gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Colocações dos professores
Contribuído por scorpio em 03-09-03 8:30
do departamento escalabilidade-HOWTO?
Portugal mazevedo escreve "Para os professores, hoje é dia do resultado das colocações. Este ano o Ministério da Educação, aparte de ser já com atraso, resolveu publicar as colocações de três formas: Diário da República, Web e SMS...
Dou comigo a verificar as colocações de uma amiga, quando reparo que o site da DGAE está em baixo. Resolvo ir ao site do Ministério da Educção, também em baixo. Eis que resolvo ir ao Sindicato dos Professores do Norte, tb em baixo. O mesmo com o SPZN.
Envio também uma mensagem do telemóvel com o BI e resposta nada.

O que eu pergunto é: Para que servem estas tecnologias se não estão a funcionar? São apenas 0:30h e já nenhum dos sites funciona? E os testes de carga? É certo que se calhar, muitos destes sites estão quase às moscas o resto do ano, mas não se deviam ter precavido da afluência anormal de utilizadores? É que ao fim ao cabo, existem milhares de professores que precisam de saber onde vão parar, se têm que arranjar alojamento, o que têm que fazer, para um ano lectivo que oficialmente começou faz 3 dias!!! "

Koffice vai adoptar o mesmo formato de ficheiros do OOo | VideoConferencia  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • DGAE
  • Ministério da Educção
  • Sindicato dos Professores do Norte
  • SPZN
  • Mais acerca Portugal
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Preguiça (Pontos:2)
    por Gimp em 03-09-03 8:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Faz-me lembrar a CNN que manteve todo o eye-candy aquando do 11 de Setembro e kaput! Pelo menos tiveram um bom jogo de cintura e puseram o conteúdo estático. No ministério sabem o que acontece todos os anos...


    "No comments"

    Re:Preguiça (Pontos:2)
    por bracaman em 03-09-03 8:55 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://bracaman.netcanvas.net

    Por acaso nos anos anteriores não tive problemas em ver as colocações! Mas este ano as coisas estão más... Supostamente as colocações já saíram há 10 horas (ou quase) e o site do Ministério da Educação continua com "Too many client tasks." e o DGAE nem dá sinais de vida...

    Entretanto milhares de pessoas continuam sem saber se ficam colocados! Só não entendo como é que continuam a entrar 65 caloiros por ano para os cursos de "Ensino em ..." nas Universidades Portuguesas..



    --
    "Muda, que quando a gente muda, o Mundo muda com a gente" -- Gabriel, o Pensador
    Re:Preguiça (Pontos:2)
    por jazzy em 03-09-03 9:12 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Pelo que eu ouvi hoje de manhã na rádio, o site do ME ainda não está com a informação disponível.


    Jazzy
    Re:Preguiça (Pontos:2)
    por racme em 03-09-03 20:27 GMT (#27)
    (Utilizador Info) www.freebsd.org
    Faz-me lembrar a CNN que manteve todo o eye-candy aquando do 11 de Setembro e kaput! Pelo menos tiveram um bom jogo de cintura e puseram o conteúdo estático. No ministério sabem o que acontece todos os anos...

    Eu gostei muito de ouvir o Ministro da Educacao, o Sr Dr David Justino. Algo do tipo

    "Foi uma limitacao.. eu conheco o sistema e e' muito bom..... foi um acesso elevado a pagina, todas as pessoas queriam entrar no sistema e a maquina congestionou..." etc

    Eu pergunto, mas nao estavam a espera de uma enchente? Se limitaram os acessos a apenas divulgacao via INTERNET uma vez que reduz custos, tempo e por ser bastante mais pratico. Como nao estavam a' espera de uma enchente?!
    Falharam na prevencao deste tipo de situacoes. E' como a historia dos incendios "nao tavamos a espera...aconteceu tudo muito de repente...Foi obra do diabo..." o blabla do costume

    Quanto a CNN, parece ja ser pratica, em momentos de crise e especialemnte apos o 11 setembro, alguns sites de informacao internacionais adoptarem uma postura mais light, CNN, BBC, Reuters para evitar o takedown dos mesmos...a nossa propria TSF...ja roda pelo mesmo diapasao.. Todos se lembra do primeiro dia das tropas americanas no Iraque...

    Acho que sim teria passado por ai, quiseram manter aquele glamour de site institucional ao servico de um Governo Portugues modernizado e Pra-Frentex e foi o que se viu.

    Alias esta historia das colocacoes devia ser com direito a divulgacao nos jornais diarios de uma serie de mirrors alternativos para fazer o load balancing manual :)


    Make World; Not War;
    Windows vs Linux (Pontos:2)
    por humpback em 03-09-03 9:33 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    No caso do ministério da educação ao longo dos anos a coisa tem sido sempre igual (uns anos pior outros melhor) mas este a coisa está estranha pois o icmp responde bem e com tempos decentes, mas dá ideia que o iis foi de vela.

    Tenho de confessar que a minha experiência com servidores web em Windows é perto de nula (excepto apache+php+mysql para desenvolvimento de coisas que depois iam para linux), mas já tive servidores modestos (p3-800+256mb) a correr linux com vários dezenas de milhares de requests diários, e sempre se aguentaram bem.

    Por isso o meu comentário vai contra os "benchmarks" que se tem visto por essa net fora nos quais o windows+iis+sqlserver aguenta melhor que linux+apache+(bdOSS). É que na practica quando é necessário aceder a um site qq e ele está down por excesso de acessos é sabido que o netcraft nos vai dizer que ele corre windows.


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por [WaR] em 03-09-03 10:25 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://war.genhex.org/
    > a coisa está estranha pois o icmp responde bem e com tempos decentes, mas dá ideia que o iis foi de vela.

    O IIS está up. A base de dados em *ACCESS* é que obviamente não :)

    Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers error '80040e4d'

    [Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Too many client tasks.

    /index.asp, line 6

    Incompetência no seu melhor...

    -- [WaR]

    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por higuita em 03-09-03 11:18 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    ACCESS!!!!!

    LOL

    entao esta' provado, os responsaveis por esta pagina sao incompetentes mesmo...

    se o access ja' com algumas dezenas de acessos ou quando comeca a crescer quase morre, pior ainda ser grande e ter milhares de acessos!!


    Higuita
    Re:Windows vs Linux (Pontos:1)
    por TrashBox em 03-09-03 13:27 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Isso não é verdade, depende de como é programado. Concordo que não seja a plataforma ideial, mas já tive sites com bases de dados em Access com uns 5 milhões de acessos por mês e nunca falhou.
    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por humpback em 03-09-03 14:49 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    bc -l
    bc 1.06
    Copyright 1991-1994, 1997, 1998, 2000 Free Software Foundation, Inc.
    This is free software with ABSOLUTELY NO WARRANTY. For details type `warranty'.
    5000000/(60*60*24*30)
    1.92901234567901234567

    Cerca de 2 acessos por segundo. Considerando que a distribuição seria centrada em determinadas horas do dia/dias da semana isso deve subir para os 50/sec não? Isso consigo eu num 486 com mysql e tabelas com 100.000 linhas :)


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por higuita em 03-09-03 16:44 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    pagando no que o humpback e continuando, qual o tamanho tambem da tua base de dados?
    e acediam todos ao mesmo 3-4 conteudos ou eram pesquisas aleatorias a qualquer ponto?

    eu ja' vi uma base de dados de access com 300Mb (com umas fotos la' dentro) e bastava 2 acessos simultaneos para ela se arrebentar toda
    concordo que ela podia nao estar la muito bem feita e ter binarios, pior ainda, mas 2 miseraveis acessos!!

    Higuita
    Re:Windows vs Linux (Pontos:1)
    por TrashBox em 03-09-03 18:00 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    20MB com 200,000 registos todos pesquisáveis aleatoriamente. Mas como dizes, é subjectivo do que se pesquisa e como se pesquisa.
    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por racme em 03-09-03 20:40 GMT (#28)
    (Utilizador Info) www.freebsd.org
    ACCESS!!!!!

    LOL


    nao sei do que te ris?

    Todos sabem que a senhora Coltilde usa o Excel para fazer a lista. A senhora Coltilde entrega a senhora Rosette a disquete com as colocacoes. E ás 23 horas e trinta e 4 minutos e' entregue em mao, envelope lacrado com selo de Estado ao sr Horacio do Dpt de Informatica.
    O Senhor Horacio pega na disquete e em 3 clicks mete o excel em access, as 01.15 minutos exclama alto e bom som "Jata!".

    Queres melhor disponibilidade, rapidez e eficacia do que esta ?
    3 clicks meu caro vamos la, quero ver te fazer melhor :)


    Make World; Not War;
    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por BlueNote em 03-09-03 21:16 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Clotilde, querias tu dizer! LOL!
    Re:Windows vs Linux (Pontos:2)
    por racme em 04-09-03 2:23 GMT (#38)
    (Utilizador Info) www.freebsd.org
    Clotilde, querias tu dizer! LOL!

    LOL ? coltilde meu amigo coltilde!


    Make World; Not War;
    falta de investimento ? (Pontos:1)
    por moonrider em 03-09-03 10:04 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://127.0.0.1
    O que eu pergunto é: Para que servem estas tecnologias se não estão a funcionar?

    Esta questão é o motivo porque muita coisa nunca ficará dependente da web... é extremamente irritante quando queres acesso a determinada informação, o site onde a procuras estar indisponível ou com a informação desactualizada. Cá é uma situação muito frequente, infelizmente...

    A falta de actualização só se resolve com dedicação ao site, enquanto que o facto do site estar em baixo é, quase sempre, falta de investimento no mesmo... todos os problemas desta natureza têm solução.
    Re:falta de investimento ? (Pontos:1)
    por rsantos em 03-09-03 14:44 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    No que respeita à informação desactualizada, acho que o problema não é apenas falta de dedicação, do ponto de vista que quem faz a actualização.

    É um problema da concepção dos próprios CMS (Content Management Systems), que nem sempre vão mais além do que a própria página.
    Aquilo que quero dizer é que não faz sentido que a informação seja actualizada em dois sítios. Ou seja, a actualização do site deve ser feita pelo próprio. Pelo menos em casos como estes, em que a informação se encontra com certeza numa base de dados do Ministério da Educação. E julgo que é o que o site faz...


    Is this the meaning of life?....Ah! It's Lear again!
    É apenas incompetência (Pontos:1)
    por taf-7arte em 03-09-03 10:29 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    Neste caso julgo que é apenas o servidor HTTP desligado.

    Mas há 5 ou 6 anos eu consegui acesso (não me perguntem como...) aos ficheiros das colocações com umas horas de antecedência em relação à divulgação oficial e coloquei-as online num servidor meu. Era um pentium II com 64 ou 128 Mega, se não me engano, com Linux+Apache sem nenhuma configuração especial numa linha de 64kbit/s. As páginas foram feitas só em txt para ser leve, e tinha uma ferramenta da pesquisa muito simples e bem melhor do que a do Ministério.

    Teve enorme divulgação (na net, rádio, etc.) e milhares de acessos de repente, no dia "oficial". Nunca teve problemas de indisponibilidade e foi por lá que uma parte significativa dos professores soube da colocação, enquanto o servidor do Ministério estava em baixo.

    Foi proposto ao Ministério que passassemos a assegurar nós o serviço. Que não, e ainda por cima protestaram. No ano seguinte o caso repetiu-se. E no seguinte também. E depois desisti.
    Re:É apenas incompetência (Pontos:2)
    por humpback em 03-09-03 10:53 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Claro que protestavam. Tavas a saltar a cadeia de comando, e não és filho/sobrinho/afilhado da pessoa certa.
    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Cobram por "serviços indisponíveis" (Pontos:1)
    por liberdade em 03-09-03 11:32 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://wideopenbsd.org

    Um amigo meu testou a "modalidade" SMS e recebeu uma mensagem: "Serviço indisponível. Tente mais tarde".
    No entanto os 40 cêntimos foram cobrados na mesma!

    Em relação à "indisponibilidade" do servidor Web, a incompetência é gritante!


    Re:Cobram por "serviços indisponíveis" (Pontos:2)
    por nmarques em 03-09-03 11:43 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://morgul.xpto.org
    TEMOS PENA!
    -------------------------------------------------------
    Seja sangue e suor o caminho para a vitoria,
    lutaremos lado a lado pela pátri
    Re:Cobram por "serviços indisponíveis" (Pontos:2)
    por higuita em 03-09-03 12:07 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    A Ferreira Leite e' que deve estar toda contente!!
    ate' ja' deve ter dado ordens para deixar o servico em baixo durante mais uns dias!!! :)


    Higuita
    Re:Cobram por "serviços indisponíveis" (Pontos:2)
    por jig em 04-09-03 11:43 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Pagaste .40 por uma informação.
    Recebeste-a por isso não te queixes :-)
    O Ministro (Pontos:1)
    por taf-7arte em 03-09-03 12:15 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    Ouvi agora a entrevista do Ministro da Educação na RTP.

    Não há por aí quem lhe diga que está a ser enganado pelos seus próprios serviços? E que convinha ter mais cautela para evitar a triste figura que (inocentemente, acredito) fez? :-(

    Que aprendam com os seus erros (Pontos:2)
    por André Simões em 03-09-03 14:14 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Por volta das 14:00 a dita página continuava, segundo o Público, em baixo, mostrando uma mensagem de erro. Agora, às 15:10 nem mensagem mostra, simplesmente não abre. Também segundo o Público, a previsão de resolução de problema era a 1 da tarde, e a justificação era o excesso de acessos. Eu acho estranho, visto haver já uma longa experiência de coisas deste género, com os acessos à universidade. A não ser que tenham mudado alguma coisa, mas eu disso não percebo nada.
    Esperemos que, se mudaram alguma coisa, aprendam com os erros, e que quando forem os resultados das entradas na universidade a barraca não seja a mesma.

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:Que aprendam com os seus erros (Pontos:2)
    por bracaman em 03-09-03 15:32 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://bracaman.netcanvas.net
    São 16:29 e o educare.pt está a funcionar bem...

    --
    "Muda, que quando a gente muda, o Mundo muda com a gente" -- Gabriel, o Pensador
    min-edu (Pontos:1)
    por nbk em 03-09-03 15:29 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    Numa palavra: INCOMPETENTES

    @688, Nbk

    Re:min-edu (Pontos:1)
    por gzip em 03-09-03 16:43 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Quantos professores estão na base de dados? 70.000? Isso com um linux+apache+mysql e um Pentium qualquer não chegava a aquecer. Coitadas das empresas que tem dezenas de milhares de acesso por hora, com estes gajos iam à falência.
    De acordo com a SIC Noticias... (Pontos:1)
    por wZ em 03-09-03 17:06 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    As colocações podem também ser vistas aqui e aqui.
    SMS: 4774 dgae+nº BI

    «Quando nem mesmo a vida se compreende, como poderia entender-se a morte?» Confúcio

    A receita do Sr. Dr. é: (Pontos:2)
    por sincronia em 03-09-03 19:50 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    CONTRATEM-ME!

    Tenho dito.

    Been there, done that, didn't wake up with the t-shirt...
    A culpa não é do ministério... (Pontos:1)
    por Shana em 03-09-03 20:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    ... of course, como diz o nosso caro ministro da educação.

    Quando lhe pediram explicações sobre o porquê dos sistemas estarem em baixo e portanto os professores não conseguirem aceder às listas, a resposta dele foi que "os sistemas estão a funcionar perfeitamente, o problema foi que houve um número de acessos excessivo que provocou a falta de acesso ao site".

    Portanto, a culpa é dos professores! Porque é que foram lá todos ao mesmo tempo? O ministério não tem qualquer responsabilidade, evidentemente, pois se os sistemas estão todos a funcionar...

    Nunca liguei muito a estes ministros, mas realmente quem diz coisas destas e descarta responsabilidades desta maneira não deveria estar a governar. Se isto já começou assim, imaginem quando no próximo ano for tudo pela internet...!

    shana
    gone crazy, back soon, leave message
    Re:A culpa não é do ministério... (Pontos:1)
    por _raposo_ em 03-09-03 20:19 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Pois a culpa não é do Ministério, é de quem os atura!
    Afinal estamos bem de finanças... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 03-09-03 21:16 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.cjb.net
    pois todos os sites mencionados nesta discussão usam m$-windowze+IIS5/6+ASP, excepto o do sindicato dos professores que usa LAMP.

    sr. ministro importar-se-ia de ver quem são os pseudo-técnicos informáticos que o ME tem???

    poderia pedir-lhes explicações sobre a sua falta de competência???
    Re:Afinal estamos bem de finanças... (Pontos:1)
    por liberdade em 03-09-03 22:01 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://wideopenbsd.org
    Que falta de competência? Na volta a Micro$oft ainda paga ao governo para lá ter a dogfood deles, para no próximo sábado poderem por em letras garrafais no saco que acompanha o Expresso:

    "Fiabilidade. Rapidez. Segurança. O governo português optou por plataformas Micro$ofre! E você, quando vai mudar ?"
    Confusão entre Microsoft e incompetência (Pontos:1)
    por taf-7arte em 03-09-03 23:30 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://taf.net

    Eu também acho que o Estado podia e devia usar Linux. Contudo, se o Min. Educação tivesse técnicos competentes ou contratasse serviços realmente profissionais também conseguiria fazer um bom serviço em plataforma Microsoft.

    Estar a justificar incompetência com o simples facto de usar Microsoft é também sinal de incompetência. ;-)
    David "ministro-dos-alunos" Justino (Pontos:1)
    por Red em 03-09-03 23:40 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Não se poderia esperar outra coisa de uma cambada de incompetentes que «gere» a educação no nosso país (infelizmente). Num ministro que acaba com o tecnológico de química (no secundário), onde todos os alunos depois de acabado o curso tinham emprego, não se pode confiar.
      Também não entendo como é que se mantêm professores com horário zero e turmas com perto de 30 alunos. Entre outras anormalidades. Façam outras coisas? Que coisas? Diz que há falta de licenciados, onde? Quem é que vai contratar licenciados do ramo educacional?
      Enfim, David "ministro-dos-alunos" Justino, explique lá isto.
      Desculpem lá o desabafo, mas esta malta é demais.

    Bye,
    red
    Re:David "ministro-dos-alunos" Justino (Pontos:1)
    por being em 04-09-03 2:00 GMT (#37)
    (Utilizador Info)
    Sem querer fazer um guerra politica: .As vagas ja estao a começar a baixar( licenciados a mais.) .Os licenciados que estao a sair agora nao sao de agora, queres que ele justifique culpando o governo anterior ? Nao é tao preto nem tao claro.

    Be different, think for yourself.

    Re:David "ministro-dos-alunos" Justino (Pontos:2)
    por André Simões em 05-09-03 0:31 GMT (#41)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    As vagas estão a começar a baixar porque a demografia também está a baixar. Quanto ao mito dos licenciados a mais, já foi tantas vezes desmentido por números oficiais, nacionais e internacionais, (os últimos saídos a público confirmavam Portugal como o país da UE com menos licenciados, proporcionalmente) que nem vale a pena começar nova discussão. A título de exemplo, eis uma página com números parciais (apenas ciências e tecnologia, onde nem sequer estamos muito mal, mas muito, muito muito longe de ter licenciados a mais).

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    SMS (Pontos:2)
    por André Simões em 03-09-03 23:58 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://hesperion.catus.net
    Mais uma achega. Vi nas notícias que o serviço de SMS não funcionou simplesmente durante a noite porque nunca esteve previsto funcionar, ao contrário da publicidade institucional. Segundo se apurou, a empresa só recebeu as bases de dados a meio da manhã de hoje dia 3, tal como tinha sido acordado com o Ministério. A desorganização e incompetência parem mesmo grassar...

    ---
    Omnia aliena sunt: tempus tantum nostrum est. (Séneca)
    "Tudo nos é alheio: apenas o Tempo é nosso."

    Re:SMS (Pontos:1)
    por Devil_PT em 04-09-03 0:16 GMT (#35)
    (Utilizador Info)
    Entretanto, do lado do site web, a coisa já mexe. Mas parece-me a mim que andaram a fazer mudanças, pois o site mudou de endereço ip.
    Re:SMS (Pontos:1)
    por nbk em 04-09-03 0:45 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    "A desorganização e incompetência parem mesmo grassar..."

    Realmente ser ministro deve ser bacano. Aparecem problemas no nosso ministério e nós vamos para a televisão dizer que vamos procurar os culpados...

    |Ironia|
    Hummm, será que ele e os seus sub-sub-secretários, da mesma cor partidária, serão apontados como culpados?
    |/Ironia|

    Uma barrotada naquela cabeça e era pouco... duh!

    @074, Nbk

    Min das Finanças (Pontos:2)
    por jig em 04-09-03 11:50 GMT (#40)
    (Utilizador Info)
    Espero bem que a Ferreira Leite se lembre de colocar um servidor M$ com bases de dados access para pagar os impostos on-line!
    tachos (Pontos:1)
    por apm em 05-09-03 22:07 GMT (#42)
    (Utilizador Info) http://www.pyramid-rp.org
    Bem eu acho que este tipo de coisas acontece porque as empresas que "servem" o estado são sempre as mesmas e não são medidas em termos de qualidade, mas sim pelos conhecidos tachinhos. É uma vergonha, basta procurar no defacements mirror da zone.org, e tem la de tudo .pt, desde a página do parlamento, até min-edu, passando pelo supremo tribunal de justiça. Os nossos "amigos" brasileiros ja correram isso tudo.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]