gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
Novo site da Caixa Mágica
Contribuído por Tintim em 21-03-03 0:01
do departamento ainda_vao_haver_mais_novidades
Portugal A Caixa Mágica disponibiliza hoje a nova versão do seu site em www.caixamagica.pt.
Para além da utilização de um ".pt", o site tem novas funcionalidades de suporte e consulta.
Para além do site, o Linux Caixa Mágica prepara o lançamento de uma versão servidor, bem como a divulgação da rede de parcerias com empresas de integração de soluções espalhadas por todo o país.
Depois do "ataque" ao posto de trabalho em 2002, a equipa prepara uma estratégia integrada de soluções Linux Servidor para 2003, em especial para o mercado empresarial.
Essa estratégia baseia-se numa oferta completa: software e formação (pela ADETTI) e integração e consultoria (por empresas credenciadas).

Cultured Perl: More one-line Perl scripts | Linux em ambiente Empresarial  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Linux
  • www.caixamagica.pt
  • Mais acerca Portugal
  • Também por Tintim
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Caixa Mágica = Projecto Comercial (Pontos:1)
    por igod em 21-03-03 10:45 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    É com muita pena que vejo um tão promissor projecto de uma distribuição portuguesa virar-se apenas para a vertente comercial.
    Eu não sou contra à equipa caixa mágica ter a sua vertente comercial, até porque as pessoas tem que ganhar o seu pão. Mas penso que a equipa está 100% virada para o lado do negócio ( espero estar enganado e ser apenas uma mal entendido meu ). As únicas novidades desde Agosto de 2002 são comerciais...logo o gildot deveria deixar de apresentar a caixa mágica como um projecto salvador da pátria e sim apresenta-lo como ele realmente é...um projecto comercial.
    Resumindo as pessoas sentem-se enganadas e com razão. E o gildot deveria abster-se dessas coisas ( publicidade de borla ). Mas de qq forma penso que ninguém pode atirar pedras por a caixa mágica se virar para o lado comercial, agora deveriam sim ter muito cuidado com o modo como apresentam as noticias no gildot.
    Re:Caixa Mágica = Projecto Comercial (Pontos:5, Esclarecedor)
    por Tintim em 21-03-03 11:39 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Sinceramente não me admira este comentário e outros que possam vir a surgir.
    Porque será que em Portugal não gostamos que as coisas corram bem aos outros? Que mostrem dinâmica e vontade de melhorar e apresentar soluções concretas?
    Aqui fica a FAQ relativas a estes e a outros comentários:
    • P: Este post não é divulgação à borla à Caixa Mágica?
      R: Em 2 anos, quantos posts da Caixa Mágica foram aprovados no GilDot? E quantos de Red HAt? Será que a proporção de posts aprovados não é comedida em relação ao facto da Caixa Mágica ser a única distribuição nacional? Temos submetido posts ao desbarato?

    • P:A Caixa Mágica não está a virar para o lado comercial? R: A Caixa Mágica está a apostar em duas frentes: fornecer à comunidade uma distribuição de Linux livremente disponível e oferecer ao meio empresarial / administração pública um conjunto de soluções para poder utilizar Linux. Nesta segunda frente, acreditamos no mercado e em parcerias com empresas que potenciem a oferta (integradores, manutenção, assistência,...). Sem complexos porque assim servimos melhor clientes empresariais e, por outro lado, podemos obter receitas que nos permitam continuar o desenvolvimento.

    • P:A ADETTI não é um centro de investigação sem fins lucrativos?
      R: Sim. Mas pode (e deve) ter produtos resultantes dos projectos de investigação cujas receitas revertem para projectos em fase mais embrionárias. Alguém me explique que sentimento nacional é este que acha que as universidades e centros de investigação não se devem misturar com empresas? Quem tenha contacto com a realidade de outros países sabe que a ligação entre as universidades e o tecido produtivo é fundamental para a inovação. Portugal está anos-luz do Estados Unidos nesse aspecto.

    • P:O Software desenvolvido pela Caixa Mágica vai continuar a ser GPL? Vou poder continuar a fazer download livremente.

      Sim. A Caixa Mágica tem linhas estratégicas que a guiam. A primeira é a aposta clara em software livre (sob licença GPL). A segunda é a tentativa de massificação do Linux, seja em posto de trabalho, seja em servidor. Por isso não viramos a cara a convites que temos recebido para divulgar a Caixa Mágica um pouco por todo o país. Quem está atento sabe que é verdade e na medida da nossa disponibilidade temos feito milhares de km's por este país. Da Covilhã a Faro, passando pelos Açores.

    • P:É ético um editor aprovar um post de um assunto em que está directamente envolvido?
      O meu entendimento - depois de algumas conversas que já mantive com outros editores - é que sim. Respeito os que não o fazem, mas acho que devo seu eu próprio a responsabilizar-me pelos posts que faço e no caso de serem descabidos ou desinteressantes sofrer as consequências. Isso aumenta a responsabilidade dos posts que submeto, mas penso que tenho algum sentido crítico para não submeter artigos que possam ferir a sensibilidade dos leitores do Gildot. Nunca submeti um post sobre livros que editei (mesmo que sejam sobre Linux), conferências em que participei ou outra qualquer intervenção egocêntrica. Acho que o novo site da Caixa Mágica com um novo URL, novas funcionalidades, novos mirrors, etc.. é uma noticia interessante para a comunidade GilDotiana.

    • P: A Caixa Mágica é mesmo utilizada?
      O Linux Caixa Mágica - versão estação de trabalho não é utilizada pelo utilizador típico do GilDot. Aliás, acho que os únicos leitores do GilDot que utilizam Caixa Mágica - Estação de trabalho pertencem à equipa. Junto dos novos utilizadores de Linux penso que alcançamos algum sucesso. Isto pelas dúvidas que recebemos, comentários, pedidos, inscrições na formação, etc... Por exemplo, no ISCTE a Caixa Mágica é utilizada por quase todos os alunos dos cursos de informática dos primeiros anos. Penso que tirando alguns casos, os utilizadores estão contentes...
      Temos esperança que a versão Servidor, que lançaremos em Abril, tenha melhor penetração junto dos utilizadores do GilDot.

      • Abraços.

    Re:Caixa Mágica = Projecto Comercial (Pontos:1, Esclarecedor)
    por igod em 21-03-03 18:14 GMT (#23)
    (Utilizador Info)
    Sinceramente não compreendo a tua atitude perante o meu comentário. Ainda se fosse pelo comentário de cima, feito por um anónimo.
    Acho que estão a levar as coisas para o lado pessoal e não se trata nada disso.
    Eu sou apenas um utilizador que teve alguma desilusão com a caixa mágica ( sim, eu comprei uma revista que oferecia a caixa mágica, eu instalei a caixa mágica, mas a mesma não evoluiu e por isso tive que mudar de distro, e por tudo isso talvez tenha criado espectativas diferentes das dos vossos objectivos ). Eu sempre vi a caixa mágica como um projecto tipo Debian e não como um RedHat ou Suse.
    Desculpem-me se interpretei mal, mas foi a ideia que me ficou do vosso projecto.
    Logo é normal que esperasse uma nova versão da caixa mágica e não um novo site virado para o lado comercial ( mas repito, foram espectativas erradas do meu lado ).
    Quanto ao vosso sucesso, não tenho nada a comentar, apenas a dar os parabéns pelo facto ( caso isso se verifique ).
    Agora o que eu não concordo, e nunca concordarei é o modo como foi apresentado a notícia.

    Para além do site, o Linux Caixa Mágica prepara o lançamento de uma versão servidor, bem como a divulgação da rede de parcerias com empresas de integração de soluções espalhadas por todo o país. Depois do "ataque" ao posto de trabalho em 2002, a equipa prepara uma estratégia integrada de soluções Linux Servidor para 2003, em especial para o mercado empresarial. Essa estratégia baseia-se numa oferta completa: software e formação (pela ADETTI) e integração e consultoria (por empresas credenciadas)..

    Isto a meu ver é puramente uma divulgação comercial e apesar de no gildot ter-se apresentado 1001 artigos da RedHat nenhum apresentou os objectivos comerciais da RedHat e sim do seu produto. Mas isto é só a minha opinião, estamos num site livre e por isso temos direito a ter opinião ( mesmo que diferente das dos editores ).

    Resumindo: Eu não estou contra o projecto caixa mágica, e muito menos contra os seu objectivos, só não me agradou o modo como o artigo foi apresentado.
    E já agora quem sabe no futuro não estará o proprio GILDOT a correr numa caixa mágica :).

    Re:Caixa Mágica = Projecto Comercial (Pontos:1)
    por Abdula_X em 24-03-03 12:21 GMT (#39)
    (Utilizador Info)
    Acho muito bem a vertente comercial da Caixa Mágica, ou será que estavam á espera que o projecto vingasse por si próprio. O ter de ser comercial tem que ser. Fui ao novo site da Caixa Magica de deparei-me com uma foto de uma senhora qualquer a dizer que agora com o linux já não perde tempo. Pergunto como é que perdia tempo com o windows, a não ser que o pc que tinha seria um 386 a correr o windows 3.11 lol É um argumento muito pouco feliz
    Abdula X
    XPde (Pontos:1, Redundante)
    por xeon em 21-03-03 11:44 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://pthelp.org
    Aproveito a deixa de outro thread para sugerir 'a equipa da Caixa Magica a disponibilizacao do XPde como Desktop environment.

    Se a ideia e' massificar, nada melhor que fornecer uma interface conhecida da maior parte das pessoas que usam computadores, certo ?

    Um abraco, TimTim :)

    --
    Whatever
    Re:XPde (Pontos:2)
    por Tintim em 21-03-03 12:07 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Já disponibilizamos o theme "luna" para o KDE e garanto que tem muito sucesso.
    Abraços.

    Re:XPde (Pontos:3, Engraçado)
    por humpback em 21-03-03 14:29 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Isso é tao parecido com o original que até pendura de 5 em 5 minutos como o original :)


    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism

    E um dia o pessoal acorda e a empresa faliu (Pontos:2, Interessante)
    por humpback em 21-03-03 14:38 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Pois é pessoal. Vamos para os mercados de servidores..... Acham que alguem que use linux a algum tempo vai instalar uma destribuição que não tem updates de segurança desde que foi lançada em agosto de 2002?
    A distribuição original que a Caixa Magica queria entregar as escolas nem um sistema de actulização de pacotes tinha (não sei se a 8.01 ja tem isso). E tinha mais uns grands bugs que deveriam ter sido detectados antes de burnar os cd's.
    So vai instalar isso quem não conheçe Linux e vai na onda do software livre (as in beer). E vai ficar de tal maneira espantado com o produto que nunca mais vai querer outra coisa que não windows.

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    Re:E um dia o pessoal acorda e a empresa faliu (Pontos:2)
    por Tintim em 21-03-03 14:54 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Disseste várias imprecisões o teu artigo.
    Imagino que o escreveste foi porque "ouviste que..." e não porque tentaste. cmupdate e xcmupdate diz-te alguma coisa? E cmConfig?

    Re:E um dia o pessoal acorda e a empresa faliu (Pontos:2)
    por humpback em 21-03-03 23:52 GMT (#29)
    (Utilizador Info) http://www.felisberto.net
    Como eu disse usei a versao 8.0 e nessa ao usar o Lucas (é assim que se chama? eu usei a ja coisa de um ano.) ao ir ao menu sobre instalar pacotes ou actulizações aquilo dizia que não estava implementado.
    Ha e já agora, se me obrigas a recordar... Aquilo de não fazer o unmount tambem era um feature da caixamagica para obrigar a uma verificação dos dados a cada reboot?

    Gustavo Felisberto
    72ef1d7183eb2ea89420b94c0cf3e1f1
    apt-get install anarchism
    E software feito em PT ? (Pontos:2, Interessante)
    por dbf em 21-03-03 18:23 GMT (#24)
    (Utilizador Info)
    Boas,

    Já agora aproveito a ocasião para colocar uma questão :

    Tem algum plano/ideia para fazer incluir/incentivar a inclusão de software feito em pt na vossa distribuição ?

    Caso sim, será apenas para software com Licenças do tipo GPL e afins ou deixarão/poderão incluir software com outros tipos de Licenças (não GPL) ?

    Cumprimentos,
    Nuno
    Re:E software feito em PT ? (Pontos:2)
    por Tintim em 21-03-03 19:03 GMT (#26)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Para nós faz todo o sentido incluir software GPL nacional que tenha qualidade e seja util para os utilizadores.
    Estamos abertos a esse tipo de abordagem.
    Se for esse o caso, contactem-nos.
    No caso de outras licenças só analisando caso-a-caso, como foi o caso do OpenOffice.

    marketing & R P (Pontos:1, Gozão)
    por grumpy bulgarian em 21-03-03 19:56 GMT (#27)
    (Utilizador Info) http://10.10.11.2
    um gajo abre o site "switch" da Apple e o que vê? parece uma colecção de anuncios da Benetton. todos giros, todos diferentes, todos MAC.

    um gajo vai à MS. nuvens, arvores e passarinhos. Shiny happy people holding hands

    um gajo abre o site da Caixa Mágica. o que vê?

    http://www.caixamagica.pt/imag-capa/imag02.jpg

    good grief :-/


    Grumpy B)

    Caro Paulo Trezentos.... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 21-03-03 21:41 GMT (#28)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.cjb.net
    poderia-me explicar o porquê da CM não ter sido baseada na Debian GNU/Linux???

    é que só consigo ver vantagens, tal como presumo, viram quer a corel, quer depois os tipos da Xandros que compraram a distribuição da corel, quer os do Lindows e penso que tb da Lycoris, já para não falar na Libranet e no knoppix.

    é que beneficiavam das updates de security, bem como do belo APT e de todas as aplicações via APT que se instalam fácilmente através do mesmo.

    qunatic_oscillation
    Re:Caro Paulo Trezentos.... (Pontos:2)
    por Tintim em 22-03-03 14:39 GMT (#33)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Nós preferimos não basear directamente em nenhuma e aproveitar o melhor de todas (pelo menos foi a nossa intenção, ver posts anteriores da CM onde isto foi discutudo.).
    O sistema da actualização da Debian é potentissimo mas como a tendência são os RPMs acabámos por optar por eles.


    Re:Caro Paulo Trezentos.... (Pontos:2)
    por ^S^ em 22-03-03 21:12 GMT (#35)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    ...Alem de que o APT e RPM ja' "namoram" ha' algum tempo.

    APT != .deb
    ^S^
    Re:Caro Paulo Trezentos.... (Pontos:2)
    por quantic_oscillation em 23-03-03 18:00 GMT (#36)
    (Utilizador Info) http://fs-oss.cjb.net
    "(...)mas como a tendência são os RPMs acabámos por optar por eles."

    peço desculpa dr.Paulo Trezentos, mas isso não é a mesma teoria para não abandonar os sistemas operativos da m$??

    não se deveria sempre optar pela melhor tecnologia??? e caso ela não existisse ou não fosse bem aquilo que se pretendesse, não se deveria criar aquilo que realmente se quer???

    presumo que tenha sido por isso que a gentoo criou o portage, ou seja aproveitou o que de melhor existia nos outros e acrescetou o que faltava.

    aliás eu não percebo porque carga d'água é que a LSB escolheu os RPM's, o melhor teria sido mesmo fazer o que a gentoo fez e chamar-lhe algo como UPM's:
    "uniform package manager".

    quantic_oscillation
    Re:Perda de tempo... (Pontos:2)
    por Tintim em 21-03-03 12:06 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Viva!

    Não cedemos no desktop porque é importante para a democratização do acesso à informática. Mas vai demorar algum tempo...:-)
    Abraços.
    Re:Perda de tempo... (Pontos:2)
    por leitao em 21-03-03 13:35 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://scaletrix.com/nuno/
    Não cedemos no desktop porque é importante para a democratização do acesso à informática. Mas vai demorar algum tempo...:-)

    Hamm... alguem que me explique como e' que se "democratiza" o acesso 'a informatica com uma distribuicao de linux p.f.


    "Arguing on the Internet is like running in the Special Olympics -- Even if you win you're still retarded."

    Re:Perda de tempo... (Pontos:2)
    por Tintim em 21-03-03 14:48 GMT (#18)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    Um utilizador sem conhecimentos de informática compra um PC. Quanto custará em software Microsoft instalar as aplicações necessárias para uma utilização normal (SO + Office + software de acesso a serviços Internet)?
    Imaginemos que tudo custará 600 euros (XP + Office). Esse valor não desincentiva à utilização dos computadores? Esse é um valor justo ou é um valor que resulta de uma posição dominante (ditadura) de mercado?


    Re:Perda de tempo... (Pontos:2)
    por asoares em 21-03-03 18:35 GMT (#25)
    (Utilizador Info)
    Quanto custará em software Microsoft instalar as aplicações necessárias para uma utilização normal [...]?
    0 €! Claro que a loja da esquina onde se compra o computador, disponibiliza isso, apenas para si, a um preço especial!

    E enquanto fôr assim, não há democratização que resista!
    --
    antonio soares
    Windows has stopped. Press CTRL+ALT+DELETE to restart your computer.
    Re:Perda de tempo... (Pontos:2)
    por ^S^ em 21-03-03 17:57 GMT (#22)
    (Utilizador Info) http://www.zbit.pt/~luis
    *humpf*

    Devias aplicar alguma humildade ao dizer tao abertamente que as alternativas sao "valentes porcarias". Quando muito poderias dizer que umas sao melhores que outras.

    E nao deves sequer ficar ofendido se te disser que e' apenas a tua opiniao (felizmente).

    Sim, ha' maquinas novas que se compram com Windows (e apenas este) mas o preco do equipamento vem la' com o preco do windows, nao fiques por isso convencido que to oferecem.

    Algumas ate' trazem Office suites, Works e afins, mas mais uma vez, o custo do equipamento reflectira' o custo do software, nada e' dado.

    Sera' nesta altura que "ja' notam"?

    Cheers.
    ^S^
    Re:Perda de tempo... (Pontos:2)
    por Tintim em 22-03-03 14:50 GMT (#34)
    (Utilizador Info) http://paulo.trezentos.gul.pt
    A nossa ideia é contribuir para que esse alternativa seja cada vez melhor.
    De montante a jusante todos têm um papel na "conquista" do desktop:

    kernel - Linux & Cª na robustez e suporte de hardware
    XFree + KDE / Gnome - num interface agradável e intuitivo
    Aplicações - developers oferecerem aplicações interessantes e bem integradas
    Distribuições - a empacotar o trabalho a montante, fornecer boas ferramentas de instalação e configuração e ter os canais certos para chegar às pessoas.

    Neste último nível estamos a tentar fazer o melhor mas sabemos que é uma batalha muito dificil. Vejo como uma corrida de resistência em que cada novo Km estamos mais "perto" do líder..

    Outro argumento com o qual não concordo é o da pirataria.
    Existe muita pirataria mas também fortes razões para que ela venha a diminuir: a) as lojas arriscam-se a serem denunciadas; b) as empresas que pirateiam arriscam-se a que lhes caia o IGAE em cima e ... c ) existem pessoas honestas que acham que a lei deve ser cumprida.
    Mas o Linux no Desktop não se deve afirmar apenas pelo preço mas pela qualidade. Nisso é que devemos batalhar.

    Re:QUERO, POSSO E MANDO! (Pontos:1, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 21-03-03 12:23 GMT (#11)
    Pelo que percebi a ideia é a de mostrar a utilização do linux em vários sectores funcionais e nada mais... Comentários destes não são bem vindos...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]