gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Sábado há Assembleia
Contribuído por vaf em 26-03-03 23:24
do departamento dos-lembretes
ANSOL Como já foi dito aqui, vai-se realizar a primeira Assembleia Geral Ordinária da ANSOL, no sábado, pelas 14h30, no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A convocatória oficial pode ler-se aqui, no site da ANSOL. Aqueles que ainda não são sócios, podem inscrever-se imediatamente antes da Assembleia, no mesmo local, e assim vir a participar na dita.
Haverá também um almoço pelas 12h00 no restaurante "Solar Braz & Filhos" no Monte da Caparica para o qual todos estão convidados. Informações sobre como chegar no desenvolvimento.

Tal como já foi dito, e apenas para a faculdade, estes são os links essenciais:
www.fct.unl.pt/faculdade/comochegar/
www.fct.unl.pt/faculdade/mapa_do_campus/

Para chegar ao restaurante, basta:

  1. Na via rápida Almada-Caparica, virar na saída que diz "Universidade".
  2. Na rotunda, virar na primeira à direita em direcção a uma zona residencial.
  3. Depois de passar o mercado (+/-150m à frente) virar à esquerda numa ruela estreita que tem um sinal de proibição de estacionar, e depois logo à esquerda outra vez, fazendo inversão de sentido.
  4. Chega-se ao largo da Igreja. O restaurante é, seguindo em frente, no fim do largo, à esquerda. Esta imagem explica.

Peço apenas que aqueles que pretendam almoçar, me avisem da sua presença por mail, pelo menos até à noite anterior.

Muito obrigado.

Gildot: vale a pena? | Jornadas de Informática na FCUL  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • www.fct.unl.pt/faculdade/comoc hegar/
  • www.fct.unl.pt/faculdade/mapa_ do_campus/
  • ruela
  • Esta
  • aqui
  • Departamento de Informática
  • Faculdade de Ciências e Tecnologia
  • aqui
  • Mais acerca ANSOL
  • Também por vaf
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Liberdade de expressão (Pontos:1, Interessante)
    por Anonimo Cobarde em 27-03-03 15:20 GMT (#8)
    Alguém com pontos de moderação faz o favor de tirar o primeiro comentário de -2?

    O comentário é uma boca à ANSOL e pode ser um bocado off-topic mas daí a ser censurado...

    Faço parte da direcção da ANSOL e defendo a liberdade do software, mas também defendo a liberdade de expressão!

    Já estava na altura de os editores do Gildot acabarem com este sistema de censura.

    "Não concordo com o que dizes, mas lutarei até à morte pelo teu direito a dizê-lo!", Voltaire

    --
    Ruben
    Re:Liberdade de expressão (Pontos:2)
    por vaf em 27-03-03 16:54 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://students.fct.unl.pt/users/vaf12086/
    Já estava na altura de os editores do Gildot acabarem com este sistema de censura.

    Esta "censura", incide sobre a forma, não sobre o conteúdo.

    Pode-se dizer exactamente o mesmo, mas de uma forma menos destrutiva, menos ofensiva, menos... cansativa. Se se o fizer, não se será "censurado".

    "Não concordo com o que dizes, mas lutarei até à morte pelo teu direito a dizê-lo!", Voltaire

    Sempre. Mas não aos berros, não de forma destrutiva e acéfala. Pelo menos aqui.
    Re:Liberdade de expressão (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 27-03-03 17:35 GMT (#11)
    Esta "censura", incide sobre a forma, não sobre o conteúdo.

    Não deixa de ser censura.

    Sempre. Mas não aos berros, não de forma destrutiva e acéfala. Pelo menos aqui.

    Não me parece que, neste caso em particular, tenha sido AOS BERROS, nem de forma particularmente "destrutiva e acéfala".

    Do comentário original: "É de mim ou ninguem parece ligar a Ansol..."

    No meu ponto de vista é uma crítica totalmente legítima. Curiosamente todos os restantes comentários são respostas a essa mensagem, o que indicia que tinha algum conteúdo.

    Volto a afirmar que dar a hipótese a pessoas que não concordam com a crítica de a censurarem não me parece ter sido uma boa opção por parte do Gildot.

    --
    Ruben
    Re:Liberdade de expressão (Pontos:1)
    por js em 27-03-03 18:19 GMT (#12)
    (Utilizador Info)

    Sobre a moderação, a censura, a liberdade de expressão e o Voltaire (mas para além do contexto deste thread, pois concordo que a crítica não merecia ser moderada para o limbo): Também concordo com a defesa da liberdade de expressão. Precisamente por isso, assinalo que uma das formas de atacar a liberdade de expressão é produzir tanta expressão, tanta expressão, que as expressões que interessam ficam abafadas -- deixando, para todos os efeitos práticos, de ser livres. Para defender a liberdade de expressão é necessário atacar a liberdade de... atacar a liberdade de expressão usando como arma a própria liberdade de expressão. É por isso que não choca a minha noção de liberdade que exista este estupendo sistema de moderação, tal como não choca a minha ideia de software livre que a licença GPL tenha uma cláusula restritiva que impede a cópia *livre* (as cópias só são permitidas ***se*** preservarem a licença).

    A liberdade tem que ser defendida. O paradoxo é que a mera ideia de defesa implica que se aceite uma perda de liberdade. Posto isto, também cito Voltaire para dizer que não concordo com a tua oposição à moderação, mas que defendo que te possas opor -- excepto (mais uma vez, há exepções, tem que haver!) que te oponhas de formas que restringem as liberdades dos outros. O que, salvaguarde-se, não é o caso.

    Re:Liberdade de expressão (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 27-03-03 18:59 GMT (#13)
    Também concordo com a defesa da liberdade de expressão. Precisamente por isso, assinalo que uma das formas de atacar a liberdade de expressão é produzir tanta expressão, tanta expressão, que as expressões que interessam ficam abafadas -- deixando, para todos os efeitos práticos, de ser livres.

    Concordo. Felizmente o slashcode tem incorporado um sistema que nos permite que apareçam apenas as mensagens que possuam mais que X pontos. Problema resolvido.

    Repara que eu não estou contra o sistema de moderação, apenas com a existência do -2. No slashdot, onde existem muitos mais trolls e afins (estão lá os portugueses e os do resto do mundo), nunca foi preciso chegar a esse ponto. Pergunto-me porque terá sido necessário aqui.

    --
    Ruben
    Re:Liberdade de expressão (Pontos:1)
    por js em 28-03-03 1:57 GMT (#14)
    (Utilizador Info)

    Aqui foi possível implementar o "-1" e o "-2". Não sei se os gajos do /. teriam a coragem para o implementar. Aliás, acho que nem tiveram a ideia. O gildot resolveu um problema que o /., seja lá pelo que for, não resolveu; isto é bom.

    A necessidade do "-1" e "-2" tem a ver com o desencorajamento a comentários feitos para o próprio umbigo. Uma das motivações perversas do comentário inútil/prejudicial é o prazer que todos têm de ler o que eles próprios escreveram. Isto gera demasiado ruído, e o que se verificou foi que no fim o ruído passa a ser o tema de conversa, dando cabo de tudo.

    Numa roda de amigos, se um desata a interromper todas as conversas com bocas parvas, é rapidamente metido na ordem pelos outros, que o mandam calar de formas mais ou menos explícitas e delicadas. O fórum é uma roda de amigos mais alargada, mas não tem esse mecanismo de regulação natural, e ainda por cima permite contribuições anónimas. Os "-1" e "-2" simulam aquele mecanismo. Repara que, na roda de amigos, alguns podem achar que as bocas não são parvas e dizer ao "engraçado" que continue. Também no gildot isso é possível, através das moderações para cima dos comentários que foram para "-2" e da metamoderação aos maus moderadores.

    Na minha opinião, considerar que isto é um atentado à liberdade de expressão implica uma ideia ou muito limitada do que é a liberdade de expressão, ou muito optimista sobre como pode ela ser assegurada. Mas vamos ter oportunidade para falar do assunto dentro de poucas horas...!

    -1 e Slashdot versus -2 e Gildot (Pontos:2)
    por joaobranco em 28-03-03 13:54 GMT (#16)
    (Utilizador Info)
    O slashdot é grande. Muito grande. O que significa que ninguém lê todos os comentários do slash.

    Isso significa que o -2 é desnecessário, uma vez que as pessoas, até por autopreservação, lêem o slash a 2 ou 3 ou 4 (no meu caso durante muito tempo só lia os comentários com 5). Em contrapartida, leio usualmente o gil a -1...

    Aqui, não tens o número suficiente de comentários para tal acontecer... Apesar disso, acho que deveria haver uma hipotese de ver os comentários -2, mas tal ser "custoso" para o leitor (por exemplo, para cada comentário -2 a ler ser necessário confirmar 2 vezes usando um daqueles esquemas que impedem a confirmação automática). Isso impediria que esses comentários fossem completamente "escondidos" e ao mesmo tempo limitaria o seu efeito...

    Tal como está, os moderadores podem ver posts a -2, e eu já fiz subir posts -2 que achei incorrectamente moderados (foram muito poucos, no entanto, o que significa que normalmente concordei com os critérios de moderação)... Isso limita os exageros mais visiveis, e pode ser um critério aceitável, enquanto o número de moderadores for suficiente...

    Cumps, JB

    Re:Liberdade de expressão (Pontos:2, Esclarecedor)
    por anj0 em 27-03-03 17:16 GMT (#10)
    (Utilizador Info)
    Concordo plenamente e remeto para o artigo "Gildot: Vale a Pena?"! Será que isto vai continuar a ser sempre assim?

    Acho que vou seguir o conselho do AC [1] que propôs esse artigo e deixar de aparecer por aqui... É fácil deitar abaixo o que quer que seja. A Ansol, tanto quanto sei, é algo que demorou a construir, pode ter os seus problemas mas é o que temos. Que tal ajudar?

    [1] Discordo plenamente da ideia de abulir os ACs do gildot!
    Re:Como já foi dito... (Pontos:2, Engraçado)
    por js em 27-03-03 4:42 GMT (#2)
    (Utilizador Info)

    De facto a Assembleia Geral pouco interessa, mas antes há um almoço... é COMIDA, entendes?!? :^O

    Re:Como já foi dito... (Pontos:2)
    por jazzy em 27-03-03 11:34 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.gildot.org
    Não me parece que a ANSOL vá longe, se o que motiva a participação das pessoas é a COMIDA...
    Quero com isto dizer que as pessoas devem lá ir pela AG e não pelo almoço...


    Jazzy
    Re:Como já foi dito... (Pontos:2)
    por jmce em 27-03-03 13:00 GMT (#4)
    (Utilizador Info) http://jmce.artenumerica.org/
    Pois, mas creio que a ideia da mensagem era passar uma motivação que pudesse ser percebida por pessoal apenas receptível a apelos muito básicos. E ninguém disse que ia haver almoços grátis... :-)
    Re:Como já foi dito... (Pontos:0, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 27-03-03 13:01 GMT (#5)
    e gajas?
    Re:Como já foi dito... (Pontos:2)
    por Cyclops em 28-03-03 12:15 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.1407.org
    Vais aparecer? ;)
    Re:Como já foi dito... (Pontos:5, Engraçado)
    por mlopes em 27-03-03 13:59 GMT (#6)
    (Utilizador Info)
    É um almoço "free" mas no sentido de "cada um é livre de comer o que quiser desde que pague no fim".

    No woman ever falls in love with a man unless she has a better opinion of him than he deserves.

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]