gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Linus Torvalds - ditador benevolente
Contribuído por jmce em 15-10-03 23:23
do departamento pinguinista
Linux vd escreve ""How Linus Torvalds became benevolent dictator of Planet Linux, the biggest collaborative project in history" é a introdução de um artigo de 7 páginas da Wired, sobre o Linus, o Linux e como ele se tornou "patrão" da maior comunidade mundial. Ele trabalha em casa (teletrabalho ainda já é uma realidade em paises do primeiro mundo) e possui o carro que todos conhecemos.
O artigo fala de quase tudo sobre este "ditador" de um software que é usado por mais de 18 milhões de pessoas. Algo que deve ser lido com atenção. "

Nvidia & Transmeta | Mozilla.org marca Hat-trick  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Wired
  • "How Linus Torvalds became benevolent dictator of Planet Linux, the biggest collaborative project in history"
  • Mais acerca Linux
  • Também por jmce
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Boa leitura (Pontos:2)
    por [Cliff] em 16-10-03 0:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Li e gostei :) Ainda fico pasmado como alguém naquela posição consegue estar sempre descontraído e na dele (vai na volta toma prozac e nós não sabemos ;-)), sempre pacificador e nada arrogante... nada mau mesmo :)

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:Boa leitura (Pontos:2)
    por sab em 16-10-03 14:32 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://virtual.inesc.pt/~sab/
    Pelo que percebi, bebe café que nem um cavala. Se calhar no dia da entrevista tinha-se esquecido de tomar o café da manhã.
    -Sab
    "Um mundo melhor é deixado como um exercício para o leitor, Paul Graham"
    Conclusão (Pontos:2)
    por 4Gr em 16-10-03 0:35 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Após lêr e relêr, serei apenas eu que me sinto, uma vez mais, revoltado por ver a SCO dar uma facada nas costas?

    E o que mais me revolta é que a Microsoft está associada à SCO!

    De resto, nota-se que é um homem trabalhador, honesto e fiel aos seus ideais.

    Achei engraçado o pormenor de o Richard Stallman só participar caso a sua terminologia (GNU/Linux) fosse usada no artigo :-)


    Dominus vobiscum
    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por smsp em 16-10-03 9:17 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Achei engraçado o pormenor de o Richard Stallman só participar caso a sua terminologia (GNU/Linux) fosse usada no artigo :-)

    "Engraçado" talvez não fosse o termo correcto a usar aqui... (bom, e antes que alguém se pique, ISTO NÃO É UM ATAQUE PESSOAL) Esse senhor tem mesmo de rever as suas manias. Se calhar, no fundo, é apenas um menino reprimido que precisa que reparem nele.
    Aqui há uns dias, li já não sei onde que um programador é como um artista (basicamente porque "faria o que faz mesmo que não recebesse dinheiro"); nesse caso, esse senhor é uma destas novas estrelas pop lançadas pela tvi, daquelas que vive para o crédito que os outros lhe possam dar. Depois de tudo isto, já nem acredito que ele, hoje em dia, o fizesse se não recebesse algo em troca (crédito, neste caso), o que é triste. Sei que já nos deu muitas coisas boas, mas isto começa a ser patético, sinceramente. Ainda bem que há uma enorme legião de seguidores da sua maneira de ser, self centered, caso contrário, talvez já tivesse parado de contribuir com o que contribui.


    smsp.

    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por K` em 16-10-03 10:09 GMT (#6)
    (Utilizador Info) www.zeal.homedns.org/~iori/
    penso que ele tem razão.até penso que nao se devia usar gnu/linux , até só gnu.

    quem começou tudo foi a gnu,a gnu é que escreveu as tools iniciais, os ports dos programas basicos de unix para open source.é certo pensar que sem a gnu nao existiria open source(nunca se sabe,mas axo mt provavel tal cenario ser verdade).

    chamar linux ao gnu/linux é como chamar kernel32.dll ao windows (um pouco mal,mas acho que serve o proposito) kernel32.dll xp ou kernel32.dll 98 , kernel23.dll 2000 etc ...
    Re:Conclusão (Pontos:2)
    por m3thos em 16-10-03 10:33 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~mmsf
    hummmmmm.... Nao!


    Miguel F. M. de Sousa Filipe
    handle: m3thos
    More Human than Human.

    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por liberdade em 16-10-03 16:44 GMT (#16)
    (Utilizador Info)

    é simples.

    sem o Linus nunca haveria Linux... "apenas" umas ferramentas GNU para sistemas UNIX.

    Sem GNU talvez houvesse outro tipo de ferramentas em substituição... talvez piores... talvez não


    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por Sodki em 17-10-03 0:02 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.rnl.ist.utl.pt/~hmtr/
    hurd power! :-)
    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por smsp em 17-10-03 9:07 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    HAHA. Não digas disparates. Eu cá, uso coisitas da GNU que NÃO FUNCIONARIAM SEM UM KERNEL POR BAIXO, que, por acaso, é linux lá em casa. Nunca vi o Linus chateado por alguém dizer que usa Slackware, Red Hat, etc, e não incluir o "linux" no nome. Talvez sejá só porque não é um extremista chato e arrogante, não sei. E nem vou falar da posição do RMS em relação ao Debian, que também tem a sua piada.

    smsp.

    Re:Conclusão (Pontos:4, Interessante)
    por jmce em 16-10-03 10:36 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    Que o Linus tenha pachorra e diplomacia para aturar pacificamente defeitos jornalísticos (e defeitos humanos em geral) é meritório, mas isso não tira a outros a legitimidade para não os aturar, sem com isso terem de ser essas prima-donas que tantos insinuam. A comparar com a TVI, quando um jornalista não respeita os entrevistados, talvez seja mais apropriado comparar o jornalista à Teresa Guilherme ou à Manuela Moura Guedes (tão jornalista como a primeira), mais preocupadas com a auto-promoção do que com quem têm à frente (para não falar de casos menos maus onde a ética profissonal não chega a descer tanto abaixo da da muito mais honrada prostituição...)

    Estrela pop? Self centered? Centrado obsessivamente noutras coisas (o que já nos deu muito jeito a todos, diga-se) talvez, mas self-centered? Talvez na cabeça de alguns fãs (como abreviatura de "fanatics"), mas nessa visão deturpada do género "o meu guru é mais cool que o teu" então o Linus também seria uma. É a praga das claques, folclore frequentemente mais alimentado pelo mau jornalismo do que por qualquer outra via. Ao mau jornalista interessa colorir as situações, exacerbar os conflitos, atirar as excentricidades cá para fora como se fosse tirar as tripas aos personagens. Defeitos todos temos, mas para cultivar má imagem nos media nada como irritar um típico mau jornalista... ou quem lhe paga.

    O RMS terá os seus defeitos (ninguém está livre deles, embora nalguns casos dê uma trabalheira procurá-los), mas pessoalmente não acho que seja tanto esse de uma necessidade doentia de reconhecimento pessoal. De qualquer forma, se só há poucos dias leste que um programador é como um artista, talvez ainda estejas a começar a absorver a história da coisa e a tua visão ainda seja dominada por trabalho recente de jornalistas (oops, "maus jornalistas") a quem desagrada particularmente o tipo de pessoa pouco dada a diplomacias e concessões.

    Alguns jornalistas não gostam do género, mas lá que também precisamos de pessoas assim, creio que a história mostrou (e ainda vai mostrar nos próximos anos) que precisamos.

    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por smsp em 17-10-03 9:18 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Não julgues os meus valores pelas frases feitas que conheço (ou pela minha idade), mas sim, tens razão em alguns casos, noutros não tens, não é isso que está em questão. A história de todos termos defeitos é velha (e, no entanto, verídica), mas nunca inibiu seja quem for de criticar seja quem for. Eu critico o RMS porque acredito que a posição extremista ao ponto do ridículo que ele tem em relação a pormenores incrivelmente patéticos não ajuda em nada a estabelecer as bases da tal "mudança" que tanto se vê apregoada por aí.

    Não se trata também, sequer, de uma visão influenciada da minha parte, porque pareço ser dos poucos que não "achou piada" à tal exigência. Mas estou a perceber que não vale a pena debater-se sobre isto, eu tenho razão, tu terás a tua, e ele mantem o seu culto, independentemente do que quer que eu faça ou diga. Não vou parar de o dizer, mas não vale a pena explicar o meu ponto de vista, até porque presumiste algumas coisinhas erradas em relação a mim, e a partir daí, a discussão está mais ou menos minada.

    smsp.

    Re:Conclusão (Pontos:2)
    por jmce em 17-10-03 10:13 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/

    ... mas também reconheço que há momentos em que o homem disparata sem necessidade ou sequer utilidade para o que procura defender. Não quis dizer que por termos todos defeitos não se pode criticar nada, apenas realçar que é frequente desenvolver-se uma imagem "consensual" que é mais correspodente a uma caricatura simplista dos media do que à realidade das pessoas.

    Quanto a presumir-se coisas erradas, sim, já era fácil nos contactos ao vivo e ainda mais fácil é com esta "largura de banda". No fundo é um bocado como o acima...

    Quanto a cultos, a visão mais frequente parece ser: os outros são fanáticos de um culto qualquer, nós estamos do lado da Razão. É cristalino :-)

    Re:Conclusão (Pontos:2)
    por sab em 16-10-03 14:40 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://virtual.inesc.pt/~sab/
    Segundo me parece o RMS é um rapazinho de principios, e bastante radical e inflexivel com aquilo que mete na cabeça. Sinceramente não me parece que ele necessite muito da atenção, defende é muito afincadamento o seu projecto/filosofia (GNU). De alguma forma tem razão em dizer que o linux não existiria sem a GNU. O Linus é o primeiro a reconhecer isso, diz ele no "Revolution OS" que se não fosse o gcc, o linux não estaria onde está.

    Agora embirrar que o Linux deve ser GNU/Linux é um bocadinho ridiculo, mas todos nós temos as nossas manias.
    -Sab
    "Um mundo melhor é deixado como um exercício para o leitor, Paul Graham"

    Re:Conclusão (Pontos:2)
    por Cyclops em 17-10-03 15:20 GMT (#38)
    (Utilizador Info)
    Richard Stallman nunca disse que o Linux deve ser GNU/Linux. O que ele chama a atenção é que o Linux, que é um kernel (parte essencial de um sistema operativo), não é o sistema todo, que um sistema operativo como um todo não se limita ao kernel. Como as distribuições de GNU/Linux dependem no mínimo do software desenvolvido no âmbito do projecto GNU + o Linux, Stallman recomenda que seja dito GNU/Linux. O Sistema operativo totalmente livre não começou a ser feito no início dos anos 90 quando Linus Torvalds começou a desenvolver o Linux, mas na realidade tornou-se completamente livre com o surgir do elemento que faltava, um kernel, que foi o Linux.

    Aliás, um dos "dogmas" da brincadeira que é a Igreja do Emacs é precisamente que o sistema operativo é GNU e Linux é apenas um dos seus possíveis kernels (neste momento, Linux, o do FreeBSD e o HURD).

    Se não quiseres concordar, tudo bem, mas ao menos sê coerente e não voltes a chamar ao Microsoft Windows de Microsoft Windows mas sim de kernel32.dll (se faz favor ;)) se a tua escola de Sistemas Operativos considerar o Sistema Operativo apenas o kernel e não o mínimo essencial que necessitas para fazer trabalho a sério com um computador.
    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por Manteigas em 16-10-03 15:49 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    A Microsoft "associada" à SCO? De onde é que essa informação veio??


    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por liberdade em 16-10-03 17:36 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    SCO OpenServer(TM) Release 5
    (C) 1976-1998 The Santa Cruz Operation, Inc.
    (C) 1980-1994 Microsoft Corporation
    All rights reserved.
    Re:Conclusão (Pontos:2)
    por [Cliff] em 17-10-03 0:46 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    SCO XENIX
    A version of the Unix System V operating system for Intel-based computers with dumb terminals. It was a fast multiuser system developed by Microsoft and licensed to SCO, which sold it to numerous vertical market developers. It was superseded by SCO OpenServer Host System.
    E esta hein? ;)

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:Conclusão (Pontos:1)
    por Manteigas em 17-10-03 9:36 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    Sim, a Microsoft licenciou-se junto da SCO!! Tal como outras empresas o fizeram para estarem legais!!
    Re:Conclusão (Pontos:2)
    por [Cliff] em 17-10-03 10:10 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    ergh já vem de muito antes disso... tipo, a MS tinha um Unix (Xenix) que "vendeu" à SCO?
    Aparentemente isso serviu de base ao OpenServer da SCO.
    Isto tudo na década de 90(?).

    ----------
    -1: Redundante!
    Um homem tranquilo (Pontos:1)
    por drdread em 16-10-03 8:18 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Apesar do acesso de loucura da SCO, apesar de ser o "ditador benevolente" de 6 milhões de linhas de código, apesar de ser idolatrado em todo o mundo por uma legião de seguidores fanáticos, o Homem consegue viver numa tranquilidade invejável. Que seja assim por muitos e bons anos. E já agora, podia fazer uma "forcinha" para o 2.6!!


    No code = No errors

    Só não gostei de uma coisa... (Pontos:0, Lança-chamas)
    por Kmos@TNO em 16-10-03 8:57 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    A parte que diz que o mais usado é o "Sendmail".. Parece que ainda não abriram os olhos ;-) "open your eyes and feel the power!"

    " I'm a lost soul in this lost world... "
    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:2)
    por joaorf em 16-10-03 12:02 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Podias iluminar-nos a todos, revelando-nos qual é, afinal, o servidor de mail mais usado no mundo?
    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:2, Engraçado)
    por fhc em 16-10-03 14:25 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    É o CTT. ;-)


    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:1)
    por Mulder3 em 16-10-03 19:58 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    qmail?
    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:1)
    por Kmos@TNO em 17-10-03 7:06 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Já respondi em cima ;-) Mas sim o Qmail sem dúvida nenhuma... Apesar do Postfix + LDAP andar agora a dar-se a conhecer...

    " I'm a lost soul in this lost world... "
    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:1)
    por Kmos@TNO em 17-10-03 7:05 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://Kmos.TondelaOnline.com
    Eu gosto pouco cá de iluminar, não sou nenhum espirito evoluído como Deus! Primeiro, o Sendmail talvez seja o mais usado, porque é o que vem na instalação por defeito da maior parte dos *nix SO's. Mas se é o não o mais usado, o Qmail é sem dúvida melhor ;-)

    " I'm a lost soul in this lost world... "
    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:2)
    por joaorf em 18-10-03 10:41 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    A questão aqui não é qual é o melhor, mas qual é o mais utilizado.
    Dá uma olhada aqui para saberes qual é o servidor de mail mais usado no mundo.
    Re:Só não gostei de uma coisa... (Pontos:2)
    por ^magico^ em 17-10-03 16:37 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Relativamente ao Sendmail apenas tenho a dizer uma coisa.

    Este merece um +2 não?! ;)
    Fogo o homem é um mister! (Pontos:1)
    por faustino em 16-10-03 12:13 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Até no carro o man tem bom gosto. Tenho que lhe pedir para fazer uma entrevista. :))))
    Eu gostava de ter uma assinatura gira.
    Re:Fogo o homem é um mister! (Pontos:2)
    por Karlus em 16-10-03 13:35 GMT (#11)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Yah... pena é a cor. :-(
    Sobre o teletrabalho (Pontos:1)
    por liberdade em 16-10-03 16:47 GMT (#17)
    (Utilizador Info)

    Sobre o teletrabalho.. já existe uma comunidade interessante em Portugal de teletrabalhadores.
    Segundo a APDT, "O número de teletrabalhadores em Portugal é estimado num valor superior a 100.000, demonstrando a crescente importância do teletrabalho e e-work. As actividades da APDT, a funcionar desde meados de 1997, conseguiram despertar a atenção de muitos potenciais teletrabalhadores."

    Não é só coisa da "Ámerica"... ;)


    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:2)
    por m3thos em 16-10-03 16:58 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~mmsf
    a cena do teletrabalho e' algo que me faz um pouco de impressao...

    passar o dia inteiro em casa???
    sair para ir ao cinema, nao..pera.. cinema em casa...
    sair para ir 'as compras.. nao pera.. isso tb da'.. os supermercados agora fazem entrega ao domicilio...

    qualquer dia nao saimos de casa, nem para ir pra' escola...

    faz-me um pouco impressao como as pessoas axam isto confortavel...

    eu _QUERO_, ter um emprego em que convivo com outras pessoas, em pessoa, onde tenho de sair de casa...

    enfim... um desabafo... faz-me confusao as pessoas usarem a tecnologia para nao sairem de casa... ta' bem que e' a nossa casa e e' confortavel... mas epa'.. socializar, arejar... sair de casa faz-nos bem 'a mente... :p

    Miguel F. M. de Sousa Filipe
    handle: m3thos
    More Human than Human.
    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:2)
    por Branc0 em 16-10-03 17:42 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Não recebes amigos em tua casa?


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:2)
    por m3thos em 16-10-03 20:49 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://mega.ist.utl.pt/~mmsf
    yah.. tou farto de fazer ca' jantas e ver dvds aki por casa... :D


    Miguel F. M. de Sousa Filipe
    handle: m3thos
    More Human than Human.
    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:2)
    por Branc0 em 17-10-03 10:25 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Com o tele-trabalho podes fazer isso no horário de expediente ;)


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Sobre o teletrabalho - grande vantagem (Pontos:1)
    por striker em 16-10-03 21:26 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Não preciso de tomar banho.
    []
    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:2)
    por [Cliff] em 17-10-03 1:00 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    O teletrabalho idealmente permite-te passar tempo com aqueles que mais gostas - amigos e família - ao invés de estares obrigatoriamente 8 horas por dia no teu local de trabalho (que não sei como é, se for porreiro tanto melhor! :)) e perder outras tantas em filas de trânsito.
    Neste período de transição em que estou a fazer coisas que sempre quis - tanto de programação como aprendizagem de manutenção/administração de sistemas - confesso que estou a ficar mal habituado por ligar o computador de pantufas e descabelado, ler o mail, notícias e gildot, banho e ir à rua tomar o pequeno almoço, fazer mais qualquer coisa, ir almoçar fora com a mulher ou os amigos, etc etc etc... acho que já percebeste a ideia :)

    Usando um slogan já antigo: trabalhar em casa é fixe ;)

    ----------
    -1: Redundante!
    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:1)
    por PimpMastah em 20-10-03 11:48 GMT (#41)
    (Utilizador Info)
    Vê-se mesmo que nunca trabalhaste, oh methos
    Re:Sobre o teletrabalho (Pontos:2)
    por [Cliff] em 17-10-03 0:56 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    O teletrabalho em Portugal ainda resulta da atitude benevolente da entidade patronal pois ainda não está regulamentado.
    No entanto acho que está presente no Pacote Laboral que - acho - ainda está por aprovar. O Bagão esteve bem :-)

    O problema do teletrabalho, a meu ver, é a atitude controladora que o patrão pode querer tomar:
    1) ok trabalhas em casa mas quero ter a certeza que das 9 às 6 estás à frente do computador - isto tira definitivamente um dos proveitos do teletrabalho que é: se me ter na telha tou agarrado ao teclado da 1a da manhã até às 11 da manhã no outro dia e não me preocupo mais com isso;
    2) amigo, trabalhas em casa mas vou-te tirar aqui uma semaninha deste prazo - toca de bater código até às tantas no conforto do lar só para poder ficar no conforto do lar;

    O teletrabalho é na minha opinião excelente, desde que permita fugir ao horário convencional - bolas, antes das 10 da manhã não consigo pensar! - e se tiverem um patrão ou chefe que tenha confiança em vós e muita boa vontade. No meu caso, quando apresentei a alternativa, esta foi vetada por falta da última razão.
    Para além de que eu tinha de passar pela experiência de implementar uma VPN que funcionasse com máquinas windows e com o meu Linux e já havia gente que queria andar com a casa às costas a dizer que a VPN só servia se servisse também de Terminal Server... enfim, há chefias que ainda me espantam.
    Foi só um desabafo... ex-chefe, se estiveres a ler isto: sorry ;-)

    ----------
    -1: Redundante!
    Linus Torvalds - ditador benevolente (Pontos:0)
    por Thing em 16-10-03 22:37 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    ola. eu sei que vou estragar tudo com esta pergunta!!! mas alguem pode relembrar-me qual e que e o carro que ele tem? eu pensava que ele trabalhava no vale do silicone. adeus.
    thing
    linus(x) (Pontos:1)
    por nbk em 17-10-03 9:20 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    De facto, onde o Linus se poderia dar bem era em Portugal. Senão, reparem nestes vários excertos do interessante artigo da Wired:

    - "He'd always hated the cold, dark winters in Finland..."

    - "...temperature-controlled mini wine cellar..."

    - "Behind the wheel, Torvalds is manic and possessed, driving with such a lead foot that even a brief ride leaves me woozy."

    - "...Torvalds admits he abides by a "don't ask, don't tell" policy...'

    Vinde Linus, estamos todos à tua espera, ehehe. :-)

    @433, Nbk

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]