gildot

Topo
Sobre
FAQ
Tópicos
Autores
Preferências
Artigos
Sondagens
Propor artigo


8/3
gildicas
9/30
jobs
10/9
perguntas
10/25
press

 
ONI a mexer cordelinhos
Contribuído por AsHeS em 15-03-03 2:09
do departamento das telecomunicações
telecom vd escreve "Como seria de esperar e após maus resultados da OniWay, por impossibilidade técnica do UMTS, a ONI poderá voltar-se para outra área dada de bandeja pelo Governo. Segundo o Tek.Sapo, a ANACOM vai propor ao governo uma revogação da licença atribuida à PTDP - do "famoso" grupo Pereira Coutinho. "

A ANACOM ainda refere que esta deliberação foi tomada após a avaliação do "estado de desenvolvimento do projecto de exploração da Plataforma de Televisão Digital Terrestre para Portugal.

Considerando ainda "o modelo de negócio em que assentou o lançamento do concurso público, através do qual foi atribuída a licença de exploração à Plataforma de Televisão Digital Terrestre" e tendo em conta "a defesa do interesse público", a proposta da Anacom aponta para a revogação da licença.

Contudo e como o Tek aponta, se a revogação for para a frente a licença poderá ser atribuida ao outro consórcio ONI/MediaCapital.
Poderá ser esta nova atribuição uma lufada de ar fresco à ONI? Uma forçazita por parte do Governo e ANACOM à ONI, que coitadinhos perderam muito com o UMTS?

Maeglin aborda o mesmo assunto e deixa o link para o Publico

google.pt | RSA e VeriSign ilibadas em processo de patentes  >

 

gildot Login
Login:

Password:

Referências
  • Publico
  • Tek.Sapo
  • Mais acerca telecom
  • Também por AsHeS
  • Esta discussão foi arquivada. Não se pode acrescentar nenhum comentário.
    Televisão Digital Terrestre... (Pontos:2, Esclarecedor)
    por Arrepiadd em 15-03-03 2:43 GMT (#1)
    (Utilizador Info)
    Mas o que é que a TDT me vai trazer a mim, utilizador comum, que a TV Cabo não me traga com um preço talvez inferior (e disponibilidade imediata)?

    Talvez tenha uma maior capacidade de se expandir e não precise da infraestrutura de cabos da tv por cabo mas... vantagens??

    Que me deve fazer mudar para a TDT?

    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:3, Informativo)
    por MavicX em 15-03-03 3:05 GMT (#2)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Não digas asneiras.

    Que tal uma melhor qualidade de imagem, sem percas de sinal e com muito mais definição. Que tal qualidade tipo DVD.

    Que tal poderes escolher o formato de imagem 16:9 ou 4:3. Esta é das melhores vantagems para quem tem televevisores 16:9.

    Pode ser a base para televisão HDTV (que os japoneses já tem) com 700 ou 900 linhas. Em que até podes até ver os pelos da barba do apresentador do telejornal.

    Só quem tem televisões do seculo passado é que não vai mudar.

    P.S. Sem falar no acesso á Internet em concorrencia á Tvcabo

    Pedro Esteves

    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:0, Redundante)
    por ruben dig em 15-03-03 10:56 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Que raio de exemplo : "até podes até ver os pelos da barba do apresentador do telejornal"
    Quem é que dá umas sugestões melhores para o uso desta tecnologia ;)
    Agora a sério é evidente que a tv digital é necessária nem que seja para ser mais uma concorrente no mercado.
    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:1, Esclarecedor)
    por Arrepiadd em 15-03-03 11:53 GMT (#5)
    (Utilizador Info)
    Não digas asneiras.

    Estive a ler o meu comentário atentamente e só fiz perguntas. Por isso, não estou a perceber bem o porquê dessa afirmação, mas tu lá sabes.

    De qualquer das formas, se para ver mais é preciso comprar tvs novas... sinceramente, achas que a minha maior preocupação é ter qualidade de dvd na tv? Eu nem vejo filmes em casa... E para o telejornal, não me faz falta informação do tipo, o apresentador só fez a barba ontem.

    Antes, quando escrevi o primeiro comentário não sabia quais as vantagens da TDT. Agora, com as que deste, é que não me interessa mesmo. Como qualquer tecnologia emergente, a televisão (pelo que percebi, pelo menos eu, teria de comprar uma tv nova) deve custar um balúrdio. E sinceramente, para os usos que actualmente dou à TV, não faz sentido ter TDT.

    Pelo que apresentaste a TDT parece tão útil como um telemóvel que tira fotos. Pode ser que, à semelhança do telemóvel que tira fotos a TDT vingue em Portugal. Mas o meu telemóvel nem tira fotos...

    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:3, Informativo)
    por MavicX em 15-03-03 12:39 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Quando daqui a ums anitos comprares uma televisão nova vais ver o que quero dizer.

    Em primeiro lugar tems uma televisão Wide 16:9 que para veres as actuais emissões 4:3 distorce a imagem toda, as vezes lá aparecem ums documentários e filmes em 16:9 mas é raro. Só funciona na perfeição em DVD's.

    Depois se tens uma televisão pequena não notas a falta de qualidade de uma emissão. Mas se tiveres uma televisão grande 72/82 cm já começas a notar a falta de definição. É o mesmo se tiveres um monitor de 19/21" (polegadas) e seres obrigado a ter uma resolução de 800*600.

    Assim caso tenhas uma televisão antiga não ganhas nada com TDT. Mas quando comprares uma televisão nova vais querer fazer o upgrade ...

    Pedro Esteves

    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:2)
    por CrLf em 15-03-03 14:01 GMT (#9)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    Sou obrigado a concordar com o Arrepiadd. As vantagens que indicaste não são lá grandes vantagens. As pessoas quando vêm televisão (e estou a falar de emissão e não DVDs) não estão muito preocupadas com a qualidade de imagem, pelo menos não o suficiente para serem convencidas a pagar mais e ainda por cima ter de trocar as sei lá quantas TVs que têm em casa. Para a maioria dos consumidores de televisão a ausência de interferências de maior na emissão é qualidade suficiente (e isto é conseguido perfeitamente com o cabo). É um pouco como a rádio, onde já existem emissões DAB à imenso tempo (a rádio comercial também emitia em DAB se não estou em erro) e ninguém quer saber, simplesmente porque ninguém está interessado em ter melhor qualidade nas emissões de rádio (a qualidade FM chega).

    A qualidade é importante para ver DVDs mas irrelevante quando a maioria das pessoas encara a TV como um bibelot para o qual se olha de vez em quando. Veremos se a TDT não será outro flop tipo TV Interactiva.

    -- Carlos Rodrigues
    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:1)
    por Arrepiadd em 16-03-03 0:25 GMT (#17)
    (Utilizador Info)
    Quando comprar uma tv nova, já compreendo. No entanto, em parte a minha pergunta passava por aí... O facto de ter de comprar uma tv nova para poder apreciar a TDT não me traz nada de vantajoso. No entanto, daqui a, suponhamos, 10 anos só há à venda televisões de alta definição, não faz sentido ter imagem de má qualidade.

    Só que na minha opinião, não vai ser a melhoria da qualidade da imagem que vai fazer com que eu compre uma tv nova nem vou pagar (mais) para ter uma tecnologia que não posso aproveitar ao máximo. Por isso, até compreendo uma posição de atraso relativamente ao lançamento da TDT.

    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:2)
    por BlueNote em 15-03-03 23:48 GMT (#13)
    (Utilizador Info)
    Comprar uma televisão nova? Para quê? Basta comprares uma set-top box! A grande vantagem do DVB-T é que podes manter o teu televisor actual, a tua instalação de cabo coaxial actual, a tua antena actual, ligares-lhe uma set-top box e teres acesso a dezenas de canais, com emissões com qualidade DVD (ou, alternativamente, com qualidade menor mas oferecendo muito mais canais) e ainda serviços complementares.
    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:2)
    por vd em 16-03-03 0:22 GMT (#16)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Aquelas set-top-boxes feitas pela Octal (Novabase) em parceria com a Microsoft, que em comunicado referiu que iria desistir do sistema ?

    Ena! :)



    vd
    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:2)
    por BlueNote em 16-03-03 22:44 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    LOL! Há mais fornecedores... Tal como para DVB-S (satélite) há milhentos fabricantes de set-top boxes... que nem correm nada M$!!
    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:1)
    por Arrepiadd em 16-03-03 0:18 GMT (#15)
    (Utilizador Info)
    Epá... sinceramente não percebo onde está a pergunta imbecil!! Eu perguntei o que é que me devia fazer mudar para a TDT. Isto é assim tão imbecil? Vocês devem ser todos uns iluminados que sabem tudo sobre todas as coisas. Perguntei o que me devia fazer mudar para a TDT, um manda-me calar, o outro diz que sou imbecil... sinceramente, não vos percebo...
    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:2)
    por sincronia em 17-03-03 19:19 GMT (#19)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    Let it go...

    Tenho dito.

    Been there, done that, didn't wake up with the t-shirt...
    Re: perca? (Pontos:2)
    por BlueNote em 15-03-03 23:41 GMT (#12)
    (Utilizador Info)
    sem percas de sinal

    Desculpa lá ser chato, mas uma vez que tenho visto muitas coisas destas não resisto: neste contexto acho que o que querias escrever era perdas (substantivo).

    Percas é uma conjugação do verbo perder, que não tem cabimento neste contexto e como substantivo seria o plural de perca, um peixe de rio.

    Re:Televisão Digital Terrestre... (Pontos:1)
    por Tuaregue em 15-03-03 20:08 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    E que tal cobertura ate aos confins de portugal, coisa que a Tv-Cabo não consegue, para te dar o exemplo moro a 2 km de uma daquelas caixas brancas da TV-Cabo de distribuição, ja deves saber ao que me refiro, e imagina para ter TV-Cabo tenho de ter por Satélite (Não Obrigado), ou então ter mais de 10 assinantes prontos a instalarem, adivinha lá quantos meus vizinhos tem TV-Cabo por Satélite posso-te dizer que os 10 ja foram ultrapassados á muito tempo, e por isso como não há TV-Cabo em cabo não tenho acesso à NetCabo. E com a TDT eu posso estar nos confins do Alentejo, ou de Trás-os-Montes e passo ter 56 canais + internet + telefone + tele-conferencia. Acho que É SÓ isso.

    --------------------------------------------------
    OMNIA MUTANTUR, NOS ET MUTANTUR IN ILLIS
    Todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.

    ??? (Pontos:3, Esclarecedor)
    por MavicX em 15-03-03 3:10 GMT (#3)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    "Uma forçazita por parte do Governo e ANACOM à ONI, que coitadinhos perderam muito com o UMTS? "

    Caso não saibas a Oni/Media Capital ficou em segundo lugar (eram só duas) no concurso de atribuição da licença da TDT. E só não ganhou porque a proposta do consorcio vencedor era demasiado megalomana e que mais tarde se viu que era impossivel de concretizar. A ONI devia ter sido logo a vencedora.

    O que estava em cima da mesa era atribuir a linceça ao segundo consorcio ou fazer novo concurso. E como o novo concurso demorava muito mais tempo, resolveu-se atribuir á ONI.

    Pedro Esteves

    Re:??? (Pontos:2, Informativo)
    por vd em 15-03-03 13:18 GMT (#8)
    (Utilizador Info) http://paradigma.co.pt
    Caso não saibas

    Sei e provávelmente melhor que tu. Já em 2001 tinha escrito algumas palavras para o gildot.

    E só não ganhou porque a proposta do consorcio vencedor era demasiado megalomana e que mais tarde se viu que era impossivel de concretizar.

    Discordo. O FWA é mais simples de implementar que o cabo por todo o pais. Contudo o flop surgiu quando se descobriu que o FWA não é suportado em grande medida pelos operadores.
    Estou-me a lembrar de repente das PME's da Jazztel que foram convidadas a "abandonar" o FWA para linhas dedicadas.

    A ONI devia ter sido logo a vencedora.

    Tens bases sólidas em que possas argumentar o que afirmas ?
    A mim quer-me parecer que o consorcio PTDP foi o "manuel" mais fraco no meio disto tudo.
    Senão vejamos a situação actual ... PTDP / FWA - quase morto ... ONI / Set-Top-Boxes - mortas pela "falência" (?) da Octal (lembram-se ?)

    resolveu-se atribuir á ONI.

    Andas a ler mal.
    O que a Anacom fez foi propor a atribuição da licença ao consórcio perdedor.

    vd
    Re:??? (Pontos:2)
    por MavicX em 15-03-03 14:38 GMT (#10)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    "
    Andas a ler mal.
    O que a Anacom fez foi propor a atribuição da licença ao consórcio perdedor"

    Tens razão li mal a noticia. Mas quase que aposto que é isso que vai acontecer.

    Pedro Esteves

    Já agora (Pontos:3, Esclarecedor)
    por MavicX em 15-03-03 12:52 GMT (#7)
    (Utilizador Info) http://www.startux.org
    Para quiser saber mais alguma coisa sobre a TDT pode lêr um exelente trabalho de uns alunos do IST.

    E para quem ainda está reticente sobre as vantagens desta tecnologia deve lêr a Deliberação sobre acessibilidade à TDT por cidadãos com necessidades especiais.

    Basta dizer que vai ser possivel incluir legendas ou língua gestual para os deficientes auditivos e descrição de imagens e conversão de texto em voz para os invisuais.

    Esta deliberação foi aprovada por Uninamidade pela Alta Autoridade para a Comunicação Social

    Pedro Esteves

    Re:Já agora (Pontos:1)
    por sincronia em 17-03-03 19:24 GMT (#20)
    (Utilizador Info) http://www.haxmen.org/
    Sempre foi possivel, ou pelo menos desde a introdução das transmissões em stereo (ou bilingue 1/bilingue2), e do close caption (via Teletexto)...

    O problema é, sendo possível, haver quem as use para os cidadão com necessidades especiais.

    Tenho dito.

    Been there, done that, didn't wake up with the t-shirt...

     

     

    [ Topo | FAQ | Editores | Contacto ]