gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Tailândia: Microsoft contra-ataca!
Contribuído por npf em 21-06-03 19:33
do departamento empire-strikes-back
Microsoft Shriek7 escreve "A Microsoft não dorme em serviço. Menos de um mês depois do anúncio por parte do Governo Tailandês, da parceria com a HP e Dell para o fornecimento de notebooks (e desktops) de baixo custo, pre-instalados com Linux TLE, a Microsoft anuncia aqui(ZDnet) que vai fornecer (mediante a módica quantia de 35 euros, aprox.) versões especias do windows XP e do Office XP para os interessados. Acontece que, sendo a Tailândia um dos paraísos da pirataria mundial, o mais provável é que muitos chegarão a casa e instalarão por cima (ou ao lado) a versão completa(mente pirateada) do windows XP. De qualquer modo, esta atitude por parte da MS é coerente com as declarações do seu Presidente que identifica o Linux como a maior ameaça à Microsoft. "

Física Teórica corrobora vantagem competitiva do OpenSource | Futuro do J#  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • ZDNet
  • anúncio
  • aqui(ZDnet)
  • Mais acerca Microsoft
  • Também por npf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Vantagem (Pontos:1)
    por 4Gr em 21-06-03 22:14 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Independentemente de ser a Microsoft isto é, sem dúvida, favorável. Os preços praticados pela Microsoft sempre foram excessivos e, sendo o Linux o maior opositor - solução grátis - é natural que a Microsoft gire em torno da concorrência!

    Aqui em Portugal o caso mais flagrante era mesmo a PT que, como tinha o monopólio das telecomunicações fixas (em termos de infra-estruras, tem quase tudo) praticava os preços que bem entendia, e quem desgostasse... bem, podia ser optar por não ter telefone fixo em casa!

    Analogamente, os sistemas operativos e suites de produção eram, fundamentalmente, Microsoft. Com a propagação cada vez maior do Linux e com o aparecimento de uma solução que se mostra bastante sólida - OpenOffice - para competir com o MS Office, será apenas positivo: a Microsoft terá, obrigatoriamente, de melhorar os seus produtos e baixar o preço!

    Ahh, santa concorrência :-) Quem ganha no final somos nós.. o utilizador final!
    Re:Vantagem (Pontos:3, Esclarecedor)
    por cao_negro em 21-06-03 22:45 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    E achas mesmo que a opção do governo tailandes baseia-se somente no preço a pagar(em cash) ou havera outras razões para a mudança?

    A atitude da MS mais uma vez continua a não ser uma medida para ganhar á concorrencia é sim,
    para evitar a todo o custo que alguem experimente outra coisa que não sejam os seus produtos.
    Cãoprimentos
    Re:Vantagem (Pontos:1)
    por skizofrenik em 21-06-03 23:52 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://skizofrenik.homedns.org
    "A atitude da MS mais uma vez continua a não ser uma medida para ganhar á concorrencia é sim, para evitar a todo o custo que alguem experimente outra coisa que não sejam os seus produtos."

    Num dos países com maior indice de pirataria achas que tentar "tapar o sol com a peneira" adianta alguma coisa? Baixar o preço é a unica maneira da Microsoft fazer o produto render pela via da legalidade. Pena é que certos lobby´s (como o da industria discográfica por ex.) ainda não tenham acordado pra esta mesma realidade..

    "Give blood. 8 billion mosquitos cant be wrong"
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por [Cliff] em 21-06-03 23:48 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    O OpenOffice é de facto uma alternativa espectacular ao Office normal, não pecasse pela falta de uma alternativa ao Outlook.
    Tenho usado com alguma frequência o Writer, tanto no trabalho (Windows) como em casa (RH9) e confesso que o Writer está mesmo uns pontos acima do Winword em termos de facilidade de utilização. Sobre o Calc e o Excel, tenho de dizer que o Calc tem bugs que não lembram a ninguém como por exemplo o facto de não permitir que se introduza o caractere "-" no nome das folhas de cálculo. Pelo que li, o pessoal do OpenOffice.org diz que isto é uma feature... já vi este discurso em algum lado.
    Se percebi bem, alguém sugeriu que desenvolvessem a tal alternativa ao Outlook, especialmente para Windows porque em Linux está disponível o Evolution 1.4 que faz muito bem o serviço que lhe compete.
    Enfim, resta esperar que a beta que tenho instalada (1.1b2) passe rápidamente a ser estável porque já comecei a difundir lá pelo trabalho e agora dava-me mesmo jeito que eles lá começassem a fazer documentos em .swx :)


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por henrique em 22-06-03 10:41 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Para quê Outlook quando se têm Mozilla Mail + Mozilla Calendar?
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por vd em 22-06-03 12:35 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    O Mozilla Calendar ainda não faz sincronização com o Exchange :)

    //vd
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por [Cliff] em 22-06-03 14:32 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Mesmo que fizesse eu não o recomendaria a ninguém.
    Pode ser open source mas honestamente, pouco me interessa porque não vou meter as mãos no código, por isso prefiro recomendar o opera 7.11, que é proprietário, tem publicidade, mas tem N funcionalidadezinhas com as quais já não consigo viver sem elas, como por ex: introduzir na barra de endereços "g gildot" e fazer uma busca no google por gildot, ou "r gildot" e fazer uma busca no deja.com (google groups) por gildot.
    São pequenas coisas que não tenho no mozila 1.3 que está instalado no RedHat. Ah, e estas keywords de busca funcionam tanto em windows como em Linux.
    Além do mais o Opera é mesmo, mesmo bom...


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por henrique em 22-06-03 20:00 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Ainda bem que estás contente com o Opera.
    Mas isso não é motivo para dizeres que não recomendarias o Mozilla. É aliás um desplante de todo o tamanho colocares, à partida, um software de lado quando muito provavelmente não exploraste o Mail como deve ser, muito provavelmente nunca instalaste o Calendar, e muito provavelmente não conheces metade das features do browser.

    Já agora, porque é que a merda do Outlook é tão importante para ti?

    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por [Cliff] em 22-06-03 21:07 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Ponho de lado o mozilla browser porque não gosto, acho lento e demasiado incompatível com os websites que visito nomeadamente o MSDN. Coisa que com o Opera não acontece.
    O outlook ou o Evolution para mim são bons o suficiente para estar contente com as possibilidades que me dão em termos de calendarização, marcação de tarefas, grupos de contactos de email e a gestão dos contactos em si.
    Se o mozilla mail+calendar fazem exactamente a mesma coisa não sei, mas estou tão contente com o Evolution/Outlook que não estou minimamente interessado nas outras alternativas que por aí possam andar excepto se envolverem um browser (tipo o Horde).
    Se não estiveres satisfeito com a resposta paciência, agradecia é que não fosses malcriado :)


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por [Cliff] em 22-06-03 21:15 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Mais ainda, como nunca tive problemas com o Outlook descarto por completo a hipotese de o substituir por algo só porque a alternativa é opensource.
    Eu pessoalmente não me importo de pagar por algo que satisfaça as minhas necessidades por completo,e apoiar o Mozilla só porque tenho acesso à source a mim pouco me diz - tal como me diz pouco que possa ter acesso à source do OpenOffice.org apesar de ser um programa que definitivamente recomendo.
    Mais te digo, em termos de Linux neste momento só há duas coisas que me interessam ter a source à mão: o kernel para o poder costumizar às minhas necessidades e o sane porque o meu scanner USB não é suportado.
    Se a ti te interessa ter a source do mozilla mail ou do calendar então usa-o à vontade, faz as modificações que achares necessárias porque eu compreendo o porquê de quereres a source agora não me obrigues a querer o mesmo.


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por henrique em 22-06-03 21:53 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    um artigo que talvez não tenhas lido.

    E quanto ao Mozilla, a lentidão está só no user-interface, devido à camada de abstração necessária para torná-lo portável. A velocidade de rendering e networking, num computador moderno, é indistinguível à de um Opera, Konqueror ou IE. Certamente que isto para ti não te dirá nada, mas essa camada de abstracção é o que permite ao Mozilla ser o único browser moderno disponível em praticamente todos os sistemas operativos actuais (mesmo aqueles que a maior parte das pessoas nunca ouviu falar). E numa altura em que a Microsoft, depois de abandonar o IE para Unix, vai abandonar o IE para Mac, isto é muito importante. Tem a ver com acessibilidade e interoperabilidade, dois conceitos basilares da Internet.

    Quanto à compatibilidade com sites, estás enganado, enganadíssimo! Com o Mozilla consegues navegar em muitos mais sites do que com o Opera e o Konqueror. Falo por experiência, porque sou um regular utilizador de Opera também. E quanto a dares-me, como exemplo de referência, o MSDN, isso é para rir, não?

    E quanto ao Outlook, enfim, remeto-te para o link no início deste artigo.

    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por [Cliff] em 22-06-03 22:07 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Saltei directamente para a parte do "Não usar o Outlook". Um àparte, aquele foi o primeiro artigo que li no gildot :)
    Continuando... nenhuma das razões que foram apontadas é válida. Se os virus são propagados através do outlook é porque a maioria dos virus são criados para o windows, e não me venhas com a treta de dizer que um virus não corre em Linux porque é possível fazer um virus que cause bastantes estragos na área pessoal do utilizador para Linux desde que o nabo do utilizador execute o virus. Basta executar o attachment. Regra nr. 1 não executar attachments manhosos. Eu não executo .exe's, .pif's, .cmd's, .vbs etc etc no meu computador que me tenham chegado por email. Nem que venham da McAffee itself!
    Se o Outlook abre imediatamente um componente do IE para fazer o load de links externos, esse é outro tanto que pouco tem a ver com a qualidade do Outlook enquanto cliente de email.
    Sobre o browser: bom, se concordas comigo àcerca da lentidão do browser não temos muito mais a falar sobre disso. Estou-me um bocado nas tintas para que o Mozilla seja portável para arquitecturas das quais nunca ouvi falar. Só uso x86 Windows e Linux. Se fazem uma aplicação para funcionar em Windows têm o dever de optimizá-la para a plataforma (idem aspas para Linux) nem que seja com #define. Se me pedem isto a mim no meu trabalho, julgo que também posso pedir que outros o façam.
    Sobre o MSDN, não não é para rir: a biblioteca do MSDN É a melhor referência para programação em Windows e como também me pagam para programar para Windows dou lá um salto de vez em quando. Eu infelizmente não vivo num mundo onde eu é que decido para o que é que vou programar e a minha opinião pouco peso tem pois não passo do macaco que faz especificações/bate código.
    Acho que já me justifiquei o suficiente, podemos terminar a thread por aqui?


    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:Vantagem (Pontos:2)
    por joaorf em 23-06-03 11:52 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Sobre o browser: bom, se concordas comigo àcerca da lentidão do browser não temos muito mais a falar sobre disso.
    Não entendeste. Ele falou que a lentidão é só no UI, e que mesmo esta é imperceptível em computadores modernos.

    O Mozilla é um projecto extraordinário, tanto a nível da sua gestão, como dos produtos que têm dele saído (incluíndo o Bugzilla, software de controlo de qualidade que foi adoptado em inúmeros outros projectos). Enquanto browser, além disso, o Mozilla é que tem mais funcionalidades e que tem o melhor rendering engine da actualidade. Ponto.

    podem-se rir mas .. (Pontos:2)
    por ruben dig em 21-06-03 22:53 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Um dia a Microsoft vai-nos pagar para usar o SO deles.
    É claro que depois vamos ter que comprar as patches de segurança ao fazer o windows update ... e vao ser muitas vezes por ano.
    Re:podem-se rir mas .. (Pontos:1)
    por tika em 25-06-03 14:30 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    será? ou será que a esmagadora maioria usa o so deles? talvez por nao estar ciente dos outros so's mas pronto.. eu n estou a favor de ninguem.. mas a estatistica fala por si :P
    - tika

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]