Old News... (Pontos:4, Informativo)
    por Oldtimer em 05-11-03 23:59 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://the.taoofmac.com
    Ver aqui.

    E agora a sério (a foto acima é de um screensaver, mas que ainda ia dando uns ataques cardíacos aos geeks das nossas bandas): O telemóvel ter ou não Linux é perfeitamente irrelevante, porque o que as pessoas querem é que o telefone faça (e receba) chamadas, tenha SMS (ou MMS) e uma interface decente.

    Acima de tudo, que seja fácil de utilizar e que, em circunstância alguma, dê a entender que tem lá dentro Linux, Windows, BeOS, gnomos ou Glutões (TM) do Presto (R).

    É claro que existe 0.000001% da população que é capaz de escolher um telemóvel porque (lá muito bem escondido) tem Linux. Mas na prática o interesse de ter um telefone (ou smartphone) com Linux é quase nulo, porque (se for realmente bem feito) ninguém vai notar...

    Mas OK, suponho que ainda há quem sinta a necessidade de fazer ssh para os electrodomésticos todos...
    ^D

    Re:Old News... (Pontos:2)
    por ruben dig em 06-11-03 1:23 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    ainda me lembro de ver a foto e ficar todo entusiasmado a pensar que tinha que ter um também.
    Devias por uns comentários nas fotos que tens no teu site...que até sao bem interessantes, devias também publica-las no devianart onde teriam mais exposição para os apreciadores de boas fotografias
    Deviantart... (Pontos:2)
    por Oldtimer em 07-11-03 0:22 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://the.taoofmac.com
    já lá estão algumas. Mas sinceramente, o Deviantart não me parece uma comunidade muito estável (mental e organizacionalmente...)
    ^D
    Re:Old News... (Pontos:2)
    por Gimp em 06-11-03 11:11 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Bem, é claro que ao utilizador (qualquer) é irrelevante que OS tá lá dentro. Agora ter um télélé a funcionar 24x24 sem encravanços e lentidão (leia-se Microsoft product e Symbian, respectivamente), isso é que importa e se eu sei que tem linux lá...


    "No comments"

    Ansioso? Claro! (Pontos:3, Engraçado)
    por Branc0 em 06-11-03 1:27 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    eu espero por esse dia ansiosamente e vocês?.

    Eu por mim, espero ansioso pelo dia em que o patrão me der um aumento para ter um telemóvel novo *g*


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    eu cá espero ansiosamente outra coisa... (Pontos:2)
    por André Simões em 06-11-03 3:12 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Eu cá espero ansiosamente que o meu telelé continue a fazer chamadas, a receber chamadas, a enviar sms e a receber sms. Mais nada. De resto, como já alguém disse aqui e eu próprio já disse a um empregado da TMN quando fui comprar o actual, dispenso acessórios como máquinas fotográficas, fornos microondas, GPRnãoseiquê, frigoríficos e consolas de jogos.

    P.S.: ouvi hoje na rádio publicidade a um forno microondas com receptor rádio incorporado. Acho bem, mas para mim o "must" era além disso ter também uma depiladora a cera incorporada.

    P.P.S.: apesar de tudo o que disse ali em cima, continuo a torcer para se generalizem os telemóveis com MMS. Pode ser que assim este ano me livre da praga dos SMS de boas festas de gente que eu conheço.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    ERRATA (Pontos:2)
    por André Simões em 06-11-03 3:14 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Onde se lê "de gente que eu conheço" leia-se "de gente que eu mal conheço".

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:ERRATA (Pontos:2)
    por Branc0 em 06-11-03 7:58 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    wishfull thinking :)

    Não há ninguém que te salve da praga dos SMS de Natal!


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:ERRATA (Pontos:2)
    por Maeglin em 06-11-03 12:13 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Butão ON/OFF rings a bell ?

    È o que eu faço. Já que não iria responder de qualquer das maneiras :-)


    «Nunca discutas com um idiota. Ele colocará a conversa ao seu nível e bater-te-á pela maior experiência» Mark Twain
    Re:ERRATA (Pontos:2)
    por André Simões em 06-11-03 21:39 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Sim, já comecei a usar essa técnica, mas é uma seca quando tem de se ligar por alguma razão. De qualquer forma já comecei a tomar algumas atitudes nos últimos anos que me têm aliviado bastante o tráfego de sms. Passo a enunciá-las, para quem estiver inetressado.

    1. Não dar o número a ninguém que previsivelmente só ligará uma vez ou duas. Nesses casos dar o número fixo.

    2. Quando não há remédio e tem mesmo de se dar o número, prevenir que se considera ofensa pessoal receber mensagens de boas festas despersonalizadas ( = as que se mandam e não sei quanto gente ao mesmo tempo); às pessoas com quem se tem pouca confiança (as que costumam mandar essas mensagens) convém recordar isso mesmo, que se tem pouca confiança e que portanto não se justifica o envio de boas festas despersonalizadas.

    3. Fulminar com o olhar quem nos tiver enviado mensagens dessas. Acrescentar rosnadela quando perguntam "então recebeste a minha mensagem?".

    Comigo tem funcionado. Claro que é preciso ter alguma boa dose de mau feitio, e eu felizmente tenho-o em grandes quantidades.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    BOAS FESTAS --U-- (Pontos:2)
    por fhc em 07-11-03 15:24 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    BOAS FESTAS..!.. ^--^ -**- >-UU-
    Re:BOAS FESTAS --U-- (Pontos:2)
    por André Simões em 07-11-03 16:29 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    *rosnadela*

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:ERRATA (Pontos:2)
    por André Simões em 06-11-03 21:41 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://andre.catus.net
    Sim, já comecei a usar essa técnica, mas é uma seca quando tem de se ligar por alguma razão. De qualquer forma já comecei a tomar algumas atitudes nos últimos anos que me têm aliviado bastante o tráfego de sms. Passo a enunciá-las, para quem estiver intressado.

    1. Não dar o número a ninguém que previsivelmente só ligará uma vez ou duas. Nesses casos dar o número fixo.

    2. Quando não há remédio e tem mesmo de se dar o número, prevenir que se considera ofensa pessoal receber mensagens de boas festas despersonalizadas ( = as que se mandam a não sei quanta gente ao mesmo tempo); às pessoas com quem se tem pouca confiança (as que costumam mandar essas mensagens) convém recordar isso mesmo, que se tem pouca confiança e que portanto não se justifica o envio de boas festas despersonalizadas.

    3. Fulminar com o olhar quem nos tiver enviado mensagens dessas. Acrescentar rosnadela quando perguntam "então recebeste a minha mensagem?".

    Comigo tem funcionado. Claro que é preciso ter alguma boa dose de mau feitio, e eu felizmente tenho-o em grandes quantidades.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]