gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Sun Wars: Episode II - Attack of the Desktop
Contribuído por vd em 17-09-03 15:28
do departamento dos gnomos
Sun ^magico^ escreve "Num artigo recente era referido o interesse que a Sun manifestava no Linux, tendo como objectivo a criação de um sistema operativo Linux (leia-se "criação de uma distribuição Linux").

Efectivamente, e depois de ter lido a noticia aqui e aqui, reparamos que o Java Desktop System está em boa marcha para ficar disponível com objectivos empresariais. O que é interessante de ver em vários movimentos empresariais (que na minha perspectiva são uteis e motivadores) é que todos eles rodam na base de utilizar um window manager já existente (com especial ênfase para o GNOME), fazendo-lhe um polimento "empresarial". Não seria mais produtivo estas iniciativas reflectirem-se no window manager original, apoiando o seu desenvolvimento? E porque será que o GNOME é sempre o escolhido para estas iniciativas de polimento? "


[vd: Java Desktop System (Sun), Features & Benefits, screenshot ]

bug no openssh | Fantasmas, telemóveis, spam e outros  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Java Desktop System (Sun)
  • Features & Benefits
  • screenshot
  • ^magico^
  • recente
  • aqui
  • aqui
  • Mais acerca Sun
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    licenciamento (Pontos:3, Esclarecedor)
    por moonrider em 17-09-03 15:55 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    E porque será que o GNOME é sempre o escolhido para estas iniciativas de polimento?

    Na altura que o gnome foi escolhido pela Sun para ser incluido no Solaris, o KDE tinha "problemas" devido à licença do QT... A posição da Debian reflete a preocupação dos outros "fabricantes".
    Embora seja de 98, grande parte dos factos apresentados são ainda válidos.
    Re:licenciamento (Pontos:3, Interessante)
    por Strange em 17-09-03 16:10 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/
    Nao só. O GNOME actualmente evolui para uma interface mais simples e uniforme, com umas HIG definidas com alguma intervenção da própria Sun.

    hugs
    Strange

    Re:licenciamento (Pontos:3, Informativo)
    por TarHai em 17-09-03 16:48 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Mesmo actualmente, se a sun quisece usar o QT/KDE teria de fazer um acordo com a trolltech ou libertar parte do seu "polimento empresarial" sob a GPL.

    A LGPL e um bocado mais permissiva nesse aspecto.
    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    gnome e sun ? (Pontos:3, Interessante)
    por racme em 17-09-03 16:13 GMT (#3)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    (com especial ênfase para o GNOME), fazendo-lhe um polimento "empresarial". Não seria mais produtivo estas iniciativas reflectirem-se no window manager original, apoiando o seu desenvolvimento? E porque será que o GNOME é sempre o escolhido para estas iniciativas de polimento? "

    porque talvez a Sun ja anda a trabalhar (e a investir dinheiro) com Gnome ha alguns meses (1 ano?) para o Solaris Operating Environment...

    Acho que nao tem nada a ver com as guerras habitues do gnome US vs kde europe, alias como diz o Iscaya, Gnome nasceu no Mexico e nao nos States.
    Mas se queres as razoes, ai estao 10 razoes pela Sun para escolher Gnome.

    Nota: nada que o Kde nao faca.. mas sao choices, como a lingerie

    Top Ten Reasons to Move to the GNOME 2.0 Desktop Today

          1. Unified Desktop runs on multiple UNIX[R] and Linux platforms

          2. Powerful, yet easy to use modern desktop

          3. Mainstream productivity applications

          4. Multiple themes to match a variety of workstyles

          5. Built-in accessibility solutions for users with disabilities

          6. Supports broad range of industry standards for interoperability

          7. User profile provisioning

          8. Runs virtually all existing CDE/Motif and Java technology-based applications unmodified

          9. Inherent network architecture

        10. Based on open source, free software technology




    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    E o que quer dizer "Empresarial"? (Pontos:1)
    por drdread em 17-09-03 16:28 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Neste caso, pelos vistos, quer dizer "parecido com o Windows", ou dito de outra forma, "fácil de usar por quem esteja habituado ao Windows". Toda a estratégia da Sun para o desktop passa por providenciar software que seja o mais parecido com o equivalente Windows que lhe seja possível, sem dar muito nas vistas. Veja-se o caso do OpenOffice e da ênfase colocada na compatibilidade com o "outro" Office. Agora, eu definiria "Empresarial" como "apto a executar as tarefas que o utilizador necessita de executar de uma forma eficiente e sem erros"...


    No code = No errors

    Re:E o que quer dizer "Empresarial"? (Pontos:2)
    por ^magico^ em 17-09-03 16:58 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Ao referir "empresarial" eu quis dizer que este interesse da Sun é mais virado para disponibilizar o desktop para usar numa empresa e não com objectivos de end-user.
    Re:E o que quer dizer "Empresarial"? (Pontos:2)
    por Lamego em 18-09-03 6:52 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.ptlink.net
    Empresarial como o próprio nome indica define algo como sendo algo próprio/destinado a empresas. O Windows pode ser considerado um S.O. empresarial e como tal é natural essas semelhanças. Já se parava era com a paranóia de que tudo o que tem um "look & feel" windows é mau. Que eu saiba o look é apenas uma característica de um desktop, certamente só por si não define a qualidade do mesmo.
    GNOME Window Manager?! (Pontos:1)
    por gc em 17-09-03 16:38 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Que raios, quando é q vocês aprendem a diferença entre Window Manager e Desktop Environment? GNOME é muito mais que um gestor de janelas!
    Re:GNOME Window Manager?! (Pontos:2)
    por ^magico^ em 17-09-03 17:10 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Desculpa, não quis ofender ninguem! Mas já agora, podes me ajudar a compreender uma coisa, explicando:
    * o que é o um Desktop Enviroment?
    * o que é o X Window System?
    * qual a relação entre ambos? e se o objectivo é o mesmo porque é que não podem ser unificados?
    * que comparação pode ser feita entre o Linux/XFree86/Desktop enviroment com o Darwin/Aqua? e com o Windows?
    * qual o objectivo de manter a existência do XFree86, se poderia ser disponibilizado no kernel um módulo com carregamento dinamico com toda a API necessária para termos um desktop enviroment?
    Re:GNOME Window Manager?! (Pontos:5, Esclarecedor)
    por mvalente em 17-09-03 18:50 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    * o que é o um Desktop Enviroment?

    Uma aplicação/framework/API que providencia funcionalidades necessarias a um ambiente de desktop: cut, copy, paste, drag n drop, desktop e icons, comunicação entre objectos do desktop (ex: trash); tipicamente providencia tb coisas como botoes, listboxes, sliders, etc que deviam/podem ser uma aplicacao/framework/API à parte (widget set)

    * o que é o X Window System?

    Um windowing system especifico (chamado X :-); um windowing system é uma aplicação/framework/API que providencia funcionalidades necessarias e desejadas num sistema de janelas (os objectos "ecran" e "janela", a gestao do overlap de janelas e refresh do ecran, etc)

    * qual a relação entre ambos? e se o objectivo é o mesmo porque é que não podem ser unificados?

    Como viste acima o objectivo não é o mesmo; portanto não convém unificar. Unificando ficasse com coisas como o MSWindows ou o MacOS onde (exceptuando grande kungfoo) está tudo "misturado" (ou melhor "colado" com SuperCola3) e podes escolher qq tipo de janelas, botões e borders desde que sejam "pretos" (ie os que vêm de raiz)...

    * que comparação pode ser feita entre o Linux/XFree86/Desktop enviroment com o Darwin/Aqua? e com o Windows?

    linux = darwin = msdos; xfree = quartz = windows/desqview (quem se lembra? :-); kde/gnome/etc = aqua = windows/windowblinds

    Ficou a faltar falar do que é um window manager: algo que apenas faz gestão das janelas providenciadas pelo windowing system (borders, resize, minimize, maximize, tile , etc). Coisas como o KDE ou o Gnome são mais do que um window manager (exemplos: twm, icewm, fvwm, etc) precisamente porque incorporam funcionalidades não só de window management mas tb de desktop environment e de widget set.

    * qual o objectivo de manter a existência do XFree86, se poderia ser disponibilizado no kernel um módulo com carregamento dinamico com toda a API necessária para termos um desktop enviroment?

    Por uma questão de estrutura/arquitectura dos sistemas operativos e do que eles devem fazer. Um SO deve gerir recursos (RAM, disco, processador, etc). Um desses recursos é a RAM da placa gráfica, ie o "écran". Mas o SO deve gerir esse recurso de forma simples, estanque e aberta; ou seja, o papel do SO não é criar janelas, botões e fazer drag n drop; é gerir o acesso concorrente ao écran/video/frame buffer (via drivers graficos)

    Imagina qual o footprint de RAM que o kernel (que executa em modo privilegiado) teria se tivesse lá o "sistema gráfico" todo...

    Compete depois ao utilizador escolher a forma como quer interagir com esse recurso: via consola ansi, via SDL-based game, via sistema de janelas (ex. X), etc. Isso permite que, por exemplo no MacOSX tanto possas usar o Quartz/Aqua como o X Windows; no Linux podes usar o Fresco em vez do X; no Windows.... well... continuando...

    Mantem-se o X Windows porque o objectivo é permitir que o SO faça a gestão do recurso placa gráfica, permitindo depois o acesso simultaneo/concorrente/multiplexado por diferentes aplicações (X Windows, um segundo e um terceiro X Windows em ecrans virtuais, Fresco, SDL, consola de texto, etc). Cumprimentos

    Mario Valente

    existência do XFree86-> Death to X (Pontos:1)
    por liberdade em 18-09-03 14:33 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    [Em relaçãlo ao X, sem querer degrenir o comentario anterior] Pois, o problema e que para as aplicações 3D esse modelo de cliente/servidor torna-se "mortalmente" lento. No caso do XFree86 andam a espetar lá com um remendos (DRI) para poderes acederes directamente à placa gráfica. Sou 100% contra o X e acho que por esse código no kernel iria trazer alguma organização, evitando replicar essas funcionalidades por centenas windows managers. No win2000 fizeram isso, o MAC OS já tem isso aos secúlos e o BeOS tb __acho__ que na mesma linha. linooks@zmail.pt
    Re:GNOME Window Manager?! (Pontos:2, Informativo)
    por gc em 17-09-03 23:29 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Acho que quem eu queria criticar mesmo eram os editores do Gildot. Algumas coisas devem ser corrigidas pelos próprios editores, senão estas "inverdades" propagam-se a outros leitores menos atentos.
          Já agora, aproveito para explicar o principal motivo desta confusão. É que, por um lado, há alguns anos atrás não havia nem KDE nem GNOME nem XFCE, por isso o conceito de "desktop" não fazia sentido no mundo linux. Por outro lado, os gestores de janelas que começaram a aparecer eram mais do que simples gestores de janelas: faziam tb a gestão da sessão, iniciadores de aplicações, relógio, etc. Enfim, eram autênticos desktops. Casos típicos são Enlightenment, Window Maker, AfterStep, fvwm, etc.
        Por este motivo, é compreensivel que haja alguma confusão, mas é importante que essa confusão seja desfeita com o aparecimento de desktops puros (KDE/GNOME) e gestores de janelas puros (Metacity, Sawfish, etc.)
        É tudo o que queria dizer, graças ao Mário Valente que esclareceu muito bem os outros detalhes. :-)

    Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por leitao em 17-09-03 16:40 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    No meu blog escrevi 'a uns tempos umas coisas precisamente sobre este assunto...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2, Esclarecedor)
    por cgd em 17-09-03 17:56 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://pagpessoais.iol.pt/~mz17929a
    Parece algo baseado neste artigo do K5. Mesmo em termos de datas, surge pouco depois (k5: 18-ago, teu: 25-ago).
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por leitao em 17-09-03 18:02 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    E' um artigo interessante que por acaso nao conhecia -- nao e' baseado nele, mas que chega 'as mesmas conclusoes chega.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2, Engraçado)
    por RaTao em 17-09-03 22:16 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    E' um artigo interessante que por acaso nao conhecia -- nao e' baseado nele, mas que chega 'as mesmas conclusoes chega.

    Por acaso não és parente desta menina? :)


    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:1)
    por taf-7arte em 17-09-03 22:31 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    Estas tipo de piadas (se é que o são) mostram o pior que existe no "portuguesinho típico"! Insinuam sem acusar, brincam sem se saber se é mesmo a brincar, há que deixar a dúvida no ar...

    Se tens alguma coisa concreta a dizer, diz. Senão, dedica-te a outras actividades mais proveitosas.

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2, Engraçado)
    por RaTao em 17-09-03 22:56 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Ex.mo senhor estrangeiro,
    venho por este meio comunicar-lhe que era uma piada. Infelizmente o senhor:
    - enfiou um barrete que não era para si ou,
    - está a levar o assunto pessoalmente ou,
    - tem um sentido de humor tipo Herman José.

    Qualquer uma das opções é má, por isso, muito sinceramente:
    AINDA BEM!

    Vai curar a falta de exercício noutro lado :>

    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:1)
    por taf-7arte em 17-09-03 23:14 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    "venho por este meio comunicar-lhe que era uma piada"

    Óptimo! Mas há piadas infelizes, e uma comparação com a CPC, se não se esclarecer que é mesmo piada sem segundas intenções, é muito aborrecida.

    Se fosse o visado a protestar, poderia parecer uma "defesa". Assim, eu que nada tenho a ver com o assunto posso mais livremente exprimir o meu desagrado por esta característica "portuguesinha", porque não sou estrangeiro ;-).


    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2, Esclarecedor)
    por sena em 18-09-03 3:07 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://smux.net/
    Ele usou um smiley... :)
    --
    sena@smux.net
    http://smux.net/
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:1)
    por mrmv em 18-09-03 11:59 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    De facto desvaloriza muito o que é dito anteriormente...
    "The difference between 'involvement' and 'commitment' is like an eggs-and-ham breakfast: the chicken was 'involved' - the pig was 'committed'." - unknown
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:4, Engraçado)
    por racme em 17-09-03 20:58 GMT (#13)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    No meu blog escrevi 'a uns tempos umas coisas precisamente sobre este assunto...

    preves a morte da Sun... aqui ha dias, numa carta ao Econmist preveste a morte do OpenSource, numas threads atras preves a morte do Linux..

    eu queria acreditar em ti, e acredito, acredito que esta a nascer um fenonemo a' escala mundial. Um fenonemo que ja ultrapassa as fronteiras do pais.

    Leitao Tarologo, soa bem... :)



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:4, Interessante)
    por leitao em 17-09-03 21:36 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    preves a morte da Sun... aqui ha dias, numa carta ao Econmist preveste a morte do OpenSource, numas threads atras preves a morte do Linux..

    Nao sou tarologo, mas consigo ver que ou tens palas nos olhos, ou nao sabes ler o que escrevo. Nao e' preciso ser um genio para ver que a estrategia da Sun tem funcionado nos ultimos 3 ou 4 anos -- e' tao obvio ao ponto de algumas pessoas ate' criarem historiais completos de estrategias fracassadas. O proprio Scott McNealy documenta regularmente a sua visao do mundo, que em 90% dos casos mostra ser idealista ao ponto de ser ingenua -- e a ingenuidade nunca levou nenhuma empresa muito longe (vide, SGI e Digital Equipment como exemplos). Eu nao previ que a Sun ia desaparecer, disse que caso a estrategia da Sun nao se altere, vai certamente tornar-se irrelevante.

    Quanto ao open-source, mostras novamente ou um total desconhecimento da lingua inglesa, ou entao vens para aqui atirar pedras ao vizinho. Que me lembre nao previ o desaparecimento do open-source -- defendi sim que nenhum governo dever dar preferencia a nenhuma forma de licenciamento ou tecnologia -- seja esta o open-source, Linux, Microsoft ou fornos micro-ondas da Samsung. O governo deve sim usar due dilligence e escolher cada tecnologia, processo ou produto pelos meritos proprios: nao para captivar uma ou outra visao politica ou economica.

    eu queria acreditar em ti, e acredito, acredito que esta a nascer um fenonemo a' escala mundial. Um fenonemo que ja ultrapassa as fronteiras do pais.

    Ainda bem que acreditas em mim -- olha eu nao acredito em ti... cego e' aquele que nao quer ver.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:3, Esclarecedor)
    por taf-7arte em 17-09-03 22:15 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://taf.net
    "nenhum governo dever dar preferencia a nenhuma forma de licenciamento ou tecnologia -- seja esta o open-source, Linux, Microsoft ou fornos micro-ondas da Samsung. O governo deve sim usar due dilligence e escolher cada tecnologia, processo ou produto pelos meritos proprios: nao para captivar uma ou outra visao politica ou economica."

    Especificando um pouco mais:

    1) Nas aplicações importantes, onde estejam em causa valores como a soberania ou a segurança, o Estado deve conhecer a source (seja ela open-source ou sendo o Estado o seu proprietário) e não ficar em dependência de um fornecedor em particular.

    2) Nas aplicações sem "importância nacional", conta apenas o critério económico, no sentido mais lato. Deve ser escolhida a solução que cumprir as especificações técnicas adequadas e tiver o custo total mais baixo.

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por leitao em 17-09-03 22:31 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    Nao podias ter explicado melhor...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:3, Interessante)
    por racme em 18-09-03 0:07 GMT (#22)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Nao sou tarologo,
    mas consigo ver que ou tens palas nos olhos, ou nao sabes ler o que escrevo.


    nao es tarologo mas consegues ver, mesmo nao me conhecendo, que tenho palas nos olhos. Afinal es ou nao tarologo? e se nao sei ler o que escreves, nao te estava a responder e tu a ler o que escrevi. Certo?

    Nao e' preciso ser um genio para ver que a estrategia da Sun tem funcionado nos ultimos 3 ou 4 anos -- e' tao obvio ao ponto de algumas pessoas ate' criarem historiais completos de estrategias fracassadas.

    um site de um tipo que tem o dominio do nome do CEO da sun?! um tipo que passa a vida a provocar a SUN em troca de mails absurdos e pequenos recortes de frases do mesmo. E' esse o backup das tuas palavras? a tua referencia?

    Eu nao previ que a Sun ia desaparecer, disse que caso a estrategia da Sun nao se altere, vai certamente tornar-se irrelevante.

    "Eu nao previ...disse...vai..." vai tornar-se irrelevante por causa da adopcao de um WM bem conhecido da comunidade OSS? Nao me parece. A Sun que ultimamente com openoffices e quasi abertura do java, a entrada no mundos dos linteis a quasi aquisicao pela fujitsu. A sun quer o mercado desktop (empressarial) por isso nao me parece q vai acabar assim tao cedo. Na divisao dos chips... isso e' outra questao.

    Quanto ao open-source, mostras novamente ou um total desconhecimento da lingua inglesa, ou entao vens para aqui atirar pedras ao vizinho.

    Vindo de alguem que nao ha 1 post que faca, que nao contenha uma referencia aos seus dotes de English parlatator, sim tenho desconhecimento da lingua inglesa.
    Podes mostrar qual foi a resposta que recebeste do Economist. Ou a carta aberta foi so atraves do G. para todo o mundo(auf englisch)?

    Que me lembre nao previ o desaparecimento do open-source -- defendi sim que nenhum governo dever dar preferencia a nenhuma forma de licenciamento ou tecnologia -- seja esta o open-source, Linux, Microsoft ou fornos micro-ondas da Samsung.

    Defendeste que os governos nao podiam escolher opensource porque baseava-se em praticas darwinistas de desenvolvimento distribuidas ponto a ponto por camadas inadequado e ineficiente, para tal deste o exemplo do linux e de que apos 10 anos continua a ser uma "peca nao estavel". E que pelo contrario devia-se optar por software proprietario, centralizado e especifico para as necessidades mesmo que impliquem maiores custos no seu desenvolvimento, blabla. Agora se tas a passar a borracha sobre o assunto para suaviazar a questao, isso e' outra historia.

    Ainda bem que acreditas em mim -- olha eu nao acredito em ti... cego e' aquele que nao quer ver.

    O problema e' que nao entendes q a mesma resposta pode-se aplicar a ti, a' tua posicao e as tuas visoes.

    E's o tipico pintelho no prato de sopa, nao ha nada que nao se fale aqui que a tua posicao seja a favor. Ora e's contra a nao adopcao de patentes de software, ora e's contra o uso de opensource no aparelho de estado, ora es' contra o kernel do linux, ora es contra as distribuicoes e o seu funcionamente, ora e's pelos vistos agora contra a posicao da Sun,
    Ora es' contra o Openoffice, ora es' contra o CEO da sun, ora es contra tudo o que se discute aqui. Ninguem te pede para seres a favor, agora uma coisa estou certo, a tua visao dantesca do mundo, e do conceito oss esta apenas na tua cabeca.

    Porque tal como a tua carta ao economist so mostra o dead end em que muitos se encontram.
    A bolha estourou, muitos ficaram sem ar e os que ainda tem, bem esperneam mas nao conseguem chegar a' superficie.

    Nao percebeste? deixa la, nao e' pra perceber.



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por leitao em 18-09-03 9:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    E's o tipico pintelho no prato de sopa, nao ha nada que nao se fale aqui que a tua posicao seja a favor. Ora e's contra a nao adopcao de patentes de software, ora e's contra o uso de opensource no aparelho de estado, ora es' contra o kernel do linux, ora es contra as distribuicoes e o seu funcionamente, ora e's pelos vistos agora contra a posicao da Sun, Ora es' contra o Openoffice, ora es' contra o CEO da sun, ora es contra tudo o que se discute aqui. Ninguem te pede para seres a favor, agora uma coisa estou certo, a tua visao dantesca do mundo, e do conceito oss esta apenas na tua cabeca.

    O que sou contra e' os absolutos, o preto e o branco, o bem e o mal... ha' espaco para tudo e todos, nao ha' o "certo e errado".

    O resto e' conversa da treta que nao vale a pena discutir.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por racme em 18-09-03 9:35 GMT (#26)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    O que sou contra e' os absolutos, o preto e o branco, o bem e o mal... ha' espaco para tudo e todos, nao ha' o "certo e errado".

    Sim aquela foto do CEO da Sun com cabelo a punk diz tudo sobre a tua nao monotonia, e do que nao e' preto e branco. Algo que ja e' habitue da tua parte para sermos mais correctos. Culpabilizar os outros de posicao extremistas, de que o mundo nao e' preto e branco, o bem e mal, que todos podemos dar as maos e cantar por esses campos em flor, com os passarinhos a palrear.

    Aqui fala-se de extremos, aqui falase da outra extremidade ao software proprietario, ao software proprietario que impede que aplicacoes pela seu dominio do mercado nao sejam suportadas nas nossas plataformas, nos nossos computadores, ou que sejam lessivos para os nossos interesses, para a nossa comunidade, para a nossa carteira.
      E e' isso so que nos interessa.

    Quem so ve em frente, quem nao quer ver os extremos e que estes existem, quem nao quer considerar as alternativas, e o que estas representam e' quem tem as palas nos olhos.

    como ves os teus argumentos insultosos sao facilmente desmontados e podem ter um duplo sentido

    <head><title>gildot:Notícias sobre Linux... e não só!</title>
      diz te alguma coisa?



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por leitao em 18-09-03 10:35 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    Aqui fala-se de extremos, aqui falase da outra extremidade ao software proprietario, ao software proprietario que impede que aplicacoes pela seu dominio do mercado nao sejam suportadas nas nossas plataformas, nos nossos computadores, ou que sejam lessivos para os nossos interesses, para a nossa comunidade, para a nossa carteira.

    Usando a tua parabola das flores e passarinhos -- o teu mundo de "strictly speaking" open-source, sem software proprietario ou interesses lesivos tambem e' um mundo engracado de passarinhos a palrear e paz para todos.

    Sai dessa...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por racme em 18-09-03 13:54 GMT (#32)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    Usando a tua parabola das flores e passarinhos -- o teu mundo de "strictly speaking" open-source, sem software proprietario ou interesses lesivos tambem e' um mundo engracado de passarinhos a palrear e paz para todos.

    ao software proprietario que impede que aplicacoes pela seu dominio do mercado nao sejam suportadas nas nossas plataformas,

    se oss melhor, mas uso flash, uso oracle, uso realplay, uso nvidia, uso opera, uso quake3, uso vmware, uso mil e uma merdas proprietario sem qualquer problema...



    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:1)
    por mrmv em 18-09-03 14:28 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    "Quem so ve em frente, quem nao quer ver os extremos e que estes existem, quem nao quer considerar as alternativas, e o que estas representam e' quem tem as palas nos olhos."

    Dá gosto ler-te... mas é pena que aquilo que às vezes escreves não corresponda efectivamente à tua essência, já que, por diversas vezes demonstraste a tua pouca tolerância pela diversidade de opiniões.

    "como ves os teus argumentos insultosos sao facilmente desmontados e podem ter um duplo sentido"

    Tens-te em muito boa conta... deixa que sejam os outros a dizê-lo


    "The difference between 'involvement' and 'commitment' is like an eggs-and-ham breakfast: the chicken was 'involved' - the pig was 'committed'." - unknown
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:2)
    por racme em 18-09-03 16:04 GMT (#36)
    (Utilizador Info) vendetta.guildsoftware.com
    "Quem so ve em frente, quem nao quer ver os extremos e que estes existem, quem nao quer considerar as alternativas, e o que estas representam e' quem tem as palas nos olhos."

    Dá gosto ler-te... mas é pena que aquilo que às vezes escreves não corresponda efectivamente à tua essência, já que, por diversas vezes demonstraste a tua pouca tolerância pela diversidade de opiniões.


    Tens razao..

    Mas nao faco mea culpa, porque a culpa nao e' so minha, mas sim "Logistica"
    E' que ainda estou a espera que chegue o Promo Kit CD pelos correios Sales Training CD: Competing with Linux

    Depois vou estar apto a escrever cartas, e talvez ai ja entendas os meus pontos de vista e seja mais explicito.


    Dear sir of the newspapers,

    Im not writing to say i luv ur crosswords, or not to point ya that on your last issue you had mistaken "portugal", since we arent a city of north of Morroco. Or ta say ya, i find your sports section too short, what you play there with a stick, a ball, an hole and fancy shoes, we play with rollers on our feet. What you call Golfe we say GT, manual gears, extra large tires, meet at 23:59 @cops"free"highway before Montijo's tool. Bring maney.

    But no, today im gona talk about, cost value benefits, solution evaluations and how to successfully sell Windows Server over Linux based alternatives. How to deploy shared source on governments, that we can use to spy and protect US comercial interests, but source they cant thouch to fix. Today im gona talk about ways on how to put proprietary software on schools, to help young kids to develop an extra sense for products such us Microsoft PowerPoint or Internet Explorer, so that they can keep support us as adults. And we, keep paying their teacher's cars.

    Today im gona talk about the wonders of proprietary software and why linux descentralized model isnt doable for specific needs. Today im gona talk about the rip off, of buying Linux distros and get software that you will never use, despite you dont pay nothing more for it.

    Today i gona talk about how open a Windows System is, just see the remotes holes, what could be more "Open Concept" than that!? Just note how you can send automatic emails with files attached to all your address book friends, format partitions and drives remotelly, even without your consent, amazing!! Since of the advent of broadband connections, IE opens pages too fast, but its so easy if you enable "run vb and activex scripts", to add an extra 10minutes slow down... and so on.

    sinceraly urs,

    Ramalhao, Cintra City 2003




    Those who do not understand Unix are condemned to reinvent it, poorly.
    -- Henry Spencer
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:1)
    por mrmv em 18-09-03 16:29 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Não meu amigo, eu normalmente não venho aqui para ouvir anedotas... mas o teu sentido de humor é uma das características que mais aprecio em ti, e até me pergunto se não te estás a perder...


    "The difference between 'involvement' and 'commitment' is like an eggs-and-ham breakfast: the chicken was 'involved' - the pig was 'committed'." - unknown
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:1)
    por mrmv em 18-09-03 15:00 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    "Quem so ve em frente, quem nao quer ver os extremos e que estes existem, quem nao quer considerar as alternativas, e o que estas representam e' quem tem as palas nos olhos."

    Dá gosto ler-te... mas é pena que aquilo que às vezes escreves não corresponda efectivamente à tua essência, já que, por diversas vezes demonstraste a tua pouca tolerância pela diversidade de opiniões.

    "como ves os teus argumentos insultosos sao facilmente desmontados e podem ter um duplo sentido"

    Tens-te em muito boa conta... deixa que sejam os outros a dizê-lo

    "The difference between 'involvement' and 'commitment' is like an eggs-and-ham breakfast: the chicken was 'involved' - the pig was 'committed'." - unknown
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:3, Interessante)
    por Cyclops em 18-09-03 11:00 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    O que sou contra e' os absolutos, o preto e o branco, o bem e o mal... ha' espaco para tudo e todos, nao ha' o "certo e errado".

    Não resisto a perguntar:
    Dizes ser contra os absolutos. Isto em si é um absolutismo... Logo há situações em que és a favor dos absolutos?
    Re:Bye Bye Sun! (Pontos:3, Engraçado)
    por zaroastra em 18-09-03 11:45 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    essa fazme lembrar aquela regra de que nao ha regras sem excepcoes...
    Sun e as janelas (Pontos:2)
    por pyro em 18-09-03 13:29 GMT (#31)
    (Utilizador Info)
    Estou a gostar da aposta da Sun no GNOME. Desde o OpenWindows ao CDE, a Sun tem uma longa tradição de apostar em ambientes de janelas ganhadores.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]