gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Konspirar por um p2p diferente
Contribuído por scorpio em 11-06-03 20:28
do departamento warez&co
News humpback escreve "Todos os sistemas de p2p que por ai andam tem graves falhas (funcionam mal com firewalls, existe muito material falso a circular, o pessoal de onde sacamos desaparece e nunca mais sacamos o ficheiro).

Mas aparece agora um diferente, usando algo que os autores chamam de konspire este sistema apresenta uma série de modificações aos p2p mais comuns. A mais interessante é o conceito de canal. Cada utilizador que deseja partilhar coisas cria um canal, os interessados passam a estar a escuta nesse canal e passam a receber o que o utilizador envia, servindo depois de "relays" para outros clientes.

No site existe uma explicação bastante completa do sistema e alguns "benchmarks" ao sistema.
Ja consigo imaginar dentro de algum tempo num nfo qualquer: "Broadcasting the finest Mp3 since June 2003"

XQuery junta IBM e ORACLE | FreeBSD 5.1-RELEASE  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • humpback
  • konspire
  • Mais acerca News
  • Também por scorpio
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    BitTorrent (Pontos:2)
    por jneves em 11-06-03 21:27 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://silvaneves.org/
    Em que é que o konspire é diferente do BitTorrent. Pensei que a utilização deste para a distribuição do RedHat 9 tinha sido suficiente para mostrar o seu valor.

    Tal como o konspire (pelo que li do site, não cheguei a experimentar), o BitTorrent é um protocolo que só tem como preocupação a transferência de ficheiros. Isto quer dizer que a procura de ficheiros é suposto ser feita pelo utilizador. Sistemas como o Gnutella, eDonkey, Kazaa e outros incluem capacidades de busca.

    Qual é o maior problema desta aproximação? É o risco legal para quem distribui mp3, warez e afins. O tracker do BitTorrent, tal como os canais do konspire, permitem identificar um responsável pela distribuição e, como tal, alguém que pode ser processado. Por outro lado, para tráfego legal como CDs, gravações de conferências e outros, é ideal ;).

    Re:BitTorrent (Pontos:1)
    por RJLouro em 12-06-03 1:43 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Existe uma comparação no site do konspire acerca do bittorrent. Parece-me que a comparação é muito tendenciosa, uma vez que comparam um worse case do bittorrent sem no entanto considerarem o randomize de onde cada utilizador vai buscar os pedaços de ficheiros. Falam disso uma vez, mas ficam-se por aí.

    A meu ver, o grande problema do konspire é o factor TV. Ou um gajo tá a ver o canal à hora certa ou tem que esperar. Pode ter o seu uso, mas parece-me que é um conceito algo limitado em relação aos outros. Sinceramente, estar a subscrever canais para depois receber os ficheiros dá a sensação de uma pessoa enviar o mail para tudo o que é mailing lists para depois receber, entre todo o spam, um mail de interesse.

    Em relação ao anónimato, de acordo com eles:

    anonymity of channel owners is possible even at a technical level, since it is difficult for a receiver in the network to tell which node originated a broadcast. Nodes cannot easily tell the difference between a node that originates a broadcast and a node that is simply passing on the broadcast originated by another node.

    Cheira-me que basta o warez começar a percorrer a rede para "alguém" deitar o projecto por terra, ou obrigar a introdução de código spyware ou outro método do estilo.
    P2P Sharing (Pontos:1)
    por 4Gr em 11-06-03 23:49 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Hoje em dia existem das mais diversas possibilidades de sharing P2P desde que surgiu o Napster. Fim deste, nasceram muitos e muitos projectos com o âmbito de igualar o sucesso do predecessor.

    Infelizmente, nem todas as soluções são multi-O/S, isto é, a maioria exclusivamente trabalha em Windows. No entanto, fica um pequeno resumo dos programas que conheço, com vantagens e desvantagens!

    - Kazaa: Com o inconveniente de ter um "ratio", que nos posiciona nas queues consoante a nossa pontuação, é facilmente contornável caso se tenha o Kazaa Lite, que até vem sem pop ups. Só funciona em Windows, mas muitas já conseguiram emular com o Wine! Permite retirar o mesmo ficheiro de várias pessoas, aumentando assim a velocidade, e conta já com um universo de vários milhões. Infelizmente, existem muitos "fake" files;

    - Soulseek: embora com menos gente, é fundamentalmente orientado para a música. Estilos como House, Techno, Trance, entre outros, é o melhor local para encontrar aquele remix daquele produtor conhecido! Velocidades dependentes do utilizador e não permite ligar a outros utilizadores para finalizar o download; Existe um port para linux: psyslsk

    - DC++: o sistema de funcionamento (por hubs) assemelha-se ao do konspire (por canais). Permite fazer o download de várias sources, mas não em simultâneo. Milhares de hubs e gigabytes intermináveis de ficheiros.. o paraiso dos leechers, para quem encontrar os melhores hubs! Existe um port para linux: dcgui

    - WinMX: em desuso. Permite fazer o download de vários sources ao mesmo tempo. No entanto, tem poucos utilizadores e não existe versão para linux. Fundamentalmente orientado para mp3;

    - Blubster: inicialmente um boa rede, mas agora assemelha-se ao winmx... fraco.

    - LimeWire: rede gnutella, funciona em linux. No entanto, em consequência da própria rede, tens poucos utilizadores e, por conseguinte, poucos ficheiros.

    Não sei como será o caso do konspire, se terá muita ou pouca audiência. Para já, vou-me contentando com o que existe :-)
    Re:P2P Sharing (Pontos:2)
    por racme em 12-06-03 10:03 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    giFT para rede OpenFT



    Make World; Not War;
    Re:P2P Sharing (Pontos:1)
    por tourt em 12-06-03 12:26 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Já experiementaste o edonkey2000/eMule? Há para todas as plataformas e para todo o tipo de ficheiros.

    Cumprimentos
    Artur Martins

    Minho Campus Party (30 Jun|03 Ago) -> Viana do Castelo

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]