gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Ela processa a IBM, a LinuxTag processa-a e Munich prefere Linux
Contribuído por vd em 28-05-03 9:34
do departamento Alemão
Linux Depois da SCO ter processado a IBM por usar código Unix em Linux, a LinuxTag - uma associação alemã de lobbying - vai processar a SCO por ameaçar mais de 1.500 empresas que suportam Linux.

Mais no desenvolvimento e o update vindo de Munich :)

"SCO is massively unsettling our members and the companies that are potential exhibitors at the fair with those claims," said Michael Kleinhenz, a spokesman for Linuxtag, which holds a fair under the same name.

"If they don't stop that, or present proof for the intellectual property rights they are claiming, we are going to apply for a preliminary injunction at the court on Friday," Kleinhenze added.

"Alongside its copyright court battle with IBM, SCO also notified 1,500 of the world's largest corporations in May that their use of Linux may be in violation of its rights"


Falta relembrar que o Governo alemão está a instalar Linux em certos ministérios.

Referência: Yahoo News

Linux em organismos públicos em Munich

Reparo agora que a cidade de Munich está prestes a preferir uma proposta da IBM + SuSe para equipar mais de 14.000 computadores dos serviços publicos municipais, a uma proposta da Microsoft. A decisão final é amanhã e a MSFT está a apresentar contra propostas para ficar com o negócio...

"If Munich were to make the switch, it would be the first big German city to drop the Windows operating system in favor of Linux. In December, the smaller southern Germany city of Schwabisch Hall became the first city in the country to pull the plug on Windows, deploying Linux in more than 400 PCs. The move has stirred attention among city governments not only in Germany but also outside the country, according to a Schwabisch Hall city government official."

Mais na ComputerWorld

70 PS2's == supercomputador | Docas sem fios  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Yahoo News
  • ComputerWorld
  • SCO ter processado a IBM
  • LinuxTag
  • Mais acerca Linux
  • Também por vd
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Aleluia (Pontos:2)
    por humpback em 28-05-03 10:29 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    A SCO nesta historia tem apenas atirad muito po para o ar para ver se acerta nos olhos de alguem. Mas esquece que a Europa é diferente dos Estados Unidos. Aqui para fazer aquelas ameças convem ter sólidas provas e não aquelas tretas que eles tem falado.

    Como aparte da LinuxTag não pesquei nada do site pois não sei alemão, mas gostei de ver "GNU/LINUX" e não apenas o pobre do Linux sozinho.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Aleluia (Pontos:1)
    por humpback em 28-05-03 10:30 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Afinal tá lá o link para a versão em inglês, não é preciso babelfish.....
    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Link (Pontos:3, Informativo)
    por mlopes em 28-05-03 11:02 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Na própria LinuxTag, está em alemão e em inglês.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    no caso de Munich.... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 28-05-03 11:46 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.cjb.net
    muito importante vai ser a utilização do OpenOffice ou do Staroffice, e daí a preocupação toda da m$.

    é que quando os documentos começarem a irem todos em formato do OpenOffice lá se vai o monopólio do m$-office.

    não me admiraria nada que o governo Alemão passasse a 'obrigar' a que os docs fossem mesmo nesse formato.
    Teoria da conspiração (Pontos:3, Esclarecedor)
    por ruben dig em 28-05-03 12:23 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Depois da crise entre a "velha europa", leia-se França e Alemanha e os EUA, era grande resposta o governo francês e alemão começar a recuperar o dinheiro que vão perder no petróleo iraquiano e começarem a recuperar no que gastam nas licenças MS que vai quase na totalidade para os EUA.

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:1)
    por 4Gr em 28-05-03 12:59 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Convém não confundir temáticas! As razões pelas quais o governo Alemão e Francês optaram por se afastar da guerra (e, posteriormente, tentar entrar) em nada dignifica estas duas super-potências Europeias!

    Julgo que, em primeira mão, se esta medida fosse implementada, iria acabar com um dos mais graves problemas que a internet atravessa hoje em dia: os formatos proprietários. Vem no mail um attachment em MS Word, uma apresentação em MS PowerPoint, ou então, num site de informática uma tabela de preços em MS Excel. Julgo que esta centralização num formato específico aperta a nossa liberdade, impedindo-nos de usar um programa que bem nos apeteca para abrir os ficheiros!
    Como a França e a Alemanha representam um elo fulcral no negócio das TI (mais a Finlândia e um pouco a Suécia, isto na Europa), com certeza que se a proposta da IBM/SuSe fosse aceite, muito mudaria, a começar pelos formatos proprietários que são propagados na internet, e nos tiram um dos nossos maiores direitos: a liberdade!
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:3, Engraçado)
    por jazzy em 28-05-03 13:06 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    As razões pelas quais o governo Alemão e Francês optaram por se afastar da guerra (e, posteriormente, tentar entrar) em nada dignifica estas duas super-potências Europeias!
    Ok, a gente já sabe qual é a tua filiação partidária, não é preciso estar sempre a relembrá-la.


    Jazzy
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:1)
    por 4Gr em 28-05-03 14:03 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Que tem a ver a minha filiação partidária com factos?

    Na minha terra diz-se, contra factos não há argumentos! Eu até podia ser totalmente contra a guerra, condenar afincadamente os Estados Unidos e, no entanto, reconhecer tudo de mal que o Jacques Chiraque (corrigam-se se estiver mal, nunca gostei muito de francês :P) fez, como os negócios com o Iraque...
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por jazzy em 28-05-03 15:20 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Antes de me alongar, deixa-me avisar-te que nao vou entrar em discussoes acerca do assunto Iraque.

    Na minha terra, so aceitamos os factos quando eles sao apresentados, coisa que tu nao fizeste: apenas deste a tua OPINIAO acerca da posiçao da França e da Alemanha.


    Jazzy
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:3, Esclarecedor)
    por mlopes em 28-05-03 14:45 GMT (#11)
    (Utilizador Info)

    governo Alemão e Francês optaram por se afastar da guerra (e, posteriormente, tentar entrar)

    Quando é que viste o governo Alemão ou Françês a tentar entrar na guerra do Iraque?

    Participar na recontrução de um pais destruido por uma invasão não é entrar na guerra, os Franceses e os Alemães nunca quiseram entrar na guerra e sempre foram contra ela até a guerra terminar, passado este ponto e a partir do momento em que o Iraque é um pais livre (????se considerarmos livre um pais sobre o jugo de outro só porque o outro se assume como defensor da liberdade) a Alemanha e a França começaram a tentar fazer os seus negócios por lá como fazem em qualquer pais livre (de novo aproveito para relembrar que o Iraque é neste momento tão livre como o tibete ou como foi timor nos tempos em que estavam sobre o dominio indónesio), se houve algum impedimento é por culpa da ditadura que lá se impôs após o derrube de saddam, e que só vem provar que a única intenção dos americanos ao invadir o Iraque sempre foi chupar o petróleo e roubar os recursos naturais que deveriam pertencer aos Iraquinaos.


    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Totalmente off topic (Pontos:1)
    por vegeta em 28-05-03 18:18 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.core.web.pt
    Ora ai está!!!

    Agora a Alemanha e França tb la vao para mamar 1 bocadinho de pertoleo e construir umas pontes e estradas para alguém pagar, e nem sequer tiveram que ir para a guerra!!

    Todos Iguais, Todos Iguais.....


    PoWeREd bY TuRQueL HaRdCoRe, bJeCa StYLe!!!!

    Re:Totalmente off topic (Pontos:3, Esclarecedor)
    por mlopes em 29-05-03 0:11 GMT (#21)
    (Utilizador Info)
    São duas coisas completamente distintas.
    Uma coisa foi a guerra contra o Iraque e a maneira que foi usada para derrubar o regime.
    Outra coisa é o regime actual com o qual a França e a Alemanha concordam, apesar de terem discordado dos meios usados para o atingir.

    Isto evidentemente não faz com sejam "todos iguais", pelo contrário, os americanos acham que os fins justificam os meios e passam por cima de tudo e de todos para atingir os seus fins, os Franceses e Alemães, pelo contrário, simplesmente aproveitam o facto de existir mais um pais onde investir, independentemente do modo como esse pais surgiu como potêncial local de investimento, não vejo aliás porquê que os Franceses e Alemães haviam de fazer birrinha e dizer "assim não brinco".

    Não digo que estes não queiram ganhar dinheiro com o petróleo Iraquiano, pelo contrário, digo com toda a certeza que querem e seriam parvos se não quisessem, mas também digo que querer ganhar dinheiro não é por si só algo de mau como parece que se generalizou pensar, o mau são os meios usados para o fazer, e esses meios foram completamente diferentes dos usados pelos americanos, por isso digo que deve haver por ai alguns mais iguais que os outros!

    E não tenho dúvidas que se os americanos não tivessem invadido o Iraque e este tivesse-se libertado do Saddam por si mesmo os Franceses e Alemães estariam na mesma na fila para negociar com o petróleo Iraquiano.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por leitao em 28-05-03 14:16 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Depois da crise entre a "velha europa", leia-se França e Alemanha e os EUA, era grande resposta o governo francês e alemão começar a recuperar o dinheiro que vão perder no petróleo iraquiano e começarem a recuperar no que gastam nas licenças MS que vai quase na totalidade para os EUA.

    Agora disseste tudo -- esta escolha nao passa de uma decisao politica e nao tecnica/economica. Obrigado -- vou referir este teu post sempre que vierem os argumentos tecnicos quando os governos falam de passar para Linux.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:3, Interessante)
    por Arrepiadd em 28-05-03 14:32 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Agora disseste tudo -- esta escolha nao passa de uma decisao politica e nao tecnica/economica. Obrigado -- vou referir este teu post sempre que vierem os argumentos tecnicos quando os governos falam de passar para Linux.

    Bem, razões técnicas, embora não haja muitas, sabemos sempre, num software aberto, o que está lá e não nos arriscamos a nada que não possamos descobrir com a leitura adequada do código.

    Razões económicas, é aquela história do custo de linux ficar inferior ao custo de windows. Não vou entrar em números, porque não os tenho, mas se se muda, deve-se ter isto em conta. No entanto, cada caso é um caso e por isso, se alguém chegar à conclusão que acaba por lhe sair mais caro migrar para linux, não o faça...

    Razões políticas... bem, os EUA também andaram a fazer boicote a produtos franceses (não andam ainda?) Se eles podem fazer boicotes aos produtos com motivos estúpidos e falsos, porque é que Munique não pode mudar de Windows para Linux. É um motivo político, obviamente que é. Os motivos políticos são importantes, claro que são! Se em Portugal se mudasse tudo o que é Windows na função pública por Linux, para além da revolução que o zé povinho fazia, a decisão seria tomada pelo poder político. No entanto, também tinha motivos económicos!

    Nem tudo ao mar, nem tudo à terra...

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por leitao em 28-05-03 15:57 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Ok -- entao concordas que a decisao e' politica, i.e., nao tem a ver com produtividade ou custo.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por jazzy em 28-05-03 17:02 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Quando estamos a falar da administração pública, Possivelmente sim, a decisão será política.
    Já quando estamos a falar de instituições privadas (empresas ou não), uma decisão dessas tem muito pouco de política. Nesses casos tem tudo a ver com produtividade e custo (seja ele custo de aquisição ou TCO).


    Jazzy
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Init em 28-05-03 20:07 GMT (#19)
    (Utilizador Info)

    Vocês estão a fazer uma enorme confusão entre o software e as suas licenças.
    A escolha de uma licença, ou de um tipo de licenciamento é sempre pelo menos parcialmente politico, sim porque até as pessoas e instituições privadas têm as suas proprias politicas.
    A escolha de um determinado software entre os que têm determinada licença ou tipo de licenciamente é que é sempre tecnico.


    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por jazzy em 29-05-03 9:09 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Não vejo confusão nenhuma: acho é que da prespectiva de um gestor apenas há uma pergunta - quanto é que custa? E neste custo podes apenas incluir o custo da aquisição ou então fazer uma análise mais detalhado onde incluis o TCO, impacto na organização, etc...
    Esse gestor está-se nas tintas para o facto de o software ser GPL, ou qualquer outro tipo de licensa, mais ou menos fechada.


    Jazzy
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por leitao em 29-05-03 9:26 GMT (#25)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Nem mais -- mas os gestores de organismos publicos pagam as coisas com o dinheiro dos contribuintes, por isso podem jogar com politica sem afectar os proprios bolsos.


    "I triple guarantee you, there are no American soldiers in Baghdad.", Mohammed Saeed al-Sahaf, Iraqi Minister of Information

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por jazzy em 29-05-03 9:47 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Exactamente por isso é que eu referi que este raciocínio se aplicava ao domínio privado.


    Jazzy
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:1)
    por grumpy bulgarian em 28-05-03 21:45 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    ganhaste .. leva lá a bicicleta!

    hoje tás chato poooorra

    Grumpy B)

    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por ruben dig em 28-05-03 17:03 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.floppy.com.pt
    Sempre que referires este post não te esquecas do meu nome ;)

    Agora a sério, parece ser claramente uma questão de política já que o ballmer ofereceu quase de graça o software e mesmo assim não consegui vende-lo, só espero que ele agora nao ofereça dinheiro para instalerem antes o xp/2003, é que ele é bem capaz disso.
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:2)
    por vaf em 29-05-03 0:48 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    O que é que a guerra do iraque tem a ver com o linux em Munique e o que é que os argumentos técnicos a favor do Linux têm a ver com a politiquice infantil do não-gosto-de-ti-não-vou-comprar-coisas-tuas, muito em voga nestes últimos tempos?!

    De facto poderia ser uma jogada política (até engraçada), mas ela não vem, por si, diminuir todos os outros argumentos a favor da adopção do Linux e outras tecnologias abertas pela Administração Pública. Era só o que nos faltava, uma falácia dessas vingar. Já bem bastam as outras.

    Como se agora todos argumentos esgrimidos nos últimos anos não passasem de manobras políticas encapuçadas cujo objectivo seria apenas induzir uma escolha política mais... aham... err... próxima do... como dizer?... comunismo. Hum? ...tornando-nos a todos não pessoas tecnologicamente competentes com uma origem diversa e opiniões baseadas em conhecimento (minimamente, alguns), mas apenas um bando de comunóides prontos a deitar fora a razão e tudo o que ela nos deu, em nome dos amanhãs que cantam e do sol que brilhará para todos nós!

    Vade retro comunismo, vade retro neoliberalismo.
    Re:Teoria da conspiração (Pontos:1)
    por Airegin em 29-05-03 12:08 GMT (#27)
    (Utilizador Info)

    Sim senhor! Grande salsada práqui vai... Se a decisão foi política ou não parece-me uma discussão sem sentido. Acho bem que os factores políticos e económicos também pesem na decisão, assim como os factores técnicos. E os americanos também pensam assim, também eles protegem a sua indústria, e de maneira muito feroz!

    Além disso, ninguém reparou que o hardware é todo de uma empresa americana? Se eles quisessem mesmo fazer birra com os americanos não tinham arranjado maneira da parceria ser com a Siemens ou algo do estilo?


    Airegin
    E entretanto, noticia saida fresca do forno... (Pontos:3, Informativo)
    por Endymion em 28-05-03 15:34 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    A novell reclama que ela é que é a dona do Unix V segundo o sitio do costume. Até dá pena...not (die, die, bitch!)
    Re:E entretanto, noticia saida fresca do forno... (Pontos:2)
    por Endymion em 28-05-03 15:36 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Correcção, o link é este
    Decidido, Munique escolhe linux. (Pontos:2, Informativo)
    por Dori em 29-05-03 0:25 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    como se pode ler no artigo.
    Entrevista Chris Sontag (SCO) (Pontos:1)
    por Ghost em 29-05-03 19:46 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    Pode-se ler aqui uma entrevista com o Sr. Chris Songtag. Onde podemos ler algumas coisas interessantes.

    Antes de se começar a ler a entrevista, somos logo confrontados com uma pequena frase: There is inappropriate intellectual property in Linux,'

    Mais adiante, no decorrer duma resposta, lemos que a SCO ainda está, e estará durante algum tempo, a identificar mais source code do Unix System V que se encontra no linux.

    Mas, mais interessante, é sem dúvida quando é questionado perante a falta de provas, afinal, tal como já foi dito aqui, a SCO até agora "só andou a mandar para o ar". Parece que será no próximo mês que o código será mostrado a analistas. E não deixa de frisar que a SCO encontra-se confiante perante o seu caso.

    Sinceramente já não sei o que pensar...

    Pode-se também ler no slashdot uma thread relativa a esta entrevista.

    Cumprimentos,
    Paulo

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]