gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
InerciaDemoparty '03
Contribuído por vaf em 21-05-03 14:23
do departamento arte-digital
Tecnologia ps escreve "moi,
Vai-se realizar em Julho 25-28 no Porto a 3ª edição da InerciaDemoparty. Então mas a demoscene em .pt não está morta já há uns belos anos? - perguntam voçês. E perguntam muito bem. A passagem das BBS's para a net foi mortífera, tiram-nos a Infinity mailing list, tiram-nos tudo. Os trabalhos da universidade são muitos, depois acabam, mas uma pessoa tem de trabalhar, e a namorada quer ser mulher, sem reparar na coisa ja tamos em 2003 com planos familiares e contas para pagar; as únicas notícias que ouvimos da dita cuja demoscene é que está a morrer em todo o lado,
"amiga rulez, pc sucks", ninguém faz nada que impressione, ninguém tem dinheiro para comprar a maldita Radeon topo de gama, e mesmo que se comprasse era para jogar doom3, desenvolver para ela seria quase sacrilégio, tão poucas pessoas apreciariam a coisa."

Os trackers são do século anterior, agora a malta curte é VSTi's. Só se usa o Photoshop para fazer imagens. Fazer qualquer coisa pixel a pixel seria só para doidos mesmo. Tools caseiras implicam fazer softsynths do bufo e texture generators; a gente tem mais que fazer do que perder tempo com essas coisas. Hoje em dia e só opengl opengl opengl, intros 4k em opengl? com som?!? em windows?!?!? Quem é que tem pachorra para andar a asm'ar isso?

Pois, mas a realidade mantem-se, a demoscene ainda existe em .pt, no ano passado apareceram uns 60 curiosos à inercia, no ano anterior uns 35. Maioritariamente sceners, nao gamers. Isto não é a MCP...

Pois bem, este ano volta a realizar-se a inercia, com competições de demos, intros 64k, outras plataformas (sim, porque as consolas, os pinguins, as maquinas oldskool e telemóveis tambem são filhos de deus), wildcompo para as animações/videos, freestyle graphics compo, webdesigner compo, high quality music (mp3), tracked e chiptune(16k mod ou sid/ahx) compos.

Os patrocínios sao poucos mas bons, ficam prometidos workshops de música, code e gráficos; os habituais demoshows, dj set de chiptunes, actuações ao vivo e claro, o convívio com os suspeitos do costume que é o que importa mais no fim de contas.

Sceners inactivos/retirados procuram-se.

Se sabes o que é a demoscene então pondera passar pela Inercia. A gente fica à tua espera para bebermos uns finos no bar mais próximo, a relembrar os bons velhos tempos quando o vesa era a novidade do momento, as gus uma dádiva vinda do céu, as amigas so existiam em sabor ECS, corria-se o tracker mais vezes do que o nethack e os newbies dos gráficos sabiam muito bem o que era o deluxepaint.

www.inercia.org  |   inercia mailinglist

love,
ps"

Administer Linux on the fly | Entrevista com o pai da Ethernet  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • www.inercia.org
  • inercia mailinglist
  • Mais acerca Tecnologia
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Lindo! (Pontos:2)
    por jazzy em 21-05-03 14:55 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Não era a minha cena, mas a forma como o artigo está escrito fez-me recordar muitas coisas (boas).

    O meu obrigado ao ps por tes escrito o artigo e ao vaf por tê-lo aprovado.


    Jazzy
    gostei do call to arms, (Pontos:2)
    por racme em 21-05-03 16:10 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    sou dos tempos do pascal do c e do asm, e e' caso pra perguntar como vai tar representado o svgalib?
    ou mesmo sdl e Xlib?

    a verdade e' q mesmo mortos o ppl ainda anda aí e sobretudo a demoscene portuguesa tb conta com trabalhos em sistemas OSS.




    Make World; Not War;
    Re:gostei do call to arms, (Pontos:1)
    por blacksheep em 21-05-03 16:54 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    O svgalib e o Xlib são bibliotecas cujo objectivo é a de serem utilizadas por outras, visto serem de muito baixo nível.
    Quanto ao SDL, prefiro ao DirectX, embora sejam muito parecidos.
    A scene está morta (Pontos:2)
    por Pink em 21-05-03 16:58 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.PinksWorld.8m.com
    as únicas notícias que ouvimos da dita cuja demoscene é que está a morrer em todo o lado

    Hummm... Nietsche não falou a mesma coisa sobre Deus??? ;-)

    []s,
    Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe

    good old times.... (Pontos:4, Interessante)
    por pcardoso em 21-05-03 17:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    ah.. que nostalgia.... este artigo faz-me lembrar tanta coisa..

    foi onde aprendi realmente a programar, e a gostar de programar... começar com os efeitos de shadebobs, starfields, motion blur, e acabar a fazer do zero um renderer para ficheiros .3ds com gouraud e phong shading... as noitadas a programar, brincar com o deluxe paint para fazer uns .pcx ou .lbm para servir de placeholder enquanto n se arranjava nada melhor.

    instalar o scream tracker 2, decidir que não se consegue fazer nada de jeito (e precisar de um par de megas no disco para meter mais um jogo) e apagá-lo.. passados uns dias voltar a instalar o ST2 e repetir a rotina ad nauseum... e com o St3 descobrir que até se consegue fazer algo de jeito e começar a trackar a sério, até aparecer o Impulse Tracker e entrar nuns concursos nacionais e internacionais com uns .s3m e .it e até ficar muito perto do topo com umas músicas que me fazem lembrar tanta coisa agora...

    nos tempos pre-internet, ligar para a Starport BBS, na Finlândia (WHQ da Future Crew) para fazer o download de um zip de 100k com o STMIK200 (Scream Tracker Music Interface Kit) para poder linkar umas rotinas para tocar .mods e .stm.... ligar todos os dias para umas BBSs em Lisboa (Reckless Life, principalmente, e a do Captain Hook que mudou de nome sei lá qtas vezes), para sacar o meu feed da Napalnet, estando eu em Aveiro.. graças a deus que a PT na altura n tinha factura detalhada!

    convencer o meu pai a deixar-me ir à finlandia à Assembly, e depois chegar lá e ficar um pouco desiludido, com a quantitade de pessoas (não sceners) que só lá iam jogar Doom (whoa!) na LAN e sacar warez pela rede fornecida pela Sonera...

    tenho apenas 25 anos e sinto-me velho... às vezes ando com as minhas t-shirts da Assembly e ninguem sabe o que é, nem o que é um demo, nem o que fazer a um .s3m/it/xm/mod, nem uma BBS, nem a fidonet, nem a diferença entre o Telix, ZModem, YModem-G, Kermit, o OLX e um ficheiro .qwk... argh! muitos nem sequer sabem ter um mínimo de netetiquette.. às vezes ESCREVEM TUDO EM MAIUSCULAS, perguntam o que foi o que lhes enviámos quando calha enviar uma resposta a um email em que a a resposta vai pelo meio do email original, e principalmente quando enviam de rajada uma data daqueles videos fantásticos com 2mb cada...

    ando a adiar a elaboração de uma página onde meter grande parte das minha produções como um scener, mas n há tempo... e talves vá adiar ainda mais... sei bem que uma party destas já n é o q era, mas se calhar ainda vou reavivar o meu grupo e tentar arranjar tempo para fazer qq coisa....

    vamos lá ver o que sai disto...

    garfield/radioactive design
    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:good old times.... (Pontos:1)
    por tonidosimpostos em 21-05-03 18:47 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Oh sim :)
    E os cardings e blue boxes ? (OOPS isto nao se devia dizer ;) )
    Ja agora era napalmnet ;)
    Ficheiros .qwk ainda tenho as resmas... Para mais tarde ler quando nao existir nada para fazer...
    Zmodem porra... Aquilo nao se despachava... Mais divertido era so Super Z-modem que dava para estar na treta com o sysop enquanto se fazia trading de qq coisa...
    Os trackers... malditos trackers que nunca conseguia fazer musica de jeito naquilo e passava a vida a tentar (é pq nao tenho talento...).
    Deluxe paint, em altas resolucoes com aquele flicker marado do Amiga, pq nao havia dinheiro para comprar monitores multisync (coisa rara na altura, havia o da commodore e aquele da Nec que eram os mais usados).
    Saudades saudades :)
    Havia camaradagem, nao havia as resmas de "Putos" mimados e egocentricos que ha hj em dia...
    Saudades das flame wars nas redes de mail (nao era uma porcaria censurada como acontece aqui no gildot e outros foruns, em que o primeiro sinal duma flame war e ja esta tudo chocado com aquilo!).
    Enfim... O tempo ja passou... So resta recordar :) Ainda bem que vivemos essa época!

    Re:good old times.... (Pontos:1)
    por ps em 21-05-03 22:17 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    tu, caro senhor, tas clara e obviamente a necessitar de vir a inercia. ;)
    Re:good old times.... (Pontos:1)
    por tonidosimpostos em 22-05-03 1:09 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Se calhar ate apareco :)
    Re:good old times.... (Pontos:1)
    por Cirruz em 22-05-03 16:51 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Sabes qual é o resultado dos dias inteiros a escrever código? É o que aconteceu ao teu conhecido Bitcoder: anda nas ruas da amargura, da desgraça, a desbloquear telemóveis! Ainda agora fui lá acima finalizar uma negociata, para que ele possa ter um jantar decente!

    Miaaaaauuuuuuu para ti, pá!

    Cirruz/Addikt
    Belo! (Pontos:1)
    por MrWho em 21-05-03 18:55 GMT (#7)
    (Utilizador Info)
    Bons velhos tempos... A última coisa que me lembro de ver e sinceramente babar-me a olhar para ela foi o FR-08: The Product (Sim, opengl, sim, 64k, mas a forma como meteram um transatlântico numa caixa de fósforos, não sei porquê, deixou-me, como diria uma amiga minha, "abispasmado"). Sim, vamos a ver... Pode ser que consiga lá estar! Quem sabe, talvez até ainda consiga arranjar maneira de pôr o IT a correr no XP... :)
    Re:Belo! (Pontos:1)
    por ps em 21-05-03 22:04 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    moi,

    IT em XP e uma realidade:

    http://www.metamacro.com/modulez/sections/article.php?id=1

    love,
    ps
    Re:Belo! (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 22-05-03 12:35 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    You dont need IT... you got Renoise and Madtracker. Cheers :)
    Re:Belo! (Pontos:1)
    por ps em 22-05-03 20:35 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    e buzz e psycle e skale e modplug.

    mas o IT e o IT.

    ha-de sempre ser aquela coisa q contraria as massas a dizerem q o ft2 rula. ;))
    old memories (Pontos:2)
    por scorpio em 21-05-03 19:51 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://eurotux.com/
    Quem ainda se lembra da Second Reality, dos Future Crew? As maravilhas que se faziam com tão pouco...


    Re:old memories (Pontos:3, Interessante)
    por pcardoso em 21-05-03 21:47 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://insomni.org
    o 2nd reality não fazia tanto em assim tão pouco.. era preciso um computador decente para correr o 2nd reality, especialmente a última cena (da nave a andar pela cidade), pelo menos um 486dx33..

    mas de facto era uma maravilha o demo.. todos os demos da FC eram sempre muito bem desenhados, com mto estilo, embora em termos de efeitos não estivessem habitualmente no cutting edge. Um grupo que a nível de qualidade de programação era muito bom eram os Triton. O Crystal Dreams 2 era mto bom (o zoomer do fractal era fenomenal de ver). O Verses dos EMF tb era mto giro (a deformação da cara do Bill Gates é um espetáculo).. E a lista continua, incluindo, <SHAMELESSPLUG> lá muito para o fim, o Miau (nenhuma relação com o miau.pt) dos Radioactive Design... ;) </SHAMELESSPLUG>

    I live the way I type; fast, with a lot of mistakes.
    Re:old memories (Pontos:1)
    por ps em 21-05-03 22:11 GMT (#11)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    demoshow da inercia vai incluir a versao da second reality em c64 :)
    quem e q precisa de 486's quando se tem 1hz de potencia? :D

    Re:old memories (Pontos:1)
    por _570RM_ em 21-05-03 22:33 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Realmente :)

    Eu ainda tenho o meu C64 com drive 1570 e o datasette. Tenho tambem um Amiga 500.

    E claro, uma colecao de jogos/demos classicos para as duas plataformas :D

    Sugiro a inclusao da Access Denied e Radio Napalm para o C64.

    E é 1Mhz ou 0.98Mhz se quiseres ser exacto.

    Ainda me lembro (e tenho em disco de 5,25) de programar o meu proprio sistema de carregamento da cassete. Fazer disaasemblies do codigo dos jogos e tentar perceber codigo que se modificava a ele proprio.

    Enfim, tempos perdidos para sempre.
    Re:old memories (Pontos:1)
    por ps em 22-05-03 20:37 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    true. my bad. :)
    tive speccy nao c64 ;) tenho desculpa :PP
    Re:old memories (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 22-05-03 14:45 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    É melhor perguntares quem *não* se lembra :D

    Mas por acaso a demo que mais me impressionou na altura nem foi essa (foi claro um marco na história, porque foi uma das primeiras demos "a sério" para o PC, na altura da guerra PC/Amiga).
    /me levanta o dedo (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 22-05-03 12:41 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    Bem.. lembro-me perfeitamente do tempo da demoscene e de vez em quando ainda vou investigar algumas coisas. Por acaso em conjunto com dois amigos meu até lançamos um musicdisk (na qual fiz parte das músicas) e os gráficos. Estive a tentar desenterrar o link mas não o achei. Nota: dito musicdisk não vale grande m%&da :) Ah, bons velhos tempos em que era tracker e tinha demasiado tempo livre...

    Mas adiante... tenho que discordar do poster quanto aos avanços da tecnologia. É que certos avanços (OpenGL, por exemplo), permitem fazer coisas completamente doidas. O ano passado vi uma demo de 64KB que levava 5 minutos a carregar (geração de samples musicais e texturas), e depois nos mostrava em 3D/OpenGL uma fabulosa animação das várias estações do ano, comprida e cheia de efeitos, com música a acompanhar... Desnecessário será dizer que quando vi aquilo, "caíram-me ao chão", e perguntei-me como é que eu conseguiria enfiar 4 ou 5 tile-textures em 64KB, quanto mais uma demo inteira!
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por ps em 22-05-03 20:41 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    deves tar a falar da intro dos 3state da assembly de ha 2 anos.

    checka a nova dos rgba da bcn do ano passado. so demora 1 minuto no pre-calc, e parecida mas melhor q a dos 3s imho, nao tem aquelas florzitas a largar os poros mas os landscapes estao um luxo.

    o meu problema pessoal com o opengl e a incompatibilidade entre as funcoes especificas para cada placa mais nada. de resto ser multi-plataforma e sempre de louvar.
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por blacksheep em 23-05-03 19:44 GMT (#22)
    (Utilizador Info)
    Qual é o link?

    ser multi-plataforma e sempre de louvar.

    Claro que sim! Mas o facto é q o OpenGL não é multiplataforma.
    Não há nenhuma versão para X11/Linux do OpenGL, o q há é uma implementação, cujo nome é Mesa, do OpenGL.

    A licença do OpenGL não é muito flexivel. O Mesa tem uma API igual à do OpenGL, por isso, qualquer programa compilável para OpenGL também o deve ser usando o Mesa.

    O Mesa usa os seus próprios algoritmos e tem a vantagem q consegue usar o processador, caso a placa não tenha aceleração gráfica.
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por floWS em 24-05-03 0:06 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Calculo que estejam a falar do s o n n e t. O link é para a www.scene.org, onde vale a pena dar uma vista de olhos.

    Cumps, floWS

    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por blacksheep em 24-05-03 0:14 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Mas esse tá feito em Direct3d e não em OpenGL :(
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por ps em 25-05-03 2:53 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    link pra outra q eu tinha falado: rg ba - paradise is coming
    hmm, pq e q o gildot n deixa meter target=_blank nos posts em html? wierd. ao menos podia ficar como default para abrir sempre noutra janela sempre q alguem submete-se um link num comment..
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 24-05-03 14:39 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    o meu problema pessoal com o opengl e a incompatibilidade entre as funcoes especificas para cada placa mais nada. de resto ser multi-plataforma e sempre de louvar.

    I can see your point... but...

    Acho que isto é comparável a utilizar os chips específicos do Amiga para fazer aqueles efeitos 2D todos catitas. Afinal, as demos só corriam em Amigas, não era? A ideia das demos sempre foi esmifrar completamente o que se tinha à mão e fazer o melhor possível com isso. Se a era agora passou para aceleração 3D, óptimo, venham eles, surpreendam-nos!

    Quanto à funçoes OpenGL específicas a implementações isso está certo, mas também comparando com os tempos antigos, o mal nem é muito. Quantos de vocês não se lembram de ter que fazer uns 5 bootdisks/configs diferentes para correr a demo X, Y, ou Z? Comparado com isto, acho que pedir uma merca específica de placa gráfica entre os maiores fabricantes nem me parece grande crime :D. Claro que não está *correcto* na mesma, mas há que dar o desconto.
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por ps em 25-05-03 3:03 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    o que eu sei e que se fizer uma demo software rendered toda a gente se queixa que anda lenta;
    se fizer com acelaracao 3d toda a gente se queixa que anda lenta e que nao corre em certas placas.
    2+2=5 penso eu de que.
    eu escolho software. agora cada um que fique com a sua batata. ;) se achas que opengl/direct3d da para fazer coisas melhores anda a inercia e prova-o. ;)
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:2)
    por JohnnyBigodes em 25-05-03 15:41 GMT (#28)
    (Utilizador Info)
    eu escolho software. agora cada um que fique com a sua batata. ;) se achas que opengl/direct3d da para fazer coisas melhores anda a inercia e prova-o. ;)

    Mim ex-tracker. Mim não coder :p
    E já agora, mim já ter escrito e-mail para a inércia a pedir informações mas a inércia para responder parece ter sido muita :D (j/k)
    Re:/me levanta o dedo (Pontos:1)
    por ps em 25-05-03 19:35 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://tpolm.org/~ps/
    e so o rup q updata o site e responde ao inercia@inercia.org, ele tem andado muito ocupado com a univ+work. e normal q demore mais um bocado nos updates e replies. a mailing list funciona sempre melhor. :)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]