gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
A inovação tecnológica em Portugal, mas porquê?
Contribuído por pls em 14-08-03 13:23
do departamento
News Dr.CornFlakes escreve "Após uma consulta rápida das últimas, dei de caras com este artigo. Tudo bem, nada de novo. Até que vi que associaram Portugal e "Bionic Bodies". E aí tive que fazer uma cara de espanto (chamem-lhe preconceito). Portugal, participante nesta tecnologia? Estranho... E no que é que consiste o papel de Portugal nesta tecnologia? Uma pequena câmara ligada a um "computador", que por sua vez se liga directamente ao cérebro, permite fornecer um "tipo" de visão a invisuais. Espectacular! Mas por que razão Portugal? (chamem-lhe preconceito) Foi então que li: "From 1983 through 2001 he maintained facilities in Zürich, Switzerland (Institut Dobelle, AG) and from 1995 through 2001 he also had a laboratory at the Columbia-Presbyterian Medical Center in New York City. Both of these operations have now been closed in favor of a new facility in Lisbon, Portugal to facilitate commercial introduction of Artificial Vision systems." O Dr. Dobelle diz: "Fiquei sem os meus dois médicos. Girving foi para a Arábia Saudita e Lobo Antunes para Lisboa. Tinha de vir atrás de um deles. Lisboa é mais barata e mais perto de Nova Iorque - fica a seis horas de avião. O nível de vida aqui é três vezes mais barato que em Nova Iorque, os táxis, os pequenos-almoços, é tudo mais barato. E tenho um dos melhores neurocirurgiões do mundo", diz Dobelle. Mas o facto é que a autorização para implantar estes dispositivos em cegos não foi ainda dada a Dobelle nos EUA pelas entidades responsáveis, como a Food and Drug Administration. "Em Portugal demorou apenas um mês a recebermos autorização para os implantes. Talvez dentro de um ano o possa fazer nos EUA."
Somos as ilhas Caimão de experiências dignas de um livro de Mary Shelley? Ou fomentamos propositadamente (no bom sentido da ciência) estas actividades? Poderemos ter futuro nestas franjas tecnológicas? "

Gildot e MCP na Imprensa | Código das aplicações GNU poderá estar comprometido  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • últimas
  • artigo
  • li
  • diz
  • Mais acerca News
  • Também por pls
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Espanto ? (Pontos:3, Interessante)
    por leitao em 14-08-03 13:36 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    Porque o espanto ? O que me espanta e' o espanto dos portugueses quando alguma coisa de bom ca' (ou la' ;-)) se faz...

    Espante-se, o espanto dos portugueses perante o espanto de que algum espanto ca' se faz. :)


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Espanto ? (Pontos:1, Redundante)
    por jorgelaranjo em 14-08-03 14:31 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    O espanto é ter alguém tão bom e ter quem queira vir para cá quando temos tantos problemas básicos para resolver.
    Olha o caso dos fogos...
    Ah! Espera... Só agora estás a ver isto pela Sky enquanto nós vemos isto todos os anos...

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por leitao em 14-08-03 14:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    Olha o caso dos fogos... Ah! Espera... Só agora estás a ver isto pela Sky enquanto nós vemos isto todos os anos...

    Ver a Sky diz-me que todos os anos o Yellowstone arde nos USA, todos os anos ocorrem fogos gravissimos pela Europa, mas tu consegues fazer parecer que o problema e' exclusivamente portugues...

    O espanto é ter alguém tão bom e ter quem queira vir para cá quando temos tantos problemas básicos para resolver.

    Os problemas basicos serao resolvidos quando o pessoal levantar a cabeca acima da merda do dia a dia, e ver que as coisas sao tao mas quanto as fazemos... mas e' uma opiniao pessoal.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 14-08-03 16:32 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    O Leitão... abre os olhos e usa o cérebro uma vez que seja...

    O problema não é só de Portugal mas olha que já arderam, pelo menos, 215 MIL Hectares de Floresta em Portugal nestes 15 DIAS !
    Abre os OLHOS E VÊ!
    Morreram 15 pessoas !!!
    Achas que não é um problema sério?
    Os bombeiros não chegam para tudo.
    Centenas de pessoas foram evacuadas e ficaram sem casa.
    Achas que não é um problema ?
    Abre os olhos, desliga a Sky e lê o Publico.pt

    E sabes porque não vês o grande problema dos fogos de Portugal?
    Porque __TU__ é que não levantas a cabeça da «merda do dia a dia»!!!

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 14-08-03 17:25 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Lembro-me de ter visto ou o ano passado ou há dois anos, metade da Austrália a arder.... quantos hectares arderam e ardem ainda em Portugal? Quantos foram na Austrália? Não, não estou a querer desculpar a situação que está a ocorrer em Portugal, simplesmente acho caricato que o mesmo povo que foi um dia dono de meio mundo, em que teve o ego mais inchado do que devia, tenham agora esse ego tão diminuído, a ponto de não abrirem os olhos, e deixarem os media tornar tudo num poço sem fundo... a situação é grave, mas não é mais grave do que já aconteceu, e acontece quase todos os anos em diversos países ditos de "elite" em todo o mundo...

    Até achei estranho não refilarem também sobre o que o senhor disse sobre Lisboa (reparem, a cidade mais "cara" de Portugal), ser uma cidade super barata... já deveria ter chuvido uns milhares de apologistas do "balurdio-de-custo-de-vida-q-é-este-paísinho-de-vão-de-escada" a reclamar essa afirmação...

    P.S.- Caso se lembrem, no verão passado, com as cheias na Europa, também morreram muitas pessoas... e não me lembro de ver ninguêm pelos países em que passei e que isso aconteceu (Alemanha, Itália, Hungria), ninguêm agoirar sobre o que não se tinha feito para previnir aquilo... simplesmente dizia-se o que se tinha de ser dito na altura devida, mas naquela altura, era tempo de ajudar quem precisava, nem que fosse não dizendo as asneiradas que o belo do Português tanto teima em mandar em alturas de crise... por siiiiim.... o Português, com as suas teorias e afins, consegue resolver todos os problemas e dificuldades... pena que isso nunca se veja passado à prática... mas as belas das boquinhas sardónicas estão lá... isso é que nunca pode faltar... porque senão aí sim, o ego do Português ia desaparecer... (*HINT* isto era mesmo uma indirecta a dizer que o Português só sabe mesmo mandar bitaites para o ar, porque na altura da verdade, nem sequer a boca abrem para dizer "ui" *HINT*)

    P.S.2 - Peço desculpa se pareço ofensivo, mas ando realmente cansado de ver pessoas a mandar boquinhas em todo o lado, sobre tudo, mas que em termos de contribuirem para ajudar os outros, são os que primeiro fogem.... e isso irrita imenso...

    HiTek DeVil
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por Psiwar em 14-08-03 19:55 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Não peças desculpa por teres razão. Esta devia ser uma altura de união para combater uma calamidade mas a única coisa que se vê é quem consegue passar mais culpas para o vizinho do lado.

    +1 para ti
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 15-08-03 1:55 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    «ninguêm»
    Mas tu não és português, ou és?
    Parece-me mais um Brasileiro que tem fobia a portugueses...

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por HiTek DeVil em 15-08-03 9:43 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    É giro ver que quando não se tem argumentos para refutar uma afirmação, inventa-se... Não, sou bem Português, embora ultimamente não muito orgulhoso disso, ou melhor, orgulhoso de ter nascido Português, mas desiludido com a mentalidade que se instalou nos ultimos anos entre o Português comum. Mas para ser realmente sincero, tenho dupla nacionalidade, ou melhor, quando era criança, fui registado no consulado da nacionalidade do meu pai, passando a ter dupla nacionalidade, mas como já disse, tenho orgulho em ter nascido em Portugal, e em ter nascido Português, tendo optado aos 18 anos por manter a nacionalidade Portuguesa...espero que com esta frase tenha ficado esclarecido a minha possivel fobia a Portugueses... não é fobia a Portugueses, é mesmo não ter paciência para algumas pessoas que só choramingam e resmungam, mas nada de útil fazem...

    P.S. - Se achaste que a minha nacionalidade seria Brasileira invés de Portuguesa devido a ter colocado mal um acento na palavra, então que direi eu sobre alguem que escreve Brasileiro com B maiúsculo, e depois escreve o P de Português em minúsculo.... se eu fosse um pseudo-psicologo, estaria a dizer que serias tu com fobia a Portugueses, ou complexo de inferioridade em relação a Brasileiros....


    HiTek DeVil
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 15-08-03 12:46 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    Talvez para Destacar o que eu queria dizer...
    Como usar BOLD, __UNDERLINE__ e Italico.

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:4, Interessante)
    por ^magico^ em 14-08-03 17:45 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    O Leitão... abre os olhos e usa o cérebro uma vez que seja...

    Não sei porquê, mas de vez em quando tenho necessidade de estar do lado do Leitão. Ele até é um tipo fixe, às vezes é que se passa. O que não é o caso agora.

    O problema não é só de Portugal mas olha que já arderam, pelo menos, 215 MIL Hectares de Floresta em Portugal nestes 15 DIAS !

    De facto este é um número record quanto à área ardida, tomando em consideração que o valor médio anual de área ardida é de 108.917 hectares nos últimos 13 anos.
    No entanto, é compreensivel este valor, visto que existem alturas em que algo de anormal acontece. Este ano o anormal foram as temperaturas muito altas.

    Abre os OLHOS E VÊ!

    Sim, eu também vejo

    Morreram 15 pessoas !!!

    No outro dia li a seguinte piada:
    Um tipo entrou num bar e viu o Tony Blair a falar com o George Bush. Foi perto deles e perguntou-lhes:
    - O k é k vcs andam a tramar?
    Diz o Bush:
    - A 3 guerra mundial...!
    Pergunta o tipo :
    -Ah sim,entao k vao fazer ?
    O Bush:
    -Vamos matar 14 milhões de pessoas e um mecanico de bicicletas...!
    O tipo:
    -UM mecanico de bicicletas??????
    Diz o Bush para o Blair:
    - Tas a ver? Eu não te disse k ninguem se importava com os 14 milhoes?


    O mesmo se pode aplicar a qualquer outra situação de calamidade menos habitual. Os portugueses estão tão habituados às mortes na estrada que já não ligam.
    As 15 mortes em 15 dias corresponde a uma morte por dia, e então as 6 mortes por dia que acontecem nas estradas portuguesas? Ou por exemplo 17 mortes num fim-de-semana?
    Talvez as televisões e os bancos devessem criar contas de solidariedade pelas vitimas inocentes que morrem no inferno das estradas portuguesas...

    Achas que não é um problema sério?

    O problema é tão sério quanto muitos outros. Qual a solução? Prevenir! Instalar os equipamentos adquiridos, desmatar as florestas, fazer seguros para as mesmas e principalmente para os imóveis (e respectivos recheios).

    Os bombeiros não chegam para tudo.

    Tens toda a razão.

    Centenas de pessoas foram evacuadas e ficaram sem casa.
    Achas que não é um problema ?


    Sim, já disseste em cima.

    Abre os olhos, desliga a Sky e lê o Publico.pt

    Tomando em consideração que os EUA sabem mais sobre Portugal que o próprio governo Português não me admirava que a Sky soubesse mais que o Publico.

    E sabes porque não vês o grande problema dos fogos de Portugal?

    Talvez porque não esteja em Portugal

    Porque __TU__ é que não levantas a cabeça da «merda do dia a dia»!!!

    Se o Leitão tiver um blog com o dia a dia dele, talvez possamos avaliar se é ou não uma merda.
    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por bracaman em 14-08-03 18:04 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://bracaman.netcanvas.net

    Tenho pena de ter gasto (ou gastado, como alguns radicais gramaticais defendem) os meus pontos de moderação ontem, porque este teu post está muito bom.

    Como não posso moderar, comento :-) E concordo plenamente com a comparação que fizeste em relação às mortes na estrada. Existe uma música que diz "Eu acho-me um ás ao volante, mas no fundo sou um assassino ambulante". Andam milhares de assassinos à solta mas já está tudo conformado :( Claro que estes fogos são uma catástrofe, mas há que abrir os olhos para o resto...

    Cumprimentos a todos.



    --
    "Muda, que quando a gente muda, o Mundo muda com a gente" -- Gabriel, o Pensador
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 14-08-03 19:31 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    «No entanto, é compreensivel este valor, visto que existem alturas em que algo de anormal acontece. Este ano o anormal foram as temperaturas muito altas»

    Ai é compreensivel?
    Vai dizer isso às centenas de pessoas que perderam bens.
    Vai dizer isso aos familiares das vítimas.
    Vai dizer isso às largas centenas de bombeiros que passaram horas e horas a lutar contra as chamas e que não recebem mais por isso e ainda são acusados de não ajudarem.

    As temperaturas tiveram culpa?
    Sim, é verdade, tiveram parte da culpa.
    A outra parte fica para quem não limpa as matas e uma parte maior fica para o Governo e para a Protecção Civil que não actuou a tempo e que quando actuou nao o fez de forma coordenada.

    Demitam é esse palhaço que temos como Ministro do Ambiente que pensa que as granadas do UltraMar podem estar a provocar incêndios.

    Expulsem o lider parlamentar do PPD/PSD que diz que 11 mortos (na altura) não é o suficiente para activar um programa de emergência!

    Prendam os incendiários!

    Quanto às estradas...
    Todos apontam os outros como culpados!
    Olha bem para a tua condução e vê se tamb+em não fazes algumas asneiras.

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por Psiwar em 14-08-03 20:06 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    "Expulsem o lider parlamentar do PPD/PSD que diz que 11 mortos (na altura) não é o suficiente para activar um programa de emergência!"

    Devias ter lido melhor o post anterior ao teu...

    "O mesmo se pode aplicar a qualquer outra situação de calamidade menos habitual. Os portugueses estão tão habituados às mortes na estrada que já não ligam. As 15 mortes em 15 dias corresponde a uma morte por dia, e então as 6 mortes por dia que acontecem nas estradas portuguesas? Ou por exemplo 17 mortes num fim-de-semana?"

    Vamos então activar um programa de emergência todos os fins de semana?

    E que tal activar o programa de emergência "cabeça fria" para de facto se resolver o problema da melhor maneira? Se te sentes indignado, fazes melhor em descarregar a tua frustação no fogo do que em pessoas que tem tanta culpa como qualquer um de nós. A altura para atribuir responsabilidades irá chegar... mas para já Portugal ainda arde.
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 14-08-03 22:13 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    Tenho milhares de KM em automoveis.
    Acidentes: 0

    Agora vais dizer que 15 pessoas mortas por causa do fogo não é muito?

    Imagina que era da tua família...

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por Psiwar em 14-08-03 22:38 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    Não. Qualquer destas pessoas que morreu a lutar contra o fogo ou a tentar salvar o que é seu, é uma morte a lamentar e merecem todo o nosso respeito. No entanto, não é por causa disso que se vai declarar o estado de emergência nacional.

    Se disseres que o queres porque 1/3 da nossa floresta está a arder (ou já ardeu), dezenas de localidades estão ameaçadas, várias indústrias completamente destruídas com a consequente perda de postos de trabalhos, famílias que perderam tudo, milhares de pessoas que vão sofrer problemas de saúde por causa da poluição atmosférica, e sim ... porque também andam pessoas a morrer como consequência directa do fogo. Aí sim... é uma calamidade pública nacional.

    " Tenho milhares de KM em automoveis.
    Acidentes: 0"

    Mas o problema nas estradas também é uma calamidade nacional e ninguém o quer resolver como deve de ser. Eu também me considero feliz por nunca ter tido um acidente... mas isso não impede a roleta (russa) de continuar a rodar...
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por leitao em 14-08-03 21:00 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    Quanto às estradas... Todos apontam os outros como culpados! Olha bem para a tua condução e vê se tamb+em não fazes algumas asneiras.

    A culpa de portugal ser o pais com o maior indice de acidentes provocados pelo consumo de alcool, tambem e' do lider parlamentar do PPD/PSD ? Estou curioso em saber...


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 14-08-03 22:17 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    Também! Em parte é!
    Afinal eles é que mandam.
    A solução para o Alcool está na educação.
    Mas não achas que alguém que tem poder dizer que «ainda» morreram poucas pessoas para activar um Programa de Emergência é normal ou sequer admissivel ?
    Eu acho que nao!

    Acho que estamos a ser governados por palhaços que quando precisamos mesmo deles falham.

    Acho que a Oposição não existe. Acho que o país está a precisar de ser modificado.
    Esperemos que esta tragédia nos ajude, pelo menos, a mudar a forma de pensar no colectivo.

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por leitao em 14-08-03 23:08 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    O problema do alcool nao tem nada a ver com o governo -- tem a ver com a falta de responsabilidade civil que muitas pessoas em .pt infelizmente teem. Claro que o governo pode fazer algo, mas quando uma percentagem significativa da populacao teem a lata de dizer que beber e conduzir "nao faz mal", a alternativa que sobra e' atirar com esses gajos na pildra durante uns anos... se isso acontecesse o governo era logo chamado fascista.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 15-08-03 0:15 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    a minha resposta:

    «Segundo estes dados, 70 524 indivíduos sofreram um acidente. E, destes, 80% foram sujeitos a testes de TAS (Taxa de Alcoolemia no Sangue). Ora, destes 80%, somente 4,5% apresentaram uma taxa superior a 0,2 g/l, e 3% acima dos 0,5 g/l, o que não deixa de ser um valor residual… pelo menos para explicar que Portugal continue líder destacado em mortes na estrada.»
    in AutoMotor


    Portugal vs UK:
    • Velocidade máxima dentro localidades: 50 km/h vs 48 km/h
    • Velocidade máxima fora localidades: 90 km/h ou 100 km/h vs 96 km/h ou 112 km/h
    • Velocidade máxima em Auto-estradas: 120 km/h vs 112 km/h
    • Taxa de álcool permitida: 0,5 vs 0,8
    in Viajar na Europa


    « de que detalhes poderemos estar a falar? Se olharmos apenas e friamente para os números da sinistralidade com vítimas mortais dentro dos países da UE (ver gráfico, nestas páginas), e os confrontarmos com as taxas legais praticadas pelos mesmos, poderá estar em elaboração uma taxa mais elevada do que a permitida actualmente em Portugal (0,5 g/l). Para tal, bastaria que se alinhassem as taxas pelas dos países cujas estatísticas da sinistralidade fossem mais saudáveis - tentando copiar o modelo - caso evidente do Reino Unido, onde, apesar dos 0,8 g/l permitidos, os números dos mortos nas estradas é o mais baixo de entre todos os restantes parceiros europeus

    A razão? Aquela que te disse: A população está educada. E quem a educou?
    Obviamente os governos!
    É o nosso problema: falta de educação. Só isso!
    Mas a culpa é sempre dos governantes que não educaram a população! É função deles fazer isso. E é culpa de todos. Desde o BE ao PP passando pelo PCP, PS, PPD e restantes sem esquecer Os Verdes!

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por leitao em 15-08-03 0:41 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/blog/blogger.html
    Hammm, a taxa de alcool permitida e' 0,5 -- nao 0,8.

    A razao nao e' o facto de a populacao estar educada pelo governo -- e' muito mais simples, existe uma censura social inerente muito grande que e' aplicada a pessoas que bebem e conduzem -- e' a maneira mais rapida de perderes amigos.

    Nao tem nada a ver com a policia, educacao ou o governo. E' a tal peer pressure que descrevi em cima.

    Chama-se responsabilidade social, e e' aquilo que a tua avo' te ensinou -- a ser uma pessoa decente.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Espanto ? (Pontos:2)
    por jorgelaranjo em 15-08-03 1:11 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://lesi.host.sk/
    A minha avó morreu e não teve tempo de me ensinar isso.
    Escusavas de entrar por aí.

    É o que os pais devem ensinar aos filhos.
    É aquilo que eu pratico. Mas nem toda a gente é assim...

    Cumprimentos,
    Jorge Laranjo
    01100110 01110101 01100101 01100111 00110000
    http://pocketBlog
    Re:Espanto ? (Pontos:2, Interessante)
    por bracaman em 15-08-03 10:30 GMT (#30)
    (Utilizador Info) http://bracaman.netcanvas.net

    Tens razão, mas na minha opinião também tem a ver com educação. Muitos dos jovens que andam por aí a conduzir bêbados, ou mesmo a conduzir a altas velocidades pondo em risco montes de vidas, estão completamente desligados da família. Se os pais desses jovens tentassem seguir a vida deles desde cedo, educando-os e ensinando-lhes a ganhar responsabilidade com a própria liberdade que lhes é dada, as coisas seriam diferentes.

    Eu já vi pais orgulhosos pelos filhos andarem toda a noite fora em discotecas e por conduzirem muito bem a altas velocidades. É tudo uma questão de educação; mas não daquela que se aprende na escola. É daquela que temos em casa...

    A educação na escola não adianta se em casa continuar a não haver apoio da família... ou então bom senso.

    Cumprimentos

    --
    "Muda, que quando a gente muda, o Mundo muda com a gente" -- Gabriel, o Pensador
    Re:Espanto ? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por joao em 15-08-03 1:55 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.nonio.com
    Falas da população e dos governos como se os governos fossem entidades separadas da populção. Como se os governos não fossem feitos por pessoas tão necessitadas de educação como a população em geral. Os membros do governo, da administração pública, da justiça, do Ministério da Educação e da polícia são tão portugueses como os outros e precisam, tal como os outros, de educação.

    ----
    joao
    nonio.com - ciência, tecnologia e cultura
    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por tOkIo em 14-08-03 18:15 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    isso nao e um bocado demagogico?
    Claro que os fogos sao um problema ... mas as coisas teem que se relativizadas ...
    provavelmente nos EUA morrem mais pessoas e perdem mais dinheiro que nos, ou mm na europa ...nao estou a dizer que nos nao temos nenhum problema, estou a dizer que e preciso ter uma noçao do que se passa por todo o mundo.
    __tOkIo
    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por elcastigador em 14-08-03 16:54 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Ver a Sky diz-me que todos os anos o Yellowstone arde nos USA, todos os anos ocorrem fogos gravissimos pela Europa, mas tu consegues fazer parecer que o problema e' exclusivamente portugues

    Não digo que seja exclusivo, mas mais preocupante em Portugal. Quote:"Vast fires have broken out these days in several European nations, with particular intensity in Portugal, causing deaths and enormous damage to the environment."

    Quote:"On 4 August 2003, the EADRCC has received a disaster assistance request from Portugal"

    Acho que deve chegar...

    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por elcastigador em 14-08-03 17:17 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    É verdade, acho esta imagem impressionante e esclarecedora.
    Re:Espanto ? (Pontos:1)
    por being em 14-08-03 18:05 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Espanha também está a arder assim como a Itália. Depois há relativamente pouco tempo houve um enorme incendio no USA em que foi consumida uma enorme are de florestas(incluido arvores centenarias) assim como casas,isto foi para ai ha dois anos... E mais, em Paris já morreram 50 pessoas devido ao calor...em Inglaterra deve ter sido algo semelhante. Mas de facto é mais facil dizer que portugal nao presta do que levantar a cabeça.

    Be different, think for yourself.

    Sem dúvida... (Pontos:2)
    por Psiwar em 14-08-03 17:15 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.netcode.pt
    "Poderemos ter futuro nestas franjas tecnológicas?"

    Olha o caso da India e o outsourcing em TIs. Ninguém vê a India como um país do primeiro mundo, pois não? No entanto, "roubam" empregos a americanos todos os dias... O talento não olha a fronteiras ou raças. Ele apenas é limitado pela cultura e mentalidade de um povo. Claro que um sistema de ensino melhor ajudaria a dar mais confiança mas pronto... partimos com 50 anos de atraso.
    Re:Sem dúvida... (Pontos:1)
    por lbruno em 14-08-03 17:45 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://republico.estv.ipv.pt/~lbruno/
    E se formos a falar de custos? E' que o talento nao tem mesmo nada a ver com o outsourcing para a India (btw, creio que a moda agora sao os paises da ex-USSR).
    E Mais uma vez... (Pontos:1)
    por knight_killer em 15-08-03 0:12 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Quer dizer mais uma vez o que podia ter sido uma discussão bastante proveitosa tornou-se num belo conjunto de flames.

    Se começassem a separar as coisas em vez de
    abandalharem tudo talvez isto corre-se melhor não??

    1- Se algo de bom vem para portugal só devemos ficar contentes com isso.

    2 - Portugal TEM PROBLEMAS SIM, olhar para cima, para baixo ou para o televisor não vai mudar isso,
    aliás temos situações de tal ordem que não estou a mentir quando digo que portugal é um país do 3º mundo.

    3 - A dita classe "política" portuguesa é no mínimo humilhante, isto para não mencionar declarações. E não me refiro só ao governo. Porque enquanto o líder parlamentar do PSD diz que não morreu gente suficiente, um certo deputado do PS diz que "é preciso fazer uma lei", como se não tivesse nada a ver com isso.

    4 - Se para voces é normal todos os anos aviões deixarem cair bombas incendiárias nos pinhais para mim estes incendios são perfeitamente normais.

    5 - O problema dos condutores é consequência de uma mentalidade existente em muitos portugueses também visível em determinados posts.


    Não é novidade... (Pontos:1)
    por Shriek7 em 15-08-03 0:50 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    ...já tinha visto a entrevista na tv a contar essa mesma historia do médico em Pt e na arabia. Contudo devo concordar k estes pontos positivos da nossa ciencia e tecnnlogia devem ser anotados.

    Relativamente aos flames k se originaram no inicio: só tenho a dizer k isto esta cada vez pior mas o portgues é assim, esta sempre pronto pra ser um desmancha prazer e 'botar' abaixo sempre k pode mesmo em relação a si mesmo (afinal somos tds, ou kuase, portugueses). Kual foi a necessidade d xamar a historia dos fogos praki!? tds sabemos k é um assunto sensivel! ainda n acabaram os incendios era bom k o ppl moderasse a conversa. Ainda pra mais kd nem tem nada a ver com o assunto.
    Tópico. (Pontos:1)
    por secameca em 15-08-03 18:34 GMT (#32)
    (Utilizador Info)
    Eu concordo que a situação dos incêndios cá em .pt é lamentável e os políticos são uma cambada de hipócritas insensíveis mas enfim vou ignorar isso um bocado. Porque não tem puto a ver com o tópico.

    Os portugueses não são assim tão atrasados nem têm fobia à tecnologia. Não se esqueçam de à quanto tempo temos a nossa rede MultiBanco. Pode-vos parecer uma coisa normal e corriqueira mas olhem que quando fui aos States fiquei chocado. Não existem muitas máquinas, umas redes são incompatíveis com as outras, etc.

    Estava sempre a usar o VISA! Pois é pá, na terra da tecnologia que são os States, os tipos copiavam o meu número de VISA com uma estúpida máquina manual. Transacções electrónicas? Pois, pois.

    Re:Tópico. (Pontos:1)
    por mpinho em 15-08-03 21:31 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    Já sei de quem herdamos a baixa estima... Aqui no Brasil o pessoal tem mania de falar mal do país e, estranhamente (para eles), nossa rede bancária é uma das mais automatizadas no mundo (muito melhor do que a americana e da maioria dos países europeus) e nosso sistema de votação já é totalmente informatizado (nos EUA ainda é um projeto bem inicial).

    O nosso sistema de leis também é muito melhor do que o americano.

    Na área de engenharia elétrica, por exemplo, eu sei que há importantes pesquisadores na área de redes neurais (ou neuronais - neural networks). É sério ! E muitos alunos caçoavam com anedotas sobre o motivo de tais pesquisas... Mas deixa para lá, são apenas brincadeiras.

    O povo português e o brasileiro têm que parar com a baixa-estima e o lamento, senão continuaremos sendo exportadores de cérebros para países mais ricos. Riqueza de uma nação não tem uma relação direta com capacidade tecnológica ou inteligência dos seus habitantes, senão um país rico como os EUA não teriam um presidente tão idiota como o Bush :-)
    JLB (Pontos:2)
    por jig em 17-08-03 20:54 GMT (#34)
    (Utilizador Info)
    João Lobo Antunes é considerado um dos melhores neurocirurgiões do mundo e foi com facilidade que realizou as operações de implante destes aparelhos.
    As próprias pessoas responsáveis pelo projecto chegaram a afirmar que este projecto só foi possível levar a avante graças à perícia do neurocirurgião.
    Acho que temos aqui um bom motivo para estarmos orgulhosos!

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]