gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
FSF/UNESCO Free Software Directory
Contribuído por vd em 30-06-03 20:52
do departamento aplicações-dentro-do-prazo
GNU tca escreve "Com o aumento do número de aplicações de Software Livre é cada vez mais difícil continuar a têr uma visão geral. Perquntas do tipo: quantas aplicações existem, quais, quem as mantem? etc, são cada vez mais difíceis de responder. Alguns portais estão a tentar resolver este problema, no entanto, sites como o fresmeat não conseguem manter uma qualidade razoável das suas entradas para além de misturarem software proprietário com Software Livre.

Para resolver este problema a Free Software Foundation começou a construção de uma Free Software Directory (FSD)- uma base de dados de Software Livre iniciadoa em 1999 e mantida por Janet Casey, Richard Stallman e Bradley Kuhn."

" Cada entrada é verificada não só relativamente a licença de utilização através da sua web-page mas por uma inspecção à source para ter a certeza que de facto a licença é o que parece/aparenta ser. Assim os utilizadores podem confiar na informaçõa diponibilizado apela FSD.

Desde Abril de 2003 que as Nações Unidas - United Nations Education, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) - apoia formalmente este projecto que se passou a chamar FSF/UNESCO Free Software Directory.

Alguns links de ref: "

Small is better | HP, Sun e Oracle - o fim ?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • FSD
  • United Nations Education, Scientific and Cultural Organization
  • FSF/UNESCO Free Software Directory
  • UNESCO Free Software portal
  • FSD
  • Free Software Foundation
  • savannah.gnu.org/projects/dire ctory/
  • tca
  • fresmeat
  • Free Software Foundation
  • Free Software Directory
  • Mais acerca GNU
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Muito util, mas... (Pontos:2)
    por ^magico^ em 01-07-03 10:30 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    É interessante a existência desta base de dados no sentido em que permite unir num único sitio a referência a vários projectos que podem estar espalhados pelo SourceForge, FreshMeat, Tigris, entre muitos outros...

    No entanto o problema mantêm-se. Sendo uma base de dados de referência, deve implementar um sistema de controlo eficaz que permita saber concretamente a qualidade do projecto.
    Como utilizador de software, interessa-me saber qual (ou quais) os melhores editores de texto e não ter de escolher entre uma lista deles. Basicamente o necessário seria um sistema de reviews "oficiais" que elege-se os melhores programas, reviews estas que seriam reavaliadas em novas versões do programa ou que teriam uma pontuação menor quando outro programa surgisse com uma review melhor.

    É óbvio que isto pode ou não ser prejudicial. Prefiro pensar que seria uma maneira bem forte de incutir alguma força no ego daqueles que realmente querem que o seu projecto seja o melhor, o mais util, o mais usado, o "escolhido". Assim, se querem ser melhores têm de fazer por isso!

    Também podia existir como alternativa, um sistema de pontuação e de comentários pelos utilizadores. De qualquer forma é uma óptima iniciativa.
    Re:Muito util, mas... (Pontos:2)
    por Gimp em 01-07-03 11:58 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Pois, um review ,por exemplo, ao emacs e ao vi, não sei se tás a ver a coisa. O melhor é, óbviamente, o piiiiiiiiii!


    "No comments"

    Re:Muito util, mas... (Pontos:2)
    por cgd em 01-07-03 12:26 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    O freshmeat já tem isso tudo: os projectos estão completamente categorizados. Estamos a falar de categorias funcionais, linguagens em que estao escritos, sistemas operativos em que correm, estados de desenvolvimento (producao, estavel, ...), tipo de licença (gpl, bsd, proprietario,...). Tem a tal classificacao por utilizadores bem como estatisticas de vitalidade (uma medidade de actualizacoes) e popularidade (uma medida de downloads).

    O freshmeat é o de facto de software announcements a catalogação. É facil provar isto: tentem encontrar projectos noutros sites que não estejam já no FM. Até é capaz de haver um ou outro, mas apenas mesmo um ou outro :-)

    Outra nota: convem nao confundir sites da natureza do sourceforge ou savannah, com sites da natureza do freshmeat. Os primeiros são "project hosters" ou sites de desenvolvimento de SW: armazenam fisicamente o projecto e fornecem alguma infraestrutura para gerir o seu desenvolvimento (version tracking, discussion foruns...). O segundo, tal como o FSD aqui anunciado, é um directorio de SW: classifica e mantem uma serie de informacao relacionada com cada projecto.

    Re:Muito util, mas... (Pontos:2)
    por ^magico^ em 01-07-03 13:07 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    É nestas alturas que se pensa "para a próxima tenho de investigar mais um pouco". De facto eu tinha a ideia de que o freshmeat era um sistema a la sourceforge.
    Re:Muito util, mas... (Pontos:1)
    por Init em 02-07-03 13:57 GMT (#5)
    (Utilizador Info)

    Não gosto desses sistemas de pontuação, por várias razões: não gosto que escolham o que é melhor para mim, e um codigo que pode ser melhor em determinadas condições, pode não ser para outras e creio que escolher codigo com base em espirito de manada isso é um entrave à inovação, à produtividade e se tivérmos a falar de software proprietário é também um perigo para a liberdade dos utilizadores e do mercado.


    Re:Muito util, mas... (Pontos:1)
    por tca em 02-07-03 15:09 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://alf1.cii.fc.ul.pt/~charters
    Explica melhor isso...

    For if a thing is not diminished by being shared with others, it is not rightly owned if it is only owned and not shared. - Ag
    Re:Muito util, mas... (Pontos:1)
    por Init em 02-07-03 19:31 GMT (#7)
    (Utilizador Info)

    Especifica oque não percebeste.


    Re:Muito util, mas... (Pontos:2)
    por jazzy em 03-07-03 9:10 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Ninguém vai escolher por ti! Tu até podes escolher o sw pior classificado. O que tu podes ou não fazer é levar em consideração as opiniões dos utilizadores dos diferentes softwares do mesmo tipo.


    Jazzy

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]