gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Como montar uma radio online?
Contribuído por BladeRunner em 08-06-03 11:33
do departamento streaming
Musica Lowgitek escreve "Estava a pensar em montar uma radio para streaming online de algumas das minhas musicas e de outras através da minha box com linux. Gostaria de saber o que existe bom de software para isso por ai e o que vocês me recomendam, e claro sempre que possivel em GPL.

Gostaria tambem de saber os requesitos técnicos recomendados e aceitaveis, e o que precisaria de ter de hardware na box.

Um abraço.
Elton Machado."

Outsourcing, será bom? | Stallman em Portugal: Mais informações  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Mais acerca Musica
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Icecast (Pontos:1)
    por ktorn em 08-06-03 12:45 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.ktorn.com
    Uma procura rapida no google directories por "audio stream servers" leva-te a:

    Computers > Multimedia > Music and Audio > Audio Formats > MP3 > Software > Streaming
    que contem entre outros, o Icecast (que eh GNU GPL).

    Nunca usei, nao sei se eh bom, nem quais os requisitos a nivel de hardware/rede.

    Ando eh a procura de uma boa radio online dedicada a technologia (com stream em mp3). Alguma recomendacao?
    Re:Icecast (Pontos:1)
    por Lowgitek em 08-06-03 12:54 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    O meu problema é realmente esse, o mercado esta inundado de soluções que se dizem boas, o que gostaria de saber é se alguem tem experiencia em algum produto que seja de utilização livre, e tendo em conta a dimição da coisa que características técnicas seria exigivel para uma qualidade aceitavel para uma rádio caseira.

    Re:Icecast (Pontos:2)
    por jig em 08-06-03 13:11 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    a Rádio Universidade de Coimbra usa com sucesso o icecast já há mais de um ano num PII se não me falha a memória.Consegue aguentar perfeitamente mais de 10 utilizadores sendo o único problema a largura de banda...........
    Re:Icecast (Pontos:3, Interessante)
    por joaorf em 08-06-03 17:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Ogg Vorbis tem melhor qualidade de som do que o MP3 para a mesma bitrate. Consequentemente, poupa mais largura de banda. O Icecast também serve streams de Ogg Vorbis.
    Ainda melhores resultados conseguem-se com Real Audio. O codec ainda é proprietário, mas o encoder, server e player já são open source. Real Audio tem como vantagens adicionais a possibilidade de codificar mais do que uma bitrate num mesmo ficheiro/stream (o player, consoante as suas preferências e congestionamento da rede, pode subir ou descer a bitrate) e embeber outros elementos multimedia paralelamente à música usando SMIL.

    A propósito de emissões de rádio, escutem esta excelente entrevista do Linus Torvalds. De notar, que o programa é de uma rádio generalista, como tal, não orientada a um público técnico.

    FM radio (Pontos:1)
    por Mulder3 em 08-06-03 14:29 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Já agora que falas em radio, porque não criar também a tua radio em ondas hertzianas? http://www.pc2radio.com -> Eles tem uma Placa PCI que emite radio em onda FM numa frequencia á tua escolha
    PS-Também tem drivers para Linux
    Re:FM radio (Pontos:3, Esclarecedor)
    por joaorf em 08-06-03 17:00 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Muito giro, mas para emitir rádio por ondas hertzianas é preciso licença da Anacom.
    Re:FM radio (Pontos:1)
    por Mulder3 em 08-06-03 18:51 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Eu tenho uma coisa dessas e mais um amplificador de 5W e nunca ninguem me chatiou... Consigo emitir sem problemas num raio de 15/20 KM
    Re:FM radio (Pontos:2)
    por Lowgitek em 08-06-03 19:02 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Pois... não fales e isso muito alto, conheço pessoas que já foram chateadas por menos, mas isso é como tudo no nosso pais, quem alguma vez procura informação para estar conforme a lei, ou tenta seguir todos os trasmites legais para se manter é sempre o alvo preferido a inspeções e afins.

    A ideia da radio em ondas hertezianas não me seduz muito por que o alvo que pretendiria atingir é um publico muito especifico, nomeadamente, amigos, familiares e colaboradores.

    queria agradecer desde já algumas dicas aqui apresentadas, estou a esperimentar algumas das que me pareceram melhores e até agora tenho obtido bons resultados.

    Já agora aproveito para perguntar, porque a tempos atras lembro me de alguem me falar disso algures, de uma empresa que se dedicava a fazer o o "re"streaming do feed logo o problema da largura de banda era anulado logo a partida. O serviço tinha uma taxa pequena para a utilização dita normal e um serviço gratuito com algumas limitações, não sei se era a nível de horas de emissão continuas ou algo assim. Infelizmente não consigo lembrar me o nome da empresa, se açguem tiver conhecimento da mesma agradecia que me dessem um url ou algo do genero ;)

    []'s
    Re:FM radio (Pontos:1)
    por Mulder3 em 08-06-03 19:55 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Eu usei isso durante uns tempos, mas também já não me lembro do nome.
    Shoutcast (Pontos:2)
    por Duke em 08-06-03 19:02 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.umproject.web.pt
    Eu tenho um shoutcast a funcionar no seu servidor 24/7. Acho a opção óptima. Tens de sacar dois programas: Um servidor (sc_serv) e um mp3 player/encoder (sc_trans_040) que converte a tua playlist em runtime para a bitrate que quiseres. Isso está tudo disponível no site da shoutcast.
    God is NoWHere...
    Re:Shoutcast (Pontos:2)
    por Lowgitek em 08-06-03 20:44 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Tivve a dar uma olhada no shoutcast e realmente esta muito bom pena que para cada bitrate tenha que ter um servidor a correr :(

    Bom mesmo era algo como o real audio (tudo em um), mas para a intranet tá espetacular mesmo.

    Obrigado pela dica.
    ora, hoje tas com sorte :) (Pontos:3, Informativo)
    por Uranus em 08-06-03 21:14 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.urbanterrorpt.net
    Ultimamente tenho pesquisado muito sobre o assunto, e penso que ja experimentei quase todo o tipo de software sobre isto.

    Ora bem, pro servidor, tens o IceCast ou ShoutCast. Se puderes deves ir primeiro pro IceCast e sempre que possivel usar Ogg Vorbis pois a qualidade eh mesmo melhor, e requer menos largura de banda... o problema com o icecast eh que tem muitos requisitos e nalgumas shells (como as minhas :P) nao te vai funcionar porque o software necessario nao esta instalado na shell... nesse caso usas o shoutcast... agora isso depende de onde alojares aquilo.

    Pra "shoutcastar", ainda nao existe uma solucao de jeito (pelo menos para mim)... de momento, o melhor eh sem duvida o MuSE (usa o que esta na CVS)... depois temos o darkice que apanha todo o input da placa de som, passa-o para mp3/ogg com o Lame e manda-o po servidor... sendo assim possivel abrires o xmms (por exemplo) e tocares as musicas que quiseres... o problema eh k nao podes falar ao microphone!

    A seguir temos o LiceIce que eh 1 plugin pro xmms, mas sofre do mesmo problema de nao poderes usar o microphone obviamente...

    Um mais porreiro eh o LiveIce404 que passa o titulo das musicas, e permite mais do que 1 server em simultaneo! (isso eh bom pra teres 1 versao de alta largura de banda e outra pros 56k :P)

    Pra resolver este problemazito de nao poderes usar o micro quando usas 1 plugin do xmms, existe o linerec que eh 1 plugin pro xmms que te deixa usar o micro, e obviamente isso depois vai para o shoutcast server... o problema eh que nao podes usar em simultaneo! ou tocas musica ou falas pelo micro...

    Depois ainda tens umas tecnicas mais obscuras com o arts/esd que nunca consegui por a funcionar... descritas aqui (em frances, mas da pa perceber)

    ah... ja me esquecia! ... tens tb o OddSock ... que tem uma interface wxGTK e por essa razao nunca o consegui compilar, mas pelos forums tb me parece que nao da pra usar o micro e pelos vistos esta para chegar uma versao nova...

    ora, eh por estas razoes todas acima descritas, que ah cerca de 1 semana decidi-me a actuar em vez de criticar... peguei no codigo do liveice404 e estou a melhorar o codigo, a interface, e estou a por suporte pra usar o microphone em simultaneo... mas ainda nao me quero ficar por aqui. Muitas vezes eu queria fazer entrevistas e como sabem ainda ah mta gente com Windows portanto o unico software que funciona bem para conversas de voz entre windows-linux eh o TeamSpeak, e eu queria apanhar o som k vem do teamspeak e chuta-lo pro shoutcast... mas isso ainda nao pensei como fazer (vou depois dar 1 olhadela no codigo do darkice talvez)

    phew... k post enorme! :)
    icecast (Pontos:2)
    por bgravato em 10-06-03 2:27 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Eu uso há bastante tempo o icecast e é uma maravilha. (o icecast faz o broadcast de um stream)

    Para fazer o stream uso o liveice (consola) e o lame como encoder (mp3), gostava de mudar para ogg vorbis, mas o liveice (pelo menos a versao que eu tenho) não suporta isso de raiz e ainda não estive para perder tempo com isso, visto isto como está funcionar bem.

    Normalmente faço o stream a 32kbps (mono) e a qualidade de som é bastante razoável.

    O icecast ocupa muito pouco cpu, é altamente configurável e tem um interface (texto) que permite controlar tudo e ver o que se está a passar.

    A principal vantagem deste sistema é que o icecast pode estar a correr num servidor algures e podes estar a fazer o "feed" para lá de outro pc (é o que normalmente eu faço, embora localmente... o icecast corre na gateway e no outro pc ponho um cd a tocar e mando o stream para a gateway)

    Em relação a isso do micro... as coisas não são bem como o Uranus diz...

    O liveice basicamente pega no que estiver a "entrar na placa de som", ie., no teu "mixer" selecionas qual é que queres que seja a "source" para "record" (se quiseres fazer tudo na consola podes usar o aumix). O que fazes é selecionar como source o Line-in do CD-ROM e o liveice "capta" esse som "encoda" em mp3 com o lame e manda para o icecast.
    Se quiseres falar, selecionas o MIC como "source" e... xaram!
    Agora a questão aqui de poder ter 2 "sources" em simultâneo ou só uma depende da placa de som.
    Há placas de som que permitem selecionar duas "sources" e fazem o "mixing" do sinal, outras que não (a minha só deixa selecionar uma "source" de cada vez, mas já vi pessoal a fazer broadcast da mesma forma com o icecast e afins e consegue ter musica e mic. ao mesmo tempo).

    O liveice também existe como plugin para o xmms e (supostamente, eu nunca experimentei) consegues fazer streaming de mp3's ou ogg vorbis (tanto na versão plugin do xmms como na versão consola). Eu faço sempre streaming directo dos CDs (até pq o pc que uso para isso é antigo e não sei se o cpu conseguiria fazer o decode e (re)encode num bitrate diferente dos ficheiros "em tempo real").

    Em relação ao shoutcast... quando experimentei o icecast pela primeira vez (há uns anos atrás) experimentei também o shoutcast e sinceramente achei aquilo uma grande bosta comparado com o icecast. Tinha imensos problemas, como, por exemplo, o facto de perder o stream frequentemente (tipo de 5 em 5 minutos ou até menos). Mas entretanto é provável que já tenha melhorado... mesmo assim estou demasiado satisfeito com o icecast para experimentar outra coisa.

    Se tiveres mais alguma dúvida xuta :-)

    Cumprimentos,
    Bruno Gravato.

    Re:icecast (Pontos:1)
    por Uranus em 10-06-03 9:35 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.urbanterrorpt.net
    excelente post... bem, a minha explicacao quanto ao liveice foi breve porque eu so tinha experimentado o plugin pro xmms, e nem sabia que havia um versao consola. De facto, enquanto plugin xmms nao podemos usar o micro em simultaneo, tenho k experimentar a versao consola

    bem, eu nao tenho mesmo hipotese quanto a shoutcast/icecast... tenho mesmo que usar o shoutcast. A makina com melhor ligacao onde tenho akilo alojado falta-lhe certas coisas e o icecast n gosta disso :P

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]