gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
eSportsPlanet anuncia Qualificador para a CPL Euro
Contribuído por scorpio em 09-10-03 20:01
do departamento gaming
Jogos Pret3ndeR escreve "Nos próximos dias 24, 25 e 26 de Outubro, a cidade de Coimbra irá acolher os melhores cyber-atletas portugueses que irão lutar por um lugar na CPL Europe Fall 2003 - Copenhaga.

As provas de apuramento portuguesas, albergadas na maravilhosa Quinta das Lágrimas, irão contar com cerca de 200 pessoas, entre as quais, jogadores, jornalistas, espectadores e organização.

Num espaço de jogo de 360m2, rodeado por um belo jardim, os jogadores e espectadores poderão contar com várias facilidades: ecrãs de visualização dos jogos, sistema de som, serviço de bar..."
"Entre os jogos disputados, irá estar a mais recente versão 1.6 do popular jogo Counter-Strike, assim como a expansão The Frozen Throne do jogo Warcraft 3.

A equipa vencedora no jogo Counter-Strike, assim como o vencedor de Warcraft 3 - The Frozen Throne, irá ganhar uma viagem com estadia paga para Copenhaga, Noruega para participarem na CPL Europe Fall 2003 - Copenhaga, além de outros prémios que irão ser atríbuidos pelos nossos parceiros.


Para mais informações sobre este evento, aconselhamos a visita à página oficial em página "

Virus: Linux versus windows | www.psd.pt corre sotfware livre  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • página
  • Pret3ndeR
  • Mais acerca Jogos
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Copenhaga fica na Dinamarca (Pontos:4, Esclarecedor)
    por HTMLChecker em 09-10-03 23:11 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Ou então poderíamos dizer Oslo na Noruega. Mas dá para ver no site oficial que é efectivamente Dinamarca.
    Jogo em que deseja participar: (Pontos:2, Engraçado)
    por racme em 09-10-03 23:14 GMT (#2)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com

    Jogo em que deseja participar:
            Counter-Strike Warcraft III : FTF


    ena ena so jogos que nao correm em linux ........ sem emuladores w32@x86 ...

    campeonato de bzflag, nethack, bsdtris, nibbles e texmaze, isso e' q era



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:1)
    por shore em 10-10-03 0:28 GMT (#3)
    (Utilizador Info)

    Já não é de agora que vejo por aqui comentários pouco abonatórios (não por todos, claro está) à popularidade e massificação dos jogos, especialmente quando se referem a lans e eventos do género. Não correm em linux? So what?.. É esse o problema? Não me parece.

    "campeonato de bzflag, nethack, bsdtris, nibbles e texmaze, isso e' q era"

    O que é que era a mais do que um bom campeonato de um qualquer FPS ou RTS?


    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 10-10-03 0:52 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Aproveito e respondo ao racme e ao shore num só post :)

    shore, o problema de muitos é não haver client desses jogos para linux... há por exemplo para Army Ops, para quake 3, para Unreal Tournament 2003, Enemy Territory, entre muitos outros, mas não para alguns dos mais jogados (se bem que os que disse, juntos, tenham mais players na europa que o Half-life e mods... e não me venham dizer que é mentira, que o CS tem mais... ter tem, mas a Ásia não faz parte da Europa, ou faz???? Pois é lá que há o maior número de players de CS)... Mas depois faltam clients para CS e muitos outros...

    racme.... erm.... tinhas sido mais feliz se tivesses falado num campeonato de outra coisa qualquer que não esses jogos... porquê? Simples, os que referi acima ainda consegues patrocinios, consegues arranjar uns campeonatozinhos e umas ligas... como o shore disse e bem "O que é que era a mais do que um bom campeonato de um qualquer FPS ou RTS?"? Não conseguias arranjar quem te desse os apoios e os patrocinios q uma CPL ou WCG necessita... Mas há que encarar a realidade, grande parte dos jogadores usa windows, e não hão-de mudar para linux enquanto não virem vantagem nisso... se se consegue drivers tweakadas, hackadas, para melhor performance, se conseguem clickar duas vezes num icon e já estão a instalar o jogo, a seguir clickam duas vezes e estão no jogo, só tendo de editar o ficheiro de config do jogo para porem os settings às suas medidas, ou usar ratos com muitos botoes, que só teem suporte em windows (para o que eles querem) para terem menos teclas a usar do teclado... enquanto em linux não tiver essa elasticidade que o windows apresenta, vai-se continuar a ter muitos jogos só com clients para windows (eu sei disso... as voltas que dou para por alguns jogos em linux a funcionar minimamente como eu quero dá-me voltas à cabeça... uma coisa eu gosto em linux, posso ter menos frames per second, mas tenho maior fluidez de imagem... um pequeno contra senso, não???)...

    Mas por exemplo, um amigo meu não muda de windows para linux por um simples motivo: joga Counter Strike, e não há clients para linux... ou jogava com wine (e ficava injogável, comparado com o jogo em windows...), ou então nem ia a linux... obvio, ele ficou-se pelo windows devido a isso mesmo... devido às ligas, às leadders, a todos os campeonatos em que estava inscrito.


    HiTek DeVil
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por CrLf em 10-10-03 1:27 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    posso ter menos frames per second, mas tenho maior fluidez de imagem...

    Em alguns casos consegues mais fps em Linux do que em Windows.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por racme em 10-10-03 2:07 GMT (#7)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    racme.... erm.... tinhas sido mais feliz se tivesses falado num campeonato de outra coisa qualquer que não esses jogos... porquê? Simples, os que referi acima ainda consegues patrocinios, consegues arranjar uns campeonatozinhos e umas ligas...


    epa fiquem la com os vossos campeonatos, que o gajo leve a trotinete e' dele, o xicolate, a sandes de torresmo e o sumol, e' o campeao da liga. Cada um faz uso do computador como quiser, pouco quero saber.

    Nao quero pensar e' que este tipo de pessoal, se ve o xbill a frente formata o pc, reza 20 Aves-Marias e lava-se com agua benta.

      O facto dos jogos serem proprietarios nao e' condicao de sucesso para nada. CS e Warcraft sao, mas ja quake1 (o core) e derivados, ou mods, sao GPL, alguns opensource, muitos freeware e sobretudo muitos sao _multiplataforma_. E esse e' o cerne da questao. E podem muito bem gerar um sucesso equivalente.
    Dou os meus parabens ao evento, mas e' elitista no ponto de vista que e' fechado, e so' permitido a uma parte da comunidade portuguesa que usa/utiliza informatica no seu dia a dia para divertimento ou se preferirem entertenimento.




    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 12-10-03 2:09 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    A questão não é, nem nunca foi o tipo de licenciamento de software (da engine do jogo) que está em questão... E para tua informação, o quake 1 foi GPLed muito depois do jogo ter saido... e já havia saido muitos outro titulos de FPS de sucesso... não interessava à ID, como criadora do engine, mante-lo como software proprietario... a ID agora já nem liga muito aos jogos multiplayer, veja-se o exemplo do DOOM3: grande jogo (que já se falou mais nele e ainda não saiu do que sobre qualquer outro jogo que alguma vez tenha saído), engine que será uma "bomba" (segundo outros), mas a ID está a lançar o jogo mais como uma demo para mostrar a nova engine, para depois receber royalities das restantes software houses que decidirem usar essa engine para os seus jogos...

    E volto a dizer, a questão não é o licenciamento do software... a thread foi aberta a falar da CPL... se os jogos qye lá estão teem a licença que teem, é com eles... agora, quem levantou o véu sobre o tipo de licenciamento ou por não existir clients dos jogos em linux, foste tu, escusavas era de depois responderes que estavas-te pouco lixando para quem joga ou quem é campeão.... e não, o evento não é de si elitista.... quem dita as regras do evento são os jogadores, na medida que são eles que fazem as estatisticas do número de jogadores online que existem e que jogos jogam, logo, são eles que ditam (indirectamente) que jogos vão estar nas ligas... trata-se de uma coisa que se vê no dia a dia: regra de mercado, vende-se o que o freguês mais gosta, ou mais usa... Não se trata de uma guerrinha contra ou a favor de software com code aberto/fechado, livre/proprietario.... trata-se simplesmente de uma competição de jogos, onde muitas das pessoas (para não dizer a maioria) tá-se pouco lixando para coisas mesquinhas como isso (sim, porque HÁ coisas mais importantes na vida do que estar a levar com FUD de ambas as partes, cada um usa o que gosta, ou que lhe convem... eu uso linux para umas coisas, windows para outras... principalmente jogos online... que ainda é uma forma de aliviar do stress, que nunca na vida me passou na cabeça complicar ao ponto de não apreciar uma boa hora de jogo, só por pensar que o software tem esta ou aquela licença... há limites, e esses, para mim, estabeleço-os eu)...

    E para esclarecer bem o ponto de elitista.... elitista porquê? Alguem te proibe de o jogar? Não jogas porque não te apetece instalar o windows? Então usa o wine... elitista porquê? Porque o senhor racme, no alto do seu pódium, acha-se melhor do que os outros só por não usar windows, ao ponto de chamar os que jogam e que são obrigados a usar windows para ter um melhor gameplay, de elitistas? Elitistas? Muitos dos jogos começam a ter clients para linux (muitos outros não teem, como já disse antes, mas isso não é comigo)... Eu por exemplo, Quake 3, UT 2003 e Enemy Territory jogo em linux geralmente.... Quake 1 (aka QuakeWorld) jogo em windows.... porquê? simples, melhores clients, com tweaks proprios para cada mod (e falavas tu do quake 1)...
    A partir do momento em que tens escolha entre jogar um jogo, mas ter de instalar algo que não queres, e não jogar, deixa de ser elitista... É uma escolha TU... não te estão a obrigar a jogar nada.... só joga quem quer...


    HiTek DeVil
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por 4Gr em 10-10-03 15:22 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    "Mas há que encarar a realidade, grande parte dos jogadores usa windows, e não hão-de mudar para linux enquanto não virem vantagem nisso... se se consegue drivers tweakadas, hackadas, para melhor performance, se conseguem clickar duas vezes num icon e já estão a instalar o jogo, a seguir clickam duas vezes e estão no jogo, só tendo de editar o ficheiro de config do jogo para porem os settings às suas medidas, ou usar ratos com muitos botoes, que só teem suporte em windows (para o que eles querem) para terem menos teclas a usar do teclado... enquanto em linux não tiver essa elasticidade que o windows apresenta"

    Errado! O Linux tem essa elastecidade e muito mais. Não é culpa do sistema operativo se os produtores de hardware não suportam devidamente os seus produtos em outros sistemas operativos! Os ratos com 10001 botões até podem ser mais fáceis de configurar no linux.. basta que quem desenvolveu as suas drivers assim o queira. E o mesmo se passa em tudo o resto.

    Eu jogo RTCW ET em Linux com mais fps que em Windows e não tenho qualquer problema. Isto porque foi um excelente port do jogo.. pelos devidos autores do mesmo!


    Dominus vobiscum
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por HiTek DeVil em 12-10-03 2:14 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Exactamente... Mas ninguêm disse que o linux não tinha essa elasticidade como SO em si... simplesmente disse que neste momento não a tem para esse caso em especifico... não a tem por essas mesmas razões que disseste....

    Por acaso também tenho mais fps em linux no Enemy Territory do que em windows... É dos poucos jogos em que isso me acontece (mas como já disse, em linux geralmente tenho menos fps, mas maior fluidez de imagem, o que é um contra-senso).
    HiTek DeVil
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por racme em 10-10-03 1:37 GMT (#6)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Já não é de agora que vejo por aqui comentários pouco abonatórios (não por todos, claro está) à popularidade e massificação dos jogos, especialmente quando se referem a lans e eventos do género.

    nao se fala de lans!!?? queres melhor exemplo de lan aqui no g. que o MCP 2003 ? pra uns um travo de mel, para muitos outros um no na garganta, umas dores no pescoço, nas costas nas articulacaoes, nos pes, na cabeca ... :P


    Não correm em linux? So what?.. É esse o problema? Não me parece.
    "campeonato de bzflag, nethack, bsdtris, nibbles e texmaze, isso e' q era"


    entao criticasme por criticar a escolha de 2 jogos que sao tipicamente virados pro utilizador/jogador microsoft e depois vens criticar a minha escolha ? pouco coerente no minimo


    O que é que era a mais do que um bom campeonato de um qualquer FPS ou RTS?


    se o campeonato compreendesse estas 2 menezas, agora chamar Counter Strike de FPS!?! isso e' uma afronta. Meu amigo deixa la tar o codigo do quake1 muito bem guardado, nao o tragas pra esta discussao, que ainda esta ai pra curvas e permite brilhantes obras primas de software.
    fuhquake? anyone :>
    O mesmo ja nao posso dizer do Counter Strike ou sera que e' Counter cheetoos/aims/ogcs e wallhacks strike?

    qt ao warcraft3 velho conhecido da casa mas ... grr ando ha mais de meio ano para o meter a correr sob os auspicios do daemon. E caso nao saibas, pelos vistos nao sabes, o sucessor ja a muito tomou o seu lugar por estas bandas, como multiplataforma que e'. Embora nao goste muito do genero. Claro esta falo do neverwinter nights.

    qt aos bzflags e etc e tal well a essencia meu caro a essencia, nem sei pq raio o vosso campeonato nao tem o minespwear ou a melhor de 3 da sueca online.. isso sim na tua opiniao grandes jogos que possam ser do interesse da comunidada!!
    ah volta z80 tas perdoado

    desejo boa sorte pro "concurso" a serio, mas e' algo que me passa completamente ao lado, e acho que a' grande maioria aqui.

    Mas tudo o que junte mais de 3 gatos pingados que esteja relacionado com software e' algo de relevo no contexto nacional. Assim seja e as devidas homenagens sejam feitas.



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:1)
    por shore em 11-10-03 12:19 GMT (#22)
    (Utilizador Info)

    "nao se fala de lans!!?? queres melhor exemplo de lan aqui no g. que o MCP 2003 ? pra uns um travo de mel, para muitos outros um no na garganta, umas dores no pescoço, nas costas nas articulacaoes, nos pes, na cabeca ... :P"

    Eu não disse que não se falava de lans, eu disse, e passo a citar-me :p, porque acho que está bastante explicito "Já não é de agora que vejo por aqui comentários pouco abonatórios..."

    Quanto ao resto do que dizes, lamento mas não é dirigido a mim, falhaste o alvo. Eu até só jogo Q3, eheh, ah, e agora ando a ver se dou uns toques no QW. CS ..., sinceramente, não posso com aquilo. Mas não é disso que se trata. Do que se trata aqui é de uma elimiatória para a CPL. Embora não seja adepto de nenhum dos jogos que actualmente fazem parte da CPL acho importante e interessante que estas coisas se passem no nosso país, talvez assim os jogos deste tipo comecem a ter uma importência semelhante à que teem lá fora. Só tenho pena do Q3 já não se jogar na CPL... nem na WCG, não por estar ultrapassado, ou por falta de competitividade, mas por problemas entre os organizadores dos eventos e a ID. Mas isso, são outras questões ....

    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por racme em 11-10-03 15:39 GMT (#23)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Eu não disse que não se falava de lans, eu disse, e passo a citar-me :p, porque acho que está bastante explicito "Já não é de agora que vejo por aqui comentários pouco abonatórios..."

    Quanto ao resto do que dizes, lamento mas não é dirigido a mim, falhaste o alvo.


    podia dizer o mesmo do teu comentario, mas acho que fico claro a minha posicao.



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Jogo em que deseja participar: (Pontos:2)
    por mlopes em 10-10-03 10:30 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Q3 e RTCW, ambos correm em Linux. Isso é que era!

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:1)
    por WZ|Dunadan em 10-10-03 11:23 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.forum-zone.net


    Primeiro: vocês não têm culpa que as software houses não facilitem a criação de clientes para Linux. Clientes esses que corram em menos de meia-dúzia de cliques e que apenas precisem de editar um ficheiro de configurações. Muito menos os jogadores que precisam de fazer cada vez mais acções por minuto...


    Segundo: A Blizzard Entertainment vende o War3 e o War3x tanto para Windows como para MacOS. Ambos dois sistemas operativos proprietários.

    Praticamente, apenas vende um jogo de ano a ano, ou quase de dois em dois anos, mas quando os lança, estão quase perfeitos em termos de estabilidade de código se bem que ainda longe no que toca a equilíbrio entre raças no modo "multiplayer". Mas isso, os jogadores na Battle.net tratam de testar e corrigir em conjunto com os programadores do jogo.

    O facto de não vender para Linux deve-se ao facto de para o fazer, tinha de ser em código fechado, o que eventualmente vai contra a GPL. Ou seja, os estudos de mercado que fizeram revelam que as margens de lucro em Linux seriam residuais e como tal não vale a pena o esforço. Especulo que seja esta uma das razões mais plausíveis, dado que a Blizzard Entertainment não esconde que está cá para ganhar dinheiro.


    Terceiro: Neverwinter Nights nada tem a ver com o WarCraft III, seja ele Reign of Chaos ou The Frozen Throne. Por favor, não metam ambos os jogos e respectivas expansões, porque são jogos completamente diferentes.

    Ambos têm traços de RPG, mais fortes no NWN, no entanto a base do War3x é o RTS. Um RTS mais evoluído no sentido dos RPGs por forma a permitir da forma mais equilibrada possível que quatro "raças" diferentes se digladiem e que nenhuma se sobreponha a outra e que não haja nenhuma combinação ou estratégia invencível.

    A Blizzard Entertainment conseguiu isso com o StarCraft: Brood War e está a trabalhar no sentido de o conseguir também no WarCraft III: The Frozen Throne.


    Quarto: quanto ao HL-CS, é um dos jogos/mods mais populares em todo o mundo. Não precisa de um PC de última geração e devido ao seu formato simples, e a uma fórmula de sucesso, conseguiu criar um espírito competivivo, em que se destaca a CPL, onde os clãs disputam os qualifiers e quem ganha o Qualifier final, tem as portas abertas a uma semi-profissionalização.

    Que traduz-se em troca de processadores, memória RAM, monitores, placas principais e placas gráficas em troca de publicidade, pagamento de viagens e estadias aos melhores torneios internacionais, e fornecimento de soluções de acesso à Internet com "pings" muito reduzidos.

    Em Portugal, um clã que possa treinar junto numa LAN House já tem muita sorte, mas por exemplo, em Guimarães tens cerca de vinte casas abertas... E no último fim-de-semana, estiveram 32 clãs em actividade em dois torneios, um em Almada na Fixusnet.pt e outro em Aveiro na NET7.pt. Que curiosamente tinham albergado também duas provas de apuramento para os WCG 2003 Portugal.

    Pode ter menos praticantes nos EUA e na Europa e mesmo na Ásia, em certos países como na Coreia-do-Sul, por exemplo, ainda não bateu o StarCraft: Brood War em termos de popularidade, onde há três canais de televisão por cabo que gastam muitas, mas muitas horas por dia, com transmissões de jogos e Ligas TV de StarCraft: Brood War, comentadas por profissionais, jogadas por profissionais, seguidas atentamente por um público que esgota pavilhões de quinze mil lugares para ver as respectivas finais, como se estivessem numa Super Bowl ou no último jogo da época da NBA ou num All-Star game...


    Quinto: se houver um número elevado de jogadores que joguem em multiplayer online os jogos que existem em Linux e que queiram organizar-se numa liga, podes bater à porta da www.war-zone.net e pedir auxílio.


    Sexto: os Jogos Sem Fronteiras também não tinham um único jogo e no entanto, tinham um formato de televisão e uma fórmula de espectáculo que fizeram sucesso nos verões dos anos oitenta.


    Conclusão: tens jogadores, muitos e bons de preferência, tens interesse dos patrocinadores, tens prémios aliciantes, tens alguma cada vez mais crescente sensibilidade do público, tens os meios para organizar um evento desta natureza, então é só prepará-lo com bastante antecedência.

    Não esperem lucros avultados, porque ainda não estamos ao nível da Escandinávia ou da Coreia-do-Sul ou mesmo dos EUA.

    Em que sistema operativo os jogos correm? Isso é o que menos interessa, ao fim e ao cabo.


    Forum-Zone
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:1)
    por WZ|Dunadan em 10-10-03 11:31 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.forum-zone.net
    Adenda de última hora: o HL-CS é um dos muito poucos jogos devidamente licenciados para exibição em Portugal, onde abrir uma "LAN House" é o cabo dos trabalhos por causa do IGAC e do IGE. Coisas que só Portugal tem na União Europeia.

    É por isso que não há "LAN House" em Portugal que não tenha HL-CS. E é também por isso, em parte, que o HL-CS tem cada vez mais praticantes em Portugal. E a culpa é da Valve que soube-se mexer a tempo e horas e tirar mais um rendimento extra do seu jogo/mod.


    Forum-Zone
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:2)
    por Gamito em 10-10-03 12:15 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    "O facto de não vender para Linux deve-se ao facto de para o fazer, tinha de ser em código fechado, o que eventualmente vai contra a GPL."

    Perdoai-lhe Senhor que ele não sabe o que diz.

    Mário Gamito
    my web shelter
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:1)
    por WZ|Dunadan em 10-10-03 21:19 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.forum-zone.net
    Comentário despropositado. Para a próxima escrevo que desconheço o teor da GPL para não invocares o nome do Senhor em vão.


    Forum-Zone
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:2)
    por racme em 10-10-03 12:42 GMT (#15)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    O facto de não vender para Linux deve-se ao facto de para o fazer, tinha de ser em código fechado, o que eventualmente vai contra a GPL. Ou seja, os estudos de mercado que fizeram revelam que as margens de lucro em Linux seriam residuais e como tal não vale a pena o esforço. Especulo que seja esta uma das razões mais plausíveis, dado que a Blizzard Entertainment não
    esconde que está cá para ganhar dinheiro.


    tem a ver com standards e nao com a licenca per si

    "E quais sao os standards ?"

    muita boa pergunta, os standards e' opengl, que permite uma interoperabilidade da mesma aplicacao em diferentes plataformas.

    "ah mas tanto o warcraft 3 como o CS sao feitos tambem com o uso a opengl"

    execelente afirmacao mais uma vez, o problema e' que por cima desse opengl tem uma camada de software proprietario da microsoft, directx. Que ninguem consegue devidamente portar para outras plataformas porque as suas especificacoes nao sao totalmente conhecidas ou nem sequer permite logo a partida essa independencia de arquitectura.

    So e' pena que o pessoal nao tenha
    1- essa percepcao
    2- condene quem critica o software por nao correr no seu sistema
    3- nao ajude na divulgacao dessa preocupacao junto das editoras de software




    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:1)
    por WZ|Dunadan em 10-10-03 21:22 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.forum-zone.net
    E o DirectX também corre em MacOS? Estou a perguntar isto, porque o War3 é vendido no formato PC/MAC CD-ROM. E pelo que conheço, na volta, até estou errado, o DirectX é apenas suportado por plataformas Windows.


    Forum-Zone
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:2)
    por racme em 11-10-03 1:54 GMT (#21)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    E o DirectX também corre em MacOS? Estou a perguntar isto, porque o War3 é vendido no formato PC/MAC CD-ROM. E pelo que conheço, na volta, até estou errado, o DirectX é apenas suportado por plataformas Windows.

    que eu saiba directx em macos so com macdx, mas foi mais vapourware que outra coisa a julgar pela lista de jogos "powered by"

    O warcraft3 esta programado tanto em opengl como em directx. E corre em linux tanto em opengl como em directx, atraves do winex (o tal "nao" emulador de windows). Como e' obvio corre mais rapido em opengl. Alguma dificuldade em carregar os FMVs, mas como sao compressao mpeg4 qualquer leitor de divxs os le, por isso nao se perde muito.
    Dificuldades tambem no acesso a' bnet, pq existe um codigo para "checkar" a autenticidade da copia que mais nao faz que ver o checksum do binario. Alguma dificuldade tambem a instalar os ultimos patchs. No entanto, e embora nao sei qual o state of the art neste momento, acho que o frozen throne corre sem dificuldade e os ultimos patches sao possiveis com turnarrounds.
    Linux + Bnet sinceramente nao sei qual e' a situacao actual.

    Warcraft 3 ate em freebsd corre, (so opengl) pelo menos ja alguem tentou fazelo com sucesso, substituindo algumas syscalls do emulador "compatibilidade" pra linux :)
      infelizmente nao se interessou muito em divulgar o seu achado.

    A versao para macintosh foi "portada" para esta plataforma, o jogo corre em opengl e tudo o que era especifico do windows, os menus, o directdraw, foi retirado, ou substituido por quartz, sprocket, cocoa, carbon etc

    O problema e' que, quem fez isso foi a blizard ou alguem associado. Para o mesmo acontecer, ie surgir um port para linux do jogo, ou apenas da envolvemente porque o core como ja disse e' tambem em OPENGL, era necessario que existisse o acesso a source code do jogo.
    Se alguem ja indagou junto da blizzard se eles estao interessados em divulgar o codigo para existir um port para linux, duvido. Do mesmo modo que duvido que eles acedessem positivamente a tal pedido.

    O fabricante e' quem tem de permitir que os seus produtos tenham suporte num maior numero possivel de plataformas.

    E convenhamos nem a HAlve nem a Blizard com o sucesso que tiveram com os titulos em questao tem necessidade de ignorar o resto dos utilizadores/jogadroes.
    Mas talvez essa indiferenca passe por 3 anos antes de o jogo sair saber-se que o Doom3 sera em opengl2 e o halflife 2 vai mais uma vez sair so para directx9..e plataformas windoze!!



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:1)
    por jamaica em 10-10-03 18:25 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://latencias.pt.vu
    Os Dunas tem razão num ponto:

    Para as ligas é indiferente se eu for jogar Unreal Tournament em Windows ou em Linux.. desde que o faça online. Agora imagine-se que eu concorria a um torneio desses e era apurado para as finais a serem realizadas offline, num local específico para o efeito, em pc's com o Windows e não com o Linux?!

    Sabes o caos que se criaria se me recusasse a jogar em Windows?! :)
    ---------------------
    The worst moment for the atheist is when he is really thankful and has nobody to thank. Dante Rossetti

    Re:Vamos lá a ver se nos entendemos... (Pontos:1)
    por WZ|Dunadan em 10-10-03 21:27 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.forum-zone.net
    Tu na presença do HK só podes comportar-te de forma ordeira. >:D

    Esse cenário até pode bem acontecer, mas cabe a quem se apura jogando com Linux, alertar a organização para tal facto.

    Para mim, este é o comportamento mais responsável.


    Forum-Zone
    Re:à lá postal2... (Pontos:1, Despropositado)
    por jazzy em 10-10-03 8:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://jazzy.weblog.com.pt/
    A tua vida sentimental e os teus sentimentos para com ex-namoradas não são para aqui chamados ;-)


    Jazzy
    Re:à lá postal2... (Pontos:2)
    por Gamito em 10-10-03 12:14 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    Acho que ele estava a fala da Inês de Castro :P

    Mário Gamito
    my web shelter

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]