gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Very Old News
Contribuído por BladeRunner em 09-04-03 23:05
do departamento RIP
Web BlueNote escreve "Okay, isto já é bastante velho, mas acontece que já há muito tempo que não cosultava o "fotografia em pt". Andava à pesca de uma fotografia de um determinado local e lembrei-me de fazer uma busca lá. Qual não foi o meu espanto ao ver que o site fechou, como se pode ler nesta página estando apenas em modo arquivo. Será uma inevitabilidade que todos os sites independentes portugueses acabem fechados ou comprados pelo sapo?"

Lançamento da Caixa Mágica 8.1 - Servidor | Liberdade de Imprensa em Cuba  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • página
  • Mais acerca Web
  • Também por BladeRunner
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Atalho (Pontos:3, Informativo)
    por ^S^ em 09-04-03 23:20 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    Viva,

    Era so' para informar que o link ficou mal, com o "</a>" incluido no proprio. Algum editor de ultima hora que nao se importe de corrigir.

    Cheers.
    ^S^
    Não percebi (Pontos:2)
    por Karlus em 09-04-03 23:43 GMT (#2)
    (Utilizador Info) /dev/null
    Não tendo sido possivel, até agora, arranjar maneira de reabrir o site nos modos que eu achava lógico este continuar a existir (sem fins lucrativos e numa base de voluntariado) vejo-me obrigado a tomar uma decisão quanto a sua continuidade

    Esta não percebi, se a ideia era continuar "nos modos em que existia" pq é que esse "modos" foram mudados de maneira agora ser impossivel "continuar" ? Alguem está por dentro da historia ? É que o comunicado é muito vago.

    De lembrar que estes senhores ganharam(justamente ou não) o troféu JetNet durante dois anos seguidos.

    Re:Não percebi (Pontos:2, Informativo)
    por [Dragon] em 10-04-03 1:08 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://galerias.escritacomluz.com/dragon
    Se bem me lembro da situação, os modos numa base de voluntariado, seria encontrar alguém que o ajuda-se a administrar a "coisa".

    Os modos mudaram, porque ele deixou de conseguir administrar sozinho acções de cerca de 4000 mil utilizadores registados.

    De qualquer forma, é um assunto encerrado ha muitos meses..


    ---
    "One Dragon to rule them all."
    Re:Não percebi (Pontos:2)
    por MacLeod em 10-04-03 11:15 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    conseguir administrar sozinho acções de cerca de 4000 mil utilizadores registados.

    Portanto, cerca de 4 milhões de utilizadores registados!

    Re:Não percebi (Pontos:1)
    por BipBip em 10-04-03 1:14 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://lab.xpto.org
    feliz ou infelizmento é o que o dragon disse ... na altura em que ele "fechou" o site, tenho a certeza que recebeu N mail de pessoal que se oferecia para o ajudar ... ele não o quiz ... fica então a decisão dele

    gostava um dia saber ao certo o que se passou, tv daqui a uns anitos ele divulgue :)
    ----

    Conclusão: Iogurte sem caroços não tem espinhas
    Re:Não percebi (Pontos:2, Interessante)
    por Vx em 10-04-03 13:40 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Deixa-me só por isto de uma forma que toda a gente entenda pq de repente o modelo deixou de funcionar. Aquilo tinha mais ou menos 4 mil utilizadores. Um site que é um autentico bebado de largura de banda. Estamos a falar de Gigas diários de trafego. Funcionava num computador que por laço de amizade estava alojado numa universidade. Uma base de dados fraquita (o webmaster trabalhava nao tinha tempo de repensar e redesenhar aquilo tudo) que por vezes encravava. O que obrigava a ir à universidade dar um pontapé na maquina. Por vezes seria impossivel, lembro-me de uma vez que ele estava de ferias longe. Logo o site estava em baixo. A partir de agora é a minha opinião, a minha leitura dos factos. Se eu mantivesse um site para amigos que cresceu de mais.. tivesse um trabalho do caneco para manter aquilo e ainda por cima estar a ser contantemente recriminado e partirem-me a cabeça por causa daquilo, tb mandava o projecto às couves. Deixou de ser divertimento para ser uma fonte de chatices. Aquilo (tanto quanto eu sei) nasceu de um trabalho para a universidade. O autor nao queria que se tornasse num produto comercial. Eu proprio que na altura trabalhava para um grupo comercial com poder de compra me ofereci para comprar o site. No entanto o Autor colocava uma condição. O site teria de se manter gratuito e sem qualquer fonte comercial. Ou seja, sem banners, shopping carts, etc etc etc. Obviamente que o tal grupo economico nao aceitou. Entendo e aceito ambas as partes. E o autor preferiu deixar o site como está agora, em modo de arquivo, e seguir com a vida. Provavelmente teria feito o mesmo ou melhor.. nem sequer teria aturado tanto tempo. De qualquer forma, fica o registo de um GRANDE! projecto. Agora temos o escritacomluz.com (Boa Bip!) onde nos vamos divertindo. Passem por la e comentem umas fotos. :) Tb vamos pós copos às terças ehe
    Vx
    ----------------------------------------
    Accept that some days you are the pigeon and some days the statue.
    ------------------------------
    escritacomluz .com (Pontos:3, Informativo)
    por |The-Crow| em 09-04-03 23:46 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Actualmente tens a Escrita com Luz a funcionar, vamos lá ver se esta aguenta...
    Re:escritacomluz .com (Pontos:1)
    por BipBip em 10-04-03 0:54 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://lab.xpto.org
    este irá aguentar enquanto eu tiver tempo e tiver condições para o manter ...

    não é bem igual ao fotopt nem eu quero que o seja ... ou talvez vá ficar igual, mas com uma evolução mais lenta ...

    o ECL usa ferramentas opensource com algumas mateladas minhas para que a integração com o portal em si seja possivel ...

    já agora, todos os patrocinios são bem vindos ;)
    ----

    Conclusão: Iogurte sem caroços não tem espinhas
    Re:escritacomluz .com (Pontos:3, Interessante)
    por Lowgitek em 10-04-03 8:57 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Ei obrigado pelo link, não conhecia o site e fiquei a gostar bastante do mesmo, não sou fotografo nem me dedico muito a fotografia, gostaria de ter mais tempo para o fazer, mas gosto bastante de poder apreciar obras bem feitas. Permita-me apenas uma crítica construtiva ao autor/administrador do site, o site esta bem conseguido, embora a navegação a certa altura torne-se um bocado confusa, de qualquer maneira o resultado é um resultado rápido e fluído , e parabens aos autores dos conteúdos lá expostos, ha lá exemplos bastante bons.

    Votos de boa continuação para o site.
    Re:escritacomluz .com (Pontos:1)
    por Lowgitek em 10-04-03 9:06 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Já agora alguem sabe me dizer, como é que se consegue obter um efeito granulado, como este numa maquina digital ? Isto é, caso o mesmo seja possível, e como ?

    Obrigado.
    Re:escritacomluz .com (Pontos:3, Esclarecedor)
    por jpgm em 10-04-03 10:12 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    Na fotografia analógica isso é feito com rolos com muito grão, ASA elevado! Esses rolos são muito sensiveis à luz, por isso podes tirar fotos num ambiente escuro, é excelente, por exemplo, para tirar fotografias a uma peça de teatro, sem usar flash! Não tenho um conhecimento muito grande de maquinas digitais, mas já vi que, pelo menos algumas, permitem selecionar qual o ASA que se quer para as fotos, e que se o colocares elevado a foto fica granulada! Se isso não funcionar, podes sempre apelar ao poder do photoshop!! :-)
    Cumprimentos! zp
    Re:escritacomluz .com (Pontos:3, Informativo)
    por MacLeod em 10-04-03 11:19 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Nas máquinas digitais não é bem o ASA, é mais o ISO factor, que é mais ou menos o mesmo. Algumas máquinas não permitem regular manualmente esse tipo de coisas. Na minha (Canon Powershot A40) consigo obter esse tipo de granulado pondo o ISO a 400 e pondo nas opções para tirar uma foto a preto e branco. Mas mesmo assim não fica exactamente igual a essas fotos.
    Re:escritacomluz .com (Pontos:3, Informativo)
    por jpgm em 10-04-03 19:52 GMT (#20)
    (Utilizador Info)
    ASA e ISO são a mesma coisa, tal como o DIN:

    ISO stands for the International Organization for Standardization. ASA is the American Standards Association. Their film speed measures are identical. DIN stands for "Deutsches Institut für Normung", which means "German Institute for Standardization". DIN film ratings are in degrees with 21 degrees being equal to ISO 100. Each 3 degree change in DIN is equivalent to doubling ISO, so ISO 50 = DIN

    com ISO 400 ainda não vês tanto granulado, eu para tirar fotos em teatros às escuras uso ISO 3200, isso sim, fica granulado!:-)
    Cumprimentos! zp
    Re:escritacomluz .com (Pontos:2, Informativo)
    por Lowgitek em 10-04-03 20:33 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    A minha maquina é exactamente essa, já agora gostaria de te perguntar como é que consegues, isto é se consegues, com um F2.8, tirar uma foto ao sujeito com o fundo todo desfocado? Já falei com várias pessoas e nenhuma delas conseguiu mostrar me resultados convincentes, no entanto ja vi amostrar feitas pela propria Canon com a mesma máquina a fazer o mesmo efeito.
    Re:escritacomluz .com (Pontos:2, Esclarecedor)
    por [Dragon] em 11-04-03 18:27 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://galerias.escritacomluz.com/dragon
    Tens de usar a objectiva na distancia focal para tele-objectiva (para cima de 85mm de distancia focal, numa maquina 35mm convencional), para fazeres um bom desfoque do fundo.


    ---
    "One Dragon to rule them all."
    Re:escritacomluz .com (Pontos:2)
    por Lowgitek em 11-04-03 20:12 GMT (#23)
    (Utilizador Info) http://www.youthinkwedo.com
    Obrigado pela tua dica, mas eu perguntava em relação a A40 porque ja tentei tudo e mais alguma coisa e nada, e antes de estar a investir ou numa máquina nova ou em lentes e acessórios para a mesma gostaria de ter alguma informação a mais sobre esse assunto.

    Se tiverem algum link que me possam apontar para a solução desse meu problema, ficava bastante agradecido.

    Obrigado.
    Re:escritacomluz .com (Pontos:2, Informativo)
    por [Dragon] em 13-04-03 11:30 GMT (#24)
    (Utilizador Info) http://galerias.escritacomluz.com/dragon
    Se já viste exemplos de fotografias com o fundo desfocado, com essa maquina, tens de meter a objectiva a cima de 85mm (ou o equivalente na tua maquina digital) de distancia focal.



    ---
    "One Dragon to rule them all."
    Re:escritacomluz .com (Pontos:2)
    por MacLeod em 16-04-03 16:04 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    De facto nunca tentei e assim de repente não estou a ver como fazer isso com a Powershot A40.
    Re:escritacomluz .com (Pontos:1, Informativo)
    por megas em 10-04-03 11:38 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    As fotos em http://galerias.escritacomluz.com/joaop/paris foram tiradas em digital e retocadas
    depois no Photoshop (as originais eram a cores - e se a tua máquina digital tira a preto e branco, recomendo vivamente
    a não o utilizares, tanto o Photoshop como o gimp dão um controlo muito maior sobre o efeito que queres dar à fotografia.
    JP
    Brincadeiras, Sapo e Dinheiro (Pontos:3, Informativo)
    por [Dragon] em 10-04-03 1:28 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://galerias.escritacomluz.com/dragon
    A maior parte dos sites independentes começam por ser uma "brincadeira" de quem tem tempo livre e gosta de determinada coisa. Acontece que depois, por varios motivos, deixa-se de ter o tempo para continuar a brincar. E há duas soluções: ou se arranja mais pessoas para ajudar a brincadeira, ou deixa-se de brincar.

    Quando aparecem mais pessoas, se são voluntarios, os projectos continuam online, normalmente sobre a mesma forma e os mesmos critérios; se não são voluntarios, é porque o projecto é vendido a alguém, que o torne rentavel. Ser o sapo ou outro qualquer é indiferente. Secalhar o Sapo tem mais dinheiro para as "brincadeiras".

    No caso do Foto@pt, os "voluntários" que o Tiago Fonseca (Webmaster) procurou não foram encontrados, e ele não tinha intenções de vender o projecto (possivelmente teria que alterar a forma gratuita e livre, como o projecto funcionou até aos seus fins).


    ---
    "One Dragon to rule them all."
    Case Study (Pontos:2, Esclarecedor)
    por macphisto em 10-04-03 9:07 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    O fotografia.em.pt foi um dos casos nacionais (raros) de sucesso. Um site fabuloso, simples, popular e sem buzzwords. Gerou uma forte comunidade multifacetada que o suportava. O Gildot também é um desses casos, mas com o Gildot entende-se mais fácilmente o seu sucesso devido à própria área em que se movimenta a comunidade (tecnologia), o que realça ainda mais a extraordinário vida que teve o fotografia.em.pt

    Pelo que ouvi dizer, as razões foram várias, desde o trabalho brutal que a coisa ia dando até a um fenónomo curioso, e certamente também quase um case study, que foi a própria comunidade que se "autodestruiu". Para quem acompanhava a vida deste site as coisas foram-se tornando insuportáveis, as rivalidades e polémicas eram inacreditáveis. O site gerou uma comunidade virtual tão forte e tão real que tal como numa comunidade real vieram ao de cima todos os defeitos das comunidades reais. Inveja, critica, lambe botas, liders, deuses e mais disparates do género. Era quase degradante. Havia muita gente que nitidamente levava tudo aquilo demasiado a sério. E acho que o Webmaster se fartou.

    Acho que no Gildot haverá gente que também se farta e se sente frustrado com a "comunidade", mas parece que têm conseguido manter o equilibrio e alguma abstracção. O fotografia.em.pt parece que não conseguiu. É pena, pois para mim foi sem dúvida um exemplo raro da Web nacional.
    Re:Case Study (Pontos:3, Engraçado)
    por Gimp em 10-04-03 9:45 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    "Acho que no Gildot haverá gente que também se farta e se sente frustrado com a "comunidade", mas parece que têm conseguido manter o equilibrio e alguma abstracção."

    Eu mantenho o equilíbrio e abstraio-me das flames levantando o dedo que está entre o indicador e o anelar...EHEHEHEH :-).


    "No comments"

    Re:Case Study (Pontos:2)
    por jig em 10-04-03 10:20 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Uh?Eu vejo 3 dedos.Dois polegares e um indicador.A qual te referes?
    Re:Case Study (Pontos:1)
    por liberdade em 10-04-03 12:14 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Claro que o gildot não tem associada a manutenção que o fotografia em pt tinha...
    On a related note... (Pontos:3, Informativo)
    por mvalente em 10-04-03 14:35 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.ruido-visual.pt/
    ...parece que a Recortes e a Digito tb se foram de vez. Já nem com noticias antigas respondem e inclusive acho que nem os dominios existem.

    Cumprimentos

    Mario Valente

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]