gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
It's a Cycle of Life Thing: Managing Linux Release
Contribuído por AsHeS em 29-04-03 22:52
do departamento para ler
Linux celiorod escreve " Este Artigo refere as dificuldades sentidas pelos “sysadmin's” na gestão do seu parque de máquinas linux, aponta também as falhas das distribuições actuais, e propõe algumas soluções para o problema. Não posso deixar de estar de acordo com o autor quando diz que seria benéfico uma melhor separação entre o core do S.O. e as aplicações instaladas.Hasta, Célio "

VPN através de firewall Linux | Uma distro dos portugueses para os portugueses...?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • Este Artigo
  • Mais acerca Linux
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Debian (Pontos:2)
    por humpback em 29-04-03 23:42 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Ainda aqui a dias peguei num cd de 99 e instalei debian numa maquina.... Configurei tudo direitinho (servidor de mail/apache/samba) e depois ligo aquilo a net e toca a mudar para a testing. Isto incluiu nova libc, novo compilador.....
    Tive 0 problemas.....

    É claro que a RH ou Suse ou Mandrake NUNCA vão ser assim. Se fossem ninguem mais comprava as novas versões. Nesse aspecto essas distribuições pouco diferem no modelo comercial de uma Microsoft.

    É claro que existem coisas boas nas distribuições comerciais, mas esta não é uma delas. É o dever do sysadmin fazer uma boa pesquisa de mercado e avaliar tudo direitinho, caso contrario depois vai sofrer com a falta de alguma coisa imprescindivel (o meu caos que ate a algum tempo tinha um servidor rh 6.2 altamente modificado que nao podia mudar pois a maquina nao podia parar).

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    panafernalia (Pontos:1)
    por Vx em 30-04-03 8:13 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.valfreixo.org
    Eu continuo a apontar um problema nas distribuições... São demasiado completas

    Podem-me chamar louco podem fazer o que quiserem. A verdade é que aquela oferta toda torna o produto 100 vezes mais complicado.

    A Microsoft apostou nisso. Na simplicidade. No apostar em ferramentas para um determinado efeito e evolui-las. Depois temos as tucows e afins de onde podemos sacar milhoes de aplicaçõezinhas do tamanho de bolsos de camisa para fazer um milhão de outras coisas. Mas o sistema base, o Core, é simples.

    Não me apetece sequer discutir o que é melhor ou pior, o que é louvável ou a condenar. A verdade é que se pode aprender muito nos dois mundos.

    Eu prefiro distribuições de um só CD. Aprendi a gostar. Por exemplo distros tipo slackware que estão em bruto praticamente e depois se instala o que realmente precisa.

    Tive um colega meu que fazia sempre instalações completas das distros.. segundo ele, e passo a citar "Assim tinha sempre a tal biblioteca que falta.. mesmo que eu não saiba que a tenho".

    Eu prefiro saber que a tenho.. e que versão já agora...

    São apenas os meus dois centimos...
    Vx

    Complicometros ... (Pontos:2)
    por xeon em 30-04-03 8:29 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Ora bem:

    Servers: "If it ain't broken, don't fix it". Tenho um RH 5.1 como server a funcionar bem. Se ele ta' a funcionar bem, nao preciso de lhe mexer ... certo ? (patches de seguranca 'a parte). Tenho por habito "testar" novas instalacoes em versoes mais recentes da RH. Ultimamente tenho voltado sempre para a 7.3 fully patched (rhn). Andar no cutting-edge nem sempre e' boa ideia...

    Desktops: Idem. Imaginando que os meus users q correm linux no desktop estao satisfeitos com as aplicacoes que tem, pq raio iria eu andar a fazer deployment de apps novas que me obrigassem a instalar meia-maquina de dependencias ? :)

    KISS

    P.S. - Embora o artigo esteja bem escrito, o tipo soa um bocado a velho do restelo, ou aos velhotes ("antigamente e' que era ..."). Cada vez ha' mais apps a serem desenvolvidas para Linux (X11 apps incluidas). Assim, e' mais que obvio que as "dependencias" serao cada vez maiores e mais "complexas" do que as que tinhamos ha' 2 ou 3 ou 4 anos ...

    --
    Whatever
    Re:Complicometros ... (Pontos:2)
    por humpback em 30-04-03 12:25 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    A RH 5.1 já não é suportada, onde vais buscar os updates de segurança?


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Complicometros ... (Pontos:1)
    por NeVErMinD em 30-04-03 13:42 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Aos .tgz´s?
    Re:Complicometros ... (Pontos:2)
    por xeon em 30-04-03 14:15 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Bem ... se eu for um sysadmin consciente e for metendo os patches conforme eles forem saindo, terei um 5.1 quase igual a um 7.3 e praticamente posso fazer updates via RPM (ou em ultimo caso, via tarball) sem 'grandes' problemas de compatibilidades.

    Claro que se for 'a la' mouse-engineer, quando for conhecida aquela vulnerabilidade xpto que da' remote root e eu quiser meter _O_ patch, vou perder umas horas a tentar perceber pq raio ha' tantas dependencias a falhar ... :-)

    --
    Whatever
    Re:Complicometros ... (Pontos:2)
    por humpback em 30-04-03 23:53 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Pois eu tive uma maquina RH em que me aconteceu aquilo ja ter tanto rpm não rh. Tanta cena instalada de source. Que a certa altura estava um pesadelo de manter.....


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    Re:Complicometros ... (Pontos:2)
    por McB em 11-05-03 13:28 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    Tenho por habito "testar" novas instalacoes em versoes mais recentes da RH. Ultimamente tenho voltado sempre para a 7.3 fully patched (rhn). Andar no cutting-edge nem sempre e' boa ideia...

    Nem sabes como concordo contigo...

    A release 8 ainda estava decente,e mas a 9, santo Deus... pena que o artigo já esteja em arquivo..porque o RH9 está assim um pouco... DE FUGIR.... Kerberlos lib broken e afins..

    Só mesmo alguém com a mania de estar no "cutting edge", porque de resto... fiquem com a 7.3 ou 8.0, que é bem melhor...

    Yours,
    McB!
    They told me it need Windows 95 or better, so I chose Linux
    Gentoo (Pontos:1)
    por taf em 01-05-03 1:29 GMT (#8)
    (Utilizador Info)
    Quem escreveu aquilo não faz a mínima ideia de uma coisa chamada Gentoo : www.gentoo.org

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]