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Microsoft retirou-se do OpenGL ARB
Contribuído por vd em 10-03-03 14:54
do departamento closed-doors
Microsoft dmaster escreve "Segundo a ZDNet a Microsoft retirou-se do OpenGL ARB, o organismo responsável pelo desenvolvimento deste API de programação 3D. O futuro do OpenGL na plataforma Windows parece que não vai ser dos melhores se virmos o que aconteceu no passado quando a Microsoft quebrou compromissos assumidos com outros standards. O que isto significa para a comunidade GL e a portabilidade de aplicações e jogos entre platormas está por determinar. "

"Só posso especular que o recente desenvolvimento do superior OpenGL 2.0 é uma ameaça ao DirectX da microsoft e por isso o tio Bill está a responder ao seu melhor estilo. "

AG ANSOL 2003 | Tendere: Desenvolvimento de Software de shopping  >

 

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    M$ means american (Pontos:2)
    por racme em 10-03-03 15:54 GMT (#1)
    (Utilizador Info) http://rmitz.org/freebsd.daemon.html
    Segundo a ZDNet a Microsoft retirou-se do OpenGL ARB, o organismo responsável pelo desenvolvimento deste API de programação 3D.

    Parece mesmo as politicas de Bush em relacao as Nacoes Unidas. Qd nao interessa rasgam-se comprimisos e quebra-se a paz e hegemonia mundial.

    A M$ como middle-man mais uma vez a ditar o que o utilizador final e os programadores devem usar. É muito poder nas maos de uma empresa.


    Make World; Not War;
    Re:M$ means american (Pontos:1)
    por [Cliff] em 10-03-03 16:10 GMT (#2)
    (Utilizador Info)
    Só ditam o que o utilizador e os programadores usam, porque (especialmente os últimos) querem...
    Não custa nada distribuir suporte nativo OpenGL aos jogos 3D como alternativa ao DirectX.
    Se deixarem de suportar o DirectX então a MS não força ninguém a usar nada...
    Aliás, nesta coisa das API's gráficas, a meu ver cada um escolhe mto bem o que quer, e o jogo/aplicação em si tem 100% controlo sobre o que deve ser usado por default.
    Sendo assim, em vez de acusar logo a MS de ditador, prefiro chamar os programadores de incompetentes :D porque não me sugerem logo a melhor configuração em termos de processamento gráfico.
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...
    Re:M$ means american (Pontos:1)
    por blacksheep em 10-03-03 17:19 GMT (#4)
    (Utilizador Info)
    Não te esqueças que o código do windows é fechado. Se a Microsoft deixa de pertencer OpenGL ARB, perde-se a visão sobre o windows.
    O Direct3D está em plena vantagem em relação ao OpenGL por esta razão.
    Re:M$ means american (Pontos:1)
    por Pink em 10-03-03 17:22 GMT (#5)
    (Utilizador Info) http://www.PinksWorld.8m.com
    Menos, nobre colega, menos...

    O poder não está no programador, mas no utilizador - ele *exige* o selinho "Made for Microsoft Windows" na caixinha, e a Microsoft não dá o selinho para qualquer um.

    Sim, a Microsoft força o programador à usar o DirectX se ela conseguir que os fabricantes de placas 3D priorizem o DirectX em seus drivers (que por sua vez, não ganharão o maldito selinho se não o fizerem). Preciso dizer o que acontece com o jogo que está, mesmo que levemente, tecnologicamente atrás da concorrência ? (mesmo que a tecnlogia em questão seja virtualmente invisível aos olhos do leigo)

    A gênesis do DirectX foram tempos proféticos. NINGUÉM usou o DirectX 3.0 porque queria (tinha gente que preferia dar suporte nativo às placas da época - MechWarrior 2, por exemplo). E quando veio o DirectX 4, o volume de jogos que deixaram de funcionar era impressionante. E não me venha com este papo de que foi acidental - alguns dos jogos que sofreram com isto hoje estão no catálogo da Microsoft Games (falei em MechWarrior???)

    []s,
    Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe

    DirectX != OpenGL (Pontos:1)
    por blacksheep em 10-03-03 17:18 GMT (#3)
    (Utilizador Info)
    Atenção que o DirectX engloba o Direct2d, 3d, sound e play.
    O OpenGL é apenas um concorrente ao Direct3D.
    SDL e OpenGL (Pontos:3, Interessante)
    por higuita em 10-03-03 18:45 GMT (#6)
    (Utilizador Info) http://raff.fe.up.pt/~eq92025/
    Mais uma razao para se usar apenas o SDL e opengl para combater o directX e o direct3D

    Higuita
    open é a criptonite da m$ (Pontos:1, Engraçado)
    por Anonimo Cobarde em 10-03-03 18:48 GMT (#7)
    Vocês não acham que seriam muito estranho a M$ alinhar em alguma coisa que tem no nome a palavrinha "Open" ?

    "Open" está para a M$ como a criptonine está para o superhomem.

    Ok, posso estar a parecer repetitivo... (Pontos:2, Interessante)
    por tyFUZZ em 10-03-03 21:56 GMT (#9)
    (Utilizador Info)
    No passado dia 09-03-03 às 16:23 GMT respondi a um artigo aqui no Gildot sobre 2 artigos da ZDNet, e acreditem, a resposta que lá coloquei é 100% válida para este artigo. Senão, vejamos:

    A Microsoft é famosa precisamente por isso: Entra nos projectos em que SABE EXPLICITAMENTE que não tem conhecimentos avançados, estuda-os plenamente e, depois, se tiver possibilidade de comprar (no caso de empresas comerciais), compra patentes ou acções e fica com o monopólio! (MS-DOS, Windows, Visio, Internet Explorer, etc...)

    No caso dos Open-projects, simplesmente 'cai fora' e parte para a sua própria visão do mundo...

    Pessoalmente, considero este editorial da AAXNET.COM uma boa explicação sobre o que a Microsoft anda a tramar... (e a conseguir!)

    É uma pouca-vergonha, o que a Microsoft quer fazer em relação ao rumo dos seus negócios para o ano 2003 e seguintes...

    Pior ainda é o facto de nós, meros mortais não estarmos a ajudar lá muito a andar contra esta maré... O movimento Open-Source necessita de todo nosso empenho para que o novo Hitler não esteja para breve...

    Microsoft: 2003 e seguintes. - URL do editorial:

    http://www.aaxnet.com/editor/edit029.html

    --- tyFUZZ
    Re:Ok, posso estar a parecer repetitivo... (Pontos:1)
    por tripas em 11-03-03 11:05 GMT (#14)
    (Utilizador Info)
    Olhe que não, olhe que não... :) De facto vale mesmo a pena ler este artigo. E é mais do que adequado para este tópico.
    Cumprimentos
    Opengl (Pontos:0, Esclarecedor)
    por Anonimo Cobarde em 10-03-03 23:14 GMT (#10)
    A progressão do opengl no windows não esta dependente da Microsoft. Quem quer utilizar opengl no windows utiliza os drivers que os fabricantes das placas disponibilizam.
    E os fabricandes da placas gráfica? (Pontos:1)
    por poepoe em 11-03-03 0:59 GMT (#11)
    (Utilizador Info)
    Se os fabricantes deixarem de suportar o OpenGL nas suas placas gráficas então o OpenGL *poderá* estará em perigo de morrer.

    Re:Não se comprarm essas placas! (Pontos:1)
    por Muldy em 11-03-03 1:09 GMT (#12)
    (Utilizador Info) http://muldy.megauser.net
    Epá se eu fosse comprar uma placa que não tivesse opengl ... não comprava :)
    Re:Não se comprarm essas placas! (Pontos:1)
    por Pink em 11-03-03 13:58 GMT (#15)
    (Utilizador Info) http://www.PinksWorld.8m.com
    /me too.

    Mas somos 2 em 100.000, e é aí que a Microsoft se faz.

    []s,
    Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe

    Re:Não se comprarm essas placas! (Pontos:1)
    por deathontwolegs em 12-03-03 0:11 GMT (#19)
    (Utilizador Info)
    pois eu também e arriscaria dizer que nenhum utilizador do gildot compraria, mas a maior parte dos mouse-engineers quer lá saber o que é o OpenGL, desde que os jogos corram em cima do windowzito..

    infelizmente they don't really give a damn se é OpenGL/SDL ou DirectX/Direct3D!!!

    My soul is painted like the wings of butterflies
    Fairy tales of yesterday will grow but never die
    I can fly - my friends

    Re:E os fabricandes da placas gráfica? (Pontos:2)
    por CrLf em 11-03-03 2:00 GMT (#13)
    (Utilizador Info) http://crodrigues.webhop.net
    A questão é que isso não vai acontecer. Um fabricante que deitasse fora o suporte OpenGL estaria a deitar fora todos os compradores que necessitam de aceleração 3D para trabalhar. Todas as aplicações que se prezem usam OpenGL e não essa coisa do Direct3D (alguma usa Direct3D?).

    -- Carlos Rodrigues
    Re:E os fabricandes da placas gráfica? (Pontos:1)
    por Pink em 11-03-03 21:30 GMT (#17)
    (Utilizador Info) http://www.PinksWorld.8m.com
    Todas as aplicações que se prezem usam OpenGL e não essa coisa do Direct3D (alguma usa Direct3D?).

    Bicho... Nem tanto...

    Pelo menos o Caligari Truespace tá usando Direct3D para visualização.

    []s,
    Pink@Manaus.Amazon.Brazil.America.Earth.SolarSystem.OrionArm.MilkyWay.Universe

    Re:E os fabricandes da placas gráfica? (Pontos:1)
    por [Cliff] em 11-03-03 23:12 GMT (#18)
    (Utilizador Info)
    Lobby da MS nos jogos?!?! mas fazes alguma ideia do que estás a falar?!?!
    btw, porque é que os utilizadores de linux insistem em chamar de estúpidos os utilizadores windows?! tirando um post sobre um site brasileiro nunca vi tamanha arrogância em utilizadores windows!
    uso ambas as plataformas (windows e linux) porque em conjunto satisfazem *todos* os meus requisitos profissionais e pessoais mas sempre que leio um post aqui no gildot não consigo deixar de me sentir ofendido por uns quantos "mais iluminados que o resto do mundo" que me tratam como se fosse um imbecil só porque gosto do melhor que ambos os "mundos" têm para oferecer.

    voltando à conversa sobre OpenGL, se os drivers para a tua placa 3d são fracos, reclama com o fabricante! Não sei se te irão dar ouvidos ou não mas não culpes a microsoft porque um fabricante de hardware não quer satisfazer o teu pedido e aumentar a performance do driver opengl.

    Eu tenho usado Nvidia's desde que saiu para o mass market e costumo usar o OpenGL também quando o jogo (sim, porque só preciso de uma 3d para jogos) o permite, mas não vou culpar a nvidia e a microsoft porque um qualquer developer de jogos não quer suportar opengl no seu jogo. Se calhar até compreendo a situação dele porque vai ter de refazer algum código. Talvez devesse contudo começar desde inicio com o OpenGL e não com o DirectX mas isso são escolhas dos developers.
    Não conheço as API's a fundo, mas aposto que é mais fácil de usar o DirectX até porque é uma layer de abstracção brutal sobre drivers/hardware/whatever.
    Não digo que o OpenGL não o seja, mas quando a maior parte da equipa de desenvolvimento é mais produtiva usando o DirectX e consegue atingir o deadline com o que se propõe a fazer usando o DirectX epá, tenham dó mas não vão ser mais uns 10 ou 20 fps no meio de 100+ que vão fazer muita diferença (a não ser para o hardcore gamer que gosta de dizer aos amigos que consegue um fps na ordem dos 150/180 neste ou naquele jogo).
    Para o average joe, 60 fps já é bem bom.

    Para terminar, tenham um pouco mais de respeito para com aqueles que usam windows e párem de ver monopólio-MS em tudo quanto é buraco, mesmo onde não existe absolutamente nada!
    Nada do que foi escrito deve ser levado em consideração...

     

     

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