gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Emocracy - Rule by Human Emotion
Contribuído por BladeRunner em 06-10-03 20:44
do departamento it's-just-an-emotion-uh-uh-uh-uh-ah-ah-emotion
Portugal DConcept escreve "Objectivo:
Desenvolver um sistema de voto que obrigue os responsaveis pelos problemas do pais a demitirem-se! Casos semelhantes ao do Sr. min. da educacao...
Quem quer participar?
página "

VeriSign suspende os polémicos Wildcards | Tcl/Tk  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • DConcept
  • página
  • Mais acerca Portugal
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    5 * (Pontos:3, Interessante)
    por Gamito em 06-10-03 20:58 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    Por acaso achei o conceito engracadíssimo.
    Infelizmente, duvido porém da sua aplicabilidade (por académica que seja), num país de analfabetos e iletrados e o único da Europa a ter 3 jornais diários desportivos.

    Mas foram uns minutos bem gastos a ler, sim senhor.
    Parabéns ao autor da página.
    Sabe sempre bem ler coisas novas e refrescantes.

    Mário Gamito
    my web shelter
    Re:5 * (Pontos:2)
    por Branc0 em 06-10-03 21:14 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    Liderar por emoções é capaz de ser pior que liderar por sondagens... com cada ideia...


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:5 * (Pontos:2)
    por TarHai em 06-10-03 22:58 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    No final tudo se resume a propaganda.
    ## I'm waiting for the sun to shine
    Re:5 * (Pontos:2, Engraçado)
    por CrLf em 06-10-03 21:16 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Mas se não fossem os jornais desportivos como poderíamos ler notícias tão fantásticas como esta destacadas de forma gigante numa primeira página? Outras notícias: hoje os rios fluiram para o mar.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:5 * (Pontos:2)
    por humpback em 07-10-03 14:12 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Não me digas.... És do que vai ler para poder dizer mal ........


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:5 * (Pontos:2)
    por CrLf em 07-10-03 16:55 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Nope, escolhi esta ao acaso. Podia ter escolhido qualquer outra, são todas não notícias.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:5 * (Pontos:1, Despropositado)
    por ruben dig em 06-10-03 22:37 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Em Espanha devem ser mais que três ...
    Re:5 * (Pontos:2)
    por Gamito em 06-10-03 22:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    São dois.

    Mário Gamito
    my web shelter
    Off-topic [Re:5 *] (Pontos:2, Informativo)
    por rmps em 06-10-03 23:34 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Pelo menos, 3: Marca (de Madrid), Mundo Deportivo e Sport (ambos de Barcelona).

    --
    "In My Egotistical Opinion, most people's C programs should be indented six feet downward and covered with dirt." -- Blair P. Houghton
    Re:Off-topic [Re:5 *] (Pontos:2)
    por Branc0 em 07-10-03 8:53 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.syners.org
    ambos de Barcelona

    Isso quer dizer que são regionais ou nacionais? Os nossos 3 são nacionais.

    Nota: Só curiosidade, detesto bola e não percebo nade de jornais desportivos.


    "Se vi mais além do que outro, é porque estava nos ombros de gigantes."
    Sir Isaac Newton

    Re:Off-topic [Re:5 *] (Pontos:1)
    por Manuel em 07-10-03 17:29 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://sindominio.net/~manuel/
    são mesmo internacionais: vendem-se em todas as nações do Reino da Espanha :P
     
    (o caso é que estão alinhados localmente, nesse sentido sim são regionalistas: Sport e Mundo Deportivo com o FC Barcelona e em geral com o desporto catalão, As e Marca com o Real Madrid, o galego era com o D. da Corunha, etc).
    Re:Off-topic [Re:5 *] (Pontos:1)
    por Anonimus Cobardis em 07-10-03 11:30 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Falta aí pelo menos o As.


    --
    © 1982 Sinclair Research Ltd
    Re:5 * (Pontos:2)
    por ruben dig em 06-10-03 23:52 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    onde é que estao os nossos amigos do barrapunto quando precisamos deles
    só três?!?!!? (Pontos:1)
    por Manuel em 07-10-03 2:02 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://sindominio.net/~manuel/
    não sou barrapunteiro nem barrapuntista.. mas além dos três que disse alguém por aí acima, existe um outro de Madrid (As) e seguro que algum mais há por aí, acho que agora já está extinto -pelo menos não encontro a sua web- um feito na Galiza aproveitando que o Desportivo da Corunha ganhava títulos, ainda que de galego tinha pouco, chamado dxt (leia-se Deporte).
     
    e não é por acaso que o jornal mais lido de todos (não dos desportivos não.. incluindo os de informação geral) é o Marca; e a revista mais lida uma de imprensa rosa (acho que Hola, tiragem 10 milhões) dessas que lêem as mulheres e não só.
     
    e claro, isto por não falar na quantidade de páginas que trazem tb a diário todos os jornais de imprensa geral, e as retransmissões por TV e rádio dos eventos, etc.
     
    (..bem-aventurados os "republicanos", porque eles terão só três jornais desportivos..)
    Re:só três?!?!!? (Pontos:2)
    por BlueNote em 07-10-03 21:29 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Por essas e por outras é que a solução para os problemas da península deve ser mesmo a bomba de neutrões.
    Re:5 * (Pontos:0, Redundante)
    por BlueRibbon em 06-10-03 22:54 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente, se o país é assim tão mau, porque é que não dás de frosques?
    Não podes simplesmente comentar a ideia e deixar de lado os comentários pseudo-elitistas e pseudo-intelectuais?

    KISS - Keep It Simple, Stupid!

    Re:5 * (Pontos:3, Engraçado)
    por Gamito em 06-10-03 22:56 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.dte.ua.pt/~gamito
    A minha mulher não me deixa :P

    Mário Gamito
    my web shelter
    Mario, como te compreendo. (Pontos:2)
    por fhc em 07-10-03 9:09 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Somos dois

    Francisco Colaço


    Re:5 * (Pontos:2)
    por Lowgitek em 07-10-03 8:41 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    ... não digas isso muitas vezes ou iras correr o risco de começares a falar sozinho para os montes ... (Toda gente deu de frosques)

    Ou como diria o outro, fugir não é uma solução final, mas a retirada estratégica é sinal de bom senso e pode poupar a vida de muitos.


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    Re:5 * (Pontos:1)
    por flock em 07-10-03 8:47 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.promiscua.org/
    Gostava de ir viver para os US mas infelizmente não respeito as condições requeridas para obter o green card, como tal, fico-me por cá até me surgir uma oportunidade e vou jogando na lotaria.

    Se tiveres familiares ou amigos lá que me possam alojar temporariamente de forma a poder comprovar a minha residencia lá (útil para obter o greencard e posteriormente emprego legal), podes crer que me vou já amanhã embora!

    Quero com isto dizer que a política do "se não estás bem muda-te" não se aplica neste caso e que estes comentários patriotistas são absolutamente descabidos porque falar é sempre mais facil que fazer.


    "Due to the shortage of devoted followers, the production of great leaders has been discontinued."
        -- flock of Balticor
    Re:5 * (Pontos:2, Interessante)
    por elcastigador em 06-10-03 23:03 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://pedroclaro.no.sapo.pt
    ".Infelizmente, duvido porém da sua aplicabilidade (por académica que seja), num país de analfabetos e iletrados e o único da Europa a ter 3 jornais diários desportivos. "

    Discordo plenamente contigo e acho que metes as coisas numa forma muito redutora ao dizer "num pais de analfabetos e iletrados".
    É exactamente pelo motivo de sermos todos analfabetos e iletrados que a tal de Emocracia tem tudo para funcionar. O tipico (embora se calhar já não tão comum) português iria adorar esta ideia. Votar em quem gosta e também em quem não gosta. Já estou a imaginar muitas :( :( :( :( por aqueles boletins de voto abaixo.
    Eu acho,sinceramente que o povo português iria adorar esta ideia. Provavelmente quem não iria gostar seriam os políticos. Embora, como o autor desta página comenta, as conclusões daí retiradas para a classe politica seriam muitas.

    Bart: Why is it destroying other toys?
    Lisa: It must be programmed to do so to eliminate competition!
    Bart: You mean like Microsoft?
    Lisa: Ye

    Sabedoria das massas (Pontos:1)
    por blitzman em 08-10-03 18:32 GMT (#36)
    (Utilizador Info)
    Eu acredito na sabedoria e inercia do pensamento das massas

    I.E. Podes enganar muitos por pouco tempo ou poucos por muito tempo, mas não todos todo o tempo

    Se quem vota tivesse acesso à informação relevante, a chats para discussão das ideias, à possibilidade de mudar de opinião umas quantas vezes até à votação final talvez resulte.
    Depois há também o lado "cool" de poder votar por SMS a partir da praia.
    Interessante mas... (Pontos:3, Interessante)
    por 4Gr em 07-10-03 0:32 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Embora seja um ponto de vista interessante, não tem aplicação prática porque podia-se tornar muito redundante e pouco preciso. Se não vejamos:

    "Que acha do aborto?"
    E agora tinhamos opiniões como:
    - "Porreiro, porreiro.. ich.. este vinho é bom";
    - "Na boa man.. vai um cacete?";
    - "Discordo porque as lésbicas deviam ter mais direitos"..

    Ou seja, já deu para a ver que dada a mentalidade da sociedade seria o mais redundante e inconclusivo possível. A ideia é limitar ao máximo o número de respostas mas informar convenientemente entre as vantagens e desvantagens. Melhorar a democracia...

    Não obstante, parabéns pelo esforço ao autor da página. Levou tempo e trabalho e inteligência.. emocional :-)

    Ele ainda refere que tenta dar um pouco mais ao mundo. Então que pegue na força e dedicação que usou para isto e a repita mais umas quantas vezes ao longo da sua vida. E, sobretudo, ajudar o próximo! Certamente que já fez muito pela humanidade :-)



    Dominus vobiscum
    Single Transferable Vote? (Pontos:4, Informativo)
    por megas em 07-10-03 8:31 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Parece o sistema eleitoral da Irlanda e Malta com smileys.

    No sistema de voto único transferível vota-se em vários candidatos por ordem de preferência e não na lista (ou partido), aplicando-se a transferência dos votos em excesso dum candidato que já foi eleito para o segundo na lista.

    Na Finlândia existe também um sistema de lista aberta, onde o eleitor pode escolher os candidatos que mais gosta.

    Nada de novo aqui, e não me parece que o sistema tenha sido estudado exaustivamente.
    Além disso, a bipolarização é algo que os sistemas eleitorais *pretendem* - para evitarem situações como o Portugal da I República, fortemente assente no parlamentarismo com forças minoritárias.

    '- There should be a continuous election system with interactive votes, this votes are updated in realtime depending from candidates and results behaviours'

    Qual a diferença entre este método e as sondagens de opinião, que os governos utilizam antes de tomarem alguma decisão?

    Além do mais - o Governo é eleito por um período relativamente longo para garantir independência em relação ao voto - não é um delegado do povo, à sua mercê, é um representante a quem foi transferida a autoridade, servindo as eleições periódicas para o ajuste de contas.

    Quem se interessar pelo tema pode ler uma boa colectânea de textos de Ciência Política sobre o assunto, 'Sistemas Eleitorais: o debate científico', coordenado por Manuel Braga da Cruz, Instituto de Ciências Sociais.

    Algumas preucupações... (Pontos:4, Interessante)
    por Lowgitek em 07-10-03 8:51 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Tenho algumas preucupações em relação aquela proposta de sistema entre elas:

    - Toda decisão apoiada tão somente pela emoção é uma decisão errada, logo usar a emoção como base de decisões é também errada.

    - Quem iria defender a minoria ? Visto que as decisões tomadas por emoções prejudicam gravemente todas as minorias que não possui expressão suficiente para poder opinar.

    - Embora em parte se diminuiria muito o custo adminsitrativo e publicitário das eleições, poderia desde já prever a verdadeira carnificina e caça cabeças do tal sistema. Se hoje já temos o pais como temos por falta de união, como poderiamos ter um país sadio com uma maioria totalemnte absoluista e não representativa da minoria (Tal sistema não existe eu sei uma minoria deve ser reger sempre pela maioria, o quer não quer dizer que uma minoria possa ser aniquilada sem qualquer respeito por uma maioria)

    - As emoções humanas são muitas vezes baseadas em conclusões apressadas, que não levam em profundidade o real teor da decisão, levando com que muitas vezes se decida erroneamente como aqui já foi dito, não acredito sinceramente que este sistema não seria altamente influenciavel, pelos médias (controladas por forças puramente de direita).

    Os portugueses e todos os povos latinos, são muito dado ao coração... O problema e que muitas vezes esses corações são egoístas... Em uma só frase: "Não confio a minha vida e as dos meus, ao coração e a emoção de momento, daqueles que muitas vezes são egoístas para as suas própias vidas".

    Se me perguntam, tenho a solução então par ao problema da sociedade, posso dizer tenho... mas isso eram outros 2000 anos...

    []'s

    Elton Machado


    Ao Orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda (Prov. 16:18)
    É o conceito de votação do BigBrother (Pontos:3, Engraçado)
    por dINAMItE em 07-10-03 9:10 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.ferro.eu.org
    Aquilo a mim parece-me muito parecido com as votações do Big Brother, apesar de só ter visto a página superficialmente, e está-me a parecer que depois iamos ter casos amorosos no Parlamento para ver se se aguentavam lá mais tempo....
    Re:É o conceito de votação do BigBrother (Pontos:2)
    por humpback em 07-10-03 14:14 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Onde andam os meus votos de +1 interessante e +1 engraçado queando se precisa deles?


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Muito Bom! (Pontos:1)
    por tag em 07-10-03 10:39 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://taggat.no.sapo.pt
    Isto de votar com tres (ou +) niveis NAO e' inovador.
    Qualquer teste psicotecnico tem um ou outro grupo em que tens que estabelecer a tua preferencia.
    A coisa mais inovadora e' chamar-lhe emocracia.

    No entanto, aquilo dos grupos de interesse e' muito adequado! 20val so' por isso.

    btw... IDEIA:: emocracy p2p para TRIBUNAIS.
    i.e. Aplicar este conceito a julgar casos complexos em que os jurados sao as pessoas que, de alguma forma, teem interesse no caso.
    p.e. todas as pessoas que se viram envolvidas em acidentes de viacao teriam que julgar (de forma informada) outros casos semelhantes.
    Tag
    Re:Muito Bom! (Pontos:2, Engraçado)
    por tag em 07-10-03 12:49 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://taggat.no.sapo.pt
    excepto as que morreram claro!
    Re:Muito Bom! (Pontos:2)
    por joao em 08-10-03 2:35 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Curiosamente, os jurados que demonstrem algum interesse especial no caso são aqueles que normalmente são elimitados. Por uma razão muito simples: estão emocionalmente envolvidos e tendem a identificar-se com uma das partes.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    É o que acontece... (Pontos:2, Interessante)
    por TechnoKid em 07-10-03 13:26 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    ... quando não se sabe do que se está a falar.

    Por acaso o ministro protagonista do mais recente escândalo da sociedade portuguesa não foi o Ministro da Educação ( David Justino ), mas sim o Ministro ( entretanto Ex-ministro ) da Ciência e Ensino Superior.

    E depois a Democracia funciona para eleger pessoas que conheçam os assuntos sobre os quais estão a tomar decisões, não para deixar a população votar em todos os assuntos.

    Se assim fosse, o que acontecia é que íamos de mal a pior, pois as pessoas não iriam fazer ideia do que é que estavam a votar. Ainda no outro dia perguntei a um amigo meu o que ele votaria num eventual referendo sobre o Tratado Constitucional Europeu e ele respondeu que votaria que não, pois não concorda que reduzam o número de comissários na comissão europeia. ( Foi o mesmo que responder eu compro comida no Continente, pois não gosto da SIC. Estão a ver a relação? Claro que não... é que não há relação! ).

    TechnoKid
    Democracia, uma ferramenta para uns, uma arma para outros.
    Re:É o que acontece... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Emocracy em 07-10-03 13:56 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://emocracia.no.sapo.pt
    Agradeço a correcção do lapso para o Sr. Ministro da Ciência e Ensino Superior! Mas ciência e ensino superior tb são educação... O que tb acontece é que para poder votar em quem faz um minimo de ideia sobre o assunto que está a julgar e a decidir é necessário que esse alguem dê provas concretas dessa sua capacidade ao eleitor que o vai eleger como responsável por esse assunto.
    Emocracy - Rule by Human Emotion
    Re:É o que acontece... (Pontos:3, Esclarecedor)
    por joao em 07-10-03 18:19 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Se assim fosse, o que acontecia é que íamos de mal a pior, pois as pessoas não iriam fazer ideia do que é que estavam a votar. Ainda no outro dia perguntei a um amigo meu o que ele votaria num eventual referendo sobre o Tratado Constitucional Europeu e ele respondeu que votaria que não, pois não concorda que reduzam o número de comissários na comissão europeia. ( Foi o mesmo que responder eu compro comida no Continente, pois não gosto da SIC. Estão a ver a relação? Claro que não... é que não há relação! ).

    Para já, a nova constituição europeia, por causa do alargameno, permite que um país possa não ter direito a um comissário em pé de igualdade com todos os outros. Em termos prácticos, o número de comissários por país diminui. Quer-me parecer que o teu colega tem uma certa razão. Se ele não concorda com as alterações ao funcionamento da Comissão, e se ele está por isso preocupado com a perda de poder dos países pequenos, então deve votar contra.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura

    Alguém mais leu o ... (Pontos:1)
    por Shriek7 em 08-10-03 15:07 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Down and Out in the Magic kingdom de Cory Doctorow? Ainda não o li completamente (e tb não li o site em causa por completo) mas pela primeira impressão o sistemas são semelhantes. No livro de Cory o dinheiro não existe (ou não tem importancia) já que o que conta é a reputação de cada um. É uma espécie de sistema de moderação de de participação global onde todos somos julgados e onde aqueles que têm maior reputação conseguem tudo ou quase tudo. Obviamente que existem muitos criterios de classificação. Aparentemente não seria fácil manter uma reputação em alta se fossemos uma espécie de parasita da sociedade e/ou tivessemos mau caracter.
    Re:Alguém mais leu o ... (Pontos:1)
    por Emocracy em 08-10-03 18:41 GMT (#37)
    (Utilizador Info) http://emocracia.no.sapo.pt
    Já o tirei da net mas ainda não o li. Fiquei curioso de saber mais pormenores!
    Emocracy - Rule by Human Emotion
    Mais um... (Pontos:3, Engraçado)
    por MacLeod em 07-10-03 1:42 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    ... comentário de trampa enviado pelo henrique...
    Cada vez mais me convenço que este indivíduo se encontra em desacelerado processo de evolução mental.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]