gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Galp lança sistema inovador de pagamento
Contribuído por vd em 06-06-03 10:31
do departamento ponha-aqui-o-seu-dedinho-devagar-devagarinho
Portugal New_Wave escreve "Sistema biométrico identifica cliente através da leitura da impressão digital.
Pagar com cartão vai passar de moda e não tarda aí um novo sistema de pagamento. A Galp lançou esta quinta-feira um novo sistema de relação com os clientes: o sistema biométrico, uma palavra difícil para uma tarefa tão simples que identifica o cliente através da leitura da impressão digital, um dado único e intransmissível do ser humano que pode vir a substituir os meios tradicionais de pagamento.
Por agora os pagamentos ainda não estão disponíveis mas a Galp quer que os portugueses comecem já a contactar com um sistema que garante ser seguro.
A Galp é a primeira petrolífera no mundo a usar este sistema, que para já está em fase experimental e serve apenas para despertar a curiosidade dos clientes."

" Gostaria que comentassem esta tecnologia...
Suas falhas, vantagens, etc?
Voces usariam este sistema?

Link aqui , Video aqui"

Palm anuncia compra da Handspring | Os Pearl Jam, as editoras e a Internet  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Link aqui
  • Video aqui
  • Mais acerca Portugal
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    In use (Pontos:3, Informativo)
    por vd em 06-06-03 10:36 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    No meu local de trabalho, este sistema já é usado na entrada para os datacenters, visto ser um meio eficaz de identificar aquela e só aquela pessoa autorizada.

    Desvantagens, por agora, não as sinto (ou vejo).

    Muitas foram as vezes que me esqueco do cartão e o dedo anda sempre comigo :)

    //vd
    Re:In use (Pontos:3, Interessante)
    por [Cliff] em 06-06-03 12:33 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Não posso deixar de concordar contigo.
    Já os restantes comentários parecem ridículos porque nunca vi/ouvi falar de ninguém a quem tenham roubado o multibanco para ir encher o depósito à bomba mais próxima.
    Além do mais, no roubo uma pessoa desfaz-se do cartão facilmente mas do dedo... é capaz de dar muito mais luta e talvez por aí desça um bocado a criminalidade pequena (roubos da treta de cartões e carteiras) porque quem os faz não está para cortar dedos a ninguém.

    Ainda sobre sistemas biométricos, qualquer dia quem sabe se em vez do scan do dedo não se faça um scan à retina... isso sim era giro de ver :)
    Ah, claro que não era giro, depois ia-mos ter uma sociedade de zarolhos :)



    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:In use (Pontos:2)
    por vd em 06-06-03 13:12 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Ainda sobre sistemas biométricos, qualquer dia quem sabe se em vez do scan do dedo não se faça um scan à retina... isso sim era giro de ver :)

    Dava jeito aqui. Detesto ter de colocar as merdas que levo comigo, no chão, só para me identificar.

    Mas, de qualquer maneira, posso considerar que já foi um grande avanço da equipa responsável pela segurança, no sentido de modernizar o nosso datacenter.

    Os sistemas de cartões magneticos ou de barras, já tiveram o seu tempo.

    //vd
    Re:In use (Pontos:3, Interessante)
    por [C4] em 06-06-03 14:36 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://clix.to/c4
    PUB
    Um scanner de iris da LG já nao é assim tao caro, e é mais facil de utilizar que o scanner de impressoes digitais.
    Nem precisas de tirar os oculos de sol! Kit maos livres (ou ocupadas neste caso) completo.


    "Mata-te a estudar e serás um cadaver culto"
    Re:In use (Pontos:2)
    por MacLeod em 06-06-03 23:45 GMT (#27)
    (Utilizador Info)
    Esse sistema é bastante interessante. No site que deste, não consegui ver preços. Como sabes que não é assim tão caro?
    Re:In use (Pontos:2)
    por bgravato em 06-06-03 17:45 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    E não há daqueles gajos que comem donuts antes de entrar e põe lá os dedos todos lambuzados? :-P


    Re:In use (Pontos:1)
    por Programador em 06-06-03 13:30 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    > porque quem os faz não está para cortar dedos a ninguém.
    Quem garante isso?!
    Não me admirava nada se o pessoal em vez de roubar carteiras passar a roubar dedos!!!
    Re:In use (Pontos:2)
    por racme em 06-06-03 15:16 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    > porque quem os faz não está para cortar dedos a ninguém.
    Quem garante isso?!
    Não me admirava nada se o pessoal em vez de roubar carteiras passar a roubar dedos!!!


    sim e vela tu que ate ja fizeram um filme sobre o assunto:

    "O colecionador de ossos" por exemplo, trata essa realidade tao marcante da nossa sociedade



    Make World; Not War;
    Re:In use (Pontos:1)
    por 4Gr em 06-06-03 20:16 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Não brinques, pois isso é uma realidade no Brasil... Nós, definitivamente, não temos a mínima noção do que se passa à volta do mundo.. somos um país pequeno e como tal, priveligiado (neste sentido).
    Re:In use (Pontos:2)
    por racme em 06-06-03 21:29 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    Não brinques, pois isso é uma realidade no Brasil... Nós, definitivamente, não temos a mínima noção do que se passa à volta do mundo.. somos um país pequeno e como tal, priveligiado (neste sentido).

    entao voute dar uma realidade bem portuguesa, e triste por sinal.

    A dos Militares que cortaram os proprios dedos para fugir a Guerra Colonial na epoca da ditadura de Salazar em Portugal.




    Make World; Not War;
    Re:In use (Pontos:1)
    por nbk em 07-06-03 0:40 GMT (#31)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    Não é por sermos um país mais pequenino que os outros, é por sermos mais evoluidos/por termos evoluido.

    @070, Nbk

    P.s. - Eu tento acreditar no que disse anteriormente, mas realmente é dificil... :->

    O dedo anda sempre conosco... (Pontos:1)
    por Shriek7 em 06-06-03 11:09 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    ...nao kerendo ser paranoico, o problema pode ser mesmo esse. Talvez num futuro proximo comecemos a ver mais pessoas sem dedos, pelas ruas.... Mas e sempre bom saber q existem iniciativas 'inovadoras' como estas neste pais.
    Eu que ando sempre sem dinheiro... (Pontos:2, Gozão)
    por jig em 06-06-03 11:09 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    já arranjei o meu novo cartão galp
    Re:Eu que ando sempre sem dinheiro... (Pontos:2)
    por Lameiro em 12-06-03 18:26 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://www.lesi4ever.com
    LOL
    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Re:Eu que ando sempre sem dinheiro... (Pontos:2)
    por Lameiro em 12-06-03 18:26 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.lesi4ever.com
    LOL

    -=[ Rui Lameiro ]=-
    Silicone (Pontos:4, Interessante)
    por Gimp em 06-06-03 11:33 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Nada que um gajo no Japão não tenha dado a volta e com silicone conseguiu produzir "dedos" falsos que enganaram 9 dos 10 aparelhos à venda na altura.


    "No comments"

    Re:Silicone (Pontos:2)
    por Strange em 06-06-03 21:08 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://strange.nsk.no-ip.org/
    link

    hugs
    Strange

    nao confio (Pontos:2)
    por TarHai em 06-06-03 11:34 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Como toda a gente que conhece a serie/filmes da missao impossivel, falsificar impressoes digitais e facilimo. A ideia do Tom Cruize a passear pelo algarve no seu desportivo as minhas custas e algo que nao quero que aconteca.

    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:nao confio (Pontos:3, Interessante)
    por mazevedo em 06-06-03 12:05 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://mazevedo.welcome.to
    Até que ponto é mais fácil copiar "um dedo" ou um cartão de plástico com uma banda magnética?
    ----
    //\anuel /|zevedo
    Re:nao confio (Pontos:1)
    por [C4] em 06-06-03 12:32 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://clix.to/c4
    Nao sabes do que esta a falar.
    Já que é assim tao facil, desafio-te a vires a empresa onde trabalho e falsificares a minha impressao digital para entrares no meu pc. Atencao, tens que falsificar a minha impressao digital.


    "Mata-te a estudar e serás um cadaver culto"
    Re:nao confio (Pontos:2)
    por TarHai em 06-06-03 13:01 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.dilbert.com
    Se soubece alguma ccoisa pertinente relativamente ao tema da discussao, teria escrito um comentario nesse sentido.

    Se accreditas na missao impossivel, para de ler aqui.

    Relaxa um bocado, respira fundo e acende um cigarro. O post e a gozar.

    Esta historia de scanners de impressoes digitais lembra-se sempre filmes onde geralmente a tecnologia de ponta atinge um plano transcendental, so superado pelos incriveis super-poderes dos herois da historia. O espirito humano como factor critico na vitoria contra o mal.

    Diverte-te e nao leves estas coisas muito a serio :)


    ## I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    bem... (Pontos:1)
    por ciupman em 06-06-03 11:48 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Prefiro que me "cortem" o cartão do que o dedo ..
    Biometria (Pontos:4, Informativo)
    por MiguelA em 06-06-03 12:34 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://anetmorreu.blogspot.com
    Caros,

    a Biometria é muito mais que apenas uma fotocópia de uma impressão digital. A biometria moderna utiliza um variado número de medições (através do dedo) que permite assegurar altos níveis de segurança. Os sistemas mais avançados efectuam medições do género:

    - temperatura do corpo (lá se vai a teoria de cortar o dedo)
    - pulsação
    - humidade do dedo
    - espaçamento das linhas da impressão

    Isto chega ao ponto de alguns equipamentos recusarem certos dedos por estes não estarem em condições de se efectuar uma medição adequada.

    A grande problemática que eu antevejo com este sistema da Galp não é tanto tecnológico, visto que esse se encontra bastante avançado, mas sim legal, pois a legislação portuguesa é bastante restritiva no que concerne à posse por parte de entidades de dados demasiado "pessoais".

    Cumps,
    Miguel Albano
    If Spam was Money...then I'd be filthy Rich... But I'm not, so why try to sell me anything ?!?
    Re:Biometria (Pontos:2, Interessante)
    por RJLouro em 06-06-03 12:42 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Exacto. Lembro-me de numa palestra alguém fazer precisamente essa pergunta. O orador na altura disse que havia vários sistemas de segurança tanto para o dedo como para o caso de alguém com uma pistola nas costas ser obrigado a carregar. No primeiro caso, o sistema como já disseste tem várias maneiras de identificar um dedo verdadeiro, sendo por vezes necessário passar o dedo na testa para ganhar gordura suficiente para a máquina aceitar. Para o segundo caso há sistemas que detectam qual dos dedos foi inserido, e para um determinado dedo está programada uma situação de pânico onde são avisadas automáticamente as autoridades e a máquina comporta-se como se estivesse com problemas.
    Re:Biometria (Pontos:2)
    por racme em 06-06-03 15:34 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.freebsdtips.com/
    sinceramente e depois de ler este teu comentario fiquei com um certo receio. O receio de algo correr mal na identificacao e estares numa situacao de panico a molhar o dedo, a colocar o dedo nao uma mas varias vezes no sistema, a passar o dedo na testa, a meter o dedo no .. , bem e eu sei la. Mas essa situacao de panico realmente levanta questoes pertinentes sera que um dedo em situacao de panico e' igual a um dedo em situacao normal ?! claro que nao e como assegurar um meio alternativo ? keypad adicional? nessa caso la se vai a seguranca e todo o 100% de fiabilidade.

    E para o pessoal mais dentro da biometria, um dedo sujo, um corte no dedo como e' que se resolvem essas situacoes?
    Qd nao existe meio alternativo, e' o mesmo procedimento de quando alguem estraga a banda magnetica? Ou seja contactar a entidade responsavel para se proceder a uma troca, que neste caso passara por atribuir acesso as impressoes digitais de um outro dedo? isso e' viavel?

    "Erro no sistema, favor lavar as patas, dirija-se ao WC mais proximo."

    realmente confirmo a minha ignoracia na materia, mas sao perguntas de alguem nao ligado a tecnologia, simboliza o mesmo Toino que usa o cartao multibanco, no seu dia a dia.


    Make World; Not War;
    Re:Biometria (Pontos:1)
    por New_Wave em 06-06-03 23:46 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://www.terravista.pt/BaiaGatas/4598/

    Boa noite.
    Espero poder tirar te algumas duvidas... 1. O sistema de leitura de impressão digital consegue ler dedos "sujos", desde que nao sejam bastantes molhados, ou com produtos oleosos...
    E sim meter o dedo na testa geralmente funciona para pessoas que tenham a pele seca, com pouca humidade.
    Tb existe casos onde a impressão digital é de má qualidade, por exemplo pessoas que tenham actividades profissionais com grande desgaste nas mãos (Empregadas de limpeza, construção civil, jardineiros, etc).
    2. O corte no dedo, depende da profundidade do corte, mas se for um corte pequeno não há crise. E mesmo depois de cicatrizado, a impressão digital mantem-se a mesma, nunca muda...

    New Wave "May The Peace Be Green"
    Re:Biometria (Pontos:1)
    por RJLouro em 07-06-03 0:10 GMT (#29)
    (Utilizador Info)
    Tens muita razão no teu comentário. Eu próprio sou muito ignorante na matéria, apenas assisti a duas palestras e testei o sistema numa feira uma vez. Sou mais curioso que técnico.

    Daquilo que sei, a situação de pânico é programável. Por exemplo, tu normalmente usas o dedo indicador direito. Podes programar outro dedo para a situação de pânico, por exemplo a mão esquerda ou o polegar. Em relação aos casos em que a máquina não consegue ler, o new_wave já respondeu. A questão de cortes é tal e qual como disse o new_wave. Se for um corte pequeno a máquina consegue encontrar padrões únicos em outras àreas. Se for profundo ou longo, que afecte a identificação dos padrões únicos, aí depende de quem instalou e do sistema. Dedo alternativo, dedo alternativo+código secreto, etc.

    É uma tecnologia nova, e como tal ainda vai levantar questões, bugs e vai sofrer melhoramentos. Foi tal e qual como o cartão multibanco, no inicio muitos receios e agora é aceite por quase toda a gente =).
    Re:Biometria (Pontos:2)
    por mad em 06-06-03 17:17 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Quando um individuo rouba, um cartao, dinheiro o quer que seja, duvido que pare para pensar e olhar para o cartao e dizer "Ora bem! Tem a fita magnetica um pouco riscada, talvez seja melhor nao levar", quem rouba leva e depois ve se funciona! Se nao funcionar melhor para o furtado e a situaçao e reversivel.

    Enquanto que um dedinho e sempre um dedinho! :)

    O furtado :
    "Ah que fixe cortou-me o dedo, mas o dedo nao tem pulsaçao nem temperatura, que asno que ele eh!
    Mal sabe que nao vai conseguir levantar t-shirt's da galp com os meus pontos da gasolina! EhEh"

    P.S:Por favor nao me levam muito a serio

    Cumprimentos
    mad
    Re:Biometria (Pontos:2)
    por BlueNote em 06-06-03 21:57 GMT (#26)
    (Utilizador Info)
    Pelo contrário, nesta thread és quem disse coisas mais acertadas e conformes à realidade social!
    Re:Biometria (Pontos:1)
    por RJLouro em 07-06-03 0:13 GMT (#30)
    (Utilizador Info)
    Tens razão, mas pensando razoávelmente, ach oque ninguém vai pensar em cortar o dedo a uma pessoa para abastecer o depósito. E depois acho que dá um pouco nas vistas chegar com o dedo à máquina =) as pessoas são capazes de desconfiar. Neste caso específico acho um bom emprego da tecnologia, não olhando aos seus custos e benefícios. Acima de tudo é um grande teste ao sistema que se funcionar tem pernas para andar.
    Re:Biometria (Pontos:2)
    por Pink em 07-06-03 20:43 GMT (#32)
    (Utilizador Info) http://www.PinksWorld.8m.com
    Tens razão, mas pensando razoávelmente, ach oque ninguém vai pensar em cortar o dedo a uma pessoa para abastecer o depósito.

    Soube de casos em que pessoas tiveram o dedo cortado para roubar o anel...

    É mais rápido passar a faca na falange e sair correndo com dedo e tudo do que tentar tirar o anel de um cidadão no meio da multidão... 8-(

    []s,
    Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe

    Re:Biometria (Pontos:0)
    por tonidosimpostos em 06-06-03 18:49 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Quer dizer que com febre nao podemos encher o deposito...
    Se tivermos a morrer de amor por uma gaja, tb nao podemos pq o coracao bate mais.
    Se tivermos o dedo seco, temos que mandar uma cuspidela para ir ao sitio.
    Se o gato nos arranhar no dedo, enchemos o deposito com agua !

    Re:Biometria (Pontos:1)
    por foo em 08-06-03 15:45 GMT (#33)
    (Utilizador Info)
    temperatura do corpo (lá se vai a teoria de cortar o dedo)

    sempre podes espetar um ferro de soldar pelo dedo a dentro para o aquecer

    E no entanto... (Pontos:3, Interessante)
    por jmce em 06-06-03 17:33 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Do Bruce Schneier:
    Identificação vs Autenticação (Pontos:2, Interessante)
    por Fred em 06-06-03 18:09 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    Atenção que biometrics não significa Autenticação, nem é a panaceia para todos os males. Acredito na Identificação do indivíduo pelo seu fingerprint e somando um PIN poderemos ter uma Autenticação com um grau de segurança equivalente ou melhor que um PIN + Cartão Magnético. A vantagem dos biometrics é que é conveniente (não é preciso andar com cartões, tokens,...). 'Os' biometrics não são 100% seguros, e até existem ataques bastante conhecidos. Deixo alguns links interessantes:

    Biometrics Slouches Toward the Mainstream.
    Biometrics (1)
    Biometrics (2)
    Defeating a Webcam :-)
    Attacking biometrics

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]