gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Countdown para a compra da Sun ?
Contribuído por AsHeS em 26-05-03 20:26
do departamento das possíveis compras
Sun leitao escreve "Cada vez mais se ouvem rumores sobre uma potencial compra da Sun Microsystems por um numero de potencial companhias. O The Economist publicou recentemente um excelente artigo sobre o Linux e o impacto que tem tido no modelo de negócios da Sun, enquanto o New York Times publicou um artigo (é preciso registo mas vale a pena) que resume os potenciais candidatos a uma compra. Se isto se verificar, a Sun será a primeira "vítima" da uniformização do UNIX à volta do Linux. Alguns dos potenciais compradores da Sun serão: a IBM, HP, Dell e Cisco. Eu no entanto aposto na Fujitsu. Uma possível poll para o Gildot ? "

Opinião: um direito, um ataque ou uma defesa? | 70 PS2's == supercomputador  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Poll
A SUN será comprada por...
IBM
HP
Dell
Cisco
Fujitsu
Oracle
Ninguém
Será Nacionalizada
[ Resultados | Sondagens ]
Comentários:10 | Votos:114

Referências
  • Linux
  • Sun Microsystems
  • The Economist
  • excelente artigo
  • artigo
  • Mais acerca Sun
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    And the winner is ? (Pontos:5, Informativo)
    por MiguelA em 26-05-03 21:17 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://anetmorreu.blogspot.com
    Dos candidatos que apresentas, eis a minha opinião sobre eles...

    A Cisco penso que é o mais distante de todos. Não vejo a Cisco a querer fugir muito do seu core business em torno do networking. Nunca demonstraram nenhum interesse em penetrar no mercado de software ou hardware, os grandes núcleos da Sun. Poderia ser interessante de assistir, mas a Cisco deseja ser o número do Networking e penso que se manterá como tal durante muitos mais anos.

    A Dell...pois, da Dell já se fala à muito. A Dell é destas empresas todas aquela que mais cacau tem disponível para a aquisição de uma empresa da dimensão da Sun, mas também não me parece que seja do interesse deles. A Dell só recentemente é que entrou no mercado enterprise e têm sido uma progressão step by step, embora de crescimento muito acentuado. Uma aquisição da Sun iria ser provavelmente um salto demasiado grande para a Dell, que mais interessada está na aquisição de uma EMC, das qual já é parceiro OEM. Mas a Dell poderá estar de olho nas empresas de serviços, que é onde se encontra a galinha dos ovos de ouro dos próximos anos. Fala-se muito na EDS, empresa que se encontra a atravessar uma fase bastante difícil. Fora o facto de serem as duas empresas texanas.

    Resta-nos a IBM, HP e Fujitsu, os outros três grandes players na área do Hardware.

    A IBM e a HP, embora tenham a dimensão e a capacidade de incorporarem uma Sun não tem grande interesse estratégico num negócio destes. A IBM e a HP sempre ofereceram soluções concorrentes à Sun, e possuem versões do UNIX próprios, concorrentes do Solaris. Logo, embora não seja de todo impossível, é altamente improvável. Mais ainda que a HP acabou de atravessar uma fusão já de si complicada e tão cedo não atravessa outra. Quanto à IBM, é mais provável que comprem a Red Hat do que a Sun.

    Resta-nos então a Fujitsu, que a maioria das pessoas não sabe, mas é o co-fundador do consórcio Sparc. Ou seja, as únicas empresas que vendem soluções Sparc/Solaris são a Sun e a Fujitsu. Muito recentemente, a própria Fujitsu ultrapassou a Sun do ponto de vista de performance dos processadores. A Fujitsu detém ainda direitos muito interessantes em relação ao sistema operativo Solaris, podendo continuar a comercializá-lo caso a Sun feche as portas ou seja comprada.

    O problema da Fujitsu é que nestes últimos três anos perdeu muito dinheiro pelo que não se encontra numa posição muito favorável de compra. Aliás, diz-se que a Sun só ainda não foi comprada por causa da incapacidade financeira da Fujitsu, da qual já se fala igualmente da possibilidade de ser vendida ou desmembrada.

    Quanto à Sun, também há quem diga que poderá vender o negócio de hardware à Fujitsu e limitar-se a desenvolver o Solaris e outros produtos de Software, mas provavelmente isso seria o seu fim enquanto grande empresa.

    Por isso, pelo menos nos próximos 18 meses, a Sun ainda vai ser o pontinho em .com.

    Whatever that means.

    Cumps,
    Miguel Albano

      a IBM, HP, Dell e Cisco. Eu no entanto aposto na Fujitsu.
    If Spam was Money...then I'd be filthy Rich... But I'm not, so why try to sell me anything ?!?
    Faltam outros candidatos (Pontos:3, Interessante)
    por fjca em 26-05-03 22:54 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    O The Register tb tem um artigo sobre isso

    Ai falam de uma outra hipotese, os rapazinhos da EMC...
    Eu por mim, voto IBM. Mais para ser o rei do Unix que outra coisa... e garanto que iriam manter a linha Sparc ainda durante algum tempo, pelo menos ate' convencerem todos os ISV's a portar as aplicacoes para AIX ( ou Linux ) coisa que ainda nao acontece hoje...
    Re:Faltam outros candidatos (Pontos:1)
    por m16e em 31-05-03 21:35 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    O próprio The Register reconhece que serão só boatos. Talvez lançados por 'alguém' interessado em lançar confusão. Aliás a sondagem que estão a fazer sugere isso mesmo :)
    Conjecturas (Pontos:3, Informativo)
    por Gimp em 27-05-03 8:55 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    A IBM não precisa de comprar a Sun. Os processadores Power são demasiado bons para estar a adquirir mais um fabricante de hardware. Os serviços são uma compra atractiva mas a máquina de vendas da IBM também é forte e o comentário acima de comprar a Red Hat também não faz sentido, a IBM já ganha muito $ com serviços em linux. Como foi referido a Fujitsu tá com falta de cacau, a HP já tem hardware que chegue e a Dell ganha mais a vender Intel. A Oracle poderia ser um potencial comprador já que juntava a+b nas vendas mas a aconselhar o uso de linux aos seus clientes mostra claramente as suas intenções. Com o linux a equiparar-se em poder de processamento (clustering) aos Big Iron, acredito mais que a Sun desapareça ou então ainda consiga reinventar-se e passar a ser mais um player na área de serviços para unixes.


    "No comments"

    "POLL" ?!?!?! (Pontos:3, Interessante)
    por tuxe em 27-05-03 10:01 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    oh meus amigos!

    Então havia necessiadade de escreverem "poll"? Será uma aproximação ao slashdot?.. Será que se aproxima um takeover? ;)

    Até para mais, está escarrapachado na página inicial do gildot "Sondagem Gildot".. Notem o SONDAGEM!
    Re:"POLL" ?!?!?! (Pontos:4, Engraçado)
    por mlopes em 27-05-03 10:29 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Será que havia necessidade de teres escrito "takeover"? ;)

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Fujitsu, Dell, Oracle, Cisco... (Pontos:2, Interessante)
    por moonrider em 27-05-03 13:18 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Ou qualquer outra grande empresa com muito capital e que não tenha que manter nenhum S.O.... Porquê ? Porque se a Sun for comprada por algum actual concorrente, as probabilidades de evolução das tecnologias actualmente mantidas pela Sun, nomeadamente o Solaris, são menores e até aumentam as probabilidades de extinção principalmente devido aos elevados custos de desenvolvimento.
    A Fujitsu/Siemens seria, talvez, a melhor opção já que actualmente têm o Sinix que é baseado em Solaris e já foi anunciado a sua extinção...
    Re:Fujitsu, Dell, Oracle, Cisco... (Pontos:2)
    por MiguelA em 27-05-03 14:04 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://anetmorreu.blogspot.com
    A Fujitsu Siemens comercializa o SO Solaris, tal como a Sun com base nos processadores Sparc que são produzidos pela Fujitsu.

    Cumps,
    Miguel Albano
    If Spam was Money...then I'd be filthy Rich... But I'm not, so why try to sell me anything ?!?
    Re:Fujitsu, Dell, Oracle, Cisco... (Pontos:1)
    por moonrider em 27-05-03 16:01 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    A Fujitsu Siemens comercializa o SO Solaris

    Qualquer representante Sun pode vender produtos da Sun incluindo o Solaris. O Sinix é um S.O. produzido pela Fujitsu/Siemens, baseado em Solaris... são duas coisas diferentes.

    com base nos processadores Sparc que são produzidos pela Fujitsu.

    Os processadores Sparc não são produzidos pela Fujitsu, a Fujitsu é apenas mais um fabricante que usa a tecnologia Sparc, que é aberta. Estes são os fabricantes que actualmente usam a marca/tecnologia Sparc: Fujitsu Microelectronics, Inc.; Gaisler Research; Sun Microsystems, Inc.; Texas Instruments; Globespan Virata.
    Re:Fujitsu, Dell, Oracle, Cisco... (Pontos:3, Interessante)
    por MiguelA em 27-05-03 17:54 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://anetmorreu.blogspot.com
    Atenção, a Fujitsu não é apenas mais um representante Sun.

    A Fujitsu detém direitos muito particulares sobre a tecnologia Solaris, incluindo a possibilidade de continuar o seu desenvolvimento e comercialização caso a Sun desista de o fazer.

    O Sinix é uma variante do Solaris que era da Siemens, julgo, e que passou para a FSC aquando da fusão.

    Relativamente aos processadores, a Fujitsu é a co-fundadora com a Sun do consórcio Sparc, e é a Fujitsu que até produz grande parte dos processadores que depois são comercializados pela Sun.

    Mas ambas as empresas fazem desenvolvimento em separado. Quanto às restantes, não lhes conheço a função, mas sei que a TI também tem autorização de manufactura dos Sparc, embora o faça em quantidades bastante reduzidas.

    Cumps,
    Miguel Albano
    If Spam was Money...then I'd be filthy Rich... But I'm not, so why try to sell me anything ?!?

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]