gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Tablet PCs (tm)
Contribuído por AsHeS em 09-04-03 1:08
do departamento dos brinquedos bonitinhos (tm)
Notícias grumpy bulgarian escreve "pessoal, já passaram alguns dias desde este artigo na Anadtech que foca um Tablet PC(tm). Escrevo o "(tm)" porque isto não é um "form-factor" genérico como "tower" ou "mini-tower"... parece que: This is because in order to purchase and use the latest and greatest from Microsoft you must be a tablet PC certified OEM; for every tablet PC sold, one copy of Windows XP Tablet PC Edition is sold, no more, no less. If tablet PCs are not selling, the Windows XP Tablet PC Edition operating system is not selling. O que quer dizer que um Palm A4 não pode ser um Tablet PC(tm), o mesmo se aplicando a um MacPad ou à prancha de surf digital do Linus Torvalds :). "

"Tenho curiosidade em saber onde é que os estimados Gildotianos vêm este tipo de computadores a ter sucesso, se já viram/experimentaram algum, etc..etc.. já agora, destaque para uma interessante característica standard dos aparelhos:Every slate type tablet PC certified by Microsoft must include a number of buttons that enable certain functions to be performed without a keyboard. Apart from the standard power button, slate tablet PCs must include a control-alt-delete button, a 5-way navigational button used for scrolling and navigating menus without a keyboard or stylus, and a button which can be used to rotate the display from portrait to landscape mode and back. "

O excesso de informação também é censura? | CRSC'2003  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • este artigo
  • Mais acerca Notícias
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Tablet PC (Pontos:2, Interessante)
    por [C4] em 09-04-03 9:22 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://clix.to/c4
    Na minha opiniao os tablet pc, palm A4 e outros do genero tem o seu mercado por exemplo em hospitais.
    O medico anda com o seu tablet na mao e em qq altura pode ir buscar o quadro clinico de um paciente, ou registar novas alteracoes.

    Isto é so um exemplo. Mas em qq empresa em que a mobilidade do funcionario seja muita e que este necessite de registar/receber informacao o tablet justifica.


    "Mata-te a estudar e serás um cadaver culto"
    Re:Tablet PC (Pontos:2, Interessante)
    por ReporterX em 09-04-03 9:38 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Não me parece que os tablets PC sejam só para nichos de mercado.

    Este tipos de dispositivos irão ter muito sucesso nas salas de estar.

    É muito confortável estar no refastelado no sofá a ver televisão e a pessear na net (a fazer compras, ir ao banco, etc.) com um portátil e uma rede wireless.

    Estou a pensar em comprar um, quando o preço deste tipo de despositivos ficar mais acessível.

    Pessoalmente, prefiro uma coisa destas do que os serviços da televisão interactiva.


    ReporterX

    Em todo o lado (Pontos:2, Esclarecedor)
    por sab em 09-04-03 10:08 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://virtual.inesc.pt/~sab/
    Quando o interface for suficientemente parecido com o papel eu acho que este tipo de computadores tem "força" suficiente para estar em todo o lado. Para escrever longos textos o teclado é melhor (mais rápido e mais confortável), não sou eu que o digo são estudos que têm sido realizados. De qualquer forma logo que os Tablet PC consigam fazer o trabalho de uma folha de papel, eu acho que eles vão crescer muito rapidamente. Se associado a isto se evoluir no reconhecimento de padrões, não só texto, mas também gráfico, então ainda melhor.

    Há uns anistos fiz um mestrado sobre o reconhecimento de gráficos desenhados sobre tables. Ainda estamos na pré-história, mas o potêncial é enorme. Quando a qualidade dos ecrãs se aproximar do papel, e a tecnologia de reconhecimento evoluir, este tipo de plataforma serão os cadernos da escola dos nossos netos, o jornal do dia, a lista de compras, etc (a lista só pode ser limitada pela imaginação de cada um). Claro que para lá chegar ainda há um caminho a percorrer. No estado a actual, penso que para uma pessoa que precise de muita mobilidade esta pode ser uma boa alternativa. Atenção que há alguns destes pcs que têm teclado (o que os torna ainda mais interessantes).
    -Sab "Um mundo melhor é deixado como um exercício para o leitor, Paul Graham"

    Papel Vs Monitor (Pontos:3, Interessante)
    por MavicX em 09-04-03 11:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Existem muitas diferenças entre ler num monitor e ler uma folha de papel. Penso que esses tablet PC's só vão ter sucesso quando os monitores tiverem uma resolução parecida com o papel e assim substituir um livro ou um jornal.
     
    Sinceramente os monitores não estão a sofrer nenhuma alteração. Os monitores ainda só tem 75 ou 100 DPI como se usava á muitos anos a trás. Tendo em conta que uma impressoara á 15 anos já imprimia com 300 DPI ainda estamos muito longe de poder ver texto num monitor como numa folha de papel.

    A IBM à um ano introduziu um monitor de 200 DPI infelizmente o seu preço ronda cerca de $20.000 US dolares. A viewsonic no fim de 2002 apresentou a sua versão de LCD com 200 DPI baseado na tecnologia da IBM, a novidade é que só custa $8.000 dolares.

    Para quem não sabe o que são 200 dpi basta dizer que estes novos monitores tem uma resolução nativa de 3840x2400 pixels (claro que necessitam de placas graficas especiais).

    Mas penso que só quando chegarmos aos 300 DPI é que temos verdadeiramente os monitores a substituir o papel.

    Pedro Esteves

    Re:Papel Vs Monitor (Pontos:2)
    por MavicX em 09-04-03 11:58 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Já agora o monitor da IBM já baixou de preço e podem compra-lo aqui por $8399 dolares :-)

    Pedro Esteves

    e linux? (Pontos:2)
    por BlueNote em 09-04-03 22:25 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    Será que alguém está a trabalhar no suporte linux ao tablet-pc? Sempre é mais útil do que correr linux numa x-box! E era uma forma de qualquer dia, quando e se a crise for embora e houver mais power, quiçá ter um ;-)

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]