gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Phoenix vai em frente... mas com outro nome!
Contribuído por AsHeS em 05-04-03 14:02
do departamento dos browsers
mozilla ^magico^ escreve "Nestes últimos dias têm surgido várias novidades 'from the mozilla land'. No site do Phoenix podemos ver um resumo sobre as novidades que a versão 0.6 trará. Entre elas a mais visivel é a alteração do nome devido a questões legais. No entanto foi após ler uma notícia no TEK.sapo que reparei que as novidades são bem mais. No novo roadmap definido para o Mozilla pode ler-se a constatação de que desde a versão 1.0 este já não é um projecto tão 'saudável' como o era, e assim vão apostar na migração para o Phoenix que acontecerá após lançar a versão 1.4 do Mozilla (sendo esta a ultima desta geração). "

Linux Journal | Para quando a ligação ADSL?  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • site do Phoenix
  • notícia
  • TEK.sapo
  • roadmap
  • Mais acerca mozilla
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    novo roadmap (Pontos:5, Interessante)
    por racme em 05-04-03 15:13 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    Vantagens desta mudanca
    -apostar fortemente num Browser
    -revitalizar o projecto phoenix, ja ha messes moribundo
    -apostar nas 3 platformas (mac/win/linux) de forma coerente e sem subprojectos atraves da port do phoenix para mac
    -centrar a decissao e a programacao em alguns "poucos mas bons" progradores
    -livrarem-se de muitos e muitos programadores e de algumas hierarquias de aprovacao
    -acabar de uma vez com as criticas ao GUI do mozilla

    Desvantagens
    -mudar o projecto para uma thrunk filho tem sempre desvantagens
    -separacao da suite Mozilla
    -centrando-se apenas em um browser a concorrencia e' maior
    -mudar para um projecto cujo nome vai mudar em breve mas ainda ninguem sabe qual e'
    -um distanciamento da comunidade, pela forma abrupta da transicao
    -cai um projecto ganham directamente os projectos rivais

    O projecto mozilla era uma "suite de Browsing" com mail/news irc(quem e' que usava anyway?) calendar, editor. Ao partirem o projecto em browser(phoenix) e mail(Thunderbird ex minotaur) estao a condicionar de certa forma o seu publico alvo porque projectos de Browsers ja existem bastantes, e mais maduros que o phoenix: ex konqueror, galeon, opera etc. E o mesmo com projectos de Mail readers, mais maduros que o exMinotaur: ex balsa, evolution, kmail, sylpheed etc pra nao falar no pines e mutts

    Para mim esta posicao so tem uma justificacao, o descredito dos ultimos messes do projecto mozilla, a nao aposta do chimera como browser de eleicao no MAc, alguns despedimentos na Netscape, o anuncio do Netscape 7 como a versao final, etc.

    Depois de noticias recentes do Gartner group da posicao do projecto Apache como lider dos servidores WEB. Fiquei chocado, porque nao estava a espera que no dominio dos browsers se pudesse assistir a esta mudanca tao drastica. So o futuro nos reserva qual a posicao dominante que o mozilla vai ter.
    Nao me supreendia nada que dissesem que o Phoenix ia acabar agora o projecto Mozilla? :X
    Nao sei se e' assim que vamos eliminar a hegemonia do IE, embora compreenda uma certa maior benevolencia e uma maior penetracao do projecto phoenix nos Windowzers. nao sei se pela menor "lentidao" se pelo Orbit UI eye candy.
    Mas se a questao era mesmo essa, o "DESIGN" do browser porque nao apenas limpar o GUI?
    O GUI esse que sempre foi a grande dor de cabeca do projecto mozilla.


    Make World; Not War;
    Re:novo roadmap (Pontos:3, Informativo)
    por ^S^ em 05-04-03 17:10 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    O Camino [mozilla.org] (antigo Chimera) e' uma categoria de browser. Bom na sua funcionalidade, "ligeireza", simplicidade e o look & feel.

    Se calhar deviam era basear os restantes ports neste port (confusing?!?).

    Mas isto e' so' a modesta(?) opiniao de quem ja' testou em OSX praticamente todos os browsers possiveis (incluindo links e konqueror).

    Cheers.
    ^S^
    Re:novo roadmap (Pontos:3, Informativo)
    por racme em 05-04-03 19:09 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    O port para mac do phoenix sobre qual querem basear o futuro suporte e' este. Apesar de dizerem no novo roadmapm, que vao manter o projecto camino, ex chimera, de forma independente.
    Ja agora alguem que tenha instalado o safari e o camino, que possa dizer de sua justica qual a dif entre os 2? gostava de certo modo perceber as razoes que levaram a Apple a escolher um e nao outro. Ja ouvi falar nas dependencias, ja ouvi falar na velocidade de rendering. E como se comportam estes 2 browsers em igual pe com o IE pra mahintosh? Sendo que esta versao do internet explrer ja tem alguns aninhos de rodage.


    Make World; Not War;
    Re:novo roadmap (Pontos:3, Interessante)
    por ^S^ em 06-04-03 15:52 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    O Safari tem alguns erros de rendering na versao mais recente - v67 (nao disponivel no site da Apple). Nesta versao pode-se contar com o extra de tabbed browsing e outros que nao considero tao importantes.

    Tambem gosto do Camino, ate' gosto bastante, o Safari tem aquela grande vatangem da velocidade: rendering, startup e funcionamento geral.

    Havia uma coisa que nao gostava mesmo no Safari (eles defendiam isso como Good Thing™) -- a falta de uma status bar, agora devolvida.

    Quanto ao IE, tem algo que os outros tambem tem que nao existe para Windows: um download manager (neat stuff) mas como ainda nao apanhei nenhum website que nao "funcionasse" bem no Safari ou no Camino, nao o uso por causa da falta da outra funcionalidade que me agrada mais: Popup Blocking.

    Cheers.
    ^S^
    Re:novo roadmap (Pontos:2)
    por ^S^ em 06-04-03 18:27 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    s/vatangem/vantagem
    ^S^
    Re:novo roadmap (Pontos:2, Esclarecedor)
    por JohnnyBigodes em 05-04-03 20:27 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    -revitalizar o projecto phoenix, ja ha messes moribundo

    BZZT! WRONG ANSWER!

    Concordo com tudo o resto que disseste, menos com isto. Quase todos os dias há builds novas do Phoenix, o pessoal dos fóruns do mesmo anda há meses a dizer "lancem esta build como final", "a build do dia x/y/z está uma maravilha, estou a usar perfeitamente". Lá que não tenham saído mais versões oficiais para o público, aí tudo bem, agora que o desenvolvimento tenha parado.... longe disso, antes pelo contrário.
    parece-me que há aí umas confusões... (Pontos:5, Esclarecedor)
    por BlueNote em 05-04-03 22:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Estive a ler o novo roadmap e basicamente, haverá uma reestruturação da arquitectura do Mozilla, mas o Mozilla não vai acabar!

    O que se passa é que a filosofia do Mozilla vai mudar de uma aplicação-com-muita-tralha-desenvolvida-ao-mesmo-tempo-por-muita-gente para uma suite de aplicações em que cada grupo desenvolve apenas uma delas (um browser, cujo núcleo partirá do actual Phoenix, que vai mudar de nome porque Phoenix é uma marca registada do INFOS Group (www.infos-group.com), um mail client, um html editor, etc) desenvolvidos em torno do motor Gecko!

    A nova filosofia será implementada a partir da versão 1.5! Não tem nada a ver com esses alarmismos de "fim do Mozilla" e "a última versão vai ser a 1.4" e "Doom! Doom! Run for the hills"...

    Mozilla (Pontos:2, Esclarecedor)
    por nbk em 06-04-03 1:17 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    Tb eu passei os olhos pelo "novo" roadmap para o projecto Mozilla. :-)

    Se da primeira vez o freeze no desenvolvimento do NS4, o reescrever do código todo, a abertura do código fonte ao mundo, e os 3 anitos de espera pelo Mozilla 1.0 valeram a pena, com todos os problemas que por exemplo esta versão de onde escrevo ( 1.2b ) apresenta, esta ideia de parar com o development actual do Mozilla, apostar num produto mais light, e vir dizer e escrever num novo "roadmap" que o XUL e tecnologias associadas não provaram ser a melhor coisa do mundo, well... acho que é desta vez que vou passar a usar o IE.

    Esta rapaziada do Mozilla está a gozar, claro. Too much money, i guess.

    Se eles parassem com as abstrações e se focassem a resolver bugs, aprumar código, etc, etc, é que faziam bem.

    @052, Nbk

    P.s. - Espero bem que estas ideias que estão expressas no "roadmap" não signifiquem que lá para o mês de agost volte a ter que reconfigurar o Mozilla outra vez de novo, e a ter que aprender onde estão os menus...

    Re:Mozilla (Pontos:2)
    por mlopes em 07-04-03 12:42 GMT (#10)
    (Utilizador Info)

    que o XUL e tecnologias associadas não provaram ser a melhor coisa do mundo

    Tens mesmo a certeza que leste o novo roadmap, está lá em letras gordas " the Phoenix user interface is defined entirely using XUL. So in preferring Phoenix, we are not deprecating XUL. We are demonstrating how XUL is a sound basis for fast, cross-platform applications such as Phoenix".
    Já dizer que o XUL é a melhor coisa do mundo é um exagero.

    Se eles parassem com as abstrações e se focassem a resolver bugs, aprumar código, etc, etc, é que faziam bem.

    Não estou a ver que motivo de queixa alguém possa ter nesta área, parece-me que estás a falar da boca para fora.

    acho que é desta vez que vou passar a usar o IE

    Faça favor!

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:Mozilla (Pontos:1)
    por nbk em 08-04-03 7:12 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    Quando digo "...XUL e tecnologias associadas..." estava a tentar resumir o que está dito no roadmap: que as ferramentas criadas e usadas não foram as melhores ferramentas para ter um browser rápido, simples e para todos, um dos objectivos do projecto mozilla, se bem me lembro.

    Eles deram pelo erro agora. Azar. Tivessem lido eles as criticas na altura do 0.9 e afins...

    Até a Microsoft, que se supõe seguir as ideias de terceiros, "abraçando-as e estendendo-as", desenvolveu um browser separado do cliente de email & news. Conclusão a que eles (mozilla group) chegaram agora... Grrr...

    "acho que é desta vez que vou passar a usar o IE"

    Faça favor!

    Só usa quem quer. E onde quer.

    IOW, não estou a ver a "comunidade open source" a suportar o projecto mozilla, assim que a AOL se chatear e mandar aquilo às urtigas.

    @297, Nbk

    kitchen sink (Pontos:1)
    por alguem em 07-04-03 10:50 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    O browser suite Mozilla deu lugar a um browser. Acho que finalmente este projecto está no bom caminho.
    Eu já uso o Phoenix à 5 meses e estou verdadeiramente contente com as possibilidades e eficacia do Gecko se comparado com o Opera e o IE.
    Apesar de ainda ter bastantes bugs e estar a correr sobe a versão core Mozilla 1.4a tem já provas que será o Browser do futuro, saindo diáriamente na versão ''nocturna'' para três OS.
    Recomento vivamente a última versão estavel para Windows XP: Mozilla/5.0 (Windows; U; Windows NT 5.1; en-US; rv:1.4a) Gecko/20030320 Phoenix/0.5 http://ftp36.newaol.com/pub/phoenix/nightly/
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Re:kitchen sink (Pontos:2)
    por ^magico^ em 07-04-03 13:56 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Eu uso o Phoenix desde da versão 0.3 e só tenho a dizer que não me deparei com nenhum bug (incrivel).
    Tenho instaladas as extensões Mouse Gestures e Tab Extensions.
    A unica coisa que realmente me irrita é a janela 'Add Bookmark', no entanto e para compensar a 'Manage Bookmarks' é simplesmente genial!
    Re:kitchen sink (Pontos:2)
    por mlopes em 07-04-03 14:18 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    O pior bug que achei no Phoenix é o facto de ele por vezes crashar com o autocompletion, assim que esse bug estiver corrigido volto a usa-lo.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:kitchen sink (Pontos:2)
    por ^magico^ em 07-04-03 14:47 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Qual a ultima versão em que te aconteceu isso?! Nunca tal me aconteceu!
    Re:kitchen sink (Pontos:1)
    por alguem em 07-04-03 14:48 GMT (#14)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    A versão que aponto (20030320) nã sofre desse horrendo bug.
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Re:kitchen sink (Pontos:2)
    por mlopes em 07-04-03 17:24 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Tens a certeza? Eu votei nesse bug no bugzilla e recebo os e-mail's sobre a actualização do bug e ainda não recebi informação nenhuma sobre ele já estar corrigido.
    De qq maneira vou sacar a ultima nightly build e experimentar. Bug 184202

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:kitchen sink (Pontos:1)
    por alguem em 07-04-03 19:01 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    Tens razão o bug não esta resolvido. Mas por estranho que parece nunca esta versão me crashou ao fazer autocomplete ... vá-se lá saber porquê... :)
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Re:kitchen sink (Pontos:2)
    por mlopes em 08-04-03 11:32 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    Saquei a ultima nightly build e realmente o problema deixou de me acontecer. Pelas últimas coisas que li sobre o bug aparentemente ainda acontece mas tornou-se mais raro.
    Bem, sendo assim vou dar outra oportunidade ao phoenix.

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

    Re:kitchen sink (Pontos:1)
    por alguem em 08-04-03 16:01 GMT (#21)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    há uma enorme discussão nos Fóruns da mozillazine.org sobre o melhor build. Ao que parece as últimas duas semana estão com bugs chatos nos bookmarks. A maioria está a defender a versão 20/03/03 como build recomendado.
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Re:kitchen sink (Pontos:1)
    por nbk em 08-04-03 7:16 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://www.mrnbk.com/
    Boas.

    " O browser suite Mozilla deu lugar a um browser. Acho que finalmente este projecto está no bom caminho."

    Tipo, a AOL deve estar a achar um piadão estar a investir numa equipa de produção que está a fazer i&d puro... :-)

    @301, Nbk

    Re:kitchen sink (Pontos:1)
    por alguem em 08-04-03 15:58 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    E qual é o problema? A AOL continua a por as mãos ao source code do Poenix e do Thunderbird que evoluem mais depressa por não estarem ligados. Dahhh?
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."
    Versão em lingua tuga (Pontos:1)
    por alguem em 09-04-03 13:32 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.ladonegro.net/
    Alguem quer contribuir na tradução para existir uma versão em lingua portuguesa?
    http://www.mozilla.org/projects/l10n/mlp_otherproj.html#phoenix
    "The interest in encouraging freedom of expression in a democratic society outweighs any theoretical but unproven benefit of censorship."

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]