gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Nova geração de Sharp Zaurus
Contribuído por Xmal em 04-09-03 18:16
do departamento toys4geeks
Linux Depois de ter construído alguma comunidade com os Zaurus 5500, a Sharp tem vindo a lançar no Japão a nova série Zaurus SL-C7x0 que segundo muitas opiniões é um excelente PDA/Mini Laptop Linux. Entre outra coisas, disponibiliza um ecran com VGA e slots USB, CF e SD. Temos reviews no BrightHand e no The-Gadgeteer.
Tendo sido lançado apenas no Japão as opções de compra são complicadas, pode ser comprada a versão japonesa via Conics e feita cá a adaptação para Inglês, ou pagar um pouco mais e usar um intermediário nos UK, Shirtpocket, garantindo assim que a traducção já vem feita e que a encomenda é intra EC.

Cá por Portugal, apesar da série 5500 ter aparecido fugidia nas Fnacs, não parecem existir locais com importações na nova série.

IBM promove Linux | Ataque massivo do vírus SOBIG.F e Blaster  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Conics
  • Shirtpocket
  • BrightHand
  • The-Gadgeteer
  • Mais acerca Linux
  • Também por Xmal
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    E vocês ainda tem sorte... (Pontos:1)
    por mpinho em 04-09-03 23:42 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Aqui no Brasil nem o modelo antigo apareceu nas lojas. A Sharp do Brasil não os importa e nem sabe da existência do Zaurus...

    Eu tive que comprar um Compaq Ipaq, pagar o maldito imposto M$ por causa do PocketPC e correr o risco de regravar a memória flash com o Familiar Linux. Mas pelo menos meus computadores hoje são 100% linux e livres de M$: 2 desktops, 1 notebook e 1 PDA.
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:1, Despropositado)
    por [Cliff] em 05-09-03 2:19 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Eu tive que comprar um Compaq Ipaq, pagar o maldito imposto M$ por causa do PocketPC
    Desculpa?!?! Isto é o mesmo que reclamar que ao comprar um microondas da marca xyz estás a pagar pelo que quer que seja que controla o temporizador. Se compraste um Ipaq já devias estar à espera que ele viesse com o Windows CE - até porque é um aparelho fechado, não é como um PC - ou estavas à espera que a Compaq fizesse o jeitinho especial só para ti?
    Realmente, às vezes há reclamações que não percebo.

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2)
    por Gimp em 05-09-03 9:32 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Bem, como o rapaz está do outro lado do Atlântico compreendo que o comentário dele não seja de todo compreensível. Quer-me parecer que a queixa dele é o facto de não ter alternativa e não o raio do PocketPC em si...


    "No comments"

    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2, Interessante)
    por mpinho em 06-09-03 0:03 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Acontece que a própria Compaq (e agora a HP) patrocinam o site www.handhelds.org e, portanto, caso eles não tivesse o "rabo preso" com a M$, poderiam sim oferecer uma versão do iPAQ com sistema operacional linux instalado ou até sem nenhum sistema.

    Só para completar caso não saibam, o iPAQ também pode rodar netBSD e até uma versão especial de QNX !

    E não gostei do tom pejorativo "do outro lado do Atlântico". Afinal, falamos também português e, apesar das diferenças, sei que me entendem caso tenham boa vontade. Não sou nenhum idiota e sei muito bem a diferença de um PC para um PDA.
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2)
    por jig em 06-09-03 14:51 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Amigo quer-me parecer que o que foi escrito não foi com tom "pejorativo" mas sim uma questão de interpretação.
    O facto de ser "do outro lado do Atlantico" significa que se calhar não têm tantas opções em termos de OSs,informações,etc no caso da compaq/hp.
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2)
    por bracaman em 07-09-03 22:36 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://bracaman.netcanvas.net

    Salve meus irmãos brasileiros e africanos
    Do outro lado do oceano!
    O Atlântico é pequeno para nos separar
    Porque o sangue é mais forte que a água do mar

    Foi adaptado de uma letra do Gabriel, o Pensador :-)



    --
    "Muda, que quando a gente muda, o Mundo muda com a gente" -- Gabriel, o Pensador
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2)
    por Gimp em 08-09-03 15:22 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Estava a ser irónico, já que o teu comentário para mim foi bastante explícito...


    "No comments"

    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2)
    por humpback em 06-09-03 1:09 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Não percebi a do "device fechado". Custava assim tanto aquilo ao arrancar a primeira vez perguntar:
    Quer PocketPC 2002 ou Linux?
    O laptop do meu pai fez a pergunta entre Windows ME e 2000.
    Depois disso se ele quiz mudar teve de andar com cd's de restore. Seria assim tao dificil fazer o mesmo nos ipaq's (cd com os "drivers" a ter uma aplicação para reflashar aquilo).
    Eu com sinceridade percebo o que o mpinho quer dizer, uma pessoa fica farta de se sentir excluido.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:1, Despropositado)
    por [Cliff] em 06-09-03 9:53 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    hmmmm essas vontades não servem também para os telemóveis? Eu acho que o meu nokia 3330 também me devia perguntar qual o sistema operativo que eu queria... ou um daqueles todos modernos com o Symbian S60 ou o R7 como o Sony-Ericsson.
    Seguindo essa linha de pensamento, até a torradeira te devia perguntar qual o SO que tem lá dentro.
    A questão é que quando compras um iPAQ sabes que vais comprar um PDA c/ sistema operativo MS lá dentro. Não gostas, não concordas, tens uma solução simples: não compres.
    Se compras e depois reclamas, há aí qualquer coisa mal explicada...

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:3, Interessante)
    por mpinho em 06-09-03 12:49 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Eu não concordo com esse teu pensamento. Caso um equipamento tenha 2 sistemas operativos, por que não dar ao consumidor o direito de escolha.

    Por que ao comprar um notebook Toshiba não nos é dado o direito de escolher entre o Windows, Linux ou mesmo sem sistema ? Eu entendo que eles não podem oferecer qualquer tipo de sistema e que isso tem um custo, mas pelo menos poderiam esclarecer o consumidor de que ele está adquirindo um produto flexível e que o Windows (mesmo que OEM) gera um acréscimo no preço final. Se eu vou rodar linux depois no notebook, por que não posso deixar de pagar o Windows OEM (o tal imposto M$) ?

    Eu penso da mesma forma no caso do iPAQ que citei. Existem sim outros sistemas operativos e, como falei, o próprio laboratório da Compaq/HP em Cambridge criou e mantém uma distribuição de linux chamada Familiar (veja http://www.handhelds.org). Claramente a HP tem receio de entrar em conflito com a M$ ao oferecer essa posibilidade, mesmo que sob encomenda especial, a seus consumidores.

    Qualquer governo sério deveria estar preocupado com isso, e pelo menos graças a Deus, o Brasil é um dos países que se preocupa em promover o software livre oficialmente.

    Já estou cansado de ser hostilizado gratuitamente por alguns neste site por ser brasileiro. Felizmente sei que são minoria e por isso mesmo não o abandono de vez. Não vejo este tipo de hostilidade com portugueses nos nossos sites sobre linux e software livre. É realmente uma pena que alguns ainda não nos vejam como irmãos, com mais semelhanças do que possa parecer.
    Re:E vocês ainda tem sorte... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 09-09-03 1:18 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Para terminar a minha participação na conversa - porque está visto que "forçar" linux é que é a via a seguir :( - um PDA não pode ser considerado um PC (e na minha humilde opinião é considerado como tal por compradores "ignorantes" - não estou a chamar ignorante a ninguém) como tal o fabricante tem o direito de meter o sistema operativo que bem entender e quem não gosta pura e simplesmente não compra.
    O facto de a HP não introduzir Linux nos Jornada certamente não será por medo da MS; aliás, muitos deviam perder essa resposta fácil que é se não suportam linux é por medo da MS porque é um argumento fraco já que nenhum de nós tem o minímo conhecimento do contracto estabelecido entre a HP e a MS para o fornecimento de sistemas operativos para os PDAs e muito honestamente não me surpreende que exista um cláusula de exclusividade. Se a ti te surpreende e ficas chateado com isso olha, compra um Sharp porque parece que eles suportam. Se não podes mandar vir no Brasil, manda vir do estrangeiro.
    E com isto termino mais um post para o "-1 - Despropositado". Fosse outra classificação ainda admitia agora despropositado?!
    Voltando a outra vaca fria: eu não hostilizei ninguém e não admito, volto a repetir - não admito(!) - que me mandem essa boca. Se te sentes hostilizado por esta ou aquela pessoa dirige-te a ela com uma mensagem própria e não a mim.

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    eheheheh (Pontos:1)
    por RaTao em 05-09-03 0:32 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Finalmente vou ter oportunidade de trool'ar :)

    2002-12-23 04:18:09 Finalmente "O" computador portatil! (articles,news) (rejeitada)

    Sim, foi no ano passado :-)

    Anyway, voltando ao tópico:
    Excelente! Para mim "isto" é um portatil! O resto da paisagem actual, para mim, vai continuar a chamar-se "transportavel".

    Ainda para mais tem linux! Teclado! VGA! :))
    150~200 contos: Parece razoavel, comparando com um ipaq'zito :>


    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao
    Re:eheheheh (Pontos:2)
    por [Cliff] em 05-09-03 2:33 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    Por 200 contos não valerá a pena comprar um portátil a sério?
    Não consegui ler em lado nenhum o contrário mas certamente que aqueles 64mb de execução não podem ser expandidos para mais. Não será um problema enquanto lhe fôr dado uso básico - o pretendido - mas certamente irão aparecer aquelas aplicações porreiríssimas que até podiam trabalhar lá mas não tem mais memória (ou trabalham se terminares todos os processos como se faz no Nokia 9210 :) ).
    Ainda assim, a "pseudo" vantagem será mesmo só o Linux... mas o Windows CE já foi disponibilizado na integra - em source code - pela MS pelo que nem a vantagem de ser sistema livre existe... resta saber se o sistema em si é fechado: se a Sharp permite actualizar o sistema operativo ou se não permite nada disso à semelhança de qualquer outro fabricante no mercado.

    Já agora um facto curioso que vi no press-release da Sharp: no lado do desktop o Linux não é suportado, XP/2000/Me/98SE/98... go figure.

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    Re:eheheheh (Pontos:2)
    por Gimp em 05-09-03 9:41 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Acho que quando se compra um PDA, pelo menos aqueles que fazem um uso profissional dele e não do tipo montra de loja para estar em cima da secretária, querem um transportável digno desse nome. Para mim bastaria aplicações para manutenção remota. Assim, ao andar de mota, não precisava de andar com a mala atrás...Mas eu sempre compraria um PDA com linux ou então um Palm. Quero lá saber que o WinCE agora dá para ver o código, o tipo de recursos que o software necessita são sempre exagerados em comparação com os concorrentes. Mas comprar um IPaq tem as suas vantagens, o hardware é sobredimensionado e o flash para linux existe :-).


    "No comments"

    Re:eheheheh (Pontos:2)
    por humpback em 06-09-03 1:03 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    "Não consegui ler em lado nenhum o contrário mas certamente que aqueles 64mb de execução não podem ser expandidos para mais."
    Aquilo é linux nao winblows. Espetas um cartao qq de memoria, particionas aquilo, colocas uma das partições como swap e voilla :)


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:eheheheh (Pontos:2)
    por [Cliff] em 06-09-03 9:54 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.yimports.com
    ;) Ok, vai lá gastar os tais 150-200 contos de que o RaTao falou, experimenta e se funcionar assim diz qualquer coisa. É que eu não li que isso era possível em lado nenhum (nem nos comentários do Slashdot)

    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    Re:eheheheh (Pontos:2)
    por humpback em 06-09-03 12:37 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Bem, eu já o fiz num dos antigos :) Por isso :)


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:eheheheh (Pontos:1)
    por RaTao em 10-09-03 0:53 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Sim, é perfeitamente possivel mas cuidado com o tipo de armazemanento que usas!

    Grande parte dos "upgrades" de storage são baseados em flash. Como todos sabem estes dispositivos são muito fixes mas têm um número limitado de escritas! Normalmente entre 1000 ~ 10000. Não tem problema nenhum para guardar uns .txt ou mesmo uma DB com números de telefone... Mas ao utilizares um destes como SWAP vais bater de frente no limite de escritas e estragas o "disco" flash.

    Claro que nem todos os upgrades de storage são flash, mas grande parte são.


    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao
    Re:eheheheh (Pontos:1)
    por RaTao em 06-09-03 2:29 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Por 200 contos não valerá a pena comprar um portátil a sério?

    Caso não tenhas percebido, eu acho que aquelas máquinas a que normalmente chamam portateis, objectos GRANDES DEMAIS para merecerem esse nome.

    Um portatil é uma coisa que cabe no bolso do casaco e que pode ser utilizado de pé sem ficar com dores de costas, etc e tal... :>

    Regards,
    Nuno Silva aka RaTao

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]