gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Entediamento do UMTS
Contribuído por chbm em 31-07-03 14:56
do departamento 802.11
And now for... :-) vd escreve "Pois é! O UMTS lá anda a saltar de pé para pé como calo que é. Agora a TMN e a Optimus pediram (mais) um adiamento do prazo de arranque da plataforma, à ANACOM.
O prazo, 31 de Dezembro de 2003, não vai ser cumprido por falta de condições (técnicas ou financeiras, falta saber).
Mas! A Optimus, como boa samaritana e como estamos em tempo de praia, lá lançou um bocadinho da areia que tinha dentro de um chinelo, afirmando que "a Optimus já está a oferecer serviços, em GPRS, a 64 Kbs, a mesma velocidade a que estavam comprometidos na licença de UMTS numa fase inicial, e vamos aumentar essa velocidade em breve".
E o DE afima "O que significa que não é por não estarem a arrancar em UMTS que não estão a melhorar a oferta de serviços."
AH! Não tarda muito (e como o Natal está "quase" à porta) que chegamos à conclusão que de facto o problema é do Pai Natal.
Noticia no DE "

Texto Editora migra para Linux | Minho Campus Party 2003  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Noticia no DE
  • Mais acerca And now for... :-)
  • Também por chbm
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    tou xim (Pontos:3, Engraçado)
    por ruben dig em 31-07-03 15:16 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Telecome: Está lá, é da casa da Ana Come.
    Ana :Sim.
    Telecome: Era só para dizer que hoje vou chegar mais tarde que tou para aqui a instalar os drivers das placas Umts mas as instruções vem todas em esperanto.
    Ana : Tá bom, não te preocupes que eu deixo o jantar a aquecer em gprs.


    E assim acontece ...
    Re:tou xim (Pontos:2)
    por monge em 01-08-03 2:55 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://go.to/monk
    > E assim acontece ...

    Not anymore... :(


    It doesn't matter who made it... It matters who got the idea (monk)
    $$ (Pontos:1)
    por Tuaregue em 31-07-03 16:54 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Parece-me que não é falta de condições tecnicas e económicas que estão a invializar o lançamento mas sim retabilizar o investimento feito no GPRS e na grande aposta de combate para o mercado o grande MMS.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Will never happen (Pontos:3, Interessante)
    por CrLf em 31-07-03 17:50 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Fiem-se no que eu digo. O UMTS nunca vai arrancar. Os operadores não vêem justificação nenhuma para isso e os utilizadores também não (os utilizadores querem banda larga mas não móvel -- excepto talvez wireless ethernet mas isso não tem nada a ver). Quando a necessidade realmente surgir, será outra tecnologia sucessora do UMTS que vai ser implementada. O UMTS é uma espécie de fórmula 1: "olhem a potência" e depois vendem os utilitários.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Will never happen (Pontos:1)
    por Tuaregue em 31-07-03 18:40 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Gostei da comparação, sim senhor esta de parabéns, e quem será a Ferrari do UMTS uma vez que a Ferrari as vezes lança automoveis com os motores dos formula 1.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:Will never happen (Pontos:2)
    por CrLf em 31-07-03 19:21 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Nunca são bem iguais, um Fórmula 1 é mais do que apenas um motor potente. Mas sendo um ferrari um artigo exclusivo e em quantidades reduzidíssimas diria que talvez sejam aqueles "centros de inovação" onde as empresas podem testar serviços/aplicações sobre UMTS, uma vez que oferecem a única oportunidade que um tipo que não trabalhe para um operador tem para mexer em terminais UMTS.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Will never happen (Pontos:2)
    por leitao em 31-07-03 19:51 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Nunca e' um bocado um exagero, nao ?

    So' porque em .pt ainda nao existem servicos UMTS nao quer dizer que nao exista noutros paises, e que nao venha a existir em portugal.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Will never happen (Pontos:1)
    por Mosh1021 em 31-07-03 21:18 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Viva, como estas ? Pode ser que tenhas uma surpresa até ao final do ano. hehehe, e que surpresa vai ser. Mais não digo. Cumprimentos Marco
    Terminais (Pontos:2)
    por MavicX em 31-07-03 20:14 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Por falta de terminais não deve ser porque eles já existem a algum tempo e já se encontram mesmo á venda em Portugal...

    http://telemoveis.com/promocoes/

    claro que o preço não é o ideal :-)

    Pedro Esteves

    UMTS - Never Ending Story (Pontos:2, Interessante)
    por TechnoKid em 01-08-03 7:49 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    Caros, Ao contrário do que já foi dito aqui, o UMTS em Portugal vai mesmo ser uma realidade. Isto por vários motivos:

    * Cada operadora pagou 20 milhões de Euros por licença
    * As 3 operadores em conjunto tiveram custos para encerrar a OniWay
    * A tecnologia GSM é, de facto limitada, levando a que eventualmente o desenvolvimento de novos serviços se torne moroso e problemático.
    * O mercado GSM em Portugal está, se não a atingiu já, em saturação.

    Existem no entanto, várias razões que têm vindo a levar a um adiamento do UMTS. Uma delas é a conjuntura económica do momento. É claro para todos que o momento não é o melhor para o lançamento de grandes serviços. Os portugueses estão a apertar o cinto e quando se aperta o cinto, é mais díficil perder a cabeça para comprar um "gadget" tal como um telemóvel UMTS.

    Depois temos problemas relacionados com a montagem da rede. Todas as operadoras estão a ter problemas em conseguir atingir níveis de serviço aceitáveis para que o serviço possa ter sucesso.

    E finalmente, os telemóveis não estão a ser produzidos em número suficiente para que o preço possa baixar e assim viabilizar o lançamento do serviço em Portugal.

    Agora... para o artigo ficar completo eis uma sugestão de como resolver alguns problemas. Talvez as operadoras de telecomunicações móveis, devessem criar ( à imagem da Banca ) uma entidade coordenadora ( como é o caso da SIBS, para a banca ). Vejamos... imaginem que cada banco tinha que construir a sua própria rede de caixas multibanco em Portugal... iria tornar-se muito mais dispendioso para cada um individualmente... logo foi criada uma rede nacional unica de multibancos ( que só foi possível devido à existência da SIBS ).
    Aplicando isto às operadoras, segundo penso, já estão a partilhar alguns custos relacionados com a instalação da rede. Mas no entanto não são todos os custos que seriam necessários para tornar o UMTS verdadeiramente viável.

    Fica aberto a consideração...

    Cumprimentos,

    TechnoKid

    Re:UMTS - Never Ending Story (Pontos:2)
    por CrLf em 01-08-03 10:11 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Se os operadores partilhassem dessa forma a rede não haveria vários operadores, haveria apenas um com vários revendedores.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:UMTS - Never Ending Story (Pontos:1)
    por TechnoKid em 04-08-03 10:53 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    Carlos, A questão é que os preços e a facturação seriam diferentes, na realidade haveria mesmo 3 entidades diferentes, existindo apenas uma entidade coordenadora central. Não é por teres a SIBS ( que controla a rede de multibancos, as transacções interbancárias e afins ) que tens apenas um banco com vários revendedores. Está certo que é tudo uma questão de perspectiva, mas no saber gerir o negócio é que está o ganho. TechnoKid
    Re:UMTS - Never Ending Story (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Tuaregue em 01-08-03 13:15 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    No geral concordo com o que disses-te mas não concordo com o seguinte:
    "Os portugueses estão a apertar o cinto e quando se aperta o cinto, é mais díficil perder a cabeça para comprar um "gadget" tal como um telemóvel UMTS."
    E isso pode ser ver pelo nivel de penetração dos dispositivos com GPRS e MMS, basta ir a qualquer esquina de Portugal ou a uma qualquer mesa de esplanada para ver logo pelo menos 4 a 5 telemoveis destes, e isto acontece porquê?? Porque o português (não todos) são muito vaidosos, querem sempre ter o ultimo grito em telemoveis e outros gadjets mesmo que não se sirvam deles.

    ------------------------------------------------------------
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    Re:UMTS - Never Ending Story (Pontos:1)
    por TechnoKid em 04-08-03 11:01 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Infelizmente, é uma tendência que se verifica no povo português. Mas lembra-te que os terminais UMTS terão, inicialmente e durante mais tempo do que o desejado, um custo demasiado elevado ( acima dos actuais terminais GSM ). As operadoras neste momento não estão em condições de suportar 750 euros por terminal para que estes possam ser vendidos a 250 euros ( supondo que o preço será qualquer coisa perto dos 1000 euros, informação que neste momento não consegui apurar ). No entanto, está certo que as operadoras têm, do lado delas, a vaidade dos portugueses... infelizmente. Cumprimentos, TechnoKid
    Já faltou mais ... (Pontos:1)
    por [ Ent ] em 01-08-03 9:55 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Se repararem, serviços como a Vodafone Live, i9 e Optimus zone já oferecem muito do que a 3ª geração de telemoveis pretendia oferecer.
    Agora só falta mudar a rede de GSM para UMTS para tornar esses serviços melhores e mais baratos.
    Como foi dito noutro post a rede GSM esta saturada e só ainda não se mudou porque a situação actual não esta nem para grandes mudanças nem para grandes investimentos. Mas sem duvida que é só uma questão de tempo, pois tanto os utilizadores como os fornecedores já estão preparadas para os serviços.

    Re:Já faltou mais ... (Pontos:2)
    por ruben dig em 01-08-03 14:47 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Falta video conferencia movel, é isso o que as pessoas querem da 3 geracao, é claro que isso já existe no fixo mas tem mais piada dizer:
    mostra-me onde estás ? ao telemovel do que o típico :
    onde é que estás ?
    Banda Larga Móvel.... (Pontos:1)
    por Mulder3 em 01-08-03 17:19 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Não sei se alguem reparou, mas por exemplo, os streams MPEG2 de TV por satélite seguem a mais ou menos 2.5/3megabits por segundo, se não estou erro, o UMTS consegue 2megabits por segundo, consegue-se por video a uma qualidade mais que boa em MEPG4 a 2mb/s, será que as operadoras de TV em vez de usarem os satelites para os directos iram usar UMTS, de certeza que ficava mais barato que o satélite, lembra-se do iraque? que usavam streams via telefone de satélie a 64kbs...
    Re:Banda Larga Móvel.... (Pontos:2)
    por [Cliff] em 01-08-03 22:54 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Calma! :) Os 2mb/s são nas pico(?) células, isto é, dentro de edifícios e coisas assim. Se, por exemplo, te imaginares perdido no interior de Portugal não vais ter esses 2mb/s. Serão, se não estou em erro 300 e qualquer coisa kb/s o que ainda assim é muy bueno :)


    ----------
    Este post foi publicado segundo a licensa IDC (I Don't Care).
    Re:Banda Larga Móvel.... (Pontos:1)
    por Mulder3 em 02-08-03 1:08 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Poix,é por isso que fico á espera da 4º geração movel... :)
    Re:Banda Larga Móvel.... (Pontos:2)
    por Lowgitek em 02-08-03 9:12 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    mesmo 300 kb/s é já o suficiente para que em mpeg4 se consiga uma qualidade razoavel para o tamanho do ecra daqueles aparelhometros... ;)

    Mas realmente seria um sonho por a minha dvb-s de lado, ligasse o telemovel a televisao, e visse a tao boa qualidade de video a que ja estou acostumado, a correr pelo meu telelezinho ehehe ;)

    Olá como estas... Esse marzinho todo ai atras de ti ta fresquinho ou não ;) ? Ao inves do tou tou ... tás lá?
    Re:Banda Larga Móvel.... (Pontos:1)
    por Mulder3 em 02-08-03 15:58 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    era bom, não era...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]